Pedido de ajuda - apelido abreviado (1699)

Este tópico está classificado nas salas: Formação

Pedido de ajuda - apelido abreviado (1699)

#315136 | PP | 11 out 2012 01:57

Caros confrades,

Gostaria de obter a vossa opinião sobre o apelido do pai da nubente: «(...) Catarina Neta, f.ª de João [?]» (ver por favor o último assento do fólio direito, 4.ª linha a contar do fim).

Tenho dúvida se é «Glz» (de Gonçalves) ou «Frz» (de Fernandes). A primeira letra parece-me um «G», mas...

Ver em: http://pesquisa.adporto.pt/cravfrontoffice/WebSearch/ImageFullScreen.aspx?DigitalObjectID=25445&FileID=_1030872

Agradeço antecipadamente, PP.

Resposta

Link directo:

RE: Pedido de ajuda - apelido abreviado (1699)

#315140 | tmacedo | 11 out 2012 06:56 | Em resposta a: #315136

Caro confrade,

Fernandes é o apelido do pai de Catarina Neta.

Cumprimentos,
António Taveira

Resposta

Link directo:

RE: Pedido de ajuda - apelido abreviado (1699)

#315147 | PP | 11 out 2012 12:03 | Em resposta a: #315140

Caro confrade,

Agradeço a sua ajuda.

Contudo, tinha a esperança da sua resposta ser outra...
Mas até pode ser que o padre se tenha enganado.

A questão é que não encontro o assento de batismo de Catarina Neto, nem nenhum filho do casal João Fernandes e de Maria Neto. Todavia, encontro o casal João Gonçalves e Maria Neto, que são precisamente do mesmo lugar e freguesia...

De qualquer forma agradeço, uma vez mais, a sua ajuda.

Cordiais cumprimentos, PP.

Resposta

Link directo:

RE: Pedido de ajuda - apelido abreviado (1699)

#315165 | cavaleirofidalgo | 11 out 2012 15:43 | Em resposta a: #315147

Boa tarde.

Concordo com a leitura do Confrade tmacedo. O apelido é Fernandes.

Muitas vezes, especialmente naquela época, as pessoas usavam vários nomes; por vezes eram registados com um apelido....... e no registo seguinte, com outro.

A minha sugestão é que procure mais filhos do casal, ou seja, mais irmãos de Catarina Neto. Até mesmo óbitos e testamentos para nomes dos Pais da Catarina Neto (e mesmo o óbito/ testamento) dela, pois pode dizer qualquer coisa do género: «peço que se rezem três Ofícios de dez padres............ pela alma de meu Pai, João Fernandes/ Gonçalves.........»).


Cumprimentos e disponha no que eu puder ajudar.
Luís

Resposta

Link directo:

RE: Pedido de ajuda - apelido abreviado (1699)

#315168 | PP | 11 out 2012 16:18 | Em resposta a: #315165

Caros confrades Luís e António Taveira,

Obrigado pela ajuda e pelas sugestões pertinentes.

Peço desculpa pela insistência, mas não vos parece mesmo um «G» na primeira letra? Se compararmos com o «f» que está na linha imediatamente em baixo, onde diz «freig.ª» (freguesia), a perna do «f», a par dos «f» de «Frz», nunca está fechada, ao contrário daquela que me parece ser «G». E também parece faltar-lhe o traço horizontal que divide o «f» a meio.

Espero que não levem a mal a minha insistência, pois também tenho dúvidas...

Todavia, nos assentos de batismo que encontrei dos filhos de Catarina Neto, surgem os seguintes dados:

1. (...) foram padrinhos de batismo: João Gonçalves e sua filha Maria, residentes lugar de «Pesso» (Pessô), freguesia de Salvador de Freamunde, Paços de Ferreira;

2. (...) foram padrinhos de batismo: Baltasar, solteiro, residente no lugar de «Sixto»[sic] (Xisto), e Bárbara, solteira, filha de João Gonçalves, residente no lugar de «Pesso» (Pessô), todos da freguesia de Salvador de Freamunde, Paços de Ferreira; foram testemunhas: Pedro Coelho e João Gonçalves, todos residentes na freguesia de Salvador de Freamunde, Paços de Ferreira;

3. (...) foram padrinhos de batismo: Baltasar (tio paterno do batizado), solteiro, irmão de João Fernandes (pai do batizado) (...);

4. (...) foram padrinhos de batismo: Manuel Ferreira, do lugar do [ilegível], e «Illena?» (Helena?), solteira, filha de João Gonçalves, do lugar de «Pesso» (Pessô), freguesia de Salvador de Freamunde, Paços de Ferreira;

Parece-me claro que João Gonçalves deve ser avô dos batizados, e Maria, Bárbara e Helena, tias maternas dos batizados.

Mas, infelizmente, não encontro os assento de batismo das ditas Maria, Bárbara e Helena.

Cordiais cumprimentos, PP.

Resposta

Link directo:

RE: Pedido de ajuda - apelido abreviado (1699)

#315171 | cavaleirofidalgo | 11 out 2012 16:53 | Em resposta a: #315136

De facto não tem a «perna cortada». Contudo se for um «g», é totalmente diferente dos restantes!

Até parece João «Santos»................. mas a letra e abreviatura está muito estranha.


Cumprimentos,
Luís

Resposta

Link directo:

RE: Pedido de ajuda - apelido abreviado (1699)

#315172 | portingal | 11 out 2012 16:53 | Em resposta a: #315136

Prezado PP,

A letra intermédia é claramente o desenho de um "e" invertido, donde se conclui que equivalerá a um "erre".

Saudações,

Carlos da Fonte

Resposta

Link directo:

RE: Pedido de ajuda - apelido abreviado (1699)

#315175 | Al.Cunha | 11 out 2012 17:26 | Em resposta a: #315168

Caro confrade PP

Boa tarde. Às vezes as coiincidencias ultrapassam de longe udo o que se pudesse prever.

Sugiro que a Briolanja Neta cujo assento de casamento está no 2º lugar da pagina esquerda, filha de filha de João Gonçalves e de sua mulher Maria Neta já defunta será irmã da Catarina Neta cujo assento de casamentoestá no 2º lugar da pagina direita do
documento.

Tem hipoteses de confirmar as suas suposições.

Abraço
Al.Cunha

Resposta

Link directo:

RE: Pedido de ajuda - apelido abreviado (1699)

#315177 | PP | 11 out 2012 18:10 | Em resposta a: #315175

Caro confrade Al.Cunha,

De facto no nosso caso particular as coincidências em muito nos ajudaram!!!

Também já tinha retirado o assento de casamento em causa.

Objectivamente não há nenhum casal João Fernandes e Maria Neta em Pessô, Freamunde, mas há João Gonçalves e Maria Neta, como comprova também o tal assento.

Mas, curiosamente, não encontro os assentos de batismo de alguns dos filhos do casal João Gonçalves e Maria Neta, que aparecem como padrinhos de batismo dos filhos de Catarina Neta.

Também é interessante, no casamento do fólio esquerdo, que Maria Neta é dada como defunta, mas no seguinte não.

Na minha opinião não está grafado Briolanja, mas sim «Angella».

Abraço, PP.

Resposta

Link directo:

RE: Pedido de ajuda - apelido abreviado (1699)

#315181 | cavaleirofidalgo | 11 out 2012 19:00 | Em resposta a: #315136

É curioso, mas o Padre faria primeiro a parte «redonda» do «g» e deslocava-se um pouco, fazendo a restante parte da letra.

Comparando o registo de Ângela, com o outro. o nome é João Gonçalves.


Cumprimentos,
Luís

Resposta

Link directo:

RE: Pedido de ajuda - apelido abreviado (1699)

#315200 | Al.Cunha | 11 out 2012 22:54 | Em resposta a: #315177

Caro Confrade PP


Tem toda a razão. Estava a matutar numa Briolanja pelo que me fugiu o nome

Abraço
Al.Cunha

Resposta

Link directo:

RE: Pedido de ajuda - apelido abreviado (1699)

#315201 | PP | 11 out 2012 23:25 | Em resposta a: #315181

Caro confrade Luís,

Agradeço o seu empenhamento e todas as ajudas.

Ao seu dispor, cumprimentos, PP.

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 26 mai 2024, 20:57

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen