Manoel Figueiredo Soares Sarmento - Correas de Sá - Paraná/Paranaguá

Este tópico está classificado nas salas: Bibliografia | Brasil | Famílias | Pessoas | Regiões

Manoel Figueiredo Soares Sarmento - Correas de Sá - Paraná/Paranaguá

#313428 | MMSC | 11 set 2012 05:18

Amigos,

Pesquisando sobre Pedro Joaquim de Castro Correa e Sá, em livro de Moysés Marcondes, Documentos para a historia do Paraná:
recolhidos e annotados por Moysés Marcondes, Archivo de Marinha e Ultramar (Portugal), Lisbon (Portugal). Biblioteca Nacional. Secção ultramarina, 1923, pela Typographia do Annuario do Brasil, encontrei transcrição de uma carta do pesquisado em que faz alusão de seus avoengos em petição para assumir cargo de Capitão General do Paranaguá. Tal ocorreu quando da primeira tentativa de criação de uma terra Paranaense separada de São Paulo, por volta de 1811, e lá Pedro Joaquim apontou seu serviço cono ajudante de ordens de Sebastião Xavier Cabral da Veiga da Câmara, declarou ser Terceiro Neto de Salvador Correa de Sá, Governador e General do Rio de Janeiro, bem como Segundo Neto do dito Manoel Figueiredo Soares Sarmento. Do último referido nada sei e assim fiquei por nada encontrar a seu nome. Alguém poderia me passar ajuda com o nome, me dar direções ou mesmo sugerir algum parentesco para um estudo? Já ouviram falar do referido ou dele sabem alguma coisa? Por favor, rogo por seus conhecimentos.

A qualquer coisa, desde já, muito agradecido,

Matheus Miranda de Sá Campelo

Resposta

Link directo:

Manoel Figueiredo Soares Sarmento - Correas de Sá - Paraná/Paranaguá

#313431 | Lourval | 11 set 2012 07:43 | Em resposta a: #313428

Caro Matheus,

Só escrevo-lhe para desejar sorte. Tenho três ramos em Paranaguá estagnados, todos adultos no início do século dezoito: Antônio Rangel de Abreu, João Cordeiro Matoso e Domingos Álvares de Oliveira. Se os livros paroquiais fossem digitalizados, com certeza eu avançaria. Aguardemos por um milagre.

Antônio Rangel de Abreu era casado com Maria de Mendonça, natural de Itanhaém. João Cordeiro Matoso, embora natural de Paranaguá, tinha uma relação com Cananéia que ainda não entendi bem. Domingos Álvares de Oliveira era casado com Mariana Cardoso de Alvarenga, esta natural de Taubaté.

Soube que os livros de Taubaté estão sendo digitalizados....uma luz no fim do túnel!

Lourval

Resposta

Link directo:

RE: Manoel Figueiredo Soares Sarmento - Correas de Sá - Paraná/Paranaguá

#313446 | MMSC | 11 set 2012 12:57 | Em resposta a: #313431

Amigo,

O Pedro eu sei alguma coisa e ele não era de lá. Acredito que o Manoel também não o fosse e que deveria ter alguma expressão com o governo real. Encontrei muitos Soares, Sarmentos e Figueiredos envolvidos com os Sá de certa forma fidalga. Não sei se a resposta estaria em Paranaguá, no Rio de Janeiro, de onde vinha Pedro e seu sangue, de São Pedro do Rio Grande do Sul, onde nascera, ou mesmo fora do Ultramar. Se souberes de alguém que conhece esses nomes ou que pesquisa algo assim, me adiantaria em muito.

Desde já,

Matheus Miranda de Sá Campelo

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 29 mai 2024, 04:55

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen