Lordelo, comarca do Porto

Este tópico está classificado nas salas: Famílias | Pessoas | Regiões

Lordelo, comarca do Porto

#315958 | Maria Ribeiro | 24 out 2012 11:25

Tenho uma antepassada, de nome D. Maria Carneiro da Silva, da qual apenas sei, por um documento do séc. XVIII, que era natural de Lordelo, comarca do Porto, onde terá nascido na primeira metade do séc. XVII. De início, presumi que se tratava de Lordelo do Ouro mas, posteriormente, passei a ter dúvidas. Se assim fosse, teria sido rreferido, creio, Lordelo do Ouro. Poderá tratar-se de Lordelo, concelho de Felgueiras? Pertencia, então à comarca do Porto? Alguém me sabe dizer?
Maria Ribeiro.

Resposta

Link directo:

RE: Lordelo, comarca do Porto

#315959 | MJNFVC | 24 out 2012 11:49 | Em resposta a: #315958

A localidade que procura é a freguesia de Lordelo do concelho de Felgueiras no distrito do Porto.

Resposta

Link directo:

RE: Lordelo, comarca do Porto

#315963 | jmmoreira | 24 out 2012 12:09 | Em resposta a: #315959

Há ainda a freguesia de Lordelo que pertence atualmente ao concelho de Paredes, distrito do Porto. Não consta o nome do orago? O de Lordelo, Felgueiras é São Cristovão, o de Lordelo, Paredes é o Divino Salvador e o de Lordelo do Ouro, Porto é São Martinho.

Resposta

Link directo:

RE: Lordelo, comarca do Porto

#315967 | Maria Ribeiro | 24 out 2012 15:42 | Em resposta a: #315959

Os meus agradecimentos
maria ribeiro

Resposta

Link directo:

RE: Lordelo, comarca do Porto

#315968 | Maria Ribeiro | 24 out 2012 15:43 | Em resposta a: #315963

Não tenho mais dados, nem orago, nem coisa nenhuma. Vou tentar nos três.
Os meus agradecimentos.
Maria ribeiro

Resposta

Link directo:

RE: Lordelo, comarca do Porto

#315998 | jmmoreira | 24 out 2012 23:03 | Em resposta a: #315968

Cara Maria Ribeiro,

Sugiro que comece por Lordelo de Paredes. De facto, de acordo com o mapa das comarcas que existiam em 1640 (e que devem ter permanecido sem grandes alterações até ao séc. XIX) que consta do livro História dos municípios e do poder local, direção de César Oliveira, editora Círculo de Leitores, parece (leitura a olho porque feito sobre o mapa físico de Portugal), que Felgueiras pertenceria à comarca de Guimarães. Lordelo, ficando no sul desse concelho, fico na duvida. No entanto é muito mais certo que Lordelo de Paredes seja o procurado Lordelo da comarca do Porto, isto por comparação com o Lordelo de Felgueiras.

Boa sorte,

jmmoreira

Resposta

Link directo:

RE: Lordelo, comarca do Porto

#316004 | camac41 | 25 out 2012 00:21 | Em resposta a: #315967

Cara Maria Ribeiro

Na minha opinião começava por procurar na freg.ª de Lordelo do concelho de Paredes. O apelido Carneiro da Silva é bastante comum nas freguesias póximas, Frazão, Meixomil, Penamaior e Paços, freguesias que tenho estudado. No livro de casamentos (1716-1767) da referida freg.ª de Lordelo a páginas 144/144v está o casamento de Miguel Carneiro da Silva, filho de Manuel Gonçalves Passos e de Catarina Carneiro da Silva da freg.ª de Stªa Eulália de Paços com Maria Moreira da Silva do lugar do Guardão da dita freg.ª de Lordelo.

Cordialmente

Carlos Leal Machado

Resposta

Link directo:

RE: Lordelo, comarca do Porto

#316012 | Maria Ribeiro | 25 out 2012 01:49 | Em resposta a: #316004

Caro Carlos L. Machado
Os meus melhores agradecimentos. A sua sugestão parece-me muito prometedora. No entanto, li algures que esse Lordelo de Paredes pertencia à comarca de Basrcelos. Há, ainda, o facto de a minha Maria Carneiro da Silva, já ter estes apelidos na primeira metade do séc. XVII, o que me parece aproximá-lo mais do núcleo nascido no Porto. Tenho a impressão, talvez errada, que em zonas mais afastadas, os dois apelidos só se juntam já no séc. XVIII, em virtude de diferentes matrimónios.
De qualquer modo, vou debruçar-me sobre esses assentos, desde que estejam online
O meu muito obrigada.

Resposta

Link directo:

RE: Lordelo, comarca do Porto

#316017 | camac41 | 25 out 2012 10:34 | Em resposta a: #316012

Cara Maria Ribeiro

Refiro-me à freguesia de S. Salvador de Lordelo do concelho de Paredes do distrito do Porto. O assento a que indico está em
http://pesquisa.adporto.pt/cravfrontoffice/WebSearch/ODdisplay.aspx?DigitalObjectID=22018&FileID=_879499
e seguinte
http://pesquisa.adporto.pt/cravfrontoffice/WebSearch/ODdisplay.aspx?DigitalObjectID=22018&FileID=_879503.

A família Carneiro foi uma das familias principais da cidade do Porto, ver "Patriarcado Urbano Quinhentista: As famílias Dominantes do Porto (1500-1580), por Pedro de Brito, Esta família estabeleceu ligaçõe com outras famílias dominantes e expandiu-se pelos arredores do Porto nomeadamente em Vila do Conde e na zona de Paços de Ferreira, que tenho estudado. Na minha base de dados tenho 6 pessoas com o nome Maria Carneiro da Silva, das freguesisa de Paços, Penamaior, Meixomil, muito próximas da referida de S. Salvador de Lordelo do Concelho do Paredes do Distrito do Porto.
A mais antiga Maria Carneiro da Silva nasceu a 26 Abr de 1664 em Meixomil filha António Carneiro da freg.ª de Penamaior, possivelmente descendente de um Estevão Carneiro que se estabeleceu em Penamaior, ver Felgueiras Gayo.

Ao seu dispor

Carlos Leal Machado

Resposta

Link directo:

RE: Lordelo, comarca do Porto

#316073 | Maria Ribeiro | 26 out 2012 01:08 | Em resposta a: #316017

Caro Carlos Leal Machado
Renovo os meus agradecimentos, pelas informações. Será, de facto, por aí, que tenho de ir buscando. A minha Maria Carneiro da Silva é um pouco mais antiga No ano de 1652 enviuva e casa o único filho, Agostinho Ribeiro da Silva, o que me parece colocá-la bem perto do início da linha dos primeiros Carneiros da Silva que, segundo Sanches de Baena, terão tido início com o dr. Diogo Carneiro da Silva, filho de João Pinto Carneiro, da Rua Nova do Porto e de Filipa Ferreira da Silva.
A família Carneiro despertou o meu interesse, não tanto por razões de ordem genealógica- felizmente, num pequeno país como o nosso, todos temos uma costela de Afonso Henriques e, outra, do porteiro Afonso Gil, um pouco de Abel e outrotanto de Caim-mas, sobretudo, porque me parece bem representativa de uma certa época (dourada?) pelo seu percurso no comércio marítimo, particularmente na «carreira do Brasil», onde alguns se fixaram, tendo feito carreiras notáveis. Penso aprofundar o seu estudo, logo que termine um trabalho que tenho entre mãos.
Conheço, por referências, o livro «Patriciado urbano quinhentista», que me pareceu ter muito interesse mas, penso, não está à venda. Sabe dizer-me algo, a respeito?
Mil obrigados da
maria ribeiro

Resposta

Link directo:

RE: Lordelo, comarca do Porto

#316074 | Maria Ribeiro | 26 out 2012 01:33 | Em resposta a: #316017

Caro Carlos Leal Machado
Renovo os meus agradecimentos, pelas informaçoes que me enviou. Será por esses lados que tenho de pesquisar. Resta saber se os assentos paroquiais irão tão longe, já que a minha Maria Carneiro sa Siva, em 1652, enviúva e casa o único filho, Agostinho Ribeiro da Silva. Isto coloca-a muito próxima do início da linha dos primeiros Carneiros da Silva que, segundo Sanches de baena, ter´´a sido o dr. Diogo carneiro da Silva, opositor à Universidade de Coimbrra e instituidor da capela de S. Francisco, no Porto.
Estes Carneiros têm-me, verdadeiramente interessado, não tanto por razões genealógicas- na verdade, neste pequeno país, felizmente, todos temos uma costela de Afonso Henriques e outra do porteiro Afonso Gil, um pouco de Abel e outrotanto de Caím-mas, sobretudo por um percurso que se me afigura bem representativo de uma época talvez dourada ou não mas, concerteza, bem menos cinzenta que a que vivemos. Penso aprofundar o seu estudo, quanto mais não seja para meu próprio prazer, logo que termine um traballho que trago em mãos.~
A obra «Patriciado urbano quinhentista...» conheço-a, por referência e estou desejosa de a ler mas, penso, não está comercializada. Estarei enganada? Saberá dizer-me alguma coisa?
Mil obrigados, por tudo
Maria Ribeiro

Resposta

Link directo:

RE: Lordelo, comarca do Porto

#316089 | camac41 | 26 out 2012 11:44 | Em resposta a: #316073

Cara Maria Ribeiro

Coloquei neste endereço
http://www.mediafire.com/?qru6gop2oq68a
os assentos relativos a Mistos 1 de Lordelo, concelho de Paredes para fazer o download. Não estão na internet, digitalizei-os do microfilme que adquiri no ADP. Posso colocar também os Mistos 2
Está também o assento de falecimento em 1655 de uma Maria Carneira que pode muito bem ser a que procura.
Se me indicar mais dados, o nome do marido e o da mulher do filho Agostinho Ribeiro da Silva talvez a possa ajudar
Quanto ao livro "O Patriarcado Urbano Quinhentista:..." adquiri-o na livraria Ferin. Foi editado pela Câmara Municipal do Porto em 1997. Talvez o tenham à venda.

Cordialmente

Carlos Leal Machado

Resposta

Link directo:

RE: Lordelo, comarca do Porto

#316136 | Maria Ribeiro | 27 out 2012 01:15 | Em resposta a: #316089

caro Carlos Leal Machado

Mais uma vez, mil agradecimentos pelas suas preciosas informações. Vi o falecimento da Maria Carneira mas, não deverá ser a minha antepassada, que não deverá ter falecido em Lordelo. De facto, só lá terá nascido e casado. Depois do casamento com Agostinho Ribeiro foi viver para Arrancada do Vouga (donde ele era natural), nos confins do Distrito de Aveiro, quase na fronteira com o de Viseu. Tenho-me interrogado sobre as razões deste casamento entre passoas tão distantes no espaço, numa época em que as deslocações eram tudo, menos fáceis. Especulo que poderá haver outras ligações familiares entre as duas famílias já que João carneiro da Silva ( que terá sido contemporâneo de Maria), pai de outro do mesmo nome, que foi o iniciador deste ramo no Brasil, terá sido casado (em 1ªs ou 2ªs núpcias) com uma Teodora Ribeiro, família cuja casa principal se situava em Gaia mas que, desde os primeiros tempos da monarquia, tinha propriedades naquela zona do Distrito de Aveiro.
Começo a convencer-me ( mas ´so agora vou deter-me no endereço que me enviou) que vou ficar com esta ponta solta, mas o mundo não vai acabar por isso. Eu é que não gosto de ficar com questões por responder. Perguntas sem resposta, só mesmo em filosofia.
Vou tentar adquirir o «Patriciado urbano...» que julgava ser um trabalho puramente académico e de circulação restrita. O que tenho lido sobre os Carneiros tem-me fascinado, independentemente de ligações familiares. É o seu mérito próprio que me interessa.
Um muito obrigada da Maria Ribeiro

Resposta

Link directo:

RE: Lordelo, comarca do Porto

#316185 | camac41 | 27 out 2012 18:42 | Em resposta a: #316136

Cara Maria Ribeiro

Espero que consiga resolver esta ponta solta.
Ao seu dispor
Cordialmente

Carlos Leal Machado

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 17 mai 2024, 16:10

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen