Fortunato António Cardoso do Amaral de Menezes Barreto(Nespereira)

Este tópico está classificado nas salas: Famílias | Pessoas

Fortunato António Cardoso do Amaral de Menezes Barreto(Nespereira)

#314041 | joaolobo | 21 set 2012 17:30

Muito boa tarde,

Gostaria de saber se por acaso em sabe alguma informação sobre este senhor:

10* Fortunato António Cardoso do Amaral de Menenzes Barreto, 12º Morgado e Senhor do Paço de Nespereira, da Casa e Quinta do Proposto, etc, Senhor da Quinta das Mondas pelo seu casemento, Vereador de Guimarães, Capitão-Mór de Guimarães, Fidalgo Cavaleiro da Casa Real, Magistral da Colegiada, Provedor e Cónego da Misericórdia de Guimarães, Coronel do Batalhão de Voluntários Realistas de Guimarães e um dos mais acérrimos miguelistas vimaranenses, condecorado com a Medalha da Real Efígie, Cavaleiro Professo da Ordem de Cristo, nasceu na Casa do Proposto, em Guimarães a 16-XII-1787 e faleceu na mesma casa a 8-XII.1829.

Resposta

Link directo:

RE: Fortunato António Cardoso do Amaral de Menezes Barreto(Nespereira)

#314044 | HRC1947 | 21 set 2012 18:50 | Em resposta a: #314041

.

Resposta

Link directo:

RE: Fortunato António Cardoso do Amaral de Menezes Barreto(Nespereira)

#314045 | HRC1947 | 21 set 2012 19:05 | Em resposta a: #314044

Caro JoãoLobo;
... a mensagª em branco foi lapso.
Cumptºs
HRC

Resposta

Link directo:

RE: Fortunato António Cardoso do Amaral de Menezes Barreto(Nespereira)

#314055 | cardosodoamaral | 21 set 2012 23:14 | Em resposta a: #314041

Caro Afonso (joaolobo)

Espero que tudo esteja bem

Faz tempo que não tenho notícias suas. Aproveito para perguntar como é que vão as pesquisas?

Tenho estado um pouco ausente destas lides (aqui no Fórum).

Deixo-lhe aqui um link sobre o que procura - gazeta de Lisboa. Terá que copiar todo o Link para aceder ao Nome De Fortunato ...

http://books.google.pt/books?id=GO0vAAAAYAAJ&pg=PA366&lpg=PA366&dq=Fortunato+Ant%C3%B3nio+Cardoso+do+Amaral+de+Menezes+Barreto&source=bl&ots=nqqyO9oq9o&sig=fAwZMjS9AjnW-E5zo_vo-n94_mE&hl=pt-PT&sa=X&ei=a-NcUKnCCOSw0QWaoYD4Ag&sqi=2&redir_esc=y#v=onepage&q=Fortunato%20Ant%C3%B3nio%20Cardoso%20do%20Amaral%20de%20Menezes%20Barreto&f=false

Quanto a mim cá ando nas pesquisas. Os trabalhos vão de vento em popa. Tive sorte em encontrar alguém que me vai ensinando e partilhando comigo o que sabe. Foi um privilégio. Lhe garanto que deste tipo de Senhores já não existe, ou pelo menos os que existem sem em pequeno número.

Entretanto foi o que consegui apurar. caso me cruze com o que pretendo dar-lhe-ei um toque.

A Senhora D. Maria Adelaide Morais sua parente é uma genealogista de nomeada, que poderá com certeza ajudar nos sues intentos. Tivemos o privilégio, eu e o meu amigo Rui, da Sra. D. Maria Adelaide ler umas pesquisas que fizemos sobre os Peixoto. Deu um feedback de quem sabe o que se deve fazer em genealogia.

Bom, fico-me por aqui, esperando (pelos visto o timing do terminus das suas pesquisas foi alterado) que tudo possa correr bem

Disponha

Um abraço

Adelino

Resposta

Link directo:

RE: Fortunato António Cardoso do Amaral de Menezes Barreto(Nespereira)

#318145 | FBrito | 25 nov 2012 23:38 | Em resposta a: #314041

Caro João Lobo,

Num trabalho que publiquei intitulado o Botequim do Vago-Mestre refiro por algumas vezes Fortunato C. A. Menezes Barreto. A nota biográfica que escrevi a seu respeito foi a seguinte:

"Nasceu a 16/12/1787. Senhor do Morgado do Paço de Nespereira e da
Casa do Proposto (onde residia). Combateu na Guerra Peninsular. Exerceu
diversos cargos de relevo na vila de Guimarães. Foi um dos mais acérrimos
realistas de Guimarães, tendo sido Coronel do Batalhão de Voluntários
Realistas e tendo participado, pelo menos duas vezes, em denúncias de
liberais (1823 e 1828). Com a vitória dos liberais, saiu de Guimarães para
Unhão onde parece ter residido durante algum tempo (pelo menos entre
1835 e 1838 residia em Unhão). Terá regressado a Guimarães por volta de
1846 (Maria da Fonte) e teve um papel activo na Patuleia."

A data de 1829 apontada para a sua morte em algumas fontes está errada. Posso dizer-lhe isso com segurança porque num processo datado de 1835 que lhe foi movido por um antepassado meu (o tal Vago-Mestre, um militante liberal de que o meu trabalho trata),

Depois da Guerra Civil Fortunato Cardoso de Menezes vivia em Unhão. Foi uma figura muito temida em Guimarães pois, de certa forma, levou a sua militância miguelista longe de mais...

Melhores cumprimentos,
Francisco Brito

Resposta

Link directo:

RE: Fortunato António Cardoso do Amaral de Menezes Barreto(Nespereira)

#318146 | FBrito | 25 nov 2012 23:41 | Em resposta a: #318145

A data de 1829 apontada para a sua morte em algumas fontes está errada. Posso dizer-lhe isso com segurança porque num processo datado de 1835 que lhe foi movido por um antepassado meu (o tal Vago-Mestre, um militante liberal de que o meu trabalho trata), Fortunato Cardoso de Menezes era vivo...

(Peço desculpa pela não conclusão desta frase na mensagem anterior...)

Resposta

Link directo:

RE: Fortunato António Cardoso do Amaral de Menezes Barreto(Nespereira)

#318160 | Al.Cunha | 26 nov 2012 10:35 | Em resposta a: #318145

Prezado confrade

Permita-me juntar alguns dados obtidos em
A CASA do PROPOSTO
In "Noticias de Felgueiras” 1962/63 pelo padre da Mata (13)

Fortunato que era cónego minorista da Colegiada, pede dispensa das ordens menores para poder casar e suceder a seu pai. Recebeu-se com a sobrinha do Sargento-Mor António José Macedo, filha do seu irmão Francisco Xavier e prima portanto da primeira mulher do Dr. José Custódio.

Ora, o capitão Fortunato aderira ao partido de D. Miguel. Quando as tropas de D. Miguel foram batidas e a convenção de Évora Monte pôs termo à guerra civil, em 1834, foram arrolados e confiscados todos os bens do Capitão, o qual esteve sequestrado sob palavra na casa da Mata, onde fora morar, talvez por algum tempo, sua irmã D.Joana Delfina e seu cunhado Dr. José Custódio.
Para conseguir a sua reabilitação o pároco encomendado de Lordelo passou-lhe um "atestado de bom comportamento religioso, moral e civil", em Outubro de 1835, documento este que vimos na casa do Proposto do nosso saudoso amigo, Dr. Sebastião Cardoso de Menezes, que, em 2 de Janeiro deste ano, entregou a sua bela alma a Deus.
O Fortunato, de facto, foi reabilitado por D. Maria II tendo-lhe sido restituídos todos os seus haveres.

Informação - A casa da Mata pertencia a Joana Delfina, herança do pai - situada na freguesia de S.Cristovão de Lordelo, hoje conc de Felgueiras.

Cumprimentos
Al.Cunha

Resposta

Link directo:

RE: Fortunato António Cardoso do Amaral de Menezes Barreto(Nespereira)

#318161 | Al.Cunha | 26 nov 2012 10:39 | Em resposta a: #318160

Prezado confrade

Rectifico : Casa da Mata pertencia ao marido de Joana Delfina

Cps
Al.Cunha

Resposta

Link directo:

RE: Fortunato António Cardoso do Amaral de Menezes Barreto(Nespereira)

#320280 | PSacadura | 06 jan 2013 23:47 | Em resposta a: #318161

.

Resposta

Link directo:

Fortunato António Cardoso do Amaral de Menezes Barreto(Nespereira)

#435337 | LuísCardosoMenezes | 26 jul 2021 17:24 | Em resposta a: #314041

Caros Confrades
Fortunato António Cardoso de Menezes Barreto do Amaral era vivo em Janeiro de 1841 aquando do casamento de sua filha e herdeira da Casa do Proposto e do Paço de Nespereira, Dona Maria do Carmo Cardoso de Menezes Barreto do Amaral (não poderia ser a morgada por impedimento dos instituidores do Vínculo, Pedro Cardoso do Amaral e sua mulher Dona Isabel de Carvalho, que por escritura de 23 de Agosto de 1558 criaram este morgadio, que na falta de filho varão, ia buscar o filho segundo da Honra e Paço de Cardoso para suceder no Morgadio do Paço de Nespereira).

Vide: tombo.pt/Braga/Vila Nova de Famalicão/Gavião/Casamentos/1827-1893/imagem 15.
Transcrição com a grafia actualizada por mim:
"João Machado Correia Leite Pinheiro de Melo, filho legitimo de Vicente Machado de Melo Pinheiro e de sua mulher Dona Carlota Correia Leite de Morais e Almada da Vila de Guimarães, e assistentes na sua Quinta de Pindela freguesia de Santiago da Cruz, contigua a esta de Santiago de Gavião, e Dona Maria do Carmo Cardoso de Menezes Barreto filha legitima de Fortunato Cardoso de Menezes Barreto e de sua mulher Dona Maria Rita Cardoso de Macedo da mesma Vila de Guimarães, e domiciliários na freguesia de Louredo de Amarante, tendo a necessária Dispensa de Proclamas, e licença para o Reverendo Cónego da Colegiada de Guimarães Francisco Lobo de Melo Vilas Boas lhes assistir ao Matrimónio nesta Igreja de Santiago de Gavião, sem prejuízo dos Direitos Paroquiais, e não lhes resultando impedimento algum Canónico ou Civil; aos dezassete dias do mês de Janeiro do ano de mil oitocentos quarenta e um, Contraíram o Sacramento do Matrimónio com Bênçãos Nupciais intra Missam nesta mesma Igreja de Gavião em presença do referido Reverendo Cónego Francisco Lobo com minha assistência, dos próprios Pais, e de muitas pessoas, das quais assinam por testemunhas o Ex.mo Visconde d'Azenha, João de Melo Pereira e Sampaio, Luís de Melo Pereira e Sampaio, Rodrigo Lobo de Sousa Machado e Couros, e Manuel de Freitas do Amaral e Melo, todos da mencionada Vila de Guimarães. E para constar fiz este assento.
O Abade João José da Cunha Cirne
O Cónego Francisco Lobo de Vilas Boas
Visconde d'Azenha
João de Melo Pereira de Sampaio
Luís de Melo Pereira de Sampaio
Rodrigo Lobo de Sousa Machado
Manuel de Freitas do Amaral e Melo"

Saudações

Luís Cardoso

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 09 mai 2024, 16:54

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen