Para Vasco Briteiros

Este tópico está classificado nas salas: Famílias

Para Vasco Briteiros

#309905 | aeiou2 | 09 jul 2012 17:59

Olá,

Há quanto tempo!

Encontrei no AHM na Cx 51 Custódio José da Gama um doc.

Requerimento a Luís Pinto de Sousa 15.1.1800

Custódio José da Gama ajudante de cirurgião do regimento de Cavalaria de Chaves, para promoção a lente de Anatomia da Aula da Praça de Chaves, vaga por falecimento de Manuel José Leitão

Julgo que ainda não lhe tinha enviado isto.

Os Cirurgiões do Exército eram formados nos regimentos e as aulas eram dadas pelos médicos militares.

Espero que esteja tudo bem consigo
Bjs

Maria

Resposta

Link directo:

RE: Para Vasco Briteiros

#309930 | vbriteiros | 10 jul 2012 00:12 | Em resposta a: #309905

Olá Maria! É verdade sim "há quanto tempo". Agora apareço menos vezes aqui porque me dedico mais ao etombo em pesquisas da Sé-Porto e Sé Braga menos pelo apelido Gama e mais pelo Brandão devido às comemorações dos 130 anos do Elevador do Bom Jesus que me deram novos elementos. Por isso não tive tempo de pesquisar os Cirurgiões do Porto antes da E.C.P. Não me esqueci do seu Libânio e quando recomeçar, após Agosto, vou à Santa Casa ver os cirurgiões e as internas porcionistas do Real Recolhimento de Nª Sª da Esperança.Nestes Recolhimentos era possível aparecer um Noivo já com papel de casamento feito por procuração e levavam a donzela sem deixar cópia do enlace havido. Ficavam sem Rasto!.
Depois tenho os dois netos muitas vezes aqui em casa e isso atrasa.
Quanto ao Custódio ,já me enviou esse requerimento e já investiguei o que aconteceu em Chaves depois da morte de Manuel José Leitão . Segundo a Revista "Aqua Flaviae de Chaves - 1991", após a morte de Leitão, aparece um jesuita formado à pressa em Coimbra e que assume a chefia do Hospital, tendo alguns alunos fugido para Espanha !! e as Aulas acabaram pouco depois. Entretanto entram os Franceses em Portugal e desconheço o que aconteceu naquele hospital de 3.9.1799(morte de Leitão) até 1808 ( engtrada dos Franceses)
Mais uma vez muito obrigado pela pesquisa que fez no AHM. A Caixa 51 ajudou muito. Não haverá uma Cx 52 que tenha o resto da história ? Tenho quase a certeza que Custódio foi um dos fugitivos e que se não o fizesse o Jesuita dava cabo dele e de qualquer outro que lhe fizesse frente. O Jesuita foi a Coimbra propositadamente para alcançar o posto de Cirurgião Chefe.
Até breve
Bjs extensivos à Matilde.
Vasco

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 07 mai 2024, 23:56

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen