Cabral - Arcozelo da Serra ou Castelo de Penalva

Este tópico está classificado nas salas: Famílias | Pessoas | Regiões

Cabral - Arcozelo da Serra ou Castelo de Penalva

#310244 | LProjecto | 15 jul 2012 19:57

Caros Confrades,

Agradeço qualquer informação sobre a possível origem destes "Cabral".


I – JOSÉ RODRIGUES CABRAL, nascido cerca de 1665 na Quinta dos Loios - Castelo de Penalva, ou no Arcozelo da Serra - Gouveia. Casou com Guiomar Nunes, natural de um dos ditos lugares (o assento de baptismo da neta Maria, filha de José Rodrigues Cabral, refere o avô como natural de Arcozelo e a avó como natural da Quinta dos Loios - Viseu, contrariamente ao assento de baptismo da neta Rita, filha do mesmo casal, que refere o avô como natural da Quinta dos Loios - Castelo de Penalva, e a avó natural de Arcozelo. Pelo que fica a dúvida....). Viveram no Arcozelo da Serra e por lá tiveram:

1 (II) JOSÉ NUNES RODRIGUES CABRAL, que nasceu cerca de 1690 no Arcozelo da Serra e aí casou a 20.6.1714 com Maria Rodrigues Calado, nascida no mesmo lugar por volta de 1695, filha de Manuel Dias Calado e de Luísa Pires, todos da referida freguesia.
Houve, pelo menos, os seguintes filhos:

1 (III) LEONARDA RODRIGUES CALADO, que segue.

2 (III) MARIA, baptizada no Arcozelo da Serra a 2.8.1728.

3 (III) MARIANA CABRAL, que nasceu no Arcozelo da Serra.
Teve, enquanto solteira, a seguinte filha:

1 (IV) JOANA MARIA CABRAL CALADO, que teve, também como solteira, o filho que segue:

1 (V) JOÃO CABRAL, baptizado no Arcozelo da Serra a 6.11.1773 e casou a 1.5.1793 com Isabel de Figueiredo, nascida a 1.4.1776, filha de Manuel de Figueiredo e de Bernarda Caramelo Tavares, neta paterna de João Tavares e de Maria de Figueiredo, que foram moradores no lugar de Guimarães – Chãs de Tavares, neta materna de João Simões Guimarães, e de Luísa Caramelo, natural de São Paio – Gouveia. Estes últimos casaram em São Paio a 1.11.1722.

4 (III) RITA, baptizada a 3.1.1740 no Arcozelo da Serra.

5 (III) LEANDRO CABRAL, baptizado no Arcozelo da Serra a 10.1.1743.

III - LEONARDA RODRIGUES CALADO, que terá nascido por volta de 1725 e foi casada com José Moreira, natural do lugar da Guarda, freguesia de São salvador da Moreira, concelho da Maia, filho de António Álvares Moreira e de Francisca Luísa, ambos do referido lugar.
Deles houve:

1 (IV) MARIA CALADO, que segue.

2 (IV) ANA MOREIRA, baptizada no Arcozelo da Serra a 26.11.1752.
Teve, solteira, o seguinte filho:

1 (V) MARIA, baptizada no Arcozelo da Serra a 28.10.1781.

3 (IV) JOSÉ, que foi baptizado no Arcozelo da Serra a 25.8.1756.

IV - MARIA CALADO, que foi casada com José Lopes Gidro, baptizado no Arcozelo a 16.5.1742, filho de Manuel Lopes Gidro, baptizado na mesma paróquia a 24.2.1707, e de Domingas Mendes Gonçalves, natural de Cativelos, neto paterno de Manuel Lopes e de Gidra Lopes ou Rodrigues, ele natural do lugar de Novelans – da antiga freguesia de Vila Nova do Casal que na actualidade dá pelo nome de Vila Nova de Tazem, e ela do Arcozelo, neto materno de Sebastião Mendes e de Ana Mendes, ambos de Cativelos.
Tiveram, pelo menos, as seguintes filhas:

1 (V) MARIA GIDRA CALADO, que segue.

2 (V) BÁRBARA, que nasceu no Arcozelo da Serra a 6.3.1792 e aí se baptizou a 11.3.1792

V - MARIA GIDRA CALADO, que nasceu no Arcozelo da Serra a 8.3.1790 e foi baptizada na respectiva paróquia a 14.3.1790. Foram seus padrinhos de baptismo Manuel Rodrigues Calado e D. Maria, naturais de Rio Torto - Gouveia.


Cumprimentos,
Luís Projecto Calhau

Resposta

Link directo:

RE: Cabral - Arcozelo da Serra ou Castelo de Penalva

#311201 | Vimpério | 02 ago 2012 01:51 | Em resposta a: #310244

Caro Luís

Penso já ter deparado com essa Guiomar Nunes ao pesquisar os registos de Castelo de Penalva. Vou revê-los e digo.

Esse lugar de Loios não seria Laias, que seria uma grafia arcaica para Lages assim como Laigeas, Lajias e outras?

Cumprimentos,

Marcos.

Resposta

Link directo:

RE: Cabral - Arcozelo da Serra ou Castelo de Penalva

#311206 | Vimpério | 02 ago 2012 04:28 | Em resposta a: #310244

Caro Luís

Sim, de facto há um casamento de um José Rodrigues, de Arcozelo, com Guiomar Nunes da Quinta das Lages em 10/01/1695. Está em Castelo de Penalva.

O registo anterior, de 29/11/1694, refere-se ao casamento de Eufemia Cabral, uma sua irmã (de Guiomar).

Por falta de tempo, deixo a transcrição para amanhã.

Cumprimentos,

Marcos.

Resposta

Link directo:

RE: Cabral - Arcozelo da Serra ou Castelo de Penalva

#311210 | LProjecto | 02 ago 2012 08:26 | Em resposta a: #311206

Caro Marcos,

Fico-lhe bastante grato pela partilha destes elementos, pois tão depressa não contava ter acesso a eles. Muito obrigado.

Pode, de facto, tratar-se de Quinta das Lajes, pois a forma desvanecida do assento deixou-me algumas dúvidas.

Foi também uma agradável surpresa a localização do assento de uma irmã da Guiomar, tanto mais com o apelido Cabral, que poderá representar mais uma pista para podermos avançar nesta linha.

Fico, deste modo, a aguardar mais alguns elementos que eventualmente venha a conseguir sobre este ramo e que possa generosamente partilhar.

Um abraço,
Luís

Resposta

Link directo:

RE: Cabral - Arcozelo da Serra ou Castelo de Penalva

#311256 | Vimpério | 02 ago 2012 22:32 | Em resposta a: #311210

Caro Luís
Segue transcrição:
Lv Mtrs Castelo de Penalva, frgª de São Pedro.
"Aos des dias do mes de janeiro da era de mil e seiscentos e noventa e sinco annos se receberam em minha presença josephe roiz [ja veuvo] filho de Mathias roiz e de [maria] [domingos] moradores no lugar de arcusello con guiomar nunes da quinta das Laijas e filha de Domingos [tristam] [e] [ ] [ ] testªs que presentes [ ] m.el dias e o p.e rodrigo dalmeida todos da mesma quinta con [outras] muitas mais pessoas [e isto] precedento as [admoestaçõis] na forma do Concilio e Constituiçam do Bispado e por ser verdade [ ] este termo por mim asinado era ut supra
o p.e Cura M.el monteyro "

COMENTÁRIOS:
1-O que está entre colchetes é sempre algo ilegível ou de que não tenho certeza. Nesse sentido, o "ja veuvo" que está na segunda linha, é o que mais suscitou dúvida.
2- A grafia deste padre é particularmente difícil de decifrar até pela falta de padrão, como poderemos ver no registo imediatamente anterior que transcreverei a seguir e que tem pouco mais de um mês de antecedência.

Resposta

Link directo:

RE: Cabral - Arcozelo da Serra ou Castelo de Penalva

#311258 | Vimpério | 02 ago 2012 23:12 | Em resposta a: #311210

Caro Luís
Segue o outro registo que aludi.
Do mesmo Livro.
"Aos vinte e nove dias de novembro da era de mil e seiscentos e noventa e coatro annos se receberam em minha presença m.el mendes filho de [luis] mendes e de sua molher Lusia gorge da q.ta da [regada] con eufemia Cabral filha de D.os tristam e de sua molher guiomar nunes moradores que foram na quinta das Laijas e ja defuntos e [isto] precedendo as denunciaçõis na forma do Concilio e Constituiçam do Bispado test.as que presentes estavam joam da [Baranches] de pousadas e m.el de pina da quinta das Laijas e mais outras pessoas e por verdade fis este termo que asinei era ut supra
O p.e Cura M.el monteyro "

COMENTÁRIOS:
1- Neste registo o mesmo padre refere-se a Domingos Tristão e sua mulher como já falecidos. No seguinte não o faz talvez por não achar necessário apenas um mês depois e na mesma página do livro.
2- Como o nome da mulher de Domingos Tristão está ilegível do registo de janeiro de 1695, poderíamos cogitar de tratar-se de um homônimo, até pela falta de alusão ao seu falecimento, ou mesmo de a contraente ser uma filha dele de outro casamento. Quanto a ser outro Domingos, um filho talvez, acho pouco provável. Quanto a ser filha de outra mulher, não acho de todo desprezível a hipótese mas aí teria que mencionar que um está falecido e a outra não ou a outra também. O mais plausível é que sejam exatamente os mesmos. Mas isso terei claro a qualquer momento pois tenho visto amiúde esses registos por conta dos meus Pinas que são de Vila Cova do Covelo mas têm origem em Castelo de Penalva, exatamente nas Lages. Por ter visto muito esses livros ultimamente, mormente os registos onde vão anotados à margem os lugares de Lages (nas suas diversas grafias), Casal das Donas (onde encontro Gouveias e Costas antepassados meus), Quintãs, Codornelas e Quinta da Lombra (lugar de Cabrais e Gouveias também) é que logo que vi o nome de Guiomar Nunes na sua mensagem o mesmo soou familiar e daí a presteza na resposta.
Um abraço,
Marcos.

Resposta

Link directo:

RE: Cabral - Arcozelo da Serra ou Castelo de Penalva

#311266 | LProjecto | 03 ago 2012 09:45 | Em resposta a: #311258

Caro Marcos,

Permita-me, em primeiro lugar, que expresse a minha sincera gratidão pela sua nobre atitude de partilha e de ajuda. Reconheço, humildemente, que sem a sua oportuna ajuda não seria fácil o acesso a esses registos.

Os elementos que disponibilizou permitiram avançar uma geração naquela linha e, não menos importante, suscitaram novas pistas para poder prosseguir.

Agradeço igualmente os comentários complementares, que se revelaram bastante importantes para compreender e contextualizar a transcrição.

Pela filiação apresentada de José Rodrigues Cabral, presumo que o mesmo fosse irmão de António Domingues, pois também este é filho de Matias Rodrigues e de Maria Domingues e parece existir coerência cronológica. Este António Domingues casou com Isabel Dias, filha de Manuel Dias Calado e de Isabel Rodrigues, todos de Arcozelo, e teve pelo menos 6 filhos nascidos em Arcozelo, dois deles que se ligaram novamente a Cabrais, possivelmente com parentesco entre eles, embora os registos não façam referência a qualquer tipo de dispensa.

É pena que o casamento de José Rodrigues Cabral e Guiomar Nunes não seja esclarecedor em relação a qual das partes, de um e de outro (considerando que também a Guiomar terá ascendência Cabral), lhes advém o apelido Cabral. Pode ser que nas suas investigações tropece em mais alguma pista que permita esclarecer este facto…

Se não estou em erro, os registos de Castelo de Penalva retrocedem só até 1645… mas, ainda assim, poderá ser o suficiente para se apanhar mais alguma migalha que permita estabelecer algum parentesco e avançar mais uma geraçãozita, em última instância através dos óbitos. Não é bom prenúncio saber que os pais de Guiomar Nunes já eram falecidos em 1694… ou faleceram novos ou as filhas casaram já velhas… mas logo as duas!? Inclino-me mais para a primeira hipótese, sobretudo porque nenhum registo as refere como viúvas e, como tal, de mais idade.

Tenho para mim como absolutamente aceitável que a Guiomar Nunes fosse irmã inteira da Eufémia Cabral, tanto mais que os dois registos surgem com pouca diferença temporal, além de que o nome da mãe é revelado no assento de casamento de Eufémia precisamente como Guiomar Nunes, ou seja, o nome que transmitiu à outra filha. O facto de num assento não se fazer referência ao óbito dos progenitores não me parece essencial para poder deduzir que se tratariam de homónimos, sobretudo porque, tal como o Marcos muito bem alvitrou, tal referência já havia sido feita no primeiro registo e, quem sabe, em mais algum anterior.

Quanto ao José Rodrigues (Cabral) poderia, na verdade, já ser viúvo quando casou com Guiomar Nunes. Embora, se o fosse, não o seria certamente há muito tempo, pois a ser (como me palpita) irmão de António Domingues e, portanto, da mesma geração, não deveria ter nascido em data anterior a 1670. António Domingues teve filhos nascidos entre 1709 e 1724, a não ser que os tivesse já com idade avançada. Naturalmente que se tratam meramente de algumas ilações minhas e nada mais que isso…

Curiosamente, e a propósito de Eufémia Cabral e das Lages, tinha anotado nos meus apontamentos o baptismo em Arcozelo, a 22.3.1737, de um Manuel, filho de Francisco de Almeida, natural das Lages (S. Pedro) – Castelo de Penalva, e de Maria Rodrigues, natural de Arcozelo, neto paterno de Tomé Gonçalves e de Eufémia Cabral, naturais do mesmo lugar das Lages, neto materno de Manuel Ferreira e de Maria Rodrigues, ambos de Arcozelo. Seria a mesma Eufémia Cabral, de um outro seu matrimónio, ou eventualmente uma outra?

Não há dúvida que os Cabrais proliferaram pela zona de Castelo de Penalva, alguns deles encontram-se documentados inclusivamente em datas anteriores aos paroquiais. Estou absolutamente convencido que todos os que enxamearam por aquela zona pertencerão a um tronco comum. Embora largamente explanados na excelente obra de Armando de Sacadura Falcão, muitas pontas terão ainda ficado por ligar.

O facto de serem referenciados como naturais da Quinta das Lages já representa uma boa pista para podermos deduzir algum parentesco ou, pelo menos, alguma relação com os mais remotos que surgem referenciados como naturais ou moradores na dita quinta. Eventualmente estarão relacionados também com os seus “Pinas”.

Sem querer abusar da sua gentileza, ficarei grato pela partilha de outros elementos que no futuro venha a relacionar com esta gente.

Reitero a minha sincera gratidão.

Um abraço,
Luís

Resposta

Link directo:

RE: Cabral - Arcozelo da Serra ou Castelo de Penalva

#311301 | Vimpério | 04 ago 2012 01:07 | Em resposta a: #311266

Caro Luís,

Não há o que agradecer.

Sim, de facto, os registos que encontro disponíveis nesta Freguesia de São Pedro do Castelo de Penalva começam em 1645 para os óbitos, 1646 para os matrimônios e apenas 1743 para os baptismos, sem descartar possíveis lacunas.

Também acho que mais informações aparecerão naturalmente a partir duma leitura apurada dos outros registos, incluindo a parte de padrinhos e testemunhas que, nalguns casos, são ricas em detalhes.

E, por falar nisso, segue a transcrição do segundo casamento de Eufemia Cabral. Antes que o Luís mencionasse o facto na última mensagem, por coincidência já tinha passado por ele ontem e anotado para voltar a ver hoje.

Segue transcrição:

"Aos dezoito dias do mes de Julho de mil e septe Centos e hum annos se receberam nesta Ig.ja de São Pedro do Castello em minha presença e dos testemunhos [Ant.o] Dias das Laigeas e M.el Domingues de Arcoselo e m.tas pessoas da fregª Thome Gls do lugar de Germil filho de Ant.o [Bras] e de Sua m.er Maria Gls ia defunta Com Eufemia Cabral do lugar das laigeas desta fregª filha de D.os Tristam e de sua m.er Guiomar Nunes ia defuntos foi [ ] casada Com M.el Mendes fº de luis mendes e de Sua m.er Lusia Jorge da Regada E se receberam não avendo Impedimento algum E precedendo as denunciações na forma [ ] [ ] [Concilio] [de] [que] fis este termo q asiney dia ut supra
fran.co Correa "

Segue, agora, registo do falecimento de Guiomar Nunes:

"Aos tres dias de janeiro de mil e seiscentos e outenta e tres annos, faleceu da vida presente Giomar Nunes moradora que foi nas Lagias desta fregesia está sepultada dentro na igr.a seo marido D.os Tristam dara comta, fes testam.to in scriptis. E por verdade fis este termo oie dia mes e anno ut supra
O p.e Francisco [ ] Tavares "

Se o Luís dispuser de tempo, veja o tópico "Família Pina", recentemente acrescentado.

Em tempo: as mensagens assinadas por mlpgc são também minhas. É uma inscrição antiga.

Um abraço,
Marcos.

Resposta

Link directo:

RE: Cabral - Arcozelo da Serra ou Castelo de Penalva

#311303 | Vimpério | 04 ago 2012 02:03 | Em resposta a: #311266

Caro Luís

Vou trazendo outros de forma mais sucinta, sem transcrição.

Aos 10/01/1674 faleceu, em Castelo de Penalva, João fº de Domingos Tristão e de sua mulher Guiomar Nunes.

Cpmts,

Marcos.

Resposta

Link directo:

RE: Cabral - Arcozelo da Serra ou Castelo de Penalva

#311559 | LProjecto | 08 ago 2012 21:14 | Em resposta a: #311303

Caro Marcos,

Quero agradecer-lhe os novos elementos que, gentilmente, fez o favor de partilhar. Só agora o faço porque estive ausente, sem acesso à Internet, numa deslocação em passeio que fiz à região Norte.

Aproveitei a ocasião para, numas escassas 2 horas, visitar o ADViseu, onde tive oportunidade de consultar os livros mais antigos de Castelo de Penalva, com o objectivo de fazer o levantamento de alguns registos que pudessem, eventualmente, estar relacionados com aquela gente que nos tem ocupado. Procurei encontrar mais alguma pista que ajudasse, de alguma forma, a compreender a ligação dos Nunes, Cabrais e Pinas à Quinta das Lajes.

Fui anotando… embora, lamentavelmente, a escassez de tempo não me permitisse uma busca minuciosa e com método mais apurado. Fui com a ideia de que não existiam livros de baptismos do séc. XVII, mas afinal existem, podem é não estar digitalizados. Não foi fácil a concentração, pois existiram alguns factores extrínsecos à minha vontade que a tal induziram. A sala de leitura revelou-se, pelas suas dimensões, absolutamente obsoleta. Já tinha chegado a essa conclusão na minha primeira deslocação ao Arquivo, vai para uns 5 anos… mas agora confirmei… os funcionários, com o seu elevado profissionalismo, fazem “das tripas coração”. Enfim… é triste constatar os efeitos do fraco investimento na modernização dos serviços, sobretudo em época de crise…! Valha-nos a publicação online dos registos que, finalmente, parecem agora avançar.

Seguem, então, alguns elementos, avulso, que fui registando. Pode ser que venham a ser úteis também a algum dos confrades que investigam a região de Castelo de Penalva. Certamente que muitos deles já serão do seu conhecimento.

19-11-1672 – b. Domingas – filha de Ambrósio Rodrigues e Maria de Almeida. P.P. Domingos Tristão e sua mulher, das Lajes.

3-04-1672 - b. Domingos – filho de António João e de Eufémia Antunes

14-09-1670 – b. Eufémia – filha de Francisco Nunes e de Isabel Antunes, de Souto de Vide

9-2-1667 – b. Inácio – filho de António João e de Eufémia Nunes, moradores em Sandiães.

19-1-1666 – b. João – filho de João de Sousa e de Margarida Simões, moradores na Quinta das Lajes. P.P. Manuel Rodrigues, de Arcozelo, e Guiomar Nunes, da Quinta das Lajes.

28-10-1664 – b. Isabel – filho de João de Abrantes e de Isabel Francisca. P.P. João de Abrantes e sua mulher Maria do Amaral, todos moradores em Pousadas.

18-9-1664 – b. João – filho de João de Sousa e de Margarida Simões, moradores na Quinta das Lajes. P.P. Pe. Francisco Martins e Maria de Sousa, digo, de Pina, moradores na Quinta das Lajes.

13-1-1664 – b. Belchior – filho de António da Costa, morador no Souto de Vide, e de Catarina Fernandes. P.P. Manuel da Costa, morador em Real, e Catarina Nunes, moradora na Quinta das Lajes.

16-04-1656 – b. Manuel – filho de António Nunes e de Maria de Albuquerque. P.P. Manuel Cardoso e Bartolomeu do Amaral, moradores em Pousadas.

3-2-1654 – b. Manuel – filho de António de Pina e de Catarina Antunes. P.P. Manuel da Barca e sua filha Catarina (Tristã ou Eufémia ?!), moradores nas Quintãs.

3-2-1654 – b. António – filho de Francisco Nunes e de Maria de Pina, moradores nas Quintãs.

10-7-1652 – b. Manuel – filho de João de Abrantes e de Maria do Amaral

4-9-1650 – b. João – filho de António Nunes e Maria Francisca. P.P. Sebastião de Almeida e sua mulher, Beatriz Nunes, todos de Peiges.

29-12-1647 – b. Francisca – filha de António Nunes e de (não se refere), moradores nas Lajes. P.P. João de Sousa e sua mulher Isabel de Sousa, moradores no mesmo lugar.

8-8-1647 – b. Rodrigo – filho de Francisco de Almeida e de Maria de Pina, moradores nas Lajes. P.P. João de Albuquerque, morador em (sic) e Isabel de Sousa, moradora nas Lajes.

3-2-1647 – b. Catarina – filha de Sebastião de Almeida e de sua mulher, moradores em Freiras. P.P. Manuel Seco, das Quintãs, e Maria de Pina, moradores nas Lajes.

12-5-1646 – cas. Francisco de Almeida e Maria de Pina, moradores nas Lajes. Test. Manuel da Barca, João de Albuquerque e Manuel Seco.

15-8-1647 – cas. Manuel de Aguiar e Leonarda de Almeida, das Lajes.

8-6-1648 – Francisco Nunes e Maria de Pina, moradores nas Quintãs.

10-12-1648 – cas. Manuel Nunes e Eufémia da Fonseca, moradores nas Quintãs. Test. Amador Nunes, Francisco de Almeida e João de Sousa, moradores nas Lajes.

15-2-1649 – cas. Manuel Fernandes e Maria Nunes, moradores nas Lajes. Test. (…) de Sousa e Amador Nunes, do mesmo lugar.

21-5-1652 – cas. Domingos Tristão de Abreu, de Chãs, e Páscoa Nunes, filha de Páscoa Nunes, das Lajes. Test. Manuel da Barca, António Rodrigues, João de Sousa e Francisco de Almeida.

15-4-1663 – b. Manuel – filho de Manuel Nunes e de Eufémia da Fonseca, moradores nas Quintãs. P.P. Manuel da Barca e sua irmã Natália de Osório, moradores nas Lajes.

12-12-1661 – b. Bárbara – filha de Manuel da Barca e de Ana do Amaral, moça solteira, moradores nas Pousadas. P.P. Luís de Loureiro de Albuquerque e José de Lemos, moradores em Viseu.

24-5-1661 – b. Catarina – filha de António Nunes e de Catarina de Albuquerque, moradores nas Pousadas. P.P. Lourenço Cabral, de Sandiães, e Branca Fernandes, das pousadas.

24-10-1660 – b. Maria – filha de Francisco Nunes e de Maria de Pina, moradores nas Quintãs. P.P. Pe. António de Matos e Francisca de Matos.

10-1-1660 – b. Francisco – filho de António de Carvalho e de Úrsula de Pina. P.P. António Fernandes e Ana Gomes.

?-3-1656 – b. João – filho de António de Carvalho e de Úrsula de Pina. P.P. António João e sua mulher Maria Fernandes, moradores na aldeia de Souto de Vide.

13-3-1656 – b. ? – filho(a) de António João e de Maria Nunes, moradores em Vila Mendo. P.P. Maria Dias.

1-1-1656 – b. António – filho de António Nunes e de Catarina Nunes. P.P. Francisco Nunes e Catarina, filha de Domingos Fernandes, todos de Souto de Vide.

1-10-1655- b. Domingos – filho de Francisco Martins e de Domingas Nunes, de Souto de Vide.

8-3-1655 – b. João – filho de Francisco Nunes e de Maria de Pina, das Quintãs. P.P. (…) e Isabel, filha de Manuel Seco, das Quintãs.

21-6-1654 – b. Antónia - filha de Francisco Nunes e de Maria de Pina, das Quintãs.

24-10-1654 – b. Maria – filha de Maria da Costa e de pai incógnito. P.P. Manuel Gomes e Úrsula de Pina, de Souto de Vide.

24-5-1654 – b. Ana – filha de Domingos Nunes e de Eufémia (…), moradores nas Casas. P.P. João Soares, dos Fracos, e Mécia Domingues, da Corvaceira.

Encontrei, ainda, vários assentos relacionados com o casal Domingos Tristão (ao que parece também Abreu) e Guiomar Nunes, que não apresentei conjuntamente com os anteriores pelo facto de já os ter contemplado na breve reconstituição genealógica que segue.

Ainda terei que analisar, com mais pormenor, todos os elementos à procura de elos que permitam teorizar um enquadramento mais substancial.

À partida é já possível inferir de quais as “famílias” que moraram ou estavam, de alguma forma, ligadas à “nossa” Quinta das Lajes: Nunes, Pinas, Cabrais, Albuquerques, Sousas, Osórios, Almeidas, Fernandes, Aguiares

Tentei consultar outras fontes à procura de mais algumas pistas que relacionem essa gente, mas a tarefa não se assume, pelo menos para já, muito fácil.

Curiosamente o Amador Nunes, que se refere também como um dos moradores na Quinta das Lajes, que deduzo seja este:

http://www.geneall.net/P/per_page.php?id=619789

é referido na obra “Raízes da Beira”, do saudoso Eduardo Osório, como tendo parte de xn.
“…BELCHIOR RODRIGUES DA COSTA, filho de Belchior Pacheco da Costa e de sua mulher Beatriz Nunes (nº 4 do § 1), n. de Linhares ou de Videmonte, casou com SABINA CARDOSO, n. de Pousadas, concelho de Penalva, filha de Amador Nunes Monteiro e de sua mulher Maria Cardoso, daí naturais, neta paterna de Francisco Amador Nunes, n. de Penalva, e de Branca de Matos. Aquele Amador Nunes era considerado cristão-novo, o que veio a contribuir para a reprovação de Jacinto Homem Botelho Corte-Real, seu descendente, na sua habilitação a familiar do Santo Ofício. Belchior Rodrigues e sua mulher viveram em Linhares, pessoas ricas e nobres e das principais desta vila,…”

Haveria alguma ligação desse “Nunes” aos outros das Lages?

Manuel da Barca, será este?

http://www.geneall.net/P/per_page.php?id=139823

Peço-lhe a compreensão para o facto de a resenha que segue se apresentar desalinhada mas, ainda assim, espero que se apresente minimamente perceptível, caso contrário, e se me quiser facultar o seu e-mail, terei todo o gosto em fazê-la chegar no formato original.
________

I – (…) CABRAL, nascido cerca de 1630, possivelmente na região de Castelo de Penalva, casou com Páscoa Nunes e terão vivido na Quinta das Lajes, em Castelo de Penalva.
Tiveram, ao que parece, pelo menos, as seguintes filhas:

1 (II) PÁSCOA NUNES, natural da referida Quinta das Lajes, casou a 21.5.1652 em Castelo de Penalva, com Domingos Tristão de Abreu, cuja naturalidade se refere “Chãs, freguesia anexa a esta”, que julgamos ser Chãs de Tavares.
Guiomar terá falecido cerca de 6 anos depois do seu casamento com Domingos. Foram testemunhas do seu casamento Manuel da Barca, António Rodrigues, João de Sousa e Francisco de Almeida.
Deles houve, pelo menos, uma filha:

1 (III) MARIA, que nasceu na Quinta das Lajes e foi baptizada em Castelo de Penalva a 13.5.1654, sendo padrinhos Jorge Fernandes, da Quinta da Canharda em Fornos de Algodres, e o licenciado Leitão, de Nabainhos.

2 (II) GUIOMAR NUNES, natural da Quinta das Lajes, que casou com o seu suposto cunhado Domingos Tristão de Abreu, provavelmente entre 1654 e 1659. Guiomar faleceu com testamento a 3.1.1683 na freguesia de Castelo de Penalva. Foi sepultada dentro da respectiva igreja.
Tiveram filhos, todos nascidos na Quinta das Lajes:

1 (III) MARIA, baptizada a 15.11.1659 em Castelo de Penalva, tendo como padrinhos João Fernandes e Maria Tristã, de Vila Mendo.

2 (III) ANA, baptizada a 20.2.1661 em Castelo de Penalva, assistindo como padrinhos Manuel da Barca, das Quintãs, e (em branco), mulher de Francisco de Almeida, das Lajes.

3 (III) ISABEL, baptizada na mesma freguesia a 6.7.1664, apadrinhada por Manuel de Albuquerque e Maria de Pina, todos da freguesia de Castelo de Penalva.

4 (III) JOÃO, baptizado a 20.11.1665 na referida freguesia pelo padre Francisco Martins, em casa, por correr perigo de vida. Veio a falecer a 10.1.1674 na mesma freguesia.

5 (III) ANTÓNIO, baptizado a 23.2.1667 em Castelo de Penalva. Assistiram como seus padrinhos de baptismo o Rev. Pe. Manuel da Barca, das Quintãs, e Maria de Pina, do lugar das Lajes.

6 (III) GUIOMAR NUNES, que segue.

7 (III) EUFÉMIA CABRAL, que casou no mesmo lugar a 29.11.1694 com Manuel Mendes, filho de Luís Mendes e de Luzia Jorge, tendo como testemunhas João de Abranches, de Pousadas, Manuel de Pina, da Quinta das Lajes, entre muitas mais pessoas.
Tiveram filhos :

1 (IV) FRANCISCO DE ALMEIDA, que casou no Arcozelo da Serra a 28.11.1733 com Maria Rodrigues, tendo sido feitas as diligências necessárias conforme o conselho tridentino constituinte daquele bispado, estando presentes como testemunhas António Lopes Capitão e António Duarte, todos moradores no Arcozelo. Maria Rodrigues encontrava-se entre os 11 filhos de Manuel Ferreira, natural de Lagarinhos, e de Maria Rodrigues, natural do Arcozelo e aí casados a 8.4.1698, sendo testemunhas o padre João Domingues, Matias Rodrigues, José Rodrigues, Fernando Rodrigues e Manuel Fernandes ou Ferreira.
Tiveram:

1 (V) MARIA, baptizada a 19-09-1734 no Arcozelo da Serra, sendo padrinhos o Prior Simão Borges de Távora e sua irmã Leonarda de Figueiredo.
2 (V) MANUEL baptizado a 22-03-1737 no Arcozelo da Serra, sendo padrinhos o Prior Simão Borges de Távora e sua irmã Leonarda de Figueiredo.


2 (IV) ANTÓNIO DE ALMEIDA, que casou com Ana de Albuquerque, filha de Manuel Cardoso e de Catarina ou Carina de Albuquerque. Viveram na Quinta das Lajes e tiveram:

1 (V) JOSÉ, nascido na Quinta das Lajes e baptizado em Castelo de Penalva a 15-02-1749.

3 (IV) JOSÉ DE ALMEIDA CABRAL, que casou com (…), viveram na Quinta das Lajes e foram pais de:

1 (V) MICAELA, nascida na Quinta das Lajes e baptizada na respectiva freguesia a 20-04-1749.


III - GUIOMAR NUNES, filha de Guiomar Nunes e de Domingos Tristão de Abreu, terá nascido cerca de 1670 na Quinta das Lajes, casou com José Rodrigues Cabral (que palpitamos como seu parente ), viúvo, natural do Arcozelo da Serra - Gouveia , filho de Matias Rodrigues e de Maria Domingues (certamente um deles de apelido “Cabral”), moradores na referida localidade. Casaram em Castelo de Penalva a 10.1.1695. Assistiram a esse casamento como testemunhas Manuel Dias e o padre Rodrigo de Almeida, ambos da referida Quinta das Lajes.

José e Guiomar viveram no Arcozelo da Serra e por lá tiveram, pelo menos, o filho que segue:

1 (IV) JOSÉ NUNES RODRIGUES CABRAL, que nasceu cerca de 1696 no Arcozelo da Serra e aí casou a 20.6.1714 com Maria Rodrigues Calado, nascida no mesmo lugar por volta de 1696, filha de Manuel Dias Calado e de Luísa Pires, todos da referida freguesia.
Houve, pelo menos, os seguintes filhos:

1 (V) LEONARDA RODRIGUES CALADO, que segue.

2 (V) MARIA, baptizada no Arcozelo da Serra a 2.8.1728.

3 (V) MARIANA CABRAL, que nasceu no Arcozelo da Serra.
Teve, enquanto solteira, a seguinte filha:

1 (VI) JOANA MARIA CABRAL CALADO, que teve, também como solteira, o filho que segue:

1 (VII) JOÃO CABRAL, baptizado no Arcozelo da Serra a 6.11.1773 e casou a 1.5.1793 com Isabel de Figueiredo, nascida a 1.4.1776, filha de Manuel de Figueiredo e de Bernarda Caramelo Tavares, neta paterna de João Tavares e de Maria de Figueiredo, que foram moradores no lugar de Guimarães – Chãs de Tavares, neta materna de João Simões Guimarães, e de Luísa Caramelo, natural de São Paio – Gouveia. Estes últimos casaram em São Paio a 1.11.1722.

4 (V) RITA, baptizada a 3.1.1740 no Arcozelo da Serra.

5 (V) LEANDRO CABRAL, baptizado no Arcozelo da Serra a 10.1.1743.

V - LEONARDA RODRIGUES CALADO, que terá nascido por volta de 1725 e foi casada com José Moreira, natural do lugar da Guarda, freguesia de São salvador da Moreira, concelho da Maia, filho de António Álvares Moreira e de Francisca Luísa, ambos do referido lugar.
Deles houve:

1 (VI) MARIA CALADO, com quem seguimos.

2 (VI) ANA MOREIRA, baptizada no Arcozelo da Serra a 26.11.1752.
Teve, solteira, o seguinte filho:

1 (VII) MARIA, baptizada no Arcozelo da Serra a 28.10.1781.

3 (VI) JOSÉ, que foi baptizado no Arcozelo da Serra a 25.8.1756.

VI - MARIA CALADO, que foi casada com José Lopes Gidro, baptizado no Arcozelo a 16.5.1742, filho de Manuel Lopes Gidro, baptizado na mesma paróquia a 24.2.1707, e de Domingas Mendes Gonçalves, natural de Cativelos, neto paterno de Manuel Lopes e de Gidra Lopes ou Rodrigues, ele natural do lugar de Novelans – da antiga freguesia de Vila Nova do Casal que na actualidade dá pelo nome de Vila Nova de Tazem, e ela do Arcozelo, neto materno de Sebastião Mendes e de Ana Mendes, ambos de Cativelos.
Tiveram, pelo menos, as seguintes filhas:

1 (VII) MARIA GIDRA CALADO, que segue.

2 (VII) BÁRBARA, que nasceu no Arcozelo da Serra a 6.3.1792 e aí se baptizou a 11.3.1792

VII - MARIA GIDRA CALADO, que nasceu no Arcozelo da Serra a 8.3.1790 e foi baptizada na respectiva paróquia a 14.3.1790. Foram seus padrinhos de baptismo Manuel Rodrigues Calado e D. Maria, naturais de Rio Torto - Gouveia.
Teve, solteira, o seguinte filho:

1 (VIII) MANUEL CALADO, que nasceu no lugar de Arcozelo a 8.6.1813 e foi baptizado a 20.6.1813, como filho de Maria Gidra e de pai incógnito. Casou com Joaquina Gomes, baptizada na mesma freguesia a 5.12.1809, filha de José Silvestre e de Ana Gomes, neta paterna de José do Amaral Silvestre e de Isabel Rodrigues Morgado, neta materna de José da Cunha e de Maria Duarte Gomes.
Houve, pelo menos, uma filha:

1 (IX) MARIA JOAQUINA CALADO, natural do Arcozelo da Serra, foi casada com Joaquim Gomes Marcelino, do mesmo lugar.
Tiveram:

1 (X) ANTÓNIO AUGUSTO MARCELINO, nascido no Arcozelo a 15.2.1868 e casou com Maria José Barbas, nascida no mesmo lugar a 2.11.1869, filha de José Marques e de Maria Augusta de Carvalho Barbas, neta paterna de António Bernardo Marques e de Maria Doroteia Cabral, neta materna de Joaquim Carvalho e de Tomásia de Almeida Barbas, todos do Arcozelo da Serra. Este casal teve descendência.

________
Julgo que estes elementos também serão do interesse do confrade Eduardo Domingues, pela facto da sua esposa também descender dessa gente da Quinta das Lages, pelo que estou certo de que contaremos com a sua preciosa ajuda para “dissecar” estas linhas.
Um abraço,
Luís Projeto Calhau

Resposta

Link directo:

RE: Cabral - Arcozelo da Serra ou Castelo de Penalva

#311578 | LProjecto | 09 ago 2012 00:03 | Em resposta a: #311303

Caro Marcos,

Reparei agora que na resenha apresentada na mensagem anterior não referi, por lapso, o 2º casamento de Eufémia Cabral, com Tomé Gonçalves, de Germil, filho de António Brás e de Maria Gonçalves, ocorrido a 18.7.1701 em Castelo de Penalva. Os filhos aos quais aludi no anterior post são deste casamento de Eufémia e não do primeiro como, erroneamente, mencionei.

Para que conste, fica a necessária rectificação.

Aproveito também para rectificar o meu “Projecto” o qual, teimosamente, o corrector automático do word tende a desvirtuar.

Um abraço,
Luís Projecto (com c) Calhau

Resposta

Link directo:

RE: Cabral - Arcozelo da Serra ou Castelo de Penalva

#312556 | Vimpério | 26 ago 2012 21:13 | Em resposta a: #311559

Caro Luís

Agradeço muitíssimo as informações que você ora compartilha. Eu não sabia da existência desses registos anteriores aos que estão on-line. Espero que possa acontecer o mesmo em relação a Vila Cova do Covelo mas, nesse caso, penso que a esperança estará só (e sempre, felizmente) na padroeira da freguesia...

Essa descrição que você fez do ADV confere com a que tenho. E olhe que já lá não vou há muito tempo. Sem dúvida que estão bem servidos quanto aos profissionais que lá atuam mas mal servidos quanto às verbas...

Realmente há aí alguns nomes dos quais eu não tinha conhecimento e que certamente irão ligar-se a outros dos meus à medida que as pesquisas avancem. Exemplo notório é o Antonio de Pina, que foi casado com Catarina Antunes.

A propósito, revendo as anotações referentes à habilitação do meu 6º avô Caetano de Pina Cabral, vi que, nas inquirições, algumas pessoas referem o avô dele (Francisco de Pina) como sendo das Quintãs. Então, há essas duas possibilidades (Lajes e Quintãs) que, de resto, acho que não colidem pois tanto uns quanto outros devem ser do mesmo tronco haja vista que não há tantos Pinas na freguesia de São Pedro do Castelo de Penalva.

Nos últimos dois dias tenho ocupado-me da leitura dos registos das Chãs e de Travanca. Creio que essas duas freguesias, de Santa Maria e do Salvador, respectivamente, nos darão muitas informações. É de se notar o grande intercurso entre Chãs e Travanca e dessas com Castelo de Penalva e também, e talvez mais ainda, com a Fresta. Essa primeira vista já possibilitou que eu localizasse o casamento desse meu 6º avô Caetano de Pina, natural dos Casais de São João da Fresta, com Leonor da Costa (Tavares), natural do Casal das Donas (Castelo de Penalva), em 1720. Também encontrei o primeiro registo do meu 9º avô, Simão de Pina, fora da habilitação do seu bisneto acima referido. Ele é padrinho de um baptismo nas Chãs em 1613 juntamente com sua filha Francisca de Matos e é dado como sendo das Quintãs.

Estou colhendo muitas informações mas ando um pouco atrapalhado. Não que eu seja propriamente um neófito nessas lides senão porque ainda não trabalho com um programa onde eu possa ter tudo mais ágil, pelo quê as informações vão todas anotadas em papel.

Quanto ao Domingos Tristão que foi casado com Páscoa Nunes, concordo com você que seja Abreu embora, por preciosismo, a princípio eu tenha anotado o "Abreu" entre colchetes pois não está tão claro para mim. Mas, tendo em vista que o Luís teve a fonte primária em mãos e eu visualizei o documento pela internet, fico com a sua percepção. Enfim, esse "Abreu" sugere que ele seja aparentado do capitão mor Lourenço de Melo (Soares) e de seu irmão Nicolau de Melo, também referido como Nicolau de Abreu, possíveis filhos de Manoel de Melo e Abreu, figuras proeminentes em Travanca e que também aparecem nas Chãs.

Quanto ao Manoel da Barca, penso que depararemos com pelo menos três ou quatro indivíduos desse nome em datas não muito distantes entre si. Apesar de já ter visto muitos registos, tenho aqui apenas duas anotações que repasso:

Casamento em 05/fev/1686 em Castelo de Penalva de MANOEL PEREIRA com MARIANA DE GOUVEA OSORIO, ele fº de MANOEL PEREIRA e de sua mulher MARIA DE ALVARENGA de freguesia que não consegui ler, ela fª de MANOEL DA BARCA e de sua mulher LUISA DE FARIA do lugar das Quintãs, tendo por testemunhas João de Albuquerque do [Pereyro] e Antonio de Lemos e [Sousa] da Quinta do Salgueiral. Celebrou o cura Domingos Lopes.

Há também um cura de nome Manoel da Barca Osorio de Faria oficiando em Vila Cova do Covelo em 1728, provável filho do casal acima citado.

Quanto ao Amador Nunes, já passei com certeza por registos envolvendo o nome dele mas não anotei. Certamente irei vê-los outra vez e, caso acrescentem algo, farei a anotação.

Deixo o meu endereço eletrónico para contacto que é o pina-gouvea@sapo.pt

Um abraço,

Marcos.

Resposta

Link directo:

RE: Cabral - Arcozelo da Serra ou Castelo de Penalva

#312561 | Vimpério | 26 ago 2012 23:17 | Em resposta a: #311578

Caro Luís

De facto não notei a supressão da letra mas, em todo caso, vale dizer que sabia como era a grafia correta do vosso nome.

Lembrei-me de perguntar algo.

O Luís mencionou a ida ao ADV e aproveito para indagar: alguma vez pesquisou a documentação notarial?

A informação que consta é que de Mangualde e Penalva do Castelo há documentos notariais a partir do final do XVII. Constam como instrumentos de pesquisa "Guia e inventário". Aparentemente os documentos em si estão disponíveis para consulta mas a busca parece ser só através desses instrumentos citados pois não parecem estar na busca digitalizada.

Um abraço,

Marcos.

Resposta

Link directo:

RE: Cabral - Arcozelo da Serra ou Castelo de Penalva

#312888 | LProjecto | 31 ago 2012 18:44 | Em resposta a: #312561

Caro Marcos,

Muito agradeço os elementos que gentilemente partilhou e que, certamente, representarão mais algumas peças do puzzle que tentamos reconstruir.

Respondendo à sua questão, nunca cheguei a consultar os notariais daquela região, precisamente pelo facto de a minha deslocação ao ADV ter sido meramente ocasional, somente por 2 vezes, pois resido a mais de 400 km de Viseu.
Em todo o caso, e se de facto existirem notariais a partir do séc. XVII, como parece, poderão os mesmos ajudar a esclarecer alguns enlaces.

Um abraço,
Luís

Resposta

Link directo:

RE: Cabral - Arcozelo da Serra ou Castelo de Penalva

#314647 | Vimpério | 01 out 2012 22:33 | Em resposta a: #312888

Caro Luís,

Não sei se terá a ver com os seus, mas como não é um apelido tão comum nessas freguesias que pesquiso, segue:

Em 10/12/1643, é baptizada Maria, "fª de Joam Tristão damaral ede sua molher Mª damaral", frgª de Quintela de Azurara, Mangualde.

Se interessar, passo a transcrição completa.

Cumprimentos,

Marcos.

Resposta

Link directo:

RE: Cabral - Arcozelo da Serra ou Castelo de Penalva

#314692 | LProjecto | 02 out 2012 21:37 | Em resposta a: #314647

Caro Marcos,

Fico-lhe bastante grato pela partilha dessa informação. Concordo consigo, também não creio que "Tristão" como apelido fosse muito vulgar naquela região e na época em questão. Embora não me seja possível, pelo menos para já, relacionar esse João Tristão d`Amaral com Domingos Tristão de Abreu, não será de esxcluir um possível parentesco, tendo em conta que seriam contemporâneos e da mesma área geográfica. Caso seja possível informar do nome dos padrinhos e as naturalidades, se essa informação constar do registo, ficar-lhe-ei muito grato.

Um abraço,
Luís

Resposta

Link directo:

RE: Cabral - Arcozelo da Serra ou Castelo de Penalva

#314703 | Vimpério | 03 out 2012 02:33 | Em resposta a: #314692

Caro Luís

Infelizmente o registo não é assim tão pródigo em informações.

Segue transcrição: (img 27/139)

"Anno [ ] 1643 aosdez dias do mes de dezembro Eu Luis de lourejro Abb.e desta Ig.ja Baptizei Mª fª de Joam Tristão damaral Ede sua molher Mª da maral forão pp fr.co damaral mºr na coinha alta E Mª dandrade filha de Mª pais

Luis de Lourejro "

Ao lado do registo, à margem, há uma anotação, que pode ter sido feita em data diferente, onde consigo ler o seguinte:
"D. Mª [do] Am.al [m.er] de Antº de Albuq.e Cabral"

A grafia não parece ser a mesma. Se houvesse a certeza de ser da mesma data, penso que poderiam tratar-se de padrinhos por procuração embora nada faça referência a isso. Mas é só um palpite. Descarto a possibilidade de ser uma correção do nome do pai pois, apesar de a mãe ser Maria do Amaral, certamente terá algumas homônimas contemporâneas. E se fosse uma correção, penso que não seria feita dessa forma.

Um abraço,

Marcos.

Resposta

Link directo:

RE: Cabral - Arcozelo da Serra ou Castelo de Penalva

#314734 | LProjecto | 03 out 2012 18:24 | Em resposta a: #314703

Caro Marcos,

Mais uma vez agradeço a sua gentileza na partilha dessa informação. Suponho, que essa Maria do Amaral, á qual respeita o registo de baptisto transcrito, seja a mesma que consta em:

http://www.geneall.net/P/per_page.php?id=182644

Agora, resta saber se os mesmos "Tristão" estariam, de alguma forma, relacionados com o tal Domingos Tristão de Abreu. Não se assume tarefa fácil, mas mantenho a esperança...

Um abraço,
Luís

Resposta

Link directo:

RE: Cabral - Arcozelo da Serra ou Castelo de Penalva

#314790 | Vimpério | 05 out 2012 00:28 | Em resposta a: #314734

Caro Luís

Nesse caso, seria uma averbação do casamento da baptizada. Sim, faz sentido.

Em uma das mensagens anteriores comentei, a propósito de ter cito citado pelo Luís, sobre um Amador Nunes pelo qual tinha passado e ao qual fatalmente voltaria.

Deve ter sido esse:

Lv de Baptizados da frgª de São João da Fresta (61):

"Aos trinta e hû dias do mes de 10.bro de 645 baptizei a Manoel fº de Dºs Nunes e de sua molher do lugar do [S. joam] forão padrinhos seu irmão Amador Nunes e sua molher do lugar do [ran]cosinho do cº de Algodres e por verdade (...)

Mel de Albuquerque "

Uma de suas mensagens anteriores menciona um Domingos Nunes que seria morador "nas Casas" que suponho ser "nos Casais", lugar de São João da Fresta. Acredito que seja esse acima. Talvez o Amador não seja o pesquisado por você mas, por não ser um nome tão corriqueiro, achei por bem repassar a informação.

Recentemente vi alguns registos do apelido Tristão, salvo engano, na Abrunhosa. Estão inclusive nas confirmações, denotando que são lá residentes. Voltarei inelutavelmente a eles e repassarei.

Um abraço,

Marcos.

Resposta

Link directo:

Cabral - Arcozelo da Serra ou Castelo de Penalva

#417230 | asborba | 21 ago 2019 15:14 | Em resposta a: #311559

Caro Luís e Marcos,

gostaria de trabalhar convosco neste tema, visto também ser um estudioso desta zona e apelidos.

Deixo aqui o meu contacto (s.borba.antonio do gmail) e aguardo noticias vossas.

Cumprimentos

António

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 11 mai 2024, 11:43

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen