Os Tavares de Espindelo, Ribeiradio, Oliveira de Frades

Este tópico está classificado nas salas: Arquivos

Os Tavares de Espindelo, Ribeiradio, Oliveira de Frades

#312626 | tavares.origins4259@ | 27 ago 2012 23:35

Caros amigos:



Ando a tentar descobrir as origens dos meus antepassados naturais do lugar de Espindelo, freguesia de Ribeiradio, concelho de Oliveira de Frades, mas o Arquivo Distrital de Viseu não possui registos de baptismo anteriores ao ano de 1792.
Tenho um antepassado chamado Manoel António Tavares que deveria ter nascido entre os anos de 1786 e 1791, no lugar de Espindelo, mas os registos de baptismo da freguesia de Ribeiradio simplesmente não existem no Arquivo Distrital de Viseu referentes aos anos de 1786 a 1791. Foram pesquisados os registos de baptismo de Ribeiradio entre os anos de 1792 e 1802 mas a certidão de baptismo de Manoel António Tavares não foi encontrada.
Manoel António Tavares era filho de Bernardo António Tavares, natural de Espindelo, e de Maria Tavares, também natural de Espindelo
Bernardo António Tavares era filho de António Jorge e de sua mulher, Maria Tavares, moradores em Espindelo.
Maria Tavares (a mãe de Manoel António Tavares) era filha de Bernardo de Carvalho e de Bernarda Tavares. Bernardo de Carvalho era morador no lugar de Fontelas e Bernarda Tavares era moradora no lugar de Espindelo.
Estes últimos dados foram obtidos através da certidão de casamento de Bernardo António Tavares com Maria Tavares, realizado no dia 8 de Setembro de 1785.

Algum dos caros amigos tem algum antepassado que tenha nascido noutra freguesia do concelho de Oliveira de Frades que entronque nestes meus antepassados?

Se realmente isto vier a acontecer, agradecia que contactassem comigo, pois dessa forma eu poderei continuar com as pesquisas, no caso de existirem registos de baptismo no Arquivo Distrital de Viseu referentes a essa outra freguesia do concelho de Oliveira de Frades.



Atenciosamente,


Joaquim José de Almeida Tavares

Resposta

Link directo:

RE: Os Tavares de Espindelo, Ribeiradio, Oliveira de Frades

#312757 | rijo | 29 ago 2012 18:14 | Em resposta a: #312626

Caro Joaquim Tavares,

Eu tenho ligacao com Tavares de Espindelo mas de onde estou nao lhe consigo adiantar muito mais, tenho os dados em Portugal...
Julgo que algum dos avos de Joao Tavares Ribeiro e proveniente de la.
http://www.geneall.net/P/per_page.php?id=520103

Lamento nao ser de mais ajuda,
Luis Alves

Resposta

Link directo:

RE: Os Tavares de Espindelo, Ribeiradio, Oliveira de Frades

#312803 | tavares.origins4259@ | 30 ago 2012 11:53 | Em resposta a: #312757

Caro Luis Alves:


Muito obrigado pelas informações que me deu. Deduzo que esteja a viver no estrangeiro, pois diz que tem os seus dados em Portugal. É provável que quando começar a pesquisar as certidões de baptismo dos seus antepassados com o apelido Tavares naturais de Espindelo encontre algum deles que possa entroncar com os meus antepassados.

Em relação ao site que me sugeriu devo-lhe dizer que pesquisei todas as pessoas com o apelido Tavares (assim como as outras pessoas com apelidos diferentes) mas não consegui obter qualquer resultado positivo, pois os registos apresentados são escassos, exactamente como acontece com os registos de baptismo dos meus antepassados. Lembro-lhe que o Arquivo Distrital de Viseu não possui registos paroquiais de baptismo da freguesia de Ribeiradio anteriores ao ano de 1792.

Tem antepassados com o apelido Tavares somente da freguesia de Ribeiradio ou também tem antepassados com o apelido Tavares oriundos de outras freguesias do concelho de Oliveira de Frades?

Julgo que o caro amigo é a mesma pessoa que interviu no tema "Casa do Ribeiro em Quintela (Oliveira de Frades)", no dia 18-10-2005. Refere nessa mesma intervenção os nomes de Maria Tavares - "Inoians?", de Ribeiradio, de Manuel Tavares, de Espindelo (?), entre outros.

Aonde é que conseguiu obter estes dados? Conseguiu obter estes dados através dos registos de baptismo da freguesia de Ribeiradio?


Aguardo uma resposta sua.




Atenciosamente,



Joaquim José de Almeida Tavares

Resposta

Link directo:

RE: Os Tavares de Espindelo, Ribeiradio, Oliveira de Frades

#312882 | rijo | 31 ago 2012 17:09 | Em resposta a: #312803

Caro Joaquim Tavares,

Os dados estao nos paroquiais de Arcozelo das Maias de onde sao os meus antepassados Tavares. Como referi, nao consigo a partir daqui, estou fora de Portugal, explicar a ligacao com Espindelo mas estou certo de que existe. Um dos que estao na base de dados tem 3 dos 4 avos Tavares. Tenho tambem um rascunho da ascendencia dos Tavares, nao sei quem o fez, onde tambem se podem encontrar alguns dados.

Desculpe-me por nao ser de mais ajuda, mas estou interesssado neste topico.
Melhores cumprimentos,
Luis Alves

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 26 mai 2024, 18:27

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen