Barca D.Ana 1860 - primeira canoa de pesca do alto em Moçamedes - José ‘Carne Viva’

Este tópico está classificado nas salas: Arquivos | Bibliografia | Eventos | Famílias | Genética

Barca D.Ana 1860 - primeira canoa de pesca do alto em Moçamedes - José ‘Carne Viva’

#315150 | xpto007 | 11 out 2012 12:45

Quem poder ajudar na descoberta de alguns familiares que se perderam no tempo para ficar a conhecer melhor a história do ‘Carne Viva’ e de Caetana Maria meus Bisavós.

O interesse é grande por ficar a conhecer o passado do José Carne Viva porque fez história por Olhão ao ir na primeira Barca D.Ana para Moçâmedes em 1860, é com grande tristeza que só conheço pequenos relatos deixados pela minha mãe daquilo que se lembrava da sua meninice. Era com grande orgulho ficar a conhecer mais ou conhecer seus descendentes. Minha mãe e minha tia-avó são os únicos descendentes que eu conheci, estes vieram para Setúbal.

Comprei o livro Caíques do Algarve no Sul de Angola do Dr. Alberto Iria no intuito de ler algo relacionada com José Martins alcunha José ‘Carne Viva’ mas pouco adiantou.

Todo o meu esforço ao longo dos anos de pouco resultou a não ser alguns documentos encontrados na internet

Arquivo Distrital de Faro - CÓDIGO DE REFERÊNCIA : PT/ADFAR/JUD/TJCOLH/001/04946

http://mossamedes-do-antigamente.blogspot.pt/2007_11_01_archive.html

Resposta

Link directo:

RE: Barca D.Ana 1860 - primeira canoa de pesca do alto em Moçamedes - José ‘Carne Viva’

#315187 | f4b2 | 11 out 2012 20:43 | Em resposta a: #315150

Caro(a)confrade

Deixo-lhe esta nota que retirei do Anuário de Portugal do ano de 1909,cito:

- JOSÉ MARTINS GAGO - Armação de Pesca na Bahia dos Tigres em 1909

- JOÃO MARTINS NUNES - Delegado da Repartição de Fazenda de Bahia dos Tigres e Porto Alexandre em 1909

- FRANCISCO JOSÉ de SOUSA PEIXE - Juiz Popular de Porto Alexandre em 1909

- FRANCISCO de SOUSA GANHO - Armação de Pesca em Mossamedes,1909

Porto Alexandre
A sede de Concelho d'este nome abrange a costa maritima desde o Cabo Negro até á Foz do rio Cunene ao N. de cabo Frio. - Foi elevada á categoria de Concelho em 1895.Era uma delegação do Concelho de Mossamedes,creada em 1894.
Foi em 1860 que se estabeleceram os primeiros Europeus na Bahia de Porto Alexandre. - A sua população actualmente é de 1786 habitantes,sendo 371 Europeus,na sua maioria oriundos do Algarve.

Cumprimentos

João Barroca

Resposta

Link directo:

RE: Barca D.Ana 1860 - primeira canoa de pesca do alto em Moçamedes - José ‘Carne Viva’

#315199 | xpto007 | 11 out 2012 22:45 | Em resposta a: #315187

Boa Noite,

É sempre com grande satisfação quando obtenho novas noticias, esta informação ainda não conhecia.
Tenho pena que nesta informação não esteja referenciado o meu bisavô José ‘Carne Viva’ – José Martins.

Na Barca D.Ana 1860 iam :

1 .O comandada José Guerreiro de Mendonça
2. Piloto José Guerreiro Nuno

Abordo

3. Francisco de Sousa Ganho e Esposa Maria Catarina Peixe
4., Francisco de Sousa Ganho ( filho de ambos com 9 anos),
5. António de Sousa Ganho, irmão do primeiro

E meu Bisavô

6. José Carne Viva


José Carne Viva o verdadeiro nome era José Martins que se pode verificar neste site

http://digitarq.adfar.dgarq.gov.pt/details?id=1006105


Obrigado pela satisfação que me deu ao responder ao meu pedido.

Gilberto Carvalho

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 06 mai 2024, 22:11

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen