ADVC - Freguesia de Gondoriz - ajuda

Este tópico está classificado nas salas: Pessoas

ADVC - Freguesia de Gondoriz - ajuda

#315229 | jagmc | 12 out 2012 14:09

Caros confrades,

Peço a alguém que frequente o ADVC e tenha alguma disponibilidade, me procure o assento de baptismo de Ana Maria Veloso filha de Francisco Veloso e Teresa da Cunha (que aparece também em assentos de netos como Teresa de Miranda e Teresa Cunha e Sousa).
Como referência indico a data de casamento de Ana Maria em Barcelos com António José de Azevedo - 31 de agosto de 1749. Gostava também de ter o nome dos avós, se for possível.

Agradecendo desde já,
J.Correia

Resposta

Link directo:

RE: ADVC - Freguesia de Gondoriz - ajuda

#315495 | Casimiro | 18 out 2012 19:40 | Em resposta a: #315229

Caro J. Correia,
Dediquei-me hoje um pouco a estes Velosos de Gondoriz, mas sinto que não é pera doce. Vamos ver:

Afonso, nasceu em 13-02-1721, baptizado a 20, filho de Francisco Veloso e de Teresa da Cunha. Padrinho: Afonso Manuel de Abreu de Zuniga, da vila dos Arcos e testemunhas Jacinto Tavares de Abreu e s/ irmão Feliciano Caldas Barbosa (este faleceu em 28-01-1748 em Gondoriz, solteiro e foi testamenteiro s/ irmão Jacinto.
Cota: 3.1.5.21, Nasc. 2, fs. 32, Gondoriz, Arcos de Valdevez.

Luiza, nasceu em 09-04-1726, baptizada a 22, filha de Francisco Veloso e de Teresa da Cunha, do lugar de Vilar de Mouros, Gondoriz. Padrinhos: Jacinto Tavares de Abreu, c/ procuração de Diogo Luís de Sousa, da vila dos Arcos e Eufrásia Soares.
Cota: 3.1.5.21, Nasc. 2, fs. 71 v., Gondoriz, Arcos de Valdevez.

Não encontro o baptizado/nascimento da Ana Maria Veloso.
Não encontro o casamento dos pais da Ana Maria, Afonso e Luiza.
Será que os pais casaram noutra freguesia, tivera lá a Ana Maria e depois vieram para Gondoriz? É uma hipótese.

Encontrei um óbito de um Francisco Veloso, viúvo , do lugar de Vilar de Mouros, Gondoriz em 08-04-1797. Não sei se este será que nos interessa, pois para trás não encontrei nenhum óbito de Teresa da Cunha.

Teriam casado nos Arcos? Os padrinhos eram de lá. Mas estou em crer que tanto S. Paio e S. Salvador, freguesias dos Arcos, os livros desta data estão retirados à consulta. Só nos microfilmes e eu tenho pouco tempo para isso, infelizmente.

Veja se me orienta para qualquer outra freguesia, talvez uma inquirição de genere?

Por agora é tudo, com os melhores cumprimentos,
Casimiro Puga

Resposta

Link directo:

RE: ADVC - Freguesia de Gondoriz - ajuda

#315534 | jagmc | 19 out 2012 13:52 | Em resposta a: #315495

Caro Casimiro,
Os meus agradecimentos por mais uma vez me ajudar.

Não tenho muitos dados sobre esta minha antepassada. Ana Maria casou em Barcelos em 31 ago 1749 com António José de Azevedo e no assento refere-se: "... com Ana Maria filha legítima de Francisco Veloso e de sua mulher Teresa de Sousa e Cunha da vila dos Arcos freguesia de S. Paio comarca de Valença do Minho e de presente assistentes na dita vila em casa de Jerónima Teresa..." sendo apresentadas licenças e certidões passadas na comarca de Valença.
Nos assentos de baptismo dos netos surgem várias moradas para os avós, num deles Gondoriz, noutros S. Paio Arcos e ainda vila dos Arcos. Francisco aparece num assento duma neta com o nome Francisco José Casão da vila dos Arcos e Teresa num outro assento surge como Teresa Miranda e noutro como Teresa da Cunha e Sousa da vila dos Arcos, freguesia de S. Paulo comarca de Valença.

Como vê um belo imbróglio. Comecei por Gondoriz porque tinha que começar por qualquer lado.
De momento é o que tenho, agora com mais alguma coisa graças à sua boa vontade.
Cumprimentos,
J.Correia

Resposta

Link directo:

RE: ADVC - Freguesia de Gondoriz - ajuda

#315551 | Casimiro | 19 out 2012 17:37 | Em resposta a: #315534

Caro J. Correia,
Você é um homem com muita sorte, quero dizer com isto que hoje já avançamos mais um pouco. Não satisfeito em Gondoriz, passei hoje à tarde um pouco por S. Paio de Arcos e descobri o seguinte:

Luís, nasceu em 03-08-1730 e baptizado a 6, filho de Francisco Veloso e de Teresa da Cunha, do lugar de Novelhos, S. Paio. Padrinhos: o Capitão Luís de Araújo, Cavaleiro Professo da Ordem de Cristo, de Santa Comba, Arcos e Dona Margarida Casada, moradora na sua Quinta da Carreira, em S. Paio. Testemunhas: o Doutor Lourenço Mendes da Costa, da vila dos Arcos.
Cota: 3.3.3.36, misto nº 4, 1719-1757, fs. 50, Arcos (S. Paio).

Ana Maria, nasceu em 28-04-1733, no lugar de Novelos? ou Novelhos?, S. Paio e baptizada a 1 de Maio, filha dos mesmos.
Padrinho: Paio de Araújo de Azevedo e Dona Ana, solteira, filha de Diogo Luís de Sousa e Castro, de Ferreiro (deve ser o lugar ou Quinta). Este Diogo Luís faleceu em 14-03-1762 em S. Paio.
Cota: 3.3.3.36, misto nº 4, 1719-1757, fs. 61, Arcos (S. Paio).

Ora aqui está a sua Ana Maria Veloso, escarrapadinha.

Não contente com isto, procurei os casamentos: Em 31-05-1719 em S. Paio de Arcos casaram-se Francisco Veloso, viúvo de Maria Barbosa, de Gondoriz, com Teresa da Cunha, moradora em S. Paio há mais de 12 anos, filha do Padre João da Cunha e de Maria Alves, de Gondomil, Monção (o pároco escreveu Monção, mas eu acho que é Valença). Testemunhas deste casamento: o Licenciado Gregório de Magalhães Lançós, António Coelho, o Padre Manuel Vaz da Silva e Domingos Gonçalves Vilela.
Cota: 3.3.3.36, misto nº 4, 1719-1757, fs. 110, Arcos (S. Paio).

Voltamos a Gondoriz:

Em 30-07-1697 em Gondoriz casaram-se Francisco Veloso, filho de André Veloso e de Domingas da Costa, do lugar de Vilar de Mouros, Gondoriz, com Maria Barbosa, filha de Francisco de Oliveira e de Madalena Barbosa.
Cota: 3.1.5.19, misto nº 4, 1687-1716, fs. 241, Gondoriz, Arcos de Valdevez).

Em 29-04-1733 no lugar de Novelhos, S. Paio de Arcos, faleceu Francisco Veloso, natural de Gondoriz. Sepultado dentro da sacristia da Misericórdia, limites desta freguesia.
Cota: 3.3.3.36, misto nº 4, 1719-1757, fs. 196, Arcos (S. Paio).

Até ao ano de 1786 não encontrei o óbito da Teresa da Cunha.

Caro J. Correia, não é muito, mas foi o que se pôde arranjar, dentro do meu limitado tempo e de boa vontade. Tanto quanto em me apercebi, Francisco e Teresa casaram-se em S. Paio, foram viver para Gondoriz onde o Francisco tinha lá casa e enviuvara, tiveram lá dois filhos, Luiza e Afonso, tornaram para S. Paio e tiveram aqui mais dois filhos, o Luís e Ana Maria.

Com os melhores cumprimentos,
Casimiro Puga

Resposta

Link directo:

RE: ADVC - Freguesia de Gondoriz - ajuda

#315552 | jagmc | 19 out 2012 17:45 | Em resposta a: #315551

Caro Casimiro Puga,

Muito obrigado pela sua ajuda.

J.Correia

Resposta

Link directo:

RE: ADVC - Freguesia de Gondoriz - ajuda

#338821 | clarimao | 30 nov 2013 01:23 | Em resposta a: #315551

Boa noite, por acaso algum dos participates neste fórum terá informação a respeito da filiação e descendência de "Lourenço Mendes da Costa", síndico do Conv. dos Arcos que aparece, neste post, como testemunha? Muito obrigada.
L.

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 01 mai 2024, 07:51

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen