Abade de S. Cipriano da Refontoura, Felgueiras

Este tópico está classificado nas salas: Arquivos | Cargos | Famílias | Pessoas

Abade de S. Cipriano da Refontoura, Felgueiras

#312173 | seabraemilia | 19 ago 2012 19:43

Caros Confrades

Alguém tem na sua árvore genealógica o Abade de S. Ciprião ou Cipriano da Refontoura, Felgueiras, Manuel de Barros Costa 1650-1720? Era filho de Simão de Barros e Faustina da Costa e nasceu em S. João do Souto, Braga em Abril de 1650 e foi aí baptizado na igreja de S. João a 24 de Abril. Faleceu na Refontoura e foi sepultado na capela-mor da Abadia a 11 de julho de 1720. Sobre ele e sua descendência ( teve um filho, Jacinto, duma Águeda solteira e menor de que não encontro rastos nos livros paroquiais)
Agradeço toda a ajuda que me puderem dar pois o Abade é meu octavô.

Cumprimentos e bem-hajam!

Emília Seabra

Resposta

Link directo:

Abade de S. Cipriano da Refontoura, Felgueiras

#430366 | Sofia ChamplonBarros | 12 jan 2021 22:09 | Em resposta a: #312173

Cara Emília Seabra, nesse caso somos primas distantes.
O abade era meu 8º avô. O meu 7º avô Francisco de Barros Costa era seu filho e de Águeda, também.
O seu apelo foi útil e consegui, assim, o seu assento de óbito; só não descobri ainda (procurei na Paróquia de S. João do Souto) o de baptismo, em Braga, nessa data.
Estou ao seu dispor para troca de informações.
Cumprimentos.

Resposta

Link directo:

Abade de S. Cipriano da Refontoura, Felgueiras

#430376 | AntonioGonçalves | 13 jan 2021 22:01 | Em resposta a: #430366

Caras Confrades !

O meu contributo para esta familia.

- Manoel, b. 24.4.1650, filho de Simão de Barros, alfaiate e Faustina da Costa, rua de janes, P. Bento Vaz, estudante, filho de Francisco da Cruz Gil, cidadão, rua de S. João e Maria Correia, mulher de Gaspar Correia, eirado dos chãos, Padre Pedro Lopes Falcão, abade – Clerigo
[Manoel de Barros Costa, com processo de Inquisição, ao tempo do Arcebispo D. Luis de Sousa, falecido]
[Simão de Barros, alfaiate, campo da vinha, natural de S. Senhorinha de Basto, filho de Antonio Lopes e Senhorinha de Barros, devesa, falecidos (casou em 25.10.1648, com Faustina da Costa, filha de Andre Antonio, falecido e Joan a da Costa, viuva, rua de janes)]
[Faustina da Costa, mulher de Simão de Barros, rua de janes – f. 6.8.1668]
2) Jose, b. 6.8.1653, filho de Simão de Barros, alfaiate e Faustina da Costa, rua de janes, P. Padre Bernardo Nogueira de Almeida, seu vizinho e Francisca de Araujo, mulher de Frutuoso Gomes, sirgueiro, rua do souto, Padre João de Barros de Araujo, vizinho da igreja
3) João, b. 11.11.1655, filho de Simão de Barros, alfaiate e Faustina da Costa, rua de janes, P. Gaspar Correia, tendeiro, eirado dos chãos e Clara de Sousa, mulher de Pedro de Oliveira, vendeiro, fora da porta de S. João, celebrou Padre João de Barros de Araujo, cantor estante nesta Se e vizinho desta igreja
4) Antonio, b. 20.11.1657, filho de Simão de Barros, alfaiate e Faustina da Costa, rua de janes, P. Jeronimo Dias, mercador, rua de janes e Maria Gomes, mulher de Sebastião da Costa arnoso, mercador, rua do souto, celebrou Padre João de Barros de Araujo, vizinho da igreja
[Antonio de Barros Lopes, Pasta 3, Procº 73, de 28.6.1684 – de Fraternidade]
5) Domingos, b. 18.6.1670, filho de Simão de Araujo, rendeiro e Vitoria da Silva, rua de janes, P. Padre David da Silva, Sobchantre desta Santa Se e Pascoa da Silva, mulher de João Pereira, barbeiro, rua do souto, Padre João de Araujo, coadjutor
[Faustina da Costa, mulher de Simão de Barros, rua de janes – f. 6.8.1668]
[Simão de Barros, viuvo de Faustina da Costa, rua de janes (casou em 26.7.1669, com Vitoria da Silva, viuva de Manoel Freire, campo de Santa Ana, S. Vitor)]

Melhores cumprimentos

Resposta

Link directo:

Abade de S. Cipriano da Refontoura, Felgueiras

#432801 | milaseabra | 14 abr 2021 12:53 | Em resposta a: #430376

Obrigada, António Gonçalves.

Resposta

Link directo:

Abade de S. Cipriano da Refontoura, Felgueiras

#432802 | milaseabra | 14 abr 2021 14:04 | Em resposta a: #432801

Confrade António Gonçalves
Obrigada pela sua achega preciosa. Fez-me acrescentar dois irmãos do Abade e o casamento em segundas núpcias do pai, Simão de Barros. Só sabia da existência do irmão, António, que julgo também ter sido padre.
Cumprimentos

Maria Emília Seabra

Resposta

Link directo:

Abade de S. Cipriano da Refontoura, Felgueiras

#437484 | Allmascoliveira | 09 nov 2021 13:20 | Em resposta a: #430376

Olá, Sr Antônio. O senhor sabe onde encontro este processo na inquisição de Manoel de Barros Costa? Ou se há alguma obra em que ele é citado?

Resposta

Link directo:

Abade de S. Cipriano da Refontoura, Felgueiras

#437486 | Allmascoliveira | 09 nov 2021 14:39 | Em resposta a: #430366

Olá Sofia, sou descendente de Francisco de Barros Costa, por linha direta paternal, do seu filho João. Encontrei o assento de casamento com Maria Pinta, caso tenha interesse te envio.

Resposta

Link directo:

Abade de S. Cipriano da Refontoura, Felgueiras

#437491 | milaseabra | 09 nov 2021 17:43 | Em resposta a: #437484

Chamo-me Maria Emília Seabra e sou descendente directa de Manoel de Barros Costa e encontrei o seguinte Comentário
Sobre ele escreveu Diogo Barbosa Machado, na Bibliotheca Lusitana: Volume 3, «natural da augusta Cidade de Braga Abade de S. Cipriaõ de Refoutoura e muito douto na Theologia Moral. Falleceo na sua Abbadia a 11 de Junho de 1720. Publicou. Breve Summa dos casos reservados do Arcebispado ...»
https://lawcat.berkeley.edu/record/483660?ln=en

Resposta

Link directo:

Abade de S. Cipriano da Refontoura, Felgueiras

#437492 | Sofia ChamplonBarros | 09 nov 2021 18:32 | Em resposta a: #437486

Boa tarde, Allmascoliveira.
Agradeço; por acaso, tenho o casamento de Francisco de Barros Costa e Maria Pinta, que também são meus ascendentes.
Deste casal descobri os filhos Josefa, António, Manuel, Jacinta, Cipriano, Ana Maria e Leonardo, mas não o João que menciona.
Será sempre bem-vinda qualquer informação; da mesma forma, disponho-me a fornecer elementos que desconheça.
Cumprimentos.

Resposta

Link directo:

Abade de S. Cipriano da Refontoura, Felgueiras

#437524 | Allmascoliveira | 11 nov 2021 14:45 | Em resposta a: #437492

Segue o casamento de João Pinto de Baŕros:

https://pesquisa.adporto.arquivos.pt/viewer?id=539036

Na imagem 475

Resposta

Link directo:

Abade de S. Cipriano da Refontoura, Felgueiras

#437529 | Sofia ChamplonBarros | 11 nov 2021 15:57 | Em resposta a: #437524

Boa tarde, Allmascoliveira.
Mais uma vez, obrigada (prima/o?).

Resposta

Link directo:

Abade de S. Cipriano da Refontoura, Felgueiras

#437539 | Allmascoliveira | 11 nov 2021 21:40 | Em resposta a: #437491

Obrigado pela contribuição.
Saberia informar sobre o processo na inquisição citado pelo Sr. Antônio?

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 24 abr 2024, 20:15

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen