Lançamento da reedição do livro "Memórias das Caldas da Rainha (1484-1884)"

Este tópico está classificado nas salas: Eventos | Famílias

Lançamento da reedição do livro "Memórias das Caldas da Rainha (1484-1884)"

#314689 | chartri | 02 out 2012 21:21

Memórias das Caldas da Rainha (1484-1884), edição fac-similada de Augusto da Silva Carvalho, é o título de um livro produzido pela Textiverso e a lançar nas Caldas da Rainha no próximo dia 20 de Outubro (sábado), às 16h00, no Centro Cultural e de Congressos (rua Dr. Leonel Sotto Mayor). A apresentaçao que vai estar a cargo do Dr. João Bonifácio Serra.

O livro Memórias das Caldas da Rainha (1484-1884), que agora se reedita em fac-símile, afirmou-se, ao longo de muitas décadas, como uma das referências documentais mais influentes para o conhecimento da história do Hospital Termal das Caldas da Rainha e da região envolvente, até à década de oitenta do século passado, altura em que outras investigações se desenvolveram e outras metodologias se adotaram. Originalmente editado em Lisboa pela Livraria Ferin, em 1932, assumiu-se então como o corolário de um demorado, exigente e rigoroso trabalho de investigação e sistematização documental, obrigando o ilustre médico, Augusto da Silva Carvalho, professor, investigador e fotógrafo, a empreender também uma ação de colecionador que lhe permitiu edificar umas das mais importantes e significativas coleções particulares de documentação histórica sobre o Hospital Termal das Caldas existentes no nosso país.
A publicação inicial deste trabalho, em 1932, constituiu uma forma de o Autor homenagear a rainha D. Leonor, atitude compreensível ao tempo, já que decorria a homenagem nacional à rainha fundadora da Santa Casa da Misericórdia, que culminou no lançamento da primeira pedra da estátua edificada nas Caldas da Rainha em sua honra. Para além disso, Augusto da Silva Carvalho terá querido também partilhar com todos os interessados pela História o conjunto de inéditos da sua coleção particular de documentos históricos, designadamente os das chancelarias Reais das Mercês e Privilégios, os da Mesa da Consciência e Ordens e outros avulsos, por ele transcritos a partir dos fundos documentais pertencentes aos arquivos nacionais.
A obra em si, enquadrada simbolicamente pelos anos da fundação do Hospital das Caldas da Rainha, 1484, e pelo ano de 1884, que assinala a chegada de Rafael Bordalo Pinheiro às Caldas da Rainha e o início da ação reformadora dos banhos caldenses encetada pelo arquiteto Rodrigo Berquó, assume-se, pois, como um livro de Memórias Históricas, dele resultando uma Monografia dotada de uma narrativa histórica dinâmica, baseada em documentos históricos, muitos deles inéditos em 1932 e que foram incluídos na obra como anexos.
Livro raro no mercado, volvidos apenas 80 anos após a sua edição, ele é ainda procurado por investigadores ou simples curiosos das antiguidades das Caldas da Rainha e, em especial, do seu Hospital Termal, pelo que esta reedição fac-similada irá, por certo, satisfazer todos os que, desejando aceder-lhe, tinham dificuldade em encontrá-la.

Cumprimentos
Ricardo Charters d'Azevedo

Resposta

Link directo:

RE: Lançamento da reedição do livro "Memórias das Caldas da Rainha (1484-1884)"

#314822 | chartri | 05 out 2012 21:17 | Em resposta a: #314689

Caros confrades

Sobre as Caldas da Rainha existe um conjunto de interessantes documentos sobre as suas águas, a saber:

- WITHERING, Guilherme - Analyse chimica da agoa das Caldas da Rainha. Lisboa, Oficina da Academia, 1795 (em inglês e em português)

- CUNHA, José Martins da - Analyse das agoas thermaes das Caldas da Rainha...". Coimbra, Real oficina da Univ. 1778

- GAGO, João Nunes - Tratado physico-chymico-medico das aguas das Caldas da Rainha. Lisboa, Tip Rollantina, 1779

- BRANDÃO, Joaquim Inácio de Seixas - Memórias dos annos de 1775 a 1780 para servirem de historia á analysi e virtudes das agoas thermaes da villa das Caldas da Rainha. Lisboa, Regia Oficina Typografica, 1781


e muito interessantes para quem queira estudar as Caldas da Rainha

O livro que se reedita de

CARVALHO, Augusto da Silva - Memórias das Caldas da Rainha (1484-1884). Lisboa, ed. autor, 1932

juntamente com

MADAHIL, António Sampaio - O concelho das Caldas da Rainha, monografia sanitária. Lisboa, edições Imprensa Médica, 1956

dão-nos o quadro sobre as Caldas da Rainha.
Lembro que o livro que será lançado a 20 de Outubro, no Centro Cultural, pelas 16h, a re-edição do de Augusto da Silva Carvalho, possui um magnifico indice Onomastico de 15 páginas que nos permite facilmente pesquisar sem problemas

Cumprimentos
Ricardo Charters d'Azevedo

Resposta

Link directo:

RE: Lançamento da reedição do livro "Memórias das Caldas da Rainha (1484-1884)"

#315011 | duarte1968 | 09 out 2012 13:48 | Em resposta a: #314689

E pena que perguntando nas Caldas, Junta de Freguesia, Serviço de Turismo, Livraria Parnaso e a outra livraria no Centro Comercial (Bertrand?), ninguem tenha conhecimemto da saida deste livro.Inscriçao anticipativa, aonde?
Horta

Resposta

Link directo:

RE: Lançamento da reedição do livro "Memórias das Caldas da Rainha (1484-1884)"

#315012 | chartri | 09 out 2012 14:24 | Em resposta a: #315011

a obtençao do exemplar do livro com desconto pode ser obtido consultando a pagina da editora Textiverso. Podera ainda ir a pagina http://www.familiasdeleiria.com onde encontra o link correcto.
Nao posso ser mais preciso pois estou fora de casa e envio esta mensagem do meu telemovel.
Lembro que ha uma data limite para adquirir com desconto.
Claro que a partir do lançamento estara disponivel para ser adquirido ou aqui no Guarda Mor ou na Ferin em Lisboa, ou ainda directamente a editora
cumprimentos
Ricardo Charters d Azevedo

Resposta

Link directo:

RE: Lançamento da reedição do livro "Memórias das Caldas da Rainha (1484-1884)"

#315014 | chartri | 09 out 2012 14:32 | Em resposta a: #315011

a obtençao do exemplar do livro com desconto pode ser obtido consultando a pagina da editora Textiverso. Podera ainda ir a pagina http://www.familiasdeleiria.com onde encontra o link correcto.
Nao posso ser mais preciso pois estou fora de casa e envio esta mensagem do meu telemovel.
Lembro que ha uma data limite para adquirir com desconto.
Claro que a partir do lançamento estara disponivel para ser adquirido ou aqui no Guarda Mor ou na Ferin em Lisboa, ou ainda directamente a editora
cumprimentos
Ricardo Charters d Azevedo

Resposta

Link directo:

RE: Lançamento da reedição do livro "Memórias das Caldas da Rainha (1484-1884)"

#315015 | chartri | 09 out 2012 14:33 | Em resposta a: #315011

a obtençao do exemplar do livro com desconto pode ser obtido consultando a pagina da editora Textiverso. Podera ainda ir a pagina http://www.familiasdeleiria.com onde encontra o link correcto.
Nao posso ser mais preciso pois estou fora de casa e envio esta mensagem do meu telemovel.
Lembro que ha uma data limite para adquirir com desconto.
Claro que a partir do lançamento estara disponivel para ser adquirido ou aqui no Guarda Mor ou na Ferin em Lisboa, ou ainda directamente a editora
cumprimentos
Ricardo Charters d Azevedo

Resposta

Link directo:

RE: Lançamento da reedição do livro "Memórias das Caldas da Rainha (1484-1884)"

#315194 | chartri | 11 out 2012 22:19 | Em resposta a: #315011

Caro Confrade
Só agora estou em minha casa e lhe posso responder corretamente:

Memórias das Caldas da Rainha (1484-1884), de Augusto da Silva Carvalho, vão ser apresentadas no próximo dia 20 de Outubro, às 16h00, no Centro Cultural e de Congressos das Caldas da Rainha ( Rua Leonel Sotto Mayor), pelo Dr.. João Bonifácio Serra.

Trata-se uma reedição do importante livro Memórias das Caldas da Rainha (1484-1884), de Augusto da Silva Carvalho, fac-símile da edição de 1932. Livro raro e muito procurado, vai estar agora à disposição dos investigadores ou simples curiosos das antiguidades das Caldas da Rainha, numa versão exactamente igual à original. A edição vai ser da Textiverso, de Leiria, com o meu patrocínio, e ainda em parceria com a Associação Património Histórico PH – Grupo de Estudos.

A fim de facultar melhores condições de aquisição, a editora Textiverso gostaría que este livro fosse adquirido por subscrição, sendo entregue na sessão da sua apresentação oficial e com um desconto substancial. O preço de capa será de 20 euros (IVA 6% incluído), mas, em caso de subscrição e pagamento prévio, o livro ficará a 17,50 euros (IVA 6% incluído), sem mais despesas. No caso de o subscritor não poder comparecer na sessão de apresentação, o livro será depois enviado por correio sem despesa de portes (em Portugal).

A subscrição deve ser indicada para textiverso@sapo.pt ou por correio normal, até 15 de Outubro (data do correio), para Textiverso
Rua António Augusto da Costa, n.º 4
Leiria Gare - 2415-398 LEIRIA – PORTUGAL

O pagamento pode ser em cheque, passado à Textiverso e enviado para aquela morada.

Parece-me que agora tudo ficou claro
Cumprimentos
Ricardo Charters d'Azevedo

PS: o livro só aparecerá nas livrarias a partir do seu lançamento dia 20 próximo

Resposta

Link directo:

RE: Lançamento da reedição do livro "Memórias das Caldas da Rainha (1484-1884)"

#315247 | chartri | 12 out 2012 21:35 | Em resposta a: #315194

,,

Resposta

Link directo:

RE: Lançamento da reedição do livro "Memórias das Caldas da Rainha (1484-1884)"

#315638 | chartri | 21 out 2012 00:50 | Em resposta a: #315247

http://www.ccc.eu.com/artigos/artigo.asp?sec=12&nid=1293

Resposta

Link directo:

RE: Lançamento da reedição do livro "Memórias das Caldas da Rainha (1484-1884)"

#316432 | chartri | 02 nov 2012 00:17 | Em resposta a: #315638

O livro, depois do seu lançamento - http://textiverso.com/ - ja se encontra à venda nas livrarias habituais e em muitos locais nas Caldas da Rainha

Cumprimentos
Ricardo Charters d'Azevedo

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 30 abr 2024, 08:09

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen