Família Couceiro, de Tentúgal

Este tópico está classificado nas salas: Famílias

Família Couceiro, de Tentúgal

#312271 | ednadias | 21 ago 2012 21:58

Boa noite,

Gostaria de saber se é possível trocar informação sobre os Couceiros de Tentúgal, dos quais sou descendente.
Encontro-me a residir em Londres e estou atualmente a reunir fatos sobre o meu tetra avô, Joaquim Sotero Soares Couceiro, que foi aluno da Universidade de Coimbra, por volta de 1837.

Edna Catarina Dias

Resposta

Link directo:

RE: Família Couceiro, de Tentúgal

#312298 | JBdeS | 22 ago 2012 13:05 | Em resposta a: #312271

Prezada Edna Catarina Dias,

A família Couceiro é de Pereira do Campo, estando espalhada por toda a região de Coimbra. Grande parte vem na base de dados. Se procurar em Catarina Couceiro, senhora do vínculo e capela dos Couceiros, penso que encontrará os seus antepassados. Eu também descendo dos Couceiros pela minha tetravó Guilhermina Couceiro da Silva.

Cumprimentos

José Vianna

Resposta

Link directo:

RE: Família Couceiro, de Tentúgal

#312324 | Augusto Tavares | 22 ago 2012 21:38 | Em resposta a: #312271

Cara Edna,

Boa noite.
Os Couceiros são originários de Tentúgal, todos, tendo-se espalhado depois por toda a região do Baixo Mondego e Coimbra.
Há muitos ramos da família Couceiro, mesmo em Tentúgal, havendo também vários ramos de Soares Couceiro.
JOaquim Sotero Soares Couceiro pertencia a uma importante família do séc. XIX, proprietário da chamada "Quinta das Hortas".
Os registos paroquiais de Tentúgal já estão consultáveis on-line. A partir deles, conseguirá, com facilidade, recuar na sua ascendência.
Já agora, como descende desse seu tetravô?

Cordiais saudações,

Augusto

Resposta

Link directo:

António de Abreu Couceiro, filho de Tomé Couceiro de Abreu, de Tentúgal.

#312341 | mtt | 23 ago 2012 05:32 | Em resposta a: #312271

Cara Edna
Em tempos, quis também obter informação sobre um António de Abreu Couceiro, jurista e filho de Tomé Couceiro de Abreu, nascido em Tentúgal.
http://www.geneall.net/P/forum_msg.php?id=152358&fview=c
Sabe alguma coisa sobre estes dois?
Cumprimentos,
Manuel.

Resposta

Link directo:

RE: Família Couceiro, de Tentúgal

#312407 | Augusto Tavares | 24 ago 2012 08:30 | Em resposta a: #312271

Cara Edna,

Joaquim Sotero Soares Couceiro nasceu em Tentúgal a 22.04.1806. Casou com D. Maria do Loreto Lages.
Era filho de José Soares Couceiro e de D. Antónia Joaquina Pereira.
Neto paterno de João Rodrigues Couceiro e de Antónia Soares.
Neto materno de Caetano de Oliveira Penas e de Josefa Pereira.

Pode dizer-me como descende deste senhor?

Cordiais cumprimentos,

Augusto

Resposta

Link directo:

RE: António de Abreu Couceiro, filho de Tomé Couceiro de Abreu, de Tentúgal.

#312408 | Augusto Tavares | 24 ago 2012 08:33 | Em resposta a: #312341

Caro Manuel,

Tomé Couceiro de Abreu era filho do Dr. António Inácio Couceiro, de Tentúgal, e de D. Paula Teresa Joaquina de Barros Cardoso, de Faro.
Neto paterno de Manuel Gonçalves Bernardino e de Maria Couceiro de Abreu, de Tentúgal.
Neto materno do Dr. José de Barros Cardoso, natural de St.ª Comba Dão, e de D. Feliciana Josefa Correia de Figueiredo, de S. Pedro do Sul.

Descende desta família? Pode dizer-me como?

Cordiais cumprimentos

Augusto

Resposta

Link directo:

Couceiro Martinho

#312426 | João Mamed | 24 ago 2012 14:18 | Em resposta a: #312271

Couceiro Martinho

Gostava de saber mais informações sobre esta família também de Tentugal.

Obrigado.

joão mamede

Resposta

Link directo:

RE: Couceiro Martinho

#312430 | Augusto Tavares | 24 ago 2012 14:29 | Em resposta a: #312426

Caro JOão Mamede,

Todos os Couceiro Martinho de Tentúgal descendem de João Gonçalves Martinho e de sua mulher Maria Couceira, cujo casamento se deve ter realizado na segunda metade do séc. XVII, sendo que esta Maria Couceira faleceu no início do séc. XVIII.

Cordiais cumprimentos,

Augusto

Resposta

Link directo:

RE: Couceiro Martinho

#312431 | Augusto Tavares | 24 ago 2012 14:33 | Em resposta a: #312426

António Couceiro Martinho constante da base de dados aqui do Geneall e que julgo ser seu antepassado era precisamente filho do casal a que me referi na mensagem anterior.

Cumps

Resposta

Link directo:

RE: Couceiro Martinho

#312432 | João Mamed | 24 ago 2012 14:41 | Em resposta a: #312430

Caro Augusto Tavares

Muito obrigado pela sua mensagem.
Também já desconfiava.

Existe também um Filipe Gonçalves Martinho casado com uma Isabel Couceiro, contemporaneos do casal João Martinho/Maria Couceiro, dois irmãos que casaram com duas irmãs? Não sei se este ultimo casal terá tido descendencia.

Meus cumprimentos,

joão

Resposta

Link directo:

RE: Couceiro Martinho

#312436 | Augusto Tavares | 24 ago 2012 16:06 | Em resposta a: #312432

Caro JOão,

Lamento, mas não tenho qualquer informação sobre Filipe Gonçalves Martinho casado com Isabel Couceiro.

Cordiais cumprimentos

Augusto

Resposta

Link directo:

RE: Família Couceiro, de Tentúgal

#312445 | ednadias | 24 ago 2012 17:34 | Em resposta a: #312298

Caro José,

Obrigada pela informação. Eu descendo dos Couceiros pela minha bisavó, Christina Ferreira Machado, neta de Joaquim Sotero Soares Couceiro e de Maria Augusta Machado, da Lamarosa ou Ardazubre.

Procuro atualmente encontrar informação sobre o percurso de vida deste Joaquim Couceiro, uma vez que a filha deste, também chamada Maria Augusta, ficou órfã e foi viver com familiares para Enxofães (António Ferreira Bulha e Ludovina Duarte de Mello).

Cumprimentos.

Edna

Resposta

Link directo:

RE: Família Couceiro, de Tentúgal

#312450 | ednadias | 24 ago 2012 17:58 | Em resposta a: #312407

Caro Agusto,

Fico muito grata pela informação que me enviou.

Eu descendo dos Couceiros pela minha bisavó, Christina Ferreira Machado, que faleceu na Cordinhã aos 35 anos de idade, se não estou em erro.

A minha mãe possui uma certidão de nascimento desta, passada pela conservatória de Cantanhede, onde consta ser neta materna de Joaquim Sotero Soares Couceiro e de Maria Augusta Machado, o que não coincide com o nome que me dá da esposa de Joaquim Couceiro. Terá tido este mais de um casamento? Na época, a referência a ambos os progenitores na certidão de nascimento significava que este era legítimo e dentro do casamento, não é verdade?

A sua mãe, também chamada Maria Augusta, ficou órfã e foi viver com familiares para Enxofães (António Ferreira Bulha e Ludovina Duarte de Mello).

Procuro atualmente encontrar informação sobre o percurso de vida deste Joaquim Couceiro, de modo a perceber o porquê da ida da sua filha para Enxofães, tendo, supostamente, família em Tentúgal nessa altura. Gostaria ainda de saber se ela era orfã de ambos os pais ou se apenas de um deles aquando desta mudança de domicílio.

Sei também, por informação recolhida com o meu avô, Joaquim Ferreira Dias, da Cordinhã, que o seu avô Joaquim Couceiro e tio-avô (Bento Adjuto Soares Couceiro?) participaram nos movimentos liberais aquando da vida académica na Universidade de Coimbra e dos inerentes incidentes da época, na década de trinta, no séc XIX.

Pode adiantar-me mais informação sobre estas questões?

Melhores cumprimentos.

Edna Catarina

Resposta

Link directo:

RE: António de Abreu Couceiro, filho de Tomé Couceiro de Abreu, de Tentúgal.

#312451 | ednadias | 24 ago 2012 18:01 | Em resposta a: #312341

Caro Manuel,

Lamento, mas não tenho informação sobre esses nomes. O que possuo é ainda muito vago, daí a necessidade de investigar neste fórum.

Os melhores cumprimentos.

Edna Catarina

Resposta

Link directo:

RE: Família Couceiro, de Tentúgal

#312453 | ednadias | 24 ago 2012 18:11 | Em resposta a: #312324

Boa tarde, de novo, Augusto.

Tentei procurar, como me sugeriu, esta informação online, mas, infelizmente, é muito difícil conseguir ler das cópias digitalizadas.

M. Cumprimentos.

Edna Catarina

Resposta

Link directo:

RE: Família Couceiro, de Tentúgal

#312458 | JBdeS | 24 ago 2012 20:00 | Em resposta a: #312445

Cara Edna,

Tenho dois retratos de "um" Joaquim Soares Couceiro; em rapaz e adulto. Como lhe disse, a família Couceiro a que pertenço é de Pereira do Campo. Desta família descendem os Barjona de Freitas (Bivar, Paes de Vasconcelos, Costa de Sousa de Macedo (Vila Franca), Couceiro da Silva (Varennes, Mendonça, Berquó, Guerra Santos, Roby, Melo Castelão, Moura Relvas, Gusmão), Alcoforado, Magalhães e Menezes (Felgueiras), Mexias, brasileiros da Casa de Ávila, etc.
Não encontro na genealogia familiar da autoria de Pedro Paes de Vasconcellos e António Bivar nenhum Joaquim (primeiro nome), mas como muitos destes Couceiros de Pereira do Campo se espalharam, se os retratos lhe interessarem, tenho todo o gosto em lhos enviar.


Os meus melhores cumprimentos
José Vianna

Resposta

Link directo:

António de Abreu Couceiro, filho de Tomé Couceiro de Abreu, de Tentúgal.

#312467 | mtt | 24 ago 2012 22:36 | Em resposta a: #312408

Caro Augusto Tavares
Não tenho qualquer relação com a família Couceiro, seja de Tentúgal, seja de outro qualquer lugar. O meu interesse, ao contrário do que é habitual neste contexto, centra-se não nos antecedentes mas nas circunstâncias biográficas do próprio António de Abreu Couceiro, que foi um interessante protagonista político no Porto liberal de meados da década de 1840, e nas suas duas filhas, sobretudo em uma delas, de nome Henriqueta, que casou no Porto, cujo percurso conheço menos mal e sobre a qual alguma coisa escrevi. Quanto à outra, de nome Ernestina, se bem me lembro do que em tempos me fez saber o meu competente amigo José António Reis, participante habitual neste Fórum, sei apenas que viveu em Lagos, ao que parece casada com um membro ‒ deve presumir-se ‒ do grosseiro sexo masculino.
António Abreu Couceiro, passados os tempos de mais empenhada e militante acção política, veio a ser Presidente da Câmara de Portimão, concelho onde possuía uma quinta, na qual criava cavalos:
http://www.geneall.net/P/forum_msg.php?id=145260
Cordiais cumprimentos,
Manuel.

Resposta

Link directo:

RE: Família Couceiro, de Tentúgal

#312476 | Augusto Tavares | 25 ago 2012 08:33 | Em resposta a: #312450

Cara Edna,

Não tenho conhecimento de que Joaquim Sotero Soares Couceiro tenha casado duas vezes...
Casou em 1839 com a senhora que indiquei e faleceu em Coimbra em 1869.
Sabe a data/ano de nascimento da mãe da sua bisavó Cristina, filho/a de Joaquim Sotero? A partir dela poderá ver se nasceu antes ou depois deste se casar com D. Maria do Loreto.
O facto de aparecer o nome de ambos os avós na certidão de nascimento de Cristina não quer dizer que a mãe tivesse nascido de casamento legítimo...
Havia família de Joaquim Sotero em Tentúgal: ele tinha 2 irmãos e 2 irmãs, alguns deles casados e com filhos.
De D. Maria do Loreto teve, que eu conheça, 4 filhos, que também viveram em Tentúgal.

Sobre o envolvimento dos Soares Couceiro nas lutas liberais, é verdade que, pelo menos, Bento Adjeto se alistou como voluntário na 3.ª Companhia do Batalhão Académico em 1826, mas é natural que Joaquim Sotero, mais novo do que este 3 anos, também por lá andasse...

Cumprimentos,

Augusto

Resposta

Link directo:

RE: Família Couceiro, de Tentúgal

#312477 | Augusto Tavares | 25 ago 2012 08:36 | Em resposta a: #312458

Caro José Vianna,

Pode dizer-me a que "genealogia familiar da autoria de Pedro Paes de vasconcellos e António Bivar" se refere? Trata-se de obra impressa ou manuscrito? Trata de Couceiros?

Cordiais cumprimentos,

Augusto

Resposta

Link directo:

RE: António de Abreu Couceiro, filho de Tomé Couceiro de Abreu, de Tentúgal.

#312478 | Augusto Tavares | 25 ago 2012 08:40 | Em resposta a: #312467

Caro Manuel,

Onde posso encontrar o que escreveu sobre António Couceiro de Abreu e sua filha?
Pensava que ele tinha tido duas filhas, mas que se chamavam Henriqueta e Clementina Adelaide. Há outra? Uma Ernestina?

Cordiais saudações,

Augusto

Resposta

Link directo:

RE: António de Abreu Couceiro, filho de Tomé Couceiro de Abreu, de Tentúgal.

#312484 | mtt | 25 ago 2012 13:34 | Em resposta a: #312478

Caro Augusto
Não há nenhuma Ernestina; há uma Clementina, como bem diz, e uma memória que funciona mal.
Se aqui me indicar um endereço de e-mail ou me contactar através da opção para isso prevista, far-lhe-ei chegar o texto de que falei.
Cordiais cumprimentos,
Manuel.

Resposta

Link directo:

RE: Família Couceiro, de Tentúgal

#312496 | JBdeS | 25 ago 2012 16:41 | Em resposta a: #312477

Caro Augusto Tavares,

O Dr. Pedro Paes de Vasconcelos publicou no livro "João Paes de Vasconcelos - Um cirurgião" e na biografia de " O Conselheiro Barjona de Freitas" a genealogia de parte dos Couceiros. O Dr. António Barjona de Freitas Bivar escreveu uma genealogia manuscrita, tendo contribuído para a edição no Brasil do livros "Os descendentes da Casa de Ávila", ligada aos Couceiros. Existe na Igreja Matriz de Pereira do Campo bastante documentação da Capela dos Couceiros, um altar da referida Igreja, onde ainda hoje pode ser baptizado que provar descender dos administradores do vínculo e referida capela.
O Dr. António Seabra da Silva Telles deixou um trabalho sobre os Couceiros, existindo uma cópia na Univerisdade de Coimbra e o meu Avô António de Varennes Monteiro de Mendonça escreveu um manuscrito, na minha posse, actualizando diversos ramos.

Com os meus cumprimentos
José Vianna

Resposta

Link directo:

RE: Família Couceiro, de Tentúgal

#312608 | ednadias | 27 ago 2012 21:24 | Em resposta a: #312476

Caro Augusto,

Mais uma vez obrigada pela informação enviada. posso perguntar-lhe se também descende desta família, dado possuir tanta informação precisa sobre a mesma?

Na certidão de nascimento da minha bisavó Christina apenas aparecem os nomes dos seus pais e não a data de nascimento destes e não sei como obter essa informação porque não sei exatamente o local de nascimento da mãe.

A minha mãe, que se encontra atualmente em Londres também, voltará entretanto para Portugal e tentará encontrar mais informação pessoalmente. Inclusivamente, ouvimos falar de uma outra descendente ainda viva que terá possivelmente ingressado na vida religiosa e viverá em Cascais. Será verdade? Gostaria imenso de conseguir esse contacto.

Quanto aos irmãos e 4 filhos de Joaquim que refere, pode dizer-me os seus nomes, por favor?

Também temos detalhes da passagem de Joaquim pela Universidade de Coimbra, a partir dos registos dos estudantes desta Universidade de 1836-38 e Bento em anos anteriores (27-28).

M. cumprimentos.

Edna Catarina

Resposta

Link directo:

RE: António de Abreu Couceiro, filho de Tomé Couceiro de Abreu, de Tentúgal.

#312609 | ednadias | 27 ago 2012 21:33 | Em resposta a: #312341

Caro Manuel,

Encontrei informação sobre António d'Abreu Couceiro, filho de Thomé Couceiro de Abreu, natural de Tentúgal, a frequentar o 3º ano de Cânones e residente no Beco das Flores, nº88 no registo online dos estudantes da Universidade de Coimbra 1836-38, contemporâneo do meu tetra-avô Joaquim Couceiro.

M. cumprimentos.

Edna Catarina

Resposta

Link directo:

RE: Família Couceiro, de Tentúgal

#312610 | ednadias | 27 ago 2012 21:45 | Em resposta a: #312458

Caro José,

Fiquei muito feliz por saber que possui esses retratos. Poderá enviar-mos para o meu email (ednadiaspais2011@gmail.com), se tiver cópia digitalizada, por favor?

Sabe dizer-me qual é a ligação entre a sua tetravó Guilhermina e o meu tetravô Joaquim?

Eu queria muito compreender como a filha deste Joaquim aparece como orfã em Enxofâes. Se tiver alguma informação que me poderá ajudar nesse sentido, fico-lhe muito agradecida.

Os melhores cumprimentos.

Edna Catarina

Resposta

Link directo:

RE: Couceiro Martinho

#312625 | clover779 | 27 ago 2012 23:31 | Em resposta a: #312431

Caríssimos,

também descendo de António Couceiro, natural da Ribeira de Marsalete, Tentúgal, e que casou na igreja de Cadima em 1729, vindo a viver no lugar da Lage dessa mesma freguesia. Era filho de António Couceiro Martinho e de Catarina Rodrigues Trovoa, ele natural de Tentúgal e ela da Ribeira de Marsalete da mesma freguesia.
Alguém tem estas linhagens mais desenvolvidas?

Cumprimentos,
Nuno Silva

Resposta

Link directo:

RE: Couceiro Martinho

#312627 | clover779 | 27 ago 2012 23:36 | Em resposta a: #312432

Caro João Mamede,

tem algumas datas relativas a essa ascendência? (João Gonçalves Martinho e Maria Couceira) Serão estes os pais de António Couceiro Martinho?

Cumprimentos,
Nuno Silva

Resposta

Link directo:

RE: António de Abreu Couceiro, filho de Tomé Couceiro de Abreu, de Tentúgal.

#312637 | mtt | 28 ago 2012 05:28 | Em resposta a: #312609

Cara Edna
Muito agradecido por me ter enviado essa informação.
Sabendo que o homem era jurista e defendia causas "nos auditórios de Bouças", ou como hoje diríamos menos poeticamente, no tribunal de Matosinhos, imaginava que, salvo caso excepcional, teria estudado em Coimbra; mas é sempre bom ver confirmadas as presunções, e além do mais, não sabia que se havia formado em Cânones.
O que eu realmente gostava de compreender, é o motivo por que ele, já com as duas filhas casadas, deixou o Porto e foi viver para Portimão, numa quinta onde criava cavalos. Que ligação tinha ao Algarve? Não deve ter herdado a propriedade da mulher, que era portuense. Enfim... temos que aceitar que existiram, existem e sempre existirão realidades que nunca atingiremos.
Muito grato,
Manuel.

Resposta

Link directo:

RE: Família Couceiro, de Tentúgal

#312638 | Augusto Tavares | 28 ago 2012 09:28 | Em resposta a: #312608

Cara Edna,

Não, não descendo dos Couceiros, mas tenho recolhido os dados que me vão aparecendo a propósito de outras pesquisas.

Os filhos de Joaquim Sotero de que tenho informação são:

1. José
2. José Júlio
3. Acácio
4. António

Cordiais saudações,

Augusto

Resposta

Link directo:

RE: Couceiro Martinho

#312639 | Augusto Tavares | 28 ago 2012 09:31 | Em resposta a: #312625

Caro Nuno Silva,

António Couceiro Martinho era filho de João Gonçalves Martinho e de Maria Couceira.
Catarina Rodrigues Trovoa era filha de Matias Fernandes e de Isabel Rodrigues Trovoa.
Este casal - António e Catarina - viveram na 2.ª metade do séc. XVII/ 1.ª metade do séc. XVIII.

Cordiais saudações,

Augusto

Resposta

Link directo:

RE: Família Couceiro, de Tentúgal

#312640 | Augusto Tavares | 28 ago 2012 09:33 | Em resposta a: #312458

Caro José Vianna,

Será abuso pedir-lhe que me envie também os retratos de Joaquim Soares Couceiro? Têm datas? Onde foram tirados?

O meu email é: tavares1945arrobasapopontopt

Cordiais cumprimentos,

Augusto

Resposta

Link directo:

RE: Couceiro Martinho

#312644 | clover779 | 28 ago 2012 11:08 | Em resposta a: #312639

Caro Sr. Augusto Tavares,

muito obrigado pela confirmação.
Confirma-se as estimativas que tenho para esse casal também.

Cumprimentos,
Nuno Silva

Resposta

Link directo:

RE: Couceiro Martinho

#312669 | amdarg | 28 ago 2012 19:17 | Em resposta a: #312639

Caro Confrade

Agradeço alguma identificação relativa a António de Cruz Couceiro casado com Joaquina Pereira Baptista que viveram em Tentúgal pelo fim do séc XVIII princípio do XIX

Anronio Manuel d'ARG

Resposta

Link directo:

Família Couceiro, de Tentúgal

#419785 | A. Oliveira | 03 dez 2019 19:25 | Em resposta a: #312450

Cara Edna,
Já passou bastante tempo e, muito provavelmente, todas as suas dúvidas estarão esclarecidas. As minhas observações são, por conseguinte, balizadas pelo que aqui foi escrito sobre o assunto.
Eu estou particularmente interessado em Bento Adjuto Soares Couceiro porque tenho ascendentes ´Soares' em Pereira e procuro saber se existe alguma ligação entre estas famílias. Por outro lado, a vida agitada de Bento Adjuto fez-me querer saber mais da sua vida. Só agora comecei e ainda sei pouco, mas posso informar do seguinte:
Bento Adjuto Soares Couceiro nasceu em Tentúgal a 17.01.1803 e foi baptizado a 03.02.1803. Estudava no 3º Ano de Cânones na Universidade de Coimbra e alistou-se no Batalhão Académico em 1826. Em Março de 1828, integrando um grupo de estudantes ligados à organização secreta dos Divodignos, participou num episódio conhecido pelo Assassínio dos Lentes (Condeixa, 18.03.1828), causando a morte a dois professores. Foram presos, julgados, condenados à morte e executados em Junho desse mesmo ano.
São conhecidos os nomes dos pais e avós.
Cumprimentos.
A. Oliveira

Resposta

Link directo:

Família Couceiro, de Tentúgal

#438547 | Alberto Zenha Martin | 13 jan 2022 18:38 | Em resposta a: #312271

Na segunda metade do século XVII foi Prior de Vilarinho do Bairro um Sebastião Couceiro Tavares que ainda não sei de onde veio. Fiz uma pequena pesquisa em-linha para localizar pessoas que usassem os mesmos nomes, no mesmo período, e encontrei:

1 - Francisco Couceiro Tavares que foi Monteiro e Guardador da Mata de Madriz, da Montaria de Coimbra (https://digitarq.arquivos.pt/details?id=2131122);

2 - João Couceiro Tavares, fidalgo da Casa Real, que foi casado com Maria das Neves, estes de Póvoa Nova de Santa Cristina, Tentúgal (https://www.familysearch.org/tree/pedigree/landscape/GMGX-CZ6) Ainda deste casal encontrei, algures, uma referência à Maria das Neves "uma matrona de virtudes" no Agiológio Lusitano, volume III, páginas 232/233 (https://books.google.pt/books?id=WXdkAAAAcAAJ&printsec=frontcover&dq=Agiologio+lusitano&hl=pt-PT&sa=X&redir_esc=y#v=onepage&q=Agiologio%20lusitano&f=false).

Não sei se este Sebastião Couceiro Tavares que é referenciado numa diligência de habilitação para Familair do santo ofício como meu ascendente é destas famílias, mas deixo aqui estas informações que podem servir a alguém.

Alberto Zenha Martins

Resposta

Link directo:

Família Couceiro, de Tentúgal

#438548 | Alberto Zenha Martin | 13 jan 2022 18:47 | Em resposta a: #312271

Devo referir, não o fiz por lapso, que não tenho a certeza que esta Maria das Neves seja a mesma que é referida no Agiologico Lusitano, mas faleceu no Convento do mesmo lugar.

Resposta

Link directo:

Família Couceiro, de Tentúgal

#438549 | Alberto Zenha Martin | 13 jan 2022 19:20 | Em resposta a: #312271

Consultando, encontrei agora a fonte, uma Disssertação de Mestrado de 1996 de Joaquim Fernandes da Conceição ("Espiritualidade e Religiosidade no Portugal Moderno - o Agiologio Lusitano do Pe. Jorge Cardoso") onde recolhi a referência à Maria das Neves no "Agiologio Lusitano" (AL) e, de facto, é a do Cavaleiro Fidalgo João Couceiro Tavares. Deve consultar-se, também, a página 237 do AL.

Resposta

Link directo:

Família Couceiro, de Tentúgal

#438586 | clover779 | 15 jan 2022 10:49 | Em resposta a: #438549

Também tenho João Couceiro Tavares e Maria das Neves na minha ascendência.

Resposta

Link directo:

Família Couceiro, de Tentúgal

#440261 | Alberto Zenha Martin | 30 mar 2022 23:19 | Em resposta a: #438586

Que informação é que me pode dar mais sobre este ramo?

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 03 mai 2024, 18:59

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen