Familia Cunha - Castro Daire

Este tópico está classificado nas salas: Arquivos | Famílias | Pessoas | Regiões

Familia Cunha - Castro Daire

#311350 | mila1000 | 05 ago 2012 16:07

Confrades,

Procuro registo de casamento (entre 1830-1835) ou de baptismo (entre 1805 e1815) de meus tetravós:

Jose de Cunha nascido em Castro Daire casado com Margarida dos Santos ,desse casamento sei que nasceu Manuel da Cunha.

Em 1870 faleceu Jose ou Margarida em Carvalhal Redondo (15/01/1870),essa informão encontrei no familysearch e,acredito que possa ser meu antepassado.

Cumprimentos,
Mila
Brasil.

Resposta

Link directo:

RE: Familia Cunha - Castro Daire

#319839 | Joaquim Carvalhal | 28 dez 2012 17:57 | Em resposta a: #311350

Boa tarde,
Tenho dados de um Jose Marques da Cunha, casado em segunda nupcias com Anna Joaquina Pereira. Ambos naturais de Castro Daire, ele falecido em 1825 e ela em 1833.
Tiveram os seguintes filhos:
Francisco Marques da Cunha, Jose Marques da Cunha, Maximiano Germano Pereira da Cunha, Anna Margarida Joaquin Marques, Antonio Marques.
SDS
Joaquim Carvalhal
rio@paratisol.com
www.custilhao.org

Resposta

Link directo:

RE: Familia Cunha - Castro Daire

#319889 | mila1000 | 29 dez 2012 20:59 | Em resposta a: #319839

Confrade Joaquim,

Após pesquisas e ajuda do confrade Stamaro,descobri que o nome da freguesia que constava no assento de baptismo de meu antepassado era Durie ao inves de Daire (Castro Daire).
Ainda estou pesquisando e consegui o nome de Jose da Cunha nascido em 1809,nascido em Durie/Mangualde/Viseu.
Vou anotar os nomes acima,quem sabe possam me ajudar.
Muito obrigada.
Mila

Resposta

Link directo:

RE: Familia Cunha - Castro Daire

#321500 | HRC1947 | 20 jan 2013 19:27 | Em resposta a: #319889

.

Resposta

Link directo:

RE: Familia Cunha - Castro Daire

#344147 | ruigomes | 21 mar 2014 16:37 | Em resposta a: #319839

Boa tarde confrade Joaquim Carvalhal,

O Francisco Marques da Cunha que fala ter-se-á casado com Rita Joaquina Pereira Marques?
Caso positivo, podia-me facultar mais algumas informações sobre a família? Esse Francisco é o meu 5.º avô.

Cumprimentos,
Rui Gomes

Resposta

Link directo:

RE: Familia Cunha - Castro Daire

#344174 | Joaquim Carvalhal | 22 mar 2014 02:22 | Em resposta a: #344147

Boa noite caro Rui Gomes

Nos dados que possuo o Francisco Marques da Cunha era casado com Rita Joaquina Pereira e tiveram os seguintes filhos.
António, Antónia, Águeda, João, Emília, Ana, Urbana e Bernardino. Destes não possuo os seus descendentes.

O pai de Francisco Marques da Cunha, é José Marques da Cunha casado em Anna Joaquina Pereira, são meus
(6 gerações) tatara-tatara-tatara-tatara- avos, isto segundo o relatório genealógico do site da família contido no Myheritage,

Caso possua a linha de descendentes do seu quinto avô e avó e queira fornecer, terei o maior gosto de fazer o lançamento dos mesmos na referida árvore.

Cordialmente,
Joaquim Carvalhal
rio@paratisol.com

Resposta

Link directo:

RE: Familia Cunha - Castro Daire

#344189 | ruigomes | 22 mar 2014 15:20 | Em resposta a: #344174

Boa tarde confrade Joaquim Carvalhal,

Eu descendo da filha Emília, chamada Emília Angelina de Sousa Marques. Ela teve uma filha natural, de José Nepomuceno de Oliveira Figueiredo, chamada Urbana Amélia de Oliveira Figueiredo, nascida em Castro Daire em 1870. Em 1889 casou-se em Castro Daire com Miguel Pereira Batista, tabelião de Castro Daire. Deste casamento nasceu Agripina Batista (minha bisavó) em data que desconheço.
O meu avô, Fernando Óscar Baptista Gomes, nasceu em Castro Daire a 16-11-1917.

Caso tenha também parentes "Oliveira Figueiredo" ou "Pereira Batista", diga-me alguma coisa para partilharmos informações.

Cumprimentos,
Rui Gomes

Resposta

Link directo:

RE: Familia Cunha - Castro Daire

#344231 | Joaquim Carvalhal | 23 mar 2014 01:40 | Em resposta a: #344189

Boa noite.

Quanto ao ramo "Oliveira Figueiredo" ou "Pereira Batista", apenas possuo os seguintes dados relacionados com João Nepomuceno de Oliveira e Figueiredo.
Pedido de Passaporte em nome de: João Nepomuceno de Oliveira e Figueiredo, natural dos Braços. consulta: http://www.cepese.pt/portal.

Quanto ao ramo dos "Marques" e "Cunha", possuo mais informações, porem ainda em fase de analise e processamento e derivadas dos fundos judiciais e notariais.

Junto o que de imediato possuo:
Inventariante: Francisco Marques da Cunha, viúvo de D. Rita Joaquina Pereira, casada com Francisco Marques da Cunha, falecida em 2.9.1864.

Tinham os seguintes filhos:
1.º- Bernardino de Sena Marques e Cunha, Juiz de Direito no Marco.
2.º- D. Agueda Fausta Marques, solteira maior.
3.º - D. Emília Angelina de Sena Marques, idem, idem
4.º - D. Urbana Amelia Marques, idem, idem
5.º- D. Claudina Augusta Marques do Amaral, falecida antes da inventariada, casada que foi com Inocencio Teixeira do Amaral Cirne., que ficaram os filhos e seguintes netos:
Antonio Teixeira??? do Amaral, solteiro de 21 anos
Albano Teixeira??? do Amaral, solteiro de 17 anos
D. Elisia Amelia do Amaral, solteira de 15 anos.

-----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Consta no seu registo de casamento de João Nepumocemo de Oliveira o seguinte:
Ele é tesoureiro da Camara Municipal de Castro Daire. Foram testemunhas presentes O reverendo Domingos Gomes da Silva Cunha, coadjuntor desta Freguesia.

Ao dispor,
Joaquim Carvalhal
rio@paratisol.com

Resposta

Link directo:

RE: Familia Cunha - Castro Daire

#344272 | ruigomes | 23 mar 2014 22:27 | Em resposta a: #344231

Boa noite,

Acho engraçado o facto de João Nepomuceno ter tido um cunhado juiz de direito, quando um dos seus seus irmaos era igualmente juiz, António Cândido de Oliveira Figueiredo.
João Nepomuceno também foi contador da comarca de Celorico da Beira. Portanto, duas familias ligadas ao direito.
Já que andamos por zona de Castro daire, o confrade conhece a história do "padre manquinho" de Pandilhe?

Resposta

Link directo:

RE: Familia Cunha - Castro Daire

#344280 | Joaquim Carvalhal | 24 mar 2014 00:10 | Em resposta a: #344272

Boa noite,
Encontrei muitas analogias em grande parte dos ramos familiares que "derivo". Posso acrescentar que o Francisco Marques da Cunha, também era funcionário do tribunal e julgo que chegou a exercer o cargo de juiz eleito. O pai dele José Marques da Cunha, era escrivão do Juiz de Direito da Comarca de Castro Daire.

Um Maximiano Germano Pereira da Cunha, irmão de Francisco Marques da Cunha, era Advogado e julgo que também exerceu um cargo ligado ou ao Notariado ou outro similar na dita Comarca de Castro Daire. Para ter a certeza teria que consultar o meu arquivo pessoal que obtive no ADV-Arquivo Distrital de Viseu, mas de momento, encontro-me distante do mesmo.

Um filho deste Maximiano de nome José Marcelino Pereira da Cunha, emigrou para o Brasil, nomeadamente para Pernambuco e consta no seu pedido de passaporte no campo profissão como "Presbítero".
Cota actual - cx.3399 nº597/2 f.32v-33.

Quanto ao "padre manquinho" não possuo nenhuma referencia documental nem informação transmitida oralmente.

Ao dispor,

Joaquim Carvalhal
rio@paratisol.com

Resposta

Link directo:

RE: Familia Cunha - Castro Daire

#344295 | ruigomes | 24 mar 2014 10:56 | Em resposta a: #344280

Pesquisando no Arquivo distrital de Viseu, descobri algumas referências aos tabeliões de Castro Daire José Marques da Cunha e Francisco Marques da Cunha.
Entretanto também descobri um registo de nascimento de dois filhos gémeos de José Marques da Cunha e Ana Joaquina, onde vem os nomes dos seus pais (avós dos batizados). Caso ainda não tenha estes nomes, consulte a imagem 578, ano 1796, dos batismos de Castro Daire.

Cumprimentos,
Rui Gomes

Resposta

Link directo:

RE: Familia Cunha - Castro Daire

#344314 | Joaquim Carvalhal | 24 mar 2014 23:33 | Em resposta a: #344295

Boa noite,
Obrigado pela informação, mas não consegui encontrar a imagem 578.
Entretanto vou colocar aqui, os dados que possuo de registos (judicial e notarial e outros...) existentes no ADV, que envolvem os Marques, Cunha, também meus ancestrais. De alguns, possuo copias que poderei lhe disponibilizar, caso o pretenda e preferencialmente para um seu email.
AO dispor,
SDS
Joaquim Carvalhal
rio@paratisol.com

Freguesia maço n.º Ano 1º Nome 2º Nome Secção Volume
Castro Daire 269 353 1877 Antonio Silva Urbana Amelia Marques Autos de Execução 2 1
Castro Daire 62 (2 apensos) 561 1871 Antonio Teixeira Pinto do Amaral Cirne e irmãos Urbana Amelia Marques Autos de divisão e demarcação de propriedades 1 1
Castro Daire 157 124 1871 Emilia Angelina de Sena Marques Maria da Graça Cerdeira Autos da policia correcional 2 1
Castro Daire 59 301 1843 Francisco Marques da Cunha Antonio Correia da Costa, da Desfeita Autos de ação de juramento de alma
Castro Daire 75 639 1857 Francisco Marques da Cunha Anastacia do Carmo, viuva de Castro Daire Ação de divi???
Castro Daire 296 10 1839 Francisco Marques da Cunha Jose Pereira Custyos de requerimento de divisão 2 1
Castro Daire 61 423 1860 Francisco Marques da Cunha João Monteiro, de Cujó Autos de ação de juramento de alma 1 1
Castro Daire 89 314 1844 Francisco Marques da Cunha Joaquim de Sousa, Val de Matos Ação de alma 1 1
Castro Daire 89 328 1845 Francisco Marques da Cunha Jose Ponto Ferreira, Dornelas Tulha Nova Ação de alma
Castro Daire 93 77 1846 Francisco Marques da Cunha Manuel de Almeida Execução de sentença. O francisco reclama o pagamento de uma quantia que emprestouao outro 1 1
Castro Daire 93 132 1853 Francisco Marques da Cunha Manuel Rodrigues Duarte, Parada Custos de execução 1 1
Castro Daire 303 77 1805 Francisco Pinto Marchante Jose marques da Cunha Autos de apresentação de sentença
Castro Daire 309 93 1805 Francisco Pinto Marchante Jose marques da Cunha Custos de embargo
Castro daire 61 423 João Monteiro Francisco Marques da Cunha Autos de ação de juramento de alma
Castro daire 224 234 1884 João Nepomoceno de Oliveira Figueiredo Autos de corpo de delito
Castro daire 149 273 1887 João Nepomoceno de Oliveira Figueiredo Tem mais 8 processos diversos Autos de querela. Este processo contem 307 paginas
Castro Daire 264 84 1879 Jose Correira de Barros Coelho João Nepomoceno de Oliveiraa Autos de ação de letra
Castro Daire 249 42 1872 Jose de Almeida Pinto Urbana Amelia Marques Autos libelo de divida
Castro daire 288 13 1816 Jose Ferreira Jose Marques da Cunha Autos de excuceção
Castro daire 288 13 1816 Jose Ferreira Jose Marques da Cunha Autos de excuceção
Castro Daire 309 46 Jose Marques da Cunha Irmandade das Almas Autos de assinação de dez dias
Castro Daire 123 41 1818 Jose Marques da Cunha Manuelde carvalho Execução por sentença. Lido mas bastante ilegivel
Ribolhos 241 202 1864 Luiz Pontes de Almeida, padre Gueidan Maximo Germano Pereira da Cunha Autos de ação ordinaria
Castro Daire 287 45 1804 Manuel Antunes Amaro Jose Marques da Cunha Autos de apresentação de petição
Vila Pouca-Castro Daire 303 37 1810 Manuel cardoso de Vila Pouca Jose Marques da Cunha Autos de execução por sentença
Castro Daire 93 77 Manuel de Almeida Francisco Marquesda Cunha Execução de sentença
Castro Daire 238 47 1842 Manuel Pinto Francisco Marques da Cunha Autos delibelo de divida
Castro daire e Farejinhas 123 20 1818 Manuel Ribeiro e seus herdeiros Jose Marques da Cunha Execução

Resposta

Link directo:

RE: Familia Cunha - Castro Daire

#344325 | ruigomes | 25 mar 2014 09:58 | Em resposta a: #344314

Já lhe enviei um email com os dados do registo de nascimento que referi.

Cumprimentos

Resposta

Link directo:

Familia Cunha - Castro Daire

#365003 | lsimas | 10 jan 2016 22:05 | Em resposta a: #344189

Boa noite,
Eu conheço um primo seu, Nuno Gonçalves da Cunha, e que pedia o favor de ver se era possível contactá-lo para nuno_gc@sapo.pt.
Obrigado
Cumprimentos

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 06 mai 2024, 00:14

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen