Aos Confrades do Rio de Janeiro- Rua Bernardino Alves da Fonseca em Sta Cruz

Este tópico está classificado nas salas: Arquivos | Brasil | Património | Pessoas

Aos Confrades do Rio de Janeiro- Rua Bernardino Alves da Fonseca em Sta Cruz

#315616 | seabraemilia | 20 out 2012 19:35

Caros Confrades,

Sei que em Santa Cruz, no Rio de Janeiro, existe a Rua Bernardino Alves da Fonseca. No nº 26 é o Centro Social Educar para o Amanhã.

Estou interessada em saber quem foi Bernardino Alves da Fonseca, visto que sou de sua família e na minha árvore genealógica ainda tenho pouca informação sobre ele. Haverá certamente registros toponímicos, mas não sei a quem me dirigir.

Algum dos Confrades me poderá dar dicas sobre a pessoa ou sobre os trâmites para conseguir a informação?

Agradeço tudo o que me possam facultar

Cumprimentos

Emília Seabra

Resposta

Link directo:

RE: Aos Confrades do Rio de Janeiro- Rua Bernardino Alves da Fonseca em Sta Cruz

#315621 | HRC1947 | 20 out 2012 20:57 | Em resposta a: #315616

Cara Senhora;

O avô teve um estabelecimento comercial, camisaria etc, que nos anos 1930 fez alteração da Sociedade,
com a entrada de novos sócios etc.
O neto com o mesmo nome, creio que foi funcionário do Gov. Estado R. Janeiro, Assuntos Tributários etc.
tendo-se aposentado por volta de 1976.
.... O facto do Município ter dado o nome a uma Rua em Santa Cruz, R. J., talvez para homenagear aquele
comerciante, que no século XX contribuiu para o progresso do R. J.

Os meus melhores cumprimentos
HRC

Resposta

Link directo:

RE: Aos Confrades do Rio de Janeiro- Rua Bernardino Alves da Fonseca em Sta Cruz

#315636 | HRC1947 | 21 out 2012 00:10 | Em resposta a: #315621

Cara Senhora;

A Rua em Santa Cruz - R. Janeiro é conhecida por Bernardino Fonseca, e creio que em vez de ser o nº 26. é o
n.º 126, conforme esta afixado na parede da respectiva habitação, que por sinal também tem o nome da Rua.

Espero que seja isto.
http://goo.gl/maps/eqOvC

Os m/ cumprimentos
HRC

Resposta

Link directo:

RE: Aos Confrades do Rio de Janeiro- Rua Bernardino Alves da Fonseca em Sta Cruz

#315640 | HRC1947 | 21 out 2012 00:59 | Em resposta a: #315636

.
http://goo.gl/maps/1rI5D
.

Resposta

Link directo:

RE: Aos Confrades do Rio de Janeiro- Rua Bernardino Alves da Fonseca em Sta Cruz

#315642 | HRC1947 | 21 out 2012 01:19 | Em resposta a: #315640

Cara Confreira;

Tem estas alternativas, para poder visualizar a Rua Bernardino Fonseca, Stª Cruz-R.J.
Creio que onde funcionava o Centro Social, este estará desactivado.

http://goo.gl/maps/foTIV
Os m/ cumprimentos
HRC

Resposta

Link directo:

RE: Aos Confrades do Rio de Janeiro- Rua Bernardino Alves da Fonseca em Sta Cruz

#315647 | ledinha | 21 out 2012 03:53 | Em resposta a: #315616

Cara Senhora

O nome de seu familiar Bernardino Alves da Fonseca, consta do Recenseamento do Rio de Janeiro (Districto Federal) realisado em 20 de setembro de 1906 como responsavel da Comissão Seccional de Santa Cruz. Aparece tambem no -Diário Oficial da União (DOU) de 28/09/1895, ao tratar da Relação dos predios que sofreram aumentono valor locativo para o exercício de 1896,em diversas ruas. O dele consta na Rua Machado Coelho nº 76.

Espero que esses dados possam ajudar. Talvez possa entrar em contato com Prefeitura do Rio de Janeiro e com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. Estou fora do Brasil faz bastante tempo, mas acredito que um confrade possa lhe orientar melhor.

Cumprimentos e boa sorte

Leda Silva

Resposta

Link directo:

RE: Aos Confrades do Rio de Janeiro- Rua Bernardino Alves da Fonseca em Sta Cruz

#315668 | HRC1947 | 21 out 2012 15:57 | Em resposta a: #315647

Cara Senhora;

Em 1977: .....Antes desta data, a actual Rua Bernardino Alves Fonseca era apenas um projecto de Rua,
portanto um local sem infra-estruturas....
Desta à Rua Machado Coelho, 76- R. J., existe um distância de 64 Km.

http://goo.gl/maps/cSO15

atentamente
HRC

Resposta

Link directo:

RE: Aos Confrades do Rio de Janeiro- Rua Bernardino Alves da Fonseca em Sta Cruz

#315697 | HRC1947 | 21 out 2012 18:56 | Em resposta a: #315668

Cara Senhora;

Para concluir; até diria que a actual R. Bernardino Fonseca, em tempos recuados teria sido uma Quinta,
pertencente a B. A. F., podendo ver-se nitidamente a grande habitação {horizontal } com algumas
palmeiras. Com a chegada do progresso aquela localidade, foi projectada a respectiva rua, tendo ficado com o nome do supracitado.

Em 1978;- segundo um determinado documento dá conta de um imóvel no antigo local onde hoje é a Rua
Bernardino Fonseca, em nome de E. Alves Fonseca.
atentamente
HRC

Resposta

Link directo:

RE: Aos Confrades do Rio de Janeiro- Rua Bernardino Alves da Fonseca em Sta Cruz

#315769 | seabraemilia | 22 out 2012 10:41 | Em resposta a: #315697

Caros confrades,

Obrigada por vossas informações. Bernardino Alves da Fonseca era irmão de meu avô, Manuel Alves da Fonseca.
Fiquei sabendo que a rua foi feita em terrenos da sua fazenda e que teve um neto com o seu nome.
Ainda bem que as pessoas do Rio de Janeiro são tão prestáveis. Deus abençoe todos.
Cumprimentos

Emília Seabra

Resposta

Link directo:

RE: Aos Confrades do Rio de Janeiro- Rua Bernardino Alves da Fonseca em Sta Cruz

#324259 | LRAFonseca | 27 fev 2013 18:09 | Em resposta a: #315769

Olá Emília Seabra
Tudo bem??
Comecei a fazer a genealogia da minha família e me deparei com esse fórum, percebi que assim como eu sua descendência também é Alves da Fonseca, fiquei curiosa para saber se de alguma forma nossas árvores se cruzam, será que tu podes me ajudar??
Obrigada, Letícia Fonseca.

Resposta

Link directo:

RE: Aos Confrades do Rio de Janeiro- Rua Bernardino Alves da Fonseca em Sta Cruz

#324412 | HRC1947 | 01 mar 2013 15:24 | Em resposta a: #324259

Cara Letícia;

O que pretende saber?
... Estas " coisas " dão muito trabalho e noites perdidas!....
Não se podem dar de mão-beijada!
Esperamos aqui por si.
Ana Simões
.

Resposta

Link directo:

RE: Aos Confrades do Rio de Janeiro- Rua Bernardino Alves da Fonseca em Sta Cruz

#324920 | seabraemilia | 07 mar 2013 16:53 | Em resposta a: #324259

Boa tarde, Letícia

Terei todo o gosto em ajudar. pode contatar-me pelo email seabraemilia@yahoo.com.br
Quem sabe somos parentes!?

Seabraemilia

Resposta

Link directo:

RE: Aos Confrades do Rio de Janeiro- Rua Bernardino Alves da Fonseca em Sta Cruz

#331673 | Leda Fonseca | 28 jun 2013 21:44 | Em resposta a: #315616

Sra. Emilia,

Enviei um email para a sra. e respondi via Forum à sua pergunta.Provávelmene, a sra. não entrou em contato,pois eu disse que não tinha notícias de seu avô.
Pois bem, perguntei à minha mãe, q. me disse o seguinte: Ela connheceu meu bisavô paterno Bernardino casado com Francisca, que por sua vez, teve um filho chamado Bernardino( que faleceu cedo) e era irmão de Carlos e Jorge da Camisaria Luso Brasileira.Este Bernardino irmão de meu avô, foi casado duas vezes e também teve um filho chamado Bernardino.
Minha mãe acha que Manuel possa ser irmão do Bernardino bisavô
Saudações,
Lêda Fonseca

Resposta

Link directo:

RE: Aos Confrades do Rio de Janeiro- Rua Bernardino Alves da Fonseca em Sta Cruz

#331717 | mila1000 | 30 jun 2013 13:27 | Em resposta a: #324920

Confreira Emilia,
Localizei o nome de Bernardino Alves da Fonseca Neto no Diario Oficial da União em 1957 e 1958:
1. DOU 17/08/1957 - Pág. 35 - Seção 1 - Diário Oficial da União
www.jusbrasil.com.br/diarios/.../dou-secao-1-17-08-1957-pg-35 - Em cache
Rio de Janeiro, 7 de agõsto de. Hugo de Souza Neves, 1957. - ... 81 Bernardino Alves da Fonseca Neto 483 Maria Cordeiro dos Santos. 22 Nelson Guimarães ...

1. DOU 24/07/1900 - Pág. 32 - Seção 1 - Diário Oficial da União
www.jusbrasil.com.br/diarios/.../dou-secao-1-24-07-1900-pg-32 - Em cache
Bernardino Alves da Fonseca. Berilio Fernandes Rodrigues. Bonifacio Ignacio.da Silva. Braulio Pereira da Silva Lemos. Caetano Thomaz Gomes. Condido


1. DOU 20/02/1958 - Pág. 57 - Seção 1 - Diário Oficial da União
www.jusbrasil.com.br/diarios/.../dou-secao-1-20-02-1958-pg-57 - Em cache
Bernardino Alves da Fonseca Neto. 25. Ary Fernandes. •. 17. Berra:ramo Carneiro'aiorizalez. 26. Bernardino Alves de Gomes Neto. 18:

1. Full text of "Recenseamento do Rio de Janeiro (Districto Federal ...
www.archive.org/.../recenseamentodo00bragoog/recenseamentodo00bragoog_djvu.txt - Semelhante
Rio de Janeiro, 6 de Junho de 1906, 18 o da Republica. ...... Braga, José Dias de Miranda Filho, Bernardino Alves da Fonseca e António Aarão de Oliveira. Ilhas ...
1. PDF]
PESQUISAS - Revistas Eletrônicas da PUC-SP
revistas.pucsp.br/index.php/revph/article/viewFile/11313/8294 - Em cache
e a colonização. em 1906-7, já dispunha sobre a presença de imigrantes em outras ocupações. ... Recenseamento Geral' do Brasil, 1920. (Rio de Janeiro. Im-.

Cumprimentos,
Mila

Resposta

Link directo:

RE: Aos Confrades do Rio de Janeiro- Rua Bernardino Alves da Fonseca em Sta Cruz

#331738 | HRC1947 | 30 jun 2013 22:54 | Em resposta a: #331717

-
Oi Mila;

... Mais uma preciosa ajuda para este tópico.
Cumprimentos
Ana
.

Resposta

Link directo:

RE: Aos Confrades do Rio de Janeiro- Rua Bernardino Alves da Fonseca em Sta Cruz

#331893 | seabraemilia | 03 jul 2013 22:13 | Em resposta a: #331673

Cara confreira Lêda Fonseca

Só hoje li esta sua mensagem e chego à conclusão que o seu bisavô era irmão do meu avô. Eles eram portugueses de Sendim, Felgueiras, distrito do Porto e filhos de Joaquim Teixeira Alves e Joaquina da Fonseca.
Aí no Brasil tenho muita família, primos tal como você e vivem quase todos no Rio de Janeiro onde a minha Mãe também nasceu. De certo não conhece nenhum desses primos.
Poderia perguntar a sua mãe se sabe locais e datas de nascimento de Carlos e Jorge ( na minha árvore genealógica consta Jaime, será Jorge?), com quem casaram e se tiveram filhos. A tia avó era Francisca da Motta Fonseca.

Muito obrigada. Gostaria de conhecê-la.

Um abraço

Maria Emília Fonseca Seabra

Resposta

Link directo:

RE: Aos Confrades do Rio de Janeiro- Rua Bernardino Alves da Fonseca em Sta Cruz

#331899 | Leda Fonseca | 04 jul 2013 01:12 | Em resposta a: #331893

Olá Maria Emília !

Você tem razão- pelo visto- somos parentes.

A sua tia-avó, Chiquinha, como era conhecida, era minha bisavó.Acho até que minha mãe tem uma foto dela comigo.

Quando puder, confirmarei, pois moro em cidade diferente de minha mãe.

O meu avô Carlos tinha mais irmãos do que os citados.Eles eram: Judith,Maria ( conhecida como Meire),Jayme e Jorge ( o mais novo).
Bernardino ( seu antepassado) não cheguei a conhecer.Meus avós só diziam que ele morreu cedo
Minha mãe comentou que ele foi casado duas vezes- se não me engano- uma das esposas se chamava Augusta.
Judith tinha o sobrenome Barbosa de casada ( teve uma única filha chamada Maria Lêda) Meire( eu não sei o sobrenome de casada e não sei se teve filhos), Jayme era casado com uma portuguesa chamada Mariazinha( teve dois filhos Jayme Neusa) e Jorge com Dagmar( tiveram os filhos Sonia e Jorge)

Eu não sabia de onde eles eram.Mas lembro ,vagamente, que meu avô uma vez comentou que alguém ( não sei se era um irmão) estudou comércio em Coimbra

Atualmente, não tenho contato com nenhum dos descendentes.Tive, enquanto meu avô era vivo

Vou perguntar à minha mãe sobre as datas de nascimento que você me pediu- mas acho difícil ela lembrar

Meu avô Carlos, assim como meu tio Jayme estão enterrados no cemitério S.João Batista na Zona Sul do Rio de Janeiro

Você mora em que cidade?

Abraços,

Lêda Fonseca

Resposta

Link directo:

RE: Aos Confrades do Rio de Janeiro- Rua Bernardino Alves da Fonseca em Sta Cruz

#332690 | Leda Fonseca | 19 jul 2013 17:03 | Em resposta a: #331893

Sra.Emilia,

Continuo aguardando contato

Abraço,

Lêda Fonseca

Resposta

Link directo:

RE: Aos Confrades do Rio de Janeiro- Rua Bernardino Alves da Fonseca em Sta Cruz

#332710 | milaseabra | 19 jul 2013 22:11 | Em resposta a: #331899

Boa noite, Leda!

Recebi eu email dizendo que queria entrar em contato. Mande por favor a mensagem para esse email.
Eu moro em Coimbra,
Abraços

Maria Emília

Resposta

Link directo:

RE: Aos Confrades do Rio de Janeiro- Rua Bernardino Alves da Fonseca em Sta Cruz

#332713 | Leda Fonseca | 19 jul 2013 22:24 | Em resposta a: #332710

Olá, Maria Emilia!

Hoje mandei um outro email para endereço que achei aqui no Forum.
Ele voltou
Favor utilizar o email que a sra. recebeu e reenviar para mim
Abraços

P.S. Minha mãe achou uma foto de sua bisavó

Resposta

Link directo:

RE: Aos Confrades do Rio de Janeiro- Rua Bernardino Alves da Fonseca em Sta Cruz

#332725 | Leda Fonseca | 19 jul 2013 23:44 | Em resposta a: #332710

Maria Emilia,

Favor mandar um email para:

ledaremy@hotmail.com

Abs.Lêda Fonseca

Resposta

Link directo:

RE: Aos Confrades do Rio de Janeiro- Rua Bernardino Alves da Fonseca em Sta Cruz

#332752 | milaseabra | 20 jul 2013 15:51 | Em resposta a: #332713

Olá, Lêda!

Que maravilha! Mande a foto para o meu email e se tiver de tio Bernardino manda também.

Abraço

Maria Emília

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 01 mai 2024, 03:20

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen