Naturalização de Neto !

Este tópico está classificado nas salas: Arquivos | Brasil | Direito | Património | Pessoas

Naturalização de Neto !

#311695 | davitrin | 11 ago 2012 03:21

Estive pesquisando em mensagens anteriores, e encontrei algumas informações a respeito do assunto porém mensagens antigas, e sem evidencias claras.
Estou a iniciar o pedido de processo de naturalização, sou neto de Português, meu pai veio a falecer sem ter solicitado a dupla cidadania, logo o que me obriga a solicitar via naturalização.
Gostaria de saber se existem outros confrades na mesma situação do que eu. Ou ainda que ja tenham pego a sua Naturalização Portuguesa.

Com meus melhores cumprimentos e agradecendo desde já a atenção desprendida.


Davi Trindade.

Resposta

Link directo:

RE: Naturalização de Neto !

#311739 | jpm2353 | 11 ago 2012 19:28 | Em resposta a: #311695

Olá Davi,

Veja esta ligação: http://www.consuladoportugalsp.org.br/nacionalidade10.htm

Cumprimentos,
João Magalhães

Resposta

Link directo:

RE: Naturalização de Neto !

#311762 | davitrin | 12 ago 2012 04:06 | Em resposta a: #311739

Obrigado pela resposta, na verdade muitas coisas da ligação que tu me enviaste já era de meu conhecimento.

Eu só gostaria de conhecer pessoas que estejam realizando ou que já tenham realizado o mesmo processo que o meu.

Meus melhores comprimentos.

Davi Trindade.

Resposta

Link directo:

RE: Naturalização de Neto !

#311781 | denicp1955 | 12 ago 2012 23:59 | Em resposta a: #311762

Prezado Davi.

Sou também neta de português e com a ajuda dos confreiros aqui do Fórum cheguei ao registro do batizado do meu avô.
No início de Setembro devo entrar com o requerimento solicitando a minha naturalização.
Será bom se pudermos trocar dúvidas durante esse processo.
Grande abraço!

Denise

Resposta

Link directo:

RE: Naturalização de Neto !

#311789 | davitrin | 13 ago 2012 02:12 | Em resposta a: #311781

Obrigado pelo retorno Denise. Já estou a iniciar a solicitação das certidões na próxima semana.
Agora e só ficarmos na expectativa.
Você e do Rio de Janeiro ?
Irá iniciar o processo por contra própria ou irá contratar algum serviço de advogado ou despachante ?

Davi Trindade.

Resposta

Link directo:

RE: Naturalização de Neto !

#311829 | denicp1955 | 13 ago 2012 16:38 | Em resposta a: #311789

Davi.
Sou de Porto Alegre.
Acompanhei as breves trocas de orientações no teu tópico e vi que tivestes sucesso em seguida, pois sabias de onde vinha teu avô. Para mim esse processo durou pelo menos 8 meses, pois ele não era de onde pensávamos que era, mas a sorte me ajudou e consegui chegar até ele. Depois, se tiveres tempo, podes olhar meu tópico "Batismo de meu avô, em Aveiro"
Já tenho a fotocópia autenticada do registro de batismo em mãos e as certidões de nascimento do meu pai e a minha sei onde pegar cópias atualizadas. Mais cópia do diploma e o comprovante da Polícia Federal e pronto.
Portanto, iniciarei o processo por conta própria. Contando que é só juntar os documentos, o requerimento, a taxa de 200 euros e enviar à Conservatória do Registro Civil em Lisboa. Espero que seja simples assim.
Levei um pouco de medo quando fui informada no próprio consulado de Portugal aqui em POA, que perderia minha nacionalidade se adquirisse a portuguesa, mas em contato com escritórios que fazem esse processo, me garantiram que isso não acontece pois a minha aquisição é por direito de sangue.
Não tenho intenção de morar em Portugal. Desejo ser portuguesa porque meu avô paterno era, e meus dois bisavós maternos também e todos vieram para o Rio Grande do Sul. Na minha genética só um quarto é espanhol (que também veio, para Montevidéu). O resto, português.
O segundo visto de entrada no meu passaporte é de Lisboa! Adoro aqueles lugares.
E tu, moras no Rio? Vais usar um escritório lá em Lisboa?
Até.
Denise

Resposta

Link directo:

RE: Naturalização de Neto !

#311862 | davitrin | 14 ago 2012 00:22 | Em resposta a: #311829

Irei utilizar um escritorio de serviços advogaticios em Lisboa sim. Inclusive hoje estive em cartorio aqui no Rio de Janeiro autenticando alguns documentos meus de identificação civil para enviar ao Advogado em questão.
Em relação a nacionalidade de origem realmente não perdemos o seu caso é parecido com o meu, me parece que em particular o Portugal possui um acordo com o Brasil que em casos como estes o Brasileiro não vem a perder sua nacionalidade de origem.. E ainda que fosse o caso de perder um processo é instaurado e ainda tem a possibilidade de provar vinculos com o Brasil e continuar com as duas.

Caso voce ainda nao tenha filho, o seu filho pode obter as duas por atribuicao, e nao se naturalizar Portugues, depois de voce obter a sua naturalização. Este caso eu não devo usufruir pois pelos que mostram os exames ja tem um bonequinho de aprox. 30 dias na barriga de dona maria.. (risos) Acho que ele vem antes de minha naturalização....

Obrigado e vamos mantendo contato e trocando idéias nesta nossa "empreitada"

Davi Trindade.

Resposta

Link directo:

RE: Naturalização de Neto !

#311864 | denicp1955 | 14 ago 2012 01:04 | Em resposta a: #311862

Davi.

Inicialmente, parabéns pelo "bonequinho". Ontem foi teu primeiro "Dia dos Pais"!!!!!!!!!!!!
Eu já tenho uma filha, com 28 anos que infelizmente não vai poder usufruir dessa naturalização.
Quando houver alguma novidade no meu processo escreverei para contar e podermos trocar idéias.

Abraços.

Denise

Resposta

Link directo:

RE: Naturalização de Neto !

#330574 | davitrin | 08 jun 2013 23:26 | Em resposta a: #311864

Boa Noite,

Prezada Denise, já dei entrada em meu processo de naturalização na conservatória em Lisboa através de meu representante.
Você já deu entrada na sua? Poderia me informar como esta o andamento?


Com meus melhores cumprimentos.
Davi Trindade.

Resposta

Link directo:

RE: Naturalização de Neto !

#330613 | Ctassi | 09 jun 2013 18:45 | Em resposta a: #330574

Davi
Pretendo começar agora o meu processo de naturalização, e gostaria muito de conversar com você sobre o escritório utilizado em Lisboa.
Moro no Rio. Se se puder entre em contato pelo email
ctassi2004@yahoo.com.br
Obrigada
Claudia Tassi

Resposta

Link directo:

RE: Naturalização de Neto !

#330621 | davitrin | 09 jun 2013 22:41 | Em resposta a: #330613

Boa Noite,


Claudia, podemos conversar sim.
Segue meu e-mail para contato:

davitrin@gmail.com

Com meus melhores cumprimentos.
Davi Trindade.

Resposta

Link directo:

RE: Naturalização de Neto !

#330641 | denicp1955 | 10 jun 2013 12:46 | Em resposta a: #330574

Davi.

Como vai?
Ainda não solicitei a naturalização. Estou aguardando a modificação na lei que permitirá a nacionalidade aos netos, mesmo que os pais já tenham falecido. Dessa forma meus descendentes terão acesso direto à nacionalidade portuguesa.
Nao sei se pedindo agora e obtendo a naturalização, perderei o direito à nacionalidade que a modificação da lei me dará. Essa mudança esteve em votação agora em 23 de maio e logo (espero) deve se resolver.
E o teu processo? Tenho curiosidade em conhecer os custos fazendo assim, através de um intermediário ao invés de solicitar direto na conservatória. Poderias me informar? Meu e-mail é denicp@portoweb.com.br
Abraço.
Denise

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 07 mai 2024, 22:39

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen