Tovar de Lemos, de Moura e de Olivença

Este tópico está classificado nas salas: Arquivos | Bibliografia | Brasil | Cargos | Direito

Tovar de Lemos, de Moura e de Olivença

#310304 | manuelrpbarroso | 16 jul 2012 18:02

Caros confrades,
Procuro informações sobre esta família, que viveu e era natural de Moura e de Olivença, e da qual descendo. Não conheço os antepassados de Maria José Pereira Tovar nem de António Pedro Tovar de Lemos.
Agradecido,
Manel

Resposta

Link directo:

RE: Tovar de Lemos, de Moura e de Olivença

#310320 | ajtrigueir | 17 jul 2012 02:27 | Em resposta a: #310304

Caro Manuel Barroso:
Tenho um esboço de estudo sobre a família Tovar de Lemos, de Moura, feita só através dos paroquiais de Moura, a partir do final do seculo XVII. É um trabalho ainda em construção.
Se quiser escrever-me um email para trigueiros@gmail.com e dizer-me de que ramo descende, posso tentar localizá-lo no meu trabalho e enviar-lho.
Cumprimentos
António Júlio Limpo Trigueiros

trigueiros@gmail.com

Resposta

Link directo:

RE: Tovar de Lemos, de Moura e de Olivença

#310329 | JCC | 17 jul 2012 12:28 | Em resposta a: #310320

Caro António Júlio

Pelo que me pareceu este nosso confrade deverá ser meu parente pelos Segurado Fernandes.

Aguardemos...Já agora também me interessam estes Tovar de Lemos

Grande abraço

João

Resposta

Link directo:

RE: Tovar de Lemos, de Moura e de Olivença

#310354 | manuelrpbarroso | 18 jul 2012 21:14 | Em resposta a: #310329

Caro João,

Parece-lhe muito bem! E o João, por acaso não é Cordovil Cardoso?

Cumprimentos deste seu ainda parente,

Resposta

Link directo:

RE: Tovar de Lemos, de Moura e de Olivença

#310367 | JCC | 19 jul 2012 00:14 | Em resposta a: #310354

É verdade, sou mesmo eu João Cordovil Cardoso.

E, já agora, siute-me na sua genealogia...pois só cheguei lá por causa dos antepassados que procurava.

Cumprimentos

JCC

Resposta

Link directo:

RE: Tovar de Lemos, de Moura e de Olivença

#310368 | manuelrpbarroso | 19 jul 2012 00:17 | Em resposta a: #310367

Boa noite parente,
Sou descendente de Joaquim José Piteira Fernandes c.c. Adelaide Carolina Tovar de Lemos Segurado. A sua filha mais velha Margarida Angélica Segurado Fernandes é minha tetravó e o seu filho Joaquim José Fernandes Raposo é avô materno do meu avô materno. Sobre o documento que temos que preencher, os que não tiveram filhos também contam, certo?

Resposta

Link directo:

RE: Tovar de Lemos, de Moura e de Olivença

#310424 | JCC | 20 jul 2012 00:17 | Em resposta a: #310368

Claro Manuel,todos contam e são muito importantes. Do vosso ramo tenho muito pouco, apenas nomes sem datas, locais,profissões, etc

João

Resposta

Link directo:

RE: Tovar de Lemos, de Moura e de Olivença

#310426 | manuelrpbarroso | 20 jul 2012 00:23 | Em resposta a: #310424

Boa noite parente,

Infelizmente não vamos poder estar no Pic-nic! Temos um casamento no Porto. Sim, mando tudo. Interessam-lhe também fotografias?

Cumprimentos,
Manel

Resposta

Link directo:

RE: Tovar de Lemos, de Moura e de Olivença

#310433 | JCC | 20 jul 2012 10:39 | Em resposta a: #310426

Caro Manuel

Claro, desde que identificadas,

Abraço

João

Resposta

Link directo:

Tovar de Lemos, de Moura e de Olivença

#390084 | mpra | 14 mar 2018 18:46 | Em resposta a: #310304

Caro primo Manuel,

Vou deixar aqui o que compilei há uns anos sobre os Tovar de Lemos. Esta foi uma das famílias judias mais fustigadas pela inquisição entre os séculos XVII e XVIII. Apesar da sua crescente riqueza, aquisição de bens e formação superior (no século XVIII contavam com uma boa biblioteca e vários membros estudaram em Coimbra), foi uma família que só nos inícios do século XIX conseguiu começar a unir-se a algumas famílias de lavradores ricos e algumas famílias nobres da Vila de Moura. O porquê da sua segregação deverá ter um sinal duplo: por um lado, o facto de apenas se quererem unir a famílias judaizantes, por outro, a ostracização a que foram votados pelas elites cristãs-velhas de Moura (por norma, estes eram familiares do Santo Ofício e eram os responsáveis pela prisão dos membros da família Tovar de Lemos). Representativo deste antissemitismo é o facto de só em finais de XVIII e inícios de século XIX as senhoras desta família começaram a ser tratadas por "Dona", o que já era comum em famílias de igual ou até inferior riqueza e educação. Até lá, todos os casamentos que fazem são com outros cristãos-novos, ao que tudo indica judaizantes, sendo grande parte deles primos. O mesmo tipo de comportamento tenho observado em várias outras famílias judias que tenho estudado.

Aqui estão alguns elementos que retirei dos processos da inquisição e um ou outro paroquial:

Gomes Tovar Porto de Lemos, de Moura

§1

1 – Branca de Tovar casou com Pedro Gomes, mercador. Tiveram:
-----2 Maria de Tovar, que segue
-----2 Isabel Quitéria, presa em 1669, casada e mãe de...
-----2 Mór de Tovar, presa pela inquisição em 1668

2 – Maria de Tovar, natural de Moura ou de Loulé, casou com Francisco Rodrigues Rosa, natural de Moura ou do Algarve, mercador. Tiveram:
-----3 Catarina Nunes da Glória, que segue
-----3 Diogo de Tovar, preso pela inquisição em 1667
-----3 Manuel de Tovar, preso pela inquisição em 1667
-----3 Luís Nunes Rosa, preso pela inquisição em 1667, casado com Maria da Graça
-----3 Branca de Tovar, presa em 1667, casou com Brás Gomes Porto, advogado §2 Nº1
-----3 Isabel Nunes, presa pela inquisição em 1667
-----3 Vicente Nunes, preso em 1667/68

3 – Catarina Nunes da Glória, cristã nova, presa pela inquisição em 1667, casou com Diogo
Fernandes Ferro, natural do Alvito, cristão-novo, filho de Rodrigo Alves e Leonor Dias. Tiveram:
-----4 Pedro Gomes de Tovar, que segue
-----4 Francisco Rodrigues de Lemos, ourives do ouro, casado com Guiomar Lopes da Costa ou de Tovar §2 Nº2, cristã nova, tiveram:
----------5 Catarina Jerónima de Tovar, casou com Brás Gomes Porto de Lemos §1 N5. C.g.

4 – Pedro Gomes de Tovar, advogado, preso pela inquisição em 1720, tendo 56 anos, casou com Maria Soares Tovar de Lemos §2 Nº2, filha de Brás Gomes Porto de Lemos e Branca de Tovar, tiveram:
-----5 Brás Gomes Porto de Lemos, que segue.
-----5 Branca Tovar de Lemos, morreu menor.

5 – Brás Gomes Porto de Lemos, advogado formado na Universidade de Coimbra, preso pela inquisição, casou primeira vez com Catarina Jerónima de Tovar (1), sua prima, natural de Moura, cristã nova, segunda vez com Maria Soares Pereira (2), natural de Lisboa, cristã nova, terceira vez com Maior de
Sousa, natural de Cabeço de Vide, cristã nova. Do primeiro casamento houve:
-----6 Pedro Gomes de Tovar, que segue
-----6 Guiomar Lopes da Costa Tovar de Lemos, casada com António Pereira Mendes §1 N2 no título de Pereira Mendes. C.g.
-----6 Maria Tovar de Lemos, morreu menor.

6 – Pedro Gomes de Tovar, natural de Setúbal, paróquia de São Julião, advogado, igualmente preso pela inquisição em 1756. Tendo enlouquecido no cárcere, foi enviado para o Hospital Real de Todos os Santos, onde faleceu preso em 1775. Casou em Moura com Ana Pereira Mendes (título de Pereira Mendes, §1 N3), sendo sobrinha de António Pereira Mendes casado com Guiomar Lopes da Costa, irmã do seu marido, tendo um filho e três filhas:
-----7 Brás Gomes Porto de Lemos?
-----7 Catarina
-----7 Brites Maria Aurélia/Amélia? de Lemos? cc Segurado?
-----7 Isabel

7 – Brás Gomes Porto de Lemos casou com a sua prima Catarina Bárbara Pereira de Lemos ou Mendes, §1 nº 3 do tít. de Pereira Mendes, de Olivença. Tiveram:
-----8 António Pedro Tovar de Lemos, que segue.
-----8 José Jacinto Porto de Lemos ou Padre Frei José de Nossa Senhora da Conceição Pereira, preso pela inquisição, 21 anos em 1799.

8 – António Pedro Tovar de Lemos casou com D.Maria Bárbara Bastos e Lavre, tiveram:
-----8 António Maria Tovar de Lemos cc Maria do Carmo Sousa e Castro?
-----9 D. Maria José Pereira Tovar, que segue.

9 – D. Maria José Pereira Tovar casou com o seu primo Francisco de Paula Segurado de Lemos, tiveram:
-----10 D. Adelaide Carolina Tovar de Lemos Figueiredo Segurado, baptizada ou nascida em Moura, São João Baptista 07.10.1839


§2

1 - Duarte Rodrigues de Lemos, tratante, casou com Guiomar Lopes da Costa, cristãos novos, naturais e moradores em Moura. Tiveram:
-----2 Brás Gomes Porto de Lemos, que segue
-----2 Pedro Gomes de Lemos, médico, casado em moura com Leonor Rodrigues, cristã nova.
-----2 Belchior Gil de Lemos ou da Costa, estanqueiro de tabaco em Moura, casado com Isabel de Mesas, natural de Estremoz, cristã nova, filha de Manuel de Mesas Pensa (?) e de Brites Pereira.
-----2 Luís de Lemos, feitor de uma fazenda em Moura, solteiro, 27 anos?
-----2 Guiomar de Lemos, casada com Pedro Lopes Gomes, feitor de… ou de uma fazenda em Portel, cristão novo, filho de Domingos Lopes Cardoso e Branca Rodrigues. Tiveram:
----------3 Branca da Costa, presa pela inquisição em 1667, de 16 anos.
----------3 Guiomar da Costa, falecida com 10 ou 12 anos
----------3 Duarte Rodrigues, falecido com 8 anos há 7 anos (a contar de 1667)
-----2 Brites de Lemos, casada com Rui de Brito do Carvalhal, meio cristão novo, natural de Estremoz, vive de sua fazenda. Tiveram:
----------3 Manuel de Brito, preso pela inquisição em 1667, tinha 18 anos e era estudante em Évora
----------3 Duarte Rodrigues de Lemos, 15 anos em 1667, apresentado perante o tribunal da inquisição em 1668.
----------3 Luís de Lemos, 6 anos em 1667
----------3 Margarida ou Maria de Sousa
-----2 Filipa da Costa, viúva de Filipe Pereira Jácome, sargento-mor de Moura, (casada com ... comendador na Ordem de Cristo?)

2 - Brás Gomes Porto de Lemos casou com Branca de Tovar, §1 Nº3, presa pela inquisição em 1667, cristãos novos. Tiveram:
-----3 Brás Gomes Porto de Lemos, (outro com o mesmo nome), casou com Joana Dias e não tiveram descendentes.
-----3 Pedro Gomes Tovar, morreu solteiro, preso pela inquisição em 1667.
-----3 Diogo de Tovar, morreu solteiro.
-----3 Guiomar Lopes da Costa ou de Tovar, tinha 15 ou 16 anos em 1667 quando foi presa pela Inquisição. Esta é a mesma Guiomar que casou com o Francisco Rodrigues de Lemos §1 Nº3, filho de Diogo Fernandes e Catarina da Glória
-----3 Maria Soares ou de Tovar, casou com Pedro Gomes de Tovar §1 Nº3.
-----3 Francisco Rodrigues de Lemos, estudante de Artes e preso pela inquisição em 1667).
-----(3 Duarte Rodrigues de Lemos?)


Pereira Mendes, de Olivença

§1

1 - N casado com N, cristãos novos, tiveram:
-----2 António Pereira Mendes, cristão novo, “homem de negócio”, casou com Guiomar Lopes da Costa Tovar de Lemos §1 N5 do título de Tovar de Lemos
-----2 Simão Lopes Mendes, viveu em Olivença
-----2 Manuel Lopes Mendes, cristão novo, negociante e vivia de sua lavoura, casou com Brites Pereira, cristã nova, viveram em Olivença. Tiveram:
----------3 Ana Pereira Mendes, cristã nova, casou em Moura com Pedro Gomes de Tovar §1 N5 do título de Tovar de Lemos. C.g.

2 – António Pereira Mendes, cristão novo, “homem de negócio”, casou em Olivença com Guiomar Lopes da Costa de Lemos §1 N5 do título de Tovar de Lemos. Tiveram:
-----3 Simão
-----3 José
-----3 Ana
-----3 Catarina Bárbara Pereira Mendes de Lemos, casou com Brás Gomes Porto de Lemos, segue no tít de Gomes Porto Tovar de Lemos, §1 nº7


Haverá certamente erros e muitas omissões nestas minhas linhas, portanto, se alguém tiver algo a acrescentar, ficaria muito agradecido.

Cumprimentos,
Manuel

Resposta

Link directo:

Tovar de Lemos, de Moura e de Olivença

#390132 | monaci | 15 mar 2018 15:51 | Em resposta a: #390084

À sua atenção

Não há mais preocupações com seus problemas financeiros ... Eu consegui obter um empréstimo de € 18.000 através de um fórum que me colocou em contato com um indivíduo que poderia me satisfazer em um pouco tempo (Sr. MACIEIRA).
Se, por outro lado, você ficou desapontado ou precisa de um crédito, um empréstimo ou se você for proibido o Banco, entre em contato com o Sr. ROUSSEL, um credor particular verdadeiramente sincero e sério ...
Ele faz empréstimos variando de 10.000 a 500.000 € e mais por investimento. Então, o que você está esperando para enviar seu arquivo?
Ps: entre em contato com ele agora se você estiver interessado em estar satisfeito e voltar para testemunhar.

Contato: prestito.f.roussel@outlook.fr

Resposta

Link directo:

Tovar de Lemos, de Moura e de Olivença

#390220 | JC | 17 mar 2018 22:44 | Em resposta a: #390084

Caro confrade Manuel (mpra),

Tenho nas minhas notas uma Brites Maria Aurélia de Lemos ( referida por si em 7) casada com Francisco de Paula Segurado. Ambos de Moura. Ela filha de Estêvão Henriques de Lemos e de Maria Ribeira da Conceição, ambos de Moura. Francisco de Paula Segurado é irmão de um 4º avô meu. A Filiação de Brites Maria Aurélia de Lemos não coincide com a que aqui indicou. São antepassados do Manuel Barroso. Estas informações foram retiradas de paroquiais e habilitações.

Cumprimentos,

José de Castro Canelas

Resposta

Link directo:

Tovar de Lemos, de Moura e de Olivença

#390230 | mpra | 18 mar 2018 14:08 | Em resposta a: #390220

Caro José de Castro Canelas,

Muito obrigado pela sua correcção. Tinha precisamente pontos de interrogação pois era apenas uma hipótese que carecia de confirmação (e que agora sei estar incorrecta). Tenho muito interesse nos Tovar de Lemos, portanto, se tiver mais adições e correcções a fazer, e as pudesse partilhar, ficaria muito agradecido.
Muito obrigado.

Cumprimentos,
Manuel

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 26 abr 2024, 14:40

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen