Família Cristino

Este tópico está classificado nas salas: Brasil | Famílias

Família Cristino

#314195 | nate | 24 set 2012 19:46

Olá a todos!tenho pesquisado na internet há algum tempo sobre parte da minha família paterna que chama-se Cristino.Meu bisavô era da cidade de Viseu e veio para o Brasil no início do séc.XX ou final do séc.XIX.Sendo por inexperiência no assunto,ou porque o sobrenome é um tanto raro,é bastante difícil conseguir encontrar resultados consistentes.Encontro apenas um Cristino aqui e acolá ,e eles não parecem ter relação uns com os outros.Ainda por cima,em vários sites em inglês,o sobrenome é tido como espanhol ou italiano.Embora,eu duvide um tanto disso.Se alguém souber a origem da família(creio que deva ter mais pessoas com esse sobrenome no norte e centro de Portugal)se é judeu(também já ouvi falar nisso),espanhol,italiano,ou português ou se ainda houver Cristinos em Viseu,ficarei agradecida, caso me informarem.

Resposta

Link directo:

RE: Família Cristino

#314196 | MCNN | 24 set 2012 19:57 | Em resposta a: #314195

Boa noite


Qual era o nome completo do seu bisavô ? Ele casou já no Brasil ou veio casado de Portugal ? Se casou no Brasil sabe onde e quando ? E como é que se chamava a sua bisavó ?

A resposta a estas perguntas pode dar uma ajuda.

Cumprimentos

Mário César Navarro

Resposta

Link directo:

RE: Família Cristino

#314225 | nate | 25 set 2012 03:36 | Em resposta a: #314195

Minha bisavó era portuguesa ,portanto acredito que eles se casaram em Portugal mesmo.Ela se chamava Emília Adelaide Madureira Cristino,e meu bisavô,José Antonio da Conceição Cristino.

Resposta

Link directo:

RE: Família Cristino

#314288 | MCNN | 25 set 2012 23:59 | Em resposta a: #314225

Boa noite

Enquanto que para o seu bisavô não encontrei nenhuma referência, na base de dados do Cepese constam dois pedidos de passaporte de uma Emília Adelaide Madureira, natural do concelho de São João da Pesqueira, e filha de José António Madureira.

http://www.cepese.pt/portal/investigacao/bases-de-dados/emigracao/pesq_titulares?nome=%25Adelaide+Madureira%25&naturalidade=&pai=&mae=&SUBMIT=Pesquisar

Claro está que pode tratar-se apenas de uma coincidência de nomes, e essa senhora pode não ser a sua bisavó. Mas também pode ser ela ...

Apesar de São João da Pesqueira ficar no distrito de Viseu, a verdade é que fica a mais de 90 km da cidade de Viseu.

Não exclua pois a possibilidade de os seus bisavós terem casado no Brasil, e se for esse o caso e se encontrar o respectivo assento de casamento, esse assento pode conter as pistas que prucura.

Na minha opinião deve começar por procurar o assento de nascimento e/ou de baptismo do seu avô (ou avó). Sabe quando e onde ele (ou ela) nasceu ? Esse assento de baptismo pode conter a informação do local onde os seus bisavós casaram. E sabe em que ano é que os sus bisavós nasceram ? Se encontrar os seus assentos de óbito pode igualmente conseguir obter informação relevante.

Boa sorte

Mário César Navarro

Resposta

Link directo:

RE: Família Cristino

#314360 | f4b2 | 27 set 2012 20:06 | Em resposta a: #314225

Caro(a)nate

Estive a verificar os Anuários de Portugal dos anos de 1908/1909,e em S.João da Pesqueira(Vizeu)não vi nenhum Cristino,e foi este o único Madureira que anotei,cito:

- ARNALDO JESUS MADUREIRA - Professor em Villarouco(S.João da Pesqueira),1909

Eventualmente será esta a freguesia da sua bisavó?

Boa sorte.

Cumprimentos

João Barroca

Resposta

Link directo:

RE: Família Cristino

#314560 | nate | 30 set 2012 19:28 | Em resposta a: #314288

Muito obrigada pelas informações,Mário Navarro.Elas já são de muita ajuda.Tentarei encontrar o que você indici=ou,se conseguir mais alguma informação,porei aqui no tópico.Obrigada!

Resposta

Link directo:

RE: Família Cristino

#314561 | nate | 30 set 2012 19:32 | Em resposta a: #314360

Obrigada João Barroca!Os anuários de Viseu se encontram neste site ou em outro local que eu possa encontrá-los sem precisar ir até Portugal para dar uma olhada?Tentarei levantar mais informações.Obrigada!

Resposta

Link directo:

Família Cristino

#440573 | Gildaassis | 19 abr 2022 18:56 | Em resposta a: #314195

Boa tarde!
Meu sogro estava ao meu lado e eu li sua pergunta...
pois ele é parente de Emília Adelaide Madureira e José António Madureira.
vocês devem ser primos.
Ele é natural de Belém do Pará, e nós já até tiramos a nacionalidade portuguesa dele. meu sogro se chama José Cristino da Conceição. O
pai de meu sogro chamava-se Antonio José da Conceição e
meu marido, inclusive, chama-se Antonio José da Conceição Neto.
me inscrevi na esperança de conseguir contato com você, mesmo após tanto tempo de sua pergunta...

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 26 abr 2024, 11:22

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen