Família Gattai

Este tópico está classificado nas salas: Famílias | Pessoas | Regiões

Família Gattai

#311854 | RectorAganetti | 13 ago 2012 21:46

Meu bisavô, Antônio Faustino Gattai, era natural de Florença, Toscana, Itália. Sua mãe chamava-se Maria Faustino e também era de Florença, vivendo no Brasil há certo tempo. Era filha do engenheiro Guerrando Faustino e de sua esposa, Angelina di Medici, filha do general Emilio di Medici. Era descendente da família de São Fausitno, e do bispo Faustino di Brescia. Seu pai, Guerrando, era grande amigo dos Silva Prado, família tradicional paulista. Após a morte do pai e da mãe, Maria viveu algum tempo (no ano de 1907) na casa dos Silva Prado, onde trabalhava GIOVANNI ERNESTO GUGLIELMO GATTAI, esposo de Angela Maria da Col e futuro pai de Zélia Gattai. Ele era motorista. Segundo diziam as más línguas, no final de 1907, minha trisavó Maria saiu da casa dos Silva Prado, e retornou ao palazzo familiar em Florença, onde teve meu bisavô Antônio. Ele voltou ao Brasil, se casou e teve descendentes. Se o fato for correto, sou sobrinho-bisneto de Zélia Gattai, nascida em 1915. PEÇO INFORMAÇÕES PARA CONFIRMAÇÃO, mesmo porque, na certidão de nascimento de meu bisavô, consta o nome paterno de ERNESTO GATTAI.

Resposta

Link directo:

Italianos no Brasil

#311883 | S.João de Rei | 14 ago 2012 10:43 | Em resposta a: #311854

A Itália nasceu como Estado unitário, pela mão do arquitecto da unificação da Itália, o primeiro-ministro da Sardenha e conde, Camillo Benso de Cavour, por volta de 1861.
Logo imediatamente a seguir começaram a convergir ao Brasil por acordo dos respectivos governantes, vagas de italianos, especialmente do Norte de Itália, até ao fim do primeiro quarto do século XX. São enviados para o estados de S. Paulo e Rio Grande do Sul. Foram a mão-de-obra que veio substituir a (mão de obra) “escrava”, para o industrialismo brasileiro. Todos esses emigrantes eram de origem humilde. Como hoje se diz, pobres.
Existe uma certa confusão no Brasil em incluir nos italianos, os portugueses de sobrenome (apelido) italiano, especialmente genoveses, e não só. Portugueses esses (descendentes de genoveses) tais como Dorias, Aciolis, etc,. Sendo a mais antiga família (século XIII) genovesa e da alta nobreza portuguesa os Pessanhas. Todos os outros estiveram ligados ao capital (banqueiros) ou ao comércio, desde o século XV e tiveram autorização (pelos Reis portugueses) para se casarem com senhoras de famílias nobres portuguesas, tendo sido portanto os seus descendentes… nobres. Atenção que na nobreza existem também diferentes estatutos…
O que eu quero dizer, é que unicamente os portugueses levaram para o Brasil toda a estrutura Social - completa, em que se incluíam as diferentes classes!
Italianos, alemães e polacos no Brasil são todos oriundos de camponeses pobres na sua maioria. Como em tudo, existem excepções para confirmar a regra, nomeadamente refugiados políticos ou de algum crime….
Portanto, de Zélia Gattai, nobreza, penso só se for por influência do seu grande marido, Jorge Amado, não só de sangue como de talento, esse sim!
Cumprimentos,

José de Azevedo Coutinho

Resposta

Link directo:

Família Gattai

#447970 | fer.sampaio.g | 31 mai 2023 17:46 | Em resposta a: #311854

Sou descendente direta de Ernesto Gattai e a informação não está correta. Não existiu Maria ou Antônio na família. De todo modo, não sei qual é o seu interesse na nossa família, ja que Ernesto Gattai não deixou nenhuma posse.

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 15 mai 2024, 03:13

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen