Família Faim - Freguesia Arazede, Concelho Montemor-o-Velho

Este tópico está classificado nas salas: Famílias

Família Faim - Freguesia Arazede, Concelho Montemor-o-Velho

#309269 | ricfaim | 29 jun 2012 03:29

Bom dia.

Estou fazendo uma pesquisa genealógica e tentando descobrir as origens da minha família Faim em Portugal. Avancei até os dados de meus bisavôs e agora preciso de alguma ajuda para saber onde posso encontrar mais detalhes.
Os dados que tenho são do casamento de MANOEL GOMES FAIM e MARIA JOSÉ, ocorrido já no Brasil em 1910. Através desta certidão tenho a informação de que ambos nasceram na freguesia de Arazede. Pela idade que aparece no documento da paróquia onde casaram, deduz-se o ano de nascimento, como mostro a seguir, juntamente com os outros dados:

MANOEL GOMES FAIM
nascido em Arazede, entre 1887 e 1888
filiação: Manoel Gomes Faim e Maria Mathias

MARIA JOSÉ
nascida em Arazede, entre 1892 e 1893
filiação: Manoel da Costa e Maria da Cruz

Já pesquisei nos documentos online do Etombo, tanto na freguesia de Arazede quanto de Catanhede, onde sei que existem muitos Faim`s. Porém não encontrei nenhum registro de batismo de Manoel Gomes Faim nesses arquivos.
Estou em busca da certidão desse casamento para obter a data exata de nascimento.
Enquanto isso poderiam me auxiliar em saber como posso obter os registros civis dessa freguesia? Eles forneceriam informações por email?

Agradeço antecipadamente.
Ricardo

Resposta

Link directo:

RE: Família Faim - Freguesia Arazede, Concelho Montemor-o-Velho

#309273 | tmacedo | 29 jun 2012 08:54 | Em resposta a: #309269

Caro confrade,

Sugiro-lhe que procure o seu Manuel Goms Faim na freguesia de Cadima [do concelho de Cantamhede], vizinha de Arazede.

Cumprimentos,
António Taveira

Resposta

Link directo:

RE: Família Faim - Freguesia Arazede, Concelho Montemor-o-Velho

#309317 | ricfaim | 29 jun 2012 20:48 | Em resposta a: #309273

Muito obrigado pela resposta. Eu cheguei a fazer uma consulta nessa freguesia, assim como na de Arazede. Vou tentar consultar em outras freguesias mais próximas para saber se encontro o registro de batismo.
Porém sabem me dizer o registro civil como poderia encontrar? Pois assim teria certeza de pesquisá-lo na freguesia de Arazede mesmo ou no concelho de Montemor-o-Velho, se for assim distribuído.

Obrigado novamente.
Ricardo

Resposta

Link directo:

RE: Família Faim - Freguesia Arazede, Concelho Montemor-o-Velho

#309318 | tmacedo | 29 jun 2012 20:53 | Em resposta a: #309317

Caro confrade Ricardo,

Só existe Registo Civil após 1911. Antes dessa data só existem os registos de baptismo.

Cumprimentos,
António Taveira

Resposta

Link directo:

RE: Família Faim - Freguesia Arazede, Concelho Montemor-o-Velho

#309319 | MCNN | 29 jun 2012 20:57 | Em resposta a: #309317

Caro Ricardo

Tenha em atenção, em qualquer busca que faça, que a idade que consta para os noivos nesse assento de casamento pode estar errada.

Aliás, era muito comum os rapazes jovens "acrescentarem" alguns anos à sua idade quando iam para o Brasil, a fim de terem mais facilidade em arranjar trabalho.

Sendo assim, não circunscreva as suas buscas apenas aos anos que, de acordo com a sua dedução, seriam aqueles em que o noivo deveria ter sido baptizado.

Boa sorte


Mário César Navarro

Resposta

Link directo:

RE: Família Faim - Freguesia Arazede, Concelho Montemor-o-Velho

#309321 | MCNN | 29 jun 2012 21:30 | Em resposta a: #309317

Caro Ricardo

Há pouco, esqueci-me de lhe perguntar uma coisa.

Tem ideia do ano em que o seu bisavô foi para o Brasil ?


Cumprimentos

Mário César Navarro

Resposta

Link directo:

RE: Família Faim - Freguesia Arazede, Concelho Montemor-o-Velho

#309344 | ricfaim | 30 jun 2012 02:53 | Em resposta a: #309321

Olá MCNN, obrigado pelas informações. Vou aumentar a abrangência da minha pesquisa nos registros de batismo do Etombo, buscando por livros de anos anteriores e posteriores à data provável de acordo com a idade. Muito boa sua observação sobre uma idade falsa.
Infelizmente não tenho nenhuma informação sobre a chegada do meu bisavô ao Brasil. Eu encontrei referências de 2 Manoel Gomes Faim que vieram ao Brasil em 1883 e 1887, o primeiro com idade de 38 anos e o segundo com 42 anos. Poderia ser o meu trisavô. Mas sem nenhuma certeza.
No Etombo, eu cheguei a encontrar 2 registros de batismo de Manoel relacionado a Manoel Gomes Faim, porém os dados não coincidem com o que busco. Em 1888 (que seria o ano provável de seu nascimento) houve o batismo de um Manoel, porém filho de Manoel Lopes e Florinda de Jesus. Mas o que me chamou atenção é que este é neto materno de Manoel Gomes Faim. No caso de meu bisavô seu próprio pai (meu trisavô) também era Manoel Gomes Faim.
Em 1892 há um batismo de outro Manoel, este sim filho de Manoel Gomes Faim, porém a mãe está descrita como Brigida do Espírito Santo, neto paterno de Francisco Gomes Faim.
Como podem ver há muitos Manoel Gomes Faim na mesma região e na mesma época. Não sei qual o parentesco deles com o que procuro. Até mesmo procuro por dois deles, meu bisavô e trisavô que possuem o mesmo nome. Isso dificulta um pouco as pesquisas.
De todo modo vou pesquisar o período de 1885 até 1892, de modo a buscar outras referências dos Faim.
Em segundo plano estarei pesquisando de minha bisavó Maria José, filha de Manoel da Costa e Maria da Cruz. Este me parece mais difícil ainda pelos nomes serem mais comuns.

Resposta

Link directo:

RE: Família Faim - Freguesia Arazede, Concelho Montemor-o-Velho

#309347 | ricfaim | 30 jun 2012 06:33 | Em resposta a: #309344

Agradeço aos que contribuíram com as respostas. Estou muito feliz em dizer que encontrei o registro de batismo de meu bisavô nos registros no eTombo na paróquia de Arazede, concelho Montemor-o-Velho. O mesmo foi batizado no ano de 1889 e de fato tinha 1 ano a menos do que o registro no casamento já no Brasil.
Com este registro descobri mais uma geração de meus antepassados, e o curioso é que tanto o meu bisavô, quanto o meu trisavô e mais o pai dele chamavam-se Manuel Gomes Faim.
Agora irei em busca de registros cada vez mais antigos e tentar descobrir quando o mesmo embarcou no Brasil.
Obrigado.

Resposta

Link directo:

RE: Família Faim - Freguesia Arazede, Concelho Montemor-o-Velho

#333305 | nribeirohis | 02 ago 2013 21:15 | Em resposta a: #309269

Boa tarde,

Sou historiadora, do Brasil, e na minha pesquisa de mestrado estou em busca de algumas famílias cristãs-novas e traçar algumas trajetórias que passem por Minas Gerais no século XVIII. Ao procurar pelo sobrenome FAIM acabei por encontrar este tópico. Pelo que pude entender, está tentando localizei este tópico ao tentar levantar mais dados de seus antepassados.

Em minhas pesquisas acabei por descobrir que FAIM é um nome e sobrenome judeu, abolido com o advento do Santo Ofício em Portugal. Talvez não encontres nenhum outro familiar com este nome se regredires muito além de 1821, até 1536.
Este é um Faim que pude encontrar, preso pela inquisição, em 1685 http://digitarq.dgarq.gov.pt/details?id=2354514 mas não é seu sobrenome de facto, apenas um apelido ou nome alternativo, já que não podia carregar qualquer ascendência judaica neste período. Podes fazer uma pesquisa talvez na Torre do Tombo, que podes localizar maiores informações sobre os Faim.

Espero que tenha ajudado te dando, talvez, mais uma pista de onde podes procurar.
Um abraço!

Resposta

Link directo:

RE: Família Faim - Freguesia Arazede, Concelho Montemor-o-Velho

#333311 | MariaDavid | 02 ago 2013 23:59 | Em resposta a: #333305

Boa noite

Esse Manuel Fernandes que indicou aqui no Forum através do link é meu 9º avô. Pelo facto de ser historiadora e investigar famílias cristãs novas, penso que lhe posso, eventualmente, dar alguma ajuda, se estiver interessada, pois a minha ancestralidade passou toda pela inquisição.
Pode contactar-me directamente para dsatreel seguido do sinal de arroba. Este endereço é do gmail. Desculpe ser demasiado sucinta com a indicação do endereço mas há programas para capturar os endereços electrónicos, temos que nos preservar um pouco. Depois do que escrevi em cima, é só acrescentar o ponto com.

Saudações cordiais

Maria

PS: Se conhece o trabalho desenvolvido por Paulo Valadares e Marcelo Bogaciovas sobre cristãos novos, pode falar com eles a meu respeito.

Resposta

Link directo:

RE: Família Faim - Freguesia Arazede, Concelho Montemor-o-Velho

#333322 | Pedro França | 03 ago 2013 00:59 | Em resposta a: #333305

Cara NRibeiro(...)

Sou professor de História e faço investigação em História socioeconómica e familiar em arquivos vai para 40 anos. O mal em certas investigações é primar-se pela generalização. Cada caso é um caso. Se "Fains" houve que foram condenados por cristãnovice, a culpa não está no "Faim" em si mesmo.
"Faim" é um termo que integra o nosso onomástico e significa, numa primeira abordagem, "ferro pontiagudo que remata as lanças e outras armas de cabo". Parece estar relacionado com determinados mesteres ou ofícios em que entre este tipo de peças ou instrumentos.
Ora, a Inquisição ou Santo Ofício só em 1536 é que assenta definitivamente em Portugal e mantém-se ativamente até à sua "domesticação" em 1759 com o marquês de Pombal.
Ora, se o apelido "Faim" fosse assim tão estigmatizado por colado a algo que suscitasse atividades ou práticas judaízantes, duvido que se aguentasse por gerações como de facto se aguentou e perseverou por gerações em várias localidades. E não tenho registo de perseguição movida contra esse apelido tanto em Cadima como Arazede ou Meãs. Isto não é como o "processo dos Távoras", apelido que suscitou a cólera do marquês de Pombal que o fez erradicar do património onomástico de várias famílias portuguesas, raspando até as armas onde tal apelido estivesse representado (aqui em Coimbra escapou a sepultura do bispo D. Joane Mendes de Távora na sé velha ).
Pessoalmente tenho ascendentes "Faim" em Cadima entre o século XVII e XVIII por três gerações pelo menos. E encontrei nas Meãs do Campo um antepassado "Faim" a casar em 1621. Como se mete geração feminina na descendência, o apelido extingue-se e dá lugar a outros.
Localizei até um processo de ordenação sacerdotal de um Manuel Gomes Faim, da Taboeira/Cadima, entre 1762-73 no AUC. Se quiser, não me importo nada em esquadrinhar esse processo para enriquecimento da sua informação a respeito, apesar de se tratar de um caso já pós-pombalino. De toda a maneira, dado considerar-se um caso "pintado de fresco", memória haveria nas inquirições para se pronunciarem os inquiridos favorável ou desfavoravelmente sobre os "Fains".

Então, vá.
Abraço,
Pedro França

Resposta

Link directo:

RE: Família Faim - Freguesia Arazede, Concelho Montemor-o-Velho

#333324 | nribeirohis | 03 ago 2013 01:01 | Em resposta a: #333311

Estimada Maria,

Agradeço imensamente a resposta! Entrarei em contato contigo imediatamente, pois será de grande ajuda toda informação que puder me indicar. Enviarei um e-mail explicando melhor o meu trabalho. Acredito que eu estou no percalço de toda sua família no século XVIII, a partir do casamento de Manoel Fernandes e Brites Rodrigues, que vieram para Minas Gerais tratar de negócios.

Um abraço cordial e novamente, obrigada!

Natália

Resposta

Link directo:

RE: Família Faim - Freguesia Arazede, Concelho Montemor-o-Velho

#333327 | nribeirohis | 03 ago 2013 01:57 | Em resposta a: #333322

Estimado Pedro, tudo bem?

Atentei-me a uma resposta sucinta, bem como apenas apontar uma direção de onde o ricFaim poderia seguir por sua busca. Não possuo nenhuma propriedade arquivística para enriquecer detalhes sobre a família FAIM, apenas no que esbarro dentro do que pesquiso ou que passam pelo meu conhecimento, procurando alguns detalhes acabei esbarrando neste fórum e resolvi compartilhar uma informação que pode ser útil. Trabalho com alguns arquivos da Torre do Tombo que me colocam nessa direção, e quis apenas ajudar e sinto muito se passei a impressão de generalização. PODE SER que seja judeu, há chances e falo dentro do meu campo de pesquisa.
No Brasil, por exemplo, os FAIM são judeus, e, assim como há casos de famílias judaicas que são identificadas como tal pelo nome, como os Cohen ou os "baum", tratam-se de genealogias em que é mais difícil encontrar esses sobrenomes fora do círculo hebraico. Pronto que não se trate de uma generalização em si, mas sim de não ser um nome tão comum como Mendes, Nunes e Oliveira e tantos outros cuja difusão foi tão dilatada no império português que torna o trabalho de mapeamento genealógico bastante complicado, ainda mais dentro de um contexto onde "esconder" a ascendência de sangue infecto era importante.
Pelas informações que você passou, penso que o caso da ordenação de Manuel Gomes Faim pode excluir a premissa de que o sobrenome tenha sido abolido por descendência judaica dentro do período de atuação do Santo Ofício, mas não que a inquirição tenha tido um exame favorável a um caso que se trata de cristão-velho. Há caso de sacerdotes cristãos-novos, de hábito de São Pedro no Rio de Janeiro, por exemplo, e que foram levados aos Estaus por judaizar.

Agradeço a atenção e pela informação.
Abraço
Natália

Resposta

Link directo:

RE: Família Faim - Freguesia Arazede, Concelho Montemor-o-Velho

#333355 | MariaDavid | 03 ago 2013 16:52 | Em resposta a: #333324

Boa tarde, cara Natália

Já enviei aquilo que pretende. Veja a sua caixa de correio.

Bom fim de semana
Maria

Resposta

Link directo:

RE: Família Faim - Freguesia Arazede, Concelho Montemor-o-Velho

#333380 | clover779 | 04 ago 2013 09:05 | Em resposta a: #333322

Estimado Pedro França,

Ainda temos de combinar um encontro para trocar umas bolas sobre as nossas pesquisas.
Quanto aos Fains estou a fazer o registo exaustivo de todas as referências aos mesmos no couto de Cadima, o que me é facil pois já tenho Cadima toda "palmilhada" desde o concílio trentino até 1762, haja tempo, coragem e paciência para continuar.

Concordo quando diz que Faim é um apelido que não pode ser associado de maneira genérica ao Judaísmo, até porque parece existir independentemente em várias regiões do nosso país. No caso do nosso ascendente comum, penso que terá sido primeiro alcunha adquirida por causa da profissão ou até feitio...
Ainda tenho algumas inconsistências e "buracos" por preencher no que respeita à origem dos Fains no couto de Cadima, e sua posterior passagem por Arazede, por exemplo, mas como tempo lá chegarei sem dúvida.
Com os melhores cumprimentos,
Nuno Silva

Resposta

Link directo:

RE: Família Faim - Freguesia Arazede, Concelho Montemor-o-Velho

#333472 | ricfaim | 06 ago 2013 03:39 | Em resposta a: #333380

Olá amigos,

Fico feliz que minha dúvida acabou por gerar uma discussão saudável e que seguramente estarei ganhando muito com o imenso conhecimento que vocês estão adquirindo com suas pesquisas. Eu, por estar no Brasil, tenho feito pesquisas exclusivamente de maneira online. Tenho pesquisado através dos registros da Universidade de Coimbra que estão digitalizados, concentrando em Arazede e Cadima pois foi onde consultei meus antepassados. Como disse, conseguir encontrar até 6 gerações atrás, parando no Sr. Bernardo Faim, pais de Manoel Gomes Faim de 1862. Eu somente concentrei minhas pesquisas com indícios encontrados nos próprios ancestrais. Porém já tenho um tempo que não consegui continuar.
Caso Nuno, uma vez que tem um documento com bastante coisa mapeada, se não for pedir muito, estaria muito interessado em que compartilhasse o que já tiver. Acredito que as pesquisas de todos vocês, em algum momento, poderá coincidir com algum antepassado meu, e assim ter mais detalhes até o período mais antigo que puder encontrar.
Eu sinceramente desconhecia qualquer referência de que FAIM seria judeu. De todos que eu conheço no Brasil (e são muitos) não tenho nenhuma referência neste sentido. Porém todos que conheço são descendentes de uma única pessoa que imigrou no período de 1901 provavelmente.
Qualquer informação adicional sobre FAIM que possuírem e puderem compartilhar, ficarei muito grato em receber. Meu endereço eletrônico acaba por ser meu nome ricardo faim (tudo junto) seguido do arroba e com o final sendo o domínio gmail acrescido do pontocom.
Obrigado e boa noite!

Resposta

Link directo:

RE: Família Faim - Freguesia Arazede, Concelho Montemor-o-Velho

#333477 | MariaDavid | 06 ago 2013 09:09 | Em resposta a: #333472

Bom dia, ricfaim

Fiquei muito interessada na informação de que tem conseguido pesquisar através dos registos da Universidade de Coimbra. Pode fazer a gentileza de me dizer como procede? Embora resida em Portugal, nunca imaginei que poderia pesquisar on line sobre frequentadores da Universidade. Isso interessa-me muito. Fico aguardando a sua indicação.
Muito obrigada e êxito nas suas investigações!

Maria

Resposta

Link directo:

RE: Família Faim - Freguesia Arazede, Concelho Montemor-o-Velho

#333478 | LProjecto | 06 ago 2013 09:15 | Em resposta a: #333305

Caro Confrades,

Seguem mais uns quantos "Faim", sobre os quais ficarei grato por alguma informação complementar:

(Peço desculpa se o texto for publicado de forma desalinhada, mas segue tal como foi gerado pelo relatório do PAF)

________

Primeira Geração

1. Manuel Rodrigues Faim nasceu em Carapinheira - Montemor-o-Velho.

Manuel casou-se com Teresa Gonçalves Marques. Teresa nasceu em Carapinheira - Montemor-o-Velho.

Eles tiveram os seguintes filhos

+ 2 M i. José Rodrigues Faim.

+ 3 F ii. Teresa Gonçalves.


Segunda Geração

2. José Rodrigues Faim (Manuel Rodrigues) nasceu em Carapinheira - Montemor-o-Velho.

José casou-se com Antónia de Freitas Ferreira, filha de João de Freitas Pereira e Micaela da Assunção Ferreira. Antónia nasceu em 14.fevereiro.1754 em Verride - Montemor-o-Velho e foi batizada em 21.fevereiro.1754 em Verride - Montemor-o-Velho .

Eles tiveram os seguintes filhos

+ 4 F i. Maria Rodrigues Faim foi batizada em 28.abril.1788 e faleceu em 30.junho.1833.

+ 5 M ii. Francisco Rodrigues Faim foi batizado em 27.outubro.1791.

+ 6 M iii. Joaquim Rodrigues Faim faleceu em 3.novembro.1824.

3. Teresa Gonçalves (Manuel Rodrigues) nasceu em Bandorreira, Carapinheira, Montemor-O-Velho.

Teresa casou-se com José Valente, filho de Jerónimo Valente e Mariana dos Anjos, em Carapinheira - Montemor-o-Velho.

Eles tiveram os seguintes filhos

7 M i. Joaquim nasceu em Bandorreira, Carapinheira, Montemor-O-Velho e foi batizado em 14.dezembro.1777 em Carapinheira - Montemor-o-Velho.


Terceira Geração

4. Maria Rodrigues Faim (José Rodrigues, Manuel Rodrigues) nasceu em Verride - Montemor-o-Velho e foi batizada em 28.abril.1788 em Verride - Montemor-o-Velho . Ela faleceu em 30.junho.1833 em Verride - Montemor-o-Velho.

Maria casou-se com (1º cas.) António Simões Machado, filho de José Simões Machado e Maria Bernarda Nunes. António nasceu em Verride - Montemor-o-Velho. Ele faleceu em 25.agosto.1825 em Verride - Montemor-o-Velho.

Eles tiveram os seguintes filhos

8 M i. António nasceu em 14.julho.1817 em Verride - Montemor-o-Velho e foi batizado em 23.julho.1817 em Verride - Montemor-o-Velho.

9 M ii. José Simões Machado Faim nasceu em 26.agosto.1820 em Verride - Montemor-o-Velho e foi batizado em 3.setembro.1820 em Verride - Montemor-o-Velho.
José casou-se com Ana Jorge, filha de António Jorge "Taipal" e Maria Jorge Nunes, Entre 1875 e 1880 em Verride - Montemor-o-Velho. Ana nasceu em 25.janeiro.1850 em Gesteira - Soure - Coimbra.

10 M iii. Joaquim nasceu em 16.fevereiro.1824 em Verride - Montemor-o-Velho e foi batizado em 24.fevereiro.1824 em Verride - Montemor-o-Velho. Ele faleceu em 20.julho.1833 em Verride - Montemor-o-Velho.


Maria também casou com (2º cas.) N.

Eles tiveram os seguintes filhos

11 M iv. José nasceu em 22.janeiro.1815 em Verride - Montemor-o-Velho e foi batizado em 31.janeiro.1815 em Verride - Montemor-o-Velho. Ele faleceu em 28.fevereiro.1815 em Verride - Montemor-o-Velho.

5. Francisco Rodrigues Faim (José Rodrigues, Manuel Rodrigues) foi batizado em 27.outubro.1791 em Verride - Montemor-o-Velho.

Francisco casou-se com Maria Marques Dos Santos, filha de Bernardo dos Santos e Joana Marques Guardado. Maria nasceu em Verride - Montemor-o-Velho.

Eles tiveram os seguintes filhos

12 M i. Francisco nasceu em 11.novembro.1823 em Verride - Montemor-o-Velho e foi batizado em 18.novembro.1823 em Verride - Montemor-o-Velho. Ele faleceu em 5.julho.1825 em Verride - Montemor-o-Velho.

13 M ii. José foi batizado em 26.julho.1822 em Verride - Montemor-o-Velho.

14 F iii. Teresa foi batizada em 13.março.1831 em Verride - Montemor-o-Velho .

6. Joaquim Rodrigues Faim (José Rodrigues, Manuel Rodrigues) nasceu em Verride - Montemor-o-Velho. Ele faleceu em 3.novembro.1824 em Verride - Montemor-o-Velho.

Joaquim casou-se com Maria Pinto, filha de António Simões Pinto e Aurélia da Graça Coelho. Maria nasceu em Verride - Montemor-o-Velho.

Eles tiveram os seguintes filhos

15 M i. Joaquim nasceu 31. fevereiro.1819 em Verride - Montemor-o-Velho e foi batizado em 7.abril.1819 em Verride - Montemor-o-Velho.

16 M ii. José foi batizado em 25.janeiro.1817 em Verride - Montemor-o-Velho.

17 F iii. Teresa foi batizada em 8.agosto.1824 em Verride - Montemor-o-Velho . Ela faleceu em 18.julho.1825 em Verride - Montemor-o-Velho.
__________

Cumprimentos,
Luís Projecto Calhau

Resposta

Link directo:

RE: Família Faim - Freguesia Arazede, Concelho Montemor-o-Velho

#333483 | ricfaim | 06 ago 2013 12:33 | Em resposta a: #333477

Olá Maria.

Inicialmente comecei pesquisando pelo site eTombo (http://etombo.com/), onde estão disponíveis vários fundos online. Não sei o que houve que todos os registros de Coimbra agora aparecem vazios. Até algum tempo atrás (não mais que 1 ano) havia ali mais de 10 ou 20 mil registros de batizados, casamentos e óbitos de diversos distritos. Agora não aparecem mais, somente em outros distritos.
Porém há uma segunda fonte de pesquisa online que já disponibiliza boa parte do acervo antes encontrado no site eTombo. É o FamiliSearch.org (https://familysearch.org/), o site patrocinado pela Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias (Mormóns), em que eles fazem um trabalho de captação de quaisquer informações de genealogia de todo o mundo, e que diariamente milhares de registros são adicionados, baseados em quaisquer fontes que podem auxiliam em genealogia (Igrejas, Cemitérios, Casas de Imigrantes, etc).
Você deve entrar na seção SEARCH (https://familysearch.org/search), na parte inferior da tela há "Pesquisar por Localidade", clicando em "Europa Continental", depois à esquerda há o filtro por "Portugal", e assim todas as coleções já disponíveis aparecem listadas. Há diversos registros há indexados, o que permite uma busca por textos. Porém a maioria ainda não, só se encontram as imagens dos livros. Se verificar a coleção "Portugal, Coimbra, Registros Paroquais, 1459-1911", são os mesmos livros que eu encontrava no site eTombo. Utilizando a opção "Pesquisar imagens", você poderá encontrar uma lista de municípios e, na sequência, a freguesia, a paróquia e, por fim, o tipo de registro e período. Exemplo: Portugal, Coimbra, Registros Paroquais, 1459-1911 > Montemor-o-Velho > Arazede > Nossa Senhora do Pranto > Batismos 1740-1768. Então terá acesso ao livro destes registros totalmente online.

Foi desta forma que cheguei a conhecer até 6 gerações de meus antepassados. Com base em dados de idade e localidade, fui pesquisando registros de batismo e casamentos de anos aproximados, folheando livros página por página. Com muita paciência fui descobrindo os nomes comuns aos meus antepassados.
Infelizmente não há uma forma de se indexar os dados enquanto se pesquisa, pois se cada pessoa que estivesse buscando registros já fizesse a indexação, o trabalho de pesquisa seria rapidamente indexados e facilitado.
Mesmo assim eles possuem um software que permite auxiliar na indexação de registros, com um critério muito bem definido até que seja disponibilizado de forma online no site.

Espero ter ajudado.
Ricardo

Resposta

Link directo:

RE: Família Faim - Freguesia Arazede, Concelho Montemor-o-Velho

#333486 | roz | 06 ago 2013 14:17 | Em resposta a: #333483

Caro Ricardo

Envio aqui um outro "atalho" parecido com o eTombo que tambem 'e de facil acesso. Foi feito e disponibilisado pela participante deste forum Rita Van Zeller.
http://www.quinta-do-mosteiro.com/linksparq.htm

Tem tambem links para outros sites que poderao ser uteis.

Cumprimentos.
Rosario

Resposta

Link directo:

RE: Família Faim - Freguesia Arazede, Concelho Montemor-o-Velho

#333487 | roz | 06 ago 2013 14:28 | Em resposta a: #333477

Boa tarde Maria

Vi esta sua mensagem e pensei que talvez nao conheca este site feito pela participante Rita Van Zeller e que 'e bastante facil de usar. Faz a ligacao a todas as paroquias mesmo aquelas cujos livros ainda nao estao disponiveis mas assim podemos ir la de vez enquando confirmar o que vai sendo posto. Tem tambem links para outros sites que poderao ter interesse.
http://www.quinta-do-mosteiro.com/linksparq.htm

Entao como vao as suas pesquisas por Livorno?

Cordeais cumprimentos.
Rosario

Resposta

Link directo:

RE: Família Faim - Freguesia Arazede, Concelho Montemor-o-Velho

#333492 | MariaDavid | 06 ago 2013 16:21 | Em resposta a: #333487

Boa tarde, caríssima Rosário

Efectivamente, não conhecia esse site. Agradeço, reconhecida, por se ter lembrado de mim. Obrigada pela indicação e espero que me ajude sempre que apareçam novidades deste calibre. É muito bom sentirmos ajudas.

Sobre Livorno, descobri que os meus estiveram por lá mas nada mais aprofundei. Se tiver acesso à revista do "Raízes e Memórias", nº 29 (o último que saíu) veja o artigo da pág.133 e encontrará lá a minha gente que passou por Livorno. São poucos mas pode ser que lhe interessem as ligações. É só pedir-me.

Abraço
Maria

Resposta

Link directo:

RE: Família Faim - Freguesia Arazede, Concelho Montemor-o-Velho

#333554 | roz | 07 ago 2013 23:30 | Em resposta a: #333492

Ola' Maria
Nada tem a agradecer. Ainda bem que lhe fez jeito.

Aqui em Inglaterra nao tenho como aceder 'a revista. Os meus italianos eram originarios de Pisa mas desde meados dos 1600s que foram para Livorno. Como era so uma familia pedi ao Arquivo de Livorno e fizeram a pesquisa gratis. Pelo que percebi nao 'e possivel irmos la' no's pesquisar como se faz em Portugal.

Um abraco.
Rosario

Resposta

Link directo:

RE: Família Faim - Freguesia Arazede, Concelho Montemor-o-Velho

#333562 | MariaDavid | 08 ago 2013 00:45 | Em resposta a: #333554

Boa noite, Rosário

Veja neste tópico o meu endereço de mail e mande-me o seu, caso esteja interessada no artigo. Terei todo o gosto em lho enviar.

Abraço

Maria

Resposta

Link directo:

RE: Família Faim - Freguesia Arazede, Concelho Montemor-o-Velho

#346846 | LProjecto | 03 jun 2014 17:17 | Em resposta a: #333380

Caro Nuno Silva,

Como refere na sua intervenção "Faim" de Cadima, tomo atrevimento de lhe perguntar se por acaso não terá tropeçado nos seguintes indivíduos:

1. António Francisco FAIM, n. Silvestre, filho de António Francisco (possivelmente Faim) e de Juliana Gonçalves, c.c. (11.5.1694 - Cadima) Maria Francisca, filha de Manuel Francisco e de (...).

Teve:

2. António Rodrigues Faim, n. Gesteira - Cadima, c.c. (20.2.1729 - Carapinheira, Montemor-o-Velho) Brígida Rodrigues, n. Carapinheira, filha de Francisco Rodrigues e de Maria Francisca "a Bairrenha".

Houve:

3. Manuel Rodrigues Faim, b. 6.1.1732 - Carapinheira, c.g.

Cumprimentos,
Luís Projecto Calhau

Resposta

Link directo:

Família Faim - Freguesia Arazede, Concelho Montemor-o-Velho

#356812 | clover779 | 16 abr 2015 17:31 | Em resposta a: #346846

Caro Luís Projecto,

relativamente a esse casal posso adiantar o seguinte:
A. Batismos:
António Francisco e Juliana Gonçalves tiveram pelo menos as seguintes filhas:
A.1 - Maria, batizada em 11/10/1652, dita natural do Seixo
A.2 - Esperança, batizada em 15/11/1654, dita natural do Seixo
A.3 - Isabel, batizada em 21/5/1656, dita natural do Seixo
A.4 - Ana, batizada em 25/6/1659, dita natural do Seixo

Não encontrei o assento de batismo do António. Nota: Seixo e São Silvestre eram aldeias vizinhas, podendo eles ter vivido nas duas ou as "fronteiras" terem mudado durante a vida deles.

B. Casamentos:
B.1 - 7/3/1677, Maria Antónia (A.1) casou com Manuel Francisco, viúvo, do Seixo. Aqui a noiva já é dita natural de São Silvestre.
B.2 - 5/2/1693, Isabel Francisca (A.3) casou com Domingos Francisco, do Escoural. Aqui a noiva já é dita natural de São Silvestre.
B.3 - 8/5/1694, António Francisco casou com Maria Francisca, de São Silvestre, filha de Manuel Francisco Sapateiro e de Isabel Francisca. O António Francisco também é dito natural de São Silvestre.

Em todos os casamentos o casal António Francisco e Juliana Gonçalves são ditos de São Silvestre (contrariamente ao que aparece no assentos de batismo que indicam Seixo).

C. Óbitos:
C.1 - 23/1/1694: Faleceu Juliana Gonçalves, de São Silvestre, viúva de António Francisco
C.2 - 13/1/1692: Faleceu António Francisco Cordas, de São Silvestre

Penso que o apelido do António Francisco, pai do António Francisco Faim era "Cordas", encontrado no assento de batismo e num dos assentos de casamento.

Cumprimentos,
Nuno Silva


Resposta

Link directo:

Família Faim - Freguesia Arazede, Concelho Montemor-o-Velho

#356813 | clover779 | 16 abr 2015 17:58 | Em resposta a: #346846

Apenas mais um pouco de água na fervura.

No couto de Cadima, por essa altura, existiam pelo menos 3 casais António Francisco e Maria Francisca, que podem levar a confusão (até penso que pode ser o seu caso), nomeadamente:

1. 8-mai-1694 António Francisco, de São Silvestre, cc Maria Francisca, de São Silvestre. Ele filho de António Francisco e de Juliana Gonçalves, de São Silvestre. Ela filha de Manuel Francisco Sapateiro e de Isabel Francisca, de São Silvestre.

2. 30-abr-1698 António Francisco, da Gesteira, viúvo cc Maria Francisca, de Vagos, solteira.

3. 29-ago-1700 António Francisco, da Gesteira, cc Maria Francisca, do Seixo. Ele filho de Manuel Fernandes e de Madalena Francisca, da Gesteira. Ela filha de Manuel Francisco Preto e de Isabel Francisca, do Seixo.

Desses casais tenho registo dos seguintes batismos:

5-mar-1695 João , São Silvestre (1)
1-abr-1698 Maria, São Silvestre (1)
24-jan-1701 Manuel, São Silvestre (1)
19-mai-1701 Maria, Gesteira (2 ou 3)
3-mar-1703 Caetana, Seixo (3)
19-mar-1707 Josefa, São Silvestre (1)
27-mar-1709 Madalena, Gesteira (2 ou 3)
10-out-1709 Custódia, São Silvestre (1)
11-abr-1712 Ursula, São Silvestre (1)
30-set-1715 Locádia, Gesteira (2 ou 3)

E possivelmente também os seguintes (onde o pai aparece como António Francisco Faim):
30-nov-1704 António, Gesteira
12-fev-1708 Ana, Gesteira (faleceu em 26/2/1708, pai: António Francisco Faim o Moço)
24-mar-1709 Mariana, Gesteira (faleceu em 4/6/1709, pai: António Francisco Faim o Moço)

Creio que o António Francisco Faim que refere que casou na Carapinheira poderá ser este que foi batizado em 1704, filho de outro, natural da Gesteira. Mas aqui já há uma grande embrulhada sobre a qual ainda não me debrucei.

Cumprimentos,
Nuno Silva

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 01 mai 2024, 08:32

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen