Pesquisa e endereço de morada em Portugal

Este tópico está classificado nas salas: Arquivos | Eventos | Famílias | Genética | Pessoas

Pesquisa e endereço de morada em Portugal

#315744 | almeida07 | 22 out 2012 01:34

Prezados

Poderiam me ajudar, informando se é possível localizar através de arquivos o endereço de morada de meu pai enquanto viveu em Portugal?
ele veio para São Paulo/ Brasil com meus avós e ouros 5 irmãos; sei que saíram de Vila Real/ Adoufe/ Côedo. saíram em julho de 1932 o nome deles e Id de partida.
800310 António Joaquim Ribeiro
800311 Maria José Mourão

800313 Bernardino Ribeiro Mourão
800323 Manuel Constantino Mourão Ribeiro
800324 Olinda Mourão Ribeiro
800325 Maria da Conceição Mourão Ribeiro
800326 Joaquim Augusto Mourão Ribeiro
800327 Acácio Mourão Ribeiro
Agradeço qualquer ajuda.
Regina Nobre - nobre.almeidaarrobauol.com.br

Resposta

Link directo:

RE: Pesquisa e endereço de morada em Portugal

#315747 | amrr | 22 out 2012 01:52 | Em resposta a: #315744

Cara Regina,

Se conseguir encontrar o Registo de Passaporte do seu pai (tente o Arquivo Distrital de Vila Real) poderá saber onde ele residiu, pelo menos saberá a freguesia e/ou localidade.


Com os melhores cumprimentos,
Arlindo Rodrigues

Resposta

Link directo:

RE: Pesquisa e endereço de morada em Portugal

#315751 | amrr | 22 out 2012 01:58 | Em resposta a: #315747

Cara Regina,

Coêdo é uma localidade de freguesia de Adoufe.
A freguesia de Adoufe, por sua vez, pertence ao concelho de Vila Real, distrito de Vila Real.


Com os melhores cumprimentos,
Arlindo Rodrigues

Resposta

Link directo:

RE: Pesquisa e endereço de morada em Portugal

#315756 | almeida07 | 22 out 2012 02:10 | Em resposta a: #315751

Caro Arlindo Rodrigues

Obrigado pela gentileza da resposta.

Então, estes dados eu tenho mas ele só se reporta a freguesia/ conselho e Distrito de saída.

Mas eu gostaria de saber o endereço exato de morada.

Eu estou indo a Portugal e gostaria de poder filmar para meu pai como está hoje o lugar de onde ele saiu, deu pra entender, isto porque hj ele está com 83 anos e os médicos não permitem que ele faça essa viagem tão longa.
Continuo aguardando qualquer ajuda.

Grato

Regina

Resposta

Link directo:

RE: Pesquisa e endereço de morada em Portugal

#315758 | amrr | 22 out 2012 02:34 | Em resposta a: #315756

Cara Regina,

Se já tem os dados do passaporte e sabe a aldeia onde o seu pai morava, não me parece que consiga obter uma localização mais específica, pois, à época, a maior parte dos lugares e aldeias não possuiam nomes de ruas, muito menos número de porta.

Pela idade que o sei pai tem hoje, ele terá saído de Portugal com cerca de 3 anos de idade, por isso, com certeza não terá memória em que sítio da aldeia morariam os pais dele.

No entanto, se vem a Portugal, deslocando-se a Coêdo, é muito provavel que encontre ainda alguns familiares ou vizinhos mais velhos que lhe saibam indicar onde os seus avós moraream.

Cumprimentos,
Arlindo Rodrigues

Resposta

Link directo:

RE: Pesquisa e endereço de morada em Portugal

#315760 | almeida07 | 22 out 2012 02:44 | Em resposta a: #315758

Caro Arlindo


Do passaporte só tenho o ID....você acredita que se eu pagar um pesquisador não teria nos documentos de saída um endereço mais especifico....será que à época o pedido de passaporte não teria nenhum campo com o endereço de morada?
São nestes dados que eu acredito que possa obtê-los!....eu estou errada?
Por outro lado, Coêdo é um lugar pequeno? vc conhece? Não sei nem por onde começar....como você acredita que posso localizar algum parente?
Tem como pedir as cópias dos documentos que deram origem aos passaportes?

Grato

Regina Nobre

Resposta

Link directo:

RE: Pesquisa e endereço de morada em Portugal

#315761 | PAIVAMANSO | 22 out 2012 03:37 | Em resposta a: #315756

Cara Regina Nobre, fui ver no Google Earth a Aldeia de Coêdo, da Freguesia de Adufe no Concelho de Vila Real. é uma aldeia pequena, e no ano de 1932, talvez fosse mais pequena ainda. Procurei na lista telefónica e encontrei 3 nomes de pessoas que têm apelidos Mourão Ribeiro, poderá ser algum parente vosso? Posso tentar telefonar para essas pessoas a procurar se conhecem os nomes dos seus Avós. Também Posso tentar saber o endereço exato da morada, obtendo uma fotocópia do assento do Nascimento do Seu Pai, se a Regina disser a data do Nascimento Dele.
Cumprimentos. Jorge Santos

Resposta

Link directo:

RE: Pesquisa e endereço de morada em Portugal

#315768 | HRC1947 | 22 out 2012 08:14 | Em resposta a: #315761

Cara Regina;

Na sequência do que já foi dito pelos Confrades, envio estes dados, que lhe farão jeito.
Com um pouco de paciência e imaginação vc. consegue entrar em contacto com Junta
Freguesia de Adoufe, ou com algum " Ribeiro // Mourão, e assim dialogar.
Boa Sorte
atentamente
HRC
-----

http://codigopostal.ciberforma.pt/dir/0/junta-de-freguesia-de-adoufe-sainca/

http://goo.gl/maps/kKS62

http://www.pbi.pai.pt/q/name/where/Adoufe%2C%20Vila%20Real/who/Ribeiro/?customerType=ALL&contentErrorLinkEnabled=true

http://www.pbi.pai.pt/q/name/where/Adoufe%2C%20Vila%20Real/who/Mour%C3%A3o/?customerType=ALL&contentErrorLinkEnabled=true
---
.

Resposta

Link directo:

RE: Pesquisa e endereço de morada em Portugal

#315776 | almeida07 | 22 out 2012 12:18 | Em resposta a: #315761

Caro Jorge:

Primeiro quero te agradecer a gentileza da presteza das resposta à esta minha busca. e também a oferta de ajuda tão gentil da sua parte, fico emocionada.
O registo de nascimento de meu pai Senhor MANUEL CONSTANTINO MOURÃO RIBEIRO, nascido(a) aos 11 de AGOSTO de 1929, na freguesia de VILA REAL, concelho de ADOUFE, distrito de COÊDO, filho de ANTÓNIO JOAQUIM RIBEIRO e de MARIA JOSÉ MOURÃO, o Assento de nascimento sob o nº 917 do Ano de 1929.
Quanto a ser parantes os nomes Mourão Ribeiro que você localizou penso que como essa junção dos Mourão e Ribeiro se deram com o casamento de meus avós, e como sabemos que toda a família veio para o Brasil ( pais e filhos), penso que seria mais provável que localizássemos parentes entre os Ribeiros, sendo parentes por parte de meu avô, ou os Mourão sendo parentes por parte da minha avó.
Contudo ainda é possível encontrar um Mourão Ribeiro, se alguns dos irmão de meu avó tenha se casado com alguma irmã de minha avó, não acha?
Para você ter uma ideia aqui vai um pouco desta genealogia. ( meus avós )
ANTÓNIO JOAQUIM RIBEIRO, filho de MANUEL JOAQUIM
RIBEIRO e de CAROLINA ALVES, com MARIA JOSÉ MOURÃO, filha de MANUEL
GONÇALVES MOURÃO e de CAROLINA DE JESUS MOURÃO, todos da freguesia de VILA REAL, concelho de ADOUFE, distrito de COÊDO.

Fico por aqui desde já agradecendo qualquer ajuda,

Um forte abraço

Regina Nobre

Resposta

Link directo:

RE: Pesquisa e endereço de morada em Portugal

#315777 | almeida07 | 22 out 2012 12:20 | Em resposta a: #315768

Bom dia

HRC

Obrigado pela ajuda,vou explorar os endereços sim!

Forte abraço

Regina Nobre

Resposta

Link directo:

RE: Pesquisa e endereço de morada em Portugal

#315788 | HRC1947 | 22 out 2012 15:18 | Em resposta a: #315776

Cara Regina;

Tome nota:--- Freguesia de Adoufe.....Concelho Vila Real.... e Distrito também Vila Real !!!

Cumprimentos
Ana Simões
.

Resposta

Link directo:

RE: Pesquisa e endereço de morada em Portugal

#315792 | HRC1947 | 22 out 2012 15:25 | Em resposta a: #315788

Faltava enviar;

A freguesia de Adoufe está situada na região de Trás-os-Montes e Alto Douro, dominada pelos altos cumes e lombas da Serra do Marão, espaço de relevo essencialmente montanhoso onde predomina a floresta e os terrenos de pastorícia; pertence ao concelho e distrito de Vila Real e tem por orago Santa Maria, a quem os habitantes da freguesia dedicam uma festa solene, todos os anos a 15 de Agosto.

A freguesia é constituída pelos lugares de Adoufe, Vila Seca, Couto, Testeira, Minhava, Gravelos, Coêdo, Rebordinho, Escariz, Paredes e Borbelinha; tendo dois destes lugares sido contemplados com carta régia, tão importante na época para o desenvolvimento das povoações: Coêdo que recebeu foral por D. Afonso II e Gravelos, por D. Afonso III.
---
Ana Simões
.

Resposta

Link directo:

RE: Pesquisa e endereço de morada em Portugal

#315793 | almeida07 | 22 out 2012 15:35 | Em resposta a: #315788

Ana Bom Dia!


Eu anotei, mas....


Me explica, qual é a relação de Coêdo e Adoufe?

Resposta

Link directo:

RE: Pesquisa e endereço de morada em Portugal

#315795 | HRC1947 | 22 out 2012 16:09 | Em resposta a: #315793

Côedo é o lugar [ Rua ], onde residiam os seus familiares, antes de irem para o Brasil, { conforme vc. nos
disse....}, portanto este Côedo pertence à Freguesia de Adoufe. Assim a freguesia Adoufe pertence ao Concelho
de Vile Real. ..... O Concelho de Vila Real, pertence ao Distrito com o mesmo nome [ Vila Real ].

No Brasil antigamente existiam as Freguesias, que foram extintas, passando para "Crcunscrições ,
e Cartorios " etc.

Se tiver mais dúvidas, estou à sua disposição para esclarecer naquilo que souber.

Os m/ cumprimentos
Ana Simões
.

Resposta

Link directo:

RE: Pesquisa e endereço de morada em Portugal

#315796 | PAIVAMANSO | 22 out 2012 16:22 | Em resposta a: #315793

Cara Regina Nobre, já telefonei para várias pessoas que vivem nas aldeias perto de Adoufe, mas ninguém conhece os nomes dos seus Avós.Tendo em conta todas as informações que já disponibilizou, só falta saber o nome da rua e depois localizar a casa em que viviam os seus Avós, com os 6 Filhos no ano de 1932 antes de embarcarem para o Brasil.
Deduzo que a Regina terá em seu poder, o Assento de Nascimento do seu Pai, e lá recolheu ou confirmou os nomes dos seus Avós e Bisavós Paternos, e seriam todos naturais do Lugar de Coêdo, onde em princípio eram residentes.
Nesta Aldeia do Coêdo, viverão presentemente, cerca de 200 pessoas, portanto quase todos se conhecem uns aos outros. A dificuldade vai ser encontrar alguém que saiba onde viveram os seus Avós.
Portanto, estamos a falar de uma Aldeia que em 1939, teria talvez 20 a 30 casas habitadas. Quando a Regina Nobre visitar aquela Aldeia, mais facilmente poderá falar pessoalmente com as pessoas mais idosas que lá vivem....... e talvez alguma delas a saiba informar em que Rua e em que Casa, viveram os Seus Avós. A junta de Freguesia só abre aos Domingos e no próximo Domingo irei telefonar. Talvez eles tenham documentos que possam revelar esse endereço antigo. Essa Aldeia de Coêdo, é tão pequena que não tem um Café, nem uma Mercearia e não apareceu até agora nenhum número de telefone instalado Nessa Aldeia. Vou tentar falar com o Senhor Padre Augusto Matos que dá as missas na Igreja em Adoufe, ali perto de Coêdo. Quando tiver mais notícias a informarei aqui, ou para o seu endereço de email.
Cumprimentos. Jorge Santos

Resposta

Link directo:

RE: Pesquisa e endereço de morada em Portugal

#315798 | roz | 22 out 2012 16:27 | Em resposta a: #315793

Cara Regina
Coêdo 'e um lugar, igual a uma aldeia. Quer dizer um sitio muito pequeno que tem so umas poucas ruas e umas tantas casas e por isso normalmente as ruas nao têm nome porque toda a gente se conhece (inclusivamente o correio que vem distribuir cartas). 'As vezes as casas têm um nome, por exemplo, "Vivenda Maria" ou "Casa das Rosas" ou qualquer coisa que queiram para identificar a propriedade. Adoufe ja' e' um pouco maior e por isso 'e a freguesia onde podera' haver igreja ou junta administrativa.

Cumprimentos.
Rosario

Resposta

Link directo:

RE: Pesquisa e endereço de morada em Portugal

#315799 | almeida07 | 22 out 2012 16:28 | Em resposta a: #315796

Caro Jorge

Quanta gentileza....fico muito muito emocionada pela dedicação e ajuda. então para melhor esclarecer vou postar o que tenho de dado a saber:
Sou Bisneta de Manuel Joaquim Ribeiro x Carolina Alves e Neta de Antonio Joaquim Ribeiro, pai e avós de meu pai- Adoufe

e Bisneta de Manuel Gonçalves Mourão e Carolina de Jesus e Neta de Maria Jose Mourão, mãe e avós de meu pai!- Borbela

Meus avós saíram de Vila Real / Portugal desembarcaram em Santos/ São Paulo em 04/08/1938 - embarcação M. Olivia passaporte 310 - expedido no Porto em 18/07/1938.

trazendo 07 filhos, não tenho a data de casamento do casal.

800310 - ANTÓNIO JOAQUIM RIBEIRO - ELE NASCEU EM 17/09/1900 - ADOUFE
800311 - MARIA JOSÉ MOURÃO- ELA NASCEU EM 03/02/1899 - freguesia de BORBELA ( 1899/ nº 07/ fls 99)

800312 - SILVINA DOS PRAZERES MOURÃO RIBEIRO - 28/05/1923
800313 Bernardino Ribeiro Mourão - 17/04/1925 - Adoufe ( foi batizado com o nome trocado )
800323 Manuel Constantino Mourão Ribeiro - nasceu em 11/08/1929- Adoufe -MEU PAI
800324 Olinda Mourão Ribeiro
800325 Maria da Conceição Mourão Ribeiro - nasceu 20/04/1935
800326 Joaquim Augusto Mourão Ribeiro ( tinha meses ) morreu no navio.
800327 Acácio Mourão Ribeiro
Esta é a ordem de ID, não necessariamente a de nascimento.
Este numero é o ID de partida,
Sei que a minha avó nasceu em Borbela

Então JORGE, são só essas informações que tenho.
Os ID pesquisei no site do CEPESE.

Resposta

Link directo:

RE: Pesquisa e endereço de morada em Portugal

#315800 | HRC1947 | 22 out 2012 16:29 | Em resposta a: #315795

Regina;
Veja este mapa que já lhe tinha enviado ontem:

Ponto A:--Coêdo-- Vila Real
Ponto B:--Junta Freguesia Adoufe- Vila Real

.... Depois de abrir, a Regina espera um pouco, e vai aparecer o Ponto A e B. Claro que terá de praticar
um pouco para atingir um certo desempenho!, vai ver que é fácil.

Escolhe o Ponto A. [ onde a seta indica o LUGAR DE COÊDO ]
.... Depois pode " viajar " pela Freguesia, e ver o panorama etc.
Claro que pode explorar também o [ Ponto B, ... que mostra a Junta Freguesia Adoufe ]

http://goo.gl/maps/kKS62

Fico no aguardo das suas duvidas....

Ana Simões
.

Resposta

Link directo:

RE: Pesquisa e endereço de morada em Portugal

#315803 | almeida07 | 22 out 2012 16:37 | Em resposta a: #315798

Boa tarde
Rosario

Entendi, realmente se hoje ainda é pequena, imagina em 1938 quando meu pai saiu de lá.
Então o que sei é o que meu pai conta, que morava em Coêdo, que no fim da rua onde ele morava existia uma igreja. que ele não se recordar o nome...também pudera ele só tinha 07 anos quando saiu. então a minha melhor pista talvez seja a descrita Igreja.....será que a igreja ainda existe????? fico no aguardo de qualquer ajuda...mesmo porque temos tempo...pretendo ir a Portugal em Maio/2013...para visitar estes locais e o Ilha da madeira de onde sairam meus avós maternos.

Um forte abraço

Regina Nobre
nobre.almeida@uol.com.br

Resposta

Link directo:

RE: Pesquisa e endereço de morada em Portugal

#315804 | almeida07 | 22 out 2012 16:42 | Em resposta a: #315800

Olá Ana

Eu acessei o site...e vi sim, é muito bonito ....mas alguém me disse que lá não há um café sequer....então pra visitar talvez eu tenha que alugar um carro para poder me locomover e ir parando e perguntando! Mas eu tenho fé e sei que com a ajuda de todos já saio do Brasil com um endereço definido.

Mais uma vez obrigado pela gentileza.
Um forte Abraço

Regina Nobre

Resposta

Link directo:

RE: Pesquisa e endereço de morada em Portugal

#315805 | HRC1947 | 22 out 2012 16:42 | Em resposta a: #315803

http://portugaltorraonatal.blogspot.pt/2010/11/adoufe_22.html

Resposta

Link directo:

RE: Pesquisa e endereço de morada em Portugal

#315807 | almeida07 | 22 out 2012 16:47 | Em resposta a: #315805

Ana

Mais uma vez obrigada pelo site....tudo esta fazendo a alegria do meu pai, que como não tem mais condições de retornar a sua terra Natal.....se maravilha com a possibilidade de ver pela net.
e com certeza ,vai poder rever porque eu vou ai filmar tudo, para ele poder matar as saudades.

um forte abraço

Regina Ribeiro Nobre de Almeida
nobre.almeida@uol.com.br

Resposta

Link directo:

RE: Pesquisa e endereço de morada em Portugal

#315810 | HRC1947 | 22 out 2012 17:09 | Em resposta a: #315807

Cara Regina;

Ontem tinha pensado nisso mesmo, o seu pai poder ver na hora a sua Terra, antes de vc. trazer as fotos!!!
Assim, indo de encontro aos vossos desejos, envio dois videos, um sobre o Coêdo, o outro sobre Vila Real.
Sobre o estado da estrada, jardins etc. de Coêdo, ainda "ontem quando andei pelo R. Janeiro " virtual, vi
coisas muito pior, este video até nem está mau, a aldeia é assim mesmo, claro que as Cidades também têm
o seu " lixo"....
Espero que gostem.

http://www.youtube.com/watch?v=DiHz94oIcsQ&feature=related

http://www.youtube.com/watch?v=SpzjRRtEpW8

Cumptºs
Ana Simões
.

Resposta

Link directo:

RE: Pesquisa e endereço de morada em Portugal

#315811 | PAIVAMANSO | 22 out 2012 17:10 | Em resposta a: #315803

Cara Regina Nobre, segundo informações dadas por algumas pessoas com quem falei esta tarde, dos Bombeiros, da GNR da Câmara Municipal de Vila Real, Adoufe é um Lugar mais pequeno do que a Aldeia de Coêdo. Mas parece que entre Coêdo e Adoufe ainda são vários minutos a pé ....... até há a Igreja de Adoufe, que quase certamente é a tal que o Senhor seu Pai se recorda. Poderá haver uma Capela em Coêdo..... depois se verá. Entretanto, já consegui obter os números dos telemóveis do Senhor Padre Augusto Matos, que dá as Missas nessa Igreja e também do Senhor Presidente da Junta de Freguesia da Aldeia de Adoufe. Daqui a 4 horas vou telefonar para cada um deles. A ideia é tentar que um ou outro aceite tentar ajudar.nos a encontrar alguém de muita idade que saiba qual a Casa onde viveram os seus Avós. Sendo que o Presidente da Junta talvez consiga procurar nalguns documentos, ou sugerir algumas pistas que nos estão a faltar. Cumprimentos. Jorge Santos

Resposta

Link directo:

RE: Pesquisa e endereço de morada em Portugal

#315817 | SDCLISBOA | 22 out 2012 18:01 | Em resposta a: #315744

D. Regina

Eu sou da aldeia de Coêdo, que fica a 5 Km de Vila Real, a pessoa mais antiga da aldeia chama-se Sr. Manuel Escaleira e mora precisamente no final da rua, onde ainda existe a igreja (capela do Divino Salvador), talvez este senhor consiga saber o que deseja da sua familia, é uma aldeia muito pequena e tanto quanto consegui saber, na data que menciona 1932 foi muita dessa aldeia para o Brasil.
Em Vila Real, toda a gente sabe onde fica Coêdo e as pessoas são muito simpáticas, vão ajudá-la com toda a certeza

Resposta

Link directo:

RE: Pesquisa e endereço de morada em Portugal

#315818 | HRC1947 | 22 out 2012 18:26 | Em resposta a: #315817

http://www.freguesiadeadoufe.com/galeria.html

Resposta

Link directo:

RE: Pesquisa e endereço de morada em Portugal

#315824 | amrr | 22 out 2012 20:26 | Em resposta a: #315799

Cara Regina,

Muito provavelmente já terá esta informação, mas aqui ficam os dados do registo de baptismo do seu avô.

Cumprimentos,
Arlindo Rodrigues

----------------------------------------

CONCELHO: Vila Real
FREGUESIA: Adoufe
LIVRO: Baptismos 1892-1903
FÓLIOS: 144 e 144vº
ASSENTO Nº: 36 de 1900

DATA NASCIMENTO: 17/09/1900, pela 1 hora da manhã, no lugar do Coêdo
DATA BAPTISMO: 24/09/1900

NOME: António Joaquim

FILHO DE: Manuel Joaquim Ribeiro
E DE: Carolina Alves
-> Lavradores, casados na freg. de Adoufe e paroquianos da mesma freg.
-> Residentes no lugar de Coêdo

NETO PATERNO DE: Anacleto Ribeiro
E DE: Margarida Coutinho

NETO MATERNO DE: José Alves
E DE: Maria Antónia F... (?)

--> Todos da freg. de Adoufe

PADRINHOS: Manuel Joaquim Alves
E: Carolina Alves
-> solteiros, do lugar de Coêdo

PADRE: o Pároco Manuel Joaquim Ribeiro da Costa

-------------------------------------

Resposta

Link directo:

RE: Pesquisa e endereço de morada em Portugal

#315827 | almeida07 | 22 out 2012 20:47 | Em resposta a: #315824

Boa Noite
Arlindo!

Obrigado pelo carinho e pesquisa!,

Tenho sim.....
E DE: Margarida Coutinho

NETO MATERNO DE: José Alves
E DE: Maria Antónia Escaleira Trugano Alves....

Um forte Abraço

Regina Nobre

Resposta

Link directo:

RE: Pesquisa e endereço de morada em Portugal

#315830 | amrr | 22 out 2012 20:58 | Em resposta a: #315799

Cara Regina,

Sabe se o seu bisavô Manuel Joaquim Ribeiro também emigrou para o Brasil ou viveu sempre em Portugal?

Ainda, sobre este seu bisavô, sabe, mesmo que aproximadamente, em que ano terá falecido?


Cumprimentos,
Arlindo Rodrigues

Resposta

Link directo:

RE: Pesquisa e endereço de morada em Portugal

#315831 | almeida07 | 22 out 2012 21:02 | Em resposta a: #315817

Prezado (a) SDCLISBOA

Fico-lhe muito grata pelas informações.
Eu errei a informação ,meus avós vieram para o Brasil em 1938 mais precisamente chegaram ao Brasil em 04/08/1938. Quanto a ter um morador com o sobrenome Escaleira, fiquei muito feliz, já que Minha Bisavó paterna era Carolina Alves - filha de José Alves e Maria Antónia Escaleira, esta Filha de Pedro José Gonçalves Trugano e Maria José Fernandes Escaleira. quem sabe não seja ele um parente distante.
Será que não encontramos um forma de manter contato com este Senhor? através de carta talvez!....Você mora longe desta familia?

Desde já agradeço qualquer ajuda.

Regina Nobre

Resposta

Link directo:

RE: Pesquisa e endereço de morada em Portugal

#315832 | almeida07 | 22 out 2012 21:12 | Em resposta a: #315830

Boa Noite Arlindo


MANUEL JOAQUIM RIBEIRO nasceu em Nov. 12, 1853 e morreu em data desconhecida.

E pelo que sei viveu a vida toda em Portugal.

Porque? você achou alguma informação?

Aguardo Noticias

Regina Ribeiro Nobre de Almeida

Resposta

Link directo:

RE: Pesquisa e endereço de morada em Portugal

#315834 | amrr | 22 out 2012 21:17 | Em resposta a: #315827

Regina,

Então é MARIA ANTÓNIA TRUGANO. É apenas assim que aparece neste registo de baptismo.

Cptos,
Arlindo Rodrigues


Corrigindo:

----------------------------------------

CONCELHO: Vila Real
FREGUESIA: Adoufe
LIVRO: Baptismos 1892-1903
FÓLIOS: 144 e 144vº
ASSENTO Nº: 36 de 1900

DATA NASCIMENTO: 17/09/1900, pela 1 hora da manhã, no lugar do Coêdo
DATA BAPTISMO: 24/09/1900

NOME: António Joaquim

FILHO DE: Manuel Joaquim Ribeiro
E DE: Carolina Alves
-> Lavradores, casados na freg. de Adoufe e paroquianos da mesma freg.
-> Residentes no lugar de Coêdo

NETO PATERNO DE: Anacleto Ribeiro
E DE: Margarida Coutinho

NETO MATERNO DE: José Alves
E DE: Maria Antónia Trugano

--> Todos da freg. de Adoufe

PADRINHOS: Manuel Joaquim Alves
E: Carolina Alves
-> solteiros, do lugar de Coêdo

PADRE: o Pároco Manuel Joaquim Ribeiro da Costa

-------------------------------------

Resposta

Link directo:

RE: Pesquisa e endereço de morada em Portugal

#315836 | almeida07 | 22 out 2012 21:22 | Em resposta a: #315811

Boa Noite
Jorge

Não sei como agradecer tamanha dedicação, meu mais profundo obrigado.

Eu recebi um post em que me mandaram as seguintes informações -:
"a pessoa mais antiga da aldeia chama-se Sr. Manuel Escaleira e mora precisamente no final da rua, onde ainda existe a igreja (capela do Divino Salvador), talvez este senhor consiga saber o que deseja da sua família, é uma aldeia muito pequena e tanto quanto consegui saber, na data que menciona 1932 foi muita dessa aldeia para o Brasil."

Então Jorge quem sabe o padre conheça o senhor Manoel Escaleira....minha bisavó Carolina Dias, era filha de Pedro Trugano e Maria Antónia Escaleira.......quem sabe não encontramos uma relação de parentesco entre eles.

No aguardo de melhores noticias

Regina Nobre

Resposta

Link directo:

RE: Pesquisa e endereço de morada em Portugal

#315838 | amrr | 22 out 2012 21:37 | Em resposta a: #315832

Regina,

Mais duas informações relativas ao seu bisavô Manuel Joaquim Ribeiro:

I)- Foi casado em segundas núpcias com a sua bisavó Carolina Alves, ou seja, foi anteriormente casado com outra Senhora.

II)- Faleceu a 12/10/1904 no lugar do Coêdo


Cumprimentos,
Arlindo Rodrigues

Resposta

Link directo:

RE: Pesquisa e endereço de morada em Portugal

#315840 | PAIVAMANSO | 22 out 2012 21:55 | Em resposta a: #315831

Cara Regina, falei agora mesmo com o Senhor Padre Augusto Matos que me pareceu um Homem extremamente simpático e me disse o Seguinte. Julga saber mais ou menos onde viveram os seus Avós. Quando fui rever no Google Earth a distância de Coêdo até Adoufe…… pareceu-me que devia haver talvez uma antiga Capela (pequena Igreja) ao fundo da Rua, porque Adoufe fica relativamente longe de Coêdo. Por outras palavras a Igreja de Adoufe é muito mais longe do que “ao fundo da Rua”. Perguntei ao Senhor Padre Augusto que esclareceu tudo : Existe a Capela do Divino Salvador, ao fundo da Rua de Coêdo. A Igreja de Santa Maria de Adoufe, fica lá bastante mais longe, não ao fundo da Rua, mas sim ao fundo de uma estrada …… que deve exigir muitos minutos para se lá chegar indo a pé. Aproveitando a generosidade do Senhor Padre Augusto Matos, pedi para Ele fazer (se possível) o especial favor de perguntar ao Senhor Manuel Escaleiro, se tem notícia de qual seria a Casa onde viveram há muitos anos António Joaquim Ribeiro e sua esposa Maria João Mourão mais os seus 7 Filhos, antes de partirem para o Brasil. Fiquei de voltar a telefonar amanhã, cerca das 21 horas daqui. Atenção que tudo isto pode vir a revelar-se insuficiente, para descobrir qual era a casa. Mas a Rua, parece estar encontrada, e se percebi bem, vivem lá uns Ribeiro, que a poderão ser vossos parentes colaterais. Vamos aguardar com calma e esperança. Já me esquecia de dizer que o Senhor Presidente da Junta de Freguesia ainda não atendeu o telemóvel (celular), e agora que o Senhor Padre está empenhado em nos ajudar, não vou pedir ajuda a mais ninguém. Ou seja; Só tentarei novamente telefonar para o Senhor Presidente da Junta de Freguesia de Adoufe, se a ajuda do Senhor Padre não resolver o Seu assunto. Isto por uma questão de respeito ao Senhor Padre. Cumprimentos. Jorge Santos

Resposta

Link directo:

RE: Pesquisa e endereço de morada em Portugal

#315850 | almeida07 | 22 out 2012 23:31 | Em resposta a: #315840

Caro Jorge

Muitíssimo obrigada!
Estive a pouco com meu pai, e ele se recorda que vindo de Vila Real em direção a Coêdo havia uma estrada que justamente terminava em uma igreja, e então perpendicular a ela esta a rua onde ele morava, coisa de 10mim a pé da Igreja! Não sei se são precisas essas lembranças, ele era só um menino naquela época.
Mas de qualquer forma, esperarei mais noticias.
PS: o nome da minha avó Maria José Mourão......
Um forte abraço.

Regina Nobre.

Resposta

Link directo:

RE: Pesquisa e endereço de morada em Portugal

#315852 | almeida07 | 22 out 2012 23:41 | Em resposta a: #315838

Caro Arlindo

Obrigado pelas informações, eu vou atualizar os dados.

Eu tinha uma informação de um primeiro casamento com Maria José Martins em 20 de Mai de 1877

Um forte abraço

Regina Nobre

Resposta

Link directo:

RE: Pesquisa e endereço de morada em Portugal

#315853 | HRC1947 | 22 out 2012 23:47 | Em resposta a: #315850

Cara Regina;

Veja este traçado: Vila Real ... a Coêdo: = 7 Km

http://goo.gl/maps/Z0GtS

http://www.mapav.com/vila_real/vila_real/adoufe/

Ana
.

Resposta

Link directo:

RE: Pesquisa e endereço de morada em Portugal

#315854 | HRC1947 | 22 out 2012 23:51 | Em resposta a: #315853

http://goo.gl/maps/QKMwr

Resposta

Link directo:

RE: Pesquisa e endereço de morada em Portugal

#315864 | HRC1947 | 23 out 2012 00:09 | Em resposta a: #315854

Cara Regina;
Dê uma vista de olhos...
http://anossapovoa.blogspot.pt/2012/08/os-nossos-poveiros-pelo-mundo-fortaleza.html
Cumprimentos
Ana
.

Resposta

Link directo:

RE: Pesquisa e endereço de morada em Portugal

#315868 | almeida07 | 23 out 2012 00:40 | Em resposta a: #315864

CARA ANNA

Eu já havia localizado esta pagina na internet, deixei um post em 02 de outubro próximo passado, mas ainda não obtive resposta.
Vi também os sites do Google maps.... quando eu visitar Coêdo vou estar conhecendo cada pedacinho.

Continuo no aguardo.....

Regina Nobre

Resposta

Link directo:

RE: Pesquisa e endereço de morada em Portugal

#315870 | HRC1947 | 23 out 2012 01:03 | Em resposta a: #315868

Cara Regina Nobre;

Quando vier visitar Coêdo, Adoufe etc, não tenha problemas, pois a 5 Km fica logo a cidade
de Vila Real, conforme já sabe.
É uma boa zona, e a Confreira até já deu conta disso.
Tudo de bom para si e para os seus familiares.
Os m/ melhores cumprimentos
Ana Simões
.

Resposta

Link directo:

RE: Pesquisa e endereço de morada em Portugal

#315881 | SDCLISBOA | 23 out 2012 09:02 | Em resposta a: #315831

D. Regina,

Moro em Lisboa, mas vou muitas vezes a Coêdo, tenho lá a minha familia toda.
Na aldeia ainda existem algumas pessoas com o apelido Turgano, se quiser entrar em contacto com o Sr. Escaleira, a morada é a seguinte:
Sr. Manuel Escaleira
Coêdo- Adoufe
5000-023 Vila Real
Portugal
Vai de certeza encontrar o que procura
Espero tê-la ajudado. é sempre bom regressar às origens
Ao dispor

Resposta

Link directo:

RE: Pesquisa e endereço de morada em Portugal

#315887 | PAIVAMANSO | 23 out 2012 10:45 | Em resposta a: #315881

Cara/Caro “SDCLISBOA” creio que muito melhor do que a Regina escrever para o Senhor Manuel Escaleiro, será esperar ……… e quando a Senhora ou o Senhor (desculpe mas não sei o Seu nome) for visitar a Sua Família a Coêdo, (talvez neste Natal), se tiver a amabilidade de falar pessoalmente com o Senhor Manuel Escaleiro e outras pessoas…….. isso sim, me parece que seria o ideal. Repare; Por telefone ou por carta, nos tempos que correm, em que quase todas as pessoas têm justificados receios quando são abordados por desconhecidos, nada melhor que alguém Natural de Coêdo e com Familiares lá residentes……. Poderá ultrapassar esses receios e com tempo e conhecendo certamente a maioria das pessoas mais idosas, acredito que tem condições para dar à Regina Nobre uma decisiva ajuda. Não foi por acaso que procurei e contactei o Senhor Padre Augusto Matos, que dá as Missas em Adoufe. Vamos ver se Ele nos consegue ajudar um pouco mais, mas se não conseguir, creio que a/o SDCLISBOA será a pessoa ideal para resolver este caso da Regina.
Espero não ser mal entendido ao dar esta sugestão. A minha intenção é apenas a de tentar ajudar a encontrar a solução. Cumprimentos. Jorge Santos

Resposta

Link directo:

RE: Pesquisa e endereço de morada em Portugal

#315891 | SDCLISBOA | 23 out 2012 12:15 | Em resposta a: #315887

Claro que sim, terei todo o gosto em ajudar a D. Regina, e farei o que pede.
O Padre Matos, Dr. Matos, como gosta de ser tratado e que eu conheço muito bem, vai ajudar certamente, também reza missa em Coêdo há já muitos anos, onde é muito amado e conhece muito bem o Sr. Escaleira e a familia Trugano, se depender das pessoas de Coêdo e do Sr. Dr. Matos, a D. Regina vai encontrar as suas raízes.

Resposta

Link directo:

RE: Pesquisa e endereço de morada em Portugal

#315897 | almeida07 | 23 out 2012 13:45 | Em resposta a: #315881

Caro SDCLISBOA

Agradeço imensamente as informações, e me coloco a disposição de todos, precisando de algo de São Paulo ou Rio de Janeiro/ Brasil....pode contar comigo.

Regina Nobre

Resposta

Link directo:

RE: Pesquisa e endereço de morada em Portugal

#315899 | almeida07 | 23 out 2012 13:51 | Em resposta a: #315891

Caro SDCLISBOA

Fico sempre muito feliz com a receptividade do Povo Português, não é atoa que meu pai nunca quiz ser Naturalizado Brasileiro, mesmo já vivendo aqui a 77 anos. tem orgulho de dizer que é e sempre será Português.
Beijos a cada um de vocês que se preocuparam ,gastaram seu tempo nesta busca que para mim significa tanto.
O minha eterna gratidão.

Regina Ribeiro Nobre de Almeida.

Resposta

Link directo:

RE: Pesquisa e endereço de morada em Portugal

#315901 | almeida07 | 23 out 2012 14:01 | Em resposta a: #315887

Caro Jorge

Sua sugestões são sempre bem-vindas, e como disse em tópicos anteriores eu só vou a Portugal em maio/2013...então temos algum tempo ainda para localizarmos a morada de meu pai em Coêdo.

Aguardo noticias

Regina Nobre

Resposta

Link directo:

RE: Pesquisa e endereço de morada em Portugal

#315923 | PAIVAMANSO | 23 out 2012 22:13 | Em resposta a: #315901

Cara Regina, telefonei novamente há poucos minutos para o Senhor Padre Augusto Matos. Disse que ainda não falou com o Senhor Manuel Escaleiro e pediu-me para aguardar 5 dias. Assim, voltarei a telefonar na segunda -feira a esta hora. Ontem eu tinha dado os nomes dos seus Avós, António Joaquim Ribeiro e da esposa dele Maria João Mourão. Hoje acrescentei que a Avó Materna de António Joaquim Ribeiro se chamava Maria Antónia Escaleiro Trugano. Aproveitei para perguntar quantos minutos uma pessoa demorava, indo a pé, do início da Rua até à Capela em Coêdo, a resposta foi; Aproximadamente 2 minutos. Mas dessa Rua de Coêdo até à Igreja em Adoufe, indo a pé, são cerca de 25 minutos. Não posso deixar de acrescentar que o Senhor Padre me fez várias perguntas sobre quem eu era, de onde é que eu estava a telefonar, qual era a intenção exacta destes contatos. Isto mostra a preocupação habitual das pessoas, em dar poucas informações a desconhecidos. Mas o Senhor Padre disse que quando a Regina vier a Portugal, para ir falar com Ele pois (se percebi bem) Ele conhece os Ribeiro, que serão provavelmente seus parentes. Isto Ele já havia dito ontem, portanto é bom sinal. Vamos aguardar até segunda feira. Cumprimentos. Jorge Santos

Resposta

Link directo:

RE: Pesquisa e endereço de morada em Portugal

#315925 | PAIVAMANSO | 23 out 2012 22:29 | Em resposta a: #315891

Cara/Caro SDCLISBOA, desculpe tomar a liberdade de sugerir que por favor faça um email à D. Regina Nobre, porque Ela vai precisar da Sua ajuda lá em Coêdo, (talvez pelo Natal) para saber algo mais sobre o assunto tratado neste tópico. Seria uma grande perda se a Regina perdesse a oportunidade de beneficiar de tão importante colaboração. Já agora não leve a mal que lhe peça que nos diga o Seu primeiro nome, para não voltar a chamar-lhe SDCLISBOA. Respeitosamente. Jorge Santos

Resposta

Link directo:

RE: Pesquisa e endereço de morada em Portugal

#315926 | HRC1947 | 23 out 2012 22:32 | Em resposta a: #315923

.
http://goo.gl/maps/JOMeg
.

Resposta

Link directo:

RE: Pesquisa e endereço de morada em Portugal

#315927 | almeida07 | 23 out 2012 22:33 | Em resposta a: #315923

Caro Jorge

Ele tem toda a razão nos tempo atuais todo cuidado é pouco. Fiquei feliz em saber que posso contatá-lo quando for a Vila Real.
Você corrigiu o nome da minha avó? porque o nome dela era Maria José Mourão!!!! e não Maria João..
Quanto a distância, também fico na dúvida....porque temos que pensar o que seria 10 mim para uma criança!...os 2 mim pareceriam 10mim a pé......ou seria 25 mim tão pouco que pareceria 10 mim.....Ele também me disse que foram a pé de Coêdo a Vila Real para depois pegarem uma condução até o Porto. Ele sempre me diz que vou achar fácil, porque na frente da casa havia uma bica e um tanque ( acredito que seria um fonte de água ou coisa semelhante ). Ele fala destes tempos com frequência. E fala da vó Carolina que ficou na casa.
Você quer enviar ao Senhor Padre Augusto Matos algum contato meu? o telefone, o e-mail....o que acha? o que você achar necessário é só falar e eu te passo os dados.

Um forte abraço

Regina Nobre

Resposta

Link directo:

RE: Pesquisa e endereço de morada em Portugal

#315928 | almeida07 | 23 out 2012 22:40 | Em resposta a: #315926

Ana
Boa Noite

Você que esta acostumada com o google maps, será que você poderia dizer se entre Coêdo e Vila Real, esta estrada daria numa igreja. o fim desta Estrada seria justamente a frente de uma Igreja?...e em caso positivo, que Igreja seria?

Aguardo noticias

Regina

Resposta

Link directo:

RE: Pesquisa e endereço de morada em Portugal

#315929 | HRC1947 | 23 out 2012 22:47 | Em resposta a: #315928

Boa Noite Regina;

,,, já tinha feito seguir o trajecto por estrada, que no final de contas, em 2012, Vila Real está " junto a Coêdo ".

Tenho aqui pronto e vai seguir o trajecto a pé, que conforme se vê, " arrepia caminho ".....

http://goo.gl/maps/m3c4p

.... Vou tentar encontrar o que pede, mas em principio no final da estrada, fica a Igreja de S. Domingos!!,
o que me parece vc, poderá ver no mapa que antes enviei....

até já.

Ana
.

Resposta

Link directo:

RE: Pesquisa e endereço de morada em Portugal

#315930 | almeida07 | 23 out 2012 22:56 | Em resposta a: #315929

Ana

Mas este mapa que recebo é de Vila Real..... o trajeto que pensei é o de Coêdo a Vila Real...no ponto A onde começa o caminho...você avista uma igreja lá!??


http://goo.gl/maps/of7er

Resposta

Link directo:

RE: Pesquisa e endereço de morada em Portugal

#315932 | HRC1947 | 23 out 2012 23:04 | Em resposta a: #315930

Cara Regina;

Não dá para ver mais nítido, porém o ponto A: vai indicado com uma seta Coêdo.

Ainda vou tentar explorar o ponto A,

http://goo.gl/maps/SvBcj

volto já.

Ana

Resposta

Link directo:

RE: Pesquisa e endereço de morada em Portugal

#315933 | almeida07 | 23 out 2012 23:09 | Em resposta a: #315932

Ana

Acesse este link que estou postando. Este é o caminho entre Vila Real e Coêdo.


http://goo.gl/maps/gKLUo

Regina

Resposta

Link directo:

RE: Pesquisa e endereço de morada em Portugal

#315935 | HRC1947 | 23 out 2012 23:20 | Em resposta a: #315933

Cara Regina;

Veja Coêdo, existe um largo, com casas grandes {ver os telhados }. Aquele telhado virado para o Largo,
com telhas novas,{ os outros têm telhas velhas }, deve ser a Capela de Coêvo.as Igrejas e capelas têm por
norma serem construidas com o Altar virado para Nascente .... e para ponte a parte contrária, como é óbvio:
...Mas se a Confreira for analisar as m/ mensagens anteriores, julgo que está lá tudo, mas compreende-se
que estamos numa " maratona ".

http://goo.gl/maps/0D8IX

Ana Simões
.

Resposta

Link directo:

RE: Pesquisa e endereço de morada em Portugal

#315937 | almeida07 | 23 out 2012 23:30 | Em resposta a: #315935

Cara Ana

Vi sim, e também achei que era uma Igreja, então como disse meu Pai, havia uma Igreja, ...e a Igreja está lá......
agora acho que tudo fica mais fácil.

Obrigado Ana, pela paciência e pela ajuda.....porque sei que ai já é bem tarde da noite.

Um forte abraço

Regina Nobre.

Resposta

Link directo:

RE: Pesquisa e endereço de morada em Portugal

#315938 | HRC1947 | 23 out 2012 23:37 | Em resposta a: #315897

Cara Regina;

Tudo bem, o que importa é ser-se útil, e a Regina ficar bem informada.
Estava a rever a matéria, e veja esta m/ mensagem de ontem, que já se antecipava
ao que hoje andámos a tratar.
----------------------------------
RE: Pesquisa e endereço de morada em Portugal 22-10-2012, 23:47
Autor: HRC1947 [responder para o fórum] Cara Regina;

Veja este traçado: Vila Real ... a Coêdo: = 7 Km

http://goo.gl/maps/Z0GtS

http://www.mapav.com/vila_real/vila_real/adoufe/
Ana
-------

Os m/ melhores cumprimentos
Ana Simões
.

Resposta

Link directo:

RE: Pesquisa e endereço de morada em Portugal

#315939 | PAIVAMANSO | 23 out 2012 23:38 | Em resposta a: #315937

Cara Regina Nobre, Lá para segunda ou terça feira, vou enviar-lhe um email com o número de telefone do Senhor Padre Dr. Augusto Matos, mas não só. Vou esperar a resposta que nos será dada segunda -feira, mas, se por receio ou por desconhecimento, o Senhor Manuel Escaleiro não nos der a informação que precisamos, aí avançarei telefonando para outras pessoas. Desculpe eu ter-me enganado no nome da Sua Avó……. Mas ao Senhor Padre eu dei os nomes corretos pois nestes casos em que tento ajudar alguém, faço sempre uma Folha de Árvore de Costados e meto lá todos os nomes, naturalidades, datas de nascimento/Batismo, Casamento, Óbito e outras anotações. Essa informação de que em frente à Casa onde os Seus Avós viviam, existia naquele tempo uma Bica e um Tanque é uma pista muito importante, pois quase certo, tanto o Senhor Manuel Escaleiro, como o Senhor Padre Dr. Augusto Matos, saberão dizer exatamente a localização correta. O Seu Pai tinha 7 anos de idade quando registou estas memórias, ora se nasceu em 1929 estávamos no ano de 1936 e essa Bica com tanque faz-me lembrar os antigos fontanários onde o Povo da Aldeia (em muitas Aldeias de Portugal) se abastecia de água da Bica, para beber e cozinhar, e no tanque dava de beber aos animais de carga que puxavam os tradicionais Carros de Bois. Esse fontanário deve ter existido até cerca do ano 1974, (estamos a falar de uma aldeia pequena) onde a água canalizada terá chegado às Casas muito mais tarde, e não me espantaria nada se essa Bica ainda existisse presentemente. Cara Regina, essa dica que a Avó Carolina ficou na Casa, reforça a ideia que segundo o Senhor Padre dá a entender, talvez lá vivam parentes, Seus colaterais. Quanto aos Seus contatos sim em breve os daremos ao Senhor Padre, mas vamos esperar pelo momento certo. Cumprimentos. Jorge Santos

Resposta

Link directo:

RE: Pesquisa e endereço de morada em Portugal

#315940 | almeida07 | 24 out 2012 00:00 | Em resposta a: #315939

Caro Jorge

Fico agradecida, e a disposição! Quando você precisar de algum dado é só pedir!, prontamente lhe enviarei.

Aguardaremos então como está dizendo.



Cumprimentos

Regina Nobre

Resposta

Link directo:

RE: Pesquisa e endereço de morada em Portugal

#315941 | almeida07 | 24 out 2012 00:11 | Em resposta a: #315939

Caro Jorge

Segue as informações de genealogia que eu tenho de meu avó paterno Antonio Joaquim Ribeiro:


Antepassados:
ANTÓNIO JOAQUIM RIBEIRO
1a Geração
1. ANTÓNIO JOAQUIM RIBEIRO (MANUEL JOAQUIM5, ANACLETO4, MANUEL3, JOSÉ2, FRANCISCO1)
nasceu em Set. 17, 1900 em Adoufe, Portugal e morreu em Set. 17, 1983 em Guarulhos, Brasil.
Pai: 2. MANUEL JOAQUIM RIBEIRO nasceu em Nov. 12, 1853 e morreu em data desconhecida.
Mãe: 3. CAROLINA ALVES RIBEIRO nasceu em Mai. 1, 1878 em adoufe, Portugal e morreu em data desconhecida.
2a Geração (Pais)
2. MANUEL JOAQUIM RIBEIRO (ANACLETO4, MANUEL3, JOSÉ2, FRANCISCO1) nasceu em Nov. 12, 1853 e
morreu em data desconhecida. Ele casou comC AROLINA ALVES RIBEIRO.
Pai: 4. ANACLETO FERNANDES RIBEIRO nasceu em Jan. 3, 1823 em adoufe, Portugal e morreu em data desconhecida.
Mãe: 5. MARGARIDA COUTINHO morreu em data desconhecida.
3. CAROLINA ALVES RIBEIRO (JOSÉ2, PEDRO1) nasceu em Mai. 1, 1878 em adoufe, Portugal e morreu em data
desconhecida.
Pai: 6. JOSÉ ALVES morreu em data desconhecida.
Mãe: 7. MARIA ANTONIA TRUGANO morreu em data desconhecida.
3a Geração (Avós)
4. ANACLETO FERNANDES RIBEIRO (MANUEL3, JOSÉ2, FRANCISCO1) nasceu em Jan. 3, 1823 em adoufe,
Portugal e morreu em data desconhecida. Ele casou comM ARGARIDA COUTINHO, filha de FRANCISCO JOSÉ
COUTINHO (MATIAS1) e ANA MARIA FERNANDES BELCHIOR (ANTONIO1).
Pai: 8. MANUEL RIBEIRO morreu em data desconhecida.
Mãe: 9. ANA FERNANDES morreu em data desconhecida.
5. MARGARIDA COUTINHO (FRANCISCO JOSÉ2, MATIAS1) morreu em data desconhecida.
Pai: 10. FRANCISCO JOSÉ COUTINHO morreu em data desconhecida.
Mãe: 11. ANA MARIA FERNANDES BELCHIOR morreu em data desconhecida.
Antepassados de: Página 2 de 4
ANTÓNIO JOAQUIM RIBEIRO
6. JOSÉ ALVES (PEDRO1) morreu em data desconhecida. Ele casou comM ARIA ANTONIA TRUGANO, filha de
PEDRO GONÇALVES TRUGANO eMARIA JOSÉ ESCALEIRA.
Pai: 12. PEDRO ALVES.
Mãe: 13. MARIA JOSÉ DIAS morreu em data desconhecida.
7. MARIA ANTONIA TRUGANO (PEDRO1) morreu em data desconhecida.
Pai: 14. PEDRO GONÇALVES TRUGANO.
Mãe: 15. MARIA JOSÉ ESCALEIRA.
4a Geração (Bisavós)
8. MANUEL RIBEIRO (JOSÉ2, FRANCISCO1) morreu em data desconhecida. Ele casou comA NA FERNANDES, filha
de JOSÉ LUIZ FERNANDES e ANNA ALVES.
Pai: 16. JOSÉ FERNANDES RIBEIRO morreu em data desconhecida.
Mãe: 17. TERESA TEIXEIRA morreu em data desconhecida.
9. ANA FERNANDES (JOSÉ LUIZ1) morreu em data desconhecida.
Pai: 18. JOSÉ LUIZ FERNANDES morreu em data desconhecida.
Mãe: 19. ANNA ALVES morreu em data desconhecida.
10. FRANCISCO JOSÉ COUTINHO (MATIAS1) morreu em data desconhecida. Ele casou comA NA MARIA
FERNANDES BELCHIOR, filha de ANTONIO FERNANDES BELCHIOR e ISABEL JOANA ?.
Pai: 20. MATIAS ALVES COUTINHO morreu em data desconhecida.
Mãe: 21. ANA LUIZA FERNANDEA CAROLA morreu em data desconhecida.
11. ANA MARIA FERNANDES BELCHIOR (ANTONIO1) morreu em data desconhecida.
Pai: 22. ANTONIO FERNANDES BELCHIOR morreu em data desconhecida.

25. LUIZA FERNANDES RIBEIRO.

Resposta

Link directo:

RE: Pesquisa e endereço de morada em Portugal

#315942 | roz | 24 out 2012 00:14 | Em resposta a: #315897

Cara Regina

Se notar no link que postou aqui http://goo.gl/maps/gKLUo 'a esquerda da estrada marcada a azul ve-se uma outra rua (em branco) que "desce" de Coedo para Adoufe. Sera' que e' essa em vez da estrada principal? Quando se aumenta o mapa, um pouco abaixo da letra A em verde, ha como um largo com o chao branco e com um edificio grande ao meio que parece a forma de uma igreja. Isto 'e somente um palpite pois nao conheco o sitio.

Ja' agora vai uma lenda sobre Coedo.

http://www.lendarium.org/narrative/-860/

Cumprimentos.
Rosario

Resposta

Link directo:

RE: Pesquisa e endereço de morada em Portugal

#315943 | HRC1947 | 24 out 2012 00:20 | Em resposta a: #315938

Cara Regina;

Ainda se pode aumentar mais a resolução da imagem:

http://goo.gl/maps/Bh3x1

Depois de estar a imagem posicionada ao" máximo" vc põe o ecrã cheio, utiliza simultâneamente
o Comando: [ Ctrl + ] , a imagem aumenta, .... como o ponto B, lhe começa a fugir, a Regina
coloca-o novamente no centro do ecrã, faz outra vez CTRL + em simultâneo, ... [as vezes que
o sistema permitir!!
E então pode ver o telhado da possível Capela, e creio que até se nota uma Cruz em cima, virada
para o Largo.

Ana Simões
.

Resposta

Link directo:

RE: Pesquisa e endereço de morada em Portugal

#315944 | almeida07 | 24 out 2012 00:37 | Em resposta a: #315942

Cara Rosário


Eu também achei que era paro o lado onde a rua se Chama Salgueiro,isto se onde termina o ponto A, seja mesmo uma igreja.


Cumprimentos


Regina

PS - o segundo link sobre a lenda não abriu.

Resposta

Link directo:

RE: Pesquisa e endereço de morada em Portugal

#315948 | HRC1947 | 24 out 2012 03:21 | Em resposta a: #315944

Cara Regina Nobre;
Tome nota;
.. Ponto A:- Capela Divino Salvador, Largo do Pião- Coêdo [onde se situará a Capela ].....ao Ponto B: toda
a Rua tem o nome de; Avenida São Salvador!!!. Isto à partida existe uma certa analogia com o nome da
Capela.[ São Salvador ].
Tudo leva a supor que estaremos no caminho certo, mas a diferença, se existir, será mínima

http://goo.gl/maps/hGIRC

Ana Simões
.

Resposta

Link directo:

RE: Pesquisa e endereço de morada em Portugal

#315957 | roz | 24 out 2012 10:42 | Em resposta a: #315944

Cara Regina

Estranho o link nao abrir pois comigo abre! Vou tentar transcrever aqui.

Coedo
APL 933

Há, na freguesia de Adoufe, Concelho de Vila Real, uma pequena povoação chamada Coedo.
Segundo a tradição local, a sua existência remonta aos princípios da nacionalidade e tinha inicialmente o nome de Lavandeira, assim denominada porque nela havia muitas aves com esse nome: lavandeiras ou lavandiscas.
Os seus homens tinham fama de valentes. Aonde quer que chegassem, principalmente nas feiras e nas festas, de faias na mão e chapéus caídos sobre a nuca, logo se ouvia dizer, em surdina:
- Aí vêm os pimpões da Lavandeira! Cuidado com eles!
A sua fama chegou a Lisboa, à corte de D. Afonso III, que, nessa altura, andava em guerra com os Mouros.
Quando el-rei soube da existência desses homens destemidos, enviou lá um mensageiro, a fim de os convencer a irem, como voluntários, auxiliá-lo na luta contra os Mouros.
O mensageiro, ao chegar à Lavandeira, hospedou-se em casa do lavrador mais abastado e procurou informar-se acerca dos mancebos em idade de prestar serviço militar.
Depois, mandou tocar o tambor, para lhes dar a conhecer o convite de Sua Majestade.
O povo em peso juntou-se no Largo do Gago, para ouvir o que o ilustre visitante tinha para lhe dizer.
Então, o mensageiro leu pausadamente a mensagem de Sua Alteza que fazia apelo ao patriotismo e coragem dos lavandeirenses para se alistarem no exército e lutarem contra os Mouros.
Concluída a leitura, acrescentou:
- Quem estiver disposto a acompanhar-me para Lisboa levante o braço.
Mas todos fizeram ouvidos de mercador: nem um sequer levantou um dedo.
Julgando que não tinham ouvido bem, o mensageiro repetiu o apelo, com veemência:
- Homens e rapazes corajosos, a Pátria precisa da vossa ajuda. A sua independência está em perigo. Quem estiver pronto para lutar por ela dê um passo em frente.
Foi como se falasse para as paredes: ninguém se mexeu.
Então, o mensageiro real, vendo que ninguém se oferecia para o acompanhar, ficou furioso e gritou:
- Afinal, vós não sois homens nem sois nada. Ou antes, sois mas é uns cobardes. Estais com medo.
Mas o mensageiro tinha um defeito de articulação que não lhe permitia dizer o “m”. por isso, disse: Estais com êdo. A expressão, que causou o sorriso dos circunstantes, começou a ser aplicada aos lavandeirenses e, mais tarde, acabou por ser atribuída à própria terra, que, a partir daí, deixou de se chamar Lavandeira e passou a chamar-se Coedo.
E a prolação regional está de acordo com a lenda, pois o povo não pronuncia Kuêdo, como a grafia oficial justificaria, mas pronuncia Kõêdo, com a primeira vogal nasal, por influência do “m” que desapareceu na escrita, mas deixou a marca nasaladora, na fala.

Source FERREIRA, Joaquim Alves Lendas e Contos Infantis Vila Real, Edição do Autor, 1999 , p.129-130

Place of collection Adoufe, VILA REAL, VILA REAL

Cumprimentos.
Rosario

Resposta

Link directo:

RE: Pesquisa e endereço de morada em Portugal

#315978 | MCNN | 24 out 2012 18:06 | Em resposta a: #315744

Boa tarde Regina

Porque eventualmente será do seu interesse, deixo-lhe aqui o link que lhe permitirá visualizar o registo do pedido de passaporte dos seus avós e dos dois filhos mais velhos.

Estes pedidos são interessantes porque sáo acompanhados das fotografias dos próprios.

Este link dá-lhe os pedidos dos seus avós e o da filha mais velha. Para visualizar o pedido do segundo filho, terá de avançar para a imagem seguinte.

http://pesquisa.adporto.pt/cravfrontoffice/WebSearch/ODDisplay.aspx?move=previous&DigitalObjectID=56631&FileID=_2439154

Boa sorte

Mário César Navarro

Resposta

Link directo:

RE: Pesquisa e endereço de morada em Portugal

#315982 | PAIVAMANSO | 24 out 2012 19:05 | Em resposta a: #315978

Caro Amigo Mário Navarro, todas as mensagens deste Fórum foram somando ideias e dados importantes, mas estaSua mensagem com as fotografias Deles....... Se a Regina nunca tiver visto fotos dos Avós deve ficar muito emocionada. Agrada-me muito fazer parte destes grupos de pessoas que tentam ajudar os outros, assim de um modo mais intensivo, mais continuado, até onde é possível. muitas das vezes até à feliz resolução. Limito-me a tentar dar a minha humilde contribuição,muitas das vezes com base nas excelentes ideias e dicas dos outros Confrades e Confreiras. Nota-se que o desenvolvimento deste tópico a está a correr muito bem, estamos cada vez mais perto de encontrar a Casa onde viveram os Avós, o Pai e os tios da Regina. Essas folhas dos Livros dos Registos dos Passaportes..... trazendo até nós esses importantes dados, mas acima de tudo as Fotografias deles..... emocionam-me. Gostaria de acrescentar que (se não estou errado), deve existir (se entretanto não se tiver perdido) um processo documental familiar, que deu origem a serem concedidos esses Passaportes e lá devem estar as cópias dos respectivos assentos de Batismo, de Casamento, e outros dados sempre importantes, para quem pesquisa a História destas Famílias. Cumprimentos. Jorge Santos

Resposta

Link directo:

RE: Pesquisa e endereço de morada em Portugal

#315986 | HRC1947 | 24 out 2012 20:32 | Em resposta a: #315982

Cara Regina;

Para actualizar;- A Capela feita de pedra, com telhado novo, situa-se uns metros mais abaixo,[em relação à
informação dada ]. Fica a uns 20 metros de uma habitação de certa categoria, com Piscina, relvado, e uma
grande área que vista do satélite nos transmite uma cor branca etc.
Segue o respectivo registo, que como verá é o Ponto A:- existem três casas, [duas são muito velhas ], a
terceira de telhado, novo é a Capela Divino Salvador, passando a rua à sua frente, em direcção à Estrada
Camarária. Note que em frente da Capela existe um logradouro, com três árvores e alguma erva, [virada para
habitação tipo luxo.] O chafariz, e o tanque para dar de beber aos animais, segundo julgo saber, já não existe.
Informação obtida via telemóvel de um habitante a residir no Coêdo.

http://goo.gl/maps/H1erN

Os m/ cumprimentos
Ana Simões
.

Resposta

Link directo:

RE: Pesquisa e endereço de morada em Portugal

#315991 | almeida07 | 24 out 2012 21:48 | Em resposta a: #315978

Caro Mario

Muito prazer em revê-lo, como bem pode ver, continuo na minha busca.
Uma pena não ter os pedidos do meu pai e os filhos mais novos de meu avô.

Agradeço imensamente as informações, e me coloco a disposição , precisando de algo de São Paulo ou Rio de Janeiro/ Brasil....pode contar comigo.

Regina Nobre.

Resposta

Link directo:

RE: Pesquisa e endereço de morada em Portugal

#315993 | almeida07 | 24 out 2012 22:01 | Em resposta a: #315982

Caro Jorge

Você tem toda a razão, eu me emocionei sim quando vi as fotos e meu pai também, mesmo porque eram fotos muito próxima a partida. Pena não ter as fotos e documentos dos demais filhos.
Eu desde que tentei reunir documentos e fatos para presentear a memória de meu pai, o Senhor Maria Navarro muito me ajudou em 2010 nas pesquisas, me ensinando os primeiro passos na genealogia. Me mostrando sites e links que poderiam servir de base para as pesquisas. Mas nunca imaginei em pesquisar nada no Porto. mesmo porque me ative ao site do Etombo, não há como pesquisar passaporte com há por exemplo nos site do Arquivo da Madeira.
Agora que uma parte da genealogia da família já é sabida surgiu a possibilidade desta viagem em Maio. e assim tentar trazer imagens atuais da tão sonhada Coêdo, de onde partiu meu pai. E eu sei que vamos conseguir descobrir a morada, que é uma questão de tempo...e lógico sempre vou contar com o tão carinhosa ajuda de todos.

Cumprimentos

Regina Nobre

Resposta

Link directo:

RE: Pesquisa e endereço de morada em Portugal

#315994 | PAIVAMANSO | 24 out 2012 22:04 | Em resposta a: #315986

Cara Regina, Telefonei outra vez para o Senhor Padre Augusto Matos, mais conhecido por Doutor Matos, que voltou a dar mostras de estranhar qual será o meu interesse em querer saber onde era a tal casa. Disse-me que falaria com a Regina por telefone, ou em Maio pessoalmente, com todo o gosto e fiquei de dar o número Dele à Regina. Falei na Bica com um Tanque que estaria em frente à Casa dos Seus Avós, a cerca de 10 minutos da Capela situada ao fundo da Rua. Um menino de 7 anos de idade, andando normalmente, em 10 minutos percorreria 1 quilómetro !? Por favor pode perguntar ao Seu Pai se Ele se recorda que a Casa onde vivia era junto a várias outras e portanto atravessava parte da Aldeia antes de chegar à Capela, ou se pelo contrário haveria muito poucas casas na Rua (ou estrada) que ele percorria em 10 minutos de Casa Dele até chegar à Capela? Desculpe ser tão repetitivo não consigo ser mais claro nem escrever mais simples.
Cumprimentos. Jorge Santos

Resposta

Link directo:

RE: Pesquisa e endereço de morada em Portugal

#315996 | almeida07 | 24 out 2012 22:22 | Em resposta a: #315994

Caro Jorge

Meu pai fala que a casa se parecia com uma Vila porque no terreno haviam a casa deles, a casa da Avó Carolina Alves ( avó paterna) e uma Outra de um Tio de nome Manuel. que a casa era muito Alta porque nela havia um porão onde guardavam os alimentos dos animais quando dos tempo de inverno. e era na frente da casa principal que havia esta nascente de água. e que ele e os irmão ficavam num muro olhando essa nascente que escoria água num tanque. Fala que a casa era feita de pedras. e que iam a missa e que a Igreja ficava no fim da rua e de lá saia uma estrada que os levava para Vila Real.
Você pode me mandar por email ( nobre.almeida@uol.com.br ) o telefone do Doutor Matos. mesmo porque via e-mail é mais fácil passar documentos e fotos que possa tranquilizá-lo, demostrando que eu apenas quero poder filmar e fotografar Coêdo e se possível a casa de onde meu pai partiu. Gostaria imensamente de poder levar o meu Pai, mas a saúde o impede de poder viajar de avião, e a uma distancia tão grande. também fico com medo de tanta emoção.
Bom Jorge, é isso. espero ter ajudado.
Cumprimentos
Regina Nobre

Resposta

Link directo:

RE: Pesquisa e endereço de morada em Portugal

#316010 | GoldenDays | 25 out 2012 00:46 | Em resposta a: #315978

Prezado Confrade Mário César Navarro
,
Pedindo desde já desculpa pela introdução neste tópico ficar-lhe-ia muito grato se me pudesse ensinar como procurar no AD Porto os registos dos pedidos de passaportes. Estou registado como utilizador do AD Porto mas não sei como aceder aos mesmos.

Tentei fazer pesquisa básica e avançada com um dos nomes constantes da página que aqui colocou e nada encontrei o que serviu para demonstrar que essa não é a forma correta de o fazer. Daí ter tomado a liberdade de lhe formular este pedido de ajuda por esta via. Caso pretenda pode contactar-me diretamente para o endereço golden(ponto)dayss(arroba)sapo(ponto)pt.

Naturalmente que o meu interesse se prende com a pesquisa de três familiares meus da área de Vila Real que emigraram para o Brasil entre 1944 e 1964 e cujos registos não encontro no AD Vila Real.

Cordiais cumprimentos.
Ribeiro de Araújo

Resposta

Link directo:

RE: Pesquisa e endereço de morada em Portugal

#316016 | PAIVAMANSO | 25 out 2012 09:14 | Em resposta a: #316010

Cara Regina, espero que mais tarde ou mais cedo se consiga identificar a Casa em Questão, que esteja habitada e recuperada respeitando a estrutura exterior, de pedra antiga. Poderá entretanto essa Casa ter sido demolida e sobre as fundações dela ter sido erguida outra mais moderna, totalmente diferente. Mas existe outra hipótese, menos agradável do que essas duas; Talvez essa Casa esteja em ruínas, abandonada, parada no tempo, e nesse caso duvido que seja boa ideia mostrar a fotografia ou vídeo dela ao Seu Pai, pois isso lhe traria certamente muita tristeza. Como imaginará eu não desejo que a Casa esteja em ruínas. Tenho esperança que a Regina vai poder filmar Essa Casa bonita, para dar uma alegria ao Seu Pai, mas tenho um receio……. Vejo no Google Earth as ruínas de um conjunto de 3 Casas e ao lado uma estrutura que eu espero não seja a tal Bica com o Tanque. Não consigo ampliar o suficiente, não sei colocar o traço que marca o caminho até à Capela. Admito que dessas Ruínas até à Capela, as pessoas demorassem cerca de 10 minutos. Os Seus Pais eram Lavradores, essas Ruínas estão isoladas da Aldeia, tudo isto pode não corresponder ao que procuramos. Repito esta hipótese não seria agradável para ninguém, mas uma coisa me parece certa; Devemos procurar uma Casa grande, ou 3 casas juntas, ou perto umas das outras…….. localizada a cerca de 10 minutos a pé, e portanto a cerca de 1 quilómetro de distância da Capela de Coêdo. Por favor diga-me se recebeu o meu email com o número do telemóvel do Senhor Padre, DR. Matos. Cumprimentos. Jorge Santos

Resposta

Link directo:

RE: Capela Divino Salvador- Co

#316020 | HRC1947 | 25 out 2012 11:38 | Em resposta a: #316016

Caros Confrades;

Seguem 2 fotos de Capelas:
A primeira por minuciosa análise será com alguma certeza a Capela Divino Salvador, situada na Travessa
da Capela, Coêdo- Toda feita de Pedra trabalhada e telhado novo. Dá para ver que tem muita semelhança
com a estrutura que se vê via satélite, [ a paisagem, as zebras no chão, o Stop, a configuração estrada ] etc..
A segunda Capela, conforme se pode confrontar com o video sobre a Freguesia de Adoufe, fica paredes
meias com a junta de freguesia, em Adoufe....
Para que se possa ampliar as imagens ao máximo, [deve ser utilizado CTRL + ] .

http://4.bp.blogspot.com/_Uq7W0fO0EhE/TOqw6DTdMZI/AAAAAAAADXA/lDX9yuwg5uY/s1600/ADOUFE+-+IGREJA.jpg

http://2.bp.blogspot.com/_Uq7W0fO0EhE/TOqx5kak0mI/AAAAAAAADXM/6A5HiSiFWbo/s1600/ADOUFE+-+VILA+REAL.jpg
---------
Ana Simões
.

Resposta

Link directo:

RE: Capela Divino Salvador - Coêdo

#316022 | HRC1947 | 25 out 2012 14:03 | Em resposta a: #316020

Rota a pé: 300 metros.

A: Rua Salgueiro: -- Casas Velhas etc.
B: Travessa Capela: Capela D.Salvador

http://goo.gl/maps/DBoHr

Ana Simões
.

Resposta

Link directo:

RE: Pesquisa e endereço de morada em Portugal

#316026 | almeida07 | 25 out 2012 15:13 | Em resposta a: #316016

Caro Jorge

Me desculpe a demora em responder, mas problemas familiares me ocuparam o tempo além do que eu esperava.
Eu recebi e respondi seu e-mail, espero que tenha recebido também.
Quanto as casas vista no Google maps, e as vi, e também começou a me dar um certo receio do que vou encontrar para trazer ao meu Pai. mas também acho que todo o esforço é valido. vou ficar em paz porque sei que estou tentando.
E até já decidi, se não for possível sair daqui já com endereço correto, fico mais tempo por ai, e pessoalmente e quem sabe as pessoas terão menos medo, me conhecerão e saberão que meu proposito é meramente sentimental.
Com os meus cumprimentos

Regina Nobre.

Resposta

Link directo:

RE: Capela Divino Salvador situada Coêdo - Freguesia Adoufe - Vila Real

#316030 | HRC1947 | 25 out 2012 15:57 | Em resposta a: #316022

" A fama é efémera ":

... Tudo tem o seu tempo, quando o deixamos
esgotar, só nos podemos queixar de nós próprios.

Ana Simões
.

Resposta

Link directo:

RE: Capela Divino Salvador situada Coêdo - Freguesia Adoufe - Vila Real

#316043 | HRC1947 | 25 out 2012 18:40 | Em resposta a: #316026

.
http://goo.gl/maps/VVN3g
.

Resposta

Link directo:

RE: Capela Divino Salvador situada Coêdo - Freguesia Adoufe - Vila Real

#316057 | almeida07 | 25 out 2012 22:55 | Em resposta a: #316043

Boa Noite Ana


Tenho acompanhado suas publicações, pena que eu não saiba marca o mapa como você. mas
se entendi, você acha que a casa é o ponto B do mapa?...é isso?

Cumprimentos

Regina

Resposta

Link directo:

RE: Capela Divino Salvador situada Coêdo - Freguesia Adoufe - Vila Real

#316059 | almeida07 | 25 out 2012 23:03 | Em resposta a: #316043

Ana

Veja, eu acho que a casa é exatamente onde esta o Ponto B, de uma olhada.


http://goo.gl/maps/bG2jf

Resposta

Link directo:

RE: Pesquisa e endereço de morada em Portugal

#316060 | roz | 25 out 2012 23:30 | Em resposta a: #315891

Caro SDCLisboa

Sera' que pode confirmar no mapa onde fica a tal capela para, pelo menos, ter-se esse ponto de referencia? Sabendo isso talvez seja mais facil "adivinhar" onde seria a casa.

http://goo.gl/maps/bG2jf

Agradeco desde ja' a sua atencao.
Com os melhores cumprimentos.
Rosario

Resposta

Link directo:

RE: Capela Divino Salvador situada Coêdo - Freguesia Adoufe - Vila Real

#316061 | HRC1947 | 25 out 2012 23:34 | Em resposta a: #316059

Cara Regina;

Se vc. o diz, será, também puxei o percurso até à Capela, Ponto B !!

O que me diz?

http://goo.gl/maps/Oozg6

Ana
.

Resposta

Link directo:

RE: Capela Divino Salvador situada Coêdo - Freguesia Adoufe - Vila Real

#316062 | HRC1947 | 25 out 2012 23:40 | Em resposta a: #316061

RE: Capela Divino Salvador situada Coêdo - Freguesia Adoufe - Vila Real 25-10-2012, 22:55
Autor: almeida07 [responder para o fórum] Boa Noite Ana


Tenho acompanhado suas publicações, pena que eu não saiba marca o mapa como você. mas
se entendi, você acha que a casa é o ponto B do mapa?...é isso?

Cumprimentos
Regina
--------------------------------------------

Cara Regina;

,,,,, Só agora vi esta sua mensagem, a m/ resposta ; FOI UMA SIMULAÇÃO QUE FIZ, BASEADA EM
CASAS VELHAS QUE FICAM NA PARTE DE CIMA DA CAPELA...
portanto, quanto à casa Velha, vca. aí é que sabem, eu só estou a fazer " simulações ".

.... Quanto à Capela, parece que não há duvida que será a da Travessa da Capela, PONTO B

Ana Simões
.

Resposta

Link directo:

RE: Capela Divino Salvador situada Coêdo - Freguesia Adoufe - Vila Real

#316063 | HRC1947 | 25 out 2012 23:51 | Em resposta a: #316062

Cara Regina;


[ .. ""Quanto à Capela, parece que não há duvida que será a da Travessa da Capela, PONTO B "" ]


..... RECTIFICAÇÃO: O que se pretendia escrever era:

QUANTO À CAPELA, PARECE QUE NÃO HÁ DUVIDA, SERÁ A TRAVESSA DA CAPELA, PONTO A:


http://goo.gl/maps/Oozg6

Ana Simões
.

Resposta

Link directo:

RE: Capela Divino Salvador situada Coêdo - Freguesia Adoufe - Vila Real

#316065 | almeida07 | 25 out 2012 23:56 | Em resposta a: #316061

Ana

Meu pai diz que a Igreja fica no fim da rua....então e percebi agora que há uma rua que finda na Igreja e que parece uma vila com mais casas... esta que puxei agora!.

Sera que esta rua tem nome?

http://goo.gl/maps/bUH2H

Resposta

Link directo:

RE: Capela Divino Salvador situada Coêdo - Freguesia Adoufe - Vila Real

#316067 | almeida07 | 26 out 2012 00:00 | Em resposta a: #316065

Anna

O google diz que ali tem uma travessa de nome desconhecido......será que tem mesmo uma vila ali, com casa dos dois lados?



Regina




http://goo.gl/maps/5TWLL

Resposta

Link directo:

RE: Capela Divino Salvador situada Coêdo - Freguesia Adoufe - Vila Real

#316068 | HRC1947 | 26 out 2012 00:07 | Em resposta a: #316065

CARA REGINA;

É ISSO MESMO. A Capela é ao fundo da Rua, mas ontem já tinha dado a noticia que tinha feito uma
alteração, portanto percorri a Rua mais 30 ou 50 metros, e apareceu a CAPELA!!!.


Veja a minha mensagem de ontem, onde explico tudo.

Sugiro que a Regina faça uma pausa, se concentre e leia as minhas mensagens de ontem e hoje, está lá tudo,
A Regina tem que memorizar para poder entender e decidir com calma.

O que importa agora é o seu Pai viver estas horas de satisfação.

Passo a " colar " a minha mensagem de ontem, onde está a noticia da Capela etc.

------------------------------------------------------------------------------------

[Topo]
RE: Pesquisa e endereço de morada em Portugal 24-10-2012, 20:32
Autor: HRC1947 [responder para o fórum] Cara Regina;

Para actualizar;- A Capela feita de pedra, com telhado novo, situa-se uns metros mais abaixo,[em relação à
informação dada ]. Fica a uns 20 metros de uma habitação de certa categoria, com Piscina, relvado, e uma
grande área que vista do satélite nos transmite uma cor branca etc.
Segue o respectivo registo, que como verá é o Ponto A:- existem três casas, [duas são muito velhas ], a
terceira de telhado, novo é a Capela Divino Salvador, passando a rua à sua frente, em direcção à Estrada
Camarária. Note que em frente da Capela existe um logradouro, com três árvores e alguma erva, [virada para
habitação tipo luxo.] O chafariz, e o tanque para dar de beber aos animais, segundo julgo saber, já não existe.
Informação obtida via telemóvel de um habitante a residir no Coêdo.

http://goo.gl/maps/H1erN

Os m/ cumprimentos
Ana Simões

-----------------------------------------------------------------------------

Resposta

Link directo:

RE: Capela Divino Salvador situada Coêdo - Freguesia Adoufe - Vila Real

#316069 | HRC1947 | 26 out 2012 00:20 | Em resposta a: #316067

Cara Regina;


TOME NOTA;


O PONTO A: Rua São João, serão as Casas Velhas onde nasceu o seu Pai.

O PONTO B: Travessa da Capela, é onde se situa a Capela Divino Salvador.

http://4.bp.blogspot.com/_Uq7W0fO0EhE/TOqw6DTdMZI/AAAAAAAADXA/lDX9yuwg5uY/s1600/ADOUFE+-+IGREJA.jpg

--------------------

http://goo.gl/maps/jojp6

Segue o link da Capela.

Para aumentar a Imagem, deve fazer [[ CTRL + ao mesmo tempo nas duas teclas. ]]
Para diminuir a imagem, o inverso [ CTRL - ].

Ana Simões
.

Resposta

Link directo:

RE: Capela Divino Salvador situada Coêdo - Freguesia Adoufe - Vila Real

#316072 | HRC1947 | 26 out 2012 00:30 | Em resposta a: #316068

RE: Capela Divino Salvador situada Coêdo - Freguesia Adoufe - Vila Real 26-10-2012, 00:20
Autor: HRC1947 [responder para o fórum] Cara Regina;


TOME NOTA;


O PONTO A: Rua São João, serão as Casas Velhas onde nasceu o seu Pai.

O PONTO B: Travessa da Capela, é onde se situa a Capela Divino Salvador.

http://4.bp.blogspot.com/_Uq7W0fO0EhE/TOqw6DTdMZI/AAAAAAAADXA/lDX9yuwg5uY/s1600/ADOUFE+-+IGREJA.jpg

--------------------

http://goo.gl/maps/jojp6

Segue o link da Capela.

Para aumentar a Imagem, deve fazer [[ CTRL + ao mesmo tempo nas duas teclas. ]]
Para diminuir a imagem, o inverso [ CTRL - ].

Ana Simões
.

Resposta

Link directo:

RE: Capela Divino Salvador situada Coêdo - Freguesia Adoufe - Vila Real

#316135 | HRC1947 | 27 out 2012 01:09 | Em resposta a: #316072

Cara Regina;

Envio mapa da Aldeia Coêdo, tracejado a azul, tentando mostrar como seria Coêdo em 1930,
algumas casas afastadas, e outras bem juntas.

Com o passar do tempo, temos o aspecto actual, que a Confreira já conhece.

Quanto â Casa de seu Pai, contínuo esperando que a Regina [ me ] confirme se realmente é no Ponto B.

A comunicação não tem sido eficaz, e lembro à Regina Nobre que é você quem fica a perder.

http://goo.gl/maps/cAU4O

http://sorisomail.com/powerpoint/229275.html

Saudações Genealógicas
Ana Simões
.

Resposta

Link directo:

RE: Capela Divino Salvador situada Coêdo - Freguesia Adoufe - Vila Real

#316211 | PAIVAMANSO | 28 out 2012 14:47 | Em resposta a: #316135

Cara Regina
Telefonei há cerca de uma hora para a Junta de Freguesia de Adoufe e falei com o Senhor Carlindo Matos, Presidente da Junta, a quem expliquei que vive no Brasil o Senhor Manuel Constantino Mourão Ribeiro, que nasceu em Coêdo e lá viveu até aos 7 anos de idade, e agora com 83 anos queria muito voltar a ver a Aldeia, a Rua e a Casa, onde viveu, Mas os médicos não aconselham que faça uma viagem de avião, de tantas horas, e a Neta dele a D. Regina virá a Coêdo no mês de Maio para tentar tirar fotografias à Aldeia, à Rua e à Casa. O problema é que ainda não sabemos qual é a Rua e muito menos qual é a Casa. Na memória antiga do Senhor Manuel Constantino Mourão Ribeiro, Ele vivia numa Casa que tinha em frente uma Bica com um Tanque, seria um Chafariz? Seria uma Nascente ali mesmo? Seria junto ás Casa da Aldeia? Seria um pouco afastado e isolado da Aldeia? Aquele menino de 7anos demorava cerca de 10 minutos a caminhar a pé desde a Casa Dele até á Capela de Coêdo. Mas esses 10 minutos poderão talvez ser apenas cinco? NUma lembrança de criança ao fim de 76 anos....... talvez 10 minutos ou 5 seja difícil de precisar......
O Senhor Presidente da Junta mostrou-se extremamente atencioso, cedeu imediatamente o Número do telemóvel e o endereço de email Dele, para também a Regina o poder contactar quando quiser, e afirmou que fará tudo o que puder, tudo o que estiver ao alcance Dele, para ajudar a encontrar a Casa que foi dos Seus Avós. Vamos fazer duas coisas: Eu vou enviar um email detalhado a explicar com mais pormenores, por exemplo os nomes completos dos 11 parentes já referenciados da Regina que viveram por ali. Vou pedir se é possível encontrar algum documento da Junta de Freguesia de Adoufe que nos diga qual a Rua que procuramos. Vou dar à Regina, os números do telefone e telemóvel e mais o endereço de email, deste muito atencioso Senhor Carlindo Matos. Com a ajuda de todos aqui no Tópico e mais alguns lá em Adoufe e em Coêdo, creio que muito antes de Maio a Regina vai ficar esclarecida. Cumprimentos. Jorge Santos

Resposta

Link directo:

RE: Capela Divino Salvador situada Coêdo - Freguesia Adoufe - Vila Real

#316214 | HRC1947 | 28 out 2012 15:35 | Em resposta a: #316211

Caros Confrades;

A juntar às vossas excelentes ideias, sugiro que se necessário, junto da Câmara Municipal Vila Real. e das
Repartição Finanças, tentem chegar ao N.º Registo da Matriz das propriedades rústicas e urbanas, neste caso Freguesia de Adoufe. Pelo nome e consultando Livro Repartição Finanças Freguesia Adoufe- , -Lugar do Coêdo [ LIVROS ANTIGOS ], folha a folha se necessário, pois como sabem agora é tudo informatizado, sempre se conseguirá. Mas para isso é necessário que a Confreira Regina mostre vontade e pro - actividade,
o que sinceramente me deixa algumas reservas!

Os m/ melhores cumprimentos
Ana Simões
.

























































.

Resposta

Link directo:

RE: Pesquisa e endereço de morada em Portugal

#316507 | PAIVAMANSO | 03 nov 2012 18:22 | Em resposta a: #315891

Caro SDCLISBOA
O Senhor Padre Dr. Matos, que dá as Missas em Coêdo, ainda não conseguiu descobrir qual é a Casa, nem a Rua. Já fiz um telefonema e um email para o Senhor Carlindo Matos, Presidente da Junta de Freguesia de Adoufe, que me prometeu ajudar-nos e em breve nos dará uma resposta, mas ainda assim, peço-lhe por favor, que me conceda a oportunidade de falar consigo ao telefone ou por email. Aqui deixo o meu endereço de email paivamansoebelisariopimenta@gmail.com e desde já lhe agradeço a continuação da sua imprescindível ajuda, que creio não deixará de nos dar. Cumprimentos. Jorge Santos

Resposta

Link directo:

RE: Pesquisa e endereço de morada em Portugal

#316508 | PAIVAMANSO | 03 nov 2012 18:32 | Em resposta a: #315891

Caro SDCLISBOA estou a tentar chamar-lhe a atenção para fazer o favor de ler a minha outra mensagem que lhe dirigi à poucos minutos, mas, não sei porquê, não ficou onde devia, para que a/o SDCLISBOA possa ser avisada/o por email. Cumprimentos. Jorge Santos

Resposta

Link directo:

RE: Pesquisa e endereço de morada em Portugal

#316509 | HRC1947 | 03 nov 2012 18:50 | Em resposta a: #316508

RE: Pesquisa e endereço de morada em Portugal 03-11-2012, 18:22
Autor: PAIVAMANSO [responder para o fórum]
Caro SDCLISBOA
O Senhor Padre Dr. Matos, que dá as Missas em Coêdo, ainda não conseguiu descobrir qual é a Casa, nem a Rua. Já fiz um telefonema e um email para o Senhor Carlindo Matos, Presidente da Junta de Freguesia de Adoufe, que me prometeu ajudar-nos e em breve nos dará uma resposta, mas ainda assim, peço-lhe por favor, que me conceda a oportunidade de falar consigo ao telefone ou por email. Aqui deixo o meu endereço de email paivamansoebelisariopimenta@gmail.com e desde já lhe agradeço a continuação da sua imprescindível ajuda, que creio não deixará de nos dar. Cumprimentos. Jorge Santos
-----

Resposta

Link directo:

RE: Capela Divino Salvador situada Coêdo - Freguesia Adoufe - Vila Real

#316510 | HRC1947 | 03 nov 2012 18:52 | Em resposta a: #316214

RE: Pesquisa e endereço de morada em Portugal 03-11-2012, 18:22
Autor: PAIVAMANSO [responder para o fórum]
Caro SDCLISBOA
O Senhor Padre Dr. Matos, que dá as Missas em Coêdo, ainda não conseguiu descobrir qual é a Casa, nem a Rua. Já fiz um telefonema e um email para o Senhor Carlindo Matos, Presidente da Junta de Freguesia de Adoufe, que me prometeu ajudar-nos e em breve nos dará uma resposta, mas ainda assim, peço-lhe por favor, que me conceda a oportunidade de falar consigo ao telefone ou por email. Aqui deixo o meu endereço de email paivamansoebelisariopimenta@gmail.com e desde já lhe agradeço a continuação da sua imprescindível ajuda, que creio não deixará de nos dar. Cumprimentos. Jorge Santos
---

Resposta

Link directo:

RE: Pesquisa e endereço de morada em Portugal

#316511 | HRC1947 | 03 nov 2012 18:57 | Em resposta a: #315891

RE: Pesquisa e endereço de morada em Portugal 03-11-2012, 18:22
Autor: PAIVAMANSO [responder para o fórum] Caro SDCLISBOA
O Senhor Padre Dr. Matos, que dá as Missas em Coêdo, ainda não conseguiu descobrir qual é a Casa, nem a Rua. Já fiz um telefonema e um email para o Senhor Carlindo Matos, Presidente da Junta de Freguesia de Adoufe, que me prometeu ajudar-nos e em breve nos dará uma resposta, mas ainda assim, peço-lhe por favor, que me conceda a oportunidade de falar consigo ao telefone ou por email. Aqui deixo o meu endereço de email paivamansoebelisariopimenta@gmail.com e desde já lhe agradeço a continuação da sua imprescindível ajuda, que creio não deixará de nos dar. Cumprimentos. Jorge Santos

Resposta

Link directo:

RE: Pesquisa e endereço de morada em Portugal

#316512 | PAIVAMANSO | 03 nov 2012 19:12 | Em resposta a: #316509

Estimada Confreira Ana Simões, agradeço a sua tentativa de ajuda em colocar no sítio certo a minha mensagem, mas por alguma razão, não se percebe qual, isso não está a ser possível, e até a nossa estimada Confreira Rosário, teve o mesmo problema recentemente. Cumprimentos e renovação dos meus agradecimentos. Jorge Santos

Resposta

Link directo:

RE: Pesquisa e endereço de morada em Portugal

#316516 | HRC1947 | 03 nov 2012 19:23 | Em resposta a: #316512

Caro Confrade Jorge Santos;
Para que me possa situar no tempo, pergunto se tem tido notícias
da Confreira Regina?
Cumprimentos
Ana Simões
.

Resposta

Link directo:

RE: Pesquisa e endereço de morada em Portugal

#316517 | PAIVAMANSO | 03 nov 2012 20:17 | Em resposta a: #316516

Cara Ana Simões
Estávamos à espera da resposta do Dr. Matos. Vou dar-lhe notícias e pedir sua opinião através de email, porque as mensagens neste tópico estão a cair todas fora do sítio certo. Cumprimentos. Jorge Santos

Resposta

Link directo:

RE: Capela Divino Salvador situada Coêdo - Freguesia Adoufe - Vila Real

#316546 | HRC1947 | 04 nov 2012 12:01 | Em resposta a: #316214

.
http://goo.gl/maps/mCIxs
-

Resposta

Link directo:

RE: Capela Divino Salvador situada Coêdo - Freguesia Adoufe - Vila Real

#316601 | PAIVAMANSO | 05 nov 2012 10:52 | Em resposta a: #316546

Cara Ana Simões, não é essa a Casa que eu sugiro........ mas a outra onde passa o seu traço azul. Repare que mesmo paralelamente à Capela, há uma Rua escondida pelas casas antigas, e depois pelas árvores, mas mais à frente é bem visível, e depois chegados à Rua do Salvador cortando à direita (por cima do traço azul),,,,,, lá está ela, uma Casa que parecem três, todas juntas, em ruínas, sem telhado, e junto a ela, uma "sombra" que poderá ser o tal Tanque com a Bica da Nascente ? Sinceramente espero estar enganado. Prefiro que a Casa certa esteja de pé e habitada. Cumprimentos. Jorge Santos

Resposta

Link directo:

RE: Capela Divino Salvador situada Coêdo - Freguesia Adoufe - Vila Real

#316602 | PAIVAMANSO | 05 nov 2012 11:03 | Em resposta a: #316601

Peço desculpa, Rua do Salgueiro assim é que é. Pesquise no Google Earth por Rua do Salgueiro, Mesão Frio, Portugal e vai mesmo ter em cima da Casa...... A letra R de Rua, fica mesmo junto à Casa e depois é só ampliar. O mais certo...... é eu estar errado, mas essa Casa estará talvez a cerca de 8 ou dez minutos da Capela. Cumprimentos. Jorge Santos

Resposta

Link directo:

RE: Capela Divino Salvador situada Coêdo - Freguesia Adoufe - Vila Real

#316605 | PAIVAMANSO | 05 nov 2012 11:44 | Em resposta a: #316602

Cara Ana, estou com a cabeça no ar, (o meu computador está com problemas e de vez em quando tenho de o desligar). Isso causa stress e erro mais. Não é uma Rua paralela que nos interessa mas sim, como disse a Regina: - O meu Pai falou o seguinte : «vindo de Vila Real em direção a Coêdo havia uma estrada que justamente terminava em uma igreja, e então, perpendicular a ela, está a rua onde ele morava, coisa de 10mim a pé da Igreja!» PERPENDICULAR ! Agora veja qual é a Rua perpendicular em causa e diga-me se não tenho razões para suspeitar que a Casa seja a que eu indico. Cumprimentos. Jorge Santos

Resposta

Link directo:

RE: Capela Divino Salvador situada Coêdo - Freguesia Adoufe - Vila Real

#316607 | HRC1947 | 05 nov 2012 13:24 | Em resposta a: #316605

Caro Jorge;
Logo que possa vou novamente ver o Mapa.
--- Mesão Frio---- Guimarães
--- Mesão Frio---- {Perto } Peso Régua
.... Portanto não ligue a esse Mesão Frio, por vezes aparece, mas está
fora do nosso esquema.
Os Mapas que tenho " postados " no Tópico estão correctos!

Caro Jorge;-- A foto " Mistério " [ LLR ], está recordado, Most. Batalha,
pois como o Confrade disse na altura, foi a A.S. que não deixou morrer
o processo. neste caso concreto, está a ser o Jorge que tenta dar " uma
colher de chá " ao Tópico, para ver se " arriba ", mas pelos vistos continua
engripado!!!....

Logo mais voltamos aqui.

Cumprimentos
Ana Simões
.

Resposta

Link directo:

RE: Capela Divino Salvador situada Coêdo - Freguesia Adoufe - Vila Real

#316608 | HRC1947 | 05 nov 2012 13:25 | Em resposta a: #316605

RE: Capela Divino Salvador situada Coêdo - Freguesia Adoufe - Vila Real 05-11-2012, 13:24
Autor: HRC1947 [responder para o fórum] Caro Jorge;
Logo que possa vou novamente ver o Mapa.
--- Mesão Frio---- Guimarães
--- Mesão Frio---- {Perto } Peso Régua
.... Portanto não ligue a esse Mesão Frio, por vezes aparece, mas está
fora do nosso esquema.
Os Mapas que tenho " postados " no Tópico estão correctos!

Caro Jorge;-- A foto " Mistério " [ LLR ], está recordado, Most. Batalha,
pois como o Confrade disse na altura, foi a A.S. que não deixou morrer
o processo. neste caso concreto, está a ser o Jorge que tenta dar " uma
colher de chá " ao Tópico, para ver se " arriba ", mas pelos vistos continua
engripado!!!....

Logo mais voltamos aqui.

Cumprimentos
Ana Simões

Resposta

Link directo:

RE: Capela Divino Salvador situada Coêdo - Freguesia Adoufe - Vila Real

#316609 | PAIVAMANSO | 05 nov 2012 14:05 | Em resposta a: #316608

Cara Ana Simões

Não lhe sei explicar, mas quando pesquiso por Rua do Salgueiro, Coêdo, Adoufe, aparece exatamente a Casa que indico mas a legenda sobre o mapa, indica; Rua do Salgueiro, Mesão Frio, Portugal. É claro que a legenda não é o importante. Interessa é a imagem que aparece no mapa...... e essa é a que eu de facto gostaria que a Ana Simões avaliasse. Repito, sei que o mais certo..... é eu estar errado, mas até prova em contrário, é uma hipótese. No caso da foto mistério, a Ana Simões liderou o tópico e o Confrade Anachcrónico mostrou a prova. Eu não aposto tudo na Casa que indico, espero até estar enganado, porque ela está em ruínas e isso seria demasiado triste para o Pai da Regina.

Cumprimentos. Jorge Santos

Resposta

Link directo:

RE: Capela Divino Salvador situada Coêdo - Freguesia Adoufe - Vila Real

#316613 | HRC1947 | 05 nov 2012 15:05 | Em resposta a: #316609

Caro Jorge;

Será o que vai indicado Rua Salgueiro??
Outra coisa;---Capela do Coêdo é uma coisa...
Igreja da Adoufe é outra:

Se o homem vinha Estrada V.R. direito ao Coêdo, encontrava no Coêdo uma Capela
Se vinha V.R. direito a Adoufe, ,,,,encontrava a Igreja de Adoufe!!!!

Segue a foto Igreja Adoufe:

http://2.bp.blogspot.com/_Uq7W0fO0EhE/TOqx5kak0mI/AAAAAAAADXM/6A5HiSiFWbo/s1600/ADOUFE+-+VILA+REAL.jpg

Deve fazer [ Ctrl + ] em simultâneo para ampliar a imagem!!!....

http://goo.gl/maps/HZZCT
-----------
Cumprimentos
Ana Simões
.

Resposta

Link directo:

RE: Capela Divino Salvador situada Coêdo - Freguesia Adoufe - Vila Real

#316615 | PAIVAMANSO | 05 nov 2012 15:27 | Em resposta a: #316613

Cara Ana Simões, até agora, tudo indica que eles viviam em Coêdo. A distância que separa Coêdo de Adoufe são alguns quilómetros que demoram 25 ou 30 minutos a percorrer a pé. A estrada que termina na Capela a meu ver seria na Capela de Coêdo. Como disse, só vejo uma Rua Perpendicular à Capela de Coêdo, isto de quem vinha por Adoufe, porque creio ser essa a estrada antiga que existiria em 1938. Peço-lhe que por favor tente encontrar no Google Earth a tal Casa em Ruínas que lhe falei e caso queira me dê a sua opinião. Cumprimentos. Jorge Santos

Resposta

Link directo:

RE: Capela Divino Salvador situada Coêdo - Freguesia Adoufe - Vila Real

#316627 | HRC1947 | 05 nov 2012 18:42 | Em resposta a: #316615

Caro Jorge;

1--: Repare no risco azul que vem de Adoufe, com 2 bifurcações, [uma pela parte esquerda ] que vai sair
à Capela Ponto B
2--: - Outro risco azul que passa por Gravelos, Rua Canelha, rumo à Capela Ponto B. [p. direita ]

--Chegados à Capela, imaginando uma linha Transversal, [ à esquerda ], a subir a Rua Salvador etc. segue
rumo aquelas casas marcadas Rua Salgueiro etc.

Por mais " SIMULAÇÕES " que façamos, estamos sempre dependentes de uma Pessoa que conheça bem
o local, ou ainda da Confreira Regina/ e o seu Pai, que na presença de tantos " Croquis ", ainda não se
pronunciaram abertamente sobre o caso. Possivelmente nem eles sabem do que andam à procura. Uma
criança de 7 anos, ficou com um determinado registo na memória, que decorridos 75 anos, pode não ter
nada a ver com o Lugar COÊDO, mas sim com o Lugar ADOUFE// IGREJA MATRIZ .

Não ligue risco azul, depois de ultrapassada a Rua do Salgueiro.
----------------------
Como se deve entender " PERPENDICULAR":

1. [Geometria] Que cai sobre uma linha ou plano formando ângulo recto.
2. Que forma um ângulo recto com o plano do horizonte. = VERTICAL
3. Linha perpendicular a outra linha ou a um plano.
4. Rua que cruza ou entronca noutra, formando com ela um ângulo recto ou aproximado. = TRANSVERSAL
--------------
http://goo.gl/maps/TrWma

http://goo.gl/maps/ATKSf
------
Caro Jorge Santos, fica na expectativa.
atentamente
Ana Simões
.

Resposta

Link directo:

RE: Capela Divino Salvador situada Coêdo - Freguesia Adoufe - Vila Real

#316634 | HRC1947 | 05 nov 2012 19:12 | Em resposta a: #316627

Caro Jorge;

Rectificando;
Não ligue à linha azul, depois da Rua de São João.

Ana Simões

Resposta

Link directo:

RE: Capela Divino Salvador situada Coêdo - Freguesia Adoufe - Vila Real

#316636 | PAIVAMANSO | 05 nov 2012 19:19 | Em resposta a: #316627

Cara Ana Simões, o ponto A está onde eu sugeria ........ mas ainda falta eu explicar a minha ideia totalmente. Por favor continue a caminhar onde o traço azul parou no ponto A e neste mapa (cerca de 6 ou 7 centímetros para sul, corte à esquerda naquele caminho bem antigo por que me parece que isso vai ter a uma RUA antiga que desemboca na Capela. Agora atenção; A Rua perpendicular é na perspectiva de quem vem pela estrada antiga que vindo de Vila Real desemboca na Capela. Pois eu nesse caso só vislumbro uma Rua para o lado esquerdo....... uma Rua conforme a podemos entender no ano 1938 ou seja da Capela para a Casa em Ruínas a primeira parte da Rua teria algumas, mas poucas casas, a segunda parte mais à frente seria o que agora se vê........ um caminho estreito e depois a Rua do Salgueiro que certamente em 1938 também não passaria de um caminho estreito que muitos anos depois terá sido alargada. Cumprimentos. Jorge Santos

Resposta

Link directo:

RE: Capela Divino Salvador situada Coêdo - Freguesia Adoufe - Vila Real

#316638 | HRC1947 | 05 nov 2012 19:39 | Em resposta a: #316636

Caro Jorge;


Veja se é isto que quer!

Depois de aumentar ao máximo a imagem com o aplicativo do Mapa, ainda pode aumentar
umas 3 vezes, mas tem que ir centrando a imagem, como é óbvio:---
Então faz .. CTRL + .. , e consegue uma melhor visão!!

Fico à espera da sua resposta.....

http://goo.gl/maps/4aDXD

Ana

Resposta

Link directo:

RE: Capela Divino Salvador situada Coêdo - Freguesia Adoufe - Vila Real

#316640 | HRC1947 | 05 nov 2012 19:45 | Em resposta a: #316638

Caro Jorge;

Desci um pouco o Ponto A, para vc. ter melhor visão....

http://goo.gl/maps/xgwe4

Ana

Resposta

Link directo:

RE: Capela Divino Salvador situada Coêdo - Freguesia Adoufe - Vila Real

#316654 | PAIVAMANSO | 05 nov 2012 22:11 | Em resposta a: #316640

Cara Ana Simões, imprimi o mapa do Google e pintei a tal Rua a vermelho...... mas sou o primeiro a duvidar que esteja certa essa minha ideia da eventual localização da Casa. Breve telefonarei ao Sr. Carlindo mas estava a ver se ele me respondia por email. Quero dar tempo para as pesquisas, de modo a não incomodar demasiado as pessoas. Cumprimentos. Jorge Santos

Resposta

Link directo:

RE: Capela Divino Salvador situada Coêdo - Freguesia Adoufe - Vila Real

#316656 | HRC1947 | 05 nov 2012 22:36 | Em resposta a: #316654

Caro Jorge;
O seu ponto de vista para mim até está melhor, do que aquela indicação da Confreira Regina .
Como sabe. não tenho possibilidades de marcar com o traço Azul este percurso, dado que o programa
da Google Maps, não contempla aqueles " caminhos " de terra, só está programado para cobrir as pequenas
Ruas e estradas. Em Coêvo, não há possibilidades de tracejar os " carreiros " de terra batida..... [aquela
célebre máxima....O CAMINHO FAZ-SE CAMINHANDO... . tem uma cerca verdade aqui.... ]

Se pretender alguma publicação neste tópico, é só dizer.....

Cumprimentos e obrigado

Ana Simões
.

Resposta

Link directo:

RE: Capela Divino Salvador situada Coêdo - Freguesia Adoufe - Vila Real

#316660 | HRC1947 | 05 nov 2012 23:11 | Em resposta a: #316656

Caro Jorge;

Basta traçar uma linha recta, entre o ponto A e o Ponto B, e ficamos com o tal " Caminho" de terra,
inserido naquelas " Lameiras de agricultura ". Imagine que está na Marinha a traçar rotas de navegação !!!!

ttp://goo.gl/maps/UNh7c

cumptºs
Ana

Resposta

Link directo:

RE: Capela Divino Salvador situada Coêdo - Freguesia Adoufe - Vila Real

#316661 | HRC1947 | 05 nov 2012 23:15 | Em resposta a: #316660

---
http://goo.gl/maps/XgUL0

---

Resposta

Link directo:

RE: Capela Divino Salvador situada Coêdo - Freguesia Adoufe - Vila Real

#316669 | HRC1947 | 06 nov 2012 00:12 | Em resposta a: #316661

Caro Jorge;

Na Travessa da Capela do Coêdo, consegui encontrar três fotos que mostram a Capela de vários ângulos.

Veja e depois comente;

http://www.freguesiadeadoufe.com/images/galeria/foto-(12).jpg

http://www.freguesiadeadoufe.com/images/galeria/foto-(13).jpg

http://www.freguesiadeadoufe.com/images/galeria/foto-(14).jpg

http://goo.gl/maps/GtG6b

Ana Simões
.

Resposta

Link directo:

RE: Capela Divino Salvador situada Coêdo - Freguesia Adoufe - Vila Real

#316671 | HRC1947 | 06 nov 2012 00:56 | Em resposta a: #316669

Caro Jorge;

A mensagem anterior tem os links das fotografias com problemas.

Na Travessa da Capela do Coêdo, consegui encontrar três fotos que mostram a Capela de vários ângulos.

As fotos que quero que veja são a 12 , 13 e 14 :

http://www.freguesiadeadoufe.com/images/galeria/

http://goo.gl/maps/GtG6b

Ana Simões

Resposta

Link directo:

RE: Capela Divino Salvador situada Coêdo - Freguesia Adoufe - Vila Real

#316673 | HRC1947 | 06 nov 2012 01:17 | Em resposta a: #316671

Caro Jorge;


Veja a Foto nº 14, vê-se um tanque com agua e um chafariz, salvo erro, tudo construído recentemente!!!

Isto fica tudo junto à Capela do Coêdo......

Ana Simões
.

Resposta

Link directo:

RE: Capela Divino Salvador situada Coêdo - Freguesia Adoufe - Vila Real

#316706 | HRC1947 | 06 nov 2012 18:44 | Em resposta a: #316673

Caro Jorge;

Espero que tenha conseguido ver as quatro fotos sobre a Capela do Coêdo.
http://www.freguesiadeadoufe.com/images/galeria/foto-%2814%29.jpg

... Ao longo dos tempos, aquela zona envolvente da Capela tem sido a sala de
visitas de Coêdo.
-Capela, paragem passageiros carreira auto-carro, devidamente coberta de cor
verde e com bancos.
-Chafariz, tanques com água
-Marcações passadeiras no pavimento e sinais de transito.
Como se pode constatar é um pequeno " Rossio ".
Cumprimentos
Ana
.

Resposta

Link directo:

RE: Capela Divino Salvador situada Coêdo - Freguesia Adoufe - Vila Real

#316710 | HRC1947 | 06 nov 2012 20:39 | Em resposta a: #316708

--
http://goo.gl/maps/mVvkx
--

Resposta

Link directo:

RE: Capela Divino Salvador situada Coêdo - Freguesia Adoufe - Vila Real

#316713 | PAIVAMANSO | 06 nov 2012 21:35 | Em resposta a: #316710

Cara Ana Simões, só consigo abrir dois desses link`s. Esse fontanário consta que era muito antigo, e foi recentemente remodelado. Precisamos de uma Bica com Tanque a cerca de 10 minutos da Capela, e não mesmo junto a ela. Cumprimentos. Jorge Santos

Resposta

Link directo:

RE: Capela Divino Salvador situada Coêdo - Freguesia Adoufe - Vila Real

#316714 | HRC1947 | 06 nov 2012 21:56 | Em resposta a: #316713

Caro Confrade Jorge;

Veja se consegue abrir estes quatro links, que são importantes.


http://www.freguesiadeadoufe.com/images/galeria/foto-%2811%29.jpg
http://www.freguesiadeadoufe.com/images/galeria/foto-%2812%29.jpg
http://www.freguesiadeadoufe.com/images/galeria/foto-%2813%29.jpg
http://www.freguesiadeadoufe.com/images/galeria/foto-%2814%29.jpg

Ana
.
--

Resposta

Link directo:

RE: Capela Divino Salvador situada Coêdo - Freguesia Adoufe - Vila Real

#316717 | PAIVAMANSO | 06 nov 2012 22:16 | Em resposta a: #316714

Cara Ana Simões, desculpe perguntar, mas estou na dúvida; Esta Capela será aquela de Coêdo, ou por outras palavras, a localização da Capela de Coêdo, será onde a Ana acredita ser ? Na fotografia por satélite, o telhado da Capela parece-me muito maior do que o desta Capela, mas também posso estar a concentrar-me no telhado errado. Vou precisar de mais 2 ou 3 dias para receber a resposta do Senhor Presidente da Junta de Freguesia de Adoufe. Temos de ser persistentes. Estas pesquisas por vezes são mais difíceis do que parece. Cumprimentos. Jorge Santos

Resposta

Link directo:

RE: Capela Divino Salvador situada Coêdo - Freguesia Adoufe - Vila Real

#316718 | HRC1947 | 06 nov 2012 22:37 | Em resposta a: #316714

Caro Jorge Santos;

Analisando a mensagem que envio da Confreira Regina, a questão da Bica e do Tanque em frente da *Casa *
com toda a certeza o pai da Confreira devia estar a referir-se à * Antiga Bica e Tanque de água *, que havia
em frente da Capela do Coêdo, e que há uns anos atrás foi " reformado " por este que vemos na Foto.

Repare, quando o pai diz à filha.... não vais ter dificuldade nenhuma etc... só podia estar a referir-se à bica
e tanque junto à Capela, .... pois passados 77 anos, é bom de imaginar que a filha não ia encontrar qualquer
tanque ou bica na Casa onde morou o Pai !!!....[ e logo eles tinham 1 bica + 1 tanque etc]
Caro Jorge, pode crer que este ponto de vista deve estar correcto. Todos os pensamentos Pai Regina vêm de
Adoufe, Vila Real, e " desembarcam " no Coêdo ,CAPELA. Repare que a casa do Pai Regina, se calhar até
fica muito mais perto, quem sabe se não são 3 casas Velhas mesmo encostadas à Capela, com um pequeno
Logradouro, e 4 ou 5 árvores, que fazem serventia com o Chalé, todo relvado etc.
Há muito trabalho ainda a fazer, e parte das dicas serão até erradas. Mas é verdade que estamos nessa de levar
a boa notícia à outra " Margem do Oceano."
A minha aposta é neste " cavalo ".= " no Rossio ".

Caro Jorge, antes de expedir esta mensagem, fui dar uma vista de olhos pelo tópico. e como você está com
dúvida sobre a Capela, devo dizer que é da Capela Coêdo que estamos falando, nem podia ser de outra.
Como se vê a Capela tem as paredes exteriores em pedra talhada, o telhado é novo, isso não há dúvida.
Agora o Jorge tem toda a informação sobre a Capela, repare que tem 4 Fotos em vários ângulos, dá para
ficar com uma boa imagem mental daquele lugar. E ainda tem o Bónus do tanque grande água, + 1 tanque
pequeno + uma bica, etc....melhor não podia ser.
Repare que nas 4 fotos, em todas elas os fios de electricidade [ cabos ], passam 2 ou 4 por cima do telhado
da Capela, passam, ou será ilusão de óptica, mas se passam ao lado, é a mesma coisa.
Fico a aguardar os seus comentários, que têm andado muito fracos!!!!...

Ana Simões
.
------
RE: Pesquisa e endereço de morada em Portugal 23-10-2012, 22:33
Autor: almeida07 [responder para o fórum] Caro Jorge
Ele tem toda a razão nos tempo atuais todo cuidado é pouco. Fiquei feliz em saber que posso contatá-lo quando for a Vila Real.
Você corrigiu o nome da minha avó? porque o nome dela era Maria José Mourão!!!! e não Maria João..
Quanto a distância, também fico na dúvida....porque temos que pensar o que seria 10 mim para uma criança!...os 2 mim pareceriam 10mim a pé......ou seria 25 mim tão pouco que pareceria 10 mim.....Ele também me disse que foram a pé de Coêdo a Vila Real para depois pegarem uma condução até o Porto. Ele sempre me diz que vou achar fácil, porque na frente da casa havia uma bica e um tanque ( acredito que seria um fonte de água ou coisa semelhante ). Ele fala destes tempos com frequência. E fala da vó Carolina que ficou na casa.
Você quer enviar ao Senhor Padre Augusto Matos algum contato meu? o telefone, o e-mail....o que acha? o que você achar necessário é só falar e eu te passo os dados.
Um forte abraço
Regina Nobre
----

Resposta

Link directo:

RE: Capela Divino Salvador situada Coêdo - Freguesia Adoufe - Vila Real

#316729 | HRC1947 | 07 nov 2012 00:53 | Em resposta a: #316718

Caro Jorge;

Vamos partir do principio que a posição no terreno da Capela é:
Nascente - Poente.[ altar virado para Nascente, para Poente temos
a porta grande, se bem que tenha mais uma porta lateral sul

No Mapa que segue, conforme marcações, vê-se que a Capela está
localizada praticamente num cruzamento: Ponto A Norte, Ponto E Sul,
Ponto C Nascente, e Ponto D. Poente.
O Ponto B. é onde presumo estar situada a Capela, está à beira da Estrada.
O Link que envio da Capela, com alguma paciência, o Jorge vai entender as 4 vias.
Repare que por trás da Capela, lado Nascente passa a estrada que vai para V. Real e
Adoufe, e que vem do Norte, do Largo do Peão, Rua S. João etc.
O Jorge estava convencido que a Capela se situava mais para dentro, por isso é que
achava o telhado grande, mas penso que não é assim.
Há semanas em contacto com um habitante de Coêdo, foi -me dito que a Capela ficava
junto a 3 casas velhas, logo à entrada, e assim parece. Também foi dito que tinha sido
renovado o Chafariz e o tanque etc, e realmente agora por mera casualidade encontrei
as fotos.

http://goo.gl/maps/KRl7G

http://www.freguesiadeadoufe.com/images/galeria/foto-%2813%29.jpg

Os m/ cumprimentos
Ana
.

Resposta

Link directo:

RE: Capela Divino Salvador situada Coêdo - Freguesia Adoufe - Vila Real

#316744 | SDCLISBOA | 07 nov 2012 09:58 | Em resposta a: #316729

Caros,

Sei que a intenção é ajudar a D. regina a localizar a aldeia (casa) onde o pai nasceu, lamento informar que estão muito baralhados e não vale a pena especular porque é estremamente simples localizar e saber qual é a casa onde o pai da D. Regina nasceu.
A capela da foto NÃO é a capela de Coêdo, mas sim a de Escariz, as únicas fotos de Coêdo são as que estão numeradas de 22 a 29 e só esssas.
Falei com os meus familiares sobre os tanques onde os animais bebiam água, existiam três na aldeia, um junto à capela, outro no inicio da aldeia, mas sem casas por perto e outro mais ou menos a meio da aldeia, e aí sim, existem muitas casas, umas habitadas, outras não, será por esta zona que se encontra a casa dos pais da D. Regina.
O Sr. Escaleira, homem para os 90 anos, mas muito Lúcido, também tem a casa nesta zona, quando a D. Regina estiver em Portugal, tudo será muito fácil, a aldeia em si não sofreu grandes alterações, o nucleo antigo permanece, tenho a certeza que o pai da D. Regina não tereia dificuldade alguma em identificar a casa.
Por favor, não confundam a D. Regina!
Não me levem a mal, mas tanta preocupação confunde!

Cumprimentos

Resposta

Link directo:

RE: Capela Divino Salvador situada Coêdo - Freguesia Adoufe - Vila Real

#316752 | PAIVAMANSO | 07 nov 2012 12:06 | Em resposta a: #316744

Cara /Caro SDCLISBOA, lembra-se de eu ter desejado a sua preciosa ajuda, imaginando que talvez fosse visitar parentes seus, moradores em Coêdo, na época do Natal ou Ano Novo? Estas especulações, são os frutos das ansiedades em querer descobrir onde era a casa, muito antes da Regina Nobre ir a Coêdo no mês de Maio. Como compreenderá, uma coisa será a Regina andar à procura lá em Coêdo, outra totalmente diferente, seria chegar a Coêdo já sabendo exatamente qual a Rua qual a Casa e eventualmente quais os parentes colaterais ainda vivos e moradores em Coêdo ou no Concelho de Adoufe. Reparo que continuamos a não saber o seu primeiro ou último nome e parece que não vou ter a hipótese de falar consigo por email e muito menos por telefone. Compreendo e aceito perfeitamente a sua reserva. Eu só não faço o mesmo, porque isso reduziria drasticamente a possibilidade de ajudar os outros. Mas o que lhe digo é que em Coêdo, e em toda a parte, a maioria das pessoas têm de facto o receio de darem informações a estranhos e por vezes sabem tudo o que nós queremos saber, mas por precaução fingem não saber. Isto não é uma crítica, é uma constatação de facto e pode ser um ponto de reflecção. Este Fórum do Geneall é um excelente ponto de encontro, mas nem tudo pode ser dito por aqui, e só por isso surge muitas vezes a necessidade de contactar as pessoas por email. Reafirmo que se dependesse de mim, SDCLISBOA seria a nossa frente pesquisadora lá em Coêdo (pelo Natal) e traria quase certamente, uma grande prenda para a Dona Regina Nobre. Peço-lhe que não veja nada de negativo nas minhas palavras, estou do seu lado. Confesso que estou curioso se SDCLISBOA é Homem ou Mulher, mas isso só pelo mistério que o seu anonimato me provoca e nada mais, e se lhe digo isto é apenas para explicar-lhe que esta febre de tentar ajudar os outros aqui no Fórum, assim intensamente não é só por solidariedade, mas também por curiosidade, desafio, paixão por desvendar mistérios, sonho, desejo de viajar em pensamento, necessidade de fugir de algo, e muito mais do que isso………… então, daí advém a especulação, naturalmente cheia de erros, provocados pelo avassalador desejo de ir à procura, mesmo sem ter os meios necessários, e por isso procurando quase ás cegas. Se Coêdo fosse mais perto, eu já teria passado lá uma tarde a falar com as Pessoas, fotografando as Casas, procurando as Campas dos ascendentes da Regina, no Cemitério mais próximo. O mais fascinante disto tudo, é que apesar de todas as dificuldades e limitações, quase sempre conseguimos ajudar alguém, que por viver lá longe, (tão longe e tão perto) se socorre de nós. Cumprimentos, agradecimentos e pedido de desculpas por esta mensagem excessiva. Jorge Santos

Resposta

Link directo:

R :A SDCLISBOA- Coêdo - Freguesia Adoufe - Vila Real

#316771 | almeida07 | 07 nov 2012 16:20 | Em resposta a: #316744

Olá SDCLISBOA
Boa Tarde

Obrigado pela palavras, fico feliz em saber que há a possibilidade de encontramos a casa de onde papai saiu....
mas caso queira,e sua família possua fotos de Coêdo, ficaria imensamente feliz em recebe-las. deixo meu email
para tal - nobrepontoalmeidaarrobauolpontocompontobr-
Cumprimentos
Regina Nobre

Resposta

Link directo:

RE: R :A SDCLISBOA- Coêdo - Freguesia Adoufe - Vila Real

#316775 | SDCLISBOA | 07 nov 2012 17:20 | Em resposta a: #316771

D. Regina

Por altura do Natal irei a Coêdo, vou falar com o Sr Escaleira e com a minha famila, vou tirar as fotos que pede, depois enviar-lhas-ei, quem sabe o seu paizinho reconhece a casa! estou em crer que sim, pois como já tive oportunidade de dizer, a aldeia antiga quase nada mudou, tem uma ou outra casa restaurada e outras muito velhas e é mesmo muito pequena, expandiu-se um pouquito à volta, mas em nada ou quase nada alterou a parte velha.

Só não mando já fotos, porque, como deve imaginar, as que tenho comigo não são especificas para o que pretende, mas terei todo o gosto em ajudar.

Fico ao dispor
Com os melhores cumprimentos

Resposta

Link directo:

RE: R :A SDCLISBOA- Coêdo - Freguesia Adoufe - Vila Real

#316777 | almeida07 | 07 nov 2012 17:32 | Em resposta a: #316775

Caro (a) SDCLISBOA


Agradeço sua pronta resposta,e fico no aguardo então deste seu favor...
Ainda, Você postou que as fotos postadas no site da Junta de Adoufe, somente as de numero 22 a 29 se referiam a Freguesia. Visitei as fotos e lá há a foto de uma Capela, seria aquela a foto da Capela de Coêdo?

desde já muito Obrigada.

Regina Nobre

Resposta

Link directo:

RE: R :A SDCLISBOA- Coêdo - Freguesia Adoufe - Vila Real

#316782 | SDCLISBOA | 07 nov 2012 18:22 | Em resposta a: #316777

D. Regina,

Sim, as fotos 22, 23, 24 e 25 são da capela de Coêdo, restaurada, manteve a traça inicial.
Cumprimentos

Resposta

Link directo:

RE: R :A SDCLISBOA- Coêdo - Freguesia Adoufe - Vila Real

#316792 | almeida07 | 07 nov 2012 20:16 | Em resposta a: #316782

Boa Tarde

SDCLISBOA


Obrigado pela resposta..

Cumprimentos

Regina Nobre.

Resposta

Link directo:

RE: Capela Divino Salvador situada Coêdo - Freguesia Adoufe - Vila Real

#316809 | HRC1947 | 07 nov 2012 22:52 | Em resposta a: #316744

Caro SDCLISBOA ;
O Pequeno problema da Capela do Coêdo está resolvido, basta substituir a Capela X, pela Capela Y,
praticamente todo o resto se mantém.
Foi graças à persistência das pessoas envolvidas, que hoje se pode ter uma ideia mais abrangente do que
se andava à procura.
Até a Confreira Regina e o seu Pai podem ver as Capelas que existem no Coêdo, coisa que ontem não
podiam, bem como da localização da casa, bebedouros dos animais etc.
A sua colaboração foi positiva, só pecou por tardia, o que é de lamentar, apesar de lhe terem solicitado
por mais de uma vez ajuda, mas as coisas são o que são.
Caro Confrade se alguém tem que ser censurado, presumo que não será quem tem andado a " empurrar a carroça ", para que outros tenham andado dentro dela, a ver a paisagem.

Os meus melhores cumprimentos
Ana Simões
.

Resposta

Link directo:

RE: Capela Divino Salvador situada Coêdo - Freguesia Adoufe - Vila Real

#316832 | PAIVAMANSO | 08 nov 2012 10:45 | Em resposta a: #316809

Caro/Cara SDCLISBOA Desculpe mas não concordo consigo por ter dito; «Não vale a pena especular porque é extremamente simples localizar e saber qual é a casa onde o Pai da D. Regina nasceu.» Se isso fosse verdade, SDCLISBOA em vez de proferir essas palavras, teria dito a Localização EXACTA da Casa, mas Não Disse, porque simplesmente não sabia, nem sabe. E não tendo dito, porque não sabia, não faz sentido dizer «é extremamente simples localizar e saber qual é a Casa» Isso mais parece um atestado de incompetência e burrice, para quem antes tentou ajudar. Dou por terminada a minha ajuda neste tópico, porque considero que SDCLISBOA (por ser de Coêdo, ter lá familiares, e lá ir no Natal) é a Pessoa certa para resolver este caso. Cumprimentos. Jorge Santos

Resposta

Link directo:

RE: Capela Divino Salvador situada Coêdo - Freguesia Adoufe - Vila Real

#318397 | PAIVAMANSO | 29 nov 2012 22:29 | Em resposta a: #316832

Cara Regina Nobre Creio que por email, lhe chamei a atenção de que, se aquele Irmão do Seu Avô António Joaquim Ribeiro tivesse gerado descendência, poderia haver Primos da Regina lá em Coêdo. Por outras palavras; O seu Avô Paterno, António Joaquim Ribeiro, tinha um Irmão chamado Manuel António Ribeiro, mas este último não foi para o Brasil. Ficou sempre em Coêdo. Lembra-se que telefonei para o Senhor Carlindo Matos, Presidente da Junta de Freguesia de Adoufe e fiz um email a explicar tudo o melhor possível e a pedir ajuda ? Passaram 26 dias e já estava desanimado por não chegar resposta, mas recebi há minutos uma excelente notícia. Telefonou um Senhor chamado Nuno Ribeiro, que vive em Vila Real, e me disse que é seu Primo Direito em 3º Grau. Este Senhor Nuno Ribeiro é Neto de Manuel António Ribeiro, o tal que ficou sempre em Coêdo. Os Pais Dele viveram na Casa onde o Seu Pai viveu em criança. Essa casa já está modificada, modernizada. Ele sabe tudo o que a Regina quer saber e disse que quando em Maio a Regina for a Coêdo, Ele lhe dará todas as informações e lhe mostrará a Aldeia. Resumindo; Mais uma história com final feliz. Cara Regina Nobre, não conheço o Seu Pai, mas dê-lhe um abraço de amizade em meu nome. Um abraço sem rosto, mas com amor e carinho. Os contactos deste Seu Primo em 3º grau, Nuno Ribeiro, vão seguir por email. Cumprimentos Jorge Santos

Resposta

Link directo:

RE: Capela Divino Salvador situada Coêdo - Freguesia Adoufe - Vila Real

#318446 | almeida07 | 30 nov 2012 19:10 | Em resposta a: #318397

Caro Jorge

Não tenho palavras para lhe agradecer essa maravilhosa noticia, o pranto não me deixa escrever mais....Meu amigo que Deus lhe abençoe sempre e grandiosamente!.
Me desculpa pela emoção......eu volto a escrever brevemente.

Meus cumprimentos

Regina Nobre.

Resposta

Link directo:

RE: Capela Divino Salvador situada Coêdo - Freguesia Adoufe - Vila Real

#318457 | PAIVAMANSO | 30 nov 2012 22:09 | Em resposta a: #318446

Quero enviar um respeitoso abraço de amizade e agradecimento a todas as Confreiras e todos os Confrades que neste tópico e em vários outros sempre me ajudaram, e permitiram que eu tentasse ajudar dentro das minhas possibilidades.
Agradecido. Jorge Santos

Resposta

Link directo:

RE: Capela Divino Salvador situada Coêdo - Freguesia Adoufe - Vila Real

#318465 | almeida07 | 30 nov 2012 22:57 | Em resposta a: #318457

Caro Jorge

Faço minhas as tuas palavras, e agradeço em meu nome e em nome de Meu Pai, a todos as Confreiras e Confrades, que de alguma forma possibilitaram o êxito desta minha busca.

A todos, que Deus os guarde em sua infinita bondade, que vocês possam seguir tornando sonhos realidade.
Porque, como dizemos por aqui.....ISTO NÃO TEM PREÇO.

Meus Eternos e melhores cumprimentos a todos!

Regina Nobre

Resposta

Link directo:

RE: Pesquisa e endereço de morada em Portugal

#318466 | almeida07 | 30 nov 2012 23:00 | Em resposta a: #315747

CARO ARLINDO

Faço minhas AS PALAVRAS de Jorge Santos, e agradeço-lhe em meu nome e em nome de Meu Pai, a todos as Confreiras e Confrades, que de alguma forma possibilitaram o êxito desta minha busca.
Que Deus o guarde em sua infinita bondade, que você possa seguir tornando sonhos realidade.
Porque, como dizemos por aqui.....ISTO NÃO TEM PREÇO.

Meus Eternos e melhores cumprimentos!

Regina Nobre

Resposta

Link directo:

RE: Capela Divino Salvador situada Coêdo - Freguesia Adoufe - Vila Real

#318467 | almeida07 | 30 nov 2012 23:02 | Em resposta a: #316608

Querida

Ana Simões


Faço minhas AS PALAVRAS de Jorge Santos, e agradeço-lhe em meu nome e em nome de Meu Pai, e a todos as Confreiras e Confrades, que de alguma forma possibilitaram o êxito desta minha busca.
Que Deus a guarde em sua infinita bondade, que você possa seguir tornando sonhos realidade.
Porque, como dizemos por aqui.....ISTO NÃO TEM PREÇO.

Meus Eternos e melhores cumprimentos!

Regina Nobre

Resposta

Link directo:

RE: Pesquisa e endereço de morada em Portugal

#318468 | almeida07 | 30 nov 2012 23:04 | Em resposta a: #315942

Querida Rosário

Faço minhas AS PALAVRAS de Jorge Santos, e agradeço-lhe em meu nome e em nome de Meu Pai, a todos as Confreiras e Confrades, que de alguma forma possibilitaram o êxito desta minha busca.
Que Deus a guarde em sua infinita bondade, que você possa seguir tornando sonhos realidade.
Porque, como dizemos por aqui.....ISTO NÃO TEM PREÇO.

Meus Eternos e melhores cumprimentos!

Regina Nobre

Resposta

Link directo:

RE: Pesquisa e endereço de morada em Portugal

#318469 | almeida07 | 30 nov 2012 23:06 | Em resposta a: #315978

Caro amigo Mario Navarro,

Faço minhas AS PALAVRAS de Jorge Santos, e agradeço-lhe em meu nome e em nome de Meu Pai, e a todos as Confreiras e Confrades, que de alguma forma possibilitaram o êxito desta minha busca.
Que Deus o guarde em sua infinita bondade, que você possa seguir tornando sonhos realidade.
Porque, como dizemos por aqui.....ISTO NÃO TEM PREÇO.

Meus Eternos e melhores cumprimentos!

Regina Nobre

Resposta

Link directo:

RE: Pesquisa e endereço de morada em Portugal

#318470 | PAIVAMANSO | 30 nov 2012 23:35 | Em resposta a: #318469

Quero pedir desculpa a SDCLISBOA porque não consegui ser humilde e discordei Dela. Se eu soubesse que SDCLISBOA era e é uma Mulher não teria escrito aquelas palavras tão estúpidas. Costuma-se dizer que as desculpas não se pedem…… evitam-se, mas infelizmente agora já é tarde…… Respeitosamente. Jorge Santos

Resposta

Link directo:

RE: Pesquisa e endereço de morada em Portugal

#318475 | almeida07 | 01 dez 2012 00:53 | Em resposta a: #315978

Caro amigo Mario Navarro,

Faço minhas AS PALAVRAS de Jorge Santos, e agradeço-lhe em meu nome e em nome de Meu Pai, e a todos as Confreiras e Confrades, que de alguma forma possibilitaram o êxito desta minha busca.
Que Deus o guarde em sua infinita bondade, que você possa seguir tornando sonhos realidade.
Porque, como dizemos por aqui.....ISTO NÃO TEM PREÇO.

Meus Eternos e melhores cumprimentos!

Regina Nobre

Resposta

Link directo:

RE: Capela Divino Salvador situada Coêdo - Freguesia Adoufe - Vila Real

#325050 | HRC1947 | 09 mar 2013 16:01 | Em resposta a: #318467

.
http://www.freguesiadeadoufe.com/images/galeria/
Ana
.

Resposta

Link directo:

RE: Capela Divino Salvador situada Coêdo - Freguesia Adoufe - Vila Real

#325057 | almeida07 | 09 mar 2013 17:21 | Em resposta a: #325050

Olá Ana!

Obrigado Ana, por postar as fotos!....Eu localizei a casa de meu pai. e por coincidência esta na foto 26, ali onde esta o fontanária havia uns taques d'agua, e em 1957 foram substituídos pelo fontanário... Esta casa marron que se vê na foto é um anexo a casa onde meu pai viveu...seguindo pelo fontanário há uma viela e a continuação do terreno e as demais casas que meu pai se lembrava, hoje lá ainda vive do Margarida Ribeiro prima de meu pai. Obrigado Ana pela ajuda.

Resposta

Link directo:

RE: Capela Divino Salvador situada Coêdo - Freguesia Adoufe - Vila Real

#325067 | HRC1947 | 09 mar 2013 20:35 | Em resposta a: #325057

Cara Regina;
Que o seu Pai tenha tido o maior prazer em ver virtualmente a Povoação de Coêdo, que
tinha deixado ainda em criança!...
Quero agradecer pelo seu feedback, e entretanto envio cópia de uma mensagem, em que
está traçado esse trajecto entre a Rua do Salgueiro e a Capela do Coêdo, quando ainda
andávamos na " investigação ". Foi um tempo que deixa sempre recordações.
Tudo de bom para a Senhora e família.
Os m/ cumprimentos
Ana Simões
------------
RE: Capela Divino Salvador - Coêdo 25-10-2012, 14:03
Autor: HRC1947 [responder para o fórum]
Rota a pé: 300 metros.
A: Rua Salgueiro: -- Casas Velhas etc.
B: Travessa Capela: Capela D.Salvador
http://goo.gl/maps/DBoHr
Ana Simões
-------

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 22 mai 2024, 01:50

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen