Ordenações e Habilitações de Genere da Diocese de Coimbra

Este tópico está classificado nas salas: Arquivos | Regiões

Ordenações e Habilitações de Genere da Diocese de Coimbra

#309989 | lmgp | 11 jul 2012 11:43

Boa tarde,

Sabem se existe alguma publicação com listagem dos ordinandos e as suas naturalidades, relativamente aos Séc. XVII até ao Séc. XIX.

Com os melhores cumprimentos.

Luís Portela.

Resposta

Link directo:

RE: Ordenações e Habilitações de Genere da Diocese de Coimbra

#309991 | Augusto Tavares | 11 jul 2012 12:11 | Em resposta a: #309989

Caro Luís Portela,

Não, não existe nenhuma publicação.
Existem no Arquivo da Universidade de Coimbra dois ficheiros referentes aos processos de ordenação sacerdotal que vão desde o final do séc. XVI até ao início do séc. XX.

Já agora aproveito para dizer que são uma importante fonte de investigação genealógica devido às inquirições de genere.
Nalguns casos, eram transcritos os assentos de baptismo e casamento dos pais e avós dos habilitantes, pelo que conseguimos informações fidedignas logo sobre 2 ou 3 gerações.

Cordiais saudações,

Augusto

Resposta

Link directo:

RE: Ordenações e Habilitações de Genere da Diocese de Coimbra

#310018 | lmgp | 11 jul 2012 21:38 | Em resposta a: #309991

Caro Augusto Tavares,

Muito obrigado pela sua ajuda.

Era mais fácil haver algum ficheiro que pudesse ser consultado, porque não tenho certeza se os indivíduos foram ordenados na Diocese de Coimbra, na de Castelo Branco ou em Lisboa não encontrei os processos, por isso esta era uma hipótese a investigar, como resido em Lisboa vou esperar mais algum tempo até investigar esses documentos.

Sei disso porque encontrei alguns processos desses que são muito ricos, do ponto de vista genealógico, melhor que esse processos só os da inquisição, porque são muito detalhados e rigorosos.

Cordiais saudações,

Luís Portela.

Resposta

Link directo:

RE: Ordenações e Habilitações de Genere da Diocese de Coimbra

#310071 | Augusto Tavares | 12 jul 2012 16:00 | Em resposta a: #310018

Caro Luís Portela,

Se quiser, mande os nomes e data (ainda que aproximada) que posso tentar ver isso.

Cordiais saudações,

Augusto

Resposta

Link directo:

RE: Ordenações e Habilitações de Genere da Diocese de Coimbra

#310229 | lmgp | 15 jul 2012 12:19 | Em resposta a: #310071

Caro Augusto Tavares,

Se puder investigar acerca dos seguintes nomes agradecia-lhe:

- Gervásio Rebelo (Vila de Rei) Finais do Séc. XVI a inicio do Séc. XVII, filho de Gaspar Roiz Vieira e Isabel Lopes.

- Feliciano Vieira (Vila de Rei) Finais do Séc. XVI a inicio do Séc. XVII, filho de Gaspar Roiz Vieira e Beatriz Antunes."

Informação adicional é que o Pe. Gervásio Rebelo tinha 39 anos em 1610, esta informação tirei do processo da inquisição o qual não informava acerca dos avós do réu. Além disso faleceu em 1643.

- Outro nome é o Pe. João de Lemos de Vila de Rei – Inicio a meados do Séc. XVII, cujo nome consta no casamento de Esperança de Lemos em 1639 como padre que celebrou o mesmo, mas não aparece em mais nenhum casamento antes desse, nem depois. Deve ser irmão de Esperança de Lemos e filho de Mateus Antunes (Olalhas, Tomar) e Paula Roiz (Vila de Rei) residentes em Vila de Rei, Distrito de Castelo Branco - Beira Baixa.

Desde já agradeço-lhe a atenção dispensada a esta mensagem, além disso se precisar de ajuda em Lisboa (torre do tombo, ou outros) disponha.

Cordiais Saudações.

Luís Portela.

Resposta

Link directo:

RE: Ordenações e Habilitações de Genere da Diocese de Coimbra

#312744 | Augusto Tavares | 29 ago 2012 14:19 | Em resposta a: #310229

Caro Luís Portela,

Lamento informar que não existem processos para os nomes que me indicou.
Inclusivamente, no caso de Gervásio e Feliciano, também procurei em Rebelo e/ou Vieira. Sem sucesso.

Cordiais saudações,

Augusto

Resposta

Link directo:

RE: Ordenações e Habilitações de Genere da Diocese de Coimbra

#312761 | hmrb | 29 ago 2012 20:04 | Em resposta a: #312744

Boa tarde

Ao ver este tópico fiquei bastante interessada pois calculo que também deva ter antepassados lá.
Onde e de que forma está disponível o ficheiro que refere?

Melhores cumprimentos

Herminia Barata

Resposta

Link directo:

RE: Ordenações e Habilitações de Genere da Diocese de Coimbra

#312793 | Augusto Tavares | 30 ago 2012 07:40 | Em resposta a: #312761

Cara Hermínia Barata,

O ficheiro, infelizmente, só está disponível in loco, em formato antigo (fichas individuais).

Cordiais cumprimentos,

Augusto

Resposta

Link directo:

RE: Ordenações e Habilitações de Genere da Diocese de Coimbra

#312817 | jagmc | 30 ago 2012 14:38 | Em resposta a: #312793

Caro Augusto Tavares,

Desculpe o atrevimento, mas procuro hà muito tempo o local de nascimento de Manuel Aranha Figueiredo que foi Vigario Geral da Diocese de Leiria e a partir de 31 janeiro 1703 Comissário do Santo Ofício.
O pai, com o mesmo nome, era médico e natural de Rio de Moinhos, Penafiel, mas casado em Coimbra, freguesia do Salvador.

Poderá fazer o favor de verificar se existe algo nas Inquirições de Genere em Coimbra?

desde já grato,
J.Correia

Resposta

Link directo:

RE: Ordenações e Habilitações de Genere da Diocese de Coimbra

#312831 | lmgp | 30 ago 2012 19:12 | Em resposta a: #312744

Caro Augusto Tavares,

Vou tentar ver alguma documentação, sei que é difícil porque para o fim do Séc. XVI e inicio do Séc. XVII é difícil, mas vou tentar ver as ementas, gavetas e chancelarias para os nomes de "Gervásio Rebelo e Feliciano Vieira".

Assim tenho mais questões do que respostas, como por exemplo: a irmã destes dois indivíduos foi mencionada como "Dona viúva", os filhos desta senhora utilizavam o nome composto Vieira-Rebelo.

Muito obrigado pela ajuda.

Cordiais saudações,

Luís Portela.

Resposta

Link directo:

RE: Ordenações e Habilitações de Genere da Diocese de Coimbra

#315513 | Peixeira | 18 out 2012 23:01 | Em resposta a: #312793

Caro Augusto Tavares:

é possível saber se há algum processo de Teotónio Rodrigues Rocha, do concelho de Mangualde?

Muito agradecido.
C. Peixeira

Resposta

Link directo:

RE: Ordenações e Habilitações de Genere da Diocese de Coimbra

#315532 | Conde | 19 out 2012 11:52 | Em resposta a: #309991

Eu sei que no Arquivo está uma base informática com grande número destes processos já tratados. Está lá desde a década de 90 do século passado. Sei porque a vi e tenho prints tirados dela, para várias freguesias ou apelidos.

Resposta

Link directo:

RE: Ordenações e Habilitações de Genere da Diocese de Coimbra

#315535 | Samuel C O Castro | 19 out 2012 14:14 | Em resposta a: #315532

Prezado Conde,

Para o apelido Castro, se tiveres prints tirados e puder fazer a gentileza de informar, agradeço.

A indicação de algum link para acessos as IGs da Diocese de Coimbra, também será de bom proveito.

Muito obrigado. Abraço fraterno.

Samuel de Castro

Resposta

Link directo:

RE: Ordenações e Habilitações de Genere da Diocese de Coimbra

#315604 | lmgp | 20 out 2012 14:49 | Em resposta a: #315532

Caro Sr. Conde,

Nessa lista de freguesias tem as seguintes: Vila de Rei, Fundada, S. João do Peso, Amêndoa, Cardigos ?

Com os melhores cumprimentos.

Luís Portela.

Resposta

Link directo:

RE: Ordenações e Habilitações de Genere da Diocese de Coimbra

#315613 | nuno27 | 20 out 2012 18:31 | Em resposta a: #309991

Caro Augusto Tavares,

Sabe se existem processos de pessoas naturais de Tomar?

Agradeço.

Os melhores cumprimentos,

Nuno Alves

Resposta

Link directo:

RE: Ordenações e Habilitações de Genere da Diocese de Coimbra

#315797 | Conde | 22 out 2012 16:26 | Em resposta a: #315604

Eu só consultei algumas. Mas depreendo que estava bastante completa. Agora estará mais. Não sei o que aconteceu entretanto mas negaram-me a sua existência o que é falso. Tenho prints dela!

Resposta

Link directo:

RE: Ordenações e Habilitações de Genere da Diocese de Coimbra

#315801 | Conde | 22 out 2012 16:30 | Em resposta a: #315535

Só tirei por terras e são poucas. Mas até do PORTO tenho. Não tenho Castros, helás...

Resposta

Link directo:

RE: Ordenações e Habilitações de Genere da Diocese de Coimbra

#315835 | lmgp | 22 out 2012 21:21 | Em resposta a: #315797

Caro Conde,

Nesse print tem as freguesias de: Vila de Rei, Fundada, S. João do Peso, Amêndoa e Cardigos ?

Agradeço desde já a atenção dispensada a esta minha mensagem.

Com os melhores cumprimentos.

Luís Portela.

Resposta

Link directo:

Famílias de Vila de Rei (Fundada, Fernandaires e Trutas) e Cardigos, no século XVIII

#315847 | jaferro | 22 out 2012 23:14 | Em resposta a: #315835

Caro Confrade Luís Portela,

A árvore da minha defunta esposa tem diversos ascendentes de Vila de Rei, Fundada. Tem algum ramo em especial ou são várias as famílias que lhe interessam?

Na Fundada, Vila de Rei, no século XVIII, tenho dados sobre os seguintes casais:

1750/70

Manuel Francisco, do Cabeço do Poço, Fundada, cc Vitória de Oliveira, de Relva de Asna, Vila de Rei

José Rodrigues (Leitão), do Abrunheiro Grande, cc Maria Nunes, do Vilar do Ruivo

Manuel Mendes, do Vilar do Ruivo cc Maria Dias, do Monte Novo

1780/90

Joaquim Simão cc Maria Dias, da Alagoa Fundeira

José Lourenço cc Josefa Maria, Alagoa Fundeira

José Luís d'Oliveira cc Isabel Pires, do Fouto

Bernardo Nunes cc Josefa Maria, Alagoa Cimeira

Em Cardigos tenho o casal: Ana Maria, das Casas da Ribeira, Cardigos, a cc João Nunes, de Meda, Junceira, Tomar, por volta de 1790.

Em Vila de Rei tenho ainda em Fernandaires (José António Martins, de Dornes cc Joana Maria da Conceição, circa 1785) e em Trutas (Pedro Álvares (Aparício) cc Isabel Martins, circa 1730).

Como no fórum não tem aparecido muitos confrades interessados nestas paroquias aproveitei a oportunidade para o informar sobre quais as famílias e localidades que me interessam. Tenho informação sobre diversas famílias da Sertã.

Cumprimentos,

José Fernandes Rodríguez

Resposta

Link directo:

RE: Ordenações e Habilitações de Genere da Diocese de Coimbra

#315896 | Conde | 23 out 2012 13:37 | Em resposta a: #315835

Não tenho mas estão lá.

Resposta

Link directo:

RE: Famílias de Vila de Rei (Fundada, Fernandaires e Trutas) e Cardigos, no século XVIII

#315921 | lmgp | 23 out 2012 22:08 | Em resposta a: #315847

Caro Confrade José Fernandes Rodríguez,

Os meus pais são ambos do concelho de Vila de Rei, bem como os meus avós. Na minha investigação já cheguei até inícios do Séc. XVII, assim uma das Freguesias mais estudadas é da Fundada, se quiser pode-me enviar a sua árvore pode ser que tenha algo que o ajude. Aquele José Rodrigues (Leitão) do Abrunheiro, este nome Leitão não me é estranho, porque é uma das Famílias que estudo, assim como as seguintes:Vieira Rebelo, Silva, Gaspar, Oliveira, Lopes, Martins, Álvares, Nunes, Lemos, Freires, Vicente, Luís, Simão, João, Mendes, Carvalho, Jorge, Pires, Dias, Mata-Coelho, Fernandes, Antunes, Maia, Henriques, Tomás, Pereira, Cotrim, Manuel, Aparício, Rodrigues, Mateus, Delgado e Marques (Vila de Rei e Fundada).

De Cardigos estudo a Família: Delgado, Ribeiro, Nunes e Martins.

Tenho um casal das Trutas em 1714 que é o seguinte: Pedro Álvares e Isabel Martins.

Tenho também algumas Famílias da Sertã como por exemplo: Nunes (Cardiga), Simão e Ramos, assim como outras que agora não me lembro.

Cumprimentos.

Luís Portela.

Resposta

Link directo:

RE: Ordenações e Habilitações de Genere da Diocese de Coimbra

#315922 | lmgp | 23 out 2012 22:11 | Em resposta a: #315896

Caro Conde,

É pena não poder facultar-me alguns nomes dessas Freguesias.

Cumprimentos.

Luís Portela.

Resposta

Link directo:

RE: Ordenações e Habilitações de Genere da Diocese de Coimbra

#315964 | Conde | 24 out 2012 12:44 | Em resposta a: #315922

Concelho de Seia, por exemplo está todo, Porto cidade tem vários processos,até Beja!

Resposta

Link directo:

RE: Ordenações e Habilitações de Genere da Diocese de Coimbra

#315974 | lmgp | 24 out 2012 17:05 | Em resposta a: #315964

Caro Conde,

Nessa listagem não tem as Freguesias de Vila de Rei, Fundada, S. João do Peso, Cardigos e Amêndoa.

Obrigado por tudo.

Cumprimentos.

Luís Portela.

Resposta

Link directo:

RE: Ordenações e Habilitações de Genere da Diocese de Coimbra

#315975 | jaferro | 24 out 2012 17:33 | Em resposta a: #315964

Caro Confrade Conde,

Aproveitando a informação que trás ao fórum, peço-lhe para verificar se encontrou indicações sobre as habilitações de genere dos meus seguintes tios-avôs, naturais de Seia:

Padre José de Brito Sarafana, 1ª metade do século XVII, filho de João de Brito e Catarina Nunes

Padre Simão Correia, do último quartel do século XVI, filho de Melicia Correia.

Os meus melhores cumprimentos,

José Fernandes Rodríguez

Resposta

Link directo:

RE: Famílias de Vila de Rei (Fundada, Fernandaires e Trutas) e Cardigos, no século XVIII

#315976 | jaferro | 24 out 2012 17:47 | Em resposta a: #315921

Caro Confrade Luís Portela,

Os casais referidos são fins de linha, faltando-me os ascendentes.

O Casal Pedro Álvares e Isabel Martins são antepassados dos meus filhos. Como não sabia a data de casamento apontei para circa 1730, de acordo com a informação que tinha sobre o filho:

1. Pedro Álvares Aparício, das Trutas cc Joana Maria da Silva, da Rolã, Palhais, Sertã, filha de Manuel Simões e Maria Lopes, que tiveram:

2. Joana Maurícia da Nazaré, da Rolã, Palhais, que casa com António Pedro de Andrade, da Ereira, Palhais, filho de Francisco da Rosa e de Catarina Maria, que tiveram:

3. Manuel António da Silva, n. 12.12.1794, Ereira, Palhais, que cc Angelina Maria, de Vilar Ruivo, Fundada, filha de Manuel Mendes e de Maria Dias.

Cumprimentos,

José Fernandes Rodríguez

PS - Hoje, sem falta, envio-lhe o que tenho sobre o ramo que utiliza o apelido Leitão. O apelido Oliveira/Xavier de Oliveira, da Relva do Boi, Fundada, também tem um peso importante nos ascendentes do lado da minha mulher.

Resposta

Link directo:

RE: Famílias de Vila de Rei (Fundada, Fernandaires e Trutas) e Cardigos, no século XVIII

#315990 | jaferro | 24 out 2012 21:00 | Em resposta a: #315921

Caro Confrade Luís Portela,

1. José Rodrigues, do Abrunheiro Grande, Fundada, cc Maria Nunes, de Vilar Ruivo e tiveram:

2. José Rodrigues cc Maria Vitória de Oliveira, do Cabeço do Poço, Fundada, que segue.
2. Luís Nunes cc Josefa de Oliveira, irmã da anterior, do Cabeço do Poço
2. João Nunes Leitão cc Maria Luísa, Relva de Asna, VR, filha de Manuel Gaspar e Luísa Maria.

3. Esperança Vitória, n.07.07.1790, cc Manuel Luís, da Relva do Boi, Fundada, que tiveram:

4. Claudino Luís d'Oliveira Xavier, da Relva do Boi, que cc Maria Luísa, filha de José da Silva e Luísa Maria, em 26.01.1869 na Fundada.
4. Hipólito Luís Xavier d'Oliveira
4. Dionísio Luís Xavier d'Oliveira

Cumprimentos,

José Fernandes Rodríguez

Resposta

Link directo:

RE: Famílias de Vila de Rei (Fundada, Fernandaires e Trutas) e Cardigos, no século XVIII

#316018 | lmgp | 25 out 2012 10:49 | Em resposta a: #315976

Caro Confrade,

Também sou descendente desse Pedro Álvares Aparício e de Joana Maria da Silva f.ª de Manuel Simões e Maria Lopes *, neta paterna de Manuel Simões e de Maria Fernandes; neta materna de Francisco Simões e de Isabel Lopes.

* Este casal foi dispensado em terceiro grau de consanguinidade.

Em 16-09-1714 Pedro Álvares f.º de Pedro Álvares e Maria Nunes (Trutas), c.c. Isabel Martins f.ª de João Martins e de Maria Antunes (Cabecinha).

Cumprimentos.

Luís Portela.

Resposta

Link directo:

RE: Famílias de Vila de Rei (Fundada, Fernandaires e Trutas) e Cardigos, no século XVIII

#316019 | lmgp | 25 out 2012 10:55 | Em resposta a: #315990

Caro José Rodriguez,

O Casal José Rodrigues (Abrunheiro Grande) e Maria Nunes (Vilar do Ruivo) devem ter casado em 1750 ?

Cumprimentos.

Luís Portela.

Resposta

Link directo:

RE: Famílias de Vila de Rei (Fundada, Fernandaires e Trutas) e Cardigos, no século XVIII

#316035 | jaferro | 25 out 2012 17:11 | Em resposta a: #316019

Caro Confrade Luís Portela,

Muito obrigado pelos dados enviados sobre o ramo dos Álvares Aparício. Em relação ao casal referido, 1750 é também a data que tenho como referência, pois o 1º neto que tenho é de 14.01.1781 (Maria).

Cumprimentos,

José Fernandes Rodríguez

Resposta

Link directo:

RE: Famílias de Vila de Rei (Fundada, Fernandaires e Trutas) e Cardigos, no século XVIII

#316045 | lmgp | 25 out 2012 19:41 | Em resposta a: #316035

Caro Confrade José Rodriguez,

Nada. Vou tentar descobrir esse casamento ou os filhos desse casal para descobrir de onde vem o nome Leitão.

Cumprimentos.

Luís Portela.

Resposta

Link directo:

RE: Famílias de Vila de Rei (Fundada, Fernandaires e Trutas) e Cardigos, no século XVIII

#316142 | lmgp | 27 out 2012 11:03 | Em resposta a: #316035

Caro Confrade José Rodriguez,

O Nome "Leitão" será de José Rodrigues ou da sua mulher Maria Nunes ?

Com os melhores cumprimentos.

Luís Portela.

Resposta

Link directo:

RE: Famílias de Vila de Rei (Fundada, Fernandaires e Trutas) e Cardigos, no século XVIII

#316183 | jaferro | 27 out 2012 18:16 | Em resposta a: #316142

Caro Luís Portela,

Penso que será da Maria Nunes, provável filha de Manuel Leitão, do Vilar do Ruivo, e de Maria Nunes, do Fouto. Estes são pais de Francisco Leitão, do Vilar Ruivo, que casa 2ª vez com Josefa Maria, filha Domingos Gaspar, da Foz da Isna, e Maria Luís, da Fundada. Sem confirmação, daí não lhe ter enviado esta hipótese de trabalho.

Cumprimentos,

José Fernandes Rodríguez

Resposta

Link directo:

RE: Famílias de Vila de Rei (Fundada, Fernandaires e Trutas) e Cardigos, no século XVIII

#316205 | jaferro | 28 out 2012 10:46 | Em resposta a: #316142

Caro Luís Portela,

Em complemento. De acordo com os dados que tenho na minha base de dados, mas sem estarem confirmados, o casal do José Rodrigues e Maria Nunes (Leitão) tiveram ainda as seguinte filhas:

Bernardina Maria cc Manuel Nunes, de Vilar do Ruivo
Maria da Silva cc António da Silva, do Abrunheiro Grande

No sentido de aprofundarmos os ascendentes, pois não tenho tempo, por agora, para olhar de novo para os registos da Fundada ou outros de VR, refiro que nos diversos baptizados dos netos do referido casal aparecem algumas constantes como padrinhos e madrinhas:

Maria Nunes da Silva, de Vilar do Ruivo, filha de Miguel Nunes, da Vila do Ruivo. O que nos leva ao apelido Silva...
Padre Francisco Xavier da Silva. Este Padre, mesmo sendo Cura em São Miguel do Rio Torto, Abrantes, aparece em vários dos referidos registos.
A irmã deste Padre, Luísa Maria da Silva, natural do Peso, Vila de Rei, que também foi madrinha, ainda solteira, dos referidos netos, filha de Brás João, Peso, VR, e de Ana Maria (?), Relva, VR cc João de Oliveira, natural de Vale de Urra, VR, filho de José de Oliveira e de Maria Joaquina. Foram moradores na Silveira.

Cumprimentos,

José Fernandes Rodríguez

Resposta

Link directo:

RE: Famílias de Vila de Rei (Fundada, Fernandaires e Trutas) e Cardigos, no século XVIII

#316212 | lmgp | 28 out 2012 15:04 | Em resposta a: #316183

Caro José Rodriguez,

Estive a investigar e encontrei um filho desse casal pelo nome de Luís que nasceu em 16-04-1758 f.º de José Rodrigues e Maria Nunes, neto paterno de José Rodrigues (Abrunheiro) e de Maria da Silva (Boafarinha), neto materno de Miguel Nunes (Vilar do Ruivo) e de Maria Pires (Vilar do Ruivo). Tive a dúvida porque a investigação apontava para Maria Nunes, porque ela é filha de Maria Pires que casou 2ª Vez com João Dias Leitão que tiveram dispensa matrimonial em 3º e 4º grau de consanguinidade, neste assento não consegui verificar quais os pais de Maria Pires, nem encontrei o 1º casamento, no entanto alguns Bisnetos desta Maria Pires utilizavam o apelido Nunes Leitão ou Nunes da Silva.
Esse Manuel Leitão casado com Maria Nunes do Fouto é filho de João Dias Leitão e de Maria Pires avó de Maria Nunes.

Cumprimentos.

Luís Portela.

Resposta

Link directo:

RE: Famílias de Vila de Rei (Fundada, Fernandaires e Trutas) e Cardigos, no século XVIII

#316219 | jaferro | 28 out 2012 16:24 | Em resposta a: #316212

Caro Luís Portela,

Muito obrigado pelos dados que aqui deixa.

O referido Luís deve ser o Luís Nunes que cc Josefa de Oliveira.

Sendo assim, a referida Maria Nunes da Silva, filha de Miguel Nunes, da Vila do Ruivo, é irmã (ou meia irmã) da nossa Maria Nunes, justificando-se assim o ser madrinha de alguns sobrinhos-netos. Como há dispensa de 3º e 4º grau podemos assumir que os apelidos Leitão e Silva são deste lado.

No Centro de História da Família de Oeiras tenho o microfilme 1350396, com os casamentos entre 1728-1773. Se a Maria Pires casou na Fundada não deve haver problemas de encontrar o 1º casamento. O problema é se é de fora... Por azar neste microfilme - o único que existe no referido centro -, não estão os baptismos que nos interessam. - 1719-1773. Estes se encontram no microfilme 1350095.

Cumprimentos,

José Fernandes Rodríguez

Resposta

Link directo:

RE: Famílias de Vila de Rei (Fundada, Fernandaires e Trutas) e Cardigos, no século XVIII

#316220 | jaferro | 28 out 2012 16:26 | Em resposta a: #316212

(...) Digo, 1350395.

JFR

Resposta

Link directo:

RE: Famílias de Vila de Rei (Fundada, Fernandaires e Trutas) e Cardigos, no século XVIII

#316240 | lmgp | 29 out 2012 09:45 | Em resposta a: #316219

Caro José Rodriguez,

Tudo indica que o apelido Leitão deve ser de Maria Pires, porque alguns bisnetos dela são registados com esse nome pelo padre João Nunes Leitão que era do Vilar do Ruivo, provavelmente devia ser irmão ou primo destes.

Quanto ao 1º casamento de Maria Pires tentei encontrar o mesmo nos livros da Fundada e nos de Vila de Rei, mas não consegui.

Cumprimentos.

Luís Portela.

Resposta

Link directo:

RE: Ordenações e Habilitações de Genere da Diocese de Coimbra

#324705 | jamador | 05 mar 2013 09:14 | Em resposta a: #312744

Caro confrade,
Percebo pela leitura deste tópico que é conhecedor destes processos de Inquirição de Genere.
Procuro a genealogia de João da Purificação Marques Perdigão, nascido em Viana do castelo em 1779, filho de João Marques Perdigão e Catarina Rosa Marques Perdigão.
Veio a ser Bispo de Olinda no Brasil.
Tanto quanto sei formou-se e ordenou-se em Coimbra.
Caso já tenha visto o respectivo processo ou possa algum dia vir a vê-lo, ficar-lhe-ia grato se me passasse qualquer informação.

Muito obrigado
Cumprimentos
J. Rodrigues

Resposta

Link directo:

RE: Ordenações e Habilitações de Genere da Diocese de Coimbra

#324716 | Pursim | 05 mar 2013 12:31 | Em resposta a: #315975

Caro José Fenandes Rodriguez#
A informação sobre José Brito sarafana já se encontra no forum onde foi posta a pedido pelo dr Pedro França
Cumprimentos
GSantos

Resposta

Link directo:

RE: Dúvidas

#324842 | jaferro | 06 mar 2013 15:20 | Em resposta a: #324716

Caro Gabriel Santos,

Muito obrigado!

Aproveito a oportunidade para lhe colocar duas questões:

1. Tem conhecimento de algum Padre Bernardino Álvares, dado como morador em São Gião e padrinho e testemunha em Vide, no final do século XVII?

http://www.geneall.net/P/forum_msg.php?id=320021#lista

2. Famílias de apelido Medeiros nas nossas Beiras? Existem, S/N? Cristãos-novos? Tenho um antepassado, Frutuoso de Medeiros, no início do século XVII, morador em Silvares, Fundão, do qual desconheço a procedência e ascendência.

Os meus melhores cumprimentos,

José Fernandes Rodríguez

Resposta

Link directo:

RE: Dúvidas

#325339 | Pursim | 14 mar 2013 09:57 | Em resposta a: #324842

Caro José Fernandes Rodrigues

Do Pd.e Bernardo Álvares o único conhecimento que tenho é do que se falou no forrum.
Lembro-me de encontra o Medeiros de que fala em Silvares mas não tomei nota por na altura sair fora do meu âmbito de pesquiza.
No entanto o apelido Medeiros não é vulgar na Beira Baixa, pelo menos nos concelhos da Covilhã e Fundãonde não recordo outro caso, Mas não será Cristão Novo, em milhares de processos que consultei da Beira Baixa não aparecem Medeiros.
Cumprimentos
GSantos

Resposta

Link directo:

RE: Dúvidas

#325373 | jaferro | 14 mar 2013 18:24 | Em resposta a: #325339

Caro Gabriel Santos,

Muito obrigado pela sua resposta!

Os Medeiros na BB? Um mistério! :)

Tudo de bom!

Cumprimentos,

José Fernandes Rodríguez

Resposta

Link directo:

Ordenações e Habilitações de Genere da Diocese de Coimbra

#438644 | lmgp | 17 jan 2022 19:51 | Em resposta a: #312744

Caro Augusto Tavares,

Obrigado pela sua ajuda.

Cordiais Saudações.

Luís Portela.

Resposta

Link directo:

Ordenações e Habilitações de Genere da Diocese de Coimbra

#447897 | murgulho | 27 mai 2023 17:25 | Em resposta a: #315513

Tenho um familiar que tem antepassado esse Teotónio, se for o mesmo, que é de Água Levada, Espinho, Mangualde, Viseu. vou mandar-lhe mensagem.

Resposta

Link directo:

Ordenações e Habilitações de Genere da Diocese de Coimbra

#447918 | silvestre | 28 mai 2023 21:08 | Em resposta a: #447897

Boa noite,
Tenho uma prima que descende de Teotónio Rodrigues da Rocha e pede que o senhor a contacte. Misabelserodio@gmail.com
Obrigada!
Vera V. A.

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 01 mai 2024, 02:59

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen