Ilha da Madeira Cabo Verde

Este tópico está classificado nas salas: Arquivos | Bibliografia | Brasil | Famílias | Formação

Ilha da Madeira Cabo Verde

#308124 | Jesse de Jesus | 13 jun 2012 17:28

Meu avô veio da Ilha da Madeira para o Brasil, com cerca de 6 a 9 anos, provavelmente em torno de 1890. Seu nome: MANOEL JOSÉ DE SOUSA (ou SOUZA). Seus pais eram "Ela" portuguesa Ilheu e "Ele" Caboverdeano. Vieram para o RIO DE JANEIRO.
As informações são poucas, procuro ajuda que possam me levar mais longe: Nomes de navios que fizeram esse trajeto nesta época, listas de passageiros, origem do nome SOUSA (SOUZA).

Resposta

Link directo:

RE: Ilha da Madeira Cabo Verde

#308127 | NISGM | 13 jun 2012 17:49 | Em resposta a: #308124

Se pesquisar no fórum por navios, um dos mais recentes indica esta ligação:

http://www.cbg.org.br/baixar/links_sites_pesquisa.pdf

Para perceber a metodologia de uma pesquisa em Portugal leia
Então leia os dois links seguintes que explicitam uma metodologia

http://www.ionline.pt/portugal/luis-amaral-ideia-genealogia-nobreza-irrita-me

http://www.geneall.net/P/pag.php?id=236

Depois estará mais apta a fazer as perguntas certas para encontrar seus antepassados

Quanto ao apelido Souza é a grafia antiga. Actualmente, por cá, usa-se apenas o Sousa mas são um e o mesmo apelido.

Resposta

Link directo:

RE: Ilha da Madeira Cabo Verde

#308131 | Jesse de Jesus | 13 jun 2012 18:32 | Em resposta a: #308127

Fico muito agradecido por tua gentileza NISGM.

Resposta

Link directo:

RE: Ilha da Madeira Cabo Verde

#308356 | mila1000 | 16 jun 2012 23:34 | Em resposta a: #308131

Jesse,
Respondi sobre seu parente,noutra postagem sua.
Encontrei chegada no museu da imigraçao em 03/4/1888 de Manoel,esposa Luiza e filhos Manoel,Beatriz,Eulalia,Maria,luiza,seriam seus antepassados?
Veja seu outro tópico.
Mila

Resposta

Link directo:

RE: Ilha da Madeira Cabo Verde

#308362 | HRC1947 | 17 jun 2012 09:03 | Em resposta a: #308356

[Topo]
RE: Lista de passageiros que saíram de Portugal 13-06-2012, 16:42
Autor: Jesse de Jesus [responder para o fórum] Prezado José Maria, estou numa busca parecida com a sua. Meu nome é Jesse de Jesus Sousa, sou filho de Manoel José de Sousa e neto do também Manoel José de Sousa (pai do meu pai com o mesmo nome). Pelos meus levantamentos até então, este teria vindo para o Brasil ainda menino (talvez 7 ou 9 anos de idade) nos anos aproximados de 1890. O nome SOUSA também pode ser SOUZA.
Assim como Você, tenho buscado minhas raízes. O que sabemos dele é que seus pais vieram da Ilha da Madeira. Pode ser que sejam naturais da Ilha ou do continente e passaram pela ilha na vinda para o Brasil. Estou tentando levantar os nomes dos Navios Vapor, que fizeram essa trajeto nestas datas aproximadas, para verificar em listas de passageiros se consta os nomes deles. Sabemos que o destino foi para o RIO DE JANEIRO.
Penso que podemos nos unir e trocar informações.

Até breve. Jesse de Jesus Sousa
[Topo]
RE: Lista de passageiros que saíram de Portugal 16-06-2012, 18:41
Autor: mila1000 [responder para o fórum] Jesse,
Voce tentou localizar entrada de seus parentes no site www.museudaimigracao.org.br em São Paulo?
Através do acervo digital que eles possuem voce poderá encontrar a entrada e nela consta o nome do navio.
Boa sorte
Mila
[Topo]
RE: Lista de passageiros que saíram de Portugal 16-06-2012, 18:45
Autor: mila1000 [responder para o fórum] Jesse,
Esqueci de dizer há tambem o site do arquivo da Ilha da Madeira (batismo,casamento e passaporte).
O site é www.arquivo-madeira.org
Encontrei muita coisa no site ,até passaporte de meus bisavós,e,solicitei cópia dos mesmos(não foi muito caro),e,veio até com as fotos de toda familia.
O pessoal do arquivo nos atende com muita eficiencia.
Mila
[Topo]
RE: Lista de passageiros que saíram de Portugal 16-06-2012, 23:25
Autor: mila1000 [responder para o fórum] Jesse,
no museu da imigração há um Manoel Jose Souza que chegou em 03/04/1888 com esposa Luiza e filhos Manoel,Eulalia,Beatriz , Luiza .Não há nome de navio,mas, voce pde consultar o arquivo nacional do RJ com a data de chegada (se este for o seu parente).
Tente ver no óbito de seu parente onde ele nasceu (cartório).
Mila

Resposta

Link directo:

RE: Ilha da Madeira Cabo Verde

#308367 | mila1000 | 17 jun 2012 13:19 | Em resposta a: #308362

Jesse,
se puder vá até uma igreja dos mormons onde tenha centro historico da familia,pois, poderá fazer muitas pesquisas.Eles tem filmes com chegada de imigrantes no Brasil desde 1808,inclusive passaportes.Veja o numero dos filmes ref ao ano 1888.Aqui onde moro há uma igreja,mas, é do outro lado da cidade,se fosse mais perto eu faria pesquisa para voce.

Registros de imigrantes 1888 (janeiro-setembro) - FHL INTL Film [ 1285671 ]
Registros de imigrantes 1888 (março)- 1889 (janeiro) - FHL INTL Film [ 1285672 ]
Registros de imigrantes 1889 (janeiro) - FHL INTL Film [ 1285673 Item 1 ]
Registros de imigrantes 1888 (novembro)- 1892 (fevereiro) - FHL INTL Film [ 1285673 Items 2-3 ]

Veja seu outro topico,pois, coloquei msg lá.

Mila

Resposta

Link directo:

RE: Ilha da Madeira Cabo Verde

#309047 | Jesse de Jesus | 26 jun 2012 16:52 | Em resposta a: #308127

Já consegui alguns avanços, ainda poucos, mas estamos caminhando com Vossa ajuda. Segue o que temos:
Em 1896 nasce no Brasil HONORINA FRANCISCA DE SOUZA filha de JOSÉ SOARES DE SOUZA e MARIA RODRIGUES DE SOUZA, Ele é portugues Ilhéu, ela não se sabe ao certo.
MANOEL JOSÉ DE SOUZA casou-se com esta HONORINA, ele veio da Ilha da Madeira ainda menino, com seus pais MANOEL (CANDIDO) DE SOUZA E MARIA LEOPOLDINA DE SOUZA. Estes tem origem em Cabo Verde, pensamos que também tenham embarcado na Ilha da Madeira para vir para o Brasil.

Resposta

Link directo:

RE: Ilha da Madeira Cabo Verde

#309087 | mila1000 | 27 jun 2012 01:36 | Em resposta a: #309047

Jesse,
Vou ver se encontro alguma coisa.
Em que cidade Manoel casou-se com Honorina?Onde ela nasceu?
Já consultou o arquivo da Madeira?
Mila

Resposta

Link directo:

RE: Ilha da Madeira Cabo Verde

#309092 | Jesse de Jesus | 27 jun 2012 04:05 | Em resposta a: #309087

Olá mila 100. Vc tem sido muito importante nesta presteza.
Na verdade busco os antecedentes de HONORINA, pois dela tenho os dados e até a conheci pessoalmente.
O Casamento foi no Brasil, pois HONORINA (minha avó) é nascida aqui. O Pai dela JOSÉ SOARES DE SOUZA é portugues ilhéu (Ilha da Madeira). O Marido dela MANOEL JOSÉ DE SOUZA (meu avô) veio ainda pequeno também da Ilha da Madeira, este é filho de MANOEL (CANDIDO) DE SOUZA e MARIA LEOPOLDINA DE SOUZA que tem origem em Cabo Verde, mas embarcaram para o Brasil na Ilha da Madeira. Não sabemos quanto tempo eles estiveram ou viveram na Ilha.
Considerando a idade do meu avô ao chegar no Brasil (entre 4 e6 anos), ficamos com a probabilidade da viagem ter sido entre 1890 e 1900.
Eu já fiz contato com o ARQUIVO DA MADEIRA, aguardando o retorno. O Arquivo Nacional do Brasil já me respondeu, mas precisa de mais dados para poder me ajudar. Em Manaus a cidade que vivo está inaugurando esse ano uma sede da Igreja Mormons, por isso ainda não posso recorrer a eles. Também estou em contato com cartórios de registros civil, mas com algumas mudanças politicas e regionais no Brasil, estou encontrando dificuldades.
Fico muito agradecido por tua disponibilidade.
Jesse de Jesus

Resposta

Link directo:

RE: Ilha da Madeira Cabo Verde

#309121 | mila1000 | 27 jun 2012 16:57 | Em resposta a: #309092

jesse,
onde nasceu Honorina,preciso saber qual é a cidade,ok?
Mila

Resposta

Link directo:

RE: Ilha da Madeira Cabo Verde

#309144 | Jesse de Jesus | 27 jun 2012 21:02 | Em resposta a: #309121

Olá mila 100. Vc tem sido muito importante nesta presteza.
Na verdade busco os antecedentes de HONORINA, pois dela tenho os dados e até a conheci pessoalmente.
O Casamento foi no Brasil, pois HONORINA (minha avó) é nascida aqui. O Pai dela JOSÉ SOARES DE SOUZA é portugues ilhéu (Ilha da Madeira). O Marido dela MANOEL JOSÉ DE SOUZA (meu avô) veio ainda pequeno também da Ilha da Madeira, este é filho de MANOEL (CANDIDO) DE SOUZA e MARIA LEOPOLDINA DE SOUZA que tem origem em Cabo Verde, mas embarcaram para o Brasil na Ilha da Madeira. Não sabemos quanto tempo eles estiveram ou viveram na Ilha.
Considerando a idade do meu avô ao chegar no Brasil (entre 4 e6 anos), ficamos com a probabilidade da viagem ter sido entre 1890 e 1900.
Eu já fiz contato com o ARQUIVO DA MADEIRA, aguardando o retorno. O Arquivo Nacional do Brasil já me respondeu, mas precisa de mais dados para poder me ajudar. Em Manaus a cidade que vivo está inaugurando esse ano uma sede da Igreja Mormons, por isso ainda não posso recorrer a eles. Também estou em contato com cartórios de registros civil, mas com algumas mudanças politicas e regionais no Brasil, estou encontrando dificuldades.
Fico muito agradecido por tua disponibilidade.
Jesse de Jesus

Resposta

Link directo:

RE: Ilha da Madeira Cabo Verde

#309173 | mila1000 | 28 jun 2012 01:16 | Em resposta a: #309144

Jesse,
Para poder ajudá-lo preciso dos nomes completos de sua avó Honorina,data e local de nascimento e nome dos pais dela.
Informe tambem tudo sobre seu avô,nome dos pais dele,data de nascimento e tambem a cidade onde ele se casou com sua avó e o estado,se souber informe a data provável.
Voce já pesquisou no www.familysearch.org?Do lado esquerdo da página clique em Caribbean,central e south america, irá abrir uma tela com nomes dos paises,vá até o Brazil e onde constar o arquivo com a palavra CHURCH ,clique que irá abrir nomes dos estados brasileiros,clique no que lhe interessar e vai abrir uma tela com varias cidades,clique na cidade e vá em frente nas pesquisas,ok?
Mila

Resposta

Link directo:

Ilha da Madeira Cabo Verde

#391584 | Anabrazao | 28 abr 2018 22:40 | Em resposta a: #309121

Minha bisavó Matilde Brazao Cardoso de Freitas natural da Madeira e emigrou para Cabo Verde tendo como filhos Raul Brazao Cardoso e e Luciano Brazao Cardoso

Resposta

Link directo:

Ilha da Madeira Cabo Verde

#391597 | aeiou2 | 29 abr 2018 11:36 | Em resposta a: #391584

Olá,

Tem as freguesias de todas as Ilhas de Cabo Verde

https://www.familysearch.org/search/image/index?owc=https://www.familysearch.org/recapi/sord/collection/2246703/waypoints

Boa sorte
Maria Oom

Resposta

Link directo:

Ilha da Madeira Cabo Verde

#391692 | roz | 03 mai 2018 12:04 | Em resposta a: #391584

Cara ana Brazao

Sera' que estes nomes lhe dizem alguma coisa?

Luísa Brasão Cardoso, filha de Antonio da Silva Cardoso & Ana Maria Isabel Brazao, nascida cerca de 1874 em N. S. da Graça, Praia, Santiago, Cabo Verde, casou a 21 de Novembro de 1891 com Joaquim de Sousa Freitas, natural de St. Luzia, Madeira.

Cumprimentos.
Rosario

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 26 abr 2024, 05:34

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen