Gaspar Dias de Carvalho, Abade de Cantelaes

Este tópico está classificado nas salas: Famílias | Pessoas | Regiões

Gaspar Dias de Carvalho, Abade de Cantelaes

#309468 | Carlos Silva | 02 jul 2012 19:26

Caros colegas,

Ao estudar os Vieiras da Mota, do concelho de Vieira do Minho, vejo que o genearca da familia (Geraldo Alvares da Mota) era sobrinho do Padre Gaspar Dias de Carvalho, abade de Cantelaes.

Gaspar Dias de Carvalho foi abade de Cantelaes de 1615 a 1643 e era natural de S. Miguel do Prado como se aponta no registo de batismo da dita paroquia em 1622, quando celebrou um batismo. Faleceu depois de 1656 pois celebrou batismos na sua paroquia de origem.

Agradeço dados sobre essa gente.
Melhores cumprimentos.
Carlos Silva

Resposta

Link directo:

RE: Gaspar Dias de Carvalho, Abade de Cantelaes

#321959 | NBA | 26 jan 2013 07:22 | Em resposta a: #309468

Caro primo,
Ao pesquisar a ascendência de Joana de Azevedo (ou de Araújo), natural de Cantelães, que não é minha familiar, fui parar a S. Miguel de Prado e cruzei-me com alguma informação que pode ter algum interesse para a questão, embora não adiante muito em termos genealógicos. Talvez o Carlos se tenha cruzado com alguma informação que interesse à minha pesquisa...

Para se entender melhor as relações entre as freguesias mencionadas, é de referir, que nesta época, segundo consta na Inquirição de genere de Agostinho de Araújo, datada de 1680 (ADB, proc.º n.º 5), a freguesia de S. Miguel de Prado pertencia ao concelho de Regalados, que estava servido pela igreja de Santo Estevão de Cantelães do concelho de Vieira.

A tal Joana de Azevedo (ou de Araújo) era filha de Domingos da Lomba e de Mécia de Araújo. O Domingos da Lomba (bapt. 1653 em S. Miguel de Prado) era neto materno de Baltazar da Mota e de sua mulher Francisca de Azevedo. Os pais foram moradores no lugar de Serdedo (ou Cerdedo) da mesma freg.ª. (e não de Boticas). Não sei nada sobre a ascendência dos avós maternos mas gostava de saber.

Mécia de Araújo (baptizada a 10.01.1656 em S. Miguel de Prado), mãe de Joana de Azevedo (ou de Araújo), era irmã do Padre Agostinho de Araújo (ADB, Inq. genere, proc.º 5), Abade de Cantelães (Vieira do Minho), de João de Araújo (ABD, Inq. de genere proc..º n.º 1920), e de Isabel de Araújo, casada em Vieira do Minho, c.g.

Estes eram filhos de Francisco de Araújo e de Catarina Francisca (esta filha de um lavrador proprietário e Juiz do Pico de Regalados). Este Francisco de Araújo era irmão de Fernando de Araújo, Abade de Cantelães (já não há inq. de genere nesta data), e filhos de Briolanja Barrosa e do seu marido Domingos Dias, lavradores e moradores num Casal no lugar do Hospital, em S. Miguel de Prado. Domingos Dias era "irmão do Abb.e Carvalho" (segundo um registo de óbito de S. Miguel de Prado de 1634). A referência abreviada ao Abade Carvalho sugere que era pessoa conhecida do pároco e na freguesia. O único Abade Carvalho que aparece nos registo de S. Miguel de Prado, com alguma frequência é o Padre Gaspar Dias de Carvalho, que em 1645 já tinha o estado de Abade Pensionário de Cantelães, tendo sido nesta data testemunha do casamento de Francisco de Araújo e de Catarina Francisca, em Pico de Regalados, juntamente com o Padre Domingos da Mota, e Sebastião Vilela de Murça e Alvim. Verifica-se, portanto, que a Abadia de Cantelães foi servida por várias gerações nesta família.

Como se pode ver, no Felgueiras Gayo (2.ª ed., vol. II, p. 224, tt.º de Araújos) transcrito para o Geneall (http://www.geneall.net/P/per_page.php?id=142404) há discrepâncias significativas entre os nomes dos ascendentes de Mécia de Araújo e de Isabel de Araújo e os que surgem nos registos paroquiais. Qualquer informação de interesse para esclarecer esta ascendência era do meu interesse...
Um abraço,

Nuno Borges de Araújo

Resposta

Link directo:

RE: Gaspar Dias de Carvalho, Abade de Cantelaes

#321960 | NBA | 26 jan 2013 07:46 | Em resposta a: #321959

Devo acrescentar que a disparidade entre os registos paroquiais e o Felgueiras Gayo na ascendência paterna de Isabel e de Mécia de Araújo também se verifica na materna:
A mãe, Catarina Francisca era filha de Francisco Fernandes Canelo (que incorrectamente aparece António numa inquirição de genere, a menos que usasse os dois nomes próprios), Lavrador que "vivia da sua fazenda" e Juiz do concelho de Regalados, e de sua mulher Mécia Antónia (e não Maria da Mota como consta no Gayo). Neta pat. de António Francisco Canelo e de sua mulher Catarina Gonçalves. Neta mat. de António Gonçalves e de sua mulher Filipa Rodrigues.

Resposta

Link directo:

RE: Gaspar Dias de Carvalho, Abade de Cantelaes

#321980 | lacardoso | 26 jan 2013 20:57 | Em resposta a: #321960

Caros confrades

Estou neste momento a estudar uma família de Vieira do Minho onde também constam Vieiras da Mota e Araújos.

Dos Vieira da Mota:

João Batista Vieira da Mota Leite casado em Brunhais em 1798 com Mª Josefa Rodrigues, filho de:
- Veríssimo Vieira da Mota casado em Soutelo em 1727 com Teresa Luísa Vieira leite, filho de:
-- Maria da Mota e Custódio Vieira, esta bisneta de:
. Geraldo da Mota casado em Tabuaças com Isabel Fernandes (fª de Diogo Fernandes) em 1634.
Será este Geraldo da Mota o seu Geraldo Álvares da Mota? Para já não consegui progredir mais.

Também ando às voltas com a ascendência de 3 casais em que elas são Araújo:

1- Inácia de ARAÚJO casada antes de cerca de 1712 com Julião Vieira, não encontrei casamento em Tabuaças onde têm pelo menos:
. Maria 1713 e padrinhos José de Araújo fº de João de Araújo de Regalados e Mª de Araújo irmã do Abade de Cantelães Agostinho de Araújo
. Cosme 1715 e padrinho o Abade de Cantelães, Agostinho de Araújo
. Agostinho 1719 e padrinho Agostinho de Araújo sobrinho do Abade de Cantelães
. Luísa Teresa 1726 e padrinho o Abade de Cantelães
. Teresa 1728 e padrinho António de Araújo do lugar do Talho, Mosteiro
. Francisco Vieira de Araújo 1731 e padrinho o padre Francisco Ramalho de Araújo (este falecido em Tabuaças em 1766 e testamenteiro seu irmão Agostinho Jorge Ramalho) casado com Leonarda Teresa Vieira Rebelo de Bouro

2- Angélica de ARAÚJO casada com Diogo Jorge Ramalho em Cantelães em 1705 sendo uma testemunha António de Araújo e o padre Agostinho de Araújo. Pais de pelo menos:
. Padre Francisco Ramalho de Araújo (acima)
. Josefa
. Agostinho Jorge Ramalho / Agostinho Ramalho de Araújo casado com Sebastiana Barbosa de ARAÚJO (também desconheço ascendência)

3- Maria de ARAÚJO casada em Cantelães em 1702 com Domingos Vieira sendo testemunha António de Araújo e o padre Agostinho de Araújo que t~em pelo menos:
. João Vieira de Araújo que casa em Tabuças em 1739 com Jacinta Rebelo de Bouro

Penso que estas 3 senhoras serão da mesma família mas ainda não consegui ligação.
Tenho ainda outros Araújo desta zona mas no início do estudo.

Não sei se com estas informações os ajudo ou baralho! Mas a genealogia é mesmo assim.

Também agradeço qualquer ajuda, nestas famílias, que me possam fornecer,
com os meus melhores cumprimentos,
Lúcia Cardoso

Resposta

Link directo:

RE: Gaspar Dias de Carvalho, Abade de Cantelaes

#322002 | NBA | 27 jan 2013 14:36 | Em resposta a: #321980

Cara Lúcia Cardoso,
Não tenho informação sobre os casais que refere, mas sobre vários dos padrinhos. Já procurou o registo de baptismo das noivas Inácio, Angélica e Maria em Cantelães? Parece-me possível que sejam netas do casal Francisco de Araújo e Catarina Francisca (http://www.geneall.net/P/per_page.php?id=142404), mas teria de ser averiguada a ligação. Os Jorge Ramalho são de Tabuaças, e os Rebelo de Bouro de Eira Vedra.
Cumprimentos,
Nuno Borges de Araújo

Resposta

Link directo:

RE: Gaspar Dias de Carvalho, Abade de Cantelaes

#322003 | NBA | 27 jan 2013 15:13 | Em resposta a: #322002

Cara Lúcia Cardoso,

Acrescento duas coisas:
- A ideia que Inácia, Angélica e Maria podem ser netas do casal que aponto vem do seu apelido e de os Abades de Cantelães serem familiares do mesmo casal.

- Não haverá erro no casamento de Veríssimo Vieira da Mota e da 2.ª mulher Teresa Luísa Leite? é que eu também estou a pesquisar a ascendência de um filho deles e tenho-os como casados em Anissó aos 16 de Junho de 1766. Veríssimo era viúvo de Maria Vieira, da Levandeira de Baixo, freg.ª de Soutelo. E posso acrescentar o seguinte:

Verissimo Vieira da Mota, nat. do lugar do Ribeiro, freg.ª de Soutelo, era filho de Custódio Vieira e de sua mulher Maria da Mota, moradores no lugar do Ribeiro, em Soutelo; neto pat. de Paulo Vieira, nat. da Leiradela, freg.ª de Travassos, e de sua mulher Senhorinha Francisca, nat. de Soutelo; neto mat. de João Fernandes, nat. de Soutelo, e de Domingas da Mota, nat. do lugar de Postemeão, freg. de Tabuaças.

Teresa Luísa Leite, nat. do lugar do Terreiro, freg.ª de Santa Maria da Esperança de Anissó, era filha Domingos Vieira, e de sua mulher Josefa Leite, moradores no lugar do Terreiro, freg.ª de Anissó; neta pat. de João Vieira, nat. do lugar de Terra feita, freg.ª de Eira Vedra, e de sua mulher Mariana Antunes, nat. do Outeiro, da mesma freg.ª; neta mat. de Diogo Francisco Fens (e não 'Tens' como consta na base do Geneall), Tabelião no concelho de Vieira, e de sua mulher Maria Leite, nat. de Eira Vedra; bisneta mat. de António Francisco Fens, Tabelião no concelho de Vieira (tanto ele como o filho também referidos com Escrivães proprietários do referido ofício), e de sua mulher Maria Francisca, moradores no lugar de Terra feita, freg.ª de Eira Vedra; e de Francisco Antunes, o Novo (filho de Francisco Antunes), e de sua 2.ª mulher Isabel Leite. De interesse particular o facto da avó materna ser irmã de António Leite, Familiar de Santo Ofício. Estando longe de Lisboa ainda não tive a oportunidade de consultar o seu processo. Se o fizer agradeço qualquer informação que ele possa conter. Deste lado tenho datas e locais de casamentos, etc. Se tiver interesse posso colocar aqui.
Cumprimentos,

Nuno BA

Resposta

Link directo:

RE: Gaspar Dias de Carvalho, Abade de Cantelaes

#322004 | lacardoso | 27 jan 2013 15:31 | Em resposta a: #322003

Caro Nuno Borges de Araújo

Realmente enviei errada a data de casamento de Veríssimo da Mota:
Nasceu em Soutelo a 20.01.1727 (imagem 248 no familysearch) e casa em Anissó a 16.06.1766 (imagem 88), viúvo de Mª Vieira com Teresa Luísa Vieira Leite.

Se me permite, perguntar:
o "Fens", que também já tinha encontrado nos registos, não é abreviatura de Fernandes?

Encontrei vários Veríssimos da Mota nos registos e às vezes fiquei confusa.

Das 3 senhoras Araújo já tinha procurado os casamento em Cantelães e não encontrei, irei ver se terão nascido por lá.

Vou ver tudo com mais atenção e darei notícias.

Obrigada pela ajuda.
Com os meus cumprimentos
Lúcia Cardoso

Resposta

Link directo:

RE: Gaspar Dias de Carvalho, Abade de Cantelaes

#322008 | NBA | 27 jan 2013 16:25 | Em resposta a: #322004

Eu coloquei essa questão relativamente ao Fens (ou Fenz), até porque aparece com um til em cima, mas não consegui esclarecer a dúvida. Até agora nunca tinha ouvido falar deste apelido... A abreviatura conhecida de Fernandes, como sabe, é Fz com o til. Sendo abreviatura, seria de esperar que em alguns casos aparecesse por extenso, mas não o encontrei nessa forma em nenhum registo, e vi até ao início dos paroquiais de Eira Vedra, onde aparecem no lugar de Terra feita. Pessoa conhecedora do arquivo disse-me que era apelido, mas continuo na dúvida. Sendo Tabeliães, talvez através das Chancelarias Régias se possa saber mais alguma coisa.
Cumprimentos,
Nuno

Resposta

Link directo:

RE: Gaspar Dias de Carvalho, Abade de Cantelaes

#322009 | lacardoso | 27 jan 2013 16:32 | Em resposta a: #322004

Caro Nuno Borges de Araújo

Infelizmente não tenho tempo para me dirigir aos arquivos e vou pesquisando no que está disponível on-line e nos livros. Estou neste momento a ajudar familiares a completar a árvore deles e por isso ultimamente tenho "andado por Vieira do Minho e arredores".

Aqui segue o que, de momento, tenho de Veríssimo da Mota e Teresa Luísa Vieira leite

1. Veríssimo Vieira da Mota [filho do 2 e da 3]
Nasceu em Soutelo a 20.01.1727 (imagem 248) e casa em Anissó a 16.06.1766 (imagem 88), viúvo de Mª Vieira, com Teresa Luísa Vieira Leite

2. Custódio Vieira, casado em Soutelo a 13.06.1725 (i. 133). [filho do 4 e 5]
4. Paulo Vieira, casado em Soutelo a 20.01.1691 (i. 123), de Leiradela, São Martinho de Travassos, com:
5. Senhorinha Francisca fª de António Francisco que casa em Soutelo a 23.03.1670 (i. 41) [fº de Francisco Gonçalves, casado em Tabuaças a 26.08.1635 (i. 45), com Margarida Antunes fª de Frutuoso Antunes e Ana Gonçalves, sendo ele, Francisco Gonçalves, já viúvo de Ana Jorge com quem havia casado em 1632 (i. 44)] com Maria Francisca [fª de Frutuoso Gonçalves, de Paços e de Margarida Francisca].

3. Maria da Mota
6. João Fernandes que casa em Tabuaças a 18.07.1696 (i. 139), morador em Soutelo. Tem com a nº7 um fº Veríssimo da Mota que casa em 1742 com uma Mª Vieira e já viúvo de Esperança Vieira. Filho de João Fernandes e Isabel Gonçalves, moradores em Soutelo.
7. Domingas da Mota. Nasceu em Tabuaças a 09.03.1667 (i. 88), onde casa a 18.07.1696 (i. 139), de Portomeão, Tabuaças, fª de Lourenço da Mota que casa em Tabuaças a 17.02.1664 (i. 122) [fº de Geraldo da Mota e Isabel Fernandes fª de Diogo Fernandes casados em Tabuaças a 10.09.1634 (i. 45)] com Bazalisa Francisca Gonçalves (irmã do pai da nº5).

Da 2ª mulher:

1. Teresa Luísa Vieira Leite
2. Domingos Vieira, senhor da casa do Terreiro, Anissó. Casa em Eira vedra a 09.03.1733 (FS 351/557), com a nº3.
4. João Vieira, de Terra Feita, São Paio de Eira Vedra. Casa em Mosteiro a 23.04.1691 (19/347) coma nº5.
8. Francisco Vieira - Penso ser os que casam em Mosteiro a 05.04.1659 (FS 122/135), moradores em Terra Feita, São Paio de Eira Vedra, fº de Gaspar Francisco e Maria Vieira, moradores em Terra Feita, São Paio de Eira Vedra.
9. Maria Francisca fª de Francisco Gonçalves e Senhorinha Gonçalves, solteira, de Rio Longo, Mosteiro.
5. Mariana Antunes, do Terreiro, Anissó.
10. Tomé Antunes, moradores em Anissó.
11. Catarina André
3. Josefa Leite
6. Diogo Francisco Fernandes (?). Nasceu em Eira Vedra a 02.02.1661 (FS 146/557), padrinho Diogo da Mota, solteiro de Tabuaças. Casa em Eira vedra a 09.06.1687 (FS 252/557), moradores no Outeiro e em Terra Feita, São Paio de Eira Vedra.
12. António Francisco Fernandes (?), Tabelião em Vieira, moradores em Terra Feita, São Paio de Eira Vedra. Serão os que casam em Eira Vedra a 15.11.1654 (FS 122/557), sem nome dos pais?
13. Maria Francisca
7. Maria Leite. Nasceu em Eira Vedra a 17.07.1661 (FS 147/557), padrinho Manuel da Rocha “da Cidade de Braga e ora estante na sua quinta de Sta Mª de Pinheiro”. Meia-irmã de Manuel Antunes Vieira (abaixo).
14. Francisco Antunes. Casa em Eira Vedra a 08.08.1657 (FS 122/557), ele viúvo de Maria Vieira com a qual tem Manuel Antunes Vieira que casa em Eira Vedra em 1687 com Benta Rebelo de Bouro (i. 253).
28. Francisco Antunes
29. Senhorinha Francisca
15. Isabel Leite

A árvore já vai enorme e a maioria no distrito de Braga, provavelmente ainda trocaremos mensagens sobre outros ramos!

Com os meus melhores cumprimentos,
Lúcia Cardoso

Resposta

Link directo:

RE: Gaspar Dias de Carvalho, Abade de Cantelaes

#322011 | jpm2353 | 27 jan 2013 17:03 | Em resposta a: #322004

Cara Lúcia Cardoso,

Da última irmã das que mencionou (Maria de Araújo casada em 1702) encontra o seu casamento aqui: https://familysearch.org/pal:/MM9.3.1/TH-1-16304-17117-48?cc=1913410&wc=MMV2-SQL:n917029214, ainda não encontrei o seu assento de baptismo, pelo que não possuo informações dos seus pais.
Casou com Domingos Vieira que foi baptizado a 20/7/1676 em S. João Baptista do Mosteiro (Vieira do Minho), da Lage de Brancelhe (actual vila de Vieira da Minho), filho de António Vieira e de Serafina Vieira, casados a 7/3/1673 no Mosteiro (https://familysearch.org/pal:/MM9.3.1/TH-1-16312-81315-59?cc=1913410&wc=MMR1-WXJ:n915419567)

Não sei se já consultou o tópico "Casas do Mosteiro - Vieira do Minho", este casal Domingos Vieira e Maria de Araújo vem lá mencionado quer na Casa da Lage, quer na casa do Rio. Há outros tópicos sobre outras casas de freguesias de Vieira, pode ser que também lhe interessem, procure por Vieira do Minho que os encontrará.

Quando descobrir a ascendência dessa Maria de Araújo, agradeço que me informe, pois é minha antepassada.

Com os melhores cumprimentos,
João de Magalhães

Resposta

Link directo:

RE: Gaspar Dias de Carvalho, Abade de Cantelaes

#322013 | lacardoso | 27 jan 2013 17:36 | Em resposta a: #322011

Caro João de Magalhães

Muito obrigada por mais esta ajuda.
Se eu conseguir descobrir mais ascendentes deste ramo informa-lo-ei.
Já li os tópicos respeitantes a Vieira do Minho, pesquiso ascendentes das Casas da Lage e do Ribeiro em Vieira do Minho mas já descobri ligações a outras casas desta zona.

Com os meus melhores cumprimentos,
Lúcia Cardoso

Resposta

Link directo:

RE: Gaspar Dias de Carvalho, Abade de Cantelaes

#322014 | bjglrc | 27 jan 2013 17:48 | Em resposta a: #322008

Caro Nuno,

Felgueiras Gayo no ttº Vieira página 195 explica o aparecimento do apelido "Fens":
http://purl.pt/12151/1/hg-40115-v/hg-40115-v_item1/P451.html

Eu também descendo dessa linha, que vai dar origem aos Fonseca Leite. Tenho mais algumas informações sobre estes ramos,
Estou aos dispor,

Com os melhores cumprimentos,
Bruno Cerqueira

Resposta

Link directo:

RE: Gaspar Dias de Carvalho, Abade de Cantelaes

#322021 | NBA | 27 jan 2013 20:56 | Em resposta a: #322014

Caros colegas,

Agradeço todas as informações do maior interesse que aqui colocaram, em particular os avós de Maria da Mota, que Lúcia Cardoso aqui colocou e ainda não tinha pesquisado, bem como a informação relativa ao apelido Fens, por Bruno Cerqueira. De facto alguns registos diziam de Fens de terra feita, o que me fez pensar que seria um lugar, mas como o nome do lugar era Terra feita fiquei na dúvida. Trata-se, portanto, do nome de uma propriedade no lugar de Terra feita, que foi assumido como apelido.

Eu também estou a ver a ascendência de João Baptista Vieira Leite, Lúcia Cardoso. O casal Manuel Joaquim Fernandes Gonçalves e Teresa Maria Leite, moradores em Tabuaças, dizem-lhe alguma coisa?

Pergunto a Lúcia Cardoso qual o registo que lhe permitiu saber o nome da n.º 29, que acima mencionou?
A n.º 5 (Mariana Antunes) foi, de facto, moradora no lugar do Terreiro em Anissó, mas a informação que recolhi é que seria natural do lugar do Outeiro em Eira Vedra. Não sei se a informação lhe interessará para eventualmente recuar na sua ascendência... Sugiro-lhe que distinga quando as datas são de nascimento ou de baptismo (que é o que se regista em datas mais recuadas). É uma confusão comum aqui na base do Geneall.

Por último, parece-me que há aqui uma série de genealogias de interesse comum, em elaboração, que saem um bocado do tema específico do tópico, pelo que não sei se não seria melhor criar um outro com outro título a definir (Famílias de Vieira do Minho' por exemplo), e com remissão na primeira mensagem para este tópico.

Saudações a todos,
Nuno BA

Resposta

Link directo:

RE: Gaspar Dias de Carvalho, Abade de Cantelaes

#322025 | bjglrc | 27 jan 2013 21:52 | Em resposta a: #322021

Caro Nuno,

Concordo plenamente com a criação de um novo Tópico. Foi por mera casualidade que abri este tópico, pois o título não me dizia nada, somente quando via o tema dos Fens, dos Viera Leite, etc... é que li com mais atenção.

Aproveito desde já para perguntar se já se cruzaram com o apelido Fonseca, em Rossas.

Cumprimentos,
Bruno Cerqueira

Resposta

Link directo:

RE: Gaspar Dias de Carvalho, Abade de Cantelaes

#322030 | lacardoso | 27 jan 2013 22:13 | Em resposta a: #322021

Caros Confrades

Caro confrade Bruno Cerqueira,
obrigada pelo esclarecimento do apelido Fens.
Na árvore que ajudo a elaborar há muitos Leite mas não há, pelo menos para já, Fonseca.

Caro confrade Nuno BA,

A sua sugestão de criar outro título é ótima e alargará certamente os participantes neste tópico. Deixo-lhe esse trabalho!

Quanto às datas de batismo e nascimento vou-me esforçar novamente por as distinguir!

Os nº 28 e 29, é um dos muitos ramos que ainda tenho para averiguar mas o nome consta na base de dados do Geneall e foi daí que os retirei (tendo-os assinalados como nomes as procurar). O Francisco Antunes, o novo está em duplicado na base, uma vez casado com Mª Vieira (1ª mulher) e sem ascendência e outra com Isabel Leite (2ª mulher) e onde constam os pais dele, inclusive a data de nascimento e de óbito dele (cujos registos ainda não fui ver).

A nº 5 realmente é moradora no Terreiro, Anissó mas não tinha encontrado a naturalidade - obrigada, irei investigar.

Tenho ainda na árvore um casal:
Manuel Joaquim Gonçalves Fernandes e Teresa Maria Leite casados em Soutelo a 14.09.1823 (i. 13) [esta neta do casal Veríssimo da Mota e Teresa Luísa Vieira Leite] pais de Albina Gonçalves Leite nascida em Guilhofrei a 01 e batisada a 04.04.1843 (i. 375) e onde casou a 20.02.1868 com José Joaquim Vieira Leite. Tenho vários ascendentes deste casal caso lhe interessem.

Com os meus cumprimentos,
Lúcia Cardoso

Resposta

Link directo:

RE: Gaspar Dias de Carvalho, Abade de Cantelaes

#322031 | bjglrc | 27 jan 2013 22:14 | Em resposta a: #322025

Caros Confrades,
Só mais uma informação:
http://ttonline.dgarq.gov.pt/dserve.exe?dsqServer=calm6&dsqIni=Dserve.ini&dsqApp=Archive&dsqCmd=show.tcl&dsqDb=Catalog&dsqPos=109&dsqSearch=(((text)='antonio')AND((text)='leite')AND((text)='oficio'))
filho de Diogo Francisco Fens

Cumprimentos,
Bruno Cerqueira

Resposta

Link directo:

RE: Gaspar Dias de Carvalho, Abade de Cantelaes

#322037 | NBA | 28 jan 2013 06:44 | Em resposta a: #322031

Caro Bruno,

O elo que indica não leva a nenhum documento em particular. O único Fens que encontrei na base da TTonline foi João Baptista Fens, num documento que já data de 1808. Era a este que se referia?

Cara Lúcia,

Na árvore que estou a fazer apanho o casal Maria de Jesus Leite e Manuel António Vieira Leite, este filho de José Joaquim Vieira Leite e de Albina Gonçalves Leite, que referiu. Tenho uma parte significativa da ascendência deles vista. Talvez não fosse má ideia contactarmos extra fórum... O meu contacto é: nunoborgesdearaujo@gmail.com

Se estão de acordo, vou abrir um tópico com um título mais abrangente. Logo darei aqui notícia.
Cumprimentos,

Nuno

Resposta

Link directo:

Gaspar Dias de Carvalho, Abade de Cantelaes

#432243 | Dani Dias | 24 mar 2021 19:18 | Em resposta a: #321960

Caro Nuno,

gostaria de confirmar a informação do nome do pai e avô da Catarina Francisca (ela é a minha décima avó) seu filho Agostinho de Araujo é meu nono avô...
segundo sua informação o nome do pai dela é Francisco Fernandes Canelo (que incorrectamente aparece António numa inquirição de genere, a menos que usasse os dois nomes próprios). E Neta paterna de António Francisco Canelo e de sua mulher Catarina Gonçalves.

Agradeço toda ajuda

Danielle

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 30 abr 2024, 01:36

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen