Sotto Maior, Santiago de Piães, Cinfães

Este tópico está classificado nas salas: Famílias | Património | Pessoas | Regiões

Sotto Maior, Santiago de Piães, Cinfães

#313957 | Migu57 | 19 set 2012 22:10

Procuro Dom João Augusto de Castro Sotto Maior e Dom Pedro de Castro Sotto Maior, de Santiago de Piães, Cinfães. Viveram em finais do século XIX.
Agradeço desde já toda a ajuda que me puderem dar.
Obrigada. Migu

Resposta

Link directo:

RE: Sotto Maior, Santiago de Piães, Cinfães

#313961 | f4b2 | 19 set 2012 22:39 | Em resposta a: #313957

Cara Migu

Deixo-lhe estas notas que retirei do Anuário de Portugal do ano de 1909,cito:

- D.JOÃO de CASTRO SOTTO MAYOR - Substituto do Juizo de Paz de Piães(Sinfães),1909

- D.PEDRO de CASTRO SOTTO MAYOR - Chefe de Conservação das Obras Públicas de Sinfães em 1909

Espero que ajude?

Cumprimentos

João Barroca

Resposta

Link directo:

RE: Sotto Maior, Santiago de Piães, Cinfães

#313962 | MCNN | 19 set 2012 23:06 | Em resposta a: #313957

Cara Migu

No link em baixo pode ver um pedido de passaporte para o Brasil (Rio de Janeiro), datado de 19/08/1939, de Angelina Augusta Castro Soto Maior De Miranda, casada, proprietária, de 55 anos, natural de Cinfães e filha de João Augusto de Castro Soto Maior e de Beatriz Augusta.

É o registo nº 4266 (contém fotografia)

http://pesquisa.adporto.pt/cravfrontoffice/WebSearch/ODDisplay.aspx?move=next&DigitalObjectID=56635&FileID=_2440783

Atendendo ao nome do pai e sendo ela natural de Cinfães, provavelmente será filha de uma das pessoas que indicou.

O apelido Miranda deve ter vindo do casamento. Aliás, o pedido de passaporte imediatamente anterior, com o nº 4265, é de um Pedro Pinto Miranda, casado, proprietário, de 65 anos de idade e natural de Cinfães. Este senhor será muito provavelmente o marido de Angelina, e o casal terá viajado para o Brasil em 1939.

Pode ver esse outro pedido de passaporte aqui:

http://pesquisa.adporto.pt/cravfrontoffice/WebSearch/ODDisplay.aspx?move=previous&DigitalObjectID=56635&FileID=_2440784


Não tenho a certeza que seja a filha da pessoa que indicou. Mas que parece ser, lá isso parece ...

Cumprimentos


Mário César Navarro

Resposta

Link directo:

RE: Sotto Maior, Santiago de Piães, Cinfães

#313984 | Migu57 | 20 set 2012 08:15 | Em resposta a: #313962

Caro Mário César
Agradeço-lhe imenso esta informação. Realmente faz todo o sentido que esta senhora seja filha e João Augusto Castro Soto Maior. Seria difícil haver duas pessoas com este mesmo nome a viver na mesma altura no mesmo espaço geográfico. Faz também sentido que Pedro Pinto Miranda seja o marido. Estas pessoas estão ligadas à minha família, mas não sei de que modo.
Cumprimentos
Maria Augusta

Resposta

Link directo:

RE: Sotto Maior, Santiago de Piães, Cinfães

#313985 | Migu57 | 20 set 2012 08:18 | Em resposta a: #313961

Ajuda imenso, caro João. Creio que são mesmo estas as pessoas que procuro. Sei que estão ligados à minha família, mas não sei de que modo. Talvez lá chegue.
Muitíssimo obrigada.
Cumprimentos
Maria Augusta

Resposta

Link directo:

RE: Sotto Maior, Santiago de Piães, Cinfães

#314357 | Rui Henriques | 27 set 2012 17:53 | Em resposta a: #313985

Ja se deve ter deparado, no volume de baptizados 1884-05-23 - 1891-05-23, com a digitalizacao 156, relativa ao baptizado de Joao Pereira Cardoso (nasc. 11/11/1888), afilhado de D. Joao.

Resposta

Link directo:

Sotto Maior, Santiago de Piães, Cinfães

#435622 | maria alexa | 09 ago 2021 22:49 | Em resposta a: #313957

Migu, não sei se ainda procura sobre este assunto, tenho toda a informação que necessita sobre estes dois irmãos . São também familiares meus .
alexandra

Resposta

Link directo:

Sotto Maior, Santiago de Piães, Cinfães

#435640 | olivais | 11 ago 2021 00:57 | Em resposta a: #313957

Boa noite, terão estes irmãos alguma coisa a ver com os Macedo de Castro Sottomayor Muito-Nobre que vieram de Várzea do Douro para Cinfães (sobretudo freguesia de Travanca), descendente de https://geneall.net/pt/nome/2463878/d-antonio/ ?

Resposta

Link directo:

Sotto Maior, Santiago de Piães, Cinfães

#437228 | maria alexa | 26 out 2021 11:46 | Em resposta a: #435640

olá Olivais

Estes dois irmãos, e há mais uma irmã, são filhos de D. José,( irmão de D. Manuel. meu trisavô) que casou em Valbom, São Cristóvão de Nogueira , Cinfães.

Resposta

Link directo:

Sotto Maior, Santiago de Piães, Cinfães

#437229 | maria alexa | 26 out 2021 11:50 | Em resposta a: #313962

Bom dia

Esta senhora , D. Angelina é realmente filha de D. João Augusto . Os netos dela são primos direitos do meu marido, e o avô dela, D. José é irmão do meu trisavô D. Manuel.
Se estiverem interessados em mais pormenores , tenho registos.

cumprimentos

Resposta

Link directo:

Sotto Maior, Santiago de Piães, Cinfães

#437913 | Eduardafc | 03 dez 2021 06:39 | Em resposta a: #313957

Cara Migu

Dom Pedro de Castro Sottomayor e a irmã, Dona Maria de Castro Sottomayor, viveram em Valbom, S. Cristóvão de Nogueira.

O Dom Pedro foi testemunha no casamento do meus bisavós, Francisco Lourenço Pinto e Clara Miquelina da Silva Soares, em 22.6.1891, em S. Cristóvão de Nogueira.

E ambos os irmãos foram padrinhos de baptismo do meu avô paterno, Amândio Pinto Soares, em 22.6.1891, em S. Cristóvão de Nogueira.

Eram ambos solteiros, sem descendência, e deixaram em testamento os seus bens ao meu tio, Amândio Ehrhardt Soares e ao meu pai, Rogério Guilherme Ehrhardt Soares, que nasceu em 1925.

A casa onde viviam em Valbom foi deixada ao meu tio, e foi vendida pelos meus primos este ano, ou o ano passado.

Não sei se eram naturais de Santiago de Piães, mas tinham algumas propriedades nesse local.

A minha irmã mais velha tem um baú de couro com as iniciais PCSM nos tradicionais pregos de latão.

Se estiver interessada, creio que lhe poderei enviar uma fotografia do Dom Pedro, (não para já, porque não a tenho em Lisboa, onde resido). E se por graça quiser uma fotografia do tal baú, também lha envio.

Cumprimentos

Maria Eduarda Costa

Resposta

Link directo:

Sotto Maior, Santiago de Piães, Cinfães

#437920 | maria alexa | 03 dez 2021 22:19 | Em resposta a: #437913

Cara Maria Eduarda

Fiquei entusiasmada em saber algo relacionado com os meus antepassados.

Em relação aos visados na sua resposta tenho mais dados que permitem esclarecer a situação .
Vou tentar criar uma sequência, embora tenha dados anteriores aos que vou referir...

D. António de Castro Sotomaior , da quinta do Loureiro, Travanca , Cinfães, casou, no mesmo lugar, com D. Ana Pinto Tameirão, (meus 4ºs avós).

Deste casamento houve 2 filhos; D. Manuel Pinto de Castro Sotomaior ( meu trisavô) e D. José Pinto de Castro Sotomaior. Estes são portanto naturais de Travanca, Cinfães.

O meu trisavô casou na Concela, Piães e dos 4 filhos ( entre eles a minha bisavó) um chamava-se D. João Pinto de Castro Sotomaior que pode eventualmente ser confundido, em registos, com o primo direito , (filho de D. José) D. João Augusto Pinto de Castro Sotomaior.

O irmão do meu trisavô, D. José, casou em Sanfins , Piães, mas viveu e teve os seus 3 filhos em Valbom. Foram eles , D. João Augusto, 1855 , D.Pedro, 1856 e D.Maria 1859.

Destes só encontrei o casamento de D. João Augusto, em Piães em 1887, com D. Maria Pereira da Conceição que tinha à data 47 anos, não tiveram descendência deste casamento.

No entanto, D. João Augusto teve uma filha antes do casamento, nascida em Valbom em 1884, D. Angelina Augusta Castro Sotomaior.

Agora uma questão mais pessoal. Conheci em tempos, talvez nas décadas 70 ou 80 , um Zé e uma Isabel (?) que vinham passar férias à quinta do Sobrado (?) em Valbom, penso que filhos de um dos nomes que refere, seriam filhos de um médico veterinário ou de um professor de Direito na faculdade de Coimbra, será que são seus familiares ?
Conheci-os em casa dos meus sogros, em S. Cristóvão de Nogueira ( Maria Amanda Monteiro Soares, farmacêutica e João Pinto de Sousa Leite Montenegro da Quinta da Granja)

Gostaria imenso de ter a foto do D. Pedro para juntar ao meu estudo genealógico, se quiser ter a amabilidade de me enviar; para isso junto o meu email * montenegro.alexandra@gmail.com *

Desde já o meu obrigada pela atenção

Maria Alexandra

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 25 abr 2024, 18:39

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen