Primeiros livros paroquiais do Arquivo Distrital de Viseu disponibilizados para consulta online

Este tópico está classificado nas salas: Arquivos | Bibliografia | Direito | Eventos | Famílias

Primeiros livros paroquiais do Arquivo Distrital de Viseu disponibilizados para consulta online

#311380 | MCNN | 06 ago 2012 12:25

Boa tarde

Finalmente o Arquivo Distrital de Viseu começou a disponibilizar para consulta online os seus livros paroquiais.

http://digitarq.advis.dgarq.gov.pt/results?r=True&p0=CompleteUnitId&o0=11&v0=PT%2fADVIS%2fPRQ%25

São apenas 10 livros, pertencentes à paróquia Ocidental da cidade de Viseu, mas pelo menos o processo teve o seu início, o que é um excelente sinal.

As minhas felicitações ao AD Viseu.


Mário César Navarro

Resposta

Link directo:

RE: Primeiros livros paroquiais do Arquivo Distrital de Viseu disponibilizados para consulta online

#311385 | roz | 06 ago 2012 13:23 | Em resposta a: #311380

Como sempre em cima da hora! Obrigada Mario. Fico aguardando os proximos que me farao um jeitao.

Tambem os meus parabens ao Arquivo de Viseu.

Rosario

Resposta

Link directo:

RE: Primeiros livros paroquiais do Arquivo Distrital de Viseu disponibilizados para consulta online

#311390 | MMSA | 06 ago 2012 14:07 | Em resposta a: #311380

Obrigada pela partilha da informação.
Cumprimentos
Manuela

Resposta

Link directo:

RE: Primeiros livros paroquiais do Arquivo Distrital de Viseu disponibilizados para consulta online

#311393 | facs | 06 ago 2012 15:02 | Em resposta a: #311380

Amigo Mario

Bom Dia, estou em divida para consigo, por causa daquele assunto do meu bisavo Figueiredo e tambem das fotocopias do testamento da minha bisavo Futscher, pois o amigo dispos de dinheiro seu e eu queria fazer contas consigo

Este tópico nao é propriamente o sitio indicado para um assunto deste genero, mas como acabei de ler o seu dialogo aproveito para lhe perguntar qual o valor da minha divida

com um abraço amigo
Francisco Cannas Simoes

Resposta

Link directo:

RE: Primeiros livros paroquiais do Arquivo Distrital de Viseu disponibilizados para consulta online

#311415 | MCNN | 06 ago 2012 19:12 | Em resposta a: #311393

Amigo Francisco Cannas Simões


Por amor de Deus, não se preocupe com esses valores que foram insignificantes.

Eu é que estou em dívida consigo, pois fiquei de obter uma informação para si mas ainda não o consegui.

De qualquer forma, já passei pela igreja e estou à espera que eles me digam quando é que eu posso ir lá.

Um abraço

Mário César Navarro

Resposta

Link directo:

RE: Primeiros livros paroquiais do Arquivo Distrital de Viseu disponibilizados para consulta online

#311445 | facs | 06 ago 2012 22:27 | Em resposta a: #311415

Amigo Mario

Entao so me reata agradecer lhe a gentileza que teve para comigo com um abraço

Francisco Cannas Simoes

Resposta

Link directo:

RE: Primeiros livros paroquiais do Arquivo Distrital de Viseu disponibilizados para consulta online

#320408 | Filipe Prista | 09 jan 2013 10:12 | Em resposta a: #311380

Bom dia,

Acrescento que, entretanto, já se disponibilizados 1139 livros, espalhados por diversos concelhos.

Cumprimentos,

Filipe Prista Lucas

Resposta

Link directo:

RE: Primeiros livros paroquiais do Arquivo Distrital de Viseu disponibilizados para consulta online

#320425 | cardosodoamaral | 09 jan 2013 17:34 | Em resposta a: #320408

Caro Confrade Filipe Prista Lucas

É realmente pena não estarem devidamente catalogados, ou seja por freguesias.
Aquilo é um emaranhado de cotas sem nexo.
Estarei eu enganado ou visualizo no sítio errado?

Cordiais cumprimentos

Adelino Cardoso do Amaral

Resposta

Link directo:

RE: Primeiros livros paroquiais do Arquivo Distrital de Viseu disponibilizados para consulta online

#320438 | MMSA | 09 jan 2013 20:53 | Em resposta a: #320425

Caro confrade
Siga esta ligação;

http://www.ad-viseu.com/paroquiais.php
Aqui estão catalogados por freguesias e é fácil a sua consulta
Cumprimentos
Manuela

Resposta

Link directo:

RE: Primeiros livros paroquiais do Arquivo Distrital de Viseu disponibilizados para consulta online

#320439 | cardosodoamaral | 09 jan 2013 21:14 | Em resposta a: #320438

Olá Manuela

Sempre presente

Desconhecia a organização

Grato pela ajuda

Cordiais cumprimentos e boas pesquisas

Adelino

Resposta

Link directo:

Primeiros livros paroquiais do Arquivo Distrital de Viseu disponibilizados para consulta online

#383958 | Eneidamgbr | 27 ago 2017 20:34 | Em resposta a: #311380

Boa tarde,
Meu nome é Eneida. Sou brasileira, neta e bisneta de portugueses.
Estou procurando o assento de nascimento do Sr. Manoel Tavares Cardoso, filho de José Tavares Cardoso e Anna Soares Corrêa. Nem data de nascimento consta, mas ele tinha 27 anos quando se casou em 1916 aqui no Brasil. Desconfio que o assento dele possa estar em uma paróquia.

Está difícil encontrar porque na certidão de casamento dele, só menciona que ele é de Portugal e não informa o distrito e nem a freguesia.

Já procurei em vários distritos, todavia por pesquisas na internet sobre concentração de famílias em Portugal, há muitos Tavares no Viseu e Beira alta portuguesa..

Se puderem me orientar em alguma coisa? Em outubro estarei em Braga, mas os meus parentes daí também não sabem.É um outra geração.

Obrigada.
Eneida

Resposta

Link directo:

Primeiros livros paroquiais do Arquivo Distrital de Viseu disponibilizados para consulta online

#383963 | saintclair | 28 ago 2017 10:27 | Em resposta a: #383958

-
Se tem familiares em Braga, tudo indica que o Sr. Manoel Tavares Cardoso, seja dessa zona?
....Ou não!... da forma como escreve a mensagem, ficamos com a sensação que o seu avô,
não é o Sr. Tavares!
Agradecemos as suas notícias.
Saintclair

Resposta

Link directo:

Primeiros livros paroquiais do Arquivo Distrital de Viseu disponibilizados para consulta online

#383967 | Eneidamgbr | 28 ago 2017 16:54 | Em resposta a: #311380

Boa tarde!

Realmente, vocês estão certos. Ele não era o meu avô, mas ele é o primeiro marido de minha avó( Guilhermina de Assenção Pereira- Braga-Cabeceiras de Basto - Boadela).Ela se casou com ele aqui no Brasil ,mas infelizmente ficou viúva. Eles eram primos. Minha mãe é fruto do segundo casamento.

No entanto, preciso da certidão de nascimento dele para fazer a transcrição de casamento para a cidadania portuguesa.

Preciso fazer a transcrição dos dois casamentos. Tenho todos os documentos necessários. E nesses documentos não há data de nascimento e nem localidade. Só idade 27 anos em 1916 e filiação: José Tavares Cardoso Anna Soares Corrêa.Só falta a certidão de nascimento dele. .

Já pesquisei no arquivo distrital de Braga,Vila nova de Gaia e Viseu e não achei. Mas irei pesquisar novamente, no link que o senhor me forneceu.

Nos arquivos do Viseu ,que eu consultei, fazendo uma busca de 1887 até 1892, considerando um possível erro de data, não encontrei muitos Tavares e nem Cardoso.

Se eu soubesse em qual região concentram- se essas famílias ficaria mais fácil.

Caso não encontre, não haveria a possibilidade de uma autoridade portuguesa emitir uma certidão negativa,como ocorre aqui no Brasil. Aqui,quando não se encontra um documento ,que pode ser por motivos variados, um padre Chanceler assina e reconhece junto com o escrivão a assinatura em um cartório ( Conservatória)

Se puderem me orientar ,ficaria eternamente grata.

Em todo caso ,em Outubro irei visitar meus parentes aí e vou pedir ajuda também.

Com os meus melhores cumprimentos

Eneida M Nogueira

Resposta

Link directo:

Guilhermina Ascenção Pereira- Braga-Cabeceiras de Basto - Boadela

#383968 | saintclair | 28 ago 2017 17:22 | Em resposta a: #383967

-
...Se a sua mãe é resultado de um segundo casamento, o Snr. Tavares nada tem a ver consigo!
Aproveito para lhe dizer o seguinte;-- Se o primeiro marido de sua avó era primo, não é difícil
saber a zona a que pertencia; .....[Braga-Cabeceiras de Basto - Boadela].
...Só vejo uma maneira de vc. tentar resolver o caso; A sua avó; Guilhermina de Ascenção Pereira.
Presumo que vc. só terá de fazer a apresentação da transcrição do 2º casamento, de onde
nasceu a sua mãe: o que está para trás não deve interessar! ....
Tem que provar que ela, Guilhermina é sua avó e é Portuguesa. Não estou a ver outra forma,
nem "com engenharias de parentesco...
Boa sorte
Saintclair

Resposta

Link directo:

Primeiros livros paroquiais do Arquivo Distrital de Viseu disponibilizados para consulta online

#383977 | MCNN | 28 ago 2017 19:33 | Em resposta a: #383967

Boa tarde Eneida

Esse casamento de 1916 no Brasil teve lugar onde precisamente ? E qual a data do casamento ?

Cumprimentos

Mário César Navarro

Resposta

Link directo:

Primeiros livros paroquiais do Arquivo Distrital de Viseu disponibilizados para consulta online

#383982 | Eneidamgbr | 29 ago 2017 01:13 | Em resposta a: #311380

Boa noite ,Sr Mário


O casamento entre o Sr Manoel Tavares Cardoso e Guilhermina da Assenção Pereira foi em Maria da Fé - (Sul de Minas Gerais),termo de Cristina( sul de Minas de Minas Gerais),comarca de Itajubá( Sul de minas Gerais) no dia 29 de abril de 1916.

Se puder me ajudar, ficarei eternamente grata.

Muito obrigada pela atenção.

Eneida M Nogueira.

Resposta

Link directo:

Primeiros livros paroquiais do Arquivo Distrital de Viseu disponibilizados para consulta online

#383983 | Eneidamgbr | 29 ago 2017 01:27 | Em resposta a: #383968

Boa noite Sr, Saintclair,

Obrigada pela atenção. Eu vou argumentar dentro dessa linha. Uma brasileira , com cidadania portuguesa e que mora em Lisboa está resolvendo isso para mim . Disse que a conservatória está analisando.Mas foi pedida para ela essa certidão.

Em outubro , se Deus quiser , estarei em Lisboa e irei até Cabeceiras de Basto também. Pessoalmente ,acho que tudo fica mais fácil.

Com os melhores cumprimentos

Eneida MNogueira

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 25 abr 2024, 22:18

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen