Habilitações nas Ordens Militares - Tomo II - Ordem de Cristo

Este tópico está classificado nas salas: Famílias | Heráldica | Pessoas | Regiões

Habilitações nas Ordens Militares - Tomo II - Ordem de Cristo

#314419 | Luigi_E | 28 set 2012 22:54

Caros confrades,

Não tenho acesso a obra - Habilitações nas Ordens Militares - Tomo II - Ordem de Cristo (
http://www.biblioteca-genealogica-lisboa.org/citacoes.php?&nome=Simoa+da+Fonseca+de+S%E1%2C+D.&tipo=P&s_type=& ).

Um confrade aqui do Geneall me indicou que na página 397 podem ser encontradas informações a respeito de uma senhora chamada Simôa da Fonseca de Sá. Esta provavelmente e’ a mesma D. Simôa da Fonseca de Sá que foi casada com Manuel Rebello Borges, fidalgo da casa Real e cavaleiro da Ordem de Cristo. Segundo outra fonte, o casal mencionado era natural de Tânger e residiu na cidade de Lagos (Algarve).

Um detalhe interessante, os descendentes de Manuel Rebello Borges receberam cartas de armas e provas de nobreza na Ordem de Cristo que os ligava ao Manuel Rebello Borges mencionado aqui, as armas com as devidas diferenças eram as dos Rebellos que residiam no Algarve, exatamente como a mencionada na obra Pedatura Lusitana aos descendentes de Estevão Rebello.

Se alguém puder consultar esta obra e postar aqui estas informações ou tiver qualquer informação a respeito do casal mencionado ficarei muito grato.

Cumprimentos,

Luigi

Resposta

Link directo:

RE: Habilitações nas Ordens Militares - Tomo II - Ordem de Cristo

#314422 | Anachronico | 28 set 2012 23:35 | Em resposta a: #314419

Caro confrade,

Na mencionada pagina 397 podemos ler:

"JOSÉ CAETANO CORREIA, nat. da Ilha de São Miguel, filho de José da Costa e de s. m. D. Francisca Rebelo de Sá; n. p. de Manuel da Costa Veloso e de s. m. Maria da Costa; n. m. de Manuel Rebelo Borges e de s. m. D. Simoa da Fonseca de Sá. Consulta sobre as suas provanças. Em 12.07.1725 (m. 95, n.o 60)."

Immediatamente a seguir a este temos:

"JOSÉ CAETANO CORREIA DA ROCHA, consulta sobre as suas provanças. Em 07.06.1758 (m.95, n.o 62)."

Ignoro se este último é um parente.

É tudo.

Cumprimentos,
Anachronico

Resposta

Link directo:

RE: Habilitações nas Ordens Militares - Tomo II - Ordem de Cristo

#314463 | Luigi_E | 29 set 2012 15:22 | Em resposta a: #314422

Caro Confrade,

Muito obrigado pelas informações, elas ajudaram muito.

Agora estou pensando como posso encontrar o nome dos pais do Cap. Manuel Rebello Borges, talvez no processo dele na Ordem de Cristo, acredito que estes estejam na Torre do Tombo.

Cumprimentos,

Luigi

Resposta

Link directo:

RE: Habilitações nas Ordens Militares - Tomo II - Ordem de Cristo

#325521 | dduque | 17 mar 2013 03:48 | Em resposta a: #314463

Caros confrades,
alguém que tem o livro poderia consultar para mim o que aparece no título Inácio de Sousa Verneck (http://www.biblioteca-genealogica-lisboa.org/citacoes.php?&nome=In%E1cio+de+Sousa+Verneck&tipo=P&s_type=&).

Tenho uma dúvida:a importância do "defeito mecânico" caiu junto a "limpeza do sangue" nas ordens militares ? Quando foi ?

Atenciosamente,
Diego Duque

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 03 mai 2024, 19:04

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen