Lima, D. Antonio de, Nobiliario de Portugal, copia pertencente a Vera, Alvaro Ferreyra de.

Este tópico está classificado nas salas: Bibliografia | Famílias | Heráldica

Lima, D. Antonio de, Nobiliario de Portugal, copia pertencente a Vera, Alvaro Ferreyra de.

#311334 | hlen | 05 ago 2012 09:06

Prezados,

Cf. Lima, D. Antonio de, Nobiliario de Portugal, copia pertencente a Vera, Alvaro Ferreyra de, http://bdh.bne.es/bnesearch/detalle/3482281 .

(Biblioteca Digital Hispánica)

Cf. Sousa, D. Antonio Caetano de, Historia Genealogica da Casa Real Portugueza, Tomo I., M. DCC. XXXV., purl.pt, Apparato a` Historia Genealogica da Casa Real Portugueza, 25,
"D. Antonio de Lima, Senhor de Castro Dairo, Alcaide môr de Guimaraens, da antiga, e illustre Familia de Lima, filho de Diogo Lopes de Lima, Copeiro môr delRey D. Joaõ III. Senhor de Castro Dairo, e Alcaide môr de Guimarães, Commendador de Santa Maria de Ovaya na Ordem de Christo, e de outra na mesma Ordem, e de D. Isabel Pereira de Castro, Senhora de Castro Dairo. O seu Nobiliario foy sempre estimado, e de grande reputaçaõ, e verdade, e se póde affirmar, que delle sahiraõ todos os que vemos, do qual tenho huma copia, além de outras de que logo farey mençaõ. Eu vi huma authenticada, tirada do original, por ordem de sua filha herdeira D. Anna de Lima, Condessa da Castanheira, para dar a seu neto D. Luiz Alvares de Castro, entaõ Conde de Monsanto, e depois segundo Marquez de Cascaes, já inclinado desde os primeiros annos à Genealogia, o qual se conserva na Casa de Cascaes, com estimaçaõ (e cuidaõ muitos curiosos ser o original, porém he engano) pelo credito, que lhe dá a Marqueza de Cascaes D. Barbara de Lara, em huma attestaçaõ da sua propria letra, e assinada por esta Senhora, em que assevera, que a Condessa da Castanheira mandara copiar aquelle livro do original de D. Antonio de Lima para o dar a seu neto o Conde de Monsanto, e que o tal original se conservava na Casa da Castanheira, e nelle diz: 'Este livro he de meu filho o Conde de Monsanto D. Luiz Antonio Pires de Castro, que lho dá sua avô, e he treslado do original, que fica no Cartorio da Casa da Castanheira, hoje 2. de Março do anno de 1648. Marqueza de Cascaes'. Deste mesmo livro tenho uma copia, de que o Marquez de Cascaes D. Manoel de Castro, meu grande favorecedor, me fez merce, entre outras muitas, que devo à sua benignidade, e estimo por ser sem vicio algum, e como original. Este mesmo livro he o que teve em seu poder muitos annos a Condessa de Pontevel D. Elvira de Mendoça, e reputavaõ pelo original, e assim o affirmavaõ muitos Genealogicos : por morte desta Senhora restituio ao Marquez D. Luiz o Emminentissimo Cardeal da Cunha este livro, e nelle se lê a attestaçaõ referida. (...)"

"(...) He de ponderar, que huma grande porçaõ dos Nobiliarios Portuguezes saõ humas copias de D. Antonio de Lima; porém taõ disformes, que naõ tem semelhança com o que elle escreveo; (...)"

"(...) Mas tornando ao Nobiliario de D. Antonio de Lima, que foy o motivo desta digressaõ, he este livro dos mais acreditados, que se tem escrito; D. Luiz de Salazar e Castro se vale por muitas vezes de sua authoridade nas Casas de Lara, e Sylva, D. Antonio Soares de Alarcaõ nas Relações Genealogicas, Franckeneau na Biblioteca Genealogica, e todos com elogios."

Cumprimentos,
Herculano L. E. Neto

Resposta

Link directo:

RE: Lima, D. Antonio de, Nobiliario de Portugal, copia pertencente a Vera, Alvaro Ferreyra de.

#311340 | jaferro | 05 ago 2012 12:02 | Em resposta a: #311334

Caro Confrade Herculano L. E. Neto,

Muito obrigado pela informação. A partilha enriquece-nos!

Cumprimentos,

José Fernandes Rodríguez

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 02 jul 2024, 10:01

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen