Beja

Este tópico está classificado nas salas: Arquivos

Beja

#316120 | MABF | 26 out 2012 19:12

Boa tarde a todos
Algum dos confrades anda a investigar no Arquivo de Beja? Como vivo em Lisboa, e estou a fazer pesquisa sobre a familia, do concelho de Beja, peço ajuda.
Antecipadamente grata
Adriana Figueiredo

Resposta

Link directo:

RE: Beja

#316138 | as5741073 | 27 out 2012 08:38 | Em resposta a: #316120

Vivo em Beja e vou muitas vezes ao Arquivo Distrital de Beja.
Para ajudá-la, necessito que me indique os elementos que já possui, designadamente os nomes dos seus antecessores,
datas e freguesias onde nasceram, casaram ou faleceram.
O meu e-mail é jjdoriapacheco@sapo.pt

João Pacheco

Resposta

Link directo:

RE: Beja

#316139 | MABF | 27 out 2012 10:17 | Em resposta a: #316138

Bom dia
Fico muito grata , pelo sua colaboração. Como só regresso a casa amanhã, onde tenho esses dados, vou enviar, depois, para o seu email.
Obrihada
Um bom fim de semana
Adriana Figueiredo

Resposta

Link directo:

RE: Beja

#316172 | m.elisa | 27 out 2012 15:52 | Em resposta a: #316138

Caro João Pacheco

Pode consultar on line muito em

http://digitarq.adbja.dgarq.gov.pt/results?r=True&p=1&s=CompleteUnitId&sd=False

Cumprimentos
M.Elisa

Resposta

Link directo:

RE: Beja

#316192 | as5741073 | 27 out 2012 21:11 | Em resposta a: #316172

Cara M. Elisa

Agradeço a sua informação. Todavia, os registos que se encontram digitalizados no site em questão apenas respeitam
aos concelhos de Alvito, Barrancos, Castro Verde e Serpa.

Cumprimenos
João Pacheco

Resposta

Link directo:

RE: Beja

#316235 | roz | 28 out 2012 23:57 | Em resposta a: #316192

Caro Joao Pacheco

Nao pude deixar de notar o nome Doria no seu endereco de email. Posso perguntar se 'e o seu apelido? 'E que tenho um 8.o avo, Rodrigo de Gois, filho de Rodrigo Doria e Sebastiana de Gois, natural de Porto de Mos e que casou em 1676 em Loures. Acontece que nao ha livros de Porto de Mos para as possiveis datas de nascimento dele e portanto nao posso avancar. Assim gosto sempre de verificar com pessoas do mesmo apelido no caso de terem alguma informacao.

Outro assunto, e nao querendo abusar da sua amabilidade queria pedir-lhe um favor se tiver oportunidade. Vi que visita o Arquivo de Beja e muito agradecia se me pudesse encontrar qualquer informacao sobre:

Manuel, filho de Antonio Valente Duarte-? e de Maria das Neves, natural da freguesia de S. Joao Baptista, de Moura.
Ou de Isabel, filha de Jose da Cruz Bragadesto e de Maria do Rosario Bragadesto, da mesma freguesia de Moura.

Manuel e Isabel tiveram uma filha natural em Junho de 1881 mas nao sei em que ano eles terao nascido.

Grata por qualquer informacao.
Com os melhores cumprimentos.
Rosario

Resposta

Link directo:

RE: Beja

#316286 | as5741073 | 29 out 2012 23:46 | Em resposta a: #316235

Cara M. Elisa

Na manhã de hoje, levei a efeito a primeira pesquisa no Arq, Dist, de Beja.
Por enquanto, aida não encontrei os registos de baptismo quer do Manuel quer da Isabel.
Entretanto, localizei os seguintesregistos:
10/11/1844-Casamento de António Valente e Maria das Neves. Ele, filho de Alexandre José Baptista e Maria José.
Ela, filha de José Nunes e Ana Figueira.
15/11/1845-Baptismo de António, filho de António Valente e Maria das Neves, com indicação dos nomes dos avós,
constantes no registo do casamento acima.
31/05/1846-Baptismo de José ( 2º. de nome ), filho de José da Cruz Bragadesto e Maria do Rosário, neto paterno
de Joaquim José Bragadesto e Margarida dos Santos, e materno de Gregório Gonçalves e Isabel Maria
Em próxima visita ao Arq. Distrital procurarei desenvolver este trabalho de pesquisa.
Desejo, ainda, referir que os registos de casamento anteriores a 1840, mais precisamente entre 1813 ee 1840 encontram-se no Arquivo Distrital de Lisboa ( Torre do Tombo ).
Quanto à pergunta que me faz sobre o meu apelido Doria, o mesmo decorre do lado paterno e vem desde os anos de 1600 com a vinda para Beja de uma Ana Isabel Doria, nascida em Lisboa, como pode verificar neste site do Geneall.
O meu nome completo é João José Barão Doria Pacheco.
Por útimo e em princípio por mera coincidência tenho um 10º. avô com o nome Rodrigo de Goes que vivia em Beja por volta de 1560.

Com os melhores cumprimentos,

João Pacheco

Resposta

Link directo:

RE: Beja

#316292 | roz | 30 out 2012 11:12 | Em resposta a: #316286

Caro Joao Pacheco

Que rapidez! Agradeco imenso a sua amabilidade e tao boas informacoes. Entao para os ascendentes destes ultimos tentarei a TT. De momento ainda nao estao acessiveis on line mas esperemos que seja para breve. Sera' que os registos anteriores a 1813 estao outra vez em Beja?

Engracado ter um antepassado com o mesmo nome! Como os nomes nao sao muito comuns ha sempre a possibilidade de uma ligacao mas o "meu" deve ter nascido c. 1640/50. Tenho muita pena que so haja livros de Porto de Mos a partir dos fins de 700.

Muito obrigada mais uma vez e entao fico aguardando qualquer outra informacao que eventualmente consiga.
Com os melhores cumprimentos.

Rosario

Resposta

Link directo:

RE: Beja

#316307 | manuelrpbarroso | 30 out 2012 21:02 | Em resposta a: #316292

Caro João Pacheco,
Consegue saber se os livros paroquiais de Moura estão disponíveis para consulta?
Agradecido,
Manuel Barroso

Resposta

Link directo:

RE: Beja

#316320 | as5741073 | 30 out 2012 23:39 | Em resposta a: #316307

Caro Manuel Barroso

No Arquivo Distrital de Beja encontra-se um grande número de livros paroquiais do concelho de Moura para consulta de
qualquer pessoa.
Por pedido de ajuda de uma nossa confrade, estive ontem de manhã a pesquisar registos de baptismo e casamentos
da freguesia de São João Baptista, relativamente ao período decorrente de 1840 a 1860.

Cumprimentos

João Pacheco

Resposta

Link directo:

RE: Beja

#316349 | manuelrpbarroso | 31 out 2012 14:08 | Em resposta a: #316320

Caro João Pacheco,
Vou então pedir-lhe que veja os livros paroquias de São João Baptista, nos períodos de 1840 a 1895. Sabe-me dizer se também há os de Santo Agostinho?
Agradecido,
Manuel Barroso

Resposta

Link directo:

RE: Beja

#316350 | manuelrpbarroso | 31 out 2012 14:12 | Em resposta a: #316349

Peço-lhe que tenha em conta que procuro os registos de baptismo, óbito e casamento de pessoas da família d'Almeida Penedo, Corrêa d'Almeida, Corrêa d'Oliveira, Raposo e Pimenta Calça.
Agradeço mais uma vez,
Manuel Barroso

Resposta

Link directo:

RE: Beja

#316382 | as5741073 | 01 nov 2012 02:12 | Em resposta a: #316292

Cara M.Elisa

No seguimento da minha última informação e depois de já ter voltado ao Arquivo Distrital,por duas vezes, nas manhãs
de ontem e hoje,venho transmitir o que consegui apurar:
1º.-De uma forma geral os livros de registo paroquiais das freguesias do concelho de Moura, relativos de 1800 a 1840,
encontram-se na Torre do Tombo, mantendo-se os restantes no Arquivo de Beja;
2º.-Talvez, por esse motivo, não encontrei o registo do casamento de José da Cruz Bragadesto e Maria do Rosário, nem
o do baptismo de Isabel, mesmo tendo pesquisado nos livros da freguesia de São Miguel da Póvoa, termo da vila
de Moura;
3º.-Encontrei os seguintes registos:
24/04/1848-Baptismo de Maria, filha de António Valente e Maria das Neves:
22/04/1849-Baptismo de Maria, filha de José da Cruz Bragadesto e Maria do Rosário;
08/12/1850-Baptismo de Maria ( 2ª. de nome ), filha de José da Cruz Bragadesto e Maria do Rosário;
( estes 2 últimos registos referem que o avô materno das baptizadas se chamava António de
Goes e não Gregório Gonçalves como se alude no registo de baptismo de José, em 31/05/1846,
constante da minha anterior informação )
11/10/1856-Baptismo de MANUEL, nascido em 4 do mesmo mês, filho de António Valente e Maria das Neves,
neto paterno de Alexandre José Baptista e Maria José e materno de José Nunes e Ana Figueira;
07/08/1881-Baptismo de Maria, nascida na Rua de Santa Justa às 11 horas da noite do dia 2 de Junho anterior,
filha natural de Manuel Francisco Valente, solteiro, e de Isabel Francisca Bragadesto, neta paterna
de António Valente Duarte e Maria das Neves e materna de José da Cruz Bragadesto e Maria do
Rosário Bragadesto. Em anotação posterior diz-se que a mesma faleceu na freguesia de Carna-
xide, concelho de Oeiras, em 28/03/1962.
Julgo ter dado algum contributo para o trabalho da vossa Genealogia.

Cumprimentos

João Pacheco

Resposta

Link directo:

RE: Beja

#316386 | as5741073 | 01 nov 2012 10:19 | Em resposta a: #316292

Cara M. Elisa

Já depois de lhe ter enviado a nota informativa desta noite e ao reflectir ainda sobre o assunto, venho perguntar-lhe com
que idade faleceu a sua familiar Isabel, isto porque sou levado a crer, em face das datas envolvidas nos registos,
que a dita senhora teria uma idade muito avançada

Cumprimentos

João Pacheco

Resposta

Link directo:

RE: Beja

#316387 | roz | 01 nov 2012 10:35 | Em resposta a: #316382

Estimado Joao Pacheco

Nao sei como agradecer a sua amabilidade e generosidade em fazer tantas pesquisas a meu favor. Ajudou imenso pois eu nao teria maneira de descobrir todos esses dados em Beja. Em Lisboa ja' tenho esperanca de ou numas ferias ir 'a TT ou que entretanto ponham os dados acessiveis on-line mas sem a sua ajuda e informacoes nao chegaria la'. Bem haja.

Com os meus melhores e agradecidos cumprimentos.
Rosario

Resposta

Link directo:

RE: Beja

#316388 | roz | 01 nov 2012 10:58 | Em resposta a: #316386

Caro Joao Pacheco

So agora notei este outro comentario. Nao sei quando faleceu a Isabel. A unica coisa que sabia era os dados da Maria nascida a 7/8/1881 filha natural do Manuel Francisco Valente e da Isabel Francisca Bragadesto, tudo o resto que me deu foi novidade.

Uma vez mais obrigada.
Rosario

Resposta

Link directo:

RE: Beja

#316479 | manuelrpbarroso | 02 nov 2012 23:40 | Em resposta a: #316388

Renovo o pedido

Resposta

Link directo:

RE: Beja

#316664 | as5741073 | 05 nov 2012 23:32 | Em resposta a: #316350

Caro Manuel Barroso

Tenho algumas dúvidas sobre o tipo de ajuda que me está a solicitar.
Basta dizer-lhe que, relativamente à freguesia de São João Baptista. de 1840 a 1895, existem, só para os casamentos,
um livro que abrange o período de 1840 a 1859, com mais de duas centenas de registos, e mais 35 outros livros.
Para baptismos e óbitos, no seu conjunto, haverá mais uns setenta livros com muitos mais registos, visto respeitarem apenas a um indivíduo.
Além disso, a maior parte dos registos referem apenas dois nomes das pessoas envolvidas, o que torna a pesquisa
muito mais demorada e difícil. São necessárias datas concretas ou. pelo menos, muito próximas.
Todavia, depois de uma análise, aliás bastante superficial, localizei o seguinte registo
16/10/1850-Casamento de José Miguel de Oliveira, da vila de Almodovar, filho de Miguel José de Oliveira e de
Rosalina Pereira, com Maria do Carmo de Almeida Correia, de Moura, filha de José Correia e Maria
Angélica de Almeida
Como pode ver, qualquer pesquisa que se pretenda seriamente fazer necessita de outros elementos de informação.

Cumprimentos

João Pacheco

Resposta

Link directo:

RE: Beja

#316774 | manuelrpbarroso | 07 nov 2012 17:16 | Em resposta a: #316664

Caro João Pacheco,
Fico-lhe muito agradecido, com ajuda que me forneceu. Se me der o seu mail, mando-lhe para lá toda a informação que tenho, pois é bastante extensa. Não me sabe dizer com que idade casaram?
Agradecido mais uma vez,
Manuel Barroso

Resposta

Link directo:

RE: Beja

#316797 | as5741073 | 07 nov 2012 21:03 | Em resposta a: #316774

Caro Manuel Barroso

De uma forma geral, os registos respeitantes a casamentos, em especial nos meados do século XiX, não contemplam as idades dos nubentes, tal como aquele que lhe enviei e que reproduzia integralmente o texto registado no respectivo
livro.
Sou, por princípio, prestável em ajudar os confrades, mas por favor não me venha pedir para pesquisar cegamente em
dezenas de livros, onde uma boa parte dos registos são de difícil leitura.
O meu mail é jjdoriapacheco@sapo.pt

Cumprimentos
João Pacheco

Resposta

Link directo:

Beja

#368559 | jramos | 24 abr 2016 18:01 | Em resposta a: #316388

Cara Rosário,

Eu descendo do casal António Valente/Ana das neves Figueira e tenho informação sobre a família e antepassados.

Não percebi pelo forum se são também seus ascendentes.

j.a.e.ramos@iol.pt

Cumprimentos

João Ramos

Resposta

Link directo:

Beja

#369474 | roz | 17 mai 2016 19:18 | Em resposta a: #368559

Caro Joao

Desculpe a demora em responder mas estava de ferias e de resto ha muito que deixei de receber notificacoes das mensagens!

A pesquisa que eu estava a fazer era para uma amiga minha. Eu nao descendo destas familias.

Com os meus cumprimentos.
Rosario

Resposta

Link directo:

Beja

#369481 | Conde | 17 mai 2016 22:19 | Em resposta a: #316320

Caro Confrade:
Em Moura conhece esta familia?
António Maria Tarita
* Moura, São João Baptista, 1854

Pais

Francisco António Tarita
Maria do Carmo Brincheira
Interessa-me muito. Obrigado.

Resposta

Link directo:

Beja

#369482 | jramos | 17 mai 2016 23:13 | Em resposta a: #369474

Cara Rosário,

Muito obrigado pela resposta. Presumo então que a sua amiga seja descendente destas pessoas.
Se puder dar-lhe o meu mail para que me contacte, agradeço.
Para além de ter interesse em complementar dados, tenho muita informação sobre antepassados.

Agradeço mais uma vez.

Obrigado

João Ramos

Resposta

Link directo:

Beja

#369483 | jramos | 17 mai 2016 23:15 | Em resposta a: #369481

Caro confrade,

Nas minhas andanças pelos paroquiais de Moura nunca encontrei os nomes ou os apelidos que menciona, embora Tarita seja um apelido (eventualmente na forma de alcunha) que julgo ainda existe por Moura.

Cumprimentos

João Ramos

Resposta

Link directo:

Beja

#430237 | genasilva | 07 jan 2021 12:26 | Em resposta a: #316382

Bom dia Sr. Joao Pacheco, só hoje vi esta mensagem, e é o seguinte, sou neta da Maria (do Rosario), que nasceu em 1881 , filha de Manuel Francisco Valente e de Isabel Francisca Bragadesto , que veio a falecer em Algés, freguesia de Carnaxide, concelho de Oeiras

Refere que tem mais informação sobre a minha familia que eu gostaria de saber, porque na verdade o que tenho é muito pouco.

Muito obrigada desde já, com os meus cumprimentos

Maria Eugénia Valente M. F. da Silva

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 28 mar 2024, 23:27

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen