Bravães - Ponte da Barca

Este tópico está classificado nas salas: Arquivos | Cargos | Famílias | Pessoas | Regiões

Bravães - Ponte da Barca

#316102 | bjglrc | 26 out 2012 15:13

Caros Confrades,

Procuro informações sobre a ascendência de Leonor de Araújo (Antas), falecida em Bravães, Ponte da Barca em 1605.

Sei que era viúva quando faleceu, mas não sei quem foi o seu marido. Também procuro informações sobre o mesmo.
Tiveram:
Miguel de Araújo c.c. Catarina Rodrigues a 2.9.1596 em Ponte da Barca, Bravães.
Tiveram:
Belchior/Bartolomeu de Araújo Antas (Dantas), * Ponte da Barca, Bravães 16.11.1603 + Amares, Carrazedo 11.2.1683, foi Abade de S. Martinho de Carrazedo, Amares e senhor da Quinta de Santa Leocádia, Bravães. Teve de Maria Gonçalves:
Miguel de Araujo Dantas * Amares, Fiscal 03.10.1638 c.c. Maria de Carvalho, Tiveram:
(entre outros)
Miguel de Araujo Dantas * Amares, Carrazedo 1706 c.c com Antónia Maria da Conceição Ribeiro, e teve Carta de Brasão de Armas (Araujo, Antas) a 13.4.1757, onde refere que o seu avô Belchior Araújo Antas era descendente de D. Constança de Araújo fª Rodrigo Anes de Antas, sr. do Paço de Antas e de Violante Rodrigues de Araújo, fª do Comendador de Rio Frio.

A minha questão é só se algum dos confrades que tenha já estudado a fundo a freguesia de Bravães, saiba responder à questão de como ligar Leonor de Araújo a Constança de Araújo.

Com os meus melhores cumprimentos,
Bruno Cerqueira

Resposta

Link directo:

RE: Bravães - Ponte da Barca

#320490 | Truta59 | 10 jan 2013 15:18 | Em resposta a: #316102

Caro Confrade

Sou novo nestas andanças, contudo atrevo-me a entrar em contacto consigo, não para o ajudar na sua questão mas sim para levantar-lhe uma outra questão decorrente da sua.

Ou seja, iniciei nos princípios do ano de 2012 a fazer a genealogia da família. Comecei pela parte da minha mulher por questões de logística de acesso online dos registos paroquiais, já que da minha parte a família é oriunda, grande parte dela, da região de Aveiro.

A minha mulher, Maria Emília Marques Cerqueira, é filha de António Cerqueira, natural de Prozelo Amares. Consequentemente nas minhas pesquisas verifiquei que é descendente dos Araújos Dantas (de Antas).

Foi nesta pesquisa que se me levantou a dúvida de não existiu um Belchior Araújo Dantas e um Bartolomeu Araújo Dantas, ambos padres e Abades em Carrazedo.

Como também poderão ter existido dois primos direitos de nome Miguel Araújo Dantas, um filho do Belchior e o outro filho do Bartolomeu.

Esta dúvida tem como base a referência em registos de óbito existentes na Freguesia de Carrazedo, a saber:

- Padre Bartolomeu Araújo Dantas, abade que foi desta freguesia - faleceu em 11/2/1683 - Fez Testamento que ficou na mão do seu filho Miguel Araújo Dantas;

- Maria Araújo, minha irmã, em casa do Sr. Abade Carrazedo, nosso tio, faleceu 22/12/1655....., assina Miguel Araújo Dantas.

Além destes registos, descobri o registo de baptismo de Miguel Araújo Dantas na Freguesia de Fiscal, Amares - Miguel baptizado em 3/10/1638 filho de Maria, solteira, filha de Gonçalo Rodrigo, Torre, deu como pai Padre Belchior de Araújo Dantas.

Existe ainda o registo de óbito na Freguesia de Carrazedo que diz o seguinte: - Maria Silva, minha ama, faleceu em 4/2/1679..., herdou de sua obrada meu filho Miguel Araújo Dantas "eu tinha dado vinhas e uveiras do meu património da minha quinta de Santa Leocádia, Bravães, Ponte da Barca - O padre Bartolomeu Araújo Dantas, abade.

Há ainda um enorme número de registos que nos levam a crer existirem um Belchior e um Bartolomeu, ambos padres e irmãos.

Para complicar ainda mais as coisas existem diversos registos, também em Carrazedo onde aparece um Bartolomeu Araújo Dantas, contemporâneo dos Padres, mas aparecendo como sendo Escrivão do concelho.

Com os meus sinceros cumprimentos

Arnaldo Silva

Resposta

Link directo:

RE: Bravães - Ponte da Barca

#320492 | bjglrc | 10 jan 2013 16:02 | Em resposta a: #320490

Caro Confrade,

Penso que só existiu um Abade de Carrazedo com esse nome, e penso que seria "Belchior" como vem na Carta de Brasão de Armas passada a um seu descendente a 13.4.1757, como indica a obra "Gente d'Algo" de Manuel Arnao Metello. Apesar que no Blogue "Heróis do Homem e Cávado" vir como "Bartolomeu".

Acredito na existência de um só, até porque a assinatura parece ser sempre com a mesma caligrafia. E foi através da caligrafia que relacionei o Abade Belchior de Araújo com o seu pai Miguel de Araújo em Bravães, Ponte da Barca, no averbamento que este fez e assinou no óbito do pai.

O "Bartolomeu" de Araújo Dantas, escrivão do concelho, casado com Isabel da Costa Cerqueira, penso que seria um parente do Abade, talvez um irmão.

A haver algum outro Miguel de Araújo Dantas, não tenho conhecimento da descendência, a não ser a do que foi filho natural do Abade de Carrazedo e seu herdeiro. Que casou em 1697 com Maria de Carvalho e que antes do casamento teve duas filhas de Ângela Fernandes - Catarina * 1678 e Susana * 1683.

A indicação de "tio" em relação ao Abade, pode ser meramente circunstancial, apesar de ser muito comum sacerdotes terem vários filhos nesta época

Na freguesia da Torre, Amares há uma outra filha do Abade, chamada Maria, que teve uma filha de Jerónimo Barreto de Menezes em 1678.

Penso que tenha respondido ao que me perguntou, esta é a linha de pensamento que tenho seguido. Se houver alguma informação adicional que o prove em contrário, tenho todo o prazer em analisá-la.

Com os meus melhores cumprimentos,
Bruno Cerqueira

Link para o Blogue:
http://origenshc.blogspot.pt/2011/12/amares-carrazedo-s-martinho-1-parte.html

http://origenshc.blogspot.pt/2011/12/amares-carrazedo-s-martinho-2-parte.html

Resposta

Link directo:

RE: Bravães - Ponte da Barca

#320512 | Truta59 | 10 jan 2013 19:24 | Em resposta a: #320492

Caro Confrade,

A minha mulher descende por duas vias de Miguel Araújo Dantas (se for o mesmo), uma por parte da filha natural Susana Araújo c.c. com Manuel da Costa, em Carrazeda, no dia 9/10/1706.

Esta Susana Araújo é filha de Miguel Araújo Dantas e de Ângela Fernandes, solteira (ver Link para Familysearch)

https://familysearch.org/pal:/MM9.3.1/TH-1-16337-43848-52?cc=1913410&wc=MMYP-4MP:n503788763

Esta Susana Araújo tamém teve uma irmã de nome Catarina Araújo, nascida em Carrazeda, em 23/9/1678 (ver Link para Familysearch)

https://familysearch.org/pal:/MM9.3.1/TH-1-16337-43892-56?cc=1913410&wc=MMYP-4MP:n503788763

É ainda descendente de António Araújo Dantas c.c. Antónia Costa Antunes na Freguesia de Ferreiros no dia 28/4/1760 (ver Link para Familysearch)

https://familysearch.org/pal:/MM9.3.1/TH-1-16337-32071-90?cc=1913410&wc=MMYP-4WW:n2007778892

Até aqui tudo bem, o Miguel de que se fala poderão ser um e só um, contudo da análise do registo de batismo Miguel Araújo Dantas aparece-nos na Freguesia de Fiscal, como sendo filho de Belchior Araújo Dantas e de Maria Gonçalves, solteira, da Torre e filha de Gonçalo Rodrigues.

Já no registo de casamento do Miguel Araújo Dantas com Maria de Carvalho, na Freguesia de Carrazedo aparece-nos como sendo filho de Belchior Araújo Dantas e de Pascoa Duarte de Amares (Freguesia).

Será o mesmo Miguel ou poderá ser um outro Miguel, leia-se primo e houve foi engano no registo por terem confundido os Abades?

Tenho ainda algumas dúvidas, para terminar ressalvo aqui que o Genall no registo de Susana de Araújo encontra-se como sendo filha de Miguel Araújo Dantas e de Maria de Carvalho, mas julgo haver engano já que ela é filha de Ângela Fernandes, como se verifica no link acima citado (ver link do geneall)

http://www.geneall.net/P/per_page.php?id=1161741

Espero não ser abusivo mas julgo que ainda se poderá estudar mais documentação para tirar de uma vez por todas as minhas e talvez as dúvidas de outros confrades.

Com os melhores cumprimentos

Arnaldo Silva

Resposta

Link directo:

RE: Bravães - Ponte da Barca

#320538 | bjglrc | 11 jan 2013 11:03 | Em resposta a: #320512

Caro Arnaldo,

As suas questões são bastante pertinentes, tentando resumir será:

1. Temos a existência de dois "Miguel de Araújo Dantas":

- O 1º nascido em Amares, Fiscal a 3.10.1638 fº de Belchior de Araújo Dantas, Abade e Maria Gonçalves, fª de Gonçalo Rodrigues de Amares, Torre.
Deste não sabemos com quem casou, nem se terá falecido.

- O 2º é tido como natural da Torre, fº de Belchior de Araújo Dantas, Abade e de Páscoa Duarte, moradora em Amares, não diz ser natural de lá. Casado com Maria de Carvalho em 1697.
Deste não sabemos em que data nasceu, não aparece nem em Torre, nem em Amares (suposta freguesia da mãe)

Elemento em Comum: Freguesia da Torre e o nome do Pai

Se o primeiro for o mesmo que o segundo, e por algum motivo o Padre Francisco Machado tenha trocado o nome da Mãe, Miguel de Araújo Dantas terá casado aos 59, que já era uma idade bastante avançada para a época.

Continuando a considerar a existência de um só Abade, poderá ter-se dado o caso de, visto que o nome "Miguel" era o nome do pai do Abade, este poderá ter querido dar ao filho que teve com Maria Gonçalves, que depois poderá ter morrido em criança, mas que também não há registo, e depois ao filho que teve de Páscoa Duarte, de que não há registo de nascimento.

Ou então simplesmente, e penso que será o mais plausível, o Padre Francisco Machado trocou os nomes das mães.
Então Miguel de Araújo Dantas, nasceu em Torre, filho de Maria Gonçalves (porque a mesma estava presente no Baptismo), foi baptizado em Fiscal a 3.10.1638, teve filhas de Ângela Fernandes, nas datas que já referimos, casou com cerca de 59 anos com Maria de Carvalho, teve filhos e faleceu aos 75 anos em Carrazedo no ano 1713.

2. Base do Geneall. É um lapso, que terá que ser corrigido.

3. Tratamento de "sobrinhos" do Abade, continuo a considerar como filhos. Ou então eram mesmo sobrinhos, mas que não se conhecem os pais, nem onde terão nascido. Mas como o Miguel de Araújo que se conhece a descendência é o filho do Abade, não creio que será relevante.

Espero ter ajudado, se mais houver por favor terei todo o prazer em trocar ideias.

Cumprimentos,
Bruno Cerqueira

Resposta

Link directo:

RE: Bravães - Ponte da Barca

#320579 | AntonioGonçalves | 11 jan 2013 22:08 | Em resposta a: #320538

Caros Confrades intervenientes:

Dando a minha opinião a este assunto um pouco complicado:

1º - Há de facto um primeiro Miguel de Araújo Dantas, como se comprova pelos dados seguintes (Que seriam, talvez, filhos do irmão do Abade que foi Escrivão Entre Homem e Cavado, que é mencionado como Melchior ou Belchior):

“ Maria de Araújo, minha sobrinha - f. 20.12.1655, tinha campa com seu nome, na capela-mor, Padre Bartholomeo de Araújo Dantas, abade. “
“- Catherina de Araújo, minha sobrinha, em minha casa, sepultada na capela-mor, onde se havia sepultado outra sua irmã, Maria de Araújo e no meio da capela se sepultou Miguel de Araújo, seu irmão - Padre Bartholomeo de Araújo Dantas, abade.”
-“ Maria Araújo, minha irmã em casa do Sr. Abade de Carrazedo, nosso thio - f. 22.12.1655, está enterrada na capela mayor a mando dele, mão direita para sima, disserão ele no dia do seu enterro, 15 missas e hua em S. Pedro de Rates, na Sé de Braga e duas do qual levou Deos, vespera de S. André ao meio dia na mare da tarde hum todos os Sacramentos, comungos, 11.10.1656, assina Miguel Araújo Dantas. (este mesmo diz: em 2.10.1656, mordeo um cão doente, em casa. Miguel Araújo Dantas).”

Penso que o falecimento deste primeiro Miguel de Araújo Dantas, se deu antes de 1664, não constando a data do seu falecimento, apenas é referido.

2º - Sem ter a certeza o Miguel que nasce neste assento deve ser o mesmo de sempre que estamos a analisar:

“ Miguel, b. 3.10.1638, filho de Maria, solteira, filha de Gonçalo Rodrigues, Torre, deu como pay Padre Belchior de Araujo Dantas, P. Balthazar Fernandes, pedreira e Margarida Antónia, mulher de Francisco Dias, tojal, Padre Francisco Celles Maciel, cura “

(Aqui para mim, a Maria, devia ser serviçal em Braga e provavelmente, prontificou-se a fazer um frete em nome de alguém, dizendo que o filho Miguel era seu, mas creio que o enigma, está nesta cena ... a Maria, baptiza um filho de uma outra, a troco de algo ...)

- Tanto em Carrazedo, Barreiros, Fiscal e Torre, antes de 1677, desaparece totalmente, não há vestígios ou rastos, creio que estaria ausente, a estudar e surge por volta de 1677, com provas à vista:

“ Catherina, b. 23.9.1678, filha de Angela Fernandes, solteira, deu como pay Miguel de Araújo, filho do reverendo abade Bartholomeo de Araújo Dantas, P. João Rodrigues, riodemoinhos e Catherina Francisca, mulher de Domingos Rodrigues, Padre Bento Gonçalves, cura e assina
[Manoel Soares, filho de Domingos Gonçalves e Maria Soares, Novagilde, Vila Cham (casou, em 3.4.1705, com Catherina de Araújo, filha natural de Miguel de Araújo Dantas e Angela Fernandes, desta)]
2) #Suzana, b. 29.9.1683, filha de Angela, solteira, deu como pay a Miguel de Araújo Dantas, P. João Martins e sua filha Isabel, Padre Pedro de Azevedo e Araújo, abade
[#Manoel da Costa, natural de Gualtar, filho de Inacio da Costa e Isabel Pereira, Gualtar, Braga (casou, em 29.10.1706, com Suzana de Araújo, filha natural de Miguel de Araújo e Angela Fernandes, solteira, todos desta freguesia, T. Manoel Rodrigues, solteiro, souto, António da Silva, regato e António Rodrigues, celebrou o Padre Bento de Araújo Leitão e Silva, cura)]”

- A partir desta data, surge em Rendufe, Carrazedo, Torre, casa e vai para vilamoure, lugar frronteiro entre Fiscal/Carrazedo e faz geração conhecida.

“ Miguel de Araújo Dantas, Santa Maria da Torre, filho natural do Padre Belchior Araújo Dantas, abade e de Paschoa Duarte, falecida, moradora em passos, Amares (casou em Carrazedo, a 4.11.1697, ‘dia da semana’, com Maria de Carvalho, filha de Antonio Carvalho e Maria Correia, villamoure, T. Domingos Velozo, regato, Antonio Gomes, Marcos Ferreira e João Ribeiro, todos além e o Padre Antonio Velozo, Padre da cerimónia Francisco Machado, cura). “

Pequenas provas:

“ Maria da Silva, minha ama - f. 4.2.1679 - adro - com oficio de 10 padres - h. da sua obrada, meu filho Miguel de Araújo Dantas ‘eu tinha dado vinha e uveiras do meu patrimonio da minha quinta de Santa Leocadia Bravais ‘Ponte da Barca - Padre Bartholomeo de Araújo Dantas, abade. “

“-Padre Bartholomeo de Araújo Dantas, abade que foi desta freguesia - f. 11.2.1683 - f/T que ficou na mão do filho Miguel de Araújo Dantas - capela-mor - Padre Joseph Gonçalves, cura “

“Miguel de Araújo Dantas, alem - f. 12.3.1713 – igreja “

Porém em 1676, há uma legitimação:

“ Belchior de Araújo Dantas, Abade da Igreja de Carrazedo, concelho de Entre Homem e Cavado, pede a legitimação de dois filhos que houve já depois de ser clérigo de missa. O primeiro, Maria de Araújo, teve-a da já defunta Marta Rodrigues, desta freguesia de Carrazedo; e o segundo, Miguel de Araújo, teve-o da também já defunta Páscoa Duarte, natural da cidade de Braga.
O Instrumento de Legitimação foi subscrito por João Tinoco Velozo, tabelião de notas do concelho de Entre Homem e Cávado, em 19 de Janeiro de 1676. A Carta de Legitimação data de Lisboa, 7 de Março de 1676.”

A irmã Maria de Araújo, referida, também teve o seu percurso:

“ Ana, b. 23.1.1689, filha de João de Sepúlveda e Maria de Araújo, riotinto, P. Antonio Francisco, Barreiros e Ana da Costa, faia, Padre Belchior Ferraz, coadjutor
[#João de Sepúlveda, Capela (casou em Barreiros, a 17.11.1687, com Maria de Araújo, moradora, T. Padre Antonio Antunes, Pedro Gonçalves, Andre e Manoel, solteiros)]
[Maria de Araújo, viuva, lugar carrazedo - f. 14.1.1711 - Padre António de Sousa Menezes, abade de Carrazedo]
2) Thereza, b. 24.9.1692, filha de João de Sepúlveda e Maria de Araújo, riotinto, P. Leonardo de Sousa e Thereza de Araújo, riotinto, Padre Belchior Ferraz, coadjutor
3) Amaro, b. 27.2.1695, riotinto, P. Domingas Rodrigues, mulher de Pedro Lopes, valbom, Padre Amaro Alves de Carvalho, coadjutor
1) [Domingos, b. 21.8.1686, filho de Maria de Araújo, solteira, Carrazedo, minhotos, P. Domingos Vieira e Thereza de Araújo, Capela, Pedido de certidões em nome de Antonia Antunes e outras, Capela em 30.10.1775] – ‘baptizado em Barreiros’
[Domingos de Araújo Dantas, filho de João de Sepulveda, falecido e Maria de Araújo, rio tinto, Capela, couto de Rendufe (casou, em 3.6.1708, com Antónia Ozores e Mello, viuva, de João Pereira, oficial de pedreiro, morador em Monção, onde enviuvou, filha de D. António de Ozores e Mello, falecido, pedra furada, Galiza e de Domingas Branca, solteira, S. João Longos Vales, Monção)]
[#Domingos de Araújo Dantas, viuvo de Antónia de Ozores, cabaduços (casou, em 2.9.1739, com Luiza de Sousa, Carrazedo, filha de Leonardo de Sousa e Maria Borges, T. Domingos Ribeiro, paços e Padre Domingos Soares, Padre Andre Nugueira, reitor)]
Antónia de Ozores, mulher de Domingos de Araújo Dantas, cabaduços - f. 10.7.1739
Francisco, filho de Domingos de Araújo Dantas, cabaduços, faleceu na cidade de Lisboa, Hospital Real - em Setembro de 1752
Luiza de Sousa, mulher de Domingos Araújo Dantas, cabaduços - f. 30.1.1760 - hsb - h. filho Luis de Araújo e sua nora
Domingos de Araújo Dantas, viuvo de Luiza de Sousa e Antónia de Ozores, cabaduços - f. 11.11.1768 - ‘Domingos de Araújo Dantas, natural de Carrazedo e assisten nesta cabaduços 45 anos, 81 anos, numa IG de 8.1.1755’. “

“b. 25.8.1652, P. Padre Domingos de Faria, Braga e Maria de Araújo, minha filha, Padre Bartholomeo de Araújo Dantas, abade” – (Dados de um assento de baptismo)
“ Maria de Araújo, viuva, carrazedo - f. 14.1.1711 - Padre António de Sousa Menezes, abade “

Melhores cumprimentos e um Bom Ano


Nota: Quanto ao nome do Abade: Ele assina como Bartholomeo, mas quando não é ele a referir, é mencionado como Melchior ou Belchior.

Resposta

Link directo:

RE: Bravães - Ponte da Barca

#320580 | bjglrc | 11 jan 2013 22:23 | Em resposta a: #320579

Caro António,

Mais uma vez vem dar a sua imprescindível ajuda nestes campos. Penso que agora terá ficado tudo esclarecido. Não tinha conhecimento desse pedido de legitimação. Quanto ao nome do Abade... fica em aberto, mas realmente em Bravães há um filho de Miguel de Araújo (avô do Miguel Araújo Dantas) que é baptizado como Bartolomeu/Baltazar, nascido a 16.11.1603

Desculpe agora mudar completamente de tema, mas em Vilela, há um Brás de Sousa casado com Margarida de Araújo, por acaso já descobriu a filiação de Brás de Sousa, ele parece relacionado com o Sousas de Goães, mas não encontro a "linha"

Com os melhores cumprimentos e mais uma vez muito obrigado,
Bruno Cerqueira

Resposta

Link directo:

RE: Bravães - Ponte da Barca

#320583 | AntonioGonçalves | 11 jan 2013 22:47 | Em resposta a: #320580

Prezado Bruno Cerqueira


Penso que é de Dornelas e Goães, como pode comprovar:


"- Domingos, b. 17.1.1638, filho de Francisco Gonçalves, o novo e Isabel de Sousa, P. Padre João de Faria, abade de Figueiredo e Maria Luis, mulher de Pedro Vieira, pinheiros
2) Francisco, b. 19.4.1642, barbadains, filho de Francisco Gonçalves o novo e Isabel de Sousa, P. Francisco de Araújo, quinta da Salvadoura, Goães e Isabel Fernandes, mulher de Salvador da Silva, fontão
3) Maria, b. 18.9.1644, P. Manoel de Sousa, obra e Catherina Luis, solteira, pardinheiro
4) Catherina, b. 21.4.1647, P. Manoel Quinteiro, fontão e Maria, solteira, filha de Antónia da bouça, solteira
5) Ana, b. 19.12.1649, P. Padre Gonçalo Borges e Philipa Alvares, mulher de Francisco Gonçalves, o velho
6) Antónia, b. 16.6.1652, P. Vicente da Silva, fontão e Madalena Antónia, mulher de Simão Velozo, chelo
7) Braz, b. 6.2.1656, P. Amador de Sousa e Domingas Fernandes, mulher de Pedro Francisco, Goães

" António da Silva, filho de António Rodrigues e Ana da Silva, chouselas, Vilela (casou em 25.7.1681, com Ana de Sousa, filha de Francisco Gonçalves e Isabel de Sousa, falecida, barbadains, T. João Borges, Braz, solteiro e Domingos de Sousa, irmãos da noiva)"


Em 1º lugar vem o agregado familiar, no segundo caso, a confirmação, não procurei mais provas, pois, após 'correr as freguesias de Goães, Vilela, S. Martha e S. Maria de Bouro, encontrei a única prova capaz em Dornelas.

Bom Fim de Semana

Resposta

Link directo:

RE: Bravães - Ponte da Barca

#320584 | AntonioGonçalves | 11 jan 2013 22:48 | Em resposta a: #320583

Prezado Bruno Cerqueira


Penso que é de Dornelas e não de Goães, como pode comprovar:


"- Domingos, b. 17.1.1638, filho de Francisco Gonçalves, o novo e Isabel de Sousa, P. Padre João de Faria, abade de Figueiredo e Maria Luis, mulher de Pedro Vieira, pinheiros
2) Francisco, b. 19.4.1642, barbadains, filho de Francisco Gonçalves o novo e Isabel de Sousa, P. Francisco de Araújo, quinta da Salvadoura, Goães e Isabel Fernandes, mulher de Salvador da Silva, fontão
3) Maria, b. 18.9.1644, P. Manoel de Sousa, obra e Catherina Luis, solteira, pardinheiro
4) Catherina, b. 21.4.1647, P. Manoel Quinteiro, fontão e Maria, solteira, filha de Antónia da bouça, solteira
5) Ana, b. 19.12.1649, P. Padre Gonçalo Borges e Philipa Alvares, mulher de Francisco Gonçalves, o velho
6) Antónia, b. 16.6.1652, P. Vicente da Silva, fontão e Madalena Antónia, mulher de Simão Velozo, chelo
7) Braz, b. 6.2.1656, P. Amador de Sousa e Domingas Fernandes, mulher de Pedro Francisco, Goães

" António da Silva, filho de António Rodrigues e Ana da Silva, chouselas, Vilela (casou em 25.7.1681, com Ana de Sousa, filha de Francisco Gonçalves e Isabel de Sousa, falecida, barbadains, T. João Borges, Braz, solteiro e Domingos de Sousa, irmãos da noiva)"


Em 1º lugar vem o agregado familiar, no segundo caso, a confirmação, não procurei mais provas, pois, após 'correr as freguesias de Goães, Vilela, S. Martha e S. Maria de Bouro, encontrei a única prova capaz em Dornelas.

Bom Fim de Semana

Resposta

Link directo:

RE: Bravães - Ponte da Barca

#320586 | bjglrc | 11 jan 2013 22:52 | Em resposta a: #320583

Caro António,

Muito obrigado.

Cumprimentos,
Bruno cerqueira

Resposta

Link directo:

RE: Bravães - Ponte da Barca

#320592 | Truta59 | 12 jan 2013 01:36 | Em resposta a: #320579

Caro António Gonçalves

Depois disto só faltava viajarmos para o passado para ir falar diretamente com todos os intervenientes.

Penso que acabou por desvendar o mistério e como tal acabar com as minhas dúvidas. Muito obrigado.

Termino dizendo que o seu blog foi e tem sido uma preciosa ajuda na minha curta investigação, quiça, sem ele ainda não estaria na fase de poder vir aqui tirar estas dúvidas e dialogar com todos vós. Por isso não poderei deixar passar este momento e agradecer-lhe neste espaço e publicamente.

Utilizando a terminologia aqui existente, os agradecimentos deste seu parente (por afinidade).

Com os melhores cumprimentos (extensivos ao confrade Bruno Cerqueira)

Arnaldo Silva

Resposta

Link directo:

RE: Bravães - Ponte da Barca

#320595 | AntonioGonçalves | 12 jan 2013 12:28 | Em resposta a: #320592

Prezado Arnaldo Silva


Obrigado pelo estimulo a prosseguir o referido trabalho, espero que lhe seja útil em mais situações e se dúvidas tiver e eu possa ajudar, disponha...

Um Bom Fim de Semana

António Gonçalves

Resposta

Link directo:

Sousa - Dornelas e Goães, Amares

#320691 | bjglrc | 14 jan 2013 12:39 | Em resposta a: #320583

Caro António,

Mais uma vez venho-lhe por uma questão à cerca dos "Sousas de Dornelas".
Será que Isabel de Sousa, casada com Francisco Gonçalves, o Novo, (filho de Francisco Gonçalves, o Velho e de Apolónia Borges) era irmã de Manuel de Sousa casado com Maria Vieira em 1631 e residentes no Lugar da Obra. Por sua vez neta paterna de Manuel de Sousa e de Maria Borges e neta materna de Jerónimo Borges e Mécia Fernandes, residentes no lugar da Obra, Dornelas.

Visto que o filho de Isabel, João, usava o apelido Borges, mas este poderia vir também do lado do Pai - Francisco Gonçalves.
Estou a tentar encontrar a raiz destes Sousas nas freguesias de Dornelas e Goães.

Mais uma vez muito obrigado,
Bruno Cerqueira

Resposta

Link directo:

RE: Sousa - Dornelas e Goães, Amares

#320699 | AntonioGonçalves | 14 jan 2013 13:49 | Em resposta a: #320691

Prezado Bruno Cerqueira


Logo que possa vou analisar este assunto, no entanto, tenha presente que os Sousa's são muito comuns por estas partes, veja em S. Martha de Bouro e em Terras de Bouro: Moimenta e outras e verificará a abundância de Sousa's, com um Grande contra, é que estamos mesmo no princípio dos livros paroquiais. Mas há que tentar, a esperança é a última a morrer.


António Gonçalves



Nota: Hoje, não vai ser possível ...

Resposta

Link directo:

RE: Bravães - Ponte da Barca

#320850 | bjglrc | 16 jan 2013 14:43 | Em resposta a: #320592

Caro Arnaldo,

Estava a continuar as minhas pesquisas em Ferreiros, Amares e deparei-me com:
Custódia Luísa da Costa e Araújo Dantas, casada a 10.9.1786 em Ferreiros com José António da Costa Machado, Prozelo, Amares.
Ela Filha de:
António de Araújo Dantas e Antónia da Costa, do lugar da Corredoura, Ferreiros

Ele Filho de:
João da Costa Machado e Ana Maria Tinoco, do Lugar do Cabo, Prozelo.

Por acaso nas suas pesquisas já se deparou com estas pessoas?

Com os melhores cumprimentos,
Bruno Cerqueira

Resposta

Link directo:

RE: Bravães - Ponte da Barca

#320851 | Truta59 | 16 jan 2013 15:35 | Em resposta a: #320850

Caro Bruno Cerqueira

Como inicialmente lhe referi a minha mulher, EMÍLIA CERQUEIRA, descende de Miguel Araújo Dantas por duas vias, uma pela sua filha Susana Araújo e a outra pelo seu filho António Araújo Dantas c.c. Antónia Costa Antunes na Freguesia de Ferreiros no dia 28/4/1760 (ver Link para Familysearch)

https://familysearch.org/pal:/MM9.3.1/TH-1-16337-32071-90?cc=1913410&wc=MMYP-4WW:n2007778892

E por coincidência a ascendência continua exactamente pela via dessa Custódia Luísa da Costa e Araújo Dantas c.c. José António da Costa Machado, sendo este descendente de Estevão da Costa Machado natural de Guimarães.

Neste momento, onde estou, não tenho mais pormenores, mas se o desejar quando chegar a casa estarei ao seu dispor.

Com os melhores cumprimentos

Arnaldo Silva

Resposta

Link directo:

RE: Bravães - Ponte da Barca

#320876 | bjglrc | 16 jan 2013 23:53 | Em resposta a: #320851

Caro Arnaldo,

Depois de lhe enviar o comentário no Forum é que voltei a ler a sua primeira mensagem. Mais uma vez obrigado pela ajuda
Eu também descendo pelas mesmas linhas (Susana de Araújo e de António de Araújo Dantas), sendo que:

António de Araújo Dantas casado com Antónia da Costa Antunes, tiveram:
Custódia Luísa da Costa e Araújo Dantas casada com José António da Costa Machado, tiveram:
Rosa Teresa da Costa N a 15.9.1790, casada com Jerónimo de Freitas, tiveram:
Eufrásia Teresa da Costa, solteira, teve:
Cândida da Costa casada com Tomé José Gonçalves, tiveram:
Manuel Tomé Gonçalves, casado com Custódia da Mota Carvalho de Abreu, tiveram:
Cândida dos Prazeres Gonçalves, casada com José Joaquim Leite (que são os meus bisavós)

Por que vis descende a sua mulher? Ainda somos parentes relativamente próximos pelos vistos...

Cumprimentos,
Bruno Cerqueira

Resposta

Link directo:

RE: Bravães - Ponte da Barca

#321273 | Truta59 | 18 jan 2013 13:49 | Em resposta a: #320876

Caro Bruno Cerqueira

Só agora pude responder, porque fiquei sem poder aceder a este tema, já fiz chegar este problema ao moderador mas ainda não obtive qualquer resposta.

Contudo, através das mensagens recebidas de notificação no GMAIL acedi ao tema, contudo fiquei sem ter a possibilidade de ver mais três mensagens escritas no dia 17. Se lhe for possível gostaria que me fizesse chegar qualquer outra informação que foi escrita nesse mesmo dia.

Ainda não lhe vou poder responder à sua questão, "Por que via descende a sua mulher?" porque não tenho aqui disponíveis as informações (encontro-me no trabalho). mal chega a casa e tenha uma oportunidade farei chegar até si essas informações.

Saudações (familiares) pessoais

Arnaldo Silva

Resposta

Link directo:

RE: Bravães - Ponte da Barca

#321282 | bjglrc | 18 jan 2013 14:44 | Em resposta a: #321273

Caro Arnaldo,

Muito obrigado pela resposta. Se quiser deixo o meu email para ser mais fácil a comunicação:
bruno.rcerqueira@me.com

Cumprimentos,
Bruno Cerqueira

Resposta

Link directo:

RE: Bravães - Ponte da Barca

#321284 | Truta59 | 18 jan 2013 15:00 | Em resposta a: #321282

Caro Bruno Cerqueira

Já agora também lhe envio o meu email,
arnaldo.bastos.silva@gmail.com

Cumprimentos,

Arnaldo Silva

Resposta

Link directo:

RE: Bravães - Ponte da Barca

#321309 | Truta59 | 18 jan 2013 23:41 | Em resposta a: #321282

Caro Bruno Cerqueira

Neste momento estou em condições de lhe responder à questão que me enviou.

A minha mulher descende de:

António Cerqueira c.c. Maria da Luz Monteiro Marques - casaram em Rio Tinto -
ele natural de Prozelo - Amares;

Filho de António Joaquim Cerqueira natural de Ferreiros - Amares nascido a 13/6/1901; este filho de:

Manuel António Cerqueira c.c. Antónia Rosa de Azevedo - casaram em Prozelo no dia 8/4/1896;

Antónia Rosa Azevedo filha de:

António José da Costa Machado Azevedo c.c. Joaquina Rosa Gonçalves Dias

Ele filho de:

Francisco José da Costa machado c.c. Maria Joaquim Alvarenga Azevedo, casaram em Ferreiros - Amares no dia 27/4/1837;

Ele filho de:

João da Costa Machado c.c. Maria José Marques - casaram em S. Vicente de Bico no dia 25/11/1808;

Ele filho de:

José António Costa Machado c.c. Custódia Luisa da Costa Araújo;

A Maria José Marques foi filha de João Matos Rebelo c.c. Joana Teresa Marques;

João Matos Rebelo filho de José Matos Rebelo c.c. Joana Maria Antunes;

José Matos Rebelo filho de Domingos Matos Rebelo c.c. Josefa de Brito Abreu (pode seguir este casal no Geneall)

Penso que já respondi à sua questão. Estarei ao seu dispor para outras que tiver por convenientes e que eu saiba responder.

Solicitava-lhe, se tiver mais ascendência do Abade Belchior/Bartolomeu Araújo Dantas que me enviasse esses elementos.

Cumprimentos pessoais

Arnaldo Silva

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 28 abr 2024, 20:23

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen