Pedido de Ajuda - Torre do Tombo

Este tópico está classificado nas salas: Arquivos | Pessoas

Pedido de Ajuda - Torre do Tombo

#308088 | AlvesRF | 13 jun 2012 11:35

Caros Confrades,

Peço ajuda a algum confrade que tenho disponibilidade para obter informações num processo de habilitação para familiar do Santo Ofício.
António Borges (ou António Borges de Faria) casado com Maria Rodrigues, moradores em Bornes, freguesia de Bornes de Aguiar, Vila Pouca de Aguiar, Vila Real. Não é certo que seja natural de Bornes(Pode ser de Vila Pouca de Aguiar por exemplo).
Teve pelo menos dois filhos, Serafina Machado e Diogo Machado de Faria. Este fez inquirição de Genere em 1691. Nessa mesma inquirição não são indicados os avós pelo facto de o pai ser familiar do Santo Ofício.
Tenho especial interesse na origem do apelido Machado, que julgo ser na esposa Maria Rodrigues.
Agradecia toda a ajuda que me possam prestar.

Cumprimentos,
Rui

Resposta

Link directo:

RE: Pedido de Ajuda - Torre do Tombo

#308234 | AlvesRF | 15 jun 2012 12:38 | Em resposta a: #308088

Apenas para deixar mais dados sobre o objectivo deste pedido de consulta, no encadeamento de uma pesquisa já discutida aqui: http://www.geneall.net/P/forum_msg.php?id=306809

Assim tenho Domingos Machado, natural de Bornes de Aguiar, que casou em Redial com Maria Gonçalves em 1648.
VER 2º assento da direita:
http://www.advrl.org.pt/documentacao/digi/iViewer.php?w=PT-ADVRL-PRQ-PCHV49-003-076&imgfile=galleries/PT-ADVRL-PRQ-PCHV49-003-076/PRTC0808D_ADVRL-PCHV49-001-Lv076_M_00046.jpg

Outro factos:
1- Domingos Machado era Alferes em 1655, no assento de baptismo de uma filha.
2- Domingos Machado faleceu em 1682, em Redial.
3- Em 1686 é baptizado um neto de Domingos Machado em Vidago cujo padrinho é Diogo Machado, de Bornes filho de António Borges.
4- Em 1697 é baptizado um neto do mesmo Domingos Machado cujos os padrinhos são António Borges de Bornes e Serafina Borges, filha do Padrinho. (primo do anterior)
5- Em 1699 é baptizado um neto do mesmo Domingos Machado cujo padrinho é o Padre Diogo Machado de Bornes. (irmão do anterior)

Factos auxiliares:
Existe um assento (sem qualquer ligação aparente) nos óbitos do lugar de Redial, Vilela do Tâmega com a data de 1660 onde as testemunhas são: Capitão Domingos Machado e o cunhado António Borges.
VER mesmo no fim da página, continua na página 74:
http://www.advrl.org.pt/documentacao/digi/iViewer.php?w=PT-ADVRL-PRQ-PCHV49-003-076&imgfile=galleries/PT-ADVRL-PRQ-PCHV49-003-076/PRTC0808D_ADVRL-PCHV49-001-Lv076_M_00073.jpg

A minha pergunta era Maria Rodrigues irmã de Domingos Machado? É plausível esta ideia?

Assim se alguém aqui no forum me pudesse ver o processo que mencionei em cima para tentar desfazer dúvidas sobre esta relação familiar, agradecia.

Cumprimentos,
Rui

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 04 jun 2024, 17:04

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen