Famílias de origem alemã e polaca no Porto

Este tópico está classificado nas salas: Arquivos | Bibliografia | Brasil | Cargos | Eventos

Famílias de origem alemã e polaca no Porto

#308358 | coutinhoea | 17 jun 2012 02:31

Boa tarde,

Procuro informação sobre famílias de origem alemã e polaca no Porto, que tenham chegado antes do século XX.

Sei que durante o cerco do Porto está relatada a presença de uma grande quantidade de mercenários polacos que vieram com o Napoleão (daí a ainda existente rua dos Polacos nas imediações do quartel da da Serra do Pilar), mas não sei quantos permaneceram e se instalaram na cidade.

Encontrei igualmente uma família Sternberg, fabricantes de chapéus, instalada no Porto, mas não encontrei nada mais sobre eles.

Obrigada e cumprimentos

Resposta

Link directo:

Polacos da Serra.

#308417 | mtt | 18 jun 2012 02:29 | Em resposta a: #308358

Cara EA Coutinho
Na realidade, não houve quaisquer polacos a combater no cerco do Porto.
A expressão Polacos da Serra designava os soldados do regimento de artilharia da Serra do Pilar, que eram tão portugueses como os outros.
O que aconteceu foi que eles combateram em condições muito adversas, dado que a bateria era uma espécie de isolado enclave a sul do Douro, e apesar disso resistiu às poderosas forças miguelistas, nunca tendo chegado a ser invadida e dominada. O motivo da designação radica na fama alcançada pelos polacos que, em finais do séc XVIII, se haviam heroicamente batido contra russos, prussianos e austríacos, embora sem terem logrado evitar a divisão em três partes e o desaparecimento como estado independente.
Cumprimentos,
Manuel.

Resposta

Link directo:

RE: Famílias de origem alemã e polaca no Porto

#308437 | f4b2 | 18 jun 2012 15:28 | Em resposta a: #308358

Caro(a)Coutinho

Estive a verificar o Anuário de Portugal de 1909,e vi este nome,cito:

- CARLOTA SCHMITZ - Chapelaria na Rua de Santa Catharina,303,Porto,1909

Se me indicar outros nomes posso verificar?Entretanto não vi nenhum nome STERNBERG!

Cumprimentos

João Barroca

Resposta

Link directo:

RE: Famílias de origem alemã e polaca no Porto

#308438 | coutinhoea | 18 jun 2012 15:33 | Em resposta a: #308437

Caro João,

Obrigada por mais este dado!

Os Sternberg eram donos de uma chapelaria com fábrica particular fundada antes de 1832, por António Frederico Sternberg, primeiro na R. St António, 108-109 e depois 211. Terão mudado de apelidos porque posteriormente não se encontra mais nada. Havia ainda outra na mesma rua de Maria do Carmo Ulrich e José António Antunes Pereira Sam Paio.

Pergunto porque a avó da minha avó era descendente destes alemães chapeleiros mas usou apelidos portugueses, que não eram os seus de origem, e um simples nome Maria, e preciso de encontrar a qual destas famílias pertencia para dar continuidade à minha árvore genealógica.

Obrigadíssima por tudo.

Resposta

Link directo:

RE: Famílias de origem alemã e polaca no Porto

#308445 | f4b2 | 18 jun 2012 17:16 | Em resposta a: #308438

Caro(a) Coutinho

Verifiquei que na Rua de Santo António no Porto existiram muitas Chapelarias,e por curiosidade fui analisar os nºs de porta,e encontrei este nome no Nº211,cito:

- Chapeos para Senhoras e Crianças "A Camélia Branca". JAYME PINTO - Rua de Santo António Nº 211,Porto,1909.

Cumprimentos

João Barroca

Resposta

Link directo:

RE: Famílias de origem alemã e polaca no Porto

#308468 | coutinhoea | 18 jun 2012 19:13 | Em resposta a: #308438

Caro João,

Encontrei ainda a Costa Braga, a Royal Hat e a Portuense, mas não havia muitas mais nem mudaram muito de donos no séc. XIX.

Obrigada pela sua ajuda. Qualquer informação que possa partilhar é bem vinda.

Elisabete

Resposta

Link directo:

RE: Famílias de origem alemã e polaca no Porto

#308470 | coutinhoea | 18 jun 2012 19:24 | Em resposta a: #308437

Em termos de apelidos, procuro igualmente Meyer...

Obrigada!

Resposta

Link directo:

RE: Famílias de origem alemã e polaca no Porto

#308474 | jandresen | 18 jun 2012 19:54 | Em resposta a: #308358

Algumas famílias de origem Alemã que viveram ou vivem ainda no Porto:

Lehman, origem em Hamburgo
Stüve, com origem em Bremen
Katzenstein, ligada ao Colégio Alemão
Burmester

Resposta

Link directo:

RE: Famílias de origem alemã e polaca no Porto

#308476 | coutinhoea | 18 jun 2012 20:08 | Em resposta a: #308474

Muito obrigada Jandersen!

Resposta

Link directo:

RE: Famílias de origem alemã e polaca no Porto

#308481 | f4b2 | 18 jun 2012 20:54 | Em resposta a: #308476

Caro (a) Coutinho

Deixo-lhe então mais estes nomes dos anos 1908/1909,cito Anuários de Portugal:

- LIMA MAYER - Alcóo na Rua do Infante D.Henrique Nº36 2º Porto,1909

- CARLOS LEHMANN - Confeitaria na Praça de Almeida Garret,35 Porto,1908

- W.H. STUVE - Agente Consular dos Estados Unidos da América do Norte,Rua Infante D.Henrique,75 1º; morada,Travessa da Rua de Oliveira Monteiro Porto1909

- STUVE & Ciª. - Depósito de Vinhos - Porto,1909

- EDGAR KATZENSTEIN - Rua do Bellomonte,39 Porto,1909

- EDUARDO KATZENSTEIN,Sucessor,Comissões na mesma morada,1909

- EMILO KATZENSTEIN - mesma morada,1909

- GUILHERME KATZENSTEIN - Consul da Allemanha,na mesma morada,1909

- FRANZ FERDINAND BURMESTER - Rua do Pricipe,387 Porto,1909

- GUSTAVO ADOLPHO BURMESTER - Rua do Campo Alegre,621 PORTO,1909

- HERRMANN BURMESTER - Consul da Hollanda,Rua Infante D.Henrique ,87 - Navegação,Porto,1909

- J.W.BURMESTER - Exportador de Vinhos e Cortiça,Rua do Bellomonte,39 Porto,1908

Cumprimentos

João Barroca

Resposta

Link directo:

RE: Famílias de origem alemã e polaca no Porto

#308483 | A. Luciano | 18 jun 2012 20:58 | Em resposta a: #308358

Wandschneider, tenho ideia que oriundos do Norte da Alemanha, ainda lá se encontram. Moser, oriundos do Württemberg por lá passaram mas não sei se ainda lá têm algum ramo.

E apesar do que lhe disse o compadre Manuel Cravo, pelo menos um polaco esteve no cerco do Porto, Jozef Karl Konrad Chelmicki.

A. Luciano

Resposta

Link directo:

RE: Famílias de origem alemã e polaca no Porto

#308484 | coutinhoea | 18 jun 2012 21:01 | Em resposta a: #308481

Caro João Barroca,

Nem sabe como lhe agradeço. Este senhor Lima Meyer é a chave que precisava. Tenho várias provas que me aparentam com os Limas e com os Meyers, mas só os encontrava em Lisboa. No anuário diz mais alguma coisa sobre ele? Não encontro nada no arquivo distrital do Porto...

Muitísimo obrigada.

Resposta

Link directo:

RE: Famílias de origem alemã e polaca no Porto

#308485 | coutinhoea | 18 jun 2012 21:06 | Em resposta a: #308483

Caro Sr. Luciano,

Tenho fontes literárias que asseguram que o Napoleão trouxe mercenários polacos que se dispersaram por aí, mas o Sr. Cravo afirmou com tanta segurança o contrário que não contestei e pensei que talvez a minha informação estivesse errada.

Obrigada a todos por toda a ajuda que me estão a dar.
Elisabete

Resposta

Link directo:

RE: Famílias de origem alemã e polaca no Porto

#308488 | f4b2 | 18 jun 2012 21:13 | Em resposta a: #308485

Cara Elisabete

Na sequencia do nome deixado pelo confrade A.Luciano,fui novamente verificar se constava algum apelido no Anuário e cito:

- PEDRO AFFLALO CHELMICKI - Tenente da Administração Militar no Quartel de Infantaria 6 na Rua do Triunpho no Porto,1909

Cumprimentos

João Barroca

Resposta

Link directo:

RE: Famílias de origem alemã e polaca no Porto

#308491 | A. Luciano | 18 jun 2012 21:27 | Em resposta a: #308485

"... Napoleão trouxe mercenários polacos..."

Sobre isso nada sei e tenho o maior respeito pelos conhecimentos do confrade Manuel Cravo.

D. Pedro I do Brasil ou, talvez melhor, quem lhe pagava as contas, contratou mercenários estrangeiros em tudo o que era sítio e, ainda que não tivesse passado do papel, havia projectos de uma legião polaca de D. Maria II.
Pouco antes, tinha sido vencido mais um grande levantamento polaco contra a Rússia e os oficiais revoltosos que escaparam, exilaram-se o que foi o caso de Chelmicki que foi para Paris, onde também tinha estudado e que, depois de morrer a irmã mais velha e que lhe enviava dinheiro de Varsóvia, aceitou a proposta de ingleses e veio combater para Portugal.

A. Luciano

Resposta

Link directo:

RE: Famílias de origem alemã e polaca no Porto

#308492 | f4b2 | 18 jun 2012 21:33 | Em resposta a: #308484

Cara Elizabete

Fui verificar a página onde está a palavra Alcóol e transcrevo o que lá consta.

- AUGUSTO FRANCISCO MARTINS,representante de Lima Mayer & C.ª de Lisboa),Rua do Infante D.Henrique,36, 2º Porto,1909

A outra indicação que lhe enviei sobre Lima Mayer retirei-a da relação por ordem alfabética do referido Anuário de Portugal.

Cumprimentos

João Barroca

Resposta

Link directo:

RE: Famílias de origem alemã e polaca no Porto

#308493 | NISGM | 18 jun 2012 21:39 | Em resposta a: #308485

Cara Confreira Elisabete,

Não tenho agora meios de confirmar - tenho longe a coleção de jornais do exército do meu pai -mas não pondo em causa que Napoleão tenha trazido polacos, a designação do regimento situado da serra do Pilar como Polacos da Serra será devida ao comportamento dos militares durante as guerras liberais, na linha do que disse o confrade Manuel Cravo.

Atentamente, nuno de m.

Resposta

Link directo:

RE: Famílias de origem alemã e polaca no Porto

#308495 | coutinhoea | 18 jun 2012 21:44 | Em resposta a: #308493

Acredito plenamente nos vossos recursos de investigação, caro Nuno, pelo que mesmo sem os jornais militares de seu pai considero essa informação verdadeira desde que foi vertida pelo Confrade Manuel.

E, efectivamente, se olharmos para esses tempos, faz sentido.

Resposta

Link directo:

RE: Famílias de origem alemã e polaca no Porto

#308499 | jandresen | 18 jun 2012 22:06 | Em resposta a: #308495

Há um apelido que "soa" a polaco, Dorminsky (Mário Dorminsky) Não sei se realmente é polaco ou se já existia no Porto antes do século XX. Talvez vallha a pena investigar.

Resposta

Link directo:

RE: Famílias de origem alemã e polaca no Porto

#308504 | DSS | 18 jun 2012 22:33 | Em resposta a: #308358

Cara Elisabete,

Nos livros do registo paroquial de Valongo há um casamento de um prussiano com uma portuguesa, realizado em 1813. Não sei se há ou houve descendência portuguesa deste casal, ou se o mesmo é do seu interesse, mas deixo aqui o link:

http://pesquisa.adporto.pt/cravfrontoffice/WebSearch/ODdisplay.aspx?DigitalObjectID=31267&FileID=_1372577

Com os melhores cumprimentos,
Daniel Sousa

Resposta

Link directo:

RE: Famílias de origem alemã e polaca no Porto

#308509 | maria custódia | 18 jun 2012 23:08 | Em resposta a: #308358

Embora possa sair um pouco dos objectivos iniciais deste tópico, deixo a nota de um assento curioso que encontrei na freguesia de Olival, concelho de Gaia, onde se refere o baptismo, por correr perigo de vida, de uma criança do sexo feminino a quem foi dado o nome Guilhermina, nascida na freguesia de Cedofeita, na cidade do Porto, filha ilegitima de Elsa Hemburg (? dificil de ler), solteira, natural da cidade de Hamburgo do Império da Alemanha, residente na rua dos Martires da Liberdade, no Porto.
Deixo o link:
http://pesquisa.adporto.pt/cravfrontoffice/WebSearch/ImageFullScreen.aspx?DigitalObjectID=33225&FileID=_1452453.

Cumprimentos,
Maria.

Resposta

Link directo:

RE: Famílias de origem alemã e polaca no Porto

#308510 | coutinhoea | 18 jun 2012 23:19 | Em resposta a: #308509

Cara Maria,

Obrigadíssima por isto.

Tenho uma tia-trisavo Guilhermina que nasceu neste sítio e nesta data... Penso ser esta pessoa...

Resposta

Link directo:

RE: Famílias de origem alemã e polaca no Porto

#308530 | Forbes | 19 jun 2012 08:08 | Em resposta a: #308358

Caro senhor

Existe hoje uma familia no porto e Lisboa que usa o apelido Kuski
aqui vai a certidao do casamento que lhes deu origem

http://pesquisa.adporto.pt/cravfrontoffice/WebSearch/ODdisplay.aspx?DigitalObjectID=59668&FileID=_2583825


Nos registos online Porto - Cedofeita 23.1.1901 digital 14 paginas 10 e verso registo nr. 10

cumprimentos
Jose bessa

Resposta

Link directo:

RE: Famílias de origem alemã e polaca no Porto

#308628 | mtt | 20 jun 2012 01:12 | Em resposta a: #308485

Cara Elisabete
Diz que tem “fontes literárias que asseguram que o Napoleão trouxe mercenários polacos que se dispersaram por aí” e também que eu teria afirmado “com tanta segurança o contrário”, que a teria inibido de me contestar.
Parece poder extrair-se disto que toma o Cerco do Porto como tendo sido um episódio de alguma das invasões francesas.
Não é essa a realidade: o Cerco do Porto ocorreu em 1832-33, durante a guerra civil entre Liberais e Absolutistas, e foi nessa época que o regimento de voluntários que defendeu o mosteiro da Serra do Pilar ficou conhecido como os Polacos da Serra. É disto que resulta existir em Gaia, onde se situa o convento acima referido, a ‒ tal como escreveu ‒ “rua dos Polacos, nas imediações do quartel da Serra do Pilar”.
Como pode confirmar, eu nada disse sobre mercenários polacos, que não sei se existiram ou não; limitei-me a afirmar que os polacos, que relacionou com o quartel da Serra do Pilar e com o nome da rua que os celebra, eram portugueses e, acrescento agora, combateram mais de duas décadas após a última das invasões napoleónicas.
Consultando uma lista de comerciantes estrangeiros, moradores no Porto de 1854 e de apelido aparentando ser alemão (ou polaco, já agora), encontrei alguns, mas receando confundir os que o são e os que o não são, resolvi copiá-los todos e pô-los à sua disposição e à de quem frequenta este lugar.
Cordiais cumprimentos,
Manuel Cravo.

Resposta

Link directo:

RE: Famílias de origem alemã e polaca no Porto

#308629 | mtt | 20 jun 2012 01:14 | Em resposta a: #308483

Caro A. Luciano
Saiba que nunca consegui forçar-me a usar as designações Confrade, Confreira, e outras menos populares significando o mesmo, pelo que não poucas vezes tive que recorrer a complicações de redacção ou a escusados circunlóquios.
Finalmente surgiu, vinda da sua pena, um vocábulo de que não desgosto e que, desde que não haja direitos de autor envolvidos, me não desagradará usar.
Seu grato Compadre,
Manuel Cravo.

Resposta

Link directo:

RE: Famílias de origem alemã e polaca no Porto

#308631 | A. Luciano | 20 jun 2012 01:54 | Em resposta a: #308629

"Saiba que nunca consegui forçar-me a usar as designações Confrade, Confreira, e outras menos populares..."

Também me custa mas às vezes é o mais fácil até porque não tenho as suas capacidades de radacção
E claro que não paga direitos de autor mas, talvez agravado pelo ambiente deste tópico, não duvido que o "tio alemão" já por cá faz umas incursões.

A. Luciano

Resposta

Link directo:

RE: Famílias de origem alemã e polaca no Porto

#308641 | mtt | 20 jun 2012 05:06 | Em resposta a: #308509

Cara Maria Custódia
A mãe da criança é Else Heinburg, e se lançar o nome no Google verificará que consta qualquer coisa sobre ela na Torre do Tombo.
Cumprimentos,
Manuel Cravo.

Resposta

Link directo:

RE: Famílias de origem alemã e polaca no Porto

#308663 | coutinhoea | 20 jun 2012 13:00 | Em resposta a: #308628

Caro Manuel Cravo,

Não me interprete mal; o que quis dizer foi que não quis contestar uma informação que me pareceu muito razoavelmente apresentada. Não discuto nem contrario aquilo que me parece correcto e não se trata de inibição ou intimidação, mas sim de razoabilidade.

O que quis dizer foi que o que li sobre a rua dos Polacos foi no contexto das invasões francesas. E como a fonte não era muito fiável, acreditei plenamente no que disse o Manuel.

Cumprimentos.

Resposta

Link directo:

Else Heinburg

#309452 | maria custódia | 02 jul 2012 13:50 | Em resposta a: #308510

Cara Elisabete Coutinho,
Queria dizer-lhe que fiquei muito surpreendida por reconhecer nesta Guilhermina, baptizada em Olival, uma possivel parente. Quando diz que a sua tia-trisavó nasceu neste sítio refere-se a Cedofeita, no Porto, ou a Olival? Na verdade, este assento interessou-me, porque cheguei a ele no contexto de pesquisas relativas ao meu trisavô, que residiu praticamente toda a vida nessa freguesia. Teria muito gosto em cruzar informações e perceber se os dados que eu tenho e os que tem a Elisabete correspondem ou não à mesma Guilhermina. Se estiver interessada, o moderador deste fórum poderia ceder-lhe o meu endereço de email.

Entretanto, não resisti a seguir a pista deixada gentilmente por Manuel Cravo (Obrigada pelo seu contributo!) e tenho já em meu poder uma cópia de uma carta escrita por Else Heinburg ao Conde de Burnay.

Cumprimentos,
Maria.

Resposta

Link directo:

RE: Famílias de origem alemã e polaca no Porto

#309583 | vbriteiros | 03 jul 2012 23:57 | Em resposta a: #308358

Minha Senhora,
Estive na semana passada, a pesquisar os livros de assentos de casamento da freguesia da Sé do Porto e realmente encontrei diversos matrimónios em que o "Nubente" era estrangeiro e alguns eram alemães -1818-1850. Não tomei notas porque não eram do interesse da minha pesquisa. Poderá investigar "on-line"
Cumprimentos
Vasco Briteiros

Resposta

Link directo:

RE: Famílias de origem alemã e polaca no Porto

#309902 | anacunha | 09 jul 2012 15:25 | Em resposta a: #308437

João Coutinho
A familia Ulrich descende de Johann Heinrich Uulrich,natural de Hamburgo que veio para Portugal.Seu filho José Henrique Uulrich nasceu e morreu no Porto em 1829.
Fiquei interessada em obter mais elementos sobre a fábrica de chapéus da sua viúva Maria do Carmo
Ulrich que terá existido no Porto no Porto na Rua de Stº.António.Onde poderei procurar mais informações ?
Com muitos cumprimentos,

Ana Cunha

Resposta

Link directo:

RE: Famílias de origem alemã e polaca no Porto

#309936 | asabreu | 10 jul 2012 09:31 | Em resposta a: #308358

Transcrição do seguinte documento:

"Extrato do registo de batismo da Egreja de S.Michaelis de Hamburgo do ano de 1833 pag.241 n.1078.

Aos 9 de outubro de 1833 nasceu um filho de Joahan Joachim Julius Wandschneider, natural de Willsetz e de sua legitima esposa Anna Catharina Dorotea (nascida Denter) natural de Molem, casados a 9 de setembro de 1833, filho que foi batisado pelo reverendo senhor pastor Gaffoken e recebeu o nome: Adolfo Augusto Francisco.

Avos Paternos
(1) Frans Wred
(2) Adelheit Wandschneider
(2)Anna Soltan

A verdade deste extrato fica confirmada pelo seu nome abaixo assinado e pelo selo da autoridade.
Hamburgo aos 7 de agosto de 1868.
Ferd: Hoter
Rev.Min.Candidato e tesoureiro mor
Em S.Michaelis "

http://www.geneall.net/D/per_page.php?id=293049
http://www.geneall.net/D/per_page.php?id=286911

Familia estabelecida no Porto, com comercio de Importações e Exportações

Resposta

Link directo:

RE: Famílias de origem alemã e polaca no Porto

#312318 | suevia46 | 22 ago 2012 20:29 | Em resposta a: #308358

Aquí le envío el registro matrimonial de mi tatarabuelo Alemán casado con mi tatarabuela Portuguesa.
Estoy intentando encontrar el origen Alemán pero me es muy difícil.

http://pesquisa.adporto.pt/cravfrontoffice/WebSearch/ODdisplay.aspx?DigitalObjectID=15723&FileID=_542280

Quien ha investigado mucho sobre estos Alemanes de esta zona de Oporto
http://fundomazola.blogspot.com.br/2012/03/os-alemaes-em-s-pedro-da-cova-reese.html

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 01 mai 2024, 05:41

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen