Novas condições de acesso Geneall

Este tópico está classificado nas salas: Informática

Novas condições de acesso Geneall

#315555 | LBolacha | 19 out 2012 18:18

Caros Confrades

É com compreensão mas tristeza que li o anuncio do Geneall, mas não sei se percebi bem a mensagem.
Significa que apartir de amanha, ninguém não-pagante poderá consultar nenhuma informação no Geneall ou apenas os extras biográficos?
Será que alguém consegue perceber o que acontecerá ao forum, igualmente?

Atenciosamente
LRB

Resposta

Link directo:

RE: Novas condições de acesso Geneall

#315556 | hmartins | 19 out 2012 18:43 | Em resposta a: #315555

Julgo que a notícia esclarece bem o que acontecerá ao fórum: "Estas novas condições de acesso ficam para já em vigor na zona de língua portuguesa, de que apenas o Forum ficará excluído."

Resposta

Link directo:

RE: Novas condições de acesso Geneall

#315558 | LBolacha | 19 out 2012 19:14 | Em resposta a: #315556

Existem várias indivíduos que se conseguem chegar através de várias versões, e ainda não percebi se será o total acesso que se encontrará restrito.

De qualquer maneira, não deixa de ser uma pena este processo.
Ao se tornar totalmente exclusivo, irá tornar-se uma ferramenta para os genealogistas, o que levará a um aumento exponencial de exigência (o utilizador comum que aqui vem procurar alguém, se encontrar encontra, se não encontrar, voltará cá para procurar outra pessoa outro dia qualquer, o genealogista profissional espera sempre um serviço de qualidade, sem erros, duplicações de registos ou confusões), e exporá o geneall à concorrência de outras ferramentas (sites de genealogias com aplicações de facebook, em pads, com ligações directas a registos, a motores de busca como google books, etc).
Como apaixonado pela genealogia, dei os meus 2ºs passos aqui e foi aqui que conheci muitas pessoas que me ajudaram e aprendi a grande maioria das coisas que sei, mas como actual desempregado, nunca terei possibilidades de pagar a anuidade (embora nos ultimos 5 anos, tenha tido anuidade durante 2 anos e meio), e sem o geneall, bem, os meus dias acabaram de ficar definitivamente muito mais cinzentos e desconfio que existirá apenas a migração da maioria do trafego, senão de todo ele, para outros websites, com muita pena minha

LRB

Resposta

Link directo:

RE: Novas condições de acesso Geneall

#315563 | cavaleirofidalgo | 19 out 2012 19:32 | Em resposta a: #315558

Boa noite.

Também não entendo este comunicado do GeneAll....

Resposta

Link directo:

RE: Novas condições de acesso Geneall

#315566 | HRC1947 | 19 out 2012 20:02 | Em resposta a: #315563

http://www.geneall.net/P/article.php?id=148

Resposta

Link directo:

RE: Novas condições de acesso Geneall

#315571 | JMSA | 19 out 2012 20:39 | Em resposta a: #315566

Caros Confrades,

Quero aqui deixar o meu testemunho de total compreensão para esta decisão dos responsáveis do Geneall. O projecto é demasiado importante e grandioso para ser gratuito, terá que ser pago. E se todos os frequentadores pagarem um pouco ficamos com a garantia que este site sobreviverá durante muitos e muitos anos.
Quantas e quantas pessoas já não retiraram inúmeras informações a título gratuito neste site? É isto justo num projecto que é privado?

Cumprimentos
JMSA

Resposta

Link directo:

RE: Novas condições de acesso Geneall

#315572 | LBolacha | 19 out 2012 20:50 | Em resposta a: #315571

Eu compreendo a decisão, e acredito que os criadores devem ter pensado em todas as maneiras possíveis de não o tornar totalmente privado, mas não deixa de ser um verdadeiro desgosto aceitar este fim, especialmente para alguém, que por ter o "azar" de estar desempregado, vai deixar de puder contar com mais um fonte de cultura.
Infelizmente, vai o geneall como vai o país, e por alguém que utopicamente pensa sempre que as coisas podem melhorar, não é algo facil de se totalmente perceber.

Atenciosamente
LRB

Resposta

Link directo:

RE: Novas condições de acesso Geneall

#315579 | MariaDavid | 19 out 2012 21:57 | Em resposta a: #315555

Caro confrade

Não fosse a sua mensagem e ter-me-ía passado à margem esta alteração de funcionamento.

Estou, também, confusa sobre o âmbito da decisão que foi tomada. Significa que, usando as palavras dos responsáveis, "a partir do dia 20 de Outubro de 2012, toda a informação do site fique apenas acessível aos assinantes". Ora, sempre me consideraram na escola como boa aluna em português e, pela leitura que fiz, nem sequer ao Forun podemos aceder. É isto ou enganei-me na interpretação?

Não questiono as dificuldades económicas que os responsáveis estão a passar mas reconheço que tal medida, a ser levada a fio de espada, vai empobrecer este mundo da genealogia, castrar muitas iniciativas e, sobretudo, impedir que se trabalhe com mais segurança no âmbito deste tipo de investigação. Não posso esquecer que aprendi aqui muito com outros e que, por ter isso sempre presente no meu espírito, tentei ajudar outros nas suas dificuldades. Infelizmente para mim, nunca fui das mais beneficiadas com contributos de terceiros, talvez por as famílias/ nomes pesquisados não tenham tido eco nas outras investigações dos ditos terceiros.

Da parte que me toca, posso confessar, sem qualquer problema, que este ano me desvinculei do Genea Plus por várias razões, pensando retomar em Janeiro próximo. Mas isto deixou-me completamente "baralhada"...

Aproveito este "ainda" possível tempo de antena para deixar aqui uma mensagem a todos os que ao longo dos anos me têm contactado e dizer que continuarei a estar disponível para, dentro das minhas modestas possibilidade, ajudar no que for possível, bastando, para o efeito, escreverem para a minha caixa de correio genealógica: maria_david_eloy@yahoo.com.br

Com os meus melhores cumprimentos
Maria

Resposta

Link directo:

RE: Novas condições - os numeros

#315580 | Anachronico | 19 out 2012 22:15 | Em resposta a: #315555

Caros confrades,

"Enquanto o site continua, de mês para mês, a crescer sustentadamente em número de visitantes únicos - uma média de 310.000/mês nesta altura - vai decrescendo de mês para mês e de ano para ano o número de assinantes do Geneall Plus.

[...]

A informação facultada no Geneall Plus, mais especializada e completa, interessa sobretudo aos investigadores e aos genealogistas. E são estes os que, em última análise, têm dado o seu contributo decisivo para a manutenção do site. Representam, actualmente, cerca de 0.3% dos visitantes do site. O que significa que, para 99.7% dos utilizadores regulares do site, que o consultam gratuitamente, a informação que facultamos é suficiente e, não sentem, por isso, a necessidade de aderir ao Geneall Plus. Ora, se são apenas 0.3% dos nossos utilizadores que permitem a subsistência do Geneall, é sobretudo a eles que o site deverá ser dedicado.

Assim sendo, a partir do próximo dia 20 de Outubro, o Geneall passará a disponibilizar exclusivamente a informação aos assinantes do Geneall Plus."


Os numeros: 0.3% de assinantes de cerca de 300.000 vistantes unicos mensaes ~ 900 assinantes.

Se accreditarmos que esses approximadamente novecentos assinantes do Geneall Plus na media pagam os 35€ por 1 anno de assinatura, isso equivale a 31.500 €/anno de receitas. Se accreditarmos que todos pagaram os 60€ por dous annos de assinatura, isso equivale a receitas na ordem de 27.000 €/anno.

É muito possivel que o numero de assinantes seja inferior a esses novecentos. É assim muito possivel que as receitas annuaes sejam inferiores - por exemplo 25.000 €/anno. No limite, baseado nos dados citados, aceita-se receitas annuaes de apenas 20.000 €/anno, baseadas em ligeiramente menos de 0.3% de assinantes e uma media de visitantes unicos ao longo dos ultimos tempos algo inferior aos 300.000 actuaes.

Deixo aqui os numeros, para que os confrades os possam considerar. Quanto às despesas, essas apenas as posso imaginar.



Eu não sou assinante. Quem tem lido o que escrevo sabe que não sou genealogista, e sim historiador. Utilizo apenas esporadicamente a base de dados nas minhas pesquisas historicas para casos isolados. E tenho muito prazer em ler as contribuições dos confrades no Forum.

Mas imagino que a grande maioria d'esses hoje mais de 300.000 visitantes unicos por mes estão aqui porque procuram na base de dados os seus antepassados. Sem duvida alguns d'elles ancontrarão alguns. E muitos mais, espero, obterão inspiração e ajuda para iniciar as suas proprias pesquisas genealogicas - e quiça appreciação pella propria Historia. Mas pergunto-me, como historiador e não genealogista, se as informações no Geneall Plus valerão 30-35 €/anno. Isto, vindo de um homem que desde 2010 já gastou mais de mil euros em quasi meia centena de volumes da livraria do Geneall apenas, diz muito. Quantos "leigos" não pensarão o mesmo? E quantos na infeliz situação de desemprego do nosso caro confrade LBolacha (e aqui ficam os meus sinceros votos de que essa situação melhore o quanto antes), ou com situação de emprego indecisa, e quiça com responsabilidades familiares etc., não farão a mesma pergunta?

Quantos novos assinantes, para alem d'esses cerca de novecentos existentes, poderá ser possivel addicionar com esta iniciativa? Outros tantos? O dobro? O triplo? Ou apenas metade?

A titulo de comparação, quero lembrar que os "Livros das Portarias do Reino", cujo quinto livro veio recentemente a lume, soffreram uma queda systematica de subscriptores de mais de 50%, dos iniciaes 126 do Vol. I aos 61 do Vol V. Ora isto, para uma collecção archivistica absolutamente extraordinaria como esta, ainda por cima pello preço irrisorio de 40€ por volume, é absolutamente estonteante. Sessenta subscriptores em todo o pais, considerando a magnitude da obra, é ridiculo. Já o dobro o era. Ou o publico não entendeu como esta obra é uma das mais fantasticas publicações de fontes a nivel europeu das ultimas decadas - e approveito para dar novamente os meus parabens a Luis Amaral por toda a sua politica de publicação de fontes archivisticas -, ou então a crise realmente se faz sentir até mesmo na classe media alta que é o alvo d'esta obra de uma forma que não imaginara. Assim sendo, pergunto-me quantos estarão dispostos a pagar por uma assinatura de 30-35 €/anno. O tempo o dirá.



Nada do que escrevo é uma critica às novas condições de acesso. O Geneall pertence a Luis Amaral, e este está obviamente no seu pleno direito de fazer com elle o que quiser. Mas parece-me triste que se sacrifiquem trezentos mil visitantes mensaes por tão poucos assinantes, especialmente porque duvido muito que o Geneall venha a ter muitos mais com os presentes preços.

Já uma vez applaudi a proposta do nosso confrade Manuel Rosa, com quem practicamente sempre estou em desaccordo, excepto quanto a isto: a assinatura deveria ser muitissimo mais barata, ou pello menos deveria existir a possibilidade de accesso basico por uma quantia muito modesta. Se dos 300.000 visitantes unicos mensaes metade pagasse 3 €/anno, isso significaria receitas na ordem de 450.000 €/anno. Mesmo que apenas um quarto, ou 75.000, pagasse esses miseros 3 €/anno, isso significaria receitas de 225.000 €/anno - como vimos talvez 7-8 vezes mais que as receitas actuaes, e dezenas de milhares de pessoas. E mesmo apenas metade d'este ultimo numero mais que triplicaria as receitas. Tudo isto são apenas estimativas, obviamente. Mas será assim tão pouco realista? Aqui fica novamente a suggestão.

De qualquer forma, venha o que vier, apenas posso agradecer a Luis Amaral por nos ter deixado usufruir d'este magnifico site gratuitamente durante tantos annos.



Os meus melhores cumprimentos a todos,
Anachronico

Resposta

Link directo:

RE: Novas condições - os numeros

#315581 | LBolacha | 19 out 2012 22:33 | Em resposta a: #315580

Caro Confrade

(mais um termo que aprendi neste forum e que me acompanhará o resto da vida) Começo por lhe agradecer os votos de melhorias financeiras a nivel pessoal. Não poderia concordar mais consigo, ora quanto a uma das possíveis soluções (criar uma taxa de utilização minima da base de dados, dando apenas ajudas quanto às pesquisas - apenas o ano e o concelho de nascimento, ou apenas se puder consultar um determinado nr de antepassados, ou abrir a adição de novas pessoas a todos, mas dando um selo de qualidade aos registos comprovados por registos) ora quanto ao agradecimento que eu, e a maioria dos utilizadores desta página terão para com o Sr. Luis Amaral.

Pessoalmente tive a sorte de encontrar aqui uma bisavó (uma em oito), o que me despontou uma enorme curiosidade de saber mais e mais (e descobrir até há data perto de 2000 antepassados por minha pesquisa, muito raramente conseguindo cruzar antepassados do século XVI ou XVI com alguém desta base de dados), pondo desde sempre à disposição dos donos do site a possibilidade de fazer o upload total do que descobria, dando-lhes a possibilidade de lucrarem no futuro com isso, na esperança apenas de obter o que de melhor aqui consegui, o conhecer afastados primos que se tornaram, com o tempo, amigos. Esse ganho, não perderei nunca

Atenciosamente
Levi Redondo Bolacha

Resposta

Link directo:

RE: Novas condições - os numeros

#315582 | HRC1947 | 19 out 2012 22:42 | Em resposta a: #315580

Caros Confrades;

.... Salvaguardando os casos especiais, " quando todos pagam todos beneficiam ".

http://www.geneall.net/P/article.php?id=148

Os meus cumprimentos
HRC

Resposta

Link directo:

RE: Novas condições de acesso Geneall

#315596 | LCM | 20 out 2012 08:22 | Em resposta a: #315555

Caríssimos Confrades

Para mim o comunicado é claro: apenas 0,3 % das pessoas que consulta o site está inscrito no Geneall Plus. Ora, os outros 99,7 são, muitos deles, "clientes" frequentes, que não pasgam porque aquilo que o site dá - de graça - lhes é mais do que suficiente. Assim sendo, o que a mensagem diz é que estas informação será paga por toda a gente que a queira ver, depois de se inscrever - gratuitamente - três dias àexperiência.
A minha experiência de contacto com pessoas que consultam frequentemennte o site mas não estão inscritas, está de acordo com isto: dizem-me que as informações pagas são acessórias e que aquilo que podem ver, sem pagar, é tudo o que precisam para tirar uma dúvida ou satisfazer uma curiosidade.
Claro que as pessoas são livres de não se inscreverem e de não voltarem ao Geneall, mas eu, confessando já a minha ignorância, não conheço outra base de dados com a dimensão e a qualidade desta.
O Fórum continuará aberto a todos.

Cumprimentos
Lourenço Correia de Matos

Resposta

Link directo:

RE: Novas condições de acesso Geneall

#315598 | HRC1947 | 20 out 2012 12:19 | Em resposta a: #315596

Caros Confrades;

... Vendo bem a situação, até diria que a informação " grátis " que a Geneall tem posto à disposição dos
seus frequentadores até certo ponto tem mais interesse do que a informação especializada.
Sendo assim a Geneall a meu ver tem gerido menos bem o seu património.
Se todos pagarem, será muito mais justo, reparem que são dez cêntimos / dia, vezes 365= 35 Euros!!.

Os meus cumprimentos
HRC

Resposta

Link directo:

RE: Novas condições de acesso Geneall

#315602 | amrr | 20 out 2012 14:19 | Em resposta a: #315598

Caros Confrades,

Dadas as novas regras de acesso ao Geneall, parece-me que, se o número de subscritores do Geneall Plus aumentar significativamente, poderá ser possíver baixar o valor actual das quotas (p.ex., 20 EUR/6 meses e 35EUR/12 meses) que me parecem um pouco elevadas para muitos dos confrades/visitantes, ainda por cima na situação económica e social que estamos a viver.

No entanto, ontem mesmo, renovei o meu acesso por mais 6 meses. Findo este prazo logo verei se posso continuar a subscrever este serviço, ou não.


Com os melhores cumprimentos,
Arlindo Rodrigues

Resposta

Link directo:

RE: Novas condições - uma sugestão

#315610 | Decarvalho | 20 out 2012 17:09 | Em resposta a: #315582

Caros confrades,

Sou um frequente visitante e participante no Forum, ainda que não o seja em moldes regulares.
Desde que por aqui ando, por aí uma meia dúzia de anos, comecei também a consultar imensas vezes as bases de dados acessíveis gratuitamente e raras vezes me daria imenso jeito ter acesso ao Geneall Plus, pelo que nunca me tornei assinante.
Já outros confrades aqui sugeriram que se uma grande parte dos utilizadores não-registados começasse a pagar anuidade esta poderia baixar de preço e as receitas seriam bem maiores do que as actuais (calculadas pelos confrades).
Creio que o Geneall poderia estabelecer três níveis de acesso: Forum (grátis), Básico (p.ex. 10-15 €) e Plus (preço actual).
O preço do nível Básico seria equivalente ao de um livro muito barato e creio que a maioria dos frequentadores poderia aderir.
Isso permitiria também ao Geneall manter um número de "clientes" suficientemente atraente para angariar publicidade, o que lhe vai ser mais difícil se os actuais frequentadores se dispersarem pela "concorrência"

cumprimentos
Carlos Calado

Resposta

Link directo:

RE: Novas condições - uma sugestão

#315620 | set1405 | 20 out 2012 20:40 | Em resposta a: #315610

Caro Carlos Calado
Concorco com a sua proposta ou mesmo com a proposta de " Anachronico". Parece pois que alternativas existem! Será que técnicamente poderão ser postas em execução? Espero que seja encontrada a solução mais justa para todos os que consultam este magnífico site e para quem é responsável por ele.
Cumprimentos
Ricardo Silva

Resposta

Link directo:

RE: Novas condições - uma sugestão

#315634 | cacalmei | 20 out 2012 23:29 | Em resposta a: #315610

Caro Carlos Calado,

Tem inteira razão. De facto a diferença do nível de informação cedida aos assinantes e não assinantes, tornava dispensável a associação na versão Plus.
Tive, há cerca de um ano, a oportunidade de referir esse facto por escrito, ao Luis Amaral.
Do mesmo modo que também lhe referi o facto de as actualizações também deverem,quanto a mim, ser restritas ou pelo menos, dada prioridade aos assinantes. Não por uma questão de discriminação gratuita, mas pelo facto de os proponentes de alterações, que se viessem a verificar erradas, facilmente poderiam ser identificados, e também o facto de os aderentes ao Plus aguardarem tanto tempo como qualquer outra pessoa para ver as suas alterações publicadas. Eu por exemplo, "cansei" desde há uns tempos e não tenho enviado nada.
Apesar de o preço de acesso ao Plus ser em números redondos 10 cêntimos por dia, admito as dificuldades decorrentes da conjuntura, pelo que a sua proposta de um nível intermédio, se tecnicamente possível, me parecer ser uma boa proposta.
Os meus cumprimentos

francisco pinto de almeida

Resposta

Link directo:

RE: Novas condições de acesso Geneall

#315650 | aeiou2 | 21 out 2012 09:36 | Em resposta a: #315596

Concordo com.as novas regras e lamento, que houvesse alguém, sem integridade mental e cívica, postasse no Fórum, informações que só os que pagam, tinham acesso.

Lamento, mas quer gratuito tem os Mormons

Para haver qualidade há que pagar e só lamento que uma minoria se tenha armado em dono do Fórum.

Saudações

Maria Oom de Oliveira Martins

Resposta

Link directo:

RE: Novas condições de acesso Geneall

#315651 | valboa | 21 out 2012 10:33 | Em resposta a: #315650

Meu caro Luís Amaral

O serviço que tem feito o favor de nos prestar, aos que pagam e muito mais aos que não podem ou não querem pagar, é dificílmente mensurável. A BD do GENEALL é um instrumento precioso para os que dele necessitam profissionalmente e para os que por simples curiosidade o consultam.

Na minha opinião é um bem que não nos podemos dar ao luxo de perder. Imagino os sacrifícios e as contas que deve fazer para conseguir manter de pé esta estrutura. O trabalho que lhe deu a criá-la, a mantê-la e o orgulho que deve sentir pela OBRA que realizou, são seguramente os motivos porque ela ainda existe.

Não sei se será possivel, pois não conheço o funcionamento interno do site,e portanto não sei se isso é fisicamente realizavel, mas dava-lha a sugestão de criar um patamar intermédio, que permitisse o acesso á BD simplificada ( com o preço reduziso, mas que multiplicado por muitos milhares, poderia ser atraente -por exemplo € 12 / ano ) e que mantivesse a existente para quem quer e necessita de obter uma informação mais aprofundada.

Esta ideia é mais uma achega á possivel descoberta do modo de manter de forma financeiramente viável o GENEALL.

Obrigado pelo que nos tem proporcionado

um abraço

Jorge Albuquerque da Quinta

Resposta

Link directo:

RE: Novas condições de acesso Geneall

#315652 | LBolacha | 21 out 2012 10:44 | Em resposta a: #315650

Minha Senhora

O Sr Luís do Amaral tem toda a legitimidade para mudar as condições de acesso, e não se encontra ninguém aqui a opor ou pronunciar contra, apenas a lamentar esse facto, tentando, como ultima medida, dar potenciais ideias ao Sr Luís do Amaral para ajudar o geneall no seu todo (com a sua parte de egoísmo, obviamente, estando cada qual a sugerir algo a que pudesse ter acesso).
Quanto ao ataque que fez sobre a integridade, embora realmente possa não achar isso o mais correcto possível, a verdade é que o contrário também se passava. Isto é, muitos milhares de pessoas foram adicionadas (e biografadas) na base de dados através de referencias dadas no forum, estando a partir desse momento a ser uma potencial fonte de lucro, sem ninguém do forum ter pedido qualquer parte desse lucro.
Infelizmente, muitas pessoas não têm possibilidades para pagar por uma assinatura, seja de um jornal, site, ou seja do que for, por muito que o desejem ou até que precisem disso para o seu trabalho. Como se pode ver na nossa sociedade (e não no geneall), uma cada vez maior e maior franja da população não tem essas possibilidades, mas essa mesma franja foi a responsável pelo sucesso do geneall durante estes anos todos (não as pessoas que têm e genealogicamente falando sempre tiveram possibilidades economicas) deste site, através de um continuo, potente e enorme passa-palavra, que atraiu os números de acesso que o site tem hoje.

Atenciosamente
Levi Redondo Bolacha

Resposta

Link directo:

RE: Novas condições de acesso Geneall

#315653 | tiagova | 21 out 2012 11:54 | Em resposta a: #315555

Bom dia,

Compreendo a situação do Geneall, mas acho que seria preferível não vedar o acesso gratuito, optando antes por limitar ainda mais o acesso à informação disponível de forma gratuita. Os utilizadores free não deixavam de aceder gratuitamente, mas agora com ainda menos informação. Apesar de tudo sempre poderiam divulgar e passar a palavra a potencias utilizadores assinantes.

Um abraço
Tiago Silva

Resposta

Link directo:

RE: Novas condições de acesso Geneall

#315655 | LBolacha | 21 out 2012 12:00 | Em resposta a: #315555

Triste dia este para a genealogia em Portugal =(

Resposta

Link directo:

RE: Novas condições de acesso Geneall

#315656 | HRC1947 | 21 out 2012 12:34 | Em resposta a: #315653

Caro Tiago;
Por favor, pode concretizar a sua argumentação.
Cumprimentos
HRC

Resposta

Link directo:

RE: Novas condições de acesso Geneall

#315658 | evieira | 21 out 2012 12:52 | Em resposta a: #315652

Caro Levi Redondo Bolacha,

Creio que o confrade foi o primeiro a tocar no ponto:

- A BD do site é feita, creio que na sua maioria, por contribuições de pesquisadores que enviaram o fruto do seu trabalho sem quaisquer intenções de lucrarem com isso;
-Os administradores resolvem agora restringir o acesso a estes dados, INCLUSIVE ÀS PRÓPRIAS PESSOAS QUE OS ENVIARAM.
É desnecessário dizer que, se os pesquisadores que abnegadamente enviaram informações, soubessem que o acesso a estas lhes seria vedado, vindo a servir apenas para engordar a carteira dos administradores do forum, então a BD deste espaço seria muito mas muito mais pequena.

Dito isto sinto-me aliviado por não ter enviado, nem para forum nem directamente para BD, nem uma fracção das informações genealógicas que, com tempo, sempre tinha tido intenção de enviar.

Cmpts
E.Simões

Resposta

Link directo:

RE: Novas condições de acesso Geneall

#315660 | NISGM | 21 out 2012 14:37 | Em resposta a: #315658

confrades,

Não deixa de ser verdade que boa parte das bases de dados que trazem aqui milhares de pessoas, foram construídas também pelo muito trabalho dos utilizadores.

Por muito boa que seja a ideia, e é, só o forum me trouxe recentemente a primeira informação útil a título pessoal. E sou membro desde o primeiro mês.

Devia repensar-se o valor, alto, do acesso.

Atentamente, nuno de m.

Resposta

Link directo:

RE: Novas condições de acesso Geneall

#315661 | nvieira | 21 out 2012 14:56 | Em resposta a: #315655

Boa Tarde,
Embora este sítio, site, seja de um privado, foi por ser aberto ao público que ele cresceu!
Senão fosse pelas mãos de muitas pessoas que não são pagantes este sítio não tinha crescido tão rápido.
É pelo respeito a essas pessoas que deveria ter sido equacionado outras medidas.
A maioria das pessoas que ajudou a crescer este sítio, acrescentou à base de dados famílias e ligações de difícil conhecimento. Porque as de fácil conhecimento, ou seja famílias mais influentes nas suas décadas são de fácil conhecimento, e em qualquer livro de Família os tem.
É por essas pessoas que penso que o administrador do sítio deveria ter pensado.
Os livros de família que estão à venda podemos dizer que são plágio uns dos outros. Raros são os livros de família que só muda apenas o escritor. E nesses livros como muitos de vós sabem vem sempre as mesmas famílias, os mesmos nomes, os mesmos ramos.
O que fazia deste sitia um sucesso, era ser aberto a qualquer pessoa, qualquer pessoa podia fazer as suas ligações.
Cada um entende o que quer, mas quando se ajuda a crescer podemos dizer que também é nosso!
E cada um é livre de atacar como o bem entender…

Resposta

Link directo:

RE: Novas condições de acesso Geneall

#315666 | cardosodoamaral | 21 out 2012 15:51 | Em resposta a: #315571

Caras e Caros Confrades

Estou à vontade para falar , porque não sou assinante.

Se pudesse pagava um valor intermédio, para que não me fosse vedado o acesso, mas Luís Amaral assim o entendeu e está no seu direito.

Já aqui se falou na conjuntura social e económica, que realmente deixa quem vive na corda bamba num desespero e a esses desejo melhores dias, porque não estamos livres que não nos aconteça o mesmo.

Não sabia e peço desculpa pela minha ignorância, que se podia como voluntário contribuir com nomes para a base de dados, não é que seja genealogista, mas consegui "construir" alguns segmentos da minha modesta família.

Tive , como é óbvio, ajuda de alguns confrades aqui do Geneall e outros a título particular.

Esses dados, apesar de ser um simples curioso do Genall, estarão à disposição do mesmo. Se assim o desejarem poder-me-ão contatar.

Espero que haja alterações quanto ao propósito de acessibilidade, para que todos possamos lucrar.

Sem dúvidas é uma base de dados única no Mundo. Bem haja aos seus proprietários e que consigam prosseguir as suas pretensões, mais e melhor.

Cordiais cumprimentos e até breve

Adelino Cardoso do Amaral

Resposta

Link directo:

RE: Novas condições de acesso Geneall

#315669 | tiagova | 21 out 2012 15:59 | Em resposta a: #315656

Caro HRC,

Por exemplo, para além do que já hoje é inibido aos acessos gratuitos, alargar a inibição a informação adicional, como seja:

1) século 19 e anteriores;
2) datas de nascimento, baptismo, casamento e óbito;
3) locais de nascimento, baptismo, casamento e óbito;
4) etc.

Um abraçp
Tiago Silva

Resposta

Link directo:

RE: Novas condições de acesso Geneall

#315671 | HRC1947 | 21 out 2012 16:23 | Em resposta a: #315669

Caro Tiago;
O. K., obrigado
Cumptºs
HRC

Resposta

Link directo:

RE: Novas condições de acesso Geneall

#315675 | Luis K. W. | 21 out 2012 16:49 | Em resposta a: #315555

Fiz as mesmas contas que um outro nosso Confrade. 0,3% de 300.000 são 900 assinantes. A uns 30,00 euros/anos, são mais de 25.000 euros por ano. É pouco? Só o Luís Amaral o poderá dizer.

Agora, o que me deixa PERPLEXO é o Luís Amaral dizer que o Geneall presta um serviço ...

Então e eu que coloquei CENTENAS de nomes no site, não prestei um serviço? E, que me lembre, foi gratuito.
E agora o Geneall vai VENDER o MEU trabalho a terceiros?!?

Ó Luís Amaral, olhe que isto não fica assim...

Resposta

Link directo:

RE: Novas condições de acesso Geneall

#315677 | tiagova | 21 out 2012 16:59 | Em resposta a: #315671

Caros confrades,

De todos os sites de genealogia que conheço em todo o mundo o GENEALL é de longe o melhor. A qualidade tem um preço e como tal compreendo a razão de 0,3% não poderem continuar a suportar o que não é suportável.

Temos 2 hipóteses:
(i) alargar a contribuição a mais pessoas por um preço relativamente menor, ou;
(ii) mantê-lo como está e inundá-lo de pop-ups e publicidade mais ou menos agressiva da qual fugimos por essa internet fora!!

Na minha opinião, apenas a primeira manterá o nível que já alcançou!

Um abraço
Tiago Silva

Resposta

Link directo:

RE: Novas condições de acesso Geneall

#315678 | Vínculo | 21 out 2012 17:11 | Em resposta a: #315675

Caro Luís K. W.

Acho que está a exagerar ao afirmar que o Geneall vai vender o seu trabalho a terceiros.
Quem colocou os dados no site fê-lo por livre iniciativa. Se o site não existisse tal não seria possível.
Afirmações como algumas que têm sido feitas não ajudam nada a resolver o problema.
Com um pouco de bom senso talvez se encontre uma solução.
Cps

AB

Resposta

Link directo:

RE: Novas condições de acesso Geneall

#315682 | valboa | 21 out 2012 17:49 | Em resposta a: #315678

Caros frequentadores deste fórum

Aquilo que se lê é absolutamente espantoso.
Julgo que há várias razões pelas quais muitos de nós fornecemos informações para serem introduzidas na BD:

1- Porque quisemos ver a nossas ligações familiares serem publicadas num site especilizado

2 - Porque por vaidade quisemos ter as nossas ligações familiares serem mostradas aos que visitam o site

3 - Porque em termos genealógicos fornecemos conscientemente pistas para outros poderem avançar nos seus estudos

4 - Porque utilizando a base de dados encontarmos a ' papa ' feita em muitos casos, para avançar na busca das nossas raízes.

Outras haverá certamente, mas em todas elas não consigo encontrar nenhuma que seja obrigatória.
Todos o fizemos voluntáriamente e sem pensar sequer em ter uma recompensa. A recompensa está em minha opinião em podermos ter acesso a este fantástico site. Pagando ou não.

A seguir virá a questão, que todos compreendemos, de se estar perante um problema de custos elevados, que só o Luís Amaral saberá os montantes, e que julgo não podermos criticar, ou achar que o Luís tem obrigação de nos facultar o que é dele.

Alguém já disse em anteriores intervenções que '' era uma questão de bom senso ''.

Peço-lhe que reflitam e procurem arranjar ou propor soluções construtivas e não pensem só em cada um, e nos seus problemas ou dificuldades. Cada um a seu modo terá seguramente limitações.

cumrprimentos

Jorge Albuquerque da Quinta

Resposta

Link directo:

RE: Novas condições de acesso Geneall

#315683 | silvestre | 21 out 2012 17:50 | Em resposta a: #315678

Concordo plenamente com a decisão tomada, tanto pela segurança e privacidade das pessoas indexadas, vivas, como por uma questão de justiça. Todos temos prioridades e todos devemos fazer pequenos ou grandes sacrifícios, seja pela educação dos filhos seja pelo nosso enriquecimento cultural e espiritual. A anuidade é bastante acessível e de pouco teremos de abdicar para aceder aos dados. Quando entrei sem fazrer "login" verifiquei que o forum pestá acessível a todos, uma medida que considero correcta. Injusto seria o facto de alguns financiarem para todos, o acesso ao trabalho de mais de uma década.

Vera Videira

Resposta

Link directo:

RE: Novas condições de acesso Geneall

#315684 | aeiou2 | 21 out 2012 17:53 | Em resposta a: #315683

Muito bem!

Maria Oom de Oliveira Martins

Resposta

Link directo:

RE: Novas condições de acesso Geneall

#315685 | aeiou2 | 21 out 2012 17:59 | Em resposta a: #315682

Muito bem!

Maria Oom de Oliveira Martns

Resposta

Link directo:

O Geneall, as novas condições e a crise...

#315687 | JCC | 21 out 2012 18:25 | Em resposta a: #315580

Caros confrades

Antes de mais começo por afirmar que compreendo perfeitamente a decisão dos proprietários do Geneall.

Admito que apenas quem vive completamente alheado dos negócios das telecomunicações e TI/SI poderá pensar que uma base de dados os respectivos hardwares e softwares, as conectividades que nos permitem aceder ao site e ter resposta imediata e não ficar pendurado, as pessoas necessária à gestão e manutenção de tudo isto e ainda às actualizações constantes e às investigações/validações que lhes estão associadas tem um custo irrisório...

E será certamente por isso que se reclama contra ter de pagar 30€ por ano...(ou mesmo 35€)

Mas umas pequenas contas ajudam: São menos de 3€ por mês o que, ao preço dos cafés, dá menos de 5 cafés, ou seja, um por semana.

Qual é o genealogista, ainda que apenas no inicio dos seus trabalhos, que não se pode privar de um café por semana para aceder a esta fantástica base de dados?.

Cumprimentos

João Cordovil Cardoso

Resposta

Link directo:

RE: Novas condições de acesso Geneall

#315690 | JMSA | 21 out 2012 18:39 | Em resposta a: #315675

Estou perplexo com as declarações aqui escritas que pretendem a qualquer custo arranjar pretextos para aquilo que é óbvio. Então não é verdade que uma qualquer empresa cresce graças aos seus clientes? e esses clientes não pagam à empresa? e não é graças a esses pagamentos que a empresa cresce?
O que é que os senhores querem inventar agora?
Querem vir com a justificação que o Geneall vos é devedor devido às informações que cederam? Alguém, ou o Geneall, vos pediu alguma coisa ou fizeram-no de livre vontade, como eu, apenas com o objectivo de aumentar e enriquecer a maior base de dados existente na Europa? Porque é que não pede para o Geneall apagar todos os dados que deu? assim ninguém lhe ficava a dever nada já que se sente tão lesado e quase que acha que o site vai fazer uma fortuna graças às suas informações. Será que tem noção do ridiculo desta sua afirmação?!
Realmente há pessoas para tudo e interpretações para o que se quiser mas há que por limites senão entramos no campo do absurdo e do vale tudo...
Aceito esta decisão do Geneall porque acredito que é a única hipótese de manter o site em funcionamento e vivo.
JMSA

Resposta

Link directo:

RE: Novas condições de acesso Geneall

#315691 | pedrolx78 | 21 out 2012 18:40 | Em resposta a: #315555

Boa tarde,

Em primeiro lugar gostaria de afirmar que compreendo perfeitamente a decisão tomada pelos gestores deste 'site'.

Aproveito para deixar uma proposta, que poderá ajudar:

- manter de acesso livre os dois ou três primeiros nomes pesquisados por um qualquer IP no espaço de uma semana. A partir daí redireccionar para a página com proposta de adesão.

Isto porquê? Porque poderá ajudar a que os utilizadores que eventualmente não conheçam o Geneall, e venham cá parar - conheçam a base de dados, e se juntem à comunidade.

Há outros sites, incluindo jornais e publicações (por exemplo: o Financial Times) que utilizam este método.

Cumprimentos,

Pedro Teles

Resposta

Link directo:

RE: Novas condições de acesso Geneall

#315692 | pedrolx78 | 21 out 2012 18:46 | Em resposta a: #315691

PS: acrescento que este método permitiria que o número de visitas ao sit não diminuisse, o que é bom a nível de manutenção da publicidade.

Digo isto porque será expectável a diminuição do número de visitas com a limitação das informações apenas a membros do Geneall +.

Com a autorização do acesso gratuito a informação (por exemplo) três vezes por semana , não perderia os visitantes esporádicos.

Cumprimentos.

Resposta

Link directo:

acesso aos dados dos Reis

#315696 | silvestre | 21 out 2012 18:54 | Em resposta a: #315683

Acrescento ao que disse que também os "contribuintes" do geneall fazem crescer a BD com o trabalho das suas pesquisas sem sequer pôr em causa a justiça da anuidade.
Proponho apenas, já que deve ser o interesse cultural que move os discordantes, que fiquem acessíveis os dados relativos aos reis de Portugal e não só, caso seja tecnicamente possível, claro, como forma de motivar a utilização do site.

Vera

Resposta

Link directo:

RE: Novas condições de acesso Geneall

#315764 | pperneta | 22 out 2012 05:21 | Em resposta a: #315571

Se a informação aqui presente estivesse correctamente fundamentada, de modo a se saber de onde vem cada informação, até poderia valer a pena o pagamento da anuidade. Mas assim como estava, com um amontoado de fontes jogadas à toa na barra da esquerda, e cada um que se desenrasque para saber o que veio de onde, e isto quando tem fonte, realmente não compensa. Genealogia sem fontes precisas vale o que vale, que é pouco mais ou menos que nada. isto de facto tinha alguma utilidade como guia básico, mas na minha opinião não vale o preço que pedem. Aliás, a falta de fiabilidade desta base de dados levou mesmo a que a sua utilização como fonte fosse banida da Wikipédia Lusófona.

A juntar a isto, foram inúmeras as vezes que enviei correcções e aditamentos, especialmente quanto usufruía do serviço pago, sempre devidamente fundamentadas com o respectivo registo paroquial, sem que nunca tenha visto qualquer alteração no site. Após perceber que não tinha retorno, desisti de colaborar no crescimento do Genea e passei apenas a utilizador ocasional. E em boa hora o fiz, pois não gostaria nada de ter agora de pagar uma avença para ver os frutos do meu trabalho voluntário. Outros certamente tiveram experiências melhores, pois vejo gente aí que diz que conseguiu colocar dados aqui no Genea enviando as correcções, eu nunca tive essa sorte (ou azar, como se vê agora).

Cumprimentos,
Paulo Santos Perneta

Resposta

Link directo:

RE: Novas condições de acesso Geneall

#315765 | pperneta | 22 out 2012 06:04 | Em resposta a: #315675

Estou solidário com o Luis K. W.

É evidente que a administração do site pode fazer o que lhe der na telha, mas criou-se uma falsa expectativa de trabalho colaborativo que agora foi defraudada. Estou com o E. Simões, graças a Deus que não dediquei a este site nem uma ínfima fracção do que inicialmente esperava dedicar. A verdade é que há uma diferença abismal entre trabalho voluntário e colaborativo, como foi muito do que se fez até agora, e um site pago orientado para genealogistas profissionais. No primeiro caso, ele cresce sozinho, no segundo, está quase inteiramente dependente de quem o gere. E a esse nível, na minha opinião, a quantidade tem sido mais que muita, mas a qualidade não acompanha. Esta base de dados a nível de fontes, que é o que há de mais fundamental em qualquer genealogia séria, é fraquíssima.

Com tudo isto, não me parece que espremer a vaca leiteira tenha sido a medida mais inteligente, ainda para mais nos tempos que correm. Vamos a ver se não matam a galinha dos ovos de ouro (o lado positivo é que agora, se a galinha morrer, a perca é só do dono e da meia dúzia que ainda entra no galinheiro).

Atenciosamente,

Resposta

Link directo:

RE: Novas condições de acesso Geneall

#315774 | jaferro | 22 out 2012 12:00 | Em resposta a: #315658

Caro Edmundo (e restantes confrades),

De acordo com tudo o que afirmastes e em concordância com a maior parte dos confrades. A indignação é um sinal de civismo, de preocupação com a cousa pública, pois o fórum do Geneall tornou-se verdadeiramente parte da vida do Público - não profissional – de genealogistas e de “historiadores” das suas famílias, prestando um verdadeiro serviço de comunicação ou melhor dizendo de “plataforma” de comunicação.

Todavia, estamos a falar de um serviço prestado por privados, que necessitam ter o retorno que acharem compensador. Não necessariamente e directamente financeiro. Neste caso, por exemplo, se a livraria Guarda-mor fosse suficientemente lucrativa, o actual problema não se colocava, pois o sítio em particular e a Internet em geral serviriam como plataforma de divulgação... O problema é o core business...

Sou assinante, desde que conheci o fórum, do projecto Geneall Plus. Pelo que oferece? Não! A sua base geral, mesmo bibliográfica, só marginalmente me interessa e a base de dados familiar é aberrante, pois é pouco flexível, sem possibilidade de importação/exportação, etc. Isto é, um desastre! A interacção com a equipa de responsáveis é quase nula e os confrades quando querem "publicar" os seus dados desesperam pela resposta. Em síntese, o Geneall Plus pouco me interessa. Mas, o fórum sim e muito!

Reconhecendo que muitos confrades não poderiam pagar a anuidade – seja pelo seu interesse pontual ou por dificuldades económicas -, e temendo que o fórum pudesse ser “encerrado” achei por bem fazer o referido sacrifício financeiro.

Neste momento, e por agora, o fórum estará fora do “condomínio”. Mas muitos dos utilizadores da “nossa praça pública” começam, perante anúncios como estes, a recuar e possivelmente a não participar no fórum com o espírito colaborativo que antes poderiam ter. Isto é, o Sr. Luís Amaral está a matar a galinha dos ovos de ouro!!!

Nota, que não refiro, obviamente, a questão da propriedade dos dados que os confrades inseriram gratuitamente numa base de dados privada! A propriedade legal é da Geneall, mas não a propriedade intelectual. É, neste caso, uma questão ética! Esta questão condiciona e muito os confrades que gostam de ter os seus dados familiares na BD do Genea, podendo limitar a sua participação no fórum se não lhes for reconhecida a propriedade intelectual e obviamente o retorno financeiro – por exemplo, através de descontos ou vouchers na livraria/serviços, se estamos apenas a pensar a nível do mercado. O que não é certamente a perspectiva de muitos de nós... -, que deverá ser considerada na reformulação que poderá ocorrer, no sentido de manter o fórum.

Voltando a ideia inicial. A galinha dos ovos de ouro deste sitio é o fórum e o trabalho colaborativo que entretanto se estabeleceu entre todos os genealogistas amadores. Como afirmou um confrade estamos perante uma “rede social” especializada, mas ao mesmo tempo desenvolvida por amor (amadora) e não profissional, sem diminuir a procura informada da verdade.

A incerteza e as dúvidas levarão necessariamente a um retraimento nas participações dos confrades – sem contar com os confrades que apenas se ouvem a si ou em “guerra” com os seus queridos opositores, pouco aportando à genealogia ou história das famílias portuguesas ou outras -, levando-os a fazer “caixinhas” dos seus dados em ficheiros pessoais em discos mais ou menos esquecidos ou em páginas sem visibilidade.

A defesa desta rede, aberta, plural e dinâmica, é do meu ponto de vista, imperiosa – relativiza, obviamente, a palavra, em função dos problemas da Vida vivida! -. Perante esta necessidade, é necessário repensar os negócios, separando-os. O meu “problema” não é acabar o Geneall Plus, mas sim o fórum como espaço livre de trocas de ideias e dados, tornando pela sua existência colaborativa, adaptativa, o todo superior à soma das partes (potencialmente encasteladas).

Neste momento, o meu pensamento é: começam com o Genea Plus e vão certamente – pois o modelo empresarial escolhido não tem pernas para andar – acabar no Fórum... Estou/Estamos perante uma questão de antecipação.

A existência de um nível de subscrição geral, capaz de manter e melhorar o fórum – por exemplo, filtrando e controlando as mensagens ou aumentando o papel do administrador – é essencial e penso que compensador em termos financeiros, considerando os custos decrescentes de armazenamento e software de controlo.

Qual é o custo? Qual a margem bruta? Qual o valor que o Geneall considera “justo”? Um valor de 25 ou 50 cêntimos mensais, isto é, entre 3 ou 6€ de subscrição anual para o fórum e um nº limitado de pesquisas na base de dados do Geneall plus garantiria, mesmo que fossem 5.000 subscritores – muito por baixo, considerando os 900 que pagam 30/35€ e o mercado potencial de 300.000 utilizadores - um valor na ordem de 15.000/30.000 euros. Chega? A palavra aos responsáveis...

Podemos assumir, sem problemas, mais dois níveis de subscrição: o não profissional (fórum e um número de pesquisas e outros serviços em número suficientemente atractivo para “atrair” a mudança”) e o nível profissional.

No primeiro nível, o Geral, deverá haver, obviamente, um período máximo de permanência ou como refere o confrade Pedro Teles a validação por IP, antes da subscrição, para os novos utilizadores, permitindo-lhes tomar consciência do interesse em se manterem nesta plataforma e os serviços que ela presta...

Seja qual for o modelo de negócio, penso que o Sr. Luís Amaral e a sua equipa deverão parar e recuar. Aproveitem para ler muitas das propostas que foram deixadas nos diferentes tópicos... a bem da Comunidade que permitiram criar. Não destruam este processo, pois contraria a actual vivência auto-centrada e egoista, pois mesmo o dinheiro falando, não significa que o resto fique calado!

Desculpa o longo texto, mas no actual momento, de forma preventiva, achei por bem, escrever sobre este assunto.

Cumprimentos,

José Fernandes Rodríguez

Resposta

Link directo:

RE: Novas condições de acesso Geneall

#315806 | NISGM | 22 out 2012 16:46 | Em resposta a: #315774

Caros confrades,

Por mim, parece-me bem que um valor mais baixo (por exemplo da ordem de um sexto ou de um sétimo) dando acesso ao que já dava seria aceite por todos e possivelmente daria mais dinheiro que o valor alto apresentado.

Atentamente, nuno de m.

Resposta

Link directo:

RE: Novas condições de acesso Geneall

#315816 | dantasrego | 22 out 2012 17:54 | Em resposta a: #315806

Prezados confrades,

Não tenho intenção de alimentar polémicas sobre o assunto, no entanto, as condições anteriores representavam um certo equilíbrio entre aqueles que enriquecem a base com dados saídos das suas pesquisas próprias, e o "quidam" que procura uma informação específica, com acesso restrito oneroso.

Grande parte dos dados fidedignos foram depositados gratuitamente pelos participantes do fórum... O resto não parece mais que uma compilação, do Felgueiras Gayo e Pedatura Lusitana, que são obviamente de acesso livre de direitos.

Claro foi necessário extrair os dados, no entanto fazer pagar o que é basicamente gratuito é um caroço que custa a engolir. Penso que a nova opção representa um problema de deontologia que se não deve ocultar, tanto mais que os dados disponíveis não são isentos de erros...
Perdoava-se facilmente, quando a informação era gratuita, sendo onerosa põe em causa a credibilidade da dita base, que não oferece garantia alguma de informação fidedigna.

Acessoriamente foi sempre nos períodos de crise financeira que os mais hábeis construíram fortunas.
Cordialmente

Dantas Rego

Resposta

Link directo:

RE: Novas condições de acesso Geneall

#315819 | amrr | 22 out 2012 19:15 | Em resposta a: #315692

O que é fundamental é o Fórum permaner gratuito, o que é o caso.


Cumprimentos,
Arlindo Rodrigues

Resposta

Link directo:

RE: Novas condições de acesso Geneall

#315822 | jaferro | 22 out 2012 20:08 | Em resposta a: #315806

Caro Confrade,

A sua opção é evidentemente lógica. Como afirmei, o "produto" é o fórum e a sua "massa" de utilizadores. A troca livre e motivada de informações deve ser incentivada, aumentando a atractividade do sitio e não o contrário.

A descida do preço e manutenção da maior parte dos serviços importantes iria certamente aumentar o número de assinantes. O contrário, isto é, o abandono da dádiva desinteressada, da troca de ideias, métodos e fontes que tem caracterizado o fórum, e por extensão a própria BD do Genea Plus, levará ao fim do “negócio”. Se os tópicos e mensagens forem sempre dos mesmos ou de pessoas que só tiram e não deixam, pode ter a certeza que o número de 900 assinantes irá descer bruscamente.

A BD do Genea e a sua evolução dependem dos dados ou pistas que os "genealogistas" amadores forem fornecendo, tendo em atenção a explosiva disponibilização das fontes paroquiais dos últimos 500 anos. O público alvo já não são as (pseudo)elites, mas todos nós, com o prazer de encontrar os nossos ascendentes, perceber os seus usos e costumes, etc. Tenham sido eles amarelos, verdes ou azuis, com coroa ou sem coroa.

Nunca em tempo algum, a equipa do Genea conseguiria desbastar os milhares/milhões de imagens dos registos on-line ou em microfilmes, que muitos de nós já percorremos e que desinteressadamente disponibilizamos no fórum. Foi assim que encontrei dezenas de “Primos”, historicamente comprovados.

Copiar o Gayo ou a Pedatura, já disponibilizados pela BN on-line, como muito bem refere o confrade Dantas Rego, não chega para justificar o valor do Genea Plus. O nível mais elevado de subscrição implicaria outro tipo de dados, de estudos, por exemplo, eclesiásticos ou notariais, de muito mais difícil obtenção, para além dos manuscritos genealógicos ainda não publicados, etc. Perante isto, entendo perfeitamente a desilusão de muitos dos confrades que gastaram tempo e dinheiro para a actualizar uma BD que consideravam pública, mas que na realidade é privada, apesar de terem fortemente contribuído para a sua actualização. Perder estes é mais um tiro nos pés.

Se a Genea não arrepia caminho, podemos estar a falar do fim deste fórum, pois sempre que coloquei uma mensagem ou transmiti uma informação, o meu interlocutor foi a Comunidade de Confrades e não a Administração do Genea. Quando a Comunidade for desaparecendo, é possível que a Administração do Genea fique a falar sozinha, nomeadamente se houver alguém da concorrência que aproveite a oportunidade, pois em tempo de crise quem tem olho é Rei, ou pelo menos Ministro! ;)

Cumprimentos,

José Fernandes Rodríguez

PS - Estou a "gastar" o meu tempo, apesar de saber que estamos a falar de sitio privado, que poderá encerrar as portas ou mudar a sua política de preços quando a Administração muito bem entender. Todavia, penso que todos, sem excepção, incluindo a referida Administração, consideramos este sitio e o seu fórum muito mais que um vulgar "negócio". Esta é a ideia de base, justificando a explanação das nossas opiniões e contributos.
Para lá dos exageros ou frases mais ou menos emocionados, o que todos pretendemos é uma Comunidade cada vez mais forte que tenha o fórum do Genea como plataforma de comunicação e de socialização.

Resposta

Link directo:

RE: Novas condições de acesso Geneall

#315825 | jaferro | 22 out 2012 20:31 | Em resposta a: #315819

Caro Confrade Arlindo Rodrigues,

Assim é! Pelo menos, por enquanto. Todavia, imagine que muitos dos nossos confrades que gastaram tempo e dinheiro para a actualizar uma BD que consideravam pública, mas que na realidade é privada, deixam de aparecer e participar no fórum. Ou que muitos dos que disponibilizavam os resultados das suas pesquisas começam a fechar-se em copas e assim sucessivamente... Ficamos com o Colombo e com as "inimizades" dos nossos confrades Historiadores. É curto! Não acha?

O fórum é mais do que software. É comunicação, reciprocidade, dádiva, confiança nos outros e na informação que nos transmitem e que desejamos retribuir. É antes de tudo Confiança em que a maioria tenha etiqueta e essencialmente ética! No meu caso, para além das minha desastrosa experiência com a minha BD familiar do Genea, nunca enviei os dados dos meus 1.500 ascendentes para a BD, pois não se "linkam" comprovadamente com as famílias do Gayo ou da Pedatura, mas imagine o caso de dezenas dos nossos confrades que com confiança transferiram os seus dados e de repente ficam sem acesso à eles. Obviamente, nunca mais aparecem e se aparecerem vão mostrar a sua natural indignação. Como vê, não é apenas o fórum ser por agora gratuito, mas a necessidade de defender o que já se conseguiu, isto é, a nossa Comunidade de anónimos que gostam de Genealogia e de conhecer a História familiar e local/regional...

Cumprimentos,

José Fernandes Rodríguez

Resposta

Link directo:

RE: Novas condições de acesso Geneall

#315833 | amrr | 22 out 2012 21:13 | Em resposta a: #315825

Caro José Rodríguez,

Sobre o que indica «muitos dos nossos confrades que gastaram tempo e dinheiro para a actualizar uma BD que consideravam pública»:

Estes dados a que se refere irão continuar a ser públicos, pois estão na base de dados das "Páginas Familiares" e não na base de dados "principal" do GeneAll. Estes sim, e apenas em parte, ficarão indisponíveis. Por exemplo, os nomes e ano de nascimento continuam disponíveis para consulta.

Como exemplo da importância que tem Fórum, apresento o meu caso pessoal. Desde 2001 que frequento/utilizo com regularidade o fórum do GeneAll e muito raramente consulto as páginas pessoais, recorro essencialmente às fontes primárias.


Cumprimentos,
Arlindo Rodrigues

Resposta

Link directo:

RE: Novas condições de acesso Geneall

#315837 | jaferro | 22 out 2012 21:35 | Em resposta a: #315833

Caro Arlindo Rodrigues,

Obrigado pelo esclarecimento. Contudo, em relação aos colegas participantes que introduziram os dados, não sendo subscritores, certamente haverá alguma quebra de expectativa ou pelo menos de confiança. E quando se perde a confiança...

Apenas desde 2007 que frequento o fórum, após o óbito do meu querido pai, "explodindo" o meu interesse pela Genealogia, mas raramente utilizei as páginas pessoais e ou da Genea. O que não invalida, como subscritor, que os referidos serviços não sejam importantes, mas o seu interesse é claramente inferior, em termos pessoais, ao que apresenta a Comunidade e o fórum como plataforma. É sobre a defesa desta - preventivamente -, que me pronuncio. A sua manutenção será mais fácil e amplificada se ocorrer uma massificação através da baixa do preço, podendo ou não criar nichos de mercado mais especializados para os "profissionais".

Cumprimentos,

José Fernandes Rodríguez

Resposta

Link directo:

RE: Novas condições de acesso Geneall

#315841 | aeiou2 | 22 out 2012 22:01 | Em resposta a: #315837

Roriguez,por detrás desta polémica está muita inveja e é desejo de alguns, já há muito tempo, de destruir o GeneAll e agora soltaram as bruxas, pois é uma boa ocasião,para criar confusão, para assustar as pessoas e afastá-las do GeneAll a qualquer custo.

Quem postou dados ou pagou para fazer a página familiar, fê-lo com determinadas regras e aceitou-as sem restrições e voluntariamente e muitos com montes de aldrabices, mas indicavam fontes fidedignas.

Estou no Genea depois GeneAll e GeneAllplus desde 2000

Bjs
MJ

Resposta

Link directo:

RE: Novas condições de acesso Geneall

#315845 | pedrolx78 | 22 out 2012 22:43 | Em resposta a: #315819

Caro Arlindo,

Parece-me importante o fórum, mas referia-me em específico a visitantes ocasionais, que podem não ter um interesse directo na genealogia, mas por uma pesquisa na internet, ou por curiosidade, vêm visitar o site. A minha proposta seria que, dar três ou quatro entradas gratuitas, antes de ser redireccionado para o registo no geneall plus poderia manter estes visitantes ocasionais, cujo interesse talvez passe apenas por uma verificação de uma dúvida, ou mesmo uma mera curiosidade.

CUmprimentos,

Pedro Teles

Resposta

Link directo:

RE: Novas condições de acesso Geneall

#315846 | Mavasc | 22 out 2012 23:09 | Em resposta a: #315841

Concordo consigo, Maria Oliveira Martins

Melhores cumprimentos

Maria Benedita

Resposta

Link directo:

Chegou a hora das mulheres

#315851 | cacalmei | 22 out 2012 23:41 | Em resposta a: #315846

Sinceramente, como seguidor do Fórum, estava a estranhar que "aeiou2" e "Mavasc", não viessem pôr as coisas na devida perspectiva.
Os meus cumprimentos a ambas :)!
fpa

Resposta

Link directo:

RE: Novas condições de acesso Geneall

#315857 | jmacdonald | 22 out 2012 23:59 | Em resposta a: #315845

Cara Maria Oliveira Martins,

Poderia fazer o favor de explicitar, da mais claríssima forma possível, o que pretende dizer e a quem se refere com:

"por detrás desta polémica está muita inveja e é desejo de alguns, já há muito tempo, de destruir o GeneAll e agora soltaram as bruxas, pois é uma boa ocasião, para criar confusão, para assustar as pessoas e afastá-las do GeneAll a qualquer custo"?

Enquanto bastante recente frequentador e assinante do Geneall, escapam-me estas entrelinhas.

Muito obrigado.

Com os melhores cumprimentos,

João Macdonald

Resposta

Link directo:

RE: Novas condições de acesso Geneall

#315858 | jaferro | 22 out 2012 23:59 | Em resposta a: #315841

Cara Júlia,

Como já deves saber, esses interesses e intenções, passam-me completamente ao lado. O que me preocupa é quebra de confiança entre os utilizadores do fórum e entre estes e a Administração do mesmo. Os resultados podem ser muito penalizadores.

Eu tentaria o processo inverso: o pagamento de um valor anual baixo na ordem de 3 a 6 euros - garantindo o financiamento do fórum - e níveis crescentes de acesso, desde o domínio público gratuito até as BD dos livros do Guarda Mor, com pagamentos específicos através de carregamentos como os que existem nas BD familiares, de acordo com o n.º de pesquisas.

Imagina a consulta on-line das Ordenanças, Habilitações ou índices dos processos da Inquisição, etc. Por esta informação certamente que muitos dos confrades não se importariam de pagar algumas dezenas de cêntimos pela pesquisa e visualização, proporcionado cumulativamente um importante complemento financeiro e um substituto virtual aos livros que no momento actual não encontram mercado. Este é o futuro.

O fórum é uma mais valia empresarial, pois é a praça onde o passa-palavra permite vender um produto... A questão que se coloca é a de saber se agora com 900 utilizadores já é difícil manter a Cidade, quando o nº começar a descer nem sequer será possível manter a Praça!

Estas e muitas das ideias apresentadas pelos confrades não são bota-baixismo, bem pelo contrário, pois procuram ajudar a ultrapassar uma decisão que a Administração do Genea teve que tomar, mas que pela sua inconsistência, pelo menos, levantam alguma indignação. Parar e recuar pode e deve ser uma boa decisão, desde que a Administração do Genea/Guarda Mor se reveja em algumas das propostas avançadas pelos confrades. O interesse é de todos ou pelo menos da Maioria Popular! Isto é, se não querem tornar a "Cidade" um somatório de condomínios, mais ou menos elitistas... ;)

Bjs,

Resposta

Link directo:

RE: Novas condições de acesso Geneall

#315860 | amrr | 23 out 2012 00:03 | Em resposta a: #315845

Caro Pedro Teles,

A sua proposta parece-me muito interessante.

Mas também continuo a pensar que, se o número se subscritores do Genea Plus aumentar significativamente, poderá ser possível baixar o valor da quota (por exemplo, para 10Eur/Semestre).


Atenciosamente,
Arlindo Rodrigues

Resposta

Link directo:

RE: Novas condições de acesso Geneall

#315862 | jmacdonald | 23 out 2012 00:06 | Em resposta a: #315860

Peço desculpa à confreira Maria Oliveira Martins: a minha última mensagem obviamente não era dirigida à mesma, mas a "aeiou2", ou MJ, a quem recoloco a questão.

Obrigado.

MJ.

Resposta

Link directo:

RE: Novas condições de acesso Geneall

#315875 | LBolacha | 23 out 2012 01:45 | Em resposta a: #315841

Cara Senhora

Independentemente de haver ou não jogadas de bastidores (fui eu que criei este tópico e não tenho nenhum truque na manga), a preocupação geral é de que tendo se mudado as condições de acesso possa diminuir bastante o numero de utilizadores, sendo que a maioria das sugestões, duvidas, criticas e louvores que aqui foram lançados têm a sua razão e não nem todos se excluem mutuamente.
Menos utilizadores, menos possibilidade de se encontrar alguém interessado nos mesmos temas/ramos genealógicos, menos interesse em cá voltar e por ai adiante. Tendo este site se tornado algo importante na minha vida, e tendo, dentro dos meus poderes económicos tentado aderir à anuidade as vezes que pude (admito que houve alturas em que acumulei perguntas, todas bem escritas num caderno, para encontrar respostas quando pudesse pagar a anuidade), fiquei e estou obviamente preocupado com o seu futuro, e não podendo financeiramente ajudar, ofereço-me, como me oferecia no passado, para voluntariamente adicionar dados na base, ou colocar referencias directas aos registos paroquiais já digitalizados, ou servir de moderador do forum, o ou que fosse necessário para ajudar este projecto.
Atenciosamente

Resposta

Link directo:

RE: Novas condições de acesso Geneall

#315877 | zamot | 23 out 2012 08:43 | Em resposta a: #315875

Quero lembrar a todos os utililizadores do Geneall que durante anos e anos beneficiámos de toda a informação de "borla". Depois foram introduzidos vários niveis a fim de ajudar a manter este site. A resposta, pelo que podemos ler no comunicado do Geneall, foi MUITO reduzida.

Não há "almoços grátis" e este site é do melhor e maior que temos em todo o mundo.

1 ano de inscrição no Geneall custa 35,00 € ou seja 0,095 € / dia . É ridiculo o preço para tanta informação.

Estou totalmente de acordo e solidário com a decisão tomada pela Administração do Geneall, que vai certamente ajudar a melhorar ainda mais este nosso espaço. Não consigo entender a posição de alguns participantes deste forum .

Um abraço

José Tomaz de Mello Breyner

Resposta

Link directo:

RE: Novas condições de acesso Geneall

#315879 | Luis K. W. | 23 out 2012 08:54 | Em resposta a: #315683

Silvestre (VV)
A "segurança e privacidade das pessoas vivas" valem, quanto a si, TRINTA euros/ano?
Lamento, mas esse argumento é ridículo.

A mim, tudo isto me pareceu uma enorme ratoeira.
Repare: eu pesquisei, coloquei na BD e entronquei centenas de nomes para que todos os consultassem gratuitamente. Se agora é preciso pagar, eu posso não querer que eles continuem na BD. Como faço para removê-los? :-)

Que rico negócio!
Já cá temos 1000 assinantes (rendimento de uns 30,000/ano), vamos decuplicar isto apropriando-nos do trabalho voluntário dos outros.
Depois é só vender a uma empresa a sério qualquer... e continuarmos por cá como empregados bem pagos.

Isto chateia-me mais , sobretudo, porque eu era um entusiasta e divulgador da BD do Geneall. Isto é, apesar dos erros e falhas, achava o trabalho do Luis Amaral e Cia digno de uma Comenda da Republica....

Resposta

Link directo:

RE: Novas condições de acesso Geneall

#315885 | jsequeira | 23 out 2012 10:11 | Em resposta a: #315555

Caros confrades, a minha opinião, valendo o que vale, é muito simples:
- Cada um em sua casa é Rei.
- O futuro dirá se a posição tomada pelo Geneall é ou não a mais correcta. Mediante os resultados, o proprietário do espaço tomará as medidas que achar convenientes.

A concorrência é livre. Quem acha que, parafraseando (pelo oposto) as palavras do José Tomaz, "deva haver almoços grátis", pode sempre criar um outro site, mantê-lo, suportando os seus custos e, de acordo com as suas generosas ideias (com o dinheiro dos outros, entenda-se), sempre de borla para todos os que queiram consultá-lo.


Os meus cumprimentos.

josé sequeira

Resposta

Link directo:

RE: Novas condições de acesso Geneall

#315890 | silvestre | 23 out 2012 12:02 | Em resposta a: #315885

Óptima resposta!

Resposta

Link directo:

RE: Novas condições de acesso Geneall

#315892 | Mavasc | 23 out 2012 12:25 | Em resposta a: #315885

Ora é isso mesmo!
Aplausos!!!!!

melhores cumprimentos

Maria Benedita

Resposta

Link directo:

RE: Novas condições de acesso Geneall

#315898 | zamot | 23 out 2012 13:48 | Em resposta a: #315892

Em cheio!!!!

Resposta

Link directo:

RE: Novas condições de acesso Geneall

#315900 | silvestre | 23 out 2012 13:57 | Em resposta a: #315879

Caro senhor,
O acesso integral a dados pessoais da página, ou seja, a falta de privacidade, é motivo real que não vou explanar por ser do foro pessoal. Ridículo (“Ridículo: adj. Que provoca riso ou escárnio; irrisório; de pouco valor; insignificante”) é o facto de apenas mil pessoas financiarem, durante anos, um site utilizado por largos milhares, com a única vantagem adicional e escusada, de acederem à árvore de costados. O que aconteceria se os “contribuintes” do Geneall pensassem da mesma forma e deixassem de pagar, alegando o serviço público e cultural? O Geneall deixou de ser grátis há alguns anos mas a informação essencial sempre esteve acessível. A consciência, quiçá ridícula, da necessidade de manter o site e remunerar o trabalho de quem o mantém, levou-me, desde o início, ao pagamento da anuidade, embora sabendo que poderia continuar a enviar voluntariamente não as centenas mas milhares de nomes que enviei ao longo de mais de doze anos. ( que acto ridículo…) “Que rico negócio!” diz o senhor. Será que quem trabalha com a cultura e tem o empenho e inteligência para fazer o que faz, terá de o fazer de graça ou quase? “A Comenda da república” nunca deu de comer a alguém…
Concordo que deveriam existir diversos níveis entre 10 e 40 euros anuais mas sou contra a gratuitidade.
Quanto à remoção de nomes, penso que poderá fazê-lo, pois em tempos Já pedi a remoção de dois nomes de parentes que não queriam constar na BD e fui atendida.
“Depois é só vender a uma empresa a sério qualquer... e continuarmos por cá como empregados bem pagos” Nem quero comentar mas temos sempre a tendência de ver nos outros a nossa imagem espelhada…
Para terminar, qual foi o meu espanto ao verificar que apesar dos apelos do dono do site, há um ano, alguns assíduos intervenientes do forum, beneficiaram daquilo que foi o pagamento de intervenientes intermitentes.
O dinheiro não é motivo para o fim de um grande entusiasmo...
Vera Videira (VV)

Resposta

Link directo:

RE: Novas condições de acesso Geneall

#315902 | NISGM | 23 out 2012 14:02 | Em resposta a: #315885

Caros confrades,

Sem meter o Luís Amaral nessa conversa, até por que a argumentação não é dele, mas de quem lhe resolve envergar incondicionalmente alegadas dores. Mas sem esquecer que a administração tipicamente não discute com os confrades formas de tentar ultrapassar as questões que a apoquentam.

À sua observação lembro que Quando a casa conta com a ajuda e horas de trabalho dos outros para ser construída, é no mínimo falacioso vir falar de se ser rei na sua própria casa.

O mínimo que se exige é respeito pelos utilizadores que terão todos as suas circunstâncias e saberão melhor do que os confrades se têm ou não 35 euros para dar de uma assentada. Sensibilidade e bom gosto exigia-se de quem faz juízos morais sobre os meios dos outros e sobre se o têm ou não, até por que como imaginarão não será na prática possível fazer o pagamento a prestações de 2,9 euros..


Agora, onze anos depois, vir dizer que se deixa de abrir as portas públicas de um site (que desde o início teve objectivos comerciais, os níveis de acesso são bem antigos) onde outros meteram o seu esforço pessoal convidava a algum debate prévio.

No fundo, como se a wikipedia ou o imdb viessem de repente condicionar o acesso a leitores pagantes.

Atentamente, nuno de m.

Resposta

Link directo:

RE: Novas condições de acesso Geneall

#315904 | aeiou2 | 23 out 2012 14:59 | Em resposta a: #315885

Muito bem

Resposta

Link directo:

RE: Novas condições de acesso Geneall

#315906 | S.João de Rei | 23 out 2012 15:23 | Em resposta a: #315555

No fundo trata-se de incluir mais um “nível” que é aquele que passou a vigorar “ á borla”, ou seja o nível 0 (Geneall Base).
Sugiro que o Geneall Plus, se mantenha igual ao período “anterior” e com o mesmo valor de serviço pago.
Que se crie então, um nível intermédio correspondente ao anterior existente “não pagante” e com um valor intermédio, rondando os 10 euros (Geneall Standard).
Se se subir “tudo” para o Plus, a qualidade deste baixará inevitavelmente.
O facto de aceder á borla anteriormente, não se tratava de “pecado”! Estamos a falar de negócios.
Cumprimentos,

José de Azevedo Coutinho

Resposta

Link directo:

RE: Novas condições de acesso Geneall

#315910 | aeiou2 | 23 out 2012 16:01 | Em resposta a: #315900

Muito bem

Resposta

Link directo:

RE: Novas condições de acesso Geneall

#315911 | Mavasc | 23 out 2012 16:46 | Em resposta a: #315900

Excelente!!!!

Resposta

Link directo:

RE: Novas condições de acesso Geneall

#315917 | jaferro | 23 out 2012 20:01 | Em resposta a: #315885

Caro Confrade José Sequeira,

Obviamente, o óbvio! A minha única questão, como republicano, é o meu título de "Presidente", pelo menos na minha casa. Em relação ao resto, OK! :)

Com vivas e outras demonstrações de apoio... [Não resisti! Peço-lhe encarecidamente desculpas!]

O meu plano de debate não é esse! Se os administradores do Genea tiverem intenção de fechar este site. Tudo bem! Estão no seu direito. As minhas mensagens tiveram sempre como principal objectivo a defesa da Comunidade que a longo dos anos se foi desenvolvendo através do fórum, - o que não será fácil reconstruir noutro site, após a perda de confiança interpares que esta situação poderá acarretar -, tendo como pilares a entreajuda e a troca desinteressada e não o dinheiro ou pagamento. Pode ter a certeza que isto não se encontra facilmente e tem um valor – do meu ponto de vista – suficientemente elevado, mesmo ao nível financeiro, que merece ser preservado!

Nota: Como a troca de ideias começa a parecer um combate entre “nós e os outros”, minando a «nossa» Comunidade e contrariando os meus objectivos iniciais, abstenho-me de continuar nesta linha de mensagens/debate. Por mim, ponto final!

Os meus melhores cumprimentos,

José Fernandes Rodríguez

PS - Espero que noutros tópicos possamos desenvolver o espírito de entreajuda que referi. Ao seu dispor, JFR.

Resposta

Link directo:

RE: Novas condições de acesso Geneall

#315918 | nrleite | 23 out 2012 21:04 | Em resposta a: #315658

Caro E, Simões

Não podia estar mais de acordo com a sua mensagem.

Desde 2000 enviei inúmeras informações para a base de dados, no pressuposto de que estariam acessíveis gratuitamente a todos os utilizadores e de que não seriam utilizadas com fins comerciais.

Estou a analisar até que ponto a utilização dessa informação com estes fins poderá ser considerada abusiva .

Cumprimentos

Nuno Rocha Leite

Resposta

Link directo:

RE: Novas condições de acesso Geneall

#315919 | nrleite | 23 out 2012 21:23 | Em resposta a: #315682

Exmo. Senhor Jorge Albuquerque da Quinta

Diverti-me muito com o seu elenco de possíveis motivações para a disponibilização de informação no Genea por parte dos utilizadores. Principalmente por omitir, a meu ver, a principal (não vou aqui dizer qual é porque não é obrigatório e porque não me pagam para isso).

Claro que ao disponibilizar informação neste site o fiz de forma voluntária. Também era engraçado se assim não fosse...

A questão é que o fiz no pressuposto (e esse pressuposto era, então, um FACTO), de que o acesso a essas informações era gratuito.

Ou seja, não assinei nenhum acordo de cedência dessa informação aos gestores do site para que estes a pudessem utilizar com fins comerciais.

Repare que, quando envia contributos para a base de dados, não aparece nada no formulário que é disponibilizado a dizer-lhe que está a ceder essa informação aos gestores do site e que autoriza a sua utilização para fins comerciais.

Muitos cumprimentos

Nuno Rocha Leite

Resposta

Link directo:

RE: Novas condições de acesso Geneall

#315920 | nrleite | 23 out 2012 21:44 | Em resposta a: #315841

Maria,

Hoje vim ao Genea ver se já estavam disponíveis umas alterações que sugeri e qual não é o meu espanto quando me deparei com a impossibilidade de aceder aos dados que eu próprio disponibilizei.

Acha mesmo que fiquei com algum tipo de inveja ou ímpeto destrutivo??

Não acha possível que me tenha sentido apenas enganado???

Muitos cumprimentos

Nuno Rocha Leite

Resposta

Link directo:

RE: Novas condições de acesso Geneall

#315949 | valboa | 24 out 2012 05:38 | Em resposta a: #315919

Exmo Senhor Nuno Rocha Leite

Provavelmente como o Senhor, frequento o Geneall desde há alguns anos. A minha contribuição só a mim diz respeito e aos donos do Genell, mas não posso deixar de lhe dizer que nunca me passou pela cabeça que quaquer informação que tenha passado para o site ou a algum dos frequentadores do fórum, e julgo ter ajudado muitos dentro das minhas reduzidas competências e disponibilade de tempo, que as informações constituíssem ' minha ' propriedade intelectual.

Ao mesmo tempo, ' comercial ' pressupõe que seja algo em que se aposta para fazer comércio, e portanto para ser lucrativo, porque comércio sem lucro é igual a ruína.

Isso mesmo verificamos que se passa há alguns anos. O Luís Amaral tem feito ao longo dos anso um esforço enorme, com custos não suportaveis, o que soubemos com o desaparecimento da Biblioteca Genealógica, com a redução de pessoal, com o aviso/pedido que nos fez o ano passado a informar do problema que agora se agudiza.

Alguém já disse aqui que não há ' almoços grátis ' . É uma pena , mas é a realidade.Eu não me sinto usurpado.

Quem como eu, nem que seja de passagem, vem diáriamente ao fórum, tem que ter em conta o favor que o Luís nos faz. Só isto, nada mais.

cumprimentos

Jorge Albuquerque da Quinta

Resposta

Link directo:

RE: Novas condições de acesso Geneall

#315951 | aeiou2 | 24 out 2012 06:53 | Em resposta a: #315949

Muito bem!

Resposta

Link directo:

RE: Novas condições de acesso Geneall

#315952 | aeiou2 | 24 out 2012 09:04 | Em resposta a: #315555

Caros amigos,

Como previ, já apareceu solução para os descontentes,e grandes pagadores e fornecedores de dados grátis, estes que são públicos em qualquer Arquivo Histórico.
O Luis Soveral já convidou os descontentes, desde que devidamente identificados, claro, a aderir à sua base de dados, agora e ainda a custo ZERO, NULO, GRÁTIS, calculem, que bondade, magnanimidade, amor pelo próximo, respeito pelas dificuldades do próximo, que caridade.

Admira-me que pessoas tão boas e bem formadas, e que passaram e passam tantas dificuldades, nunca se tenham perguntado, o porquê do mau humor do Luís Amaral e nunca lhe perguntaram se precisava de alguma coisa ou até de apenas, uma palavra amiga, mais brincalhona sobre o seu humor.

Tenho dito sobre este assunto.Ponto final.

Resposta

Link directo:

RE: Novas condições de acesso Geneall

#315953 | nrleite | 24 out 2012 09:26 | Em resposta a: #315949

Exmo. Senhor Jorge Albuquerque da Quinta

A questão não é o que passa pela cabeça dos utilizadores do site, por mais meritório que seja. E já agora gostaria saber a opinião dos gestores do site. Houve ou não cedência de direitos? Essa questão foi ponderada?

Quanto à cobrança de um valor pelo acesso ao site, tanto quanto julgo saber este é gerido por uma sociedade comercial - a Guarda-Mor, Edição de Publicações Multimédia Lda. - o que implica a qualificação dos actos por ela praticados como "actos de comércio", com todas as consequências que daí advêm.

É que a qualificação destas situações não funciona por palpite!

Se os gestores do site entenderem constituir uma associação cultural sem fins lucrativos com vista à gestão do site e separá-la das restantes actividades associadas (a livraria do Guarda-Mor, a investigação genealógica, a venda de publicidade, etc), eu calo-me já! Terei todo o prazer em tornar-me membro dessa associação, pagar o que for preciso e entregar a direcção aos actuais gestores do site!

Devo dizer-lhe ainda que acho muito infeliz a utilização da expressão "não há almoços grátis" neste contexto (que me desculpe o José Tomaz Mello Breyner). Primeiro porque ninguém vem aqui almoçar de borla. Depois porque normalmente quem é convidado para esses almoços sabe muito bem ao que vai. E depois ainda porque quem convida para almoços grátis fá-lo com o intuito de obter do convidado benefícios que não obteria de forma lícita e transparente.

Julgará, porventura, que me move algum tipo de animosidade contra os gestores do site! Não move! Acho apenas que esta alteração no funcionamento do site é abusiva, defrauda os utilizadores que para ele contribuiram ao longo dos anos e poderia ter sido feita de outra forma (bem feita!!!!!).

Muitos cumprimentos

Nuno Rocha Leite

Resposta

Link directo:

RE: Novas condições de acesso Geneall

#315954 | valboa | 24 out 2012 09:37 | Em resposta a: #315953

Exmo Senhor

Limitei-me a dar a minha opinião.
Só respondi ao seu post porque ma dirigiu pessoalmente.
Não estou interessado em qualquer polémica e muito menos da sua opinião sobre ' os almoços de graça '.
Tem o senhor o direito de pensar o que quiser e ter a opinião que bem entender.

É um facto que as nossas opiniões não são coincidentes.

Para mim o assunto está encerrado.

Melhores cumprimentos

Jorge Albuquerque da Quinta

Resposta

Link directo:

RE: Novas condições de acesso Geneall

#315961 | Luis K. W. | 24 out 2012 11:59 | Em resposta a: #315678

Tem razão, Vínculo. Estou a exagerar e a imaginar coisas...

Mas custa-me deixar de ver isto como uma apropriação (não sei se indevida) do trabalho gratuito de outros para proveito próprio.
Se me tivessem dito que o resultado das minhas pesquisas só iria ser visto por quem pagasse, provavelmente não teria colocado aqui anos do meu trabalho.

Se eu tivesse um site com mais de 300.000 visitantes (diferentes)/mês tenho a certeza que , para além dos PATROCÍNIOS da Fundação Millenium e do Grupo PT, e da PUBLICIDADE (inserida ali em cima) inventaria muitas *outras* fontes de receita - para além dos acessos previlegiados, tipo geneall-plus.
Isto porque o Geneall só tem valor comercial enquanto mantiver os mais de 300.000 visitantes/mês.

Resposta

Link directo:

RE: Novas condições de acesso Geneall

#315966 | fssm | 24 out 2012 14:56 | Em resposta a: #315961

Fiquei contente com esta dificuldade no acesso
Esta mania das fidalguices só estava a contribuir para a recessão nacional.
Até parecia que o antigo regime era bem melhor.
A Geneall tem todo o meu apoio nesta decisão.

Resposta

Link directo:

RE: Novas condições de acesso Geneall

#315971 | bogaciovas | 24 out 2012 16:45 | Em resposta a: #315917

Prezados/as, boa tarde!
Demorei a entrar na discussão porque havia saído há pouco de um congresso cá em São Paulo, Brasil. E estava cansado...
Sou assinante do Geneall há anos... Tenho usufruído de diversas seções do site. Em especial, das informações contidas nas árvores de costados, do fórum e dos lançamentos de livros, em especial os de genealogia, história e de heráldica. Tudo reunido em um só espaço.
O Geneall é hoje, sem nenhuma dúvida, o melhor site de genealogia do mundo português, aquém e além mar.
Isto dito por alguém, como eu, que no momento sou presidente da ASBRAP, Associação Brasileira de Pesquisadores de História e Genealogia, que seria, em tese, um concorrente...
Temos, em nosso site, uma série de informações, fórum inclusive, mas nada que se assemelhe ao Geneall.
Claro que entendi que o problema não é a excelência ou não do site, e sim a cobrança de quem o acessa.
Apenas espero que os usuários tenham o bom senso de não deixarem perder o estado de graça a que chegou a genealogia portuguesa. Algo que eu, do Brasil, tanto invejo!...
São os meus votos
Marcelo Meira Amaral Bogaciovas

Resposta

Link directo:

RE: Novas condições de acesso Geneall

#315972 | aeiou2 | 24 out 2012 16:52 | Em resposta a: #315961

Caro Lui K.W., tem andado distraído, pois há nos a esta parte que o GenAll Plus é pago.

Saudações

sem assinatura como a sua mensagem
aeiou2

Resposta

Link directo:

RE: Novas condições de acesso Geneall

#315973 | aeiou2 | 24 out 2012 16:55 | Em resposta a: #315971

Muito bem

Maria Oom de Oliveira Martins

Resposta

Link directo:

RE: Novas condições de acesso Geneall

#315989 | Luis K. W. | 24 out 2012 20:48 | Em resposta a: #315972

Caro aeiou2,
O que eu disse foi que o Genea já tem várias fontes de rendimento (patrocínios, publicidade E ACESSO PREVILEGIADO - Geneall-plus).

Suponho que do Geneall-Plus o rendimento (cerca de 1000 assinantes a cerca de 30euros/ano) seja de 30.000 euros/ano. Isto é obviamente insuficiente para manter uma empresa com (segundo consta) 2 pessoas a tempo inteiro.
E se os patrocínios e a publicidade estão a falhar, compreende-se que serão necessárias outras fontes.

Resposta

Link directo:

RE: Novas condições de acesso Geneall

#315992 | Jdas | 24 out 2012 21:52 | Em resposta a: #315973

Aqueles que estrebucham decepcionados por a cortina da vitrina onde tinham orgulhosamente, sem documentar, as suas genealogias expostas se ter fechado aos olhos de qualquer transeunte que resolvesse passar por aqui, só têm que dizer e fazer como os mais antigos em circunstâncias idênticas:

Pagar e não bufar!

Resposta

Link directo:

RE: Novas condições de acesso Geneall

#316005 | amrr | 25 out 2012 00:35 | Em resposta a: #315992

Caros Confrades,

Vamos esperar para ver, não vamos "sofrer" por antecipação.

1)- O Fórum vai continuar de acesso livre.

2)- As Páginas Familiares continuam com acesso de leitura livre.

3)- As páginas pessoais (na base de dados principal do GeneAll) continuam a disponibilizar pelo menos o nome.


Assim sendo, daqui a dois ou três meses poderemos verificar melhor qual o efeito desta decisão. Veremos se o número de membros do Genea Plus aumentou significativamente. Veremos se houve quebra na actividade do Fórum. Quero crer que não.

Cumprimentos,
Arlindo Rodrigues

Resposta

Link directo:

RE:

#316027 | jataide | 25 out 2012 15:37 | Em resposta a: #315900

Idem, aspas, aspas.

Subscrevo,

Manuela Aleixo

Resposta

Link directo:

RE: Novas condições de acesso Geneall

#316085 | Geneall | 26 out 2012 10:52 | Em resposta a: #316027

Caros confrades,

As alterações que acabamos de introduzir nas condições de acesso ao site, não podendo considerar-se um completa surpresa – já em Julho do ano passado tínhamos alertado para os tempos difíceis que estávamos a viver – geraram a acesa discussão que ocupa este tópico.

Algumas das intervenções – por ofensivas – justificavam a eliminação pura e simples, como aliás vários utilizadores nos sugeriram que fizéssemos. Mas achámos que seria didático mantê-lo na medida em que nos permitiria aproveitar para esclarecer algumas questões que aqui foram levantadas. E é com a mesma abertura e transparência que o fazemos agora.

O site Geneall é uma edição da Guarda-Mor, sociedade por quotas de responsabilidade limitada que, além do site, mantem outras actividades e, nomeadamente, a edição de livros em formato tradicional (papel). A natureza jurídica da sociedade proprietária do site ajudará a esclarecer algumas mentes que confundem uma sociedade administrada pelos seus gerentes com uma empresa em auto-gestão ou co-gestão, ou com uma cooperativa ou uma associação de socorros mútuos. Tal como confundem uma decisão fundamentada e explicada com abertura e transparência, partilhando preocupações, com uma discussão pública – qual orçamento geral do estado – em que, alguns participantes discutem entre si, no nosso Forum, lucros (!) e respectivas aplicações.

Acusam-nos agora de não termos tino comercial para pôr o site a funcionar. Talvez tenham razão. Mas também não é exigível a quem nunca pretendeu amealhar um real ao fazer genealogia, que pudesse agora enfrentar, melhor que todos, a crise avassaladora porque passa o mundo em que estamos.

Não temos como objetivo obter lucros com a Base de Dados, que é uma obra de carácter científico, e como tal assim nos registámos há mais de uma década junto da Comissão Nacional de Proteção de Dados.
Isso mesmo está escrito desde 2000, no texto de Apresentação do site: que este é um projeto cultural e sem fins lucrativos. E é esse o princípio que nos tem orientado. Quantas propostas não temos recebido de, a troco do respectivo pagamento, incluirmos a transcrição integral de livros e/ou de estudos genealógicos particulares. Temos sempre recusado liminarmente. Porque não é de facto o lucro que nos move. É a paixão pela Genealogia. É essa a nossa paixão: trabalhando todos os 7 dias da semana (o site não fecha aos fins de semana) e muitas mais horas diárias do que as 8 de um contrato laboral normal. Ou trabalhando sem qualquer remuneração, como acontece com meia dúzia de amigos que, movidos pela mesma paixão, se dispõem graciosamente e há muitos anos a colaborar com o site nos momentos em que as suas próprias disponibilidades lhes permitem.

Todas as receitas que aqui têm sido são geradas reverteram invariavelmente em beneficio da Genealogia e dos genealogistas. No passado, em tempos mais desafogados, durante 4 anos mantivemos aberta ao público a fonte principal deste trabalho: a biblioteca genealógica com acesso livre e de manifesta utilidade para todos, e foram muitos, os que a consultaram. Quaisquer saldos positivos podiam ter sido encaminhados em benefício pessoal dos sócios do Guarda-Mor, mas foram aplicados na biblioteca. E do mesmo modo, nesses tempos, foi possível dar trabalho a cinco pessoas a tempo inteiro, permitindo nessa altura um desenvolvimento acelerado da base de dados para igual beneficio de todos.

A partir de 2009 a crise instalou-se, foi forçoso encerrar a biblioteca, passou a ser impossível continuar a adquirir todos os livros de Genealogia que se foram publicando e foi igualmente forçoso reduzir para duas pessoas a tempo inteiro, com manifesto prejuízo para os genealogistas que tão recorrentemente se lamentam (quando não reclamam como se tratasse de um direito que lhes assiste) da demora na apreciação e eventual edição das sugestões de correções que nos enviam. Querem um site gratuito e pretendem que sejam os que pagam o acesso os únicos a suportar a despesa de ter pessoal que assegure as muitas tarefas que o site impõe.

É lugar comum dizer-se que uma mentira repetida à exaustão não se transforma numa verdade. Mas neste Forum, mentiras insistentemente repetidas têm criado uma ilusão de verdade que está aliás subjacente a algumas das intervenções neste tópico e importa, por isso mesmo e uma vez mais, repor.

O site não é de todo constituído pelo somatório das sugestões individuais de correções ou alterações por parte dos seus consulentes. Dos dois milhões, cento e trinta e dois mil trezentos e cinquenta e dois nomes que constam neste momento da nossa Base de Dados, apenas dois por cento resulta dessas sugestões de alterações ou correções. É este o peso relativo que os dados da BD obtidos a partir do trabalho originado por essas sugestões representam.

Quando, por exemplo, um interveniente escreveu neste tópico que tinha enviado “centenas de nomes”, é absolutamente falso. Nos 10 anos que medeiam entre 1 de Fevereiro de 2002 e 4 de Outubro de 2012, enviou exatamente 74 mensagens de que não chegaram a resultar 100 nomes.

Aliás, quem tem em casa “centenas de nomes” para comunicar? Os que investigam a sério. Muitas vezes com a intenção de converter em livro e publicar o resultado das suas pesquisas. Esses, em Portugal, são quase todos assinantes do Geneall Plus, que é um extraordinário instrumento de auxílio. E salvo poucas exceções que conhecemos, não enviam os dados para o site, com a natural intenção de não retirar impacto ao livro que pretendem publicar. Quando se propõem fazê-lo, temos sido nós muitas vezes a sugerir que não o façam. Ainda recentemente, um velho amigo do site nos enviou o resultado da sua extensa investigação sobre os costados da Amália Rodrigues para incluir no projeto da genealogia dos fadistas. Tendo-nos dito que iria também publicá-lo, tomámos nós a iniciativa de lhe dizer que apenas os introduziriamos no site depois da publicação. E assim iremos fazer. De livros publicados, apenas dois genealogistas – Nuno Borrego e Rodrigo Ortigão de Oliveira – nos facultaram os suportes informáticos dos respectivos originais depois da publicação, com o que muito nos facilitaram a tarefa de os transpor para o site duas obras de referência: o “Livro Genealógico das Famílias de Portalegre” e a “A Família Ramalho Ortigão”, respectivamente. Foram dezassete mil nomes no seu conjunto.

A ideia de que o site é o somatório dos contributos dos visitantes é, pois, um logro absoluto que alguns pretendem passar. Como está explicado na apresentação do site, o nosso objectivo desde o inicio é transpor para o Geneall as obras de referência impressas ao longo dos séculos, fazendo-o na base de dados criada de raiz por nós, adequando as informações selecionadas dessas obras à nossa, adaptando-as com o nosso critério. Foi, por exemplo, a nossa transcrição do Nobilário de Felgueiras Gaio que contribuiu com cem mil nomes para a base de dados. E muitas outras obras já estão para aqui transpostas, total ou parcialmente, como o entendemos fazer, na medida em que quisemos ou nos foi possível fazê-lo, adaptando-as com o nosso particular critério. Como também está explícito desde o início nos textos do site, a BD, então denominada Genea Portugal ou posteriormente também Geneall, não pretende ser uma obra acabada mas em permanente construção: um laboratório dinâmico de Genealogia que, ao contrário das obras genealógicas anteriores à internet, pode sempre ser alterada, corrigida e ampliada. Uma obra que possa servir de base de trabalho para os investigadores, incentivando o desenvolvimento dos seus trabalhos pessoais. (Não é assim, bem pelo contrário, um repositório estático, definitivo, ou uma soma de investigações acabadas de terceiros). Outro objectivo inicial da base de dados, e este largamente conseguido, era despertar e cativar para a Genealogia novos interessados.

Em Julho de 2007 – data da última reformulação gráfica e do nascimento do Geneall em substituição do Genea Portugal – explicámos o principal objectivo: a internacionalização do site, única forma de nos expandirmos e crescermos, já então sentindo a pequena dimensão do nicho português da Genealogia. E nesse sentido, desenvolvemos muito as genealogias espanholas, francesas, belgas, alemãs. A tal ponto que neste momento, mais de um milhão e cem mil registos são de estrangeiros, enquanto “apenas” novecentos mil são portugueses.

O facto de todo o site constituir uma gigantesca base de dados em que todas as informações – incluindo naturalmente as sugestões que nos enviam – ficam guardadas e são facilmente quantificáveis, permite saber exatamente quantas pessoas nos enviaram sugestões de correção e/ou atualização através de quantas mensagens, e quantos nomes de pessoas essas sugestões acabariam por gerar no site, através de novos registos introduzidos por nós: são quarenta e seis mil e duzentos nomes nestes doze anos. Estas sugestões representam assim 2% dos dados totais disponíveis. É este o peso efectivo das sugestões dos visitantes, que apenas são transpostas para o site quando por nós trabalhadas (lidas, analisadas, conformadas e aceites por nós). Curiosamente se, por absurdo, como chegou a ser sugerido, a pedido de todos e de cada um deles, eliminássemos estes quarenta e seis mil e duzentos registos, o site não baixaria, ainda assim, dos dois milhões de registos. Quanto aos dados recolhidos através do Fórum, em quantidade pouco significativa, estes decorrem, não da vontade dos consulentes em sugerir alterações ou correções à nossa Base de Dados existente, mas, por força da regra número oito do Fórum, a que os participantes se sujeitam desde há doze anos quando nele se inscrevem. Podem por nós ser utilizadas na BD ou, como mais frequentemente acontece, por visitantes que as usam como fonte de suporte a propostas de correcção/actualização que nos enviam.

As sugestões dos visitantes são muito estimáveis e é exactamente por isso que mantemos essa possibilidade de, a partir de qualquer página da Base de Dados, interagirem connosco. Mas, como fica explicado, têm um peso irrisório no cômputo geral e demonstra à saciedade como é uma absoluta mentira pretender transmitir a ideia, como alguns fazem aqui, de que “o Geneall é de todos porque feito por todos”. Não é. Se retirássemos do site a possibilidade de nos enviarem propostas de correcção, nem por isso o Geneall deixaria de crescer ao mesmo ritmo: a Biblioteca tem milhares de livros de Genealogia a serem para aqui transpostos! Agradecendo essas sugestões, sempre recordámos que o site não é de todos, nunca caímos no erro demagógico de o fazer, porque, como bons genealogistas, procuramos a verdade e o rigor e porque, de facto, não temos intuitos comerciais. Esse poderia ser o caminho mais fácil. Mas não é o nosso.

Por mais absurdo ainda, se todos os registos de pessoas que constam da nossa base de dados nos tivessem sido comunicados por terceiros, apenas nós os poderíamos ter introduizido de acordo com o nosso critério, conformando-os ou não com a nossa Base de Dados. Por uma razão simpes: ninguém, a não ser nós próprios, introduz directamente uma vírgula que seja na BD. Apenas nós o podemos fazer como, quando e nos termos em que entendemos fazê-lo.

Quem, por sua exclusiva iniciativa quer interagir connosco através da BD apenas sugere propostas de alterações ou correções aos dados que lá encontra e que nós aceitamos, rejeitamos ou modificamos, na construção da nossa Obra. Sem querer por isso alimentar polémica sobre a quantificação e da origem dos dados e menos ainda sobre a sua propriedade, recordamos que o site se iniciou com uma base de dados resultado de investigação pessoal, de vinte mil nomes, posta on-line no ano 2000. Exclusivamente do autor e dos webmasters do site - que estes têm feito e continuam a fazer há dezenas de anos através de pesquisa pessoal exaustiva em arquivos de Portugal e no estrangeiro, o número destes registos é muito superior aos 2% de dados adaptados a partir de sugestões de quem entende livremente fazê-lo. Por serem dados de investigações conformados à partida com o interesse e os critérios particulares da Obra, entroncam na nossa principal fonte, a Biblioteca, cujas informações estes novos dados confirmam, agregam e expandem, integrando os 98% da massa que compõe o Geneall como hoje o conhecemos.

Há uns anos atrás, um conhecido genealogista escreveu no Forum que ele era o mais extraordinário retrato sociológico do país que somos, nas suas diferenças educacionais, estruturais, culturais, etc.

Também há anos atrás e noutro contexto, escrevemos nós neste mesmo Forum que a paixão por um tema comum (seja um clube de futebol, uma coleção de selos ou a Genealogia) não significa uma identidade nem sequer uma proximidade de mentalidades, de educação, de forma de estar no mundo e na vida. A discussão que se gerou neste tópico veio novamente reforçar esse retrato que não se alterou nestes doze anos de Geneall. Houve aqui de tudo um pouco: desde o melhor de nós próprios - a capacidade de compreensão, a solidariedade, o apoio, a crítica construtiva, a sugestão positiva - até ao pior - o recurso à mentira, a hipocrisia, a crítica gratuita e injustificada, a dissimulação e a inveja, sempre a inveja.

A todos os amigos do Geneall que aqui nos deram o seu testemunho de amizade, de compreensão e apoio, deixamos um profundo agradecimento . Aos outros, se as novas condições de acesso ao site os afastarem, diremos que temos pena. Não tendo “objectivos comerciais”, deslumbra-nos no entanto o mercado e, porque não procurarmos o “lucro”, não tememos a “concorrência”, antes incentivamos, como sempre o fizémos, a aderirem a outros sites, a desenvolverem outros trabalhos, desde que sérios, em qualquer lugar, no imenso universo virtual e real que está à disposição de todos. Com qualidade, trabalhem muito como aqui fazemos. Quantos mais, melhor. A Genealogia, que é a nossa paixão, sairá sempre a ganhar.

Damos este assunto por definitivamente encerrado.

Geneall

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 20 abr 2024, 02:21

Tópico encerrado.

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen