Familia Pinto Coutinho e Cunha Coutinho (Casa do Castelo e Casa de Cabeceiras)- Santiago de Figueiró

Este tópico está classificado nas salas: Arquivos | Bibliografia | Famílias | Genética | Heráldica

Familia Pinto Coutinho e Cunha Coutinho (Casa do Castelo e Casa de Cabeceiras)- Santiago de Figueiró

#313281 | RSCFD | 07 set 2012 20:27

Boa noite,

Pertenco à familia Pinto Coutinho da Quinta da Corredoura em Santiago de Figueiró (Amarante).

Esta familia deu origem à Casa do Castelo em Santigo de Figueiró e tenho registos de baptizado onde o meu décimo-avô foi Padrinho dos filhos de Salvador Coutinho da Cunha da Quinta de Cabeceiras em Santiago de Figueiró.

Resposta

Link directo:

Familia Pinto Coutinho e Cunha Coutinho (Casa do Castelo e Casa de Cabeceiras)- Santiago de Figueiró

#313294 | FBrito | 08 set 2012 01:39 | Em resposta a: #313281

Caro RSCFD,

Tenho alguns dados sobre as famílias Cunha Coutinho e Pinto Coutinho. Que informações pretende?


Melhores cumprimentos,

Francisco Brito

Resposta

Link directo:

Familia Pinto Coutinho e Cunha Coutinho (Casa do Castelo e Casa de Cabeceiras)- Santiago de Figueiró

#313304 | RSCFD | 08 set 2012 11:21 | Em resposta a: #313294

Bom dia,

Gostaria de saber qual a relação de parentesco entre as duas familias, uma vez que de acordo com certidões de Nascimento, Casamento e Óbito, existe relações familiares entre os meus décimos avós, António Pinto Coutinho e Isabel da Cunha isto em 1650-80 e Salvador Coutinho da Cunha da Casa de Cabeceiras.

O irmão de Salvador da Cunha Coutinho, o Vigário João Pinto Coutinho ( de Santiago de Figueiró), quando da sua morte fez herdeira principal a Maria da Cunha Coutinho (filha de Salvador) e uma das filhas do meu décimo avô, a Angela Pinto Coutinho, casada com Luis Rebelo de Sousa, que são os ascendentes da Casa do Castelo.


O brasão de armas que uso são dos Coutinho, no entanto penso que existe uma ligação aos Cunhas, uma vez que os Pinto Coutinho devem descender de Simão Coutinho e Isabel Pinto da Fonseca de Amarante.


Melhrores cumprimentos
Ricardo Coutinho

Resposta

Link directo:

Familia Pinto Coutinho e Cunha Coutinho (Casa do Castelo e Casa de Cabeceiras)- Santiago de Figueiró

#313321 | FBrito | 08 set 2012 17:32 | Em resposta a: #313304

Caro Ricardo Coutinho,

De acordo com os "Carvalhos de Basto" Vol. VII pg. 288, Angela Pinto Coutinho era filha do Padre António Pinto Coutinho, Vigário de Santiago de Figueiró que teve de Maria de Sampaio duas filhas: Teresa Pinto Coutinho casada com Jacinto de Sousa e a sua ascendente (e já referida) Angela Pinto Coutinho casada com Luís de Sousa Rebelo da Casa do Castelo.

Este Padre António Pinto Coutinho era filho de António Pinto Coutinho (irmão de Salvador da Cunha Coutinho) e de Isabel da Cunha (filha de Gonçalo Esteves). Portanto o Padre João Pinto Coutinho seria tio avô de Angela Pinto Coutinho. E o seu 10º avô era irmão de Salvador da Cunha Coutinho (isto de acordo com os "Carvalhos de Basto").

Em tempos consultei umas Inquirições dos Coutinhos no Arquivo Distrital de Braga, logo que encontre as notas que tirei digo-lhe se há mais a acrescentar.

Melhores cumprimentos,

Francisco Brito

PS: também descendo de Manuel Pinto Coutinho e daí o meu interesse por esta linhagem.

Resposta

Link directo:

Familia Pinto Coutinho e Cunha Coutinho (Casa do Castelo e Casa de Cabeceiras)- Santiago de Figueiró

#313322 | RSCFD | 08 set 2012 18:07 | Em resposta a: #313321

Boa tarde Francisco,

Então ainda temos parentesco.

A minha nona avó era Maria da Cunha filha de António Pinto Coutinho e Isabel da Cunha.

Casou em 1666 em SAntiago de Figueiró com Manuel Campello de S. João de Ovil (Baião). Este assento de casamento está disponivel on-line no Arquivo Distrital do Porto. Uma das testemunhas do casamento foi Salvador Coutinho da Cunha.

Como é que consegui saber a filiação de Isabel da Cunha.

Cumprimentos
Ricardo Coutinho


Ps: Sou do Porto e deixo o meu email e contacto:
rscfd@iol.pt Tlm: 938425410

Resposta

Link directo:

Familia Pinto Coutinho e Cunha Coutinho (Casa do Castelo e Casa de Cabeceiras)- Santiago de Figueiró

#313333 | FBrito | 08 set 2012 23:22 | Em resposta a: #313322

Consegui saber a filiação através do livro "Carvalhos de Basto" (tenho fotocópias de algumas páginas relativas aos Cunha Coutinho). No capítulo relativo à Quinta de Cabeceiras (Figueiró) é dito o seguinte na pg. 288 nota de rodapé 159 relativa a Salvador da Cunha Coutinho: " Irmão de António Pinto Coutinho casado a 14.07.1647 na Igreja da Refontoura (Felgueiras) com Isabel (Carvalho) da Cunha, filha de Gonçalo Esteves de Vila Cova da Lixa, pais do Padre António Pinto Coutinho, Vigário de Santiago de Figueiró que, de Maria de Sampaio solteria da mesma freguesia teve a Teresa Pinto Coutinho casada a 2.07.1708 com Jacinto de Sousa viuvo de Real, e Angela Pinto Coutinho casada com Luís de Sousa Rebelo, pais de António de Sousa Pinto Coutinho c. a 28.10.1717 com Josefa da Costa e Távora filha de Manuel da Costa e Távora e de sua mulher Maria Gonçalves da Casa da Pousada, com geração na Casa do Castelo na mesma freguesia de Figueiró já referida no 10/d" ( o que indica que há mais referências nos Carvalhos de Basto sobre esta linha...).

Infelizmente não possuo a obra Carvalhos de Basto e nas fotocópias que tirei não indiquei o volume, portanto posso ter cometido um equivoco ao dizer-lhe que se tratava do volume 7...

Vou ver que informações recolhi sobre os Coutinhos e logo que possa envio-lhe o que tiver para o e-mail.

Eu descendo por via ilegítima de Hipólito L. Picado (http://www.geneall.net/P/per_page.php?id=315401 ) filho de Manuel Lopes Coutinho por sua vez filho de Domingos Lopes Picado e de Maria Coutinho da Cunha (filha de Salvador da Cunha Coutinho).

Um dos pontos que me interessa agora nesta genealogia é encontrar um Francisco Luís Teixeira, nascido em Arnóia, Celorico de Basto filho de Maria Clara Gomes (filha de Hipólito Picado) e de João Teixeira. Por acaso sabe se alguém com este nome se casa com algum dos seus antepassados?

Cumprimentos,

Francisco Brito

Resposta

Link directo:

Familia Pinto Coutinho e Cunha Coutinho (Casa do Castelo e Casa de Cabeceiras)- Santiago de Figueiró

#313343 | RSCFD | 09 set 2012 01:33 | Em resposta a: #313333

Boa noite,

Antes demais muito obrigado pela informação.

Quanto ao pedido vou pesquisar um pouco mais noutros sitios, a única ascendência em que consta o nome Teixeira que tenho são o casamento dos meus sétimos avós:

A 17 de Maio de 1744 na Freguesia de São João de Ovil Casa-se Manuel Teixeira de Borba de Basto com Maria Pinto de Chavães, filha de José da Cunha e Mariana Coutinho.

http://pesquisa.adporto.pt/cravfrontoffice/WebSearch/ODDisplay.aspx?move=previous&DigitalObjectID=65037&FileID=_2852885

Deixo a Url é na segunda página

Deixo a URL do casamento da minha décima avó filha de António Pinto Coutinho e Isabel da Cunha e em que Salvador foi testemunha, também a segunda página, mas logo o primeiro:

http://pesquisa.adporto.pt/cravfrontoffice/WebSearch/ODDisplay.aspx?move=next&DigitalObjectID=61688&FileID=_2678198


Cumprimentos
Ricardo Coutinho

Resposta

Link directo:

Familia Pinto Coutinho e Cunha Coutinho (Casa do Castelo e Casa de Cabeceiras)- Santiago de Figueiró

#313346 | RSCFD | 09 set 2012 01:53 | Em resposta a: #313333

Boa noite,

Veja este assento de Casamento com uma das filhas de Luis de Sousa e Angela Pinto Coutinho.

http://pesquisa.adporto.pt/cravfrontoffice/WebSearch/ODDisplay.aspx?move=previous&DigitalObjectID=61696&FileID=_2679338


Cumprimentos
Ricardo Coutinho

Resposta

Link directo:

Familia Pinto Coutinho e Cunha Coutinho (Casa do Castelo e Casa de Cabeceiras)- Santiago de Figueiró

#356411 | F. da Cunha Coutinho | 02 abr 2015 16:25 | Em resposta a: #313333

Caro Francisco Brito:

Sou o 2º Directo e Legítimo representante das Famílias Melo e Faro e da Cunha Coutinho, filho de Francisco da Cunha Coutinho ,Senhor da Casa de Arnoia em Celorico de Basto, entre outras.

Estou obviamente ao seu dispôr para ajudar no que entender.

Os meus cumprimentos
Francisco da Cunha Coutinho

Resposta

Link directo:

Familia Pinto Coutinho e Cunha Coutinho (Casa do Castelo e Casa de Cabeceiras)- Santiago de Figueiró

#356425 | natrix | 03 abr 2015 01:38 | Em resposta a: #356411

Caro Francisco da Cunha Coutinho,

Gostaria de lhe fazer duas perguntas:

A Casa do Reguengo em Ardegão, Fafe, ainda está na posse da sua família ?

Sabe se existe alguma ligação entre os Cunha Coutinho e a família da Casa de Requeixo em Vilar de Bouro, Celorico de Basto ( dos Carvalho da Cunha Teixeira/Carvalho da Cunha/Cunha Teixeira/Teixeira da Cunha).

Com os melhores cumprimentos,

Pedro Sousa

Resposta

Link directo:

Familia Pinto Coutinho e Cunha Coutinho (Casa do Castelo e Casa de Cabeceiras)- Santiago de Figueiró

#356437 | FBrito | 03 abr 2015 16:43 | Em resposta a: #356411

Caro Francisco da Cunha Coutinho,

Começo por agradecer-lhe a sua amabilidade e disponibilidade.

Já tive o prazer de falar com o seu pai, o Senhor Arq. Francisco Cunha Coutinho e de ser recebido pelo seu tio, o Eng. Cunha Coutinho, que me facultou diversos dados sobre a Casa de Arnóia. Também vou mantendo contacto regular com o seu primo Pedro Leite Pereira.

O meu interesse nesta casa deve-se ao facto de descender por via ilegítima de Hipólito Luís Lopes Picado. Já tenho bastantes dados sobre a Casa de Arnóia, mas se me puder dar o seu e-mail gostaria de lhe fazer algumas perguntas, pois talvez me consiga ajudar numa ou outra lacuna que tenho.

Melhores cumprimentos,

Francisco Brito

Resposta

Link directo:

Familia Pinto Coutinho e Cunha Coutinho (Casa do Castelo e Casa de Cabeceiras)- Santiago de Figueiró

#356570 | RSCFD | 08 abr 2015 21:36 | Em resposta a: #356411

Boa noite,

Tenho bastantes dados sobre os Cunha Coutinho dos quais descendo e estou em contacto com a Misericordia de Amarante, para tentar descobrir qual o legado deixado pelo Padre Francisco Pinto Coutinho, irmão de Manuel Pinto Coutinho, meu avoengo que Juiz de Fora em Baião.

Este Padre foi o primeiro Vigário de Figueiró e primeiro possuidor do Solar de Cabeceiras.

Ricardo Coutinho

Resposta

Link directo:

Familia Pinto Coutinho e Cunha Coutinho (Casa do Castelo e Casa de Cabeceiras)- Santiago de Figueiró

#390951 | Conde | 11 abr 2018 11:23 | Em resposta a: #356570

Há um Manuel Pinto Coutinho testemunha em Vilar de Ferreiros que deixa um filho natural Semião Pinto aí casado na 2º metade do séc XVII. Teve descendência e se bem me lembro um filho também Semião Pinto.

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 03 mai 2024, 04:27

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen