Família Gonçalves Reimão

Este tópico está classificado nas salas: Arquivos | Famílias | Pessoas | Regiões

Família Gonçalves Reimão

#316178 | isabel71 | 27 out 2012 17:07

Caros Confrades:

Na minha pesquisa genealógica deparei com o nome de Melchior Gonçalves Reimão, meu 8º avô, que é casado com Catarina de Jesus, e tiveram a minha 7ª avó Luisa Caetana que nasceu em São Paulo, Lisboa. Dado que não existem livros paroquiais desta freguesia anteriores a 1740, não consigo descobrir nada sobre este meu 8º avô Melchior Gonçalves Reimão. No casamento da filha, apenas sei que esta morava na freguesia de Santa Catarina onde casou com Manuel da Silva Parreiras em 3 de Maio de 1733. Como testemunha do casamento aparece um Manuel Gonçalves Reimão, que deduzo que seja seu tio paterno, também morador na freguesia de Santa Catarina em Lisboa. Agradeço qualquer informação que me possam dar, pois estou bastante curiosa acerca deste meu ramos familiar, do qual para já não tenho nenhuma informação.
Com os melhores cumprimentos,

Isabel Ferreira

Resposta

Link directo:

RE: Família Gonçalves Reimão

#316188 | HRC1947 | 27 out 2012 19:35 | Em resposta a: #316178

Cara Confreira;

Pela leitura da sua mensagem fica a sensação que o seu 8º avô Melchior G. Reimão, poderia ser da
Freguesia de Santa Catarina, ou de outra.
Se assim for, a Confreira terá que contactar a Freguesia de Santa Catarina. É uma hipótese.

Os m/ cumprimentos
HRC

Resposta

Link directo:

RE: Família Gonçalves Reimão

#316191 | isabel71 | 27 out 2012 20:27 | Em resposta a: #316188

Caro HRC,

Muito obrigada pela sua resposta, mas de facto já pesquisei a freguesia de Santa Catarina e apenas encontrei o óbito da mulher do Melchior Gonçalves Reimão, que não me deu qualquer indicação da naturalidade nem dela nem do marido. Não casaram nesta freguesia. De qualquer forma muito obrigada pela ajuda.

Melhores cumprimentos,

Isabel Ferreira

Resposta

Link directo:

RE: Família Gonçalves Reimão

#316208 | luisjrm | 28 out 2012 12:59 | Em resposta a: #316191

Cara Isabel

em relação aos nomes em causa nada sei, mas tenho conhecimento sobre um Diogo Reimão, nascido anteriormente a 1525, em Montemor-o-Velho (Coimbra), veio residir para a Vila de Arraiolos (em 1560), deixando descendência nesta mesma Vila.

Sei que não é grande ajuda mas a partir desta informação passam a existir para pesquisa mais duas zonas, Coimbra e Arraiolos (Évora), em época mais recuada.

Cumprimentos,
Luís

Resposta

Link directo:

RE: Família Gonçalves Reimão

#316216 | isabel71 | 28 out 2012 15:52 | Em resposta a: #316208

Caro Luís,

Muito obrigada pela sua mensagem. É uma grande ajuda, pois como não tenho qualquer informação acerca dos Gonçalves Reimão, qulaquer ajuda é muito bem vinda! Vou tentar pesquisar alguma coisa nas duas zonas que me indicou.
Mais uma vez obrigada.

Cumprimentos,

Isabel Ferreira

Resposta

Link directo:

RE: Família Gonçalves Reimão

#316263 | Maria Ribeiro | 29 out 2012 17:59 | Em resposta a: #316216

Cara confrade Isabel Ferreira

Se neste forum escrever no rectângulo em branco, no topo, Reimão e clicar em pesquisar, encontrará várias sugestões que, talvez, lhe possamk ser úteis. Bom trabalho

maria Ribeiro

Resposta

Link directo:

RE: Família Gonçalves Reimão

#316303 | isabel71 | 30 out 2012 18:21 | Em resposta a: #316263

Cara Maria Ribeiro,

Muito obrigada por mais esta pista. Mais uma hipótese de pesquisa apesar de ser bastante mais antiga pois este Reimão é do século XVI e o meu Gonçalves Reimão aparece-me no século XVIII. Dado que o nome Reimão é pouco comum quem sabe se este Manuel Reimão não é meu antepassado...
Obrigada mais uma vez.
Cumprimentos,

Isabel Ferreira

Resposta

Link directo:

RE: Família Gonçalves Reimão

#316327 | Maria Ribeiro | 31 out 2012 01:27 | Em resposta a: #316303

Cara confrade Isabel Ferreira

Além deste Manuel Reimão, que já entra no séc. XVIII, aparece Mota Reimão, início do sec.XVI. Ambos se situam em zonas próximas, na área do distrito de Aveiro. Um na zona de Castelo de Paiva e outro nas Terras da Feira. É por aqui que, talvez, deva tentar. Por outro lado, há nos referidos tópicos, a indicação de os Reimão serem tratados em Felgueiras Gayo. Já tentou, por aí?

Maria Ribeiro

Resposta

Link directo:

RE: Família Gonçalves Reimão

#316331 | jsilva2 | 31 out 2012 08:59 | Em resposta a: #316303

Cara Isabel Ferreira,

Na minha árvore tenho um casal: António Soares Reymão (*: circa 1735, Penafiel, Portela) casado com Teresa Maria Rodrigues Coelho.
Tenho também referências a um Cristóvão Soares Reymão (*: 27 Ago 1652, Penafiel, Portela e a Pedro Reymão, pai de Mariana Reymão, avô de João de Magalhães (*: Manhuncelos, Marco de Canaveses) e bisavó de Francisco Vieira de Magalhães (*: 27 Abr 1700, Manhuncelos, Marco de Canaveses).

Sendo Penafiel e Marco de Canaveses concelhos vizinhos, pode esta também ser uma fonte de informação.

Atentamente
Abel Figueiredo

Resposta

Link directo:

RE: Família Gonçalves Reimão

#316354 | isabel71 | 31 out 2012 15:28 | Em resposta a: #316331

Caros Confrades,

Muito obrigada pela vossa ajuda! Já tenho muitas pistas para seguir. Espero conseguir fazer a ligação aos Reimão que foram acima referidos.
Grata pelas informações.
Melhores cumprimentos,

Isabel Ferreira

Resposta

Link directo:

RE: Família Gonçalves Reimão

#316358 | Maria Ribeiro | 31 out 2012 16:39 | Em resposta a: #316354

Cara Isabel Ferreira

As minhas desculpas porque o sono nem sempre é bom conselheiro sobretudo se, em vez de nos deixarmos vencer por ele, intentamos vencê-lo. Por isso, dei falsas pistas. Para me penitenciar, resolvi encontrar uma boa pista e parece-me que a encontrei. Depois de ter encontrado uma série de Reimões, sobretudo a norte, inclusive em obras de genealogia, resolvi ir à Toor do Tombo e encontrei o que me pareceu a melhor de todas as pistas. Referir-se-á `a umas duas gerações anteriores e situa-se no sul do país, em Elvas. O que encontrei parece referir-se ao matrimónio do qual resultou a reunião dos dois apelidos: Gonçalves e Reimão: trata-se do casal Isabel da Costa Reimão e Manuel Çonçalves Caeiro. Ou seja o apelido Gonçalves do pai e como último nome, conforme a praxe da época, Reimão. Como encontrá-lo e obter mais dados? Vai a TTOnline e clica emPesquisar TTOnline. Aparece-lhe ima ficha e preenche o espaço em pesquisa com reimão e clica em search. Aparece-lhe uma lista e logo à cabeça o número 1 e este casal . Clica em 1 e aparece um resumo do que consta no documento. Se quiser esmiuçar, vai à Torre do Tombo., com as referências que ali constam.
Se quiser os Reimão do norte é só pedir. Digo-lhe onde encontrá-los.

Boa sorte.

Maria Ribeiro

Resposta

Link directo:

RE: Família Gonçalves Reimão

#316363 | isabel71 | 31 out 2012 18:12 | Em resposta a: #316358

Cara Maria Ribeiro,

Muito obrigada pela sua grande ajuda!! A indicação que me dá deu-me muito alento, já que é para Elvas que a neta do Melchior Gonçalves Reimão vai após casar com José Bento de Figueiredo natural dessa cidade. Agora só tenho que comprovar que os Gonçalves Reimão que me indicou são antepassados do meu. Obrigada mais uma vez. Agora vou meter mãos à obra e pesquisar a fundo.
Melhores cumprimentos,

Isabel Ferreira

Resposta

Link directo:

RE: Família Gonçalves Reimão

#316377 | f4b2 | 31 out 2012 20:49 | Em resposta a: #316363

Cara Isabel Ferreira

Pode não ter qualquer interesse,mas deixo este nome que consta no livro "As Ordenanças e as Mílicias em Portugal"de Nuno Gonçalo Pereira Borrego,volume I,pag.646,cito:

- ZEFERINO JOSÉ REIMÃO - Tenente 2ª do Regimento de Milicias de Lisboa Oriental,em 13/05/1825

Cumprimentos

João Barroca

Resposta

Link directo:

RE: Família Gonçalves Reimão

#316406 | isabel71 | 01 nov 2012 15:07 | Em resposta a: #316377

Caro João Barroca,

Todas as informações têm interesse pois podem ajudar a descobrir aquilo que procuramos. Muito obrigada pela sua ajuda!
Cumprimentos,

Isabel Ferreira

Resposta

Link directo:

RE: Família Gonçalves Reimão

#324839 | Mário R. C. S. Rocha | 06 mar 2013 14:34 | Em resposta a: #316406

Em Cinfães também se difundiu o apelido Reimão. Penso que estes vieram do Porto, passaram por Ente-os-Rios e chegaram a Cinfães.
Muitos deles distinguiram-se em Cinfães como Médicos, professores, Padres/Abades e todos eram grande Proprietários.
O registo mais antigo que possuo é de um Manuel Reimão, natural do Torrão (Entre-os-Rios) em meados de 1750.

Possuo uma árvore genealógica mais ou menos completa sobre os Reimões de Cinfães, caso lhe interesse poderá contactar-me.

Cumprimentos,

MR

Resposta

Link directo:

RE: Família Gonçalves Reimão

#332433 | isabel71 | 13 jul 2013 21:51 | Em resposta a: #324839

Caro confrade,

Peço desde já desculpa por não ter respondido antes à sua mensagem, mas por motivos profissionais não me tem sido possível dedicar tempo às minhas pesquisas genealógicas. Gostaria imenso de poder ter acesso à arvore genealógica que mencionou. Agradeço desde já a sua disponibilidade.

Cumprimentos,

Isabel Ferreira

Resposta

Link directo:

RE: Família Gonçalves Reimão

#336247 | Chantal | 04 out 2013 11:43 | Em resposta a: #316178

Cara Isabel,

Nas minhas pesquisa encontrei vários Reimão. Nomeadamente Luri de Sousa Reimão, que foi padrinho de casamento de antepassados meus - Manuel Fernandes e Maria Martins - no dia 1 de Maio de 1696, nos registos paroquiais do Cano, Sousel (Arquivo Distrital de Portalegre).

Pode ser que ajude,

Cumprimentos,
Chantal Florentino

Resposta

Link directo:

RE: Família Gonçalves Reimão

#336271 | isabel71 | 04 out 2013 21:01 | Em resposta a: #336247

Cara Chantal,

Muito obrigada pela sua mensagem. Todas as ajudas são bem vindas e como eu ainda não consegui encontrar o rasto ao meu antepassado de nome Gonçalves Reimão, sigo todas as pistas que me forem aparecendo.
Mais uma vez agradeço a sua ajuda.

Cumprimentos,

Isabel Ferreira

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 07 mai 2024, 20:47

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen