Assento de nascimento e de baptismo, diferenças a nível de informações?

Este tópico está classificado nas salas: Arquivos | Pessoas

Assento de nascimento e de baptismo, diferenças a nível de informações?

#311384 | jmnp | 06 ago 2012 12:55

Boa tarde a todos,

Sou principiante em matéria de genealogia. Há muito tempo que queria começar a pesquisa genealógica da minha família, e comecei há poucos dias: fui às Conservatórias do Registo Civil (Estarreja e Sever do Vouga), já estou na posse de cópias do assento de nascimento de 3 dos meus avós (o 4º entra numa categoria sobre a qual hei-de escrever, mais tarde, para recolher opiniões).

Agora, para investigar sobre os pais e avós destes meus avós, posso procurar (se bem percebi):
1) registos de nascimento e/ou
2) assentos de baptismo

Deve estar tudo no Arquivo Distrital de Aveiro, ou eventualmente numa das bibliotecas dos Mórmons em Lisboa (moro em Lisboa), presumo.

Qual dos dois documentos costuma ter mais informações? É recomendável a pesquisa dos dois ou costuma-se fazer só com um?

Peço desculpa se a minha pergunta for inconsequente (relembro que sou principiante nesta matéria), e se a resposta se encontra algures no fórum (não encontrei).

Cumprimentos
JMNP

PS: tenho várias outras perguntas, mas irei colocá-las em tópicos diferentes, para não misturar tudo.

Resposta

Link directo:

RE: Assento de nascimento e de baptismo, diferenças a nível de informações?

#311397 | RCCORREIA | 06 ago 2012 16:08 | Em resposta a: #311384

Boa tarde JMNP

Para pesquisar pessoas nascidas há mais de 100 anos terá que pesquisar os registos paroquiais (assumindo que as pessoas eram católicas) podendo encontrar registos de baptismo, casamento e óbito. Se crente doutra religião pode ser mais complicado pois o registo civil não vai tão atrás.

Nalguns casos é possível recuar até ao século XVI altura em que se iniciaram estes registos sistemáticos.

Relativamente ao Mórmons tem o site "Family Search" e a biblioteca deles na Av Gago Coutinho (Arieiro-Rotuda do Relógio) em Lisboa mas nada garante que eles tenham o que procura.

Em alternativa tem o Arquivo Distrital e a Bib Nacional/Arq Torre do Tombo (que por vezes têm cópias dos livros).

E este site onde muitas pessoas o podem ajudar.

Cumprimentos,
Rui C Correia

Resposta

Link directo:

RE: Assento de nascimento e de baptismo, diferenças a nível de informações?

#311399 | JFHPereira | 06 ago 2012 16:21 | Em resposta a: #311384

Caro JMNP,

Eu também comecei a minha árvore à pouco tempo. Aquilo que lhe posso adiantar, sendo esta a minha opinião e é assim que tenho trabalhado, é consultando os Assentos Paroquiais. Penso que os Assentos de Batismo tem mais informação, refere os avós paternos e maternos do batizado.
No arquivo distrital de Aveiro existem livros paroquiais de 1565 a 1895. Os de 1895 a 1911 penso estarem ainda nas conservatórias e os livros posteriores a 1911 estão nas paroquias. Penso estarem correctas as minhas informações.
Eu também tenho pesquisado em Sever do Vouga, sou natural e morador do concelho, assim torna-se mais fácil…

Espero ter ajudado.

Cumprimentos.
JPereira

Resposta

Link directo:

RE: Assento de nascimento e de baptismo, diferenças a nível de informações?

#311405 | jmnp | 06 ago 2012 16:50 | Em resposta a: #311399

Caros RCCORREIA e JFHPereira,

Muito obrigado pelas suas respostas. Vou então procurar os registos de baptismo em prioridade.

Em relação ao arquivo de Aveiro, na Conservatória de Estarreja (que passou a ser designada Loja dos Registos), foi-me dito que tudo que é anterior a 1911 já se encontra no Arquivo Distrital de Aveiro. Não sei como será em Sever do Vouga, esqueci-me de perguntar quando lá estive na sexta-feira passada.

Cumprimentos
JNMP

Resposta

Link directo:

RE: Assento de nascimento e de baptismo, diferenças a nível de informações?

#311406 | JFHPereira | 06 ago 2012 17:01 | Em resposta a: #311405

JNMP,
Foi-me dito em Aveiro que depois de 1895 até 1911 estava na conservatória de Sever. Pedi um Assento de um familiar nascido em 1904 e foi-me dito que ainda estava em Sever do Vouga. Tenho de lá ir procurar...
Alguma coisa que precise, é só dizer.

Cumprimentos,

JPereira

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 17 mai 2024, 01:47

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen