há confrade da ilha da madeira ?

Este tópico está classificado nas salas: Arquivos | Famílias | Pessoas | Regiões

há confrade da ilha da madeira ?

#312506 | mila1000 | 25 ago 2012 19:24

Confrades,
Há confrade da Ilha da Madeira que possa me ajudar?
Cps,
Mila

Resposta

Link directo:

RE: há confrade da ilha da madeira ?

#315766 | pperneta | 22 out 2012 06:35 | Em resposta a: #312506

Olá. Eu sou da Madeira, do Funchal. O que procura?

Resposta

Link directo:

RE: há confrade da ilha da madeira ?

#315783 | almeida07 | 22 out 2012 14:16 | Em resposta a: #315766

Pperneta

Bom dia!

Me desculpe invadir o tópico da Mila. mas eu preciso de sua ajuda!
Porque preciso tentar descobrir o endereço de morada de meus avós maternos, que vieram ao Brasil.
Então como posso fazer, abrir outro tópico?

Agradeço a sua atenção.

Regina Nobre
nobre.almeida@uol.com.br

Resposta

Link directo:

RE: há confrade da ilha da madeira ?

#315785 | pperneta | 22 out 2012 14:38 | Em resposta a: #315783

Olá Regina,

Penso que o site no nosso arquivo será o ideal para começar:

http://www.arquivo-madeira.org/index.php

Tem listas de passaportes, casamentos e documentação judicial bastante completas. Já o consultou?

Cumprimentos,

Paulo Santos Perneta

Resposta

Link directo:

RE: há confrade da ilha da madeira ?

#315791 | almeida07 | 22 out 2012 15:22 | Em resposta a: #315785

Caro Paulo

Sim, eu já fiz este caminho, inclusive você me ajudou em 2010 quando eu comecei minhas pesquisas indicando os site dos arquivo da Madeira. Contudo o que busco agora é um endereço mais exato, isto porque em maio tenho a intenção de Visitar Portugal com o propósito de fotografar possíveis locais onde moraram meus avós antes de virem para o Brasil.
Jose Gomes Jardim casado com Maria Jose Freitas ( Maria Jose Gomes Jardim), que vieram para o Brasil ( ela em 1913) ele não tenho documentos exatos ( cerca de 1912 ) já que ela veio com um filho de 3 meses. li em alguns documentos que eram do pico dos funchos.
Mas agradeço qualquer ajuda para localizar a morada de onde partiram.
Grato

Regina Nobre

Resposta

Link directo:

RE: há confrade da ilha da madeira ?

#315802 | pperneta | 22 out 2012 16:36 | Em resposta a: #315791

São certamente estes:

Marido Mulher Ano Paroquia Observ Livro Folha
José Gomes Jardim Maria José de Freitas 1910 São Martinho 6666 A 53

Chegou a pedir esse registo?

Em relação à morada exacta, isso será bem mais complicado, pois nesse tempo, e ali no Pico do Funcho, não se falava em ruas, mas em sítios, e Pico do Funcho será talvez o mais aproximado que conseguirá. De qualquer modo esse é um sítio pequeno, e com alguma sorte ainda moram por lá alguns familiares que possam dar mais informações (mas isso é algo que só se descobre andando a pé por lá e perguntando). É aqui:

http://goo.gl/maps/MYNDC

O sítio não é grande e é de bem fácil acesso. No alto do pico existem esses depósitos de água, de onde se tem uma boa vista sobre Santa Rita e Câmara de Lobos.

Cumprimentos,
Paulo Santos Perneta

Resposta

Link directo:

RE: há confrade da ilha da madeira ?

#315809 | almeida07 | 22 out 2012 16:57 | Em resposta a: #315802

Olá Paulo


Sim e exatamente este.

EU fiz o pedido sim, deste e dos meus bisavôs e trisavôs.
Mas na Ilha a pesquisa é mais difícil mesmo porque é cobrada..e o Euro é uma moeda forte, o que torna a pesquisa muito cara para quem tem que pagar em Reais...só para você ter uma ideia a cada Euro que eu tenha que enviar a Portugal para pagar os documentos que solicitar, se paga uma taxa de 35 Euros por remessa de até 500 Euros.
Olhei o site que vc postou...e fico aqui a imaginar de onde eles podem ter saído!!!!!

Um forte abraço

Regina Ribeiro Nobre de Almeida

Resposta

Link directo:

RE: há confrade da ilha da madeira ?

#315814 | pperneta | 22 out 2012 17:30 | Em resposta a: #315809

Olá Regina,

Não fazia ideia que isso saia tão caro para quem está no Brasil. Para quem está cá a vida é até bastante facilitada, uma vez que está tudo no mesmo sítio. Provavelmente com a digitalização dos fundos paroquiais pelo Familysearch as condições melhorarão bastante para quem está fora.

Qual foi o Gomes Jardim mais remoto a que conseguiu chegar?

Não me lembro se lhe disse na altura, mas a minha família paterna é Gomes Jardim de São Roque (que no início do século XIX trocou o Jardim por Perneta, por qualquer razão que desconheço). Estes Gomes Jardim creio que são do mesmo tronco dos Morgados da Torre.

Abraço.

Paulo

Resposta

Link directo:

RE: há confrade da ilha da madeira ?

#315914 | almeida07 | 23 out 2012 18:47 | Em resposta a: #315814

Olá Paulo

Nós não chegamos a trocar informações, mas eu li post seus e me lembro de alguns detalhes. Eu não avancei muito nas investigações pelas já ditas razões.....Eu recebi cópias das certidões de casamento até dos meus trisavós!. e parou ai.... mas sem duvida tenho vontade de buscar mais detalhes.
o que sei até o momento é:

Minha Mãe - Maria da Conceição Jardim Ribeiro- Filha de José Gomes Jardim x Maria José de Freitas, ele nascido em 01/09/1892- filho de José Gomes Jardim x Matilde de Jesus Maria - ela Nascida em 25/04/1891 - filha de João Augusto de Fretias e Victorina de Freitas- todos de São Martinho - Funchal Ilha da Madeira, meus avos casaram-se em 23/11/1910

Já José Gomes Jardim nascido em 25/10/1857 - era filho de Francisco Gomes Jardim e Joaquina Theresa de Jesus,
Matilde de Jesus Maria nascida em 1863 - era filha de Francisco João e de Maria Augusta de Jesus

José Gomes Jardim x Matilde de Jesus Maria, casaram-se em 30/07/1880. São Martinho
Francisco Gomes Jardim x Joaquina Theresa de Jesus casaram em 1845 São Martinho

Francisco Gomes Jardim era filho de Domingos Gomes x Maria Julia, casaram-se 1805 - são Martinho
Joaquina Teresa de Jesus era filha de Antonio Ferreira e Ana Joaquina - casaram-se 1809- são Martinho

Domingos Gomes era filho de João Gomes x Josefa da Silva- casaram-se 1752
Maria Julia era filha de Manuel Rodrigues e Agada Maria -

Então , é tudo que tenho até o momento, você conhece esse ramo da família?
Sabe alguma coisa além, sei que todos eram de funchal, e casaram-se em São Martinho
e uma coisa que me chamou a atenção o Jardim sumiu....a partir de Domingos Gomes....tb não sei o porque?


Um grande Abraço
Regina Ribeiro Nobre de Almeida

Resposta

Link directo:

RE: há confrade da ilha da madeira ?

#316175 | mila1000 | 27 out 2012 16:12 | Em resposta a: #315783

Regina,
Só hoje vi seu e-mail.
Sou do Brasil e, aqui podemos consultar o www.museuda imigração.org.br .Dentro do site acesse o arquivo digital,coloque o nome de seu parente e,veja quando ele chegou ao Brasil.
Dentro do www.familysearch.org voce pode consultar a America do Sul,veja os arquivos de igreja,há diversos Estados,e,dentro destes as cidades.
Sou do Estado de S.paulo e,se puder lhe ajudar,estarei a disposição.
Mila

Resposta

Link directo:

RE: há confrade da ilha da madeira ?

#316177 | mila1000 | 27 out 2012 16:23 | Em resposta a: #315766

Confrade PPerneta,
Tento descobrir se Mateus de Freitas Teles e Francisco de Freitas Teles são irmãos,eles devem ser filhos de Manuel de Freitas e Luis e de Maria Rosa Joaquina Teles de Meneses.Devem ter nascido entre 1770 a 1780.
O sobrenome de meus bisavós é Freitas Teles,mas,deve ter origem em Freitas do lado paterno e Teles do lado materno(é o que suponho).
Tentei localizar o casamento entre Manuel e Maria Rosa ou o nascimento de ambos,mas,o custo seria muito alto para a pesquisa(vinte euros só a primeira hora,além da despesa de cópia e correios).Aqui no Brasil o euro é 3 vezes o real!
Meus antepassados eram do Sitio dos Lamaceiros e,todo casamento ,batismo era feito na Paroquia de Santana,na freguesia do mesmo nome.
Se puder me ajudar,agradeço muito.
Mila

Resposta

Link directo:

RE: há confrade da ilha da madeira ?

#316193 | almeida07 | 27 out 2012 21:22 | Em resposta a: #316175

Olá Mila

Mila, obrigado pelas dicas, mas você sabe se tem algum site, que se possa pesquisar a saída de pessoas do Brasil para Portugal,ano 1912, acredito que do porto de Santos.




Regina Nobre

Resposta

Link directo:

RE: há confrade da ilha da madeira ?

#316213 | mila1000 | 28 out 2012 15:34 | Em resposta a: #316193

Regina,
no site do museu da imigração há lista de navios com nomes de imigrantes,parece-me que é o ultimo item do acervo digital.Eu já enviei e-mail para eles e,me atenderam muito bem.
Tambem há o www.cbg.org.br, o site do arquivo nacional no Rio de Janeiro e,sei que o site dos mormons tambem tem algo sobre passaporte.
Você é de onde?Sou do Brasil,perto de SP.
Mila

Resposta

Link directo:

RE: há confrade da ilha da madeira ?

#316817 | almeida07 | 08 nov 2012 00:26 | Em resposta a: #316177

Mila boa noite,

Achei este registro nos arquivo da Madeira


Manuel de Freitas Luís Maria Rosa Joaquina Teles de Meneses Santana 1776 711 148

Acredito ser o registro de casamento de seus bisavós.

REGINA Nobre

Resposta

Link directo:

RE: há confrade da ilha da madeira ?

#316841 | mila1000 | 08 nov 2012 14:49 | Em resposta a: #316817

Regina,
Obrigada,sim,são meus tetravós.
A duvida está no meu trisavô Matheus de Freitas Teles que foi casado duas vezes.Solicitei cópia ao Arquivo Madeira na esperança de saber o nome dos pais dele,mas,no primeiro casamento nada consta e no segundo o nome da mãe está ilegivel,penso ser Maria Teles.
Encontrei outro casamento Francisco Freitas Teles,que deve ser irmão de Matheus,sendo assim, iniciei este tópico na esperança de algum confrade poder me ajudar,pois,eu queria encontrar o batismo de Mateus e Francisco,e, verificar se os nomes dos pais e avós são os mesmos,mas, me pediram 27 euros a pesquisa de 1 hora e,sairia muito caro!
Sou de uma cidade perto de SP,e,voc~e?
Mila

Resposta

Link directo:

RE: há confrade da ilha da madeira ?

#316842 | almeida07 | 08 nov 2012 14:57 | Em resposta a: #316841

Olá Mila.

Pesquisas que envolvam a Ilha da Madeira, de fato sai mesmo muito caro para nós aqui....eu paguei 35 euros a mais por cada vale postal que remeti. eu também paguei a pesquisa e todas as cópias que me enviaram, a brincadeira saiu muito caro.

Eu sou de Guarulhos, conhece?

Minha família Materna é de Funchal / Ilha da Madeira, já a paterna é de Vila Real/ Adoufe.... na Vila Real pelo etombo, tudo é mais fácil de pesquisar, vc conhece? Já nos arquivos da Madeira ainda acho meio complicado, como também no site dos Mórmons.

Regina

Resposta

Link directo:

RE: há confrade da ilha da madeira ?

#316950 | mila1000 | 10 nov 2012 14:09 | Em resposta a: #316842

Regina,
Sou de Campinas,e,minha familia materna tambem é da Ilha da Madeira,freguesia de Santana.Minha avó materna nasceu aqui no Brasil,pois, meu bisavô veio para cá e voltou para Madeira várias vezes,tendo filhos nos dois locais.
No arquivo deles ainda não está microfilmado ,pelos mormons,muitas freguesias, o que é uma pena,mas,me informaram que será muito em breve.
Vi que voce colocou seu e-mail,vou lhe enviar uma mensagem fora deste site.
Mila

Resposta

Link directo:

RE: há confrade da ilha da madeira ?

#316951 | almeida07 | 10 nov 2012 14:16 | Em resposta a: #316950

Olá Mila

Ok eu aguardo então!

beijos

Regina

Resposta

Link directo:

RE: há confrade da ilha da madeira ?

#316964 | HRC1947 | 10 nov 2012 16:55 | Em resposta a: #316951

Confreira Mila;

.... Espero que tudo esteja a correr conforme o seu desejo.

Aproveito para lhe enviar estes links, um deles vai-lhe dar
muito jeito, o outro é " um presente de Deus"...

http://sorisomail.com/powerpoint/3604.html

http://www.anmp.pt/index.php?option=com_content&view=article&id=67&Itemid=197

Saudações Genealógicas
Ana Simões
.

Resposta

Link directo:

RE: há confrade da ilha da madeira ?

#316966 | f4b2 | 10 nov 2012 17:10 | Em resposta a: #316951

Cara Regina

Deixo estes nomes (mais recentes),cito Anuário de Portugal de 1909:

- MARIA GOMES JARDIM - Professora em Sto.António(Funchal),1909

- MARIA da PIEDADE JARDIM - Professora em Sant´Ana(Madeira),1909

- JOAQUIM BENTO CORREIA TELLES de MENEZES - Professor em Sant´Ana,1909

Cumprimentos

João Barroca

Resposta

Link directo:

RE: há confrade da ilha da madeira ?

#316969 | mila1000 | 10 nov 2012 17:19 | Em resposta a: #316964

Confreira Ana Simões,

Graças a Deus consegui encontrar o registo de José da Cunha em 29/01/1809, em Darei,Mangualde,Viseu,porém não posso dizer o mesmo quanto a sua esposa Margarida dos Santos,pois, encontrei anotações dizendo que devido a invasão francesa,estariam faltando páginas no livro.
Acabei de enviar e-mail ao Distrito Viseu solicitando fotocópia do registo de casamento entre eles,provavelmente em 1832,vou aguardar a resposta.Só assim saberei se o óbito que encontrei no familysearch em 1870 de Margarida dos Santos ocorrido em Carvalhal Redondo é a casada com José em Darei.
Agora vou tentar descobrir o nascimento de Manuel da Cunha,filho do José (encontrado) que se casou com Maria Emilia.


Fiquei muito feliz em encontrar o registo e,agradeço muito a você,aos confrades Mario Cesar, Stamaro,pois, sem contar com tais ajudas,talvez não obtivesse êxito.
Muito obrigada a todos vocês

Resposta

Link directo:

RE: há confrade da ilha da madeira ?

#316970 | HRC1947 | 10 nov 2012 17:30 | Em resposta a: #316969

Confreira Mila;

O. K., é bom " sentir " essa sua satisfação.

Tudo de bom para si, e obrigada pela
sua atitude.

Ana Simões
.

Resposta

Link directo:

RE: há confrade da ilha da madeira ?

#316985 | almeida07 | 10 nov 2012 21:57 | Em resposta a: #316966

Caro João


Obrigado pelos informes

Um forte abraço


Regina Nobre.

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 23 abr 2024, 22:02

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen