Lista de passageiros Vapor Picardie chegado ao Porto do Rio de Janeiro em 12/Fev/1868

Este tópico está classificado nas salas: Arquivos | Brasil

Lista de passageiros Vapor Picardie chegado ao Porto do Rio de Janeiro em 12/Fev/1868

#309469 | Celani | 02 jul 2012 19:47

Saudações

No registro de batismo de meu avô, o nome de meu bisavô era João Celani. Como era italiano, o nome original devia ser Giovanni Celani.

Eu encontrei num artigo de jornal de 13/02/1868 uma nota sobre a chegada do vapor Picardie no Porto do Rio de Janeiro em 12/02/1868 em que consta o nome G. CELANI e eu gostaria de saber se este nome seria a abreviação de Giovanni.

Agradeço imensamente se alguem puder me ajudar a conseguir a lista de deste Vapor Picardie que chegou no RJ nesta data. Ele era frances, pertencia a companhia SGTM e fazia a linha Marseilles-Genova-Rio de Janeiro.

Não tenho quase nenhuma informação sobre o meu bisavô que, de acordo com relatos incertos, teve passagem pela cidade de Santo Antonio do Aventureiro em Minas Gerais (onde o meu avô foi batizado), deixou a familia e foi para Manaus de onde não se teve mais noticias.

Encontrei em jornais de 1876 a 1895 as seguintes publicações com referencias à João Celani e Giovanni Celani:
1876 - Partida do RJ para Santos de João Celani e 3 escravos.
1880 a 1883 - Notas em Jornais publicadas pela Sociedade Italiana de Beneficencia e assinadas por João Celani e Giovanni Celani como presidente da SIB, outras notas referindo-se a Giovanni Celani e à SIB.
1894 e 1895 - Diario Oficial de Manuas - Publicação de participação de João Celani em sociedade comercial (sócios Henrique Silva Rocha e Arthur Soares Braga)

Agradeço por qualquer ajuda e oreintação de pesquisa que me auxilem a desvendar este enigma.

Abraços a todos

Paulo Celani

Resposta

Link directo:

RE: Lista de passageiros Vapor Picardie chegado ao Porto do Rio de Janeiro em 12/Fev/1868

#309499 | HRC1947 | 03 jul 2012 00:28 | Em resposta a: #309469

Caro Paulo;

Segue esta indicação para vc. poder pesquisar no museu imigração, tendo em atenção que basta colocar
o apelido " CELANI " no rectângulo do SOBRENOME, e fazer "Pesquisar ", e aparecem uma série de
registos de pessoas que passaram pela Hospedaria do Imigrante.
Portanto não preencha mais nada, só o sitio de SOBRENOME-- CELANI.

Pesquisa > Registros de matrícula
Dados do livro de registro das pessoas que passaram pela Hospedaria de Imigrantes.
NOME
SOBRENOME
DATA
VAPOR
Nota Técnica
Essa documentação se encontra no Arquivo Público do Estado de São Paulo e a busca a ela pode ser realizada pelo sobrenome do imigrante. Feita a pesquisa, são dadas informações referentes à data de chegada do imigrante à hospedaria, sua idade, nacionalidade e parentesco. Apresenta ainda o número do livro e a página em que consta seu registro, a qual está disponível para ser visualizada em formato digital.

Devido às dimensões e ao estado de conservação dos Livros de Registro do Memorial do Imigrante, e a fim de garantir o manuseio seguro deste material, a digitalização foi realizada com o scanner planetário Zeutschel OK300, único no Arquivo com capacidade de capturar imagens de encadernados até o tamanho A1. Todavia, apesar de atender aos padrões de qualidade exercidos no Arquivo, o equipamento não produz imagens digitais coloridas. Dessa forma, setenta e quatro livros de Registro de Imigrantes foram digitalizados no formato TIFF com resolução de 300 DPI´s, em escala 1:1 e em tons de cinza. Dois livros não puderam ser digitalizados por estarem deteriorados, fato que impossibilita o seu manuseio.

7 Registro(os) Encontrado(os)
Nome:ENRICO Sobrenome: CELANI
Documento
Digitalizado ver mais
Idade: 39 Nacionalidade: ITALIANOS
Chegada:12/04/1893 Parentesco:
Família: 30950 Livro: 039 página 009

Nome:GIUSEPPE Sobrenome: CELANI
Documento
Digitalizado ver mais
Idade: 35 Nacionalidade: ITALIA
Chegada:21/06/1896 Parentesco: CHEFE
Família: 108000 Livro: 053 página 496

Nome:VINCENZO Sobrenome: CELANI
Documento
Digitalizado ver mais
Idade: 36 Nacionalidade: ITALIANA
Chegada:23/07/1901 Parentesco: CHEFE
Família: 36960 Livro: 068 página 286

Nome:ADRIANO Sobrenome: CELANI
Documento
Digitalizado ver mais
Idade: 44 Nacionalidade: ITALIANO
Chegada:04/12/1901 Parentesco: CHEFE
Família: 18580 Livro: 070 página 197

Nome:GIUSEPPE Sobrenome: CELANI
Documento
Digitalizado ver mais
Idade: 50 Nacionalidade: ITALIANO
Chegada:05/01/1912 Parentesco: CHEFE
Família: 51400 Livro: 084 página 110

Nome:ANTONIO Sobrenome: CELANI
Documento
Digitalizado ver mais
Idade: 19 Nacionalidade: ITALIANA
Chegada:07/07/1953 Parentesco: SÓ
Família: 44520 Livro: 171 página 064

Nome:EMIDIO Sobrenome: CELANI
Documento
Digitalizado ver mais
Idade: 24 Nacionalidade: ITALIANA
Chegada:14/09/1953 Parentesco: SÓ
Família: 48910 Livro: 171 página 084

Total 7 Registros
-----
http://www.museudaimigracao.org.br/acervodigital/livros.php

Caro Paulo; No local de colocar os dados, {nome, sobrenome , data etc. }
COLOQUE NO SOBRENOME: CELANI... não ponha mais nada, e aparecem os registos que acima lhe
indico !!

Boa Sorte
atentamente
Ana Simões

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 21 set 2024, 01:35

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen