Capitão-Mor Manuel Couceiro das Neves Facamelo

Este tópico está classificado nas salas: Cargos | Famílias | Pessoas

Capitão-Mor Manuel Couceiro das Neves Facamelo

#314399 | peninha | 28 set 2012 19:54

Caros Confrades,

Procuro informação sobra a ascendência e descendência de Manuel Couceiro das Neves Facamelo, Capitão-Mor de Ordenanças de Coruche em 1793.

Na ermida de St.º António da herdade da Raposeira, em 19 de Outubro de 1784, então Capitão de Ordenanças, Manuel Couceiro das Neves Facamelo, viúvo de D. Margarida Freire Bandeira, casou com D. Maria Benedita Alexandrina Delgado, solteira, filha do doutor Apolinário José Nunes e de D. Ana Joaquina de São José Delegado.

Faleceu em 1811 na vila de Coruche.

Com os meus cumprimentos,

António Pena Monteiro

Resposta

Link directo:

RE: Capitão-Mor Manuel Couceiro das Neves Facamelo

#314406 | Rosadelli | 28 set 2012 21:29 | Em resposta a: #314399

Caro António Pena Monteiro.

Penso que eventualmente possa ter algum interesse neste dado, tenho registo de um Padre Manuel Lourenço Facamelo como testemunha de um casamento em 1751, em S. Pedro da Gafanhoeira, Arraiolos, de uns meus ascendentes.

Para além disso tenho uma ascendente Brázia Maria Facamela (b.14-4-1743 Brotas), filha de Manuel Martins e Isabel Maria Jácome.

Dado que é um apelido fora de comum, julgo poderá ter algum parentesco com o seu Manuel Couceiro das Neves Facamelo.


Cumprimentos.
Paulo Rosado

Resposta

Link directo:

RE: Capitão-Mor Manuel Couceiro das Neves Facamelo

#314443 | peninha | 29 set 2012 09:56 | Em resposta a: #314406

Caro Paulo Rosado

Muito lhe agradeço a informação. Não resolve o tópico, mas pode ter sido um enorme contributo para o dilucidar de um conjunto mais alargado de outras questões emergentes na minha pesquisa.

Permita-me uma sugestão, no site do Arquivo Distrital de Évora, em pesquisa simples, pesquise Facamelo.

Com os meus cumprimentos,

António Pena Monteiro

Resposta

Link directo:

RE: Capitão-Mor Manuel Couceiro das Neves Facamelo

#314446 | Rosadelli | 29 set 2012 10:56 | Em resposta a: #314443

Caro António Pena Monteiro

Espero que eventualmente estes dados possam ajudá-lo futuramente.
Quanto à sua sugestão, já o tinha feito anteriormente por causa da ascendente que referi.

Cumprimentos,
Paulo Rosado

Resposta

Link directo:

RE: Capitão-Mor Manuel Couceiro das Neves Facamelo

#314448 | luisjrm | 29 set 2012 12:34 | Em resposta a: #314446

Olá Paulo

já não me recordava que também tinha Facamelos. Que devem ter que ver com os outros ou com o outro que aparece em Montemor, ou este ter a ver com os vossos de São Pedro da Gafanhoeira, ou dos que aparecem salvo erro, na Freguesia da Represa ou São Sebastião da Giesteira.

Sobre o mesmo, não sei se tem conhecimento de um artigo na Revista Almansor sobre um Facamelo, que de momento não me recordo do nome!

Cumprimentos
Luis

Resposta

Link directo:

RE: Capitão-Mor Manuel Couceiro das Neves Facamelo

#314455 | Rosadelli | 29 set 2012 14:01 | Em resposta a: #314448

Olá Luís.

Esta é única Facamelo que tenho, mas pode eventualmente ter alguma relação com algum dos que referiu, tenho que investigar mais um pouco este ramo.
De facto, tenho ideia de já ter lido alguma coisa sobre um Facamelo, tenho aqui 2 números da revista Almansor, vou ver se encontro.

Já agora deixo aqui os dados completos que tenho desta minha ascendente. com esta nota, o apelido Facamela ou Facamelo apenas aparece no seu assento de casamento, nem no assento de um dos filhos, ou de um dos netos aparece.

Brázia Maria Facamela (b.14-4-1743 Brotas), filha de Manuel Martins(b. 10.1.1711 Brotas) e Isabel Maria Jácome(b. 3.2.1713 Brotas), casa a 6.2.1763, nas Brotas com Francisco Lourenço (b. 10.6.1737 Brotas), filho de Manuel Lourenço (b. 29.4.1703 Brotas) e Rosa Maria (b. 10.2.1715 Brotas).
Brázia Maria Facamela e Francisco Lourenço têm pelo menos um filho, António Lourenço (b. 16.11.1783 Brotas).

Cumprimentos.
Paulo Rosado

Resposta

Link directo:

RE: Capitão-Mor Manuel Couceiro das Neves Facamelo

#314459 | f4b2 | 29 set 2012 14:41 | Em resposta a: #314443

Caro António Pena Monteiro

Deixo estas notas que retirei do livro de Nuno Gonçalo Pereira Borrego "As Ordenanças e as Mílicias em Portugal",Subsidios para o seu Estudo; volume I pags.404,405 e 406,cito:

- JOSÉ BALTAZAR DINIZ FACAMELO,Capitão de Ordenanças.Em 06-XI-1756 ,Coruche.vagou após a sua morte em 23-XI-1759

- MANUEL COUCEIRO NEVES FACAMELO,Capitão-Mor de Ordenanças. Em 10-V-1793,Coruche.vagou após a sua morte em 30-VII-1812.

Cumprimentos

João Barroca

Resposta

Link directo:

RE: Capitão-Mor Manuel Couceiro das Neves Facamelo

#314461 | luisjrm | 29 set 2012 15:18 | Em resposta a: #314455

Paulo,

nas mesmas datas tenho nota de Sebastião Vidigal Facamelo, natural de Montemor, filho de João Martins Vidigal e de Joana Maria Facamela, que casou em Santo Antão (Évora) em 3o-9-1748 com D. Joana Joaquina Lobo Corte-Real, filha de Simão henriques Lobo Corte-Real.
Estes aparecem num artigo de Nuno Canas Mendes, " Novos Elementos para a Genealógia da Familia Lobo Corte-Real", na Revista Armas e Troféus, IX Série - 2004.

Cumprimentos,
Luis

Resposta

Link directo:

RE: Capitão-Mor Manuel Couceiro das Neves Facamelo

#314465 | Rosadelli | 29 set 2012 15:35 | Em resposta a: #314461

Luís,

Obrigado por esta informação, vamos ver se no futuro encontro algum elo de ligação.

Cumprimentos.
Paulo Rosado

Resposta

Link directo:

RE: Capitão-Mor Manuel Couceiro das Neves Facamelo

#314466 | peninha | 29 set 2012 16:02 | Em resposta a: #314459

Caro João Barroca

Muito lhe agradeço o seu contributo. Por ser pouco comum, o nome Facamelo é muito identitário, numa pesquisa genealógica, a especificidade é que por razão que desconheço, gerações futuras não o adoptam, como o Confrade “luisjrm” já o intuiu.

Com os meus cumprimentos,

António Pena Monteiro

Resposta

Link directo:

RE: Capitão-Mor Manuel Couceiro das Neves Facamelo

#314653 | peninha | 01 out 2012 23:32 | Em resposta a: #314466

Caros Confrades

Estabeleci a descendência de Manuel Couceiro das Neves Facamelo, Capitão-Mor de Ordenanças de Coruche.

Do (1.º) casamento de Manuel Couceiro das Neves Facamelo com D. Margarida Freire Bandeira de Valadares, houve:

I-Fernando de Valadares Cota Bandeira, solteiro, na Igreja Matriz da vila de Coruche, em 26/10/1802,casou com D. Ana Barbara da Silveira Ratão, solteira, natural e moradora nas Galveias, filha de António Gomes Ratão e de D. Joana Antónia Godinho Barbara da Silveira.

II- Soror Antónia Delfina do Coração de Maria Santíssima, religiosa no Mosteiro de St.ª Clara em Évora.

III- Soror Francisca Inácia do Santíssimo Coração de Jesus, religiosa no Mosteiro de St.ª Clara em Évora.

IV- Soror Margarida Henriqueta do Amor Divino, religiosa no Mosteiro de St.ª Clara em Évora.

Do (2.º) casamento, na ermida de St.º António da herdade da Raposeira, em 19 de Outubro de 1784, de Manuel Couceiro das Neves Facamelo com D. Maria Benedita Alexandrina, filha do doutor Apolinário José Nunes e de D. Ana Joaquina de São José Delegado, não houve geração.

Com os meus cumprimentos,

António Pena Monteiro

PS: Por volta de 1750 em Coruche, ou na Erra, foi morador outro Fernando de Valadares Cota Bandeira, então já adulto, que obviamente não é o supra referido.

Resposta

Link directo:

RE: Capitão-Mor Manuel Couceiro das Neves Facamelo

#314748 | luisjrm | 03 out 2012 23:33 | Em resposta a: #314455

Ola Paulo,

nos meus apontamentos tenho também:

casamento a 21-7-1779 de Bernardino José Marques filho de Antonio Cardoso e de Narcisa Marques, com Bernardina Antónia Facamelo, natural da Represa filha de João Luís Facamelo e de Filipa Maria Piteira.

O Antonio Cardoso e filho de Diogo Rodrigues e de Maria Cardoso, a Narcisa Marques é filha de Manuel Marques de Santa Justa e de Ana Varela, de São Gregório, neta paterna de Francisco Marques e de Luzia Francisca, e neta pela materna de Manuel Chaveiro e de Margarida Alvares.

Não tenho a certeza mas acho que o dito Francisco Marques é da Igrejinha mas não tem a ver com os nossos.

Há também os Facamelos Queirogas que não sei se tem a ver com estes que acabo de referir!

Sobre o Facamelo do artigo da revista Almansor ainda não vi, mas julgo que se trata de um Lourenço Pratas Facamelo (de memória!).

Cumprimentos,
Luis

Resposta

Link directo:

RE: Capitão-Mor Manuel Couceiro das Neves Facamelo

#314777 | Rosadelli | 04 out 2012 21:27 | Em resposta a: #314748

Olá Luís.

Parece-me que tenho alguma relação sobre os nomes de apresentou, assim relativamente à ascedência de António Cardoso, eu tenho um Diogo Rodrigues(natural da Graça do Divor) e Maria Cardoso ou Cardosa, natural de S. Gregório, que tiveram uma filha, Inês Cardosa (b. 30.1.1726 Matriz de Arraiolos).
Portanto este António Cardoso pode ser irmão da minha Inês Cardosa, tem as naturalidades dos pais?

Relativamente aos pais de Manuel Marques, tenho os mesmos na minha ascedência também, se forem os mesmos:

Francisco Marques(b. 2.4.1651 S. Miguel de Machede) filho de Domingos Fernandes e Leonor Marques. Casa a 6.9.1673 em S. Miguel de Machede com Luzia Francisca (b.5.9.1652 S. Miguel de Machede).
Este casal teve pelo menos 2 filhos (talvez 3 com este):

1) Gregório Marques (b. 12.3.1675 S. Miguel de Machede)
2) António (b. 23.12.1677 S. Miguel de Machede

No entanto o Luís diz que acha que o dito Francisco Marques é da Igrejinha, consegue confirmar isto?

Quanto ao casal Manuel Chaveiro e Margarida Álvares, tenho aqui registo desse mesmo casal, sendo pais de Mónica Varela Alfeiroa. Esta casa em S. Gregório a 9.9.1703 com Bartolomeu Caeiro, filho de Domingos Caeiro e Grácia Pires.
Curiosamente, este Bartolomeu Caeiro tem uma irmã, Joana Caeira(b. 5.7.1693 S. Gregório), que casa a 11.10.1711, também em S. Gregório com o Gregório Marques que já referi acima.
Serão os mesmos?

Cumprimentos.
Paulo Rosado

Resposta

Link directo:

RE: Capitão-Mor Manuel Couceiro das Neves Facamelo

#314800 | luisjrm | 05 out 2012 11:36 | Em resposta a: #314777

Ola Paulo

não tenho o nome dos pais de Diogo Roiz / Maria Cardoso (ou não consegui dar com o mesmo!), estes são pais de Isabel Rosada Cardoso que casou com Domingos Luis (descendente dos nossos de São Gregorio), filho de Manuel Luis e de Maria Coelha, e pais também de e de Antonio Cardoso (FSO), que casou 2 vezes, a 1ª com Narcisa Marques, e a 2ª com Engracia Luisa.
A Narsiza é filha de Manuel Marques e de Ana Varela, neta paterna de Francisco Marques e de Luzia Francisca, e neta materna de Manuel Chaveiro e de Margarida Alvares.

Não tenho a Inês Cardosa que o Paulo refere, não será a isabel?

Cumprimentos,
Luis

Resposta

Link directo:

RE: Capitão-Mor Manuel Couceiro das Neves Facamelo

#314807 | Rosadelli | 05 out 2012 14:53 | Em resposta a: #314800

Olá Luís.

Sim confirmo, é de facto Inês Cardosa, tenho os assentos de casamento e baptismo dela, e também no assento de baptismo de uma neta, pelo que, não restam dúvidas.
Deixo-lhe aqui os dados dela:

Inês Cardosa, baptizada a 30.1.1726 na Matriz de Arraiolos, foram padrinhos Manuel Pinho Gião e Maria da Encarnação.
Casa a 23.12.1754 em Santana do Campo com António Coelho (b.12.5.1720 Santana do Campo), filho de João Coelho, natural da Lardosa (Castelo Branco) e Brázia Dias, natural de S. Pedro da Gafanhoeira.
O casal António Coelho e Inês Cardosa tem pelo menos uma filha, Maria Coelha (b.22.11.1758 Santana do Campo).

Cumprimentos.
Paulo Rosado

Resposta

Link directo:

RE: Capitão-Mor Manuel Couceiro das Neves Facamelo

#314854 | luisjrm | 06 out 2012 11:45 | Em resposta a: #314807

Olá Paulo

nesse caso vou ter que adicionar mais um descendente, sobre o Francisco Marques, julgava que este era da Igrejinha mas não tem nada a ver com uns outros que não consegui ligar aos nossos.

No entanto o casal Cardoso tem filhos com Rosado, assim o Paulo tem mais uma linha Rosado.

Cumprimentos
Luis

Resposta

Link directo:

RE: Capitão-Mor Manuel Couceiro das Neves Facamelo

#314855 | luisjrm | 06 out 2012 12:04 | Em resposta a: #314807

O casal Diogo Roiz e Maria Cardoso são Pais de:

I - Isabel Rodrigues Cardoso que casou em Santana do Campo a 24-10-1758 com Domingos Luis filho de Manuel Luis e de Maria Coelho, sendo esta ultima decendente dos nossos Mendes e Pintos de São Gregorio.
Tiveram:

1 (II) Maria Rosada que casou em São Pedro da Gafanhoeira a 3-9-1773 com Luis Antonio.

2 (II) Bernardina Rosada que casou em São Pedro da Gafanhoeira a 2-8-1786 com João Rosado.

Antonio Cardoso tem Processo de FSO - TSO - Concelho Geral, António, mç. 99, doc. 1787, que talvez seja interessante consultar, dado que estes processos tem muita informação.

Resposta

Link directo:

RE: Capitão-Mor Manuel Couceiro das Neves Facamelo

#314858 | peninha | 06 out 2012 14:10 | Em resposta a: #314653

Caros Confrades

Partilho da opinião de que a genealogia é uma ciência auxiliar da História. Nesta medida, a investigação genealógica não carece de um interesse imediato, bastando-lhe um interesse mediato. É o caso em apreço neste tópico, em que no decurso de uma pesquisa encontrei o Capitão-mor de Ordenanças de Coruche, Manuel Couceiro Neves Facamelo, cuja investigação para mim não tem um interesse genealógico imediato, mas mediato na medida em que pode contribuir para melhor perceber a interligação da família com a Administração do Estado no Antigo Regime.

A elaboração das genealogias dos indivíduos constantes das listagens, ordenadas no tempo e territorialmente, dos que se sucederam na Administração Militar, em “ As Ordenanças e as Milícias em Portugal”, de Nuno Borrego, faculta uma análise sistémica da interligação das famílias com a Administração do Estado, no Antigo Regime.

Tarefa ciclópica, dir-me-ão. Talvez não…

Na actualidade a genealogia beneficia de milhares de adeptos, das mais variadas faixas etárias, que diariamente fazem pesquisa, muita dela à distância de um clic, fruto da divulgação na internet dos registos paroquiais. Cada um faz a sua investigação no território que, ao tempo, as suas famílias ocuparam que, em regra, são zonas delimitadas. Basta pois, que cada um vá coligindo a informação genealógica que lhe surge, durante a sua própria investigação, sobre os indivíduos constantes das listagens, ordenadas no território e no tempo, em “ As Ordenanças e as Milícias em Portugal”, de Nuno Borrego.

Exemplificado com o caso do Capitão-mor de Ordenanças de Coruche, Manuel Couceiro Neves Facamelo, cuja ascendência ainda não conheço, mas fruto do contributo do Confrade João Barroca, que JOSÉ BALTAZAR DINIZ FACAMELO foi Capitão de Ordenanças de Coruche em 06-XI-1756, vou ter em atenção nessa pesquisa.

Estabelecido que está que Fernando de Valadares Cota Bandeira, natural de Coruche, que solteiro na vila de Coruche casou, em 26/10/1802, com D. Ana Barbara da Silveira Ratão, é filho do Capitão-mor de Ordenanças de Coruche, Manuel Couceiro Neves Facamelo, será de prosseguir com a pesquisa, no sentido de se determinar se tem alguma relação quer com o Sargento-mor de Ordenanças de Coruche, em 26/9/1810, Fernando de Valadares Cota Bandeira quer com o Capitão-mor de Ordenanças de Coruche, em 30/7/1812, Fernando de Valadares Cota Bandeira que sucedeu ao Capitão-mor Manuel Couceiro Neves Facamelo.

Capitão-mor de Ordenanças de Coruche Fernando de Valadares Cota Bandeira que consta na BD do Geneall, casado com D. Maria Gertrudes de Horta Salema e com descendência deste casamento.

Mas mais,

Do 2º casamento, em 19 de Outubro de 1784, do então Capitão Manuel Couceiro Neves Facamelo com D. Maria Benedita Alexandrina Delgado, foram testemunhas o Capitão Teotónio Machado da Silva, o Capitão Francisco Pedro Baptista e o Doutor Caetano José Nunes (Coruche S. João Baptista, fotograma 317/microfilme1680).

Sucede que o Capitão de Ordenanças da Companhia formada na freguesia de N. S. do Peso, termo de Coruche, Francisco Pedro Baptista foi casado com D. Joana Margarida Facamelo e deles houve, pelo menos, um filho António Baptista de Sequeira Facamelo, cujo processo de habilitação de génere se encontra no Arquivo Distrital de Évora, na cota de Justificação de Parentesco, Caixa 31, n.º 189 (justificação de parentesco com seu irmão o Padre Joaquim António de Sequeira Facamelo).

O que desde logo facilitará o estabelecimento das ascendências do Capitão Francisco Pedro Baptista e de s. m. D. Joana Margarida Facamelo, bem como o aprofundar a genealogia da família Facamelo e por extensão da sua interligação com a Administração do Estado.

Obviamente que toda a colaboração é sempre muito bem-vinda, e muito grato ficaria ao Confrade que, estando na cidade de Évora, queira consultar a aludia habilitação de génere e divulgar a ascendência do Capitão Francisco Pedro Baptista e de s.m. D. Joana Margarida Facamelo, bem como o que mais entender por pertinente.

Com os meus cumprimentos,

António Pena Monteiro

Resposta

Link directo:

RE: Capitão-Mor Manuel Couceiro das Neves Facamelo

#314862 | Rosadelli | 06 out 2012 15:37 | Em resposta a: #314855

Olá Luís.

Obrigado pelos dados partilhados e parece-me que temos que investigar melhor este ramo, assim subsiste uma dúvida, observando a data de nascimento de Isabel Rodrigues Cardoso:

"...
I - Isabel Rodrigues Cardoso que casou em Santana do Campo a 24-10-1758 com Domingos Luis filho de Manuel Luis e de Maria Coelho, sendo esta ultima decendente dos nossos Mendes e Pintos de São Gregorio.
Tiveram:

1 (II) Maria Rosada que casou em São Pedro da Gafanhoeira a 3-9-1773 com Luis Antonio.

2 (II) Bernardina Rosada que casou em São Pedro da Gafanhoeira a 2-8-1786 com João Rosado.
..."

Sendo que um dos filhos do 1º casamento de António Cardoso, casou em 1779, isto seguindo a regra do 25 anos, colocaria o nascimento desse filho c.1754.
Assim, e usando a mesma regra, coloca a data de nascimento de António Cardoso em c.1729, o que "bate certo", com a data de nascimento da minha Inês Cardosa (b.30.1.1726 Matriz de Arraiolos), ou seja, o António Cardoso em causa pode ser filho do casal que referi, Diogo Rodrigues(natural da Graça do Divor) e Maria Cardoso ou Cardosa, natural de S. Gregório.

Mas os dados que partilhou da filha, já tem uma data muito distante da minha Inês Cardosa(1726) e de António Cardoso(c.1729), existe uma diferença de 29 anos entre os supostos irmãos.

Assim, e isto partindo apenas de suposisões, parece-me que existem dois casais na mesma zona com os mesmos nomes, não acha?
Acho que só com mais investigação, e com a leitura do processo de António Cardoso que indicou, poderemos chegar a mais conclusões.

Cumprimentos.
Paulo Rosado

Resposta

Link directo:

RE: Capitão-Mor Manuel Couceiro das Neves Facamelo

#314864 | luisjrm | 06 out 2012 17:09 | Em resposta a: #314862

Paulo,

o António Cardoso casou a 8-2-1750 e não em 1779, quem casou em 1779 foi o filho deste, Bernardino José Marques com Bernardina Antónia Facamela.

Cumprimentos,
Luís

Resposta

Link directo:

RE: Capitão-Mor Manuel Couceiro das Neves Facamelo

#314867 | Rosadelli | 06 out 2012 18:24 | Em resposta a: #314864

Olá Luís.

A irmã de António Cardoso, Isabel Rodrigues Cardoso, casou em 1758, e eu confundi com o baptismo, foi lapso meu, peço desculpa.

Um abraço
Paulo Rosado

Resposta

Link directo:

RE: Capitão-Mor Manuel Couceiro das Neves Facamelo

#315108 | peninha | 10 out 2012 17:00 | Em resposta a: #314858

Caros Confrades

Na vila de Coruche, em 20.5.1816, Fernando de Valadares Cota Bandeira, viúvo de D. Ana, casou com D. Maria Gertrudes de Horta Salema de Carvalho, solteira, filha de José de Horta Salema e de D. Inácia. Fonte: Assento de casamento, de 20.5.1816, da freguesia de S. João Baptista de Coruche; fotograma 639/microfilme 1680.

Com os meus cumprimentos,

António Pena Monteiro

Resposta

Link directo:

RE: Capitão-Mor Manuel Couceiro das Neves Facamelo

#315113 | peninha | 10 out 2012 18:33 | Em resposta a: #315108

Caros Confrades,

Coruche, S. João Baptista:

- Em 12.8.1785 (?) José de Horta Correia Salema de Carvalho, solteiro, natural da freguesia de N. S. da Conceição da vila de MUGE, filho de Nuno Alves Horta Salema e de D. Maria de Jesus, casou com D. Ana Perpetua Infante da Conceição, solteira, natural da freguesia de St.ª Iria da vila de Santarém, filha de Simão Infante de Sequeira Correia da Silva e de D. Mariana Antónia de Pina Coutinho (Fotograma 326/microfilme 1680).

-Em 2.4.1787 José de Horta Correia Salema de Carvalho, viúvo de D. Ana Perpetua Infante da Conceição, casou com D. Inácia Rita Luciana de Sousa, solteira, natural da cidade de ÉVORA, filha de Pedro Dias da Cruz e de D. Rita Teresa de Sousa. (Fotograma 338/microfilme 1680).

Do 2º casamento de José de Horta Correia Salema de Carvalho houve uma filha:

- D. Maria Gertrudes de Horta Salema de Carvalho, a qual solteira, em 20.5.1816, casou com Fernando de Valadares Cota Bandeira, (viúvo de D. Ana Barbara da Silveira Ratão), natural de Coruche, filho do Capitão-mor de Ordenanças de Coruche Manuel Couceiro Neves Facamelo e de sua 1.ª mulher D. Margarida Freire Bandeira de Valadares.

O Capitão-mor de Ordenanças de Coruche Manuel Couceiro Neves Facamelo faleceu em 1811, e seu filho Fernando de Valadares Cota Bandeira sucedeu-lhe neste cargo.

Com os meus cumprimentos,

António Pena Monteiro

Resposta

Link directo:

RE: Capitão-Mor Manuel Couceiro das Neves Facamelo

#315127 | luisjrm | 10 out 2012 22:07 | Em resposta a: #314858

Caro António Monteiro

talvez para a semana eu possa ir ao Arquivo de Évora, tenho também alguns Processos que necessito consultar, nessa altura irei pedir o Processo que referiu.

Cumprimentos,
Luis

Resposta

Link directo:

RE: Capitão-Mor Manuel Couceiro das Neves Facamelo

#315193 | margaridabreu | 11 out 2012 22:05 | Em resposta a: #315113

Caro António Pena Monteiro,

No seu livro" O BEATO JOÃO DE BRITO" Manuel Rosado de Camões e Vasconcelos escreve:

D. Custódia Caldeira Couceiro de Valadares, nascida a 14 de Outubro de 1850, filha legítima de Paulo Valadares Couceiro e de Maria Augusta Caldeira de Figueiredo, casa a 28 de Maio de 1874 com António José Marques Camões, em Galveias. D Custódia é neta paterna de Manuel de Valadares Couceiro e de Custódia Varela. Bisneta, por varonia de Fernando de Valadares Cota Bandeira e de D. Ana Bárbara da Silveira Ratão, filha esta do Capitão - mor de Galveias António Gomes Ratão. Terceira bneta de Manuel Couceiro das Neves Facamelo , Capitão -mor de Coruche e de D. Margarida Freire de Valadares Cota Bandeira.

Têm a sua descendência em Marques Couceiro, Couceiro Braga, hoje na sua maioria a viverem ou naturais das Galveias ou zona de Ponte de Sor.

Margarida de Abreu

Resposta

Link directo:

RE: Capitão-Mor Manuel Couceiro das Neves Facamelo

#315217 | peninha | 12 out 2012 10:59 | Em resposta a: #315193

Cara Senhora D. Margarida Abreu

Muito lhe agradeço o seu contributo.

Apercebi-me agora que o Pai de D. Maria Benedita Alexandrina Delgado (2.ª mulher do então Capitão Manuel Couceiro Neves Facamelo), Apolinário José Nunes, foi Capitão de Ordenanças da freguesia de St.º António do Couço, em 10.11.1756, cargo que deixou vago por ter passado ao estado eclesiástico. Sucedeu-lhe, em 20.4.1785, Silvestre José Lopes (fonte “As Ordenanças e as Milícias em Portugal”, p.406).

Também não me tinha apercebido que o Pai de D. Ana Barbara da Silveira Ratão (1ª mulher de Fernando de Valadares Cota Bandeira), António Gomes Ratão, foi Capitão-mor de Ordenanças das Galveias (cargo que deixou vago pela sua reforma. Sucedeu-lhe, em 13.9.1802, António Temudo; fonte obra citada p. 127).

A zona das Galveias não será diferente da de Coruche. Perspetivando o avolumar de informação, parece-lhe pertinente a abertura de um tópico relativo à genealogia do Capitão-mor de Ordenanças das Galveias António Gomes Ratão, por forma a tentar concentrar num tópico a informação relativa a essa zona, é questão que lhe suscito.

Com os meus cumprimentos,

António Pena Monteiro

PS: Sem prejuízo de se poder indo enriquecendo a BD do Geneall.

Resposta

Link directo:

RE: Capitão-Mor Manuel Couceiro das Neves Facamelo

#315265 | peninha | 13 out 2012 12:08 | Em resposta a: #315127

Caro Confrade “luisjrm”

Por vaga pela reforma do Capitão de Ordenanças, da Companhia formada na freguesia de Nossa Senhora do Peso, Francisco Pedro Baptista sucedeu-lhe o Capitão Gregório Vidigal de Mira. Em 3 de Março de 1797. (fonte “As Ordenanças e as Milícias em Portugal”, p.405).

Com os meus cumprimentos,

António Pena Monteiro

Resposta

Link directo:

RE: Capitão-Mor Manuel Couceiro das Neves Facamelo

#315312 | luisjrm | 14 out 2012 12:17 | Em resposta a: #315265

Caro Confrade Antonio Monteiro

esses cargos geralmente passavam de e na mesma familia, já observei alguns casos, que o cargo de Capitão-mor passou do Avô para o marido da neta. Não sei se é esse o caso, evidentemente, existem varios Vidigais com esse posto!

Sobre os "Facamelo" reparei que efectivamente estes tem que ver com a zona rural de Montemor como e o caso dos descritos no artigo muito interessante do Dr. Jorge Fonseca (artigo esse que possivelmente já conhecerá!), no nº 11 da revista Almansor, sobre um individuo chamado Manuel Caetano Pratas e Lavre, bap. em 1716, habil negociante, proprietario e vereador da Câmara de Montemor, era o mesmo filho de outro Manuel Caetano Pratas, que foi tesoureiro e Procurador do Concelho e de Maria Luisa Josefa Facamela (natural de São Geraldo), neto paterno de Luis Lopes Pratas, espingardeiro e escrivão, e neto materno de Manuel Luís Facamelo, agricultor. Ora este ultimo Facamelo deve ser familiar muito proximo de um Padre com o mesmo nome, Manuel Luís Facamelo, Clerigo da Epistola (Ordens do Evangelho do ano de 1663, cx.ª 26, nº 252), filho de Gaspar Luis Facamelo e de Maria Jorge. Ou ainda também familiar de Manuel Boleto, que se habilitou a tomar Ordens de Missa no ano de 1671, cx.ª 99, pç. 946, filho de Matias Luis Facamelo e de Maria Boleto.

Existe ainda o processo que o Confrade referiu de José Martins Facamelo, que tambem deve ter que ver com os mesmo, por este ser neto materno de Alexandre Luís Facamelo.
Ainda sobre o artigo referido, Manuel Caetano Pratas é meio irmão de Maria Antonia Pratas que casou com o Dr. Manuel Mira de Carvalho, Cavaleiro da Ordem de Cristo. E primo de André Lopes de Lavre, que foi FCR, Alcaide-mor de Celorico da Beira e Torre Novas e Secretario do Concelho Ultramarino, por este ser neto do referido Luis Lopes Pratas.

Cumprimentos,
Luis Martins

Resposta

Link directo:

RE: Capitão-Mor Manuel Couceiro das Neves Facamelo

#315335 | peninha | 14 out 2012 21:37 | Em resposta a: #315312

Caro Luís Martins

Muito lhe agradeço a informação. Confesso que fiquei surpreso com a abundância e a qualidade da informação disponível sobre esta família que divulgou. Só muito recentemente tive notícia da existência do nome Facamelo e a pesquisa que então fiz na BD do Geneall não foi muito relevante, pese embora se encontre referenciada na ascendência de, pelo menos, uma família ainda presente em Coruche. Mas a minha ignorância só confirma a minha pouca experiência nesta matéria.

Com os meus cumprimentos,

António Pena Monteiro

Resposta

Link directo:

RE: Capitão-Mor Manuel Couceiro das Neves Facamelo

#315344 | luisjrm | 15 out 2012 00:29 | Em resposta a: #315335

Caro António Monteiro

o meu parente Jorge Testos tem um artigo também muito interessante na revista Almansor (nº 7 - 2ª série), intitulado "Principalidade de Lavre (sec. XVIII-XIX)", trata o mesmo da descendência de varias familias de Lavre, com ligações a Coruche, Canha, etc. neste trabalho aparecem entre outros os Álvares Borralhos, Rodrigues Correia, Varregosos, Fonseca Longo, Correia Branco, Lopes Correia etc.

Neste artigo aparece o nome de José Alves Facamelo Ravasqueiro, Morgado, filho do Sargento-mor, Joaquim Álvares Facamelo Ravasqueiro e de D. Teodora Querobina Facamela, que se casa a 18-11-1828 com D. Paula Margarida da Fonseca, filha de João Fonseca Longo e de D. Maria Feliciana Angélica Correia.

Não tenho a certeza mas julgo que este nº 7 ainda pode ser adquirido na Biblioteca Almeida Faria (Montemor), caso tenha interesse e claro.

Cumprimentos,
Luis

Resposta

Link directo:

RE: Capitão-Mor Manuel Couceiro das Neves Facamelo

#315345 | peninha | 15 out 2012 01:11 | Em resposta a: #315344

Caro Luís Martins

Mais uma vez muito obrigado, vou tentar adquirir a revista.

Estive a rever as minhas mensagens, o processo que lhe referi foi o de habilitação de génere de António Baptista de Sequeira Facamelo, filho de Francisco Pedro Baptista (Capitão de Ordenanças da Companhia formada na freguesia de N. S. do Peso) e de D. Joana Margarida Facamelo, que se encontra no Arquivo Distrital de Évora, na cota de Justificação de Parentesco, Caixa 31, n.º 189 (justificação de parentesco com seu irmão o Padre Joaquim António de Sequeira Facamelo).

Com os meus cumprimentos,

António Pena Monteiro

Resposta

Link directo:

RE: Capitão-Mor Manuel Couceiro das Neves Facamelo

#315388 | luisjrm | 16 out 2012 19:45 | Em resposta a: #315345

Caro António Monteiro

numa breve passagem pelo arquivo:

Padre Antonio Baptista de Sequeira Facamelo, bap. em Coruche a 3-8-1778, foi padrinho o Reitor Francisco Serrão de (Frias?), filho do já citados, Francisco Pedro Baptista e de Joana Margarida Facamelo, neto paterno de Simão Ferreira dos Santos, natural da Ajuda (Lisboa) e de D. Luisa Antonia de Sequeira, natural de Salvaterra, neto materno de Cristovão Couceiro das Neves e de Maria Ignacia Facamelo, naturais de Lavre.

Consta do Processo que recebeu um dote de Antonio Nunes Gavião, Lavrador, uma casa, mas que por ultrapassar o valor máximo permitido na altura (facto que desconhecia, não sabia que existia um valor máximo!), foi necessário solicitar autorização a Rainha, por isso esta junto ao processo a autorização da mesma, acompanhada do respectivo selo em boas condições. No ano de 1792 já era Clérigo Diácono na Igreja de Santa Catarina na Cidade de Évora.

Nos Processos das Ordens existe um de Manuel Couceiro Neves:

http://digitarq.adevr.dgarq.gov.pt/details?id=1057340

desconheço se efectivamente se trata do mesmo, uma vez que a unica diferença e esta Maria Ignacia ter Dinis em vez de Facamelo!

Cumprimentos,
Luis

Resposta

Link directo:

RE: Capitão-Mor Manuel Couceiro das Neves Facamelo

#315398 | peninha | 16 out 2012 23:46 | Em resposta a: #315388

Caro Luís Martins

Muito grato, agradeço reconhecido.

É bem possível que Manuel Couceiro das Neves seja filho de Cristóvão Couceiro das Neves e de Maria Inácia Dinis/Facamelo.

Isto porque, José Baltazar Dinis Facamelo, o qual também foi Capitão-mor de Ordenanças de Coruche, que em regra assinava José Baltazar Dinis Facamelo, por vezes assinava tão só José Baltazar Dinis. Como foi o caso do assento da freguesia de S. João Baptista de Coruche, de 9/6/1744, em que José Baltazar Dinis Facamelo intervém como testemunha, de casamento de Manuel de Sousa, natural de Salvaterra de Magos, com Margarida Caetana de … Glória, natural da vila de Coruche.

Cristóvão Couceiro das Neves, assinava tão só Cristóvão Couceiro.

O Reitor da Real Colegiada de S. João Baptista Frei Francisco Serrão de Frias Homem da Costa, assina Frei Francisco Serrão de Frias (habitação de Francisco Serrão de Frias referência PT/TT/TSO-CG/A/008-001/9420, cota actual Tribunal do Santo Ofício, Conselho Geral, Habilitações, Francisco, mç. 104, doc. 1680).

Família Homem da Costa. Não estanha pois, que uma neta do Capitão-mor Manuel Couceiro das Neves Facamelo case com José Frederico Homem da Costa Corte- Real, da cidade de Évora.
Com a informação que disponibilizou vou tentar encaixar mais alguma peça no puzzle.

Com os meus cumprimentos,

António Pena Monteiro

Resposta

Link directo:

RE: Capitão-Mor Manuel Couceiro das Neves Facamelo

#315501 | peninha | 18 out 2012 20:46 | Em resposta a: #315398

Caros Confrades,

Agradeço aos Confrades que entenderam participar neste tópico, renovo o agradecimento ao Confrade Luís Martins sem o qual não teria sido possível chegar a este resultado.

De Cristóvão Couceiro Neves, natural da freguesia de N. S. de… de Lavre, e de s. m. Maria Inácia Facamelo, natural da vila de Coruche (também identificada por Maria Inácia Dinis, no processo de habilitação genére de Manuel Couceiro Neves), filha de Manuel Martins Vieira, natural de Lavre, e de Margarida Dinis, natural de S. Torcato, houve pelo menos 3 filhos:

I - Manuel Couceiro Neves Facamelo (que foi Capitão-mor de Coruche), casou em 1.ªs núpcias com Margarida Freire Bandeira, natural da vila de Coruche, filha de Fernando Valadares Cota Bandeira, natural da vila de Coruche, e de Francisca Soares, natural da freguesia de N. S. de … Montemor -o- Velho. (Deste casamento houve Fernando Valadares Cota Bandeira o qual, após o seu Pai, também foi Capitão-mor de Coruche).

II-Manuel Couceiro das Neves.

III-Joana Margarida Neves Facamelo, casou com Francisco Pedro Baptista (que foi Capitão de Ordenanças da Companhia de N. S. do Peso), natural de Salvaterra de Magos, filho de Simão Ferreira dos Santos, natural da freguesia da Ajuda, da cidade de Lisboa, e de Luísa Antónia de Sequeira, natural de Salvaterra de Magos. (Deste casamento houve, pelo menos, António Baptista de Sequeira Facamelo, baptizado na vila de Coruche em 3/8/1768, e Joaquim António de Sequeira Facamelo, os quais foram ambos padres, tendo o último inúmeras intervenções, como “Reitor Encomendado”, nos registos paroquiais de Coruche.

Com os meus cumprimentos,

António Pena Monteiro

Resposta

Link directo:

RE: Capitão-Mor Manuel Couceiro das Neves Facamelo

#320141 | peninha | 04 jan 2013 02:59 | Em resposta a: #315388

Caro Luis Martins

Encontrei um António Nunes Gavião, natural de Coruche, filho de Pedro Gomes, natural de Santa Justa, e de Margarida Nunes, natural de ?. O qual, em 1756 estava casado com Custódia Maria, natural de Santana do Mato, filha de Lourenço Nunes Serrão, do Lavre, e de Maria Custódia, de Mora.

Com os meus cumprimentos,

António Pena Monteiro

Resposta

Link directo:

RE: Capitão-Mor Manuel Couceiro das Neves Facamelo

#320180 | luisjrm | 04 jan 2013 21:50 | Em resposta a: #320141

Caro António Monteiro

nos meus apontamentos não consegui encontrar em Santa Justa (Vimieiro) o referido Pedro Gomes / Margarida Nunes, a freguesia da Margarida Nunes é importante, dado que o casamento geralmente ocorria na Freg. da noiva.

Cumprimentos,
Luís

Resposta

Link directo:

RE: Capitão-Mor Manuel Couceiro das Neves Facamelo

#320184 | peninha | 04 jan 2013 22:37 | Em resposta a: #320180

Caro Luis Martins

A informação é constante no assento de baptismo de Maria, filha de António Nunes Gavião e de s. m. Custódia Maria, em 7 de Maio (ou Março) de 1756 na freguesia de N. S. da Graça de Benavente, constante no microfilme 1516. Neste microfilme os fotogramas não estão numerados.

Não indiquei a naturalidade de Margarida Nunes porque não me foi possivel a leitura da naturalidade indicada...

Neste momento não é possivel obter cópia de microfilmes. Mas, quando tal for possível, peço cópia e envio-lhe o assento digitalizado.

Nos meus apontamentos, na 1º metade do séc. 18, tenho uma Margarida Nunes, moradora na herdade da Escusa, têm notícia desta gente...? Ou sobre os moradores, em Santa Justa, na herdade da Escusa...?

Com os meus cumprimentos,

António Pena Monteiro

PS: Na freguesia de N. S. da Graça de Benavente, em 19.6.1735, Manuel Henriques, natural desta freguesia e nela morador, filho de João do Couto e de Francisca Dinis (já defuntos), casou com Jacinta Maria (microfilme 1518). Ou seja, também há Dinises em Benavente...

Resposta

Link directo:

RE: Capitão-Mor Manuel Couceiro das Neves Facamelo

#320193 | luisjrm | 04 jan 2013 23:29 | Em resposta a: #320184

Caro António

eu acho que deve ser Santa Justa (Coruche), e não a Freguesia do mesmo nome de Arraiolos!!

A ref. a Escusa apareceu-me em, veja p.f:

http://udsorraia.home.sapo.pt/doccouco/couco.htm

Cumprimentos,
Luís

Resposta

Link directo:

RE: Capitão-Mor Manuel Couceiro das Neves Facamelo

#320380 | peninha | 08 jan 2013 20:57 | Em resposta a: #320193

Caro Luís Martins

Tem toda a razão a herdade da Escusa era sita na freguesia de Santa Justa, no termo de Coruche (hoje na freguesia do Couço).

O mapa constante do site da Freguesia do Couço é uma ajuda preciosa.

Consultei novamente o assento de baptismo, da freguesia de N. S. da Graça de Benavente, de 7 de Maio de 1756, de Maria, filha de António Nunes Gavião, natural de Coruche, e de s.m. Custódia Maria, natural de Santana do Mato; neta paterna de Lourenço Nunes Serrão, do Lavre, e de Maria Custódia, de Mora; neta materna de Pedro Gomes, natural de Santa Justa, e de Margarida Nunes, natural de Santana do Mato. Foi padrinho o Monteiro-mor do Reino, tocou com procuração sua Luís da Silva Bulhão (a fols 343.Vº e 344 do Livro respectivo).

Parece-me que Santana do Mato e Santa Justa mencionadas neste assento de baptismo serão no termo de Coruche. O que, por ora, nos arruma o assunto.

Indo por outra via, nos meus apontamentos, entre os anos de 1717 a 1721, tenho referência a Maria Vieira, viúva, moradora em Lavre, mãe de Manuel Martins Vieira, casado com Margarida Dinis, de S. Torcato, cunhado e tutor de Catarina Luís Facamela.

Alguma destas pessoas lhe diz alguma coisa…?

Com os meus cumprimentos,

António Pena Monteiro

Resposta

Link directo:

RE: Capitão-Mor Manuel Couceiro das Neves Facamelo

#320396 | peninha | 09 jan 2013 00:09 | Em resposta a: #320380

PS: Manuel Martins Vieira é natural de Lavre, e do seu casamento com Margarida Dinis, houve Maria Inácia Dinis que também usou Maria Inácia Facamela, natural de Coruche, a qual casou com Cristóvão Couceiro das Neves que também usou tão só Cristóvão Couceiro, natural da freguesia de N. S. da Assunção de Lavre.

Resposta

Link directo:

Rectificação

#320410 | peninha | 09 jan 2013 10:50 | Em resposta a: #320193

Caro Luís Martins

Rectificando, em Benavente no baptismo de Maria quem representou o Monteiro-mor do Reino foi Luís da Silva Beltrão (e não Bulhão, como por lapso escrevi).

Com os meus cumprimentos,

António Pena Monteiro

Resposta

Link directo:

RE: Capitão-Mor Manuel Couceiro das Neves Facamelo

#320510 | peninha | 10 jan 2013 19:22 | Em resposta a: #320193

Caro Luís Martins

De António Nunes Gavião, natural de Coruche, filho de António Nunes Gavião e de Josefa Luís, há processo de habilitação em Ordens Menores do ano de 1730, no Arquivo Distrital de Évora. Maço 145, Proc. 2016. (Fonte: Raízes e Memórias, n.º14, p 278.)

Com os meus cumprimentos

António Pena Monteiro

Resposta

Link directo:

RE: Capitão-Mor Manuel Couceiro das Neves Facamelo

#320525 | luisjrm | 10 jan 2013 21:46 | Em resposta a: #320510

Caro António Monteiro

desculpe mas só hoje foi possivel responder as mensagens.

Sobre os "Facamelos", neste caso em relação a Maria Vieira não tenho dados suficientes relativos a Lavre para que possa opinar sobre o mesmo. Nesta mesmo localidade só tenho uma linha os "Gomes Agraços" (entre 1600/50), que não consegui desenvolver por falta de registos anteriores as datas, por isso a investigação nesta freguesia ficou um pouco esquecida.

Já retirei notas sobre os nomes (já tinha aqui uma nota sobre o mesmo), para quando me for possível no Arquivo proceder a uma consulta na Freguesia em causa. Só não sei quando? Uma vez que disponibilizaram na net os Paroquiais referentes a Vila de Arraiolos, e por isso tenho aproveitado para proceder a consulta do mesmo, por isso o Arquivo tem ficado um pouco de parte.

De qualquer forma se surgir alguma novidade eu comunico.

Cumprimentos,
Luís

Resposta

Link directo:

RE: Capitão-Mor Manuel Couceiro das Neves Facamelo

#320577 | peninha | 11 jan 2013 21:06 | Em resposta a: #320525

Caro Luís Martins

Agradeço o seu interesse e empenho.

Com pesquisas fundadas em registos paroquiais de zonas diversas, a sua do Alentejo, a minha do Ribatejo, e em períodos temporais diversos (a minha ainda se fica pelo séc. 18, e com muito esforço), encontrar pontos de fusão, num mesmo período temporal, é um grande desafio.

Aparentemente, é como tentar ordenar o caos. Todavia, estou convicto que é uma questão de tempo o encontro de pontos de contacto.

Com os meus cumprimentos,

António Pena Monteiro

Resposta

Link directo:

RE: Capitão-Mor Manuel Couceiro das Neves Facamelo

#320597 | peninha | 12 jan 2013 13:30 | Em resposta a: #320577

Caros Confrades,

Tendo começado por usar Manuel Couceiro Neves, nome que aliás consta dos assentos de baptismo* de filhos havidos do seu 1.º casamento, o mesmo passou a usar Manuel Couceiro Neves Facamelo. Nome este que usou, pelo menos, desde a data do seu 2.º casamento até ao seu óbito.

Donde resulta que Manuel Couceiro Neves e Manuel Couceiro Neves Facamelo, referidos em minha mensagem anterior, são a mesma pessoa.

Ou seja, dito de outro modo, o Capitão de Ordenanças de Coruche Manuel Couceiro Neves, e o Capitão-mor de Ordenanças de Coruche Manuel Couceiro Neves Facamelo, são o mesmo.

Assim, de Cristóvão Couceiro Neves, o qual também usou tão só Cristóvão Couceiro, natural da freguesia de N. S. da Assunção de Lavre, e de s. m. Maria Inácia Facamelo, a qual também usou Maria Inácia Dinis**, natural da vila de Coruche, filha de Manuel Martins Vieira, natural de Lavre, e de Margarida Dinis, natural de S. Torcato, houve pelo menos 2 filhos:

I - Manuel Couceiro Neves, o qual também usou Manuel Couceiro Neves Facamelo, natural da vila de Coruche, Capitão de Ordenanças de Coruche em 30/7/1772, Capitão-mor de Ordenanças de Coruche em 10/5/1793, faleceu no ano de 1811.

Em 1.ªs núpcias casou com D. Margarida Freire Bandeira, natural da vila de Coruche, filha de Fernando de Valadares Cota Bandeira, natural da vila de Coruche, e de D. Francisca Soares, natural da freguesia de N. S. da Graça de Almagreira de Montemor -o- Velho.

Em 2.ªs núpcias, na Ermida de St.º António da herdade da Raposeira, em 19 de Outubro de 1784, casou com D. Maria Benedita Alexandrina Delgado, natural da vila de Coruche, filha do Doutor Apolinário José Nunes*** e de D. Ana Joaquina de São José Delegado, ambos naturais da freguesia de St.ª Iria da vila de Santarém.

Dos dois casamentos de Manuel Couceiro Neves Facamelo houve geração. Uma vez que, do seu 2.º casamento também houve, pelo menos, um filho, Cristóvão, baptizado em 9 de Abril de1786, na freguesia de S. João Baptista de Coruche pelo Avô materno, Apolinário José Nunes, então religioso.

Assim, interpretando de forma hábil o testamento, de 22 de Dezembro de1809, de Manuel Couceiro Neves Facamelo ****, aberto na vila de Coruche em 22 de Junho de 1811, apenas lhe sobreviviam filhos do seu 1º casamento. Sendo eles, o seu filho Fernando de Valadares (Cota Bandeira) que segue em § 1, e as suas filhas, religiosas no Mosteiro de St.ª Clara em Évora, Sôror Antónia Delfina do Coração de Maria Santíssima, Sôror Francisca Inácia do Santíssimo Coração de Jesus, e Sôror Margarida Henriqueta do Amor Divino;

§ 1 - Fernando de Valadares Cota Bandeira, natural da vila de Coruche, Sargento-mor de Ordenanças de Coruche em 26/9/1810, Capitão-mor de Ordenanças de Coruche em 30/7/1812 (após o seu Pai). Em 26/10/1802, solteiro, casou com D. Ana Barbara da Silveira Ratão, natural das Galveias, filha de António Gomes Ratão, Capitão-mor das Galveias, e de D. Joana Antónia Godinho Barbara da Silveira; e em 2.ªs núpcias, em 20.5.1816, casou com D. Maria Gertrudes de Horta Salema de Carvalho, filha de José de Horta Correia Salema de Carvalho, natural da vila de Muge, e de D. Inácia Rita Luciana de Sousa, natural da freguesia de S. Mamede da cidade de Évora; neta paterna de Nuno Alves Horta Salema e de D. Maria de Jesus; neta materna Pedro Dias da Cruz e de D. Rita Teresa de Sousa.
Com geração, em ambos os casamentos.

II- D. Joana Margarida Neves, a qual também usou Joana Margarida Neves Facamelo, casou com Francisco Pedro Baptista, natural de Salvaterra de Magos, filho de Simão Ferreira dos Santos, natural da freguesia da Ajuda da cidade de Lisboa, e de D. Luísa Antónia de Sequeira, natural de Salvaterra de Magos.

Francisco Pedro Baptista foi Capitão de Ordenanças da Companhia da freguesia de N. S. do Peso em 31/8/1772.

Do casamento de D. Joana Margarida Neves Facamelo com Francisco Pedro Baptista houve pelo menos dois filhos, tendo ambos sido padres:

II-A) António Baptista de Sequeira Facamelo, natural da vila de Coruche onde foi baptizado em 3 de Agosto de 1768;

II-B) Joaquim António de Sequeira Facamelo, tendo este inúmeras intervenções como “Reitor Encomendado”, nos registos paroquiais de Coruche;

Outras considerações,

Já não num terreiro, como no séc. 18, mas num largo e numa travessa, os Valadares ainda estão presentes na toponímia da vila de Coruche.

De Fernando de Valadares Cota Bandeira, natural da vila de Coruche, (filho de António Freire Bandeira), e de s. m. D. Francisca Soares, natural da freguesia de N. S. da Graça de Almagreira de Montemor -o- Velho, houve pelo menos outra filha: D. Maria Valadares Cota Bandeira, natural da vila de Coruche. A qual, solteira, na Ermida de St.º António da herdade da Raposeira, em 27 de Novembro de 1775, casou com Francisco António da Silveira, viúvo de D. Catarina Margarida Varregoso ? Leitão, morador na vila de Lavre.

Termino, com uma breve referência a outro oficial de Ordenanças, José Baltasar Dinis Facamelo, Capitão de Ordenanças de Coruche em 6/11/1756. Por ora, apenas se logrou apurar que dele e de s. m. D. Feliciana Jacinta houve uma filha D. Antónia Margarida Rita, natural da freguesia de S. João Baptista de Coruche. A qual, solteira, na vila de Coruche, em 26 de Julho de 1784, casou com José António de Jesus, natural de Santo André de Estremoz, filho de Manuel de Jesus e de Maria de Jesus.

Com os meus cumprimentos,

António Pena Monteiro


* Assentos de baptismo de Coruche, S. João Baptista, constantes nos fotogramas 15, 66 e 130 do microfilme 1677, respectivamente de Joana, baptizada em 18/10/1763, de Antónia, baptizada em 24/10/1764, e de Maria baptizada em 23/10/1766.
** Processo de habilitação genére de Manuel Couceiro Neves, Arquivo Distrital de Évora.
***Juiz das Coutadas; Capitão de Ordenanças da freguesia de St.º António do Couço em 10/11/1756 que vagou pela sua passagem ao estado eclesiástico.
**** Transcrito a fols. 14 e seguintes do livro de registo de testamentos do Escrivão Magalhães. Livro Fora de Notas de 1809-1820, n.º 8, Fundo Notarial de Coruche, Arquivo Distrital de Santarém.

Resposta

Link directo:

RE: Capitão-Mor Manuel Couceiro das Neves Facamelo

#320661 | JVT | 13 jan 2013 15:08 | Em resposta a: #320380

Caro António Pena Monteiro,

Aqui vão alguns dados que entroncam nas informações que constam deste tópico:

Sobre Maria Vieira, moradora em Lavre, mãe de Manuel Martins Vieira, será certamente a MARIA VIEIRA, baptizada a 15.2.1648 em Lavre, filha de GASPAR RODRIGUES, de S. Torcato (já falecido em 1679) e MARIA VIEIRA, que vivia de suas fazendas. Casou a 19.1.1679 em Lavre com BALTASAR MARTINS, de S. Torcato, filho de João Rodrigues, de S. Torcato e Brásia Martins, de Santana do Mato. O casal BALTASAR MARTINS e MARIA VIEIRA teve, pelo menos, os seguintes filhos (aos quais se deverá provavelmente juntar o seu Manuel Martins Vieira): i) Pe. SANTOS MARTINS VIEIRA, que faleceu na Erra; MARIA MADALENA (baptizada a 24.9.1685 em Lavre, casou em primeiras núpcias a 29.6.1713 em Lavre com JOSÉ MARTINS GODINHO, filho de Sebastião Martins Godinho e Catarina Borralho Vidigal; deste primeiro casamento tiveram o PE. MANUEL MARTINS BORRALHO (1715-1791), Padre em S. Torcato (1746-1756); MARIA MADALENA casou em segundas núpcias a 7.2.1724 em Lavre com ANTÓNIO LEITÃO FIGUEIRA, filho de Agostinho Rodrigues e Maria Figueira, Familiar do Santo Ofício por carta de 12 de Dezembro de 1730; deste segundo casamento foram pais do Pe. ANICETO VIEIRA LEITÃO (1728-1785), Reitor da Matriz de Lavre e Comissário do Santo Ofício por provisão de 19.2.1768.


Sobre ANTÓNIO NUNES GAVIÃO, era filho de PEDRO GOMES, natural de Santa Justa, Erra, Lavrador da Herdade de Vale de Mouro e de MARGARIDA NUNES, de Santana do Mato; neto paterno de MANUEL GOMES e MARIA NUNES, de Santa Justa, Erra; neto materno de DIOGO NUNES GAVIÃO, Lavrador da Herdade de Verdugos do Meio (Santana do Mato) e LEONOR DIAS.
MARGARIDA NUNES (mãe de ANTÓNIO NUNES GAVIÃO) era irmã inteira de outro ANTÓNIO NUNES GAVIÃO, Monteiro-Mor da Mata de Coruche por mercê de D. João V de 18.3.1719 (Registo Geral de Mercês, liv.10, fl.391) e Lavrador da Herdade de Águas Belas, casado com JOSEFA LUÍS e pais do PE. ANTÓNIO NUNES GAVIÃO (Ordens Menores 1730 - Mç 145, 2016), Beneficiado da Vila de Coruche.
ANTÓNIO NUNES GAVIÃO (o filho de MARGARIDA NUNES) recebeu carta de couteiro a 20.1.1752 (Registo Geral de Mercês, D.José I, liv.3, fl.522) e foi Cavaleiro da Ordem de Cristo em 1762 (Habilitações Ordem Cristo, Mº 15, nº 5); era morador no Monte de Bilrete, freguesia de Salvaterra, termo da Vila de Benavente e Juiz das Coutadas de Samora Correia, Belmonte e Pinheiro; vivia “com honra e estimação de todos, vivendo de suas lavouras para o que tem criados e escravos que lhas administram e é Juiz das Coutadas e é criado de Sua Magestade”.


Sobre Facamelos, tenho:
CAPITÃO MATIAS LUÍS FACAMELO. Casou com MARIA BOLETA. Lavradores da Herdade da Freixeira, S. Geraldo (1649). Pais de: i) PE. MANUEL BOLETO FACAMELO (ADE, Ordens de Missa – CXª 99 Pç. 946 – ano 1671); ii) JOÃO BOLETO. Baptizado a 23.5.1649 em S. Geraldo, Montemor-o-Novo, apadrinhado pelo Pe. André Álvares Facamelo (este é filho de Sebastião Luís Facamelo e Catarina Álvares - Ordens de Missa – CXª 24 Pç. 210, ano 1627) e Margarida dos Reis. JOÃO BOLETO FACAMELO casou a 1.6.1692 em Lavre com MARIA NUNES DE MAGALHÃES; viviam de suas lavouras na herdade da Freixieira onde eram Lavradores. Foram pais de: i) PE. SEBASTIÃO ÁLVARES FACAMELO; ii) ANTÓNIO BOLETO FACAMELO. Baptizado a 14.5.1695 em S. Geraldo. Morador na herdade da Freixieira onde vivia de suas lavouras e rendas próprias até que foi casar a Canha em 20.2.1724 com MARIANA JOSEFA DE MAGALHÃES; Moradores na herdade da Mata do duque (Canha). António Boleto Facamelo e Mariana Josefa de Magalhães foram pais de: I) JOÃO BOLETO FACAMELO. Baptizado a 21.11.1724 em Canha. Familiar do Santo Ofício (1755); MARIA CAETANA DE MAGALHÃES. Casou com o CAPITÃO JOSÉ ÁLVARES RAVASQUEIRO, de Lavre.

Um abraço,
Jorge Veiga Testos

Resposta

Link directo:

RE: Capitão-Mor Manuel Couceiro das Neves Facamelo

#320681 | peninha | 13 jan 2013 22:45 | Em resposta a: #320661

Caro Jorge Veiga Testos

É um gosto revê-lo.

Agradeço-lhe a sua informação preciosa.

Ainda não sei como se estabelece, mas deve haver uma ligação anterior que, por volta de 1717- 1721, envolve pelo menos de Catarina Luís Facamela, cunhada de Manuel Martins Vieira (e muito provavelmente Margarida Dinis, de S. Torcato, mulher deste), num litígio com a viúva e herdeiros de Lino de Azevedo, da vila de Benavente.

Em 1707, de Lino de Azevedo e de Helena da Costa Bandeira havia um filho, Leonel Perdigão de Azevedo, natural de Benavente, e 5 filhas (habilitação de Leonel Perdigão de Azevedo, natural de Benavente, prima tonsura, ano 1707,Proc. 1066, Maço 50. ADE).

Um abraço

António Pena Monteiro

Resposta

Link directo:

RE: Capitão-Mor Manuel Couceiro das Neves Facamelo

#325429 | peninha | 15 mar 2013 12:00 | Em resposta a: #320597

Caros Confrades,

O achamento de dois assentos de casamentos celebrados na freguesia de S. João Baptista de Coruche permitem melhorar informação partilhada neste tópico.

Nomeadamente, no que respeita a José Baltasar Dinis Facamelo que foi Capitão de Ordenanças de Coruche em 6.11.1756.

José Baltasar Dinis Facamelo, solteiro, natural da vila de Coruche, filho de Manuel Martins Vieira, natural de Lavre, e de Margarida Dinis Facamela, natural de S. Torcato, em 14 de Dezembro de 1750 casou com Feliciana Jacinta Leitoa, solteira, natural de Coruche, filha do Manuel de Almeida Brandão, natural de Coruche, e de Margarida Jacinta Leitoa - Coruche, S. João Baptista, assento de casamento de 14.12.1750; fotograma 828/microfilme 1679.

Assim, José Baltasar Dinis Facamelo é Tio materno de:

A) Manuel Couceiro Neves, o qual também usou Manuel Couceiro Neves Facamelo, que foi Capitão de Ordenanças de Coruche em 30/7/1772, e Capitão-mor de Ordenanças de Coruche em 10/5/1793;

B) Joana Margarida Neves, a qual também usou Joana Margarida Neves Facamelo, que casou com Francisco Pedro Baptista que foi Capitão de Ordenanças da Companhia da freguesia de N. S. do Peso em 31/8/1772;

Acresce que o achamento do assento do casamento* de Manuel Couceiro Neves com Margarida Freire Bandeira, para além de nos permitir saber que o casamento foi celebrado em 13.12.1763, sendo ambos os nubentes solteiros, permite-nos conhecer que Cristóvão Couceiro Neves Facamelo e Maria Inácia Dinis Facamelo são os nomes pelos quais neste documento são identificados os Pais do nubente, sendo os nubentes identificados por Manuel Couceiro das Neves Facamelo e D. Margarida Freire de Valadares Cota Bandeira.

Confirmando-se assim o acerto firmado na correspondência de nomes diversos às mesmas pessoas, com uma novidade relativa ao Pai de Manuel Couceiro Neves. É que para além de Cristóvão Couceiro Neves, e Cristóvão Couceiro, usou também Cristóvão Couceiro Neves Facamelo.

Com os meus cumprimentos,

António Pena Monteiro

*Coruche, S. João Batista, fotograma 125/microfilme 1680.

Resposta

Link directo:

RE: Capitão-Mor Manuel Couceiro das Neves Facamelo

#325794 | A.Godinho | 20 mar 2013 15:59 | Em resposta a: #325429

Caros confrades

A 12/5/1752 são padrinhos de bapt de Bernardino, em Montargil, fº de José Pereira e de Maria Marques (meus ascendentes) , np de Antonio Rodrigues e Maria Condessa e nm de Manuel Marques e Maria Fouta, um Manuel Lourenço Facamelo e sua irmã Maria Gioa , da fregª e S. Pedro da Gafanhoeira.

Cumprimentos
António Godinho de Carvalho

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 05 mai 2024, 01:54

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen