António José das Neves / D. Maria Luísa de Sousa Reis e Maia - Coimbra

Este tópico está classificado nas salas: Famílias | Pessoas | Regiões

António José das Neves / D. Maria Luísa de Sousa Reis e Maia - Coimbra

#311016 | LCM | 30 jul 2012 11:22

Procuro informações - nomeadamente a freguesia de baptismo - de Álvaro Antunes das Neves, nascido em Coimbra, bacharel em Direito pela Universidade de Coimbra, filho de António José das Neves e de sua mulher D. Maria Luísa de Sousa Reis e Maia, ambos de Coimbra.
Casou com D. Maria José de Sousa e Castro que nasceu no Porto, Sé, a 20 de Janeiro de 1807, de quem tive uma filha, nascida em Viseu, em 1835.

Os Reis Maia serão os mesmo dos Reis Maia Seco, referidos na base de dados do Geneall?

Muito obrigado por qualquer informação.

Cumprimentos
Lourenço Correia de Matos

Resposta

Link directo:

RE: António José das Neves / D. Maria Luísa de Sousa Reis e Maia - Coimbra

#311018 | valboa | 30 jul 2012 11:51 | Em resposta a: #311016

Caro Mestre

Existe uma família no Porto - REIS MAIA.
Pelo menos duas raparigas e um rapaz, a mais velha da minha idade.
Maria João, de seu nome, trabalhava no Banco Fonseca & Burnay na Avenida dos Aliados no Porto.
Era secretária da direcção.
Pode ser que sirva de alguma coisa a informação.
grande Abraço
Jorge

falo-lhe um dia destes.

Resposta

Link directo:

RE: António José das Neves / D. Maria Luísa de Sousa Reis e Maia - Coimbra

#311059 | Jorge Resende | 31 jul 2012 01:01 | Em resposta a: #311018

O assento de batismo de Maria, em 20.1.1807, Sé, Porto, que se presume ser de Maria José Castro está encontrado e deve tê-lo decerto encontrado também . Sobre Alvaro Antunes das Neves, que casou como diz com a antes referida, faltam elementos para pesquisa, pois é extremamente vago no que toca a informação sobre ele. Acha que casaram na Sé do Porto? Casaram em Coimbra? Em Viseu? Seria importante alguma nota sobre o local e data do casamento, pois no assento de casamento poderá estar a idade dele e a naturalidade/freguesia. Faltam dados no que diz respeito a Coimbra. Se mais dados tiver, atire para o Fóum, pode ser que alguém ajude.

Resposta

Link directo:

RE: António José das Neves / D. Maria Luísa de Sousa Reis e Maia - Coimbra

#311061 | Pedro França | 31 jul 2012 02:04 | Em resposta a: #311016

Olá, Lourenço:

Tudo bem consigo? Esses Sousa Reis e Maia ainda são aparentados comigo por parte dos Maias. Eu tenho um artigo sobre esse pessoal em "Os Maias Sousas, de Coimbra: seu percurso social alargado (Sécs. XVII-XVIII)", in: rev. "Munda". Coimbra: GAAC, nº 40 (Nov., 2000), p. 57-65.
Se quiser posso localizar a certidão de idade desse bacharel, filho do lente António José das Neves, no AUC. Agora ando sempre metido no AUC a pôr certos trabalhos em dia, uma vez que não estou com aulas. E de momento vou-me mantendo por Coimbra.
Amanhã espero voltar aqui. Está certo assim?

Abraço,
Pedro França

Resposta

Link directo:

RE: António José das Neves / D. Maria Luísa de Sousa Reis e Maia - Coimbra

#311066 | LCM | 31 jul 2012 06:25 | Em resposta a: #311061

Caro Pedro

Muito obrigado. Muito lhe agradeço se me vir a certidão de idade e o curso que frequentou (não estou certo que seja Direito...).

Um abraço grato
Lourenço

Resposta

Link directo:

RE: António José das Neves / D. Maria Luísa de Sousa Reis e Maia - Coimbra

#311067 | LCM | 31 jul 2012 06:28 | Em resposta a: #311059

O baptismo de Maria José já tinha, muito obrigado, e é a fonte da data de nascimento que indico. No nascimento da filha (1835) não se indica o local de casamento dos pais, que pode ter acontecido no Porto, em Coimbra, em Viseu ou em Lisboa - a família já aqui vivia.

Cumprimentos
LCM

Resposta

Link directo:

RE: António José das Neves / D. Maria Luísa de Sousa Reis e Maia - Coimbra

#311068 | LCM | 31 jul 2012 06:28 | Em resposta a: #311018

Caro Jorge

Grande abraço. Vá dando notícias sff.

Lourenço

Resposta

Link directo:

RE: António José das Neves / D. Maria Luísa de Sousa Reis e Maia - Coimbra

#311096 | Jorge Resende | 31 jul 2012 17:40 | Em resposta a: #311068

Cumprimentos.
Na tentativa de o ajudar:

1/ Alvaro Antunes das Neves, fº de Antonio José Neves Antunes, entre 1801-1810 frequentou a Univ. de Coimbra, quer no Colégio Real das Artes, em Grego, tambem Matemática e essencialmete Filosofia;

2/ Durante estes anos, morou na Rua das Fangas, que depois da 1ª República mudou o nome para Rua Fernandes Tomás;

3/ A R. das Fangas, pertenceu à freguesia de São Cristóvão, mais tarde absorvida pela freg de Almedina;
4/ Se Alvaro começou vida universitária em 1801, talvez tivesse então, 16, 17 anos, o que nos leva para 1783, 1784...;
5/ Será que nasceu na R. da Fangas nº11? Assim sendo, deve, através de ETOMBO ou outro meio pesquisar COIMBRA/ALMEDINA ou feguesia de S. Pedro, nessas datas, o que neste momento não se consegue por impossibilidade de acesso ao Arquivo da Univ. on line;
6/ Para confirmar frequência universitária de Alvaro, ver on line ANUÁRIO DA UNIVERSIDADE DE COIMBRA, anos 1801... a 1810;
7/ Talvez o Sr. Pedro França pela sua experiência e sabedoria, o possa ajudar muito melhor que eu, leigo nestas coisas.
Um abraço, ao dispôr
Jorge Resende

Resposta

Link directo:

RE: António José das Neves / D. Maria Luísa de Sousa Reis e Maia - Coimbra

#311098 | Jorge Resende | 31 jul 2012 17:55 | Em resposta a: #311096

Sobre a informação relativa à Rua das Fangas, pode consultar Almanaque República 1913 Coimbra on line, no que diz respeito às ruas de Coimbra. No Anuário da Universidade de Coimbra, nos anos em questão, na lista geral de alunos nos diversos cursos, surge sempre a indicação de morador na Rua das Fangas nº 11, natural de Coimbra, e filho do pai que já conhece.
Álvaro Antunes das Neves ou Álvaro Antunes das Neves de Sousa Reis Maia vai surgindo de ano para ano.
Disponha Jorge Resende

Resposta

Link directo:

RE: António José das Neves / D. Maria Luísa de Sousa Reis e Maia - Coimbra

#311134 | Pedro França | 01 ago 2012 03:05 | Em resposta a: #311066

Caro Lourenço:

Então é assim: Livro de certidões de idade - I - 1ª série (1772-1833), processo nº 81 e 81)a) - aparece repetido.
Álvaro (Antunes das Neves) foi batizado na fregª da Sé Catedral a 22.09.1784 (B: 1779-88), fol. 111vº. Não vem expressa a data de nascimento mas, em geral, seria de 7 dias antes do batismo, dada a época em questão.
Era filho do Dr. António José das Neves Antunes, da fregª de S. Cristóvão, e de D. Teresa Luísa de Sousa Reis e Maia, da fregª de S. Tiago. Eram moradores na sua quinta de Banhos Secos, subúrbio de Coimbra (S.ta Clara).
Era neto patº do Dr. Álvaro Antunes das Neves, Cavalº Prof. da O.Xº, Lente de Medicina na UC, da fregª de S. Bartolomeu, e de D. Ana Maria Joaquina, da fregª de S. Tiago. Era neto matº do Dr. Luís de Sousa dos Reis e Maia, da fregª de S. Tiago, e de Ana Maria da Maia, de Tamengos/Anadia. À exceção desta, todas as outras freguesias são de Coimbra
É por estes Maias que existe parentesco comigo. O Dr. Luís de Sousa dos Reis e a Ana Maria da Maia ainda eram primos.

Não localizei o verbete dele, nem me pareceu que estivesse fora de lugar. A certidão de idade foi passada a 31.10.1800, o que leva a crer que terá começado a frequentar a UC no ano letivo de 1800-01. Pedi os livros de matrículas da UC para 1800-01 e 1801-02 e não o localizei. Só se não foi aluno ordinário o que acho muito estranho.
Quanto aos contributos de outros confrades aqui, posso dizer que a rua Fernandes Tomás, antes rua das Fangas, pertence à fregª de S. Cristóvão.

Por ora é o que posso adiantar.
Abraço,
Pedro França

Resposta

Link directo:

RE: António José das Neves / D. Maria Luísa de Sousa Reis e Maia - Coimbra

#311140 | LCM | 01 ago 2012 07:11 | Em resposta a: #311134

Caro Pedro

Muito obrigado, mais uma vez, pela ajuda.
Os Sousa Reis Mais aparecem no seu trabalho?

Um abraço
Lourenço

Resposta

Link directo:

RE: António José das Neves / D. Maria Luísa de Sousa Reis e Maia - Coimbra

#311141 | LCM | 01 ago 2012 07:19 | Em resposta a: #311096

Caro Jorge

Muito obrigado. Que curso terá ele terminado? Filosofia? Vou pedir ajuda ao Pedro França.

Um abraço grato
Lourenço

Resposta

Link directo:

RE: António José das Neves / D. Maria Luísa de Sousa Reis e Maia - Coimbra

#311142 | LCM | 01 ago 2012 07:20 | Em resposta a: #311134

Caro Pedro

Leu a mensagem do Jorge Resende? Em que se terá formado? Acabou certamente o curso, pois é referio como bacharel.

Abraço
Lourenço

Resposta

Link directo:

RE: António José das Neves / D. Maria Luísa de Sousa Reis e Maia - Coimbra

#311149 | Pedro França | 01 ago 2012 10:03 | Em resposta a: #311140

Caro Lourenço:

Embora os Reis Sousa não sejam os ramos principais, eles aparecem sim, por força de estarem ligados aos Maias. Há um pequeno recorte em relação a eles e alguns esquemas genealógicos explicativos.

Abraço,
Pedro França

Resposta

Link directo:

RE: António José das Neves / D. Maria Luísa de Sousa Reis e Maia - Coimbra

#311170 | Jorge Resende | 01 ago 2012 16:02 | Em resposta a: #311141

Depois da excelente ajuda do Sr. Pedro França, completo com o assento de batismo de Álvaro:
Assento de batismo de Álvaro Antunes das Neves
Sé, 22 de Setembro de 1784

Em o ano de 1784 aos 22 dias do mês de Setembro numa capela particular com licença do Mui Reverendo Provisor batizou solenemente o Reverendo, Álvaro, filho legítimo do Dr. António José das Neves da freguesia de São Cristóvão e assistente (morador) em a sua quinta de Banhos Secos, e de Teresa Luísa de Sousa Reis e Maia. Avós paternos o Dr. Álvaro Antunes das Neves, professor na Ordem Cristo (?) da freguesia de São Bartolomeu desta cidade, e de sua mulher D. Ana Maria Joaquina da freguesia de São Tiago, e maternos o Dr. Luís de Sousa Reis e Maia da freguesia de São Tiago e Ana Maria da Maia natural de Tamengos (Anadia). Foram padrinhos o Monsenhor João António… e Nossa Senhora das Dores e tocou o Reverendo Padre M. Francisco António Xavier religioso de São Francisco. E para constar fiz este assento que assinei, era ut supra
O Cura José de Moura
Como não consigo colar nesta mensagem a cópia do assento que apanhei através de ETOMBO/COIMBRA/Sé, sei que o meu amigo vai consegui-lo de igual forma. Cumprimentos
Nota: em 1807/8, Álvaro ainda era aluno da Universidade, 3ºano de Filosofia, e a morada da R. das Fangas 11 devia ser morada apenas para a condição de estudante, pois os pais deviam morar em Banhos Secos.

Resposta

Link directo:

RE: António José das Neves / D. Maria Luísa de Sousa Reis e Maia - Coimbra

#311171 | Jorge Resende | 01 ago 2012 17:33 | Em resposta a: #311170

E como não há duas sem três, digo-lhe que o assento de casamento dos pais de Álvaro pode encontrá-lo em ETOMBO/COIMBRA/SÉ VELHA livro de casamentos 1773-1860, folha 2, casamento esse realizado em Abril 1774. Sei que também vai ter êxito nessa pesquisa.Um abraço Jorge Resende

Resposta

Link directo:

RE: António José das Neves / D. Maria Luísa de Sousa Reis e Maia - Coimbra

#311172 | LCM | 01 ago 2012 19:15 | Em resposta a: #311171

Caro Jorge

Muito obrigado. Com as suas informações e do Pedro França - que espero descubra o mistério do curso - estou mais do que satisfeito. A mulher deste é minha tia 4.ª avó, pelo que vou inclu-lo num trabalho que publicarei brevemnte.

Abraço
Lourenço

Resposta

Link directo:

RE: António José das Neves / D. Maria Luísa de Sousa Reis e Maia - Coimbra

#311174 | Jorge Resende | 01 ago 2012 19:50 | Em resposta a: #311172

Ótimo, consegui "sacar" os assentos, espero que também consiga, caso não, e se precisar, envie seu contato para m/e mail
jbgresende@gmail.com e enviar-lhos-ei. Cumprimentos Jorge Resende

Resposta

Link directo:

RE: António José das Neves / D. Teresa Luísa de Sousa Reis e Maia - Coimbra

#311262 | Pedro França | 03 ago 2012 02:48 | Em resposta a: #311142

Caro Lourenço:

Finalmente dei com o verbete de estudante mas ele entra por Maia, Álvaro Antunes das Neves de Sousa Reis e, e não por Álvaro Antunes das Neves como à partida era suposto acontecer.
Ora bem, ele teve um percurso académico um tanto irregular e que ainda não esclareci de todo quanto ao curso em que se bacharelou. É assim: ele matriculou-se em Matemática a 09.10.1801 e em Filosofia e a 06.10.1801 (1º ano); em 10.010.1803 a Matemática (2º ano), em 12.10.1804 a Matemática (2º ano), em 15.10.1805 a Filosofia (2º ano). Não encontrei mais matrículas até 1806/07. Carta de curso não localizei nos verbetes. Agora só resta procurar nos atos e graus (exames).
Posso dizer mais, que os pais casaram na fregª de S. Cristóvão (Sé Velha) a 17.04.1774, fol. 2v., Coimbra, que por sinal é a fregª de batismo do pai e não da mãe.
D. Teresa Luísa de Sousa dos Reis e Maia era filha do lente de Leis Luís de Sousa dos Reis e Maia, cuja avó - Agostinha Rodrigues da Maia era irmã de Filipe Rodrigues da Maia, meu antepassado.
Por ora é o que se me oferece dizer a respeito.
Abraço,
Pedro França

Resposta

Link directo:

RE: António José das Neves / D. Teresa Luísa de Sousa Reis e Maia - Coimbra

#311263 | LCM | 03 ago 2012 08:27 | Em resposta a: #311262

Caro Pedro

Muito obrigado. Só falta mesmo entender em que se formou! Que frequência universitária tão estranha. Seria formado matemática?

Abraço
Lourenço

Resposta

Link directo:

RE: António José das Neves / D. Teresa Luísa de Sousa Reis e Maia - Coimbra

#311273 | Jorge Resende | 03 ago 2012 13:54 | Em resposta a: #311262

Seja-me permitida uma achega:
Alvaro, e fazendo fé nos Anuários UC, relação de estudantes, no ano letivo 1806/1807 frequentou 2º ano de matemática e ano letivo 1807/1808 3º ano de filosofia, deixando de surgir o seu nome daí para a frente. Ajudará esta informação? Bacharel em Filosofia?

https://bdigital.sib.uc.pt/republica/UCBG-RP-15-2/rosto.html

Cumprimentos, Jorge Resende

Resposta

Link directo:

RE: António José das Neves / D. Teresa Luísa de Sousa Reis e Maia - Coimbra

#311274 | Jorge Resende | 03 ago 2012 14:05 | Em resposta a: #311273

Retifico e acrescento:
1808/1809, 4º ano de Filosofia.
O Anuário 1810/1811 não está on line, e no de 1811/1812 já não surge o nome de Álvaro.
Jorge Resende

Resposta

Link directo:

RE: António José das Neves / D. Teresa Luísa de Sousa Reis e Maia - Coimbra

#311288 | Jorge Resende | 03 ago 2012 22:12 | Em resposta a: #311274

Em 1809/1810 ainda frequentou 2ª Aula de Grego, como disse 1810/1811 não on line, 1811/12 não consta já como aluno
Cumprimentos Jorge Resende

Resposta

Link directo:

RE: António José das Neves / D. Teresa Luísa de Sousa Reis e Maia - Coimbra

#311311 | Pedro França | 04 ago 2012 15:00 | Em resposta a: #311273

Caro Jorge:

Sim, ajuda sim, e também me inclino para que tivesse saído bach:el em Filosofia. Com a indicação do ano letivo de 1807-08, que não vem expresso no verbete (incompleto), é mais fácil para mim procurar nos atos e graus.
Segunda-feira já devo ter essa confirmação.

Abrao,
Pedro França

Resposta

Link directo:

António José das Neves / D. Maria Luísa de Sousa Reis e Maia - Coimbra

#386136 | Samuel C O Castro | 02 nov 2017 13:32 | Em resposta a: #311016

Prezado Lourenço Correia de Matos,

Se por acaso descobristes a ascendência da Maria José de Sousa e Castro, e puder fazer a gentileza de me informar, ficar-lhe-ei muitíssimo agradecido.

Ótimo resto de semana. Abraço fraterno.

Samuel de Castro

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 26 abr 2024, 06:11

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen