Achar certidão de Abílio de Jesus Almeida em Portugal

Este tópico está classificado nas salas: Arquivos | Bibliografia | Brasil | Famílias | Genética

Achar certidão de Abílio de Jesus Almeida em Portugal

#309010 | vandareginat | 26 jun 2012 06:23

Por favor, gostaria que me ajudassem como pesquisar a certidão de nascimento do meu Bisavô Abílio de Jesus Almeida.
Sei que ele nasceu em Portugal no dia 13 de outubro de 1897, mas não sei o concelho e freguesia onde nasceu. Minha avó acha que ele nasceu em Lisboa, mas não tem certeza. Descobri pela certidão de casamento dele, que os pais dele eram José Maria de Almeida e Guilhermina de Jesus, sendo que sua mãe morreu na hora do parto ( 1897).
Ele chegou ao Brasil no dia 27 de julho de 1915 pelo Vapor Gelria.
Tentei usar o arquivo regional de Lisboa, mas não tive sucesso. Me ajudem por favor.
Obrigada desde já pela atenção.
Vanda Regina.

Resposta

Link directo:

RE: Achar certidão de Abílio de Jesus Almeida em Portugal

#309259 | HRC1947 | 29 jun 2012 00:01 | Em resposta a: #309010

Cara Vanda Regina;

Os m/ cumprimentos;

Tem que fazer um esforço e dar mais uma passagem de olhos pelos documentos em vosso poder.

Se sabem as datas, nomes etc, e não conseguem encontrar o local de origem do vosso avô, bem

como dos pais dele??

Espero aqui por vc.
Cumprimentos
Ana Simões

Resposta

Link directo:

RE: Achar certidão de Abílio de Jesus Almeida em Portugal

#309276 | aeiou2 | 29 jun 2012 10:25 | Em resposta a: #309010

Cara Vanda Regina,

Na certidão de casamento de seus avós deve vir o local, freguesia e distrito onde eles se casaram.Sem afreguesia e distrito será muito difícil qualquer ajuda.

Aí no Brasil tem onde consultar a lista dos emigrantes-Memorial do Emigrante se não estou em erro e lista das pessoas nos navios.Até sabe o nome do navio.

Boa sorte

Maria Oom Oliveira Martins

Resposta

Link directo:

RE: Achar certidão de Abílio de Jesus Almeida em Portugal

#309279 | MCNN | 29 jun 2012 10:47 | Em resposta a: #309276

Cara Maria Oom Oliveira Martins

Tal como tive já oportunidade de dizer à Vanda Regina noutro tópico por ela aberto sob o mesmo tema, analisando o registo de entrada, no Memorial do Imigrante, da pessoa que ela pensa ser o seu bisavô, conclui-se que seria natural de Chãs de Tavares.

Ele ficou de solicitar a busca ao AD Viseu, esperemos que com sucesso.

Cumprimentos


Mário César Navarro

Resposta

Link directo:

RE: Achar certidão de Abílio de Jesus Almeida em Portugal

#309287 | aeiou2 | 29 jun 2012 12:19 | Em resposta a: #309279

Caro Mário César Navarro,

Como apareceu novo tópico pedindo a mesma coisa coloquei todos os tópicos idênticos para a Vanda Regina se encontrar e vi que lhe tinha dado todas as indicações.As pessoas têm que trabalhar um pouco os seus problemas.

Saudações genealógicas

Maria

Resposta

Link directo:

RE: Achar certidão de Abílio de Jesus Almeida em Portugal

#309345 | vandareginat | 30 jun 2012 03:03 | Em resposta a: #309287

Cara Maria, eu já havia respondido aos tópicos do colega Mário e do outro, dizendo que já entendi o que ele me falou sobre a freguesia 'Chã Tavares". Já mandei o e-mail para Viseu e estou esperando a resposta. Trabalhei bem meu problema. Entendi desde o início. Obrigada pela delicadeza.
Vanda Regina.

Resposta

Link directo:

RE: Achar certidão de Abílio de Jesus Almeida em Portugal

#309661 | vandareginat | 05 jul 2012 01:36 | Em resposta a: #309279

Prezado Mario Cesar,
Recebi um e-mail AD Viseu dizendo que foi localizado o registo de Abílio, filho natural de Guilhermina de Jesus, batizado na freguesia de Chãs de Tavares, concelho de Mangualde, a 17 de Outubro de 1894.
Por que na certidao de casamento dele esta o dia 13 de outubro de 1897? Como ele casou com a data errada?
Ser'a que 'e a certid~ao de nascimento dele mesmo?
Estou muito agradecida pela sua ajuda, pois nao teria descoberto a freguesia Cha Tavares sem a sua ajuda.
Vanda Regina.

Resposta

Link directo:

RE: Achar certidão de Abílio de Jesus Almeida em Portugal

#309667 | MCNN | 05 jul 2012 12:52 | Em resposta a: #309661

Olá Vanda


Fico contente em terem descoberto esse assento de baptismo.

Agora, sobre a sua dúvida sobre se será verdadeiramente o assento de baptismo do seu bisavô, queria apenas dizer-lhe que o registo de entrada no Brasil de que falou, e a partir do qual se chegou a Chãs de Tavares, era o de um Abílio de Jesus que, em 27/07/1915, teria 20 anos de idade.

Ora essa idade é perfeitamente compatível com este assento de baptismo que foi encontrado. Uma pessoa nascida em Outubro de 1894 teria 20 anos de idade em Julho de 1915.

Mas se tivesse nascido em Outubro de 1897 apenas teria 17 anos de idade em Julho de 1915 !!!

Quando a Vanda afirmou que o registo de entrada no Brasil desse Abílio de Jesus em 1915 era o do seu avô, fê-lo porque o nome era similar e deduziu que se trataria dele, ou a Vanda já sabia, graças a uma outra qualquer documentação, que era o registo de entrada dele, porque a data coincidia com uma data já conhecida por si ?

Se já sabia que ele tinha chegado em 1915, só por grande coincidência é que não se tratava do seu bisavô. Mas mesmo que a sua convicção de que esse registo de entrada no Brasil se fundasse apenas numa dedução sua em virtude do nome ser similar, não deixaria de ser uma grande coincidência que este outro Abílio de Jesus fosse também filho de uma Guilhermina de Jesus, e que essa Guilhermina de Jesus também não fosse casada.

São demasiadas coincidências para o meu gosto.

De qualquer forma, e se a história do nascimento do seu bisavô estiver correcta, só tem é de aguardar que lhe enviem a cópia do assento de baptismo desse Abílio, e conferir a data em que ele efectivamente nasceu (se calhar nasceu em 13 de Outubro, e aquando do casamento do seu bisavô ocorreu apenas um lapso na escrita do ano de nascimento).

Depois de saber a data em que nasceu este Abílio, volte a contactar o Arquivo Distrital de Viseu e peça-lhes agora para procurar em Chãs de Tavares, nessa data ou nos dias seguintes, o óbito de uma Guilhermina de Jesus. Se ela faleceu durante o parto ...

Boa sorte


Mário César Navarro

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 05 mai 2024, 14:47

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen