Pedido de ajuda - interpretação textual/grau de parentesco

Este tópico está classificado nas salas: Formação

Pedido de ajuda - interpretação textual/grau de parentesco

#311685 | PP | 10 ago 2012 23:46

Caros confrades,

Gostaria de contar com a vossa opinião sobre o seguinte.

Vejam, por favor, o assento de batismo no fólio direito em: http://pesquisa.adporto.pt/cravfrontoffice/WebSearch/ImageFullScreen.aspx?DigitalObjectID=22739&FileID=_919096 (assento n.º 43, «Joaquim»).

Relativamente aos padrinhos de baptismo, eu leio, na 14.ª linha: «Foram padrinhos que sei serem os próprios Sebastião Pereira de Almeida Borges, casado, como procurador de Joaquim Pinto Soares Moura, negociante no Rio de Janeiro Império do Brasil, e tio materno do baptizado (...)».

E, portanto, interpreto que um deles é irmão de Maria Rosa (mãe do baptizado), esta natural de Bustelo, Penafiel.

Na vossa opinião, quem é o irmão da dita Maria Rosa? Para mim, é o Joaquim Pinto de Moura, estarei errado? O que vos parece?

Agradeço alguma opinião.

Cumprimentos, PP.

Resposta

Link directo:

RE: Pedido de ajuda - interpretação textual/grau de parentesco

#311690 | RCCORREIA | 11 ago 2012 00:23 | Em resposta a: #311685

Caro PP

Será o padrinho (e não o seu procurador) e por isso está certo o que assumiu. O tio Joaquim que lhe dá o nome (que é também do avô paterno) e que possivelmente estando no Brasil pediu a um amigo que o representasse.

Cumpts,
Rui C Correia

Resposta

Link directo:

RE: Pedido de ajuda - interpretação textual/grau de parentesco

#311693 | PP | 11 ago 2012 01:03 | Em resposta a: #311690

Caro Rui C Correia,

Agradeço a sua disponibilidade.

Sei que isto parece algo básico em termos de interpretação, mas este ramo está a complicar-me as minhas deduções.

É que a mãe do baptizado, Maria Rosa é, assim, irmã de Joaquim Pinto Soares Moura. Porém, esta Maria Rosa é filha de pai incógnito e de Maria Joaquina.

Muito gostava então eu de saber de onde vem tanto apelido para o dito tio materno do baptizado...

Cumprimentos e muito obrigado, PP.

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 06 jun 2024, 06:30

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen