Paço de Paredes na Meadela (Bezerras, Monfalins, Moscosos, Cogominhos...)

Este tópico está classificado nas salas: Famílias | Património | Pessoas | Títulos

Paço de Paredes na Meadela (Bezerras, Monfalins, Moscosos, Cogominhos...)

#310657 | ffp | 24 jul 2012 16:10

Boa tarde,

Fiz há algum tempo um estudo sobre a Casa (ou Paço) de Paredes na Meadela (Viana do Castelo), para a minha tese de mestrado. No entanto, deixei algumas lacunas por preencher ou aprofundar, nomeadamente no que diz respeito às famílias detentoras da Casa, que gostaria de completar para um maior aprofundamento.
Através de vária bibliografia, nomeadamente o Armorial Lusitano, Corografia Portugueza, Nobiliário de famílias, etc, tentei fazer uma tabela resumida de todos os detentores da propriedade. Cheguei a uma lista com algumas imperfeições, que passo a descrever de seguida:

1º Fernão Gonçalves Bezerra (1494 ou 1518 - Adquiriu o Couto aos frades de Toxos Outos e a Torre de Geraz; 1537 - Instituiu o Morgado)
2º Dr. Gonçalo Bezerra
3º Diogo Jácome Bezerra (N.1540)
4º António Jácome Bezerra (F.1623)
5º João Bezerra
6º Amaro Bezerra
7º António Jácome Bezerra (C. 1679)
8º Joana de Barros Bezerra
9º Teresa de Jácome Bezerra e seu marido Francisco Jácome do Lago
10º Baltasar Jácome do Lago (C. 1750)
11º Francisca Jácome de Moscoso e seu marido Sebastião Correia de Sá
12º Maria Emília Jácome Correia de Sá (C.1815)
13º Luis Brandão de Melo Cogominho (N.1815, C.1838, F. 1866)
14º Eugénia Maria Brandão de Melo (N. 1840, C. 1861, F.1900)
15º Teresa de Sousa Holstein (n. 1880, C. 1905, F. 1906) e seu marido João de Paiva Faria Leite Brandão
16º João de Paiva Faria Leite Brandão e sua mulher Maria Vera de Castelbranco Machado
17º Maria Fernanda de Paiva de Castelbranco Leite Brandão e seu filho Vicente Paiva de Faria da Costa Leite Brandão
- A quinta é vendida aos actuais proprietários, 5 irmãos da Meadela, em 1983.

É muito provável que tenha erros. Gostaria pois que me informassem onde posso obter dados mais fidedignos e concretos, nomeadamente documentação relativa a estas famílias e a sua relação com a quinta e casa, bem como elementos relativos à própria casa, se existirem. Como arquitecta, o meu interesse foca-se sobretudo na utilização e evolução da casa e da quinta, as suas transformações, se foi habitada pelos seus senhores ou apenas por caseiros, etc., bem como reunir toda a informação possível acerca de um imóvel de interesse inestimável que está em grave risco de desaparecimento.
Obrigada :)

Resposta

Link directo:

RE: Paço de Paredes na Meadela (Bezerras, Monfalins, Moscosos, Cogominhos...)

#310675 | Fmaia | 24 jul 2012 19:32 | Em resposta a: #310657

Cara FFP

Em tempos, o confrade Régis iniciou uma demanda aqui no Forum de um tal capitão Caetano de Barros Bezerra. Propuz-me procurar no Arquivo Distrital de V.C. mas não obtive grandes resultados porque era como procurar "agulha no palheiro" - não havia uma paróquia nem uma data pela qual pudesse iniciar a pesquisa. Pelos nomes, à data, fui "parar" ao Couto de Paredes - Meadela, mas do tal Caetano, nem sombras. Vasculhei tudo o que era livro onde me pudesse situar para dar algum andamento mas os resultados, como disse, foram infrutíferos.
Eis que agora, lendo a sua msg, surgiu o nome de Joana de Barros Bezerra. Pode ser que não tenha nada a ver com o que pretendo, mas também pode ser que sim, mais a mais um nome ligado ao Couto de Paredes para quem eu tinha apontado baterias. Em suma, e, porque o texto já vai longo, o que se pretende é saber alguma coisa acerca da Joana. Onde nasceu, quando nasceu, o registo de matrimónio, etc, etc, com a finalidade de fazer alguma analogia com o dito Caetano.
Por último, concordo plenamente consigo quanto ao estado de abandono do imóvel. Em tempos, aqui no Fórum, alertei para esse estado inconcebível de abandono. Pelo que julgo saber, trata-se de uma das casas de habitação mais antigas e com história da região. Como é possível que alguem não questione o porquê de uma tal degradação.

Cordiais cumprimentos,
Costa Maia

Resposta

Link directo:

RE: Paço de Paredes na Meadela (Bezerras, Monfalins, Moscosos, Cogominhos...)

#310676 | JJLourenço | 24 jul 2012 19:56 | Em resposta a: #310675

Caro Costa Maia

Também eu correspondi através do meu email particular com o António Régis em busca do dito Caetano de Barros Bezerra.

Infelizmente o Prof. António Nogueira Regis, faleceu subitamente a 16 de Fevereiro de 2011.

Cumprimentos,
JJ Lourenço

Resposta

Link directo:

RE: Paço de Paredes na Meadela (Bezerras, Monfalins, Moscosos, Cogominhos...)

#310677 | ffp | 24 jul 2012 19:59 | Em resposta a: #310675

Caro Costa Maia,

Sobre essa Joana de Barros Bezerra, encontrei informação no livro "Santa Leocádia de Geraz do Lima", do Padre João Viana, visto que todos estes morgados o foram também da Torre de Geraz. O que diz dela é o seguinte:

"D. Joana de Barros Bezerra, 7ª Administradora do morgado. Casou com seu primo Bartolomeu de França Barbosa, F.C.R. e C.O.C. e capitão de Cavalaria, filho de Inácio de França e de D. Francisca de Barros. Filhos: Francisco Manuel, sem geração; D. Ana e D. Inácia, religiosas em Val de Pereiras; D. Teresa Jácome, herdeira, que segue; D. Vitória, João Bezerra de França, capitão, faleceu em Louredo , 12/03/1752, sem geração. Não tendo os filhos varões descendência, sucedeu a filha."

Do seu pai, se diz:

"António Jácome Bezerra, C.O.C, 6º administrador do morgado de Paredes e Geraz, sobre o qual teve demanda judicial, em 1677. Casou em Viana, Santa Maria Maior, em 0270771679, com sua parente, D. Ana Josefa de Barros, e foram suas filhas: D. Joana, que sucede, e D. Ana Maria."

Não sei se as datas o ajudam muito. Procurei o dito Caetano mas não o encontrei. Chegou a ver no Arquivo de Viana a Pasta de fotocópias que lá existe relativa à família Bezerra? Julgo que se esse Caetano morou em Viana, o mais provável é ter casado como outros em Santa Maria Maior, visto que Paredes e Geraz eram apenas casas de vilegiatura, tendo eles Casa de morada na Vila de Viana. Julgo eu, mas sem provas concretas, que nunca foi uma casa de habitação permanente.
Quanto ao abandono do imóvel, prende-se com várias situações: os donos são 5 e não se entendem, o acesso à auto-estrada veio estragar o muro e portão brasonado, alterando o esquema de acesso ao terreno primitivo, a Câmara e outras entidades tentaram comprar, mas sem sucesso... e assim continua até finalmente cair por esquecimento e desleixo...já para nem falar que só os mais antigos conhecem a existência de tão belo edifício.
Cumprimentos!

Resposta

Link directo:

RE: Paço de Paredes na Meadela (Bezerras, Monfalins, Moscosos, Cogominhos...)

#310685 | aguerreiro | 24 jul 2012 22:12 | Em resposta a: #310677

Cara confreita
Penso que a história do Couto de Paredes foi estudada pelo Dr Almeida Fernandes que tem obra publicada, Poderá também contactar o Dr Alberto Abreu através da Junta de Freguesia da Meadela. A casa desde pelo menos o início do sec. XX era habitada pelos caseiros, O sr Francisco "Braga" fop o ultimo caseiro da quinta até meados dos anos 80. sendo entº´~ao adquirida por 4 ou 5 irmão "os Bragas" familiares do último caseiro. Isto é o que posso dizer por agora e de memória . Ao dispôr Aguerreiro

Resposta

Link directo:

RE: Paço de Paredes na Meadela (Bezerras, Monfalins, Moscosos, Cogominhos...)

#310686 | ffp | 24 jul 2012 22:22 | Em resposta a: #310685

Caro A Guerreiro,

Tenho um exemplar desse livro do Dr Almeida Fernandes, o qual já retirei toda a informação disponível. Em termos do faseamento e ocupação da casa de nada trata, apenas de questões relacionadas com a toponímia, a evolução do território e algumas datas importantes, nada muito aprofundado e sistematizado, já que a obra trata da Meadela na generalidade. Também já estive várias vezes com o Dr Abreu a falar sobre estes assuntos. Consultei também os familiares do sr Francisco "Braga", e um dos irmãos que comprou a quinta, visto que efectuei o levantamento do edifício e necessitei de autorização. Mesmo assim não fiquei satisfeita, penso que ainda há muito a investigar!
De qualquer modo, muito agradecida pela sugestão!

Resposta

Link directo:

RE: Paço de Paredes na Meadela (Bezerras, Monfalins, Moscosos, Cogominhos...)

#310773 | Fmaia | 25 jul 2012 22:30 | Em resposta a: #310676

Caro JJLourenço

Não tenho vindo ao Forum com a regularidade que pretendia e, por tal facto, o desconhecimento do falecimento do António Régis. Paz à sua alma e o pesar por lhe não poder ter sido mais útil. Fica, no entanto, a lembrança de uma óptima pessoa.

Cordiais cumprimentos,
A.Costa Maia

Resposta

Link directo:

RE: Paço de Paredes na Meadela (Bezerras, Monfalins, Moscosos, Cogominhos...)

#310780 | Fmaia | 25 jul 2012 23:10 | Em resposta a: #310677

Cara FFP

Agradecido pela pronta resposta, fiquei no entanto um pouco desmotivado pelo assunto, uma vez que soube, pela msg acima, do passamento do António Régis, este sim o verdadeiro interessado, e, eu, um mero auxiliar das pesquisas.
No entanto, a situação de abandono do imóvel "toca-me" e não posso comungar desta quietude. Haja alguém que diga basta! Quantas moradias se verão na nossa cidade com o interesse arquitectónico/histórico desta Casa? Provavelmente, não muitas. A visão pseudo modernista dos políticos locais tem elevado a sua ignorância e estupidez aos patamares do inimaginável. Aconteceu com o Crasto de Perre - completamente arrasado - para dar passagem a um troço de auto- estrada, aconteceu com o muro e portão da referida quinta, pelos vistos para ganhar umas dezenas de metros aos acessos, e, tantos outros que não vou agora mencionar.
É caso para perguntar: - "Por onde andam as autoridades com competência na matéria e, a troco de quê, se permitem estas leviandades que tão caro custam à nossa cultura e ao nosso património"?
- "P'rá cadeia já com esses patifes"!!! (ando a apregoar isto, sem resultado, há anos)

Cordiais cumprimentos,
A.Costa Maia

Resposta

Link directo:

RE: Paço de Paredes na Meadela (Bezerras, Monfalins, Moscosos, Cogominhos...)

#310782 | ffp | 25 jul 2012 23:27 | Em resposta a: #310780

Caro A. Costa Maia,

Tem toda a razão no que diz. Acrescentaria a essa lista, ainda, o Convento de S. Francisco do Monte e algumas quintas da Meadela, arrasadas para a construção de edifícios de habitação de péssima qualidade. E poderia acrescentar muitas mais coisas no Concelho, grandes e pequenas, que se vao perdendo.
Sabe, não podemos fazer muita coisa senão divulgar e estudar o que resta, para que as pessoas conheçam e tomem consciência da riqueza que possuem. Infelizmente nem sempre chega onde deveria chegar, e muitas pessoas já nascem sem a sensibilidade de perceber que há coisas que se devem manter.
O caso de Paredes é sem dúvida o fim da picada. Mas sendo privado, torna o problema ainda mais dificil de resolver. No entanto, não há realmente desculpa para o acontecimento do acesso da auto-estrada (se bem que, não fosse a junta de freguesia e o Dr. Abreu, tinha-lhe passado mesmo era por cima). Hoje em dia há a preocupação extrema com os centros históricos...tudo se tenta regularizar e controlar. Mas e as nossas aldeias? Nessas toda a gente faz o que quer, e a riqueza das construções e dos traçados antigos vai-se perdendo irremediavelmente. Sentimo-nos impotentes, não é verdade? Mas que podemos nós fazer contra isso?

Saudações,

Fabíola Franco Pires

Resposta

Link directo:

RE: Paço de Paredes na Meadela (Bezerras, Monfalins, Moscosos, Cogominhos...)

#311990 | Francisco Queiroz | 16 ago 2012 17:35 | Em resposta a: #310782

Dixit!

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 19 abr 2024, 08:58

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen