Escola médico-cirurgica de Lisboa

Este tópico está classificado nas salas: Arquivos | Bibliografia | Famílias | Pessoas | Regiões

Escola médico-cirurgica de Lisboa

#314666 | mtpq1234 | 02 out 2012 11:09

Bom dia,

Tenho um trisavô, João Luis Camilo de Miranda,que terá frequentado a escola médico cirurgica de Lisboa, e que terá obtido habilitação em 29-07-1837. Esta data foi-me indicada por um simpático confrade deste forum que a viu num documento do Governo Civil de Faro. Gostaria agora de consultar alguma documentação da Escola Médico Cirurgica de Lisboa onde talvez constem alguns elementos que me faltam sobre este meu trisavô. Onde e como poderei ter acesso a essa documentação?

Melhores cumprimentos

Teresa Quadros

Resposta

Link directo:

RE: Escola médico-cirurgica de Lisboa

#314713 | aeiou2 | 03 out 2012 12:07 | Em resposta a: #314666

Bom dia,
Há um Arquivo Histórico no Hospital de Santa Maria, Lisboa, ligado á biblioteca no piso 01.

Se for pela net encontra facilmente o e-mail e pode requerer por e-mail o que pretende saber e \ ou consultar, porque depois respondem indicando o dia em que podemos consultar presencialmente os doc. pedidos.

Contactos

Susana Henrique
susanahenriquesarrobafm.ul.pt

Lurdes Barata

lurdesbarrobafm.ul.pt

Telef. 217985134 ext. 44162
Telef. 217985132 ext. 44160

Contacto geral da biblioteca

biblarrobafm.ul.pt



Saudações

Maria Oom de Oliveira Martins

Resposta

Link directo:

RE: Escola médico-cirurgica de Lisboa

#314715 | mtpq1234 | 03 out 2012 12:36 | Em resposta a: #314713

Muito obrigada, vou já contactar a FM. Entretanto, descobri que já havia esse tema no forum e tirei alguns apontamentos.
Cumprimentos
Teresa Quadros

Resposta

Link directo:

RE: Escola médico-cirurgica de Lisboa

#314868 | Nolasco | 06 out 2012 18:38 | Em resposta a: #314713

Exma. Senhora
Tenho em meu poder o menu do Banquete de Confraternização dos cursos médicos de Lisboa desde 1869-1870 a 1924-1925. Este Banquete foi realizado a 20 de Dezembro e 1925 por ocasião do Primeiro Centenário da Regia Escola deCirurgia. Não sei aonde terá tido lugar mas foi servido pela Pastelaria Benard e constou de: Canja à Portuguesa; Filetes de Cherne, Gelêa com puré de fiambre; Perú assado com recheio; Couve-flor e molho de manteiga; Pudim Diplomata; Gelado Ninho de andorinhas; Fruta; Vinhos de mesa, Porto, Madeira e espumosos; Licores e Café.
O menu está assinado por C.(?) de Pina Machado; António Vicente da Silva; J. Silveira Moreno; Silva Telles (o meu Avô Francisco Xavier da Silva Telles) e por outro ex-aluno de quem não consigo decifrar a assinatura.
Este assunto talvez não lhe interesse directamente mas é um pouco da história da Escola Médica.
Cumprimentos
M.C. da Silva Telles Nolasco

Resposta

Link directo:

RE: Escola médico-cirurgica de Lisboa

#314876 | roz | 06 out 2012 20:19 | Em resposta a: #314868

Caro/a Nolasco

Achei interessante o seu comentario e tenho um tio-avo que se formou a 26/7/1882, assim, agradecia qualquer informacao que tivesse referente a esse ano ou aos anteriores.

Com os meus cumprimentos.
Rosario

Resposta

Link directo:

RE: Escola médico-cirurgica de Lisboa

#314879 | aeiou2 | 06 out 2012 20:51 | Em resposta a: #314868

Caro [a] M. C. da Silva Telles Nolasco,

Muito obrigada. Embora tenha vários familiares médicos, neste momento não estou debruçada em assuntos a elesrelatos

Saudações

Maria Oom de Oliveira Martins

Resposta

Link directo:

RE: Escola médico-cirurgica de Lisboa

#314957 | Nolasco | 08 out 2012 16:43 | Em resposta a: #314876

Exma. Senhora
Sei saber o nome do seu Tio-Avô não lhe poderei dizer se existe qualquer correspondência entre ele e o meu Avô.
Com os melhores cumprimentos
M.C. da Silva Telles Nolasco

Resposta

Link directo:

RE: Escola médico-cirurgica de Lisboa

#314959 | Nolasco | 08 out 2012 16:47 | Em resposta a: #314876

Exma. Senhora
Sei saber o nome do seu Tio-Avô não lhe poderei dizer se existe qualquer correspondência entre ele e o meu Avô.
Com os melhores cumprimentos
M.C. da Silva Telles Nolasco

Resposta

Link directo:

RE: Escola médico-cirurgica de Lisboa

#314962 | roz | 08 out 2012 16:56 | Em resposta a: #314957

Caro/a Nolasco

Desculpe nao ter entendido bem. Pensei que era so atraves dos menus que tem consigo! Chamava-se Antonio Maria Duate Ferreira e era oficial da Marinha. Assim que acabou o curso de medicina entrou de servico na canhoeira "Rio Lima" e depois no "Douro".
Muito obrigada pela sua atencao.
Com os meus cumprimentos.
Rosario

Resposta

Link directo:

RE: Escola médico-cirurgica de Lisboa

#314999 | JCC | 09 out 2012 10:23 | Em resposta a: #314868

Bom dia

Haverá alguma referência a um António Miguel da Silva Reis? O curso dele é anterior a essa data e nem estou certo que tenha sido de Lisboa, mas é mais uma tentativa...

Obrigado

João Cordovil Cardoso

Resposta

Link directo:

RE: Escola médico-cirurgica de Lisboa

#315005 | Nolasco | 09 out 2012 12:10 | Em resposta a: #314962

Exma. Senhora
Não tenho nenhum documento ou correspondência que provem ter havido conhecimento entre o seu Tio-Avô e o meu Avô mas decerto que se cruzaram nas suas vidas profissionais. O meu Avô terminou o curso na Escola Médico-Cirurgica de Lisboa em 1880 e também optou por ingressar na carreira naval: médico naval de 2ª classe em 1885, de 1ª classe em 1889, capitão-tenente em 1913; capitão de fragata em 1915; capitão de mar e guerra em 1918. Fez várias comissões no Ultramar tendo feito parteda guarnição das canhoeiras Vouga, Cuanza, Mindelo e D. Luiz e das corvetas Afonso de Albuquerque, Duque da Terceira e Rainha de Portugal e do cruzador Vasco da Gama. Posteriormente, reformou-se da Marinha e dedicou-se à investigação cientifica e ao ensino universitário.
Quanto ao nome de família Duarte Ferreira posso dizer-lhe que havia uma família muito conhecida com esse apelido que ia para a Ericeira.
Com os meus cumprimentos
M.C. da Silva Telles Nolasco

Resposta

Link directo:

RE: Escola médico-cirurgica de Lisboa

#315006 | Nolasco | 09 out 2012 12:21 | Em resposta a: #314999

Exmo. Senhor
Não encontro nenhuma referência ao nome que indicou. Faziam parte do curso, entre outros, o Dr. Francisco Reis Santos (Pai do crítico de Arte Luís Reis Santos e primo direito de Jaime Batalha Reis), e o Fialho de Almeida. Vou, no entanto, continuar a procurar entre a vária correspondência e documentação.
Cumprimentos
M.C. da Silva Telles Nolasco

Resposta

Link directo:

RE: Escola médico-cirurgica de Lisboa

#315021 | JCC | 09 out 2012 15:46 | Em resposta a: #315006

Muito obrigado pela sua ajuda.

Entrtanto descobri no Registo Geral de Mercês a nomeação dele, em 1834, como delegado do físico-mor do reino na Comarca de Évora e a sua substituição como médico do Hsopsital Militar de São Francisco, na mesma data.

Não faço idiea do que seja este Hospital e já enviei email ao Arquivo Hisórico Mlitar.

Cumprimentos

João Cordovil Cardoso

Resposta

Link directo:

RE: Escola médico-cirurgica de Lisboa

#315023 | roz | 09 out 2012 17:08 | Em resposta a: #315005

Caro/a Nolasco

Coincidencia engracada o seu avo tambem ter ido para a Marinha! Embora o meu tio-avo tenha acabado o curso 2 anos mais tarde 'e muito provavel que se conhecessem. Na Marinha talvez mais dificil por andarem em navios diferentes. Entre 1882 e 85 esteve por Cabo Verde, Angola e S. Tome nas canhoeiras Rio Lima e Douro e na corveta Duque da Terceira e uns poucos meses no hospital da Marinha em Lisboa. Em 1885 foi-lhe permitido a troca para o quadro de saude de Mocambique por 6 anos. Creio que tera' falecido la' pois nunca consegui encontrar registo (ou qualquer indicacao no AH da Marinha) e tao pouco esta' no jazigo de familia, o que 'e estranho. Tenho contudo a sua espada cerimonial.

Quanto aos Duarte Ferreira, tenho ainda alguns primos em Lisboa mas nao sei se costumavam passar ferias na Ericeira! Sei que havia outra familia Duarte Ferreira donos da Metalurgica do mesmo nome mas nao ha ligacao.

Muito agradeco as suas informacoes e amabilidade.
Com os melhores cumprimentos.
Rosario

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 29 abr 2024, 12:58

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen