Assento de Batismo II- Ajuda

Este tópico está classificado nas salas: Pessoas

Assento de Batismo II- Ajuda

#313072 | JFHPereira | 04 set 2012 10:32

Bom dia,

Preciso mais uma vez da vossa ajuda, neste Assentode Batismo pouco consigo descobrir.
Podem dizer-me onde e em que data nasceu, os nomes dos pais, avós maternos e paternos e os padrinhos...
Pouca coisa consigo entender. É o Assento número 2.
Obrigado pela ajuda.

http://img96.imageshack.us/img96/5415/batismojoseparte1.jpg

http://img267.imageshack.us/img267/4636/batismojoseparte2.jpg



Cumprimentos,

João Pereira

Resposta

Link directo:

RE: Assento de Batismo II- Ajuda

#313089 | cardosodoamaral | 04 set 2012 13:38 | Em resposta a: #313072

Caro Confrade João Pereira

Aqui vai o que consegui deslindar

- Padre João Joaquim Henriques;

- Maria de Jesus nasceu a 9 de Julho de 1872 em Sever do Vouga:

- Pais: Manuel Marques e -------Maria Joaquina;

- Avós Paternos: Bento José ------ e Maria d'Almeida;

- Avó Materna: Rosa, solteira

- Padrinhos: José martins, solteiro filho de Manuel Martins e Ana Maria, solteira, filha de Manuel Rodrigues.

De momento é tudo. Espero não ter errado na leitura. Carece de melhores "olhos".

Cordiais cumprimentos

Adelino Cardoso do Amaral

Resposta

Link directo:

RE: Assento de Batismo II- Ajuda

#313090 | JFHPereira | 04 set 2012 13:51 | Em resposta a: #313089

Caro Adelino,

O Assento em questão é o número 2 de 15 de Junho de 1862 e está divido em 2 folhas, a parte 1 e a parte 2.
Obrigado.

Cumprimentos.

João Pereira

Resposta

Link directo:

RE: Assento de Batismo II- Ajuda

#313091 | roz | 04 set 2012 14:13 | Em resposta a: #313072

Caro Joao Pereira

Isto foi o que percebi embora hajam algumas falhas.

"Aos quinze dias do mes de Junho do ano de mil oitocentos e sessenta e dois nesta Paroquial igreja do Pessegueiro concelho de Sever do Vouga diocese de Viseu o Padre Jose Pereira de Lima, coadjuctor desta mesma freguesia, baptisou solenemente 'as nove horas do dito dia e mes a um individuo do sexo masculino a que deu o nome de Jose, primeiro do nome que tinha nascido na Quinta da Espinheirinha desta freguesia de Pessegueiro 'as dez horas da noite do dia dois do dito mes e ano filho legitimo de Manuel Soares da Silva natural do lugar de ???? desta freguesia de Pessegueiro e de Felicidade (?) Maria Joaquina natural da Quinta da Regedora desta freguesia onde foram recebidos e sao paroquianos. Neto paterno de Bento (?) Jose Soares (?) natual do lugar de ????? desta freguesia e de Maria Almeida natural do lugar de Crestelo desta freguesia moradores no de ????? lavradores e materno de Rosa solteira natural da dita Quinta da Regedora. O pais sao jornaleiros. Foram padrinhos Jose Martins solteiro filho de Manuel Martins do lugar de Nogueira desta freguesia e Ana Maria solteira filha de Manuel Rodrigues naturais e moradores na Quinta da (Serra da Ermida??) freguesia de Sever os quais sei serem os proprios. ???? ???? ???? em duplicado este assento que depois de lido e conferido perante os padrinhos comigo assinaram era ut supra"

Cumprimentos.
Rosario

Resposta

Link directo:

RE: Assento de Batismo II- Ajuda

#313093 | cardosodoamaral | 04 set 2012 14:40 | Em resposta a: #313090

Caro Confrade João Pereira

Peço imensa desculpa pela minha fraca atenção.
Às vezes quem pensa que ajuda, ainda prejudica.
O confrade ROZ já fez o favor de transcrever.

Cordiais cumprimentos

Adelino Cardoso do Amaral

Resposta

Link directo:

RE: Assento de Batismo II- Ajuda

#313095 | MCNN | 04 set 2012 14:56 | Em resposta a: #313091

Olá Rosário

Parece-me que acertou em tudo. A dúvida maior que eu tenho prende-se com o apelido do pai e do avô paterno. Onde a Rosário lê Soares, a mim parece-me Tavares ...

Já os dois são naturais do lugar de Sóligo.

Um abraço

Mário César Navarro

Resposta

Link directo:

RE: Assento de Batismo II- Ajuda

#313097 | JFHPereira | 04 set 2012 15:04 | Em resposta a: #313095

A mim também me parece Tavares.

Obrigado pela vossa ajuda!!! :)

Abraço

Resposta

Link directo:

RE: Assento de Batismo II- Ajuda

#313098 | JCC | 04 set 2012 15:05 | Em resposta a: #313072

Aqui lhe deixo a minha letura que quase coincide com as outras:

aos quinze dias do mês de junho do ano de mil oitocentos e sessenta e dois nesta paroquial igreja de Pessegueiro concelho de Sever do Vouga, diocese de Viseu o Padre Jose Pereira de Lima de Pessegueiro coadjutor nesta mesma freguesia baptizou solenemente às nove horas do dito dia e mês a um individuo do sexo masculino a que deu o nome de José primeiro do nome que tinha nascido n quinta da Espinheirinha desta freguesia de Pessegueiro às dez horas da noite do dia dois (?) do dito mês e ano filho legitimo de Manuel Soares da Silva natural do lugar de _____ desta freguesia de Pesssegueiro e de Felicidade (?) Maria Joaquina natural da quinta da _______ desta freguesia onde foram recebidos e são paroquianos. Neto paterno de Renato (?)n José Soares natural do lugar de _____ desta freguesia e de Mariana Almeida natural do lugar de Crestelo (?) desta freguesia ______ _________ _ _______ e materno de Rosa solteira natural da dita quinta do Mogadouro (?). Os pais são jornaleiros. Foram padrinhos José Martins solteiro filho de Manuel Martins do lugar de Nogueira desta freguesia e Ana Maria solteira filha de Manuel Rodrigues naturais e moradores ma quinta da Serra da _______ freguesia de Sever os quais sei serem os próprios. ________ ________ _______ em duplicado este assento que ____ ____ _____ perante os padrinho comigo assinam era ut supra

Cumprimentos

João Cordovil Cardoso

Resposta

Link directo:

RE: Assento de Batismo II- Ajuda

#313103 | JFHPereira | 04 set 2012 15:26 | Em resposta a: #313098

Caro João,

Aqui temos o situação idêntica ao que lhe respondi à momentos, neste caso "primeiro do nome", no outro era segundo de nome...correcto?

Cumprimentos,

João Pereira

Resposta

Link directo:

RE: Assento de Batismo II- Ajuda

#313104 | JFHPereira | 04 set 2012 15:27 | Em resposta a: #313098

O Soares, não será Tavares?

Abraço

Resposta

Link directo:

RE: Assento de Batismo II- Ajuda

#313110 | JCC | 04 set 2012 16:24 | Em resposta a: #313103

Correcto

João Cordovil Cardoso

Resposta

Link directo:

RE: Assento de Batismo II- Ajuda

#313111 | JCC | 04 set 2012 16:25 | Em resposta a: #313104

Em segunda leitura concordo com Tavares.

Cumprimentos

João Cordovil Cardoso

Resposta

Link directo:

RE: Assento de Batismo II- Ajuda

#313112 | roz | 04 set 2012 16:28 | Em resposta a: #313095

Boa tarde Mario

Pois ate pode ser! A caligrafia do padre nao 'e das mais faceis. A mim pareceu-me "Souares" e dai' eu dizer Soares. Para dizer a verdade nao pocurei outro T noutros assentos para comparar masagora que me chamou a atencao, 'e bem possivel. O sitio nunca tinha ouvido falar mas 'e para isso que temos aqui o Mestre para nos ajudar :)

Abracos.
Rosario

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 29 abr 2024, 21:35

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen