Procura de Freguesia Moncorvo - decifrar nome

Este tópico está classificado nas salas: Famílias | Regiões | Arquivos

Procura de Freguesia Moncorvo - decifrar nome

#310574 | luaoiyume | 23 jul 2012 08:39

Estou procurando a freguesia dos meus antepassados, porem em todos os documentos q achei ate agora, so encontro MONCORVO. O passaporte eh numero 485, JOAO BAPTISTA RODRIGUES casado com MARIA CANDIDA ANDRADE com filhos MARIA e JOAQUIM. Acabei de encontrar o registro de passaporte, mas nao tem a informacao. ALem disso, apos o nome de JOAO BAPTISTA ANDRADE aparece outro nome que nao consigo decifrar. Alguem poderia ajudar?
o site eh

http://pesquisa.adporto.pt/cravfrontoffice/WebSearch/ImageFullScreen.aspx?DigitalObjectID=56660&FileID=_2447021


o ultimo registro da folha a esquerda

Eles vieram para o BRASIL em 1895. NA verdade eu preciso da certidao de nascimento da filha , MARIA FLORINDA DE ANDRADE, deve ter nascido por volta de 1892.

Resposta

Link directo:

RE: Procura de Freguesia Moncorvo - decifrar nome

#310576 | f4b2 | 23 jul 2012 09:20 | Em resposta a: #310574

Caro Confrade

Será :

- JOSÉ BERNARDO (MOURÃO)?

Cumprimentos

João Barroca

Resposta

Link directo:

RE: Procura de Freguesia Moncorvo - decifrar nome

#310583 | HRC1947 | 23 jul 2012 10:32 | Em resposta a: #310576

Caro/a Confrade;
... Na verdade Torre de Moncorvo possui 17 Freguesias!
Deixo este link para sua análise.
http://pt.wikipedia.org/wiki/Torre_de_Moncorvo
.

Resposta

Link directo:

RE: Procura de Freguesia Moncorvo - decifrar nome

#310585 | roz | 23 jul 2012 11:51 | Em resposta a: #310574

Caro/a luaoiyume

A seguir a Joao Baptista Rodrigues diz "filho de Jose Bernardo (Romao??)". "Filho" esta' abreviado.

Cumprimentos.
Rosario

Resposta

Link directo:

RE: Procura de Freguesia Moncorvo - decifrar nome

#310586 | RCCORREIA | 23 jul 2012 11:53 | Em resposta a: #310574

Caro confrade

O referido registo indica a filiação que deve ser José Bernardo Roiz (Rodrigues - abreviado)

Está a presumir que a filha Maria de 3 anos que foi para o Brasil seria a Florinda e não outra nascida mais tarde já no Brasil.

O registo só indica o Concelho de Moncorvo de origem do João o que torna a pesquisa no mínimo demorada.

Cumprimentos,
RCC

Resposta

Link directo:

RE: Procura de Freguesia Moncorvo - decifrar nome

#310604 | luaoiyume | 23 jul 2012 15:24 | Em resposta a: #310586

Caros confrades,

Muito Obrigada pela resposta, eu creio que o nome seja realmente Jose Bernardo e o sobrenome talvez seja Roiz, pois a inicial parece a letra R.

Ocorre que eu preciso descobrir a freguesia de Moncorvo que a Maria de 3 anos nasceu.
Sim, a menina Maria de 3 anos veio para o Brasil cresceu, casou e teve 6 filhos, um deles eh o meu avo que tem mais de 80 anos.

Eu tenho a certidao do casamento dela, do civil e reliogioso (Brasil), e alem disso tenho a certidao de obito dela no Brasil.
Em nenhum dos documentos eu encontro a freguesia, apenas consta Moncorvo.

Estou buscando essas informacoes jah algum tempo, e nao consigo avancar muito.
Meu avo nao sabe a freguesia onde a mae dele nasceu porque ela faleceu em seu parto.
E por isso gostaria de descobrir.

Algum dos senhores, tem alguma sugestao?

Resposta

Link directo:

RE: Procura de Freguesia Moncorvo - decifrar nome

#310606 | luaoiyume | 23 jul 2012 15:26 | Em resposta a: #310574

aros confrades,

Muito Obrigada pela resposta, eu creio que o nome seja realmente Jose Bernardo e o sobrenome talvez seja Roiz, pois a inicial parece a letra R.

Ocorre que eu preciso descobrir a freguesia de Moncorvo que a Maria de 3 anos nasceu.
Sim, a menina Maria de 3 anos veio para o Brasil cresceu, casou e teve 6 filhos, um deles eh o meu avo que tem mais de 80 anos.

Eu tenho a certidao do casamento dela, do civil e reliogioso (Brasil), e alem disso tenho a certidao de obito dela no Brasil.
Em nenhum dos documentos eu encontro a freguesia, apenas consta Moncorvo.

Estou buscando essas informacoes jah algum tempo, e nao consigo avancar muito.
Meu avo nao sabe a freguesia onde a mae dele nasceu porque ela faleceu em seu parto.
E por isso gostaria de descobrir.

Resposta

Link directo:

RE: Procura de Freguesia Moncorvo - decifrar nome

#310608 | RCCORREIA | 23 jul 2012 16:18 | Em resposta a: #310574

Com um pouco de paciência pode procurar-se o Arquivo de Vila Real para o ano de 1892 (ou 91-93) nas freguesias do Concelho de Moncorvo.

Está online.

Resposta

Link directo:

RE: Procura de Freguesia Moncorvo - decifrar nome

#310609 | RCCORREIA | 23 jul 2012 16:23 | Em resposta a: #310608

Correcção: Arquivo de Bragança

Resposta

Link directo:

RE: Procura de Freguesia Moncorvo - decifrar nome

#310610 | RCCORREIA | 23 jul 2012 16:35 | Em resposta a: #310609

Infelizmente o livro não está disponível para consulta online.
Só contatando o Arquivo Distrital de Bragança ou alguém que o frequente para procurar o registo de Maria filha de João Rodrigues e Maria Cândida nos anos de 1891-93 (o batismo pode ocorrer no ano seguinte) na paróquia de Torre de Moncorvo (em primeiro) e nas freguesias vizinhas caso não surja naquela.


Arquivo Distrital de Bragança
Rua Miguel Torga
5300-037 BRAGANÇA

Tel.: +351 273 300 270
Fax: +351 273 300 279

E-mail Geral: mail@adbgc.dgarq.gov.pt

Resposta

Link directo:

RE: Procura de Freguesia Moncorvo - decifrar nome

#310620 | HRC1947 | 23 jul 2012 19:19 | Em resposta a: #310616

Cara Senhora;
Sugiro que entre em contacto com a CEPESE, a solicitar mais informações
sobre os dados que encontrou no Passaporte!.[Maria Florinda Andrade ].
A Cepese costuma atender a esses pedidos.
http://pesquisa.adporto.pt/cravfrontoffice/WebSearch/ImageFullScreen.aspx?DigitalObjectID=56660&FileID=_2447021
Os m/ cumprimentos
.

Resposta

Link directo:

RE: Procura de Freguesia Moncorvo - decifrar nome

#310624 | HRC1947 | 23 jul 2012 19:48 | Em resposta a: #310620

Cara Senhora;
Os talões- passaportes nºs 483, 484 e 485 têm data de 20/02/1895,
os talões nºs 486, 87 e 88, têm data de 21 Fevereiro de 1895.
Sugiro que verifique se não seriam os passageiros
todos da mesma Zona!... Assim, convém analisar ao pormenor esta
variante, e prestar atenção às Freguesias " Felgueiras e Felgar ",os
talões têm registado o nome da naturalidade, que poderá ter alguma
analogia com alguma Freguesia Moncorvo.
Pela foto que envio existem seis registos!

ttp://pesquisa.adporto.pt/cravfrontoffice/WebSearch/ShowFile.aspx?DOId=&FileId=_2447021&imageType=0
.

Resposta

Link directo:

RE: Procura de Freguesia Moncorvo - decifrar nome

#310625 | HRC1947 | 23 jul 2012 19:50 | Em resposta a: #310624

http://pesquisa.adporto.pt/cravfrontoffice/WebSearch/ShowFile.aspx?DOId=&FileId=_2447021&imageType=0

Resposta

Link directo:

RE: Procura de Freguesia Moncorvo - decifrar nome

#310632 | MCNN | 23 jul 2012 20:54 | Em resposta a: #310606

Boa noite


Também a mim me parece que o que está escrito é José Bernardo Roiz.

Entretanto, estive a espreitar a base de dados do CEPESE, e nela constam os pedidos de passaportes de um Vicêncio Marcolino Rodrigues e de um Venâncio Marcelino Rodrigues, ambos filhos de um José Bernardo Rodrigues e de uma Maria Emília.

Não sei a data em que foram pedidos esses passaportes, mas o que me chamou a atenção foi o facto deles serem naturais de Maçores.

Acontece que Maçores é uma das freguesias de Torre de Moncorvo.

Assim, se eu fosse a si, começaria por pedir ao Arquivo Distrital de Bragança que procurasse por procurar nesta freguesia o baptismo da sua bisavó Maria.

Claro está que pode tratar-se apenas de uma coincidência. Mas quem sabe se não serão os pedidos de passaportes de dois irmãos de seu trisavô João Baptista Rodrigues ?

Boa sorte


Mário César Navarro

Resposta

Link directo:

Procura de Freguesia Moncorvo - decifrar nome

#357935 | DAlmeida | 25 mai 2015 01:59 | Em resposta a: #310606

Cara/o "luaoiyume"
Li há pouco tempo as mensagens que enviou para este Forum e espero que tenha conseguido a informação que precisava.
Foi muito interessante saber que , em Portugal, no ramo da minha família que ando a estudar, temos uma Júlia, filha de Maria Florinda Andrade, do concelho de Torre de Moncorvo e em datas semelhantes.
Será a mesma , sua bisavó? Poderá dizer-me no seu caso,
. Qual o Nome do marido de M.Florinda e a data do casamento deles , que terá sido no Brasil ?
. O seu avô tinha uma irmã chamada Júlia ? Essa irmã veio para Portugal?
Encontrar uma "prima desconhecida" no país irmão seria uma surpresa.
. As minhas saudações

Resposta

Link directo:

Procura de Freguesia Moncorvo - decifrar nome

#365841 | DAlmeida | 06 fev 2016 19:57 | Em resposta a: #310574

Olá, Luciana !
Agradeço a sua resposta, mas assim, não chegaremos a nenhuma conclusão. Vamos entrar a sério no problema.
Cara Luciana - Parece que, embora por motivos diferentes , estamos ambas interessadas numa Senhora chamada Maria Florinda de Andrade. Precisamos até de saber se é a mesma pessoa – no seu caso é urgente saber o local de nascimento, no meu caso, preciso verificar se foi ou não emigrante para o Brasil (foi uma hipótese minha).
Como pode verificar neste Forum, tenho troca de mensagens há muitos anos , motivada apenas por uma razão: “sou curiosa” e gosto de História; profissionalmente dediquei-me a Biologia e, como hobby, venho pesquisando o passado da minha família.
Neste Forum, tem sido muito gratificante receber ajuda sempre que temos dúvidas. Tem mesmo sido agradável encontrar Confrades que ainda são parentes.
Portanto, Cara Luciana, vamos colocar em conjunto as informações que temos e tentar chegar a alguma conclusão.
«««««
Para um dos meus netos, eu tenho Cópia de registo onde consta o seguinte casal, sem mais indicações :

01 - JOÃO JOSÉ JORGE
X
02 - MARIA FLORINDA DE ANDRADE - ambos terão nascido antes de 1892.

Foram Pais de:

03 – JÚLIA DA RESSURREIÇÃO JORGE – nasceu antes de 1912 - natural de Maçores, Torre de Moncorvo, Bragança
………………… Casou com
04 - Manuel Joaquim Pinto – nasceu antes de 1912, Natural de Felgueiras, Torre de Moncorvo, Bragança. Era Ferreiro. ……………………………….Filho de Adriano Augusto Pinto e de Maria Beatriz Cristóvão.
.
Pareceu-me serem Maçores e Felgueiras, as freguesias a pesquisar para o séc.XIX.
Todavia dizem os respectivos serviços de Registo Civil que não encontraram assento de Júlia nem de batismo, nem de casamento – o que me levou à hipótese de emigração.
De facto aparecem passaportes para o Brasil com referências a Maria Florinda de Andrade , de Maçores .
É por esta razão que tenho perguntado à Luciana :
.
A . QUAL o NOME do MARIDO da sua Bisavó – o seu bisaavô? Era português ou nascido no Brasil ?
B . Algumas das filhas da sua M.Florinda era Júlia ? terá esta vindo viver para Portugal ?
C . Do casal que me parece dizer serem seus,, João Batista Rodrigues X Maria Cândida Andrade , ditto serem pais de uma M.Florinda Andrade e de outro filho Joaquim – como fez para os escolher ? existem outros documentos além do passaporte ?
.
– Tenho ainda indicação de outros casos
D - uma M.Florinda Andrade, de Maçores, filha de José Maria de Andrade e de Maria Benedita de Campos.
E – outra M.Florinda, de Maçores, filha de António Joaquim de Andrade e de Maria da Nazaré.
»»»»»
.
Bem , fico a aguardar a sua resposta com muito interesse. Vou passar a mensagem no Forum, pois, como sempre, alguém pode dar mais uma ajuda.
As minhas melhores saudações e os votos para si de um BOM 2016.
Dina

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 07 mai 2024, 07:40

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen