Família Trigueiros de Midões (Tábua)

Este tópico está classificado nas salas: Famílias

Família Trigueiros de Midões (Tábua)

#310617 | acaciolobo | 23 jul 2012 18:57

Eu Acácio Monteiro TRIGUEIROS Lobo sei que sou descentente da Família TRIGUEIROS de Midões.
Alguém poderá ajudar a encontrar os meus ascendentes.

Acácio Lobo

Resposta

Link directo:

RE: Família Trigueiros de Midões (Tábua)

#310802 | ajtrigueir | 26 jul 2012 12:54 | Em resposta a: #310617

Caro Acácio Trigueiros Lobo:
Tenho investigado muito sobre a família Trigueiros. Envie-me o nome dos seus pais e avós e certamente que poderei ajudá-lo nessa investigação. Estudei um ramo de Trigueiros da região de Santa Comba Dão, que tem ramificações noutras regiões das Beiras. Quem sabe não se trata do seu ramo?
Se quiser também pode escrever-me para o meu email trigueiros@gmail.com
Cumprimentos amigos

António Júlio Trigueiros

Resposta

Link directo:

RE: Família Trigueiros de Midões (Tábua)

#310813 | acaciolobo | 26 jul 2012 17:09 | Em resposta a: #310802

Caro António Júlio Trigueiros

Agradeço imenso a sua resposta.
Estive a falar com o meu irmão Delfim Monteiro Trigueiros Lobo e afinal estava enganado a família não era de Midões mas sim da Póvoa de Mosteiros - S. João das Areias.
Minha Família
Irmãos:
Delfim Monteiro Trigueiros Lobo
Amadeu Monteiro Trigueiros Lobo
António Maria Monteiro Trigueiros Lobo
e eu Acácio Monteiro Trigueiros Lobo

Pais:
António de Lemos Trigueiros do Vale e Lobo *
Emília Augusta de Miranda Monteiro

Avós:
Delfim Rodrigues Lobo
Maria Augusta do Vale e Lemos*

Pai de Maria Augusta do Vale e Lemos:

Pensamos que era António ... Trigueiros

* da família Trigueiros

Muitos cumprimentos,

Acácio Monteiro Trigueiros Lobo

Resposta

Link directo:

RE: Família Trigueiros de Midões (Tábua)

#310962 | 6099 | 29 jul 2012 14:34 | Em resposta a: #310813

Caro Confrade Acácio Trigueiros Lobo:

Não invalidando melhor resposta do confrade Pe. Dr. António Júlio Trigueiros, permita-me a intromissão neste tópico. O assunto que me interessa não á a sua linha Trigueiros, mas sim Vale.

A Mãe da Senhora sua Avó, D. Maria Augusta do Vale e Lemos, era D. Casimira Augusta Pereira do Valle (portanto sua bisavó) e o pai (seu bisavô), era António de Lemos Trigueiros, que foi Vereador da Câmara Municipal de Tondela. Nas minhas investigaçoes, deparei com outros nomes ligados à sua família Trigueiros e que lhe interessam certamente, como são exemplos os seguintes: Capitão José Alexandrino de Lemos Trigueiros Costa e Brito, que em 1847 pertencia ao Batalhão Provisório de Voluntários Nacionais Cartistas do Carregal e que em 1848 estava no Batalhão Nacional de São João de Areias; D. Beatriz de Lemos Trigueiros, de quem não sei nada; D. Augusta de Lemos Trigueiros, falecida em 12.11.1910, sobrinha de José Thomaz Pereira do Valle, não sei se júnior se sénior, já que há dois, sendo um filho do outro (esta D. Augusta será provavelmente sua ascendente, se não mesmo uma das referidas sua Avó ou Bisavó).

Como lhe digo no primeiro parágrafo, o meu interesse está nesta sua linha Vale. Há um José Thomaz Pereira do Valle Júnior, nascido em 1854 e falecido em Março de 1916 na sua casa de Vila Nova da Raínha (Tondela), filho legitimado de outro José Thomaz Pereira do Valle e de Isabel, solteira. Este júnior casou a 20.10.1833 com D. Maria Eduarda d'Araújo Campos, filha do legítimo casamento do Dr. Jacinto Augusto Pessanha d'Araújo Campos (que consta na base de dados Geneall http://www.geneall.net/P/per_page.php?id=403883). Estes serão eventualmente seus antepassados por via de sua avó D. Maria Augusta do Valle e Lemos. O que me interessava saber de momento é se tem conhecimento da sua ascendência Vale, para trás de sua bisavó D. Casimira Augusta do Vale e Lemos. Pelo menos a sua filiação, já que depois me é mais fácil construir a ascendência.

O meu interesse reside na família Vale de Tondela e os seus diversos ramos, de que tenho um vasto estudo, mas ao qual falta a "consolidação" de vários dos ramos.

Aguardando prezadas notícias, apresento cumprimentos,

José Paulo C. F. da Bandeira de Figueiredo

Resposta

Link directo:

RE: Família Trigueiros de Midões (Tábua)

#311035 | acaciolobo | 30 jul 2012 17:24 | Em resposta a: #310962

Caro Confrade José Pulo

Agradeço imenso a sua resposta.
A única coisa que posso dizer é que parece que a D. Augusta de Lemos Trigueiros é a mesma pessoa que D. Maria Augusta do Vale e Lemos, porque o meu pai nasceu em 29/10/1910 e sei que a mãe faleceu pouco tempo depois. Será?

Muitos cumprimentos

Acácio Monteiro Trigueiros Lobo

Resposta

Link directo:

RE: Família Trigueiros de Midões (Tábua)

#311060 | jmacdonald | 31 jul 2012 01:56 | Em resposta a: #310962

Caro confrade José Paulo C. F. da Bandeira de Figueiredo,

(E pedindo desde já desculpa ao confrade Acácio Lobo por inserir mais uma deriva neste tópico.)

Poderia fazer-me o favor de indicar a fonte do confrade relativa ao "Capitão José Alexandrino de Lemos Trigueiros Costa e Brito, que em 1847 pertencia ao Batalhão Provisório de Voluntários Nacionais Cartistas do Carregal e que em 1848 estava no Batalhão Nacional de São João de Areias"?

Isto porque tenho um José Alexandrino de Lemos Costa e Brito - certamente o mesmo -, que em 1849 foi demitido de capitão da 2ª companhia do Batalhão Nacional de Caçadores de São João de Areias (a minha fonte é o AHM).


Muito grato,
com os melhores cumprimentos,


João Macdonald

Resposta

Link directo:

RE: Família Trigueiros de Midões (Tábua)

#311145 | 6099 | 01 ago 2012 09:10 | Em resposta a: #311060

Caro João MacDonald:

Essa informação consta no artigo "Subsídios para História Militar da Beira Alta", pelo Major de Infantaria António José do A. Balula Cid, e que foi "distribuído" por vários números da revista "Beira Alta", tendo a sua publicação tido início no nº. 1 do ano XIX (1960). O dito Capitão José Alexandrino é certamente o mesmo que refere.

Melhores cumprimentos,

José Paulo Bandeira de Figueiredo

Resposta

Link directo:

RE: Família Trigueiros de Midões (Tábua)

#311147 | 6099 | 01 ago 2012 09:18 | Em resposta a: #311035

Caro Acácio Trigueiros Lobo:

Sim. Suspeitei que fosse a mesma pessoa. Só lamento não ter mais informação sobre a sua ascendência Vale, mas julgo que não será difícil obtê-la. Quando tiver tempo, seguirei outras fontes, nomeadamente documentais e, se o Acácio vir interesse neste assunto, entrarei em contacto consigo.
Obrigado e cumprimentos,

José Paulo Bandeira de Figueiredo

Resposta

Link directo:

RE: Família Trigueiros de Midões (Tábua)

#311162 | jmacdonald | 01 ago 2012 13:06 | Em resposta a: #311145

Caro confrade,

Muitíssimo obrigado pela informação.

Com os melhores cumprimentos,

João Macdonald

Resposta

Link directo:

RE: Família Trigueiros de Midões (Tábua)

#311314 | acaciolobo | 04 ago 2012 16:54 | Em resposta a: #311147

Caro José Paulo Bandeira Figueiredo

Recebi do meu irmão Amadeu Monteiro Trigueiros Lobo, um e-mail, com valiosas informações da família do Valle.
Que tenho todo o prazer de enviar.

Este meu irmão vive em Avelâs do Caminho, o qual poderá contactá-lo pelo e-mail trigueiroslobo@gmail.com
Certamente que poderá dar respostas às suas questões.

** Acácio:

Conforme combinado envio-te alguns elementos sobre algumas fotografias que tenho da nossa família DO VALLE que se tu achares conveniente podes enviar para o Sr.Bandeira de Figueiredo.
Encontrei no lote de fotos das famílias Valle e Trigueiros de Vila Nova da Rainha (Tondela) duas do José Thomaz Pereira do Valle Junior e uma outra de Eduarda d`Araujo e Valle.
Na mais antiga o José Thomaz está de capa e batina e é data de 1876,ano em que foi caloiro,já que há uma outra que lhe foi oferecida por um amigo que tem a seguinte dedicatória:«Ao seu caloiro José Thomaz Pereira do Valle Junior com prova de muita sincera e franca amizade,oferece J.Braz da Costa Tondella junho de 1876».Esta primeira foto do José Thomaz tem a seguinte dedicatória:«Em testemunho de respeito offereço o meu retrato a minhas presadas thias ás Ex.mas D. Maria Ludovina e D.Anna Durães do Valle José Thomaz Pereira do Valle Junior »
A segunda foto tem a seguinte dedicatória:«Oferecendo a minha querida Augusta como prova da amizade que lhe tenho Em 20 de fevreiro de 1897 José´Thomaz Junior».
A foto da Eduarda tem a mesma data da do José,a dedicatória é feita com a mesma caligrafia e é o seguinte:«À minha querida Augustita como prova de muita amizade de Em 20 de fevreiro de 1897 Eduarda d`Araujo e Valle.
Esta Augusta e Augustita julgo ser a nossa avó.
Cumprimentos
Amadeu **

Os melhores cumprimentos,

Acácio Lobo

Resposta

Link directo:

RE: Família Trigueiros de Midões (Tábua)

#311358 | 6099 | 05 ago 2012 21:14 | Em resposta a: #311314

Caro Acácio Lobo:

Muitíssimo obrigado. Terei o maior gosto em contactar o Senhor seu irmão, não só pelos dados genealógicos que possa ter como pela iconografia que é sempre do maior interesse para estes estudos. Julgo que a Eduarda d'Araújo e Valle é a mesma Maria Eduarda de Araújo Campos que casou com José Thomaz Pereira do Valle. Talvez não saiba mas esta senhora, também tem ascendência Valle, já que uma trisavó era Maria Rodrigues do Valle, dos mesmos Valles de Tondela. Sobre os restantes elementos, tenho algumas informações, mas carecem de melhor investigação.
Volterei a este assunto.
Com os melhores cumprimentos,
José Paulo Bandeira de Figueiredo


Um conselho: é preverível não indicar a direcção de correio electónico com o símbolo de "arroba", mas sim com a própria palavra "arroba", de forma a despistar entradas não desejáveis nessa direcção. Ou seja por exemplo: o meu e-mail é jpf6099 arroba sapo ponto pt

Resposta

Link directo:

Família Trigueiros de Midões (Tábua)

#444633 | alvarimbabo | 08 dez 2022 17:37 | Em resposta a: #310813

Boa tarde este link ainda está activo? Obrigado

Resposta

Link directo:

Família Trigueiros de Midões (Tábua)

#444645 | 6099 | 09 dez 2022 10:26 | Em resposta a: #444633

Sim. está activo.

Resposta

Link directo:

Família Trigueiros de Midões (Tábua)

#444652 | alvarimbabo | 10 dez 2022 01:29 | Em resposta a: #444645

Boa noite,
Muito obrigado pela Informação.
Eu procuro contacto de descendentes do sr. Amadeu Monteiro Trigueiros Lobo, grande Empresário na área das duas rodas em Portugal.
Seria possivel me enviar o seu email?
Muito obrigado

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 29 mar 2024, 10:56

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen