Ajuda para os de Azevedo de São Tiago de Gavião em Vila Nova de Famalicão

Este tópico está classificado nas salas: Famílias | Heráldica | Património | Pessoas | Regiões

Ajuda para os de Azevedo de São Tiago de Gavião em Vila Nova de Famalicão

#314148 | mario0402 | 23 set 2012 20:13

A família Azevedo do Lugar do Loureiro de Cima em São Tiago de Gavião, Vila Nova de Famalicão, tem no casal João Fernandes e Maria Gonçalves Proprietários e moradores no dito Lugar do Loureiro de Cima os ancestrais mais antigos desta família comprovadamente através dos Registros Paroquiais, tenho notícias que João Fernandes ou Maria Gonçalves seria descendente do ramo principal dos de Azevedo cuja origem remonta aos Senhores de São João de Rei e ou aos Senhores do Couto de Azevedo.
A questão é qual a ligação destes com aqueles.
O João Fernandes veio a Falecer no dia 16 de março de 1634 e a Maria Gonçalves veio a falecer em 25 de setembro de 1652 ambos no mesmo Lugar do Loureiro de Cima. O casal teve os seguintes filhos:
1- Estevão Fernandes de Azevedo, que nasceu no mesmo lugar em 23 de novembro de 1596, casou com Margarida Fernandes em , com geração.
2- Maria Fernandes, que nasceu no mesmo lugar em 1602, casou com Antonio Gonçalves de Sá em 1630.
3- Gregório Fernandes de Azevedo, que nasceu no mesmo lugar em 1606, casou em 1638 com Maria Collaça.
4- Francisco, que nasceu em 1608
5- Isabel Fernandes, que nasceu no mesmo lugar em 1610, casou com Manoel Gonçalves em 1642.
6- Ana, que nasceu em 1612
7- Antonio, que nasceu em 1614A

Resposta

Link directo:

RE: Ajuda para os de Azevedo de São Tiago de Gavião em Vila Nova de Famalicão

#314181 | cardosodoamaral | 24 set 2012 17:10 | Em resposta a: #314148

Caro Confrade mario0402

Estou em conjunto com um amigo a estudar/pesquisar os Azevedos.

A referência é Briolanja Azevedo, mulher de João Peixoto, senhor de Penafiel - http://www.geneall.net/P/per_page.php?id=73586

Qualquer situação de acrescento é sempre bem vinda, visto saber que o Caro Confrade, pelas datas apresentadas, vai longe nas suas pesquisas.

Ambos descendemos dessa senhora, tanto por parte dos Azevedos como dos Peixoto, como é evidente.

A pesquisa atual ainda é rudimentar, isto é, estamos a compilar algumas "notas" para depois em força arrancarmos com o estudo verdadeiramente dito. Tudo a nível particular e sem intenção de publicação, somente para nosso interesse.

Se nos poder ajudar com alguma situação particular e específica agradecemos, como tal aqui deixo ficar o meu mail

cardosodoamaral@gmail.com

Da nossa parte estaremos também à sua disposição, naquilo que soubermos ou podermos.

Grato por tudo

Cordiais cumprimentos

Adelino Cardoso do Amaral

Resposta

Link directo:

RE: Ajuda para os de Azevedo de São Tiago de Gavião em Vila Nova de Famalicão

#314192 | casadalage | 24 set 2012 19:00 | Em resposta a: #314148

Caro Confrade,
Haverá alguma ligação destes seus antepassados com um Cristovão Gonçalves que, em finais do séc. XVI, teve descendência em Grimancelos e Viatodos?
Um ramo dessa descendência passou a usar o apelido Menezes, enquanto outro passou a usar o apelido Azevedo.
Se tiver elementos sobre este meu antepassado, fico-lhe muito grato.
Com os melhores cumprimentos,
José Adolfo da Costa Azevedo

Resposta

Link directo:

RE: Ajuda para os de Azevedo de São Tiago de Gavião em Vila Nova de Famalicão

#319185 | mario0402 | 15 dez 2012 19:16 | Em resposta a: #314181

Sr. Adelino Do Amaral,

Considerando a proposta estudei o facto apresentado e como uma descoberta leva a outra, estou, no momento seguindo o eixo a seguir, se nas suas pesquisas tem algum contraponto e agradeço qualquer intervenção:

A presença de Florência de Azevedo é inegavelmente importante visto que reconhecidamente era a matriarca para os Azevedos do século XVI e XVII, inclusive reforçado pela confirmação de Nobreza que o seu filho Manuel fez em 1638. Teve esta um Irmão também Antonio de Azevedo que foi casado e deixou mulher e filhos para ir à India onde veio a falecer. minha teoria:

Luiz de Azevedo, pai de Antonio de Azevedo (irmão de Florência) casado com Maria Gonçalves Duarte (Titulo dos Duartes de Felgueiras gayo) pais de Maria Gonçalves (mulher de João Fernandes do Loureiro de cima) e Gaspar Gonçalves (marido de Maria das Póvoas das Quintães).

Mário de Azevedo

Resposta

Link directo:

RE: Ajuda para os de Azevedo de São Tiago de Gavião em Vila Nova de Famalicão

#319196 | cardosodoamaral | 15 dez 2012 21:13 | Em resposta a: #319185

Caro Confrade Mário Azevedo

Muito obrigado por ter partilhado algo de importante.

Os nomes referenciados por si, não fazem parte de momento do estudo que efetuamos.

De qualquer forma, estarei atento e se por acaso me "esbarrar" com algum deles dir-lhe-ei qualquer coisa.

Disponha

Cordiais cumprimentos

N.B. - Por favor não precisa de tanta deferência comigoa par, sejamos menos formais.

Resposta

Link directo:

RE: Ajuda para os de Azevedo de São Tiago de Gavião em Vila Nova de Famalicão

#319215 | mario0402 | 16 dez 2012 12:15 | Em resposta a: #319196

Confrade Adelino Amaral,

Agradeço a deferencia e sigamos com nossas arqueologias, com protestos de grande estima por todos que aqui buscam louvar os seus maiores.

Disponha deste confrade,

Mário de Azevedo

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 05 mai 2024, 19:12

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen