Licenciado Gil da Costa, de Vila do Conde, e sua mulher Branca Tomás

Este tópico está classificado nas salas: Famílias | Genética | Heráldica

Licenciado Gil da Costa, de Vila do Conde, e sua mulher Branca Tomás

#314439 | luizsillos | 29 set 2012 05:57

Caros Confrades.

Alguém teria informações sobre a ascendência de Gil da Costa, licenciado, e de sua mulher Branca Tomás, da Vila do Conde, tidos como cristão novos? Foram pais de outro Licenciado, Mauricio da Costa, de Barcelos.

Muitos cumprimentos
Luiz Gustavo de Sillos

Resposta

Link directo:

RE: Licenciado Gil da Costa, de Vila do Conde, e sua mulher Branca Tomás

#332189 | Ajc.oliveira | 10 jul 2013 00:33 | Em resposta a: #314439

Será que vai em tempo oprotuno?

Casamento em Vila do Conde (livro 33, fólio 39v):
A 08 de Março de 1545 recebeu o cura André Pires a Gil da Costa com Branca Tomás, filha de Tomás Rodrigues. Foram testemunhas: António Simão; Cristóvão Ribeiro; Sebastião Luís; Luís António; João Rodrigues; Fernão Barroso; Maria André; Maria Luís, filha de Afonso Luís.

Este é o 2º casamento de Branca Tomás. Veja-se estes batismos em Vila do Conde:
Livro 1, fólio 30v:
A 16 de Fevereiro de 1539, na Igreja de São João Batista de Vila do Conde, o padre Amador Gonçalves realizou o batizado de Catarina, filha de Pedro Eanes e de Branca Tomás Foram padrinhos Manuel Pires, genro de Ana Carneiro, Genebra Rodrigues, casada com Francisco de Barros.
Livro 1, fólio 65v:
A 16 de Setembro 1542 na Igreja de São João Batista de Vila do Conde, o padre Amador Gonçalves realizou o batizado de António, filho de Pedro Eanes e de Branca Tomás, filha de Tomás Rodrigues. Foram compadres André Afonso Folgueira, a mulher de Francisco Ferreira e Aldonça Lopes.

Casamento em Vila do Conde (livro 1, fólio 131v):
A 15 de Dezembro de 1576, o padre Diogo Dias Ferreira, realizou, na Igreja Matriz de Vila do Conde, o casamento de Maurício da Costa, licenciado com Maria Manuel. Foram testemunhas: António Martins Gaio; João da Maia; Pedro de Barros [com licença do Provisor por ser Advento, não lhes dei as bênçãos]

Não sei se serão, ou não, crstãos novos.

Cumprimentos

Alberto Oliveira

Resposta

Link directo:

RE: Licenciado Gil da Costa, de Vila do Conde, e sua mulher Branca Tomás

#332190 | luizsillos | 10 jul 2013 01:07 | Em resposta a: #332189

Caro Alberto.

Muito obrigado por suas informações. Você sabe me dizer, se Tomás Rodrigues, pai de Branca, é o casado com Isabel de Lugo?

Cumprimentos.
Luiz Gustavo

Resposta

Link directo:

RE: Licenciado Gil da Costa, de Vila do Conde, e sua mulher Branca Tomás

#332197 | MMSA | 10 jul 2013 07:13 | Em resposta a: #332189

Caro Alberto Oliveira
Muito obrigada por estas informações, muito oportunas. Por coincidência ainda ontem andei às voltas com a gente da Vila do Conde dos finais do século XVI : Mendes de Vasconcelos, Teives e Lugo. Vou voltar ao assunto e, se for o caso, recorrerei novamente à sua preciosa ajuda.
Cumprimentos
Manuela Alves

Resposta

Link directo:

RE: Licenciado Gil da Costa, de Vila do Conde, e sua mulher Branca Tomás

#332200 | MMSA | 10 jul 2013 08:56 | Em resposta a: #332190

No Caderno de Cristãos Novos de BarcelosTitulo 12º a Branca Tomás, que casou com o Licenciado Gil da Costa, é dada como cristã nova inteira; não me parece que a sua filiação conste do caderno mas tenho que ver melhor.
Tenho nos meus apontamentos uma referência tirada de um tópico do confrade Henrique Sousa Azevedo aqui no Geneall a um Tomás Rodrigues de Seabra, cristão velho, casado a primeira vez com Isabel de Lugo, o que parece excluir a hipótese de este ser pai da Branca Tomás, cristã nova inteira.
Cumprimentos
Manuela Alves

Resposta

Link directo:

RE: Licenciado Gil da Costa, de Vila do Conde, e sua mulher Branca Tomás

#332215 | luizsillos | 10 jul 2013 13:15 | Em resposta a: #332200

Manuela, na obra referida não consta o nome do pai de Branca Tomás. Consultando os paroquiais de Vila do Conde, o único Tomé Rodrigues que encontrei foi o Seabra, casado duas vezes, sendo a Isabel de Lugo a primeira esposa.

O que acho curioso é que no Felgueiras Gaio há referência a Tomé Rodrigues e sua segunda esposa Maria Dias da Maia, citando o filho Manuel Tomás. Há no Gaio uma preocupação em destacar que Tomás Rodrigues era cristão-velho e não novo (apesar da fama).

Em um processo envolvendo um neto de Mauricio da Costa, filho de Branca Tomás, dizem ser a mulher de Mauricio da Costa meio cristã-nova e não seu marido.

Assim, não descarto que o pai de Branca, possa ser este.

Cumprimentos.
Luiz Gustavo

Resposta

Link directo:

RE: Licenciado Gil da Costa, de Vila do Conde, e sua mulher Branca Tomás

#332218 | MMSA | 10 jul 2013 14:02 | Em resposta a: #332215

Branca Tomás poderia ser filha de um cristão-novo de Barcelos ou Guimarães, e não de Vila do Conde. Como já não lido com esta gente há algum tempo vou refrescar a minha memória e tentar obter mais informações. Se encontrar algo de novo, volto aqui.
Cumprimentos
Manuela

Resposta

Link directo:

RE: Licenciado Gil da Costa, de Vila do Conde, e sua mulher Branca Tomás

#332360 | luizsillos | 12 jul 2013 18:43 | Em resposta a: #332218

Manuela, boa tarde.

Aproveitando de seu conhecimento sobre as famílias de Vila do Conde, você teria alguma informação sobre a ascendência de Maria Manuel Carneiro, mulher de Mauricio da Costa, nora de Branca Tomás?

Tenho apenas que era filha de João Fernandes (moleiro) e de sua mulher Inês Afonso da Maia (viúva, c.c. Manuel Nunes). Esta, no registro de seu segundo matrimônio, consta ser filha "do Galhão".

Qualquer auxílio será excelente.

Cumprimentos.
Luiz

Resposta

Link directo:

RE: Licenciado Gil da Costa, de Vila do Conde, e sua mulher Branca Tomás

#332363 | MMSA | 12 jul 2013 18:53 | Em resposta a: #332360

Boa tarde Luiz
O mérito do conhecimento das famílias de Vila do Conde é do confrade Alberto Oliveira, não meu. Não sei mais que o Luiz sobre a ascendência da Maria Manuel Carneiro, mas se vier a saber mais sobre esta gente, não me esquecerei de partilhar consigo, pode ficar descansado.
Se o seu mail ainda for o mesmo, posso tornar a mandar-lhe, agora em pdf (muito mais prático) , o " Caderno dos cristãos -novos de Barcelos" .
Cumprimentos
Manuela

Resposta

Link directo:

RE: Licenciado Gil da Costa, de Vila do Conde, e sua mulher Branca Tomás

#332365 | luizsillos | 12 jul 2013 19:06 | Em resposta a: #332363

O e-mail é o mesmo! Em PDF, sem dúvida, é bem melhor. Galhão, só encontrei um João Álvares Galhão, c.c. Maria Fernandes (ora Rodrigues), filha de um Marcos Rodrigues. Fico tentando entender o uso do apelido "Maia" e "Sodré" nos descendentes desta família.

Cumprimentos,
Luiz

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 28 mar 2024, 10:17

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen