Dúvida: sobrenome do filho ausente nos pais
Este tópico está classificado nas salas: Famílias
Dúvida: sobrenome do filho ausente nos pais
Prezados,
Gostaria de obter uma ajuda, se possível, por favor:
Sou brasileiro, assim como meu pai. Este é filho de portugueses. Seu pai era A. Alves Gama, filho de C. Rosa e M. de Oliveira Gama.
Note-se que os sobrenomes dos pais de meu avô eram Rosa, de Oliveira e Gama. Contudo, meu avô tinha o sobrenome Alves (e não Oliveira), que não pertencia a seus pais.
Gostaria de saber o que poderia explicar tal fato.
Meu avô nasceu em 1920, em Freixianda/Póvoa/Ourém.
Muito obrigado.
Abraço.
Link directo:
RE: Dúvida: sobrenome do filho ausente nos pais
Caro Confrade;
Mas tem o apelido Gama.
...Julgo que não teria forçosamente de ter " Alves "
Confrade, sugiro que "abra o jogo ", para
lhe podermos responder acertadamente...
Saudações Genealógicas
HRC
Link directo:
"Rectificação"
... onde se lê Alves, deve
ler-se Oliveira.
HRC
Link directo:
Perdão. Não entendi a resposta.
RespostaLink directo:
Caro Senhor;
... Minha Resposta....
1.- O seu Pai é filho de Portugueses.
2.- O seu avô chamava-se:- A. Alves Gama.
3- O seu bisavô,--- era filho de;-- C. Rosa
e de;-- M. de Oliveira Gama.
---------;
...O seu avô não tinha o Apelido Oliveira, ....mas
tinha o Apelido Gama, como se vê claramente.
... À primeira vista não se vislumbra qualquer
problema neste caso concreto.
Espero que tenha entendido a explicação.
atentamente
HRC
Link directo:
Caro ldg1987
Antigamente o sistema de sobrenomes era muito liberal e nao obedecia 'as regras de hoje. Quanto mais "para tras" for, mais encontrara' isso. Havia ate' o costume das meninas terem os sobrenomes das maes e os rapazes os dos pais mas nao era "obrigacao" ser assim. Outras vezes adoptavam o nome da familia que fosse mais importante/conhecida. Como ve nao necessita ter significado especial. Se recuar mais uma ou duas geracoes provavelmente encontrara' o "Alves", possivelmente na familia de C. Rosa, mas ate pode nao encontrar! Acontece tambem que, 'as vezes, usavam o sistema espanhol com o sobrenome do pai primeiro e depois o da mae. O meu pai tinha assim.
Espero ter respondido 'a sua questao.
Cumprimentos.
Rosario
Link directo:
Meus caros
Hoje a escolha dos sobrenomes cabe aos pais e pode ser feita de um (mínimo obrigatório) a quatro (máximo admitido) sobrenomes entre os usados pelos pais e avós.
Assim a atribuição dos apelidos (mesmo hoje) permite algumas liberdades que em caso de vontade pessoal podem conduzir a que um filho não tenha sobrenomes usados pelos pais mas apenas os avós.
Quanto mais recuado formos maior liberdade encontramos até porque as regras antes não existiam e ficavam muito ao critério dos envolvidos.
RCC
Link directo:
Não era meu bisavô, mas sim meu avô que era filho de C. Rosa e M. de Oliveira Gama. Contudo, ele chamava-se A. Alves Gama. O que não entendo é de onde veio o nome Alves.
Quais seriam as possíveis explicações para que o Alves, ausente na mãe e no pai, surgisse no filho?
Grato.
Link directo:
Boa tarde
A amiga Rosário já lhe deu a explicação lógica para o que pode ter sucedido.
Aconselho-o pois a solicitar à Conservatória do Registo Civil de Ourém cópia do assento de nascimento do seu avô. Quem sabe se o Alves não constará no nome dos avós do seu avô (seus trisavós).
O contacto da Conservatória é:
Telf (+351) 249540330
Mail: crc.ourem@dgrn.mj.pt
Boa sorte
Mário César Navarro
Link directo:
Caro ldg;
Sugiro que obtenha junto do Registo Civil de Ourém o assento de nascimento de seu avô:
----------
nascido em 1920
A. Alves Gama
Natural do Lugar da Póvoa
Freguesia da Freixianda
Concelho de OURÉM
Distrito de SANTARÉM
----------
Filho de:--- C, Rosa
e de--------- M.de Oliveira Gama
Nota:-- Quando enviar estes dados para Ourém {Portugal }, deve indicar os nomes completos!..
Quando receber o Registo nascimento do seu avô, vem lá indicado como é óbvio o nome dos
Pais e dos avós paternos e maternos. Pode acontecer que exista por lá algum " Alves "
Ocorre a ideia que este Alves podia ter sido Padrinho . O Confrade é que tem de decidir.
Se precisar de mais alguma " dica ", esteja à sua vontade para o fazer.
atentamente
HRC
Link directo:
Olá.
Seria possível, então, uma pessoa receber sobrenome do padrinho?
Não tenho conhecimento das leis portuguesas, mas no Brasil não existe essa possibilidade. Em Portugal existe?
Cheguei a desconfiar que se tratasse de meu avô ter sido filho de judeus (ou cristãos-novos), tendo alterado o sobrenome para proteger-se de alguma perseguição. Parece-vos possível essa hipótese?
Obrigado pelas valiosas sugestões!
Meus cumprimentos.
Link directo:
Caro ldg;
Isso mesmo, o seu ponto de vista está certo. Poderia ser o [ nome/apelido ] do Padrinho.
Quanto a cristãos novos e velhos, não seria esse o motivo.
Cumprimentos
HRC
Link directo:
Bom dia
Nunca encontrei casos em que o apelido (sobrenome no Brasil) fossem herdados dos padrinhos, a não ser filhos de pais incógnitos. O que costuma acontecer é os apelidos serem herdados de avós ou bisavós.
Esqueça a perseguição aos judeus no séc. XX. Existiu sim, mas em épocas muito anteriores!
Helena
Link directo:
Cara Helena
Embora nao seja muito comum tomarem os sobrenomes dos padrinhos, isso acontece. Recentemente encontrei um em 1808, Carnaxide, na familia de uma amiga a quem estou a ajudar com as pesquisas. Sempre usou o nome de Vicente Ferreira (ambos os nomes do padrinho) embora fosse filho de Jose Francisco da Mata e Luisa Baptista. Tao pouco havia Ferreira nos nomes dos seus avos ou bisavos!
Cumprimentos.
Rosario
Link directo:
Rosario:
Você faz pesquisa nos Arquivos de Bragança (Vinhais)?
Gratos
Lambert
Link directo:
Nao Lambert, nunca precisei e como vivo no estrangeiro so o posso fazer no que esta' on-line.
Cumprimentos.
Rosario
Link directo:
Prezada Rosario,
Creio que o Vicente Ferreira vem de S. Vicente Ferrer. Portanto, o Ferreira, neste caso, não seria sobrenome mas, sim parte do nome, como Francisco de Assis, Francisco Xavier, Rita de Cássia.
Com os melhores cumprimentos
Washington Marcondes Ferreira
Link directo:
Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 14 nov 2024, 20:46