Carvalhos de Basto - Casa de Figueiredo

Este tópico está classificado nas salas: Famílias | Regiões

Carvalhos de Basto - Casa de Figueiredo

#311431 | jnt | 06 ago 2012 20:37

Caros Confrades

Em Carvalhos de Bastos (vol. VII-pg. 288) menciona que Francisco da Cunha Teixeira foi baptizado em Vale de Bouro a 02-03-1691.
Creio que será um erro. Com efeito, encontrei dois Franciscos, filhos do casal Baltazar Gonçalves e Maria Teixeira, um baptizado realmente a 02-03 mas em 1671 (que provavelmente terá falecido menor) e ou outro baptizado a 09-12-1688.
Algum confrade pode acrescentar, confirmar ou corrigir alguma coisa relativamente a esta matéria?

Cumprimentos
Joaquim Neto Teixeira

Resposta

Link directo:

RE: Carvalhos de Basto - Casa de Figueiredo

#311742 | jnt | 11 ago 2012 20:30 | Em resposta a: #311431

Renovo pedido.

Joaquim Neto Teixeira

Resposta

Link directo:

RE: Carvalhos de Basto - Casa de Figueiredo

#311901 | Almeida Carvalhais | 14 ago 2012 16:41 | Em resposta a: #311742

Caro Joaquim Neto Teixeira

Tentando responder à questão que levantou sobre a imprecisão de datas que aparecem várias vezes no VII volume dos Carvalhos de Basto venho informá -lo que por experiência própria também já tenho notado esse problema que penso que se deve a simples lapsos. Mais informo que coincidentemente a Casa de Figueiredo aparece ligada a um ramo dos meus ancestrais pelo que me atreveria a perguntar-lhe que tipo de ligação tem com essa casa, pois poderíamos tentar ajudar-nos nessa pesquisa. Sobre o primeiro Francisco da Cunha Teixeira já verifiquei que de facto não nasce na data lá citada, mas sim na que refere, 2/3/1671. Ainda não pesquisei o segundo apesar de já ter encontrado uma irmã, Maria, nascida em 1672.
Com os meus cumprimentos
F. Coelho

Resposta

Link directo:

RE: Carvalhos de Basto - Casa de Figueiredo

#311917 | jnt | 14 ago 2012 22:55 | Em resposta a: #311901

Caro confrade F. Coelho

Relativamente a filhos do casal Baltazar Gonçalves e Maria Teixeira (moradores nas Carvalheiras), encontrei os seguintes assentos:
1. Francisco, b. 2.3.1671;
2. Maria, b. 20.3.1672;
3. Luisa, b. 18.2.1675;
4. Manuel, b. 24.2.1676;
5. José, b. 21.3.1683;
6. Luisa, b. 6.8.1685;
7. Francisco da Cunha Teixeira, b. 9.12.1688;
8. João, b. 19.5.1691;
9. Senhorinha Teixeira, b. 29.08.1693.

Relativamente ao casal Francisco da Cunha Teixeira e Teresa Teixeira, encontrei os seguintes assentos de baptismos de filhos:
1. Mariana Teixeira, b. 13.2.1724;
2. Ana Maria Teixeira da Cunha, b. 1.11.1726;
3. Antónia, b. 4.1.1730;
4. Francisco, b. 9.4.1735;
5. Francisco, b. 27.2.1737;
6. António Teixeira da Cunha, b. 14.9.1740.

Estou em crer em Francisco da Cunha Teixeira seja meu avoengo. E porquê?
1º Com efeito, tenho cinco assentos de filhos do casal Manuel António Teixeira (de Vale de Bouro) e de Maria Josefa de Sousa (do Corgo), onde consta que os avós paternos são Francisco da Cunha, do lugar de Ferreiros, e Teresa Teixeira, de Fundevila em Vilanova.
2º Haverá alguma relação entre este lugar de Ferreiros e o lugar das Carvalheiras?
3º Não encontrei mais nenhum casal com estes nomes.
4º Os pais de Teresa Teixeira são Gualter de Freitas, de Vilanova, e Praxedes Teixeira Álvares, de Figueiredo. Ele fica viúvo muito cedo (24.12.1701) e não encontrei o assento de óbito dele, muito embora tenha certamente falecido antes de 16.12.1712.
5º No assento de óbito de Teresa Teixeira (28.12.1751, em Vale de Bouro), viúva que ficou de Francisco da Cunha, do lugar das Carvalheiras, menciona como "obrigados ao seu bem de alma" os filhos Mariana, Antónia e Manuel António (ora cá está o meu Manuel António cujo assento de baptismo não encontrei).
Penso que o meu Manuel António Teixeira seja um dos Franciscos baptizados a 9.4.1735 ou 27.2.1737, que tenha mudado de nome aquando do crisma.

Cumprimentos
Joaquim Neto Teixeira

Resposta

Link directo:

RE: Carvalhos de Basto - Casa de Figueiredo

#311926 | Almeida Carvalhais | 15 ago 2012 11:54 | Em resposta a: #311917

Caro Joaquim Neto Teixeira

Estes assuntos de genealogia são puzzles encadeados que por vezes se tornam verdadeiros quebra-cabeças. Mas também é isso que lhes confere um elevado grau de interesse. E vamos então ao assunto em questão: Nos registos de baptismo de todos ou de quase todos os filhos do casal Baltazar Gonçalves e Maria Teixeira, inclusivé o do Francisco da Cunha Teixeira,(1688), é referido o lugar da Ribeira de Baixo. Mas, de facto, o assento de óbito do mesmo, de difícil leitura por estar muito apagado, refere o lugar de Carvalheiras que também é citado no assento de óbito da sua mulher, Teresa Teixeira. Ora esta, no seu registo de baptismo, é referida no lugar de Figueiredo . Donde pressuponho que Carvalheiras será o lugar de residência de ambos. Em nenhum deles aparece quer o lugar de Ferreiros quer o lugar de Vilanova ( penso que Fundevila e Vilanova serão lugares diferentes, mas não tenho a certeza).
Em relação à hipótese do filho de ambos, Manuel António, referido no assento de óbito da mãe (Teresa Teixeira) ser um dos Franciscos baptizados em 1735 e 1737, que teria mudado o nome no crisma, chamo a atenção que na página onde todos eles são referidos, a 288 do VII volume dos Carvalhos de Basto, os dois Franciscos são dados como tendo morrido menores. Isto é se não entrarmos em conta com os lapsos que essa obra contém. Mas realço que é sobretudo a nível de datas que os tenho encontrado e que ainda não os notei, p. ex., nesta referência à morte de menores. Vou tentar encontrar os registos de óbito, mas, como sabe, não é fácil.
A outra hipótese que se pode pôr é que o outro irmão, António Teixeira da Cunha (n. a 4.9.1740 ) seja de facto o Manuel António que aparece com esse nome em adulto. O problema que aqui se pode pôr prende-se com o nome da mulher.
Portanto do que me enviou deduzo que o casal Manuel António Teixeira e Josefa de Sousa são seus antepassados?
Então tudo ficará de novo em aberto. Mas de qualquer forma gostaria de saber a sua opinião sobre estas minhas conjecturas.
Com os meus cumprimentos
F.Coelho

Resposta

Link directo:

RE: Carvalhos de Basto - Casa de Figueiredo

#311932 | Almeida Carvalhais | 15 ago 2012 14:16 | Em resposta a: #311926

Só uma pequena correcção: De facto o 1º Franciso (b. 1735) morreu menor, mas do segundo (b.1737) não há mais notícia. Isto segundo o Carvalhos de Basto.
Renovando os meus cumprimentos
F.Coelho

Resposta

Link directo:

RE: Carvalhos de Basto - Casa de Figueiredo

#311964 | jnt | 15 ago 2012 23:17 | Em resposta a: #311932

Caro F. Coelho

Hoje não terei oportunidade de lhe responder completamente. Em todo o caso, deixo-lhe desde já algumas observações.
1. O casal Manuel António Teixeira e Maria Josefa de Sousa são meus antepassados confirmados documentalmente pelos assentos paroquiais.
2. Não tenho acesso ao casamento do Manuel António Teixeira com a Maria Josefa de Sousa uma vez que os assentos do Corgo referentes aos matrimónios de cerca de 1757 não existem (provavelmente ter-se-ão perdido).
3. Nos assentos de baptismos dos filhos deles menciona que Manuel António Teixeira é filho de Francisco da Cunha (dos Ferreiros) e de Teresa Teixeira de (de Fundevila), moradores em Ferreiros.
4. Não sei onde fica o lugar de Ferreiros nem o de Carvalheiras mencionado no assento de óbito de Francisco da Cunha Teixeira. Contudo, o lugar de Ferreiros é mencionado nas Memórias Paroquiais de 1758 (o de Carvalheiras não é mencionado). O lugar de Carvalheiras tem código postal e o de Ferreiros não tem.
5. O Gualter de Freitas, pai de Teresa Teixeira, é natural de Vila Nova (São Romão do Corgo), e ficou viúvo com 27 anos. Outra filha de Gualter de Freitas, de nome Teodósia Teixeira, baptizada a 1.4.1696, faleceu solteira a 26.3.1754 no lugar de Vila Nova. Suspeito que Gualter de Freitas tenha regressado ao seu lugar de naturalidade (Vila Nova) depois de ficar viúvo e que tenha levado a prole com ele. Contudo, também não encontrei assento de óbito dele.
6. Tive o cuidado de pesquisar o irmão António Teixeira da Cunha e este é sempre mencionado como António ... e o nome nunca é precedido de Manuel (casou a 12.12.1765 e teve, pelo menos, 5 filhos).

Qual é a sua ligação à Casa de Figueiredo?

Cumprimentos
Joaquim Neto Teixeira

Resposta

Link directo:

RE: Carvalhos de Basto - Casa de Figueiredo

#311983 | Almeida Carvalhais | 16 ago 2012 15:08 | Em resposta a: #311964

Caro Joaquim Neto Teixeira

A minha ligação à casa de Figueiredo vem de Sebastiana Teixeira Álvares(b. 18.6.1693), irmã da Praxedes Teixeira Álvares que é a sua possível antepassada. Uma das filhas dela, a Maria Angélica Teixeira Machado, casa com Manuel Pires Marvão,
que surge ligado à Casa do Marvão, em S. Romão do Corgo ( Carvalhos de Basto VII vol. págs 290 e 424) que é a casa mãe da minha família materna.
Com os meus cumprimentos
F. Coelho

Resposta

Link directo:

RE: Carvalhos de Basto - Casa de Figueiredo

#312025 | jnt | 16 ago 2012 20:29 | Em resposta a: #311983

Caro F. Coelho

Suponho que pretendesse referir-se a Sebastiana Teixeira Álvares, b. 10.2.1673 e não à homónima b. 18.6.1693, sobrinha desta.
A avó materna de Sebastiana Teixeira Álvares de Sousa e Praxedes Teixeira Álvares, de nome Catarina Francisca, é na mesma minha avoenga. Com efeito, descendo dela a partir do seu filho António Teixeira Álvares.

Cumprimentos
Joaquim Neto Teixeira

Resposta

Link directo:

RE: Carvalhos de Basto - Casa de Figueiredo

#312039 | Almeida Carvalhais | 16 ago 2012 23:25 | Em resposta a: #312025

Caro Joaquim Neto Teixeira

De facto, por lapso, referi a data de baptismo da sobrinha em vez da da tia. Esta também é Sousa?
Então, temos antepassados comuns. E já agora perguntar-lhe-ia se encontrou o registo de óbito do António Teixeira, casado com a Catarina Francisca e o de baptismo da filha, Maria Teixeira.


Os meus cumprimentos
F.Coelho

Resposta

Link directo:

RE: Carvalhos de Basto - Casa de Figueiredo

#312041 | jnt | 16 ago 2012 23:46 | Em resposta a: #312039

Caro F. Coelho

Esse "de Sousa" ainda é a esclarecer. Com efeito, é assim que consta na BD do Geneall, não sei porquê?
Quanto à Maria Teixeira, não encontrei o assento de baptismo.
O assento de óbito de António Teixeira data de 27.11.1687, São Romão de Corgo.

Cumprimentos
Joaquim Neto Teixeira

Resposta

Link directo:

RE: Carvalhos de Basto - Casa de Figueiredo

#312055 | Almeida Carvalhais | 17 ago 2012 09:02 | Em resposta a: #312041

Caro Joaquim Neto Teixeira

Agradeço a sua informação. E já agora pedir-lhe-ia que me mantivesse ao corrente de futuros desenvolvimentos do assunto que, afinal,nos colocou em contacto.

Com os meus cumprimentos
F.Coelho

Resposta

Link directo:

RE: Carvalhos de Basto - Casa de Figueiredo

#312094 | jnt | 17 ago 2012 20:33 | Em resposta a: #312055

Caro F. Coelho

Relativamente à Casa de Figueiredo, na página 288 de Carvalhos de Basto consta que Ana Maria Teixeira (filha de Francisco da Cunha Teixeira e Teresa Teixeira) casada com Manuel Carvalho tiveram 3 filhos: João, Plácido e Manuel José. Contudo, só identifica a data de nascimento dos dois primeiros nascidos no Corgo e, relativamente ao 3º só identifica a sua data de óbito.
Ora, encontrei o assento de baptismo do Manuel José: ele nasceu em Vale de Bouro a 22.3.1754. Os pais casaram em Vale de Bouro e mudaram-se para o Corgo (terra do pai) depois do nascimento dele. Curiosamente, o assento de baptismo indica os pais morando no lugar de Ferreiros e os avós maternos do lugar de Carvalheiras (Vale de Bouro). Já soube pela Junta de Freguesia de Vale de Bouro que os lugares de Ferreiros e Carvalheiras são muito próximos, e o de Ferreiros é recolhido da estrada, mas espero vir a obter mais informações relativamente a esta matéria. Em todo o caso, lá vem de novo o lugar de Ferreiros à baila.

Cumprimentos
Joaquim Neto Teixeira

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 26 mai 2024, 03:09

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen